Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

MUITA CHUVA EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos agora (19:20hs) a nebulosidade se enfraquecendo em SC. Do oeste ao centro há nuvens baixas e no leste há nuvens médias e baixas. No entanto hoje pela madrugada e manhã o que se via na imagem de satélite era o estado tomado por muita nebulosidade do tipo multicamadas, ou seja, nuvens baixas, médias e altas. Houve queda de granizo em Concordia, Seara, São Domingos e Fraiburgo. Também ocorreram descargas eletricas em praticamente todo o território catarinense.Na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em São José o acumulado de chuva foi de 20mm entre as 6:00h e 9:00h.Na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Florianópolis foi registrado um acumulado 63,8mm nas ultimas 24 horas. Essa situação toda se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada, ou seja aberta) em médios e altos níveis da troposfera. Além disso um VCAN (Vortice Ciclonico de Altos Níveis) que nada mais é do que uma baixa pressão fechada em altos níveis) atuou por SC. Esses sistemas agora a noite num processo de ciclogênese geram uma onda frontal subtropical, cujo sistema avançara e trará a alta pós frontal consigo. Entretanto não há previsão de frio. Pelo contrário, as temperaturas se elevam a partir de domingo.

Na imagem acima temos os tons claros, ou seja bastante vapor d'água e os tons escuros onde há pouco vapor d'água na troposfera.
Pode se notar uma uma "mancha" em forma de onda escura sobre o RS, nordeste da Argentina, oeste de SC e oceano Atlantico. Essa "mancha" escura em forma de onda é o cavado. Esse sistema seca a troposfera por onde passa.


ESTADO DO MAR HOJE EM SANTA CATARINA:

O mar no inicio da madrugada estava com ondas fracas que passaram a moderadas pela manhã. No fim dessa tarde passou a forte. A direção hoje ficou entre leste/sudeste com altura de 1.7m a 2.4m (madrugada e manhã) e leste com altura de 2.8m a 3.2m(tarde a agora noite).


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 14.8ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado começa com chuvisco, mas no decorrer da manhã esse fenomeno pára e o céu fica apenas nublado com aberturas de sol.

MÍN: 15ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Noroeste/Sudeste.

Previsão válida para o dia 01/09/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

INSTABILIDADE SE INTENSIFICA EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. Essas nuvens estão mais carregadas em relação a ontem. Neste momento ocorre chuva em pontos do planalto e do vale do Itajai. Essa condição de tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Essa madrugada novamente fez frio no estado, mesmo que mais fraco. A mínima em São Joaquim foi de 4.8ºC. No oceano na altura do litoral norte da Argentina, encontra-se um anticiclone pós-frontal ( massa de ar frio) que está com 1036 hPa de pressão. Esse sistema é o responsável por esses dias de frio que ainda continuam no estado catarinense. A previsão para as próximas horas é que o cavado provoque chuva mais significativa do centro ao litoral. Amanhã essa chuva continua e um outro cavado em médios níveis da troposfera provoca chuva no oeste catarinense.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.2m a 1.6m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 13.2ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Essa sexta-feira será de céu enconberto com chuva de fraca a moderada a qualquer hora do dia. Em alguns momentos essa chuva pode ficar mais forte com ocorrência de trovoadas isoladas.

MÍN: 14ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste

Previsão válida para o dia 31/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

CHUVISCOS POR SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade baixa em SC desde a serra até o litoral .Há registro de chuvisco em Joinville e em Florianópolis neste momento. Essas nuvens estão associadas a umidade maritima proveniente dos ventos de sudeste e um cavado (baixa pressão alongada) que se encontra no Paraguai.Essa madrugada novamente fez frio pelo estado catarinense. Em São Joaquim registrou-se a mínima de 2ºC. No oceano na altura do RS enconta-se uma fraca frente fria. Na retaguarda desse sistema está uma massa de ar polar com centro de alta pressão(1031 hPa) no litoral norte da Argentina. Esse sistema frontal amanhã junto com um cavado em altos níveis, provocará chuva mais significativa no litoral norte de SC. Já na sexta-feira essa chuva se estende para o restante do território catarinense.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.2m a 1.3m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 10.8ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O tempo não se altera na capital. O céu nublado continua e os chuviscos ocorrem a qualquer hora do dia, principalmente pela manhã e a noite.

MÍN: 12ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Sudeste/Nordeste

Previsão válida para o dia 30/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

terça-feira, 28 de agosto de 2007

CAVADO PROVOCA MUITA NEBULOSIDADE EM SANTA CATARINA.


ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. Essa situação se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Além desse sistema, ainda temos o Jato Subtropical (ventos fortes em altitudeinda ). As temperaturas nessa ultima madrugada foram baixas pelo estado. Em São Joaquim foi registrado -2.6ºC. As máximas hoje não passaram dos 18ºC pelo terrotório catarinense em função da cobertura de nuvens. Quanto a chuva, há previsão de que ela persista de forma fraca nos próximos dias, principalmente na sexta-feira quando um outro cavado se forma.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul com altura de 1.3m a 1.7m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 9.6ºC
MÁX: 14.5ºC
PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada fria. O dia será de céu nublado com chuviscos a qualquer hora.

MÍN: 12ºC
MÁX:16ºC
VENTO: Sul Sudeste.
Previsão válida para o dia 29/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

domingo, 26 de agosto de 2007

ONDA FRONTAL SOBRE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. Isso acontece devido a uma onda frontal que está sobre o estado. O Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) está sobre o estado catarinense e ajuda a manter a nebulosidade. Tivemos e ainda temos chuvas em alguns pontos. No entanto são chuvas fracas que não chegam a acumular muito. A temperatura por sua vez ficou estável hoje devido a quantidade de nuvens. Segundo as ultimas rodadas de previsão, pode haver chuva significativa no norte/nordeste de SC na terça-feira devido a formação de um cavado (baixa pressão alongada) em níveis médios da troposfera.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.2m a 1.8m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 16.9ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com céu nublado e chuviscos. No decorrer da tarde a nebulosidade diminui devido ao avanço de uma massa de ar polar.

MÍN:17ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Sul/Sudoeste.

Previsão válida para o dia 27/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sábado, 25 de agosto de 2007

MUITA NEBULOSIDADE NA MAIOR PARTE DE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. Apenas nos extremos norte e oeste do estado a nebulosidade é um pouco menor. Essa situação toda se dá devido a uma frente fria que localiza-se no litoral catarinense com um ramo estacionário entre o oeste de SC e o noroeste do RS. Devido a cobertura de nuvens as temperaturas hoje não se elevaram tanto, ficando em torno dos 23ºC pelo estado. Na próximas horas irá se formar uma onda frontal, a qual junto com a frente fria já presente, avançará e trará uma massa de ar polar consigo na segunda-feira a noite.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.0m a 1.7m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN:
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo será parecido com hoje. Ou seja, sol com muita nebulosidade e chance de chuva isolada entre o fim de tarde e noite.

MÍN: 16°C
MÁX: 22°C
VENTO: Noroeste/sudoeste.

Previsão válida para o dia 26/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

DIA DE TEMPERATURAS ELEVADAS EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em grande parte de SC. As nuvens altas (cirrus) predominaram hoje principalmente de Florianópolis ao sul devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). O que marcou também o dia de hoje foi o calor que passou dos 30ºC em várias regiões do estado. Essa elevação das temperaturas caracteriza o aquecimento pré frontal, ou seja antes da chegada de um sistema frontal frio, o ar quente se comprime e sobe. Assim temos queda de pressão e um acumulo de calor numa região devido a compressão do ar quente. Essa massa de ar quente predomina em território catarinense até amanhã. Neste momento percebe-se nevoeiros no litoral sul e no mar na altura de Florianópolis.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sudeste/nordeste com altura de 1.0m a 1.2m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 13.2ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol com muita variação de nuvens. No fim do dia há condição de chuva isolada na capital.

MÍN: 15ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Sudeste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 25/08/2007.

FONTES DOS DADOS:

->CPTEC/INPE
->EPAGRI-CIRAM
->REDEMET

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

MASSA DE AR SECO DEIXA POUCAS NUVENS EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. Essa situação se dá devido a uma massa de ar quente e seco. Esse sistema provoca mais calor do oeste ao sul do estado. Nas cidades do litoral, as temperaturas ficaram agradaveis hoje devido a influencia do mar e dos ventos de nordeste. Vale destacar as rajadas fortes desse vento no dia hoje, as quais foram provocadas pela presença de uma frente quente no sul gaucho.Nas próximas horas esse sistema frontal se transformará em uma onda frontal.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar iniciou o dia com ondas moderadas que passaram a fracas a partir do meio dia. A direção hoje é sul/sudeste com altura de 1.3m ( agora a noite) a 2.4m (ultima madrugada).


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 14.4ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com possíveis nevoeiros. Do decorrer da manhã em diante o sol aparece com poucas nuvens. Temperatura mais alta em relação a hoje. No fim da tarde a nebulosidade aumenta.

MÍN: 15ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 24/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

MASSA DE AR FRIO ADQUIRE CARACTERISTICAS TROPICAIS.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. Isso acontece devido a uma massa de ar frio e seco que começa a adquirir caracteristicas tropicais. Essa madrugada novamente fez frio registrando 0.1ºC em Lages. Durante o dia fez até calor na região oeste do estado. A partir de amanhã as temperaturas se elevam nas outras regiões devido ao ar quente tropical que estará atuando em território catarinense. Porém o friozinho estará ainda atuando nas madrugadas devido a ausência de nuvens. No sábado uma onda frontal estará atuando provocando chuva isolada no estado.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas moderadas de sul/sudeste com altura de 2.5m a 2.8m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 8.7ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com possíveis nevoeiros. No decorrer da manhã o sol aparece e predomina no restante do dia com poucas nuvens.

MÍN: 13ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Norte/Noroeste.

Previsão válida para o dia 23/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

terça-feira, 21 de agosto de 2007

MASSA DE AR POLAR CAUSOU DECLINIO NAS TEMPERATURAS EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. Isso acontece devido a uma massa de ar polar e seco que além de estabilizar o tempo, declinou as temperaturas. A madrugada foi fria pelo estado catarinense, registrando -0,4ºC em Ponte Serrada, -3,5°C em Caçador, -3,3°C em São Joaquim, -1,3°C em Major Vieira e -1,0°C em Matos Costa. Segundo a EPAGRI-CIRAM, foi registrado geadas em Ponte Serrada, Caçador, Campos Novos, Videira, Major Vieira, Matos Costa, Ituporanga, Lages e São Joaquim. Na próxima madrugada as temperaturas mínimas estarão baixas novamente. O ciclone extratropical já está no oceano, afastado da costa com ventos fortes em alto mar.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas moderadas de sul com altura de 2.0m a 2.7m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 7.5ºC
MÁX: 18.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada fria. O dia será de sol com poucas nuvens. Não há previsão de chuva.

MÍN: 8ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Leste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 22/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET

domingo, 19 de agosto de 2007

FORMAÇÃO DE UMA ONDA FRONTAL NO SUL DO BRASIL.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muitas nuvens baixas por SC. Isso se dá devido a umidade maritima. A formação de uma onda frontal no RS hoje, impulsionará a entrada da massa de ar polar que se encontra na Argentina com centro de 1034 hPa de pressão. Com isso vamos ter uma queda das temperaturas na madrugada de terça. Já amanhã vamos ter um ciclone extratropical no mar próximo ao litoral gaucho, o que vai provocar ventos no litoral de SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas de fracas a moderadas de sul/sudeste com altura de 1.9m a 2.2m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 15.7ºC
MÁX: 22.1ºC
PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com muitas nuvens e possíveis chuviscos. No decorrer da tarde a nebulosidade diminui com a intensificação dos ventos do quadrante sul. A noite as temperaturas declinanam.

MÍN: 15ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: sul.

Previsão válida para o dia 20/08/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sábado, 18 de agosto de 2007

FRENTE ESTACIONÁRIA NO SUL DO BRASIL.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos apenas nuvens baixas em SC, principalmente no litoral. A temperatura caiu um pouco nessa madrugada, registrando 7ºC em São Joaquim. Essa situação se dá devido a uma frente estacionária que se localiza no norte do RS. A alta pós frontal desse sistema se desloca zonalmente para o mar. Amanhã a chuva pode retornar ao estado catarinense, mas de forma fraca e isolada devido a uma baixa pressão que acompanhada de um cavado formara uma onda frontal que na segunda-feira irá gerar um ciclone extratropical. A outra alta pós frontal sim avançará na noite de segunda-feira para SC, declinando as temperaturas.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas moderadas de sudeste com altura de 2.0m a 2.3m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 11.6ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O dia inicia-se com muita nebulosidade e aberturas de sol. Essa situação permanece até o fim da tarde, quando o céu fica todo encoberto. A noite há chance de chuva fraca e isolada.

MÍN: 12ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Sul/Sudoeste.

Previsão válida para o dia 19/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

FRENTE SEMI-ESTACIONÁRIA SOBRE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade no litoral e vale do Itajai. São nuvens altas e médias e não provocam chuva por enquanto. A exceção é o sul do estado onde chuvisca neste momento. Essa situação se dá devido a uma frente semi-estacionária que se localiza entre SC e o RS. Uma alta pós frontal (massa de ar polar) com 1040 hPa de pressão, se encontra na Argentina . Esse sistema avança em direção ao sul do Brasil.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar começou o dia com ondas fracas (1.7m) que passaram a moderada (2.4m) a partir da tarde. A direção predominou de Leste/sudeste.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 14.2ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Céu nublado pela manhã com possibilidade de chuvisco isolado. A tarde o sol aparece entre a nebulosidade.

MÍN: 14ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Sudeste.

Previsão válida para o dia 18/08/2007.


PREVISÃO DE DECLINIO DAS TEMPERATURAS NA PRÓXIMA SEMANA!

No inicio do dia de segunda-feira (20/08) se forma um ciclone extratropical que deverá provocar ventos fortes no litoral sul catarinense, principalmente no oceano. Já na noite de segunda-feira uma massa de ar polar entra em território catarinense declinando as temperaturas. Veja abaixo as mínimas previstas para as madrugadas do dia 21 e 22/08 em algumas cidades de SC. A fonte é do modelo ETA.

Dia 21/08
-> Florianópolis:10ºC

-> Lages: 2ºC

-> São Joaquim: -3ºC

-> Videira: 3ºC


Dia 22/08
-> Florianópolis: 8ºC

-> Lages: 3ºC

-> São Joaquim: 0ºC

-> Videira: 3ºC


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

MASSA DE AR QUENTE PROVOCA DENSOS NEVOEIROS EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos apenas poucas nuvens altas em SC devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). A massa de ar quente provocou mais um dia quente e seco no estado catarinense. Além disso esse sistema formou um denso e forte nevoeiro na manhã de hoje no litoral catarinense, inclusive na capital. Esse fenomeno se dá quando os ventos quentes de nordeste passam sobre as águas relativamente frias do oceano, formando o nevoeiro maritimo. Ao anoitecer o continente também se resfria e assim os mesmos ventos de nordeste formam o nevoeiro continental que associa-se ao maritimo. No RS uma frente fria se desloca rumo a SC.

-> Veja a imagem de satélite abaixo onde se detecta nevoeiros no litoral e no sul de SC. Os tons azul mais escuro são os nevoeiros mais densos. Já os vermelhos são mais fracos.


ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/nordeste com altura de 1.6m a 1.9m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 13.7ºC
MÁX: 20.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com nevoeiros. No decorrer da manhã o nevoeiro se dissipa a o sol aparece entre muitas nuvens. Temperatura mais amena.

MÍN: 14ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Sudeste/nordeste.

Previsão válida para o dia 17/08/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

MASSA DE AR QUENTE EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos SC com poucas nuvens altas, formadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) que localiza-se no estado gaúcho. Neste momento temos um denso nevoeiro no mar na altura de Florianópolis, e também na cidade de Navegantes. Uma massa de ar quente predominou e continua predominando em SC, deixando as temperaturas altas. Hoje foi registrado a maior temperatura do inverno no estado catarinense, registrando 31.6ºC em Itapiranga. Esse ar quente predomina pelo menos até sexta-feira. Entre o Uruguai e o RS encontra-se uma onda frontal que ganha um pouco mais de força e começa a se deslocar para SC nas próximas 24 horas.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/nordeste com altura de 1.6m a 1.9m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 15.3ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com nevoeiros. No decorrer da manhã o sol aparece e a temperatura entra em elevação. No fim do dia a nebulosidade aumenta devido ao avanço da onda frontal.

MÍN: 15ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Norte/noroeste.

Previsão válida para o dia 16/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

domingo, 12 de agosto de 2007

MASSA DE AR FRIO NO OCEANO TRANSPORTA UMIDADE PARA O CONTINENTE

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade baixa do planalto norte ao litoral norte incluindo Florianópolis. Essa situação se dá devido aos vento umidos provenientes da massa de ar polar no oceano. O Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) responsável pela nebulosidade alta, se deslocou para o norte do RS. As temperaturas mínimas na ultima madrugada não cairam tanto devido a cobertura de nuvem. Agora durante o dia temos 25ºC em Chapecó. Há previsão de elevação nas temperaturas no inicio dessa semana.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.8m a 1.9m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 11.5ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia ainda começa com muitas nuvens. Aos poucos a nebulosidade perde força e o sol retorna.

MÍN: 11ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Norte/nordeste.

Previsão válida para o dia 13/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sábado, 11 de agosto de 2007

SÁBADO NUBLADO EM PARTE DE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muitas nuvens no litoral de SC devido aos ventos úmidos do mar. Já no restante do estado, o céu está com poucas nuvens altas. O jato Subtropical (ventos fortes em altitude) está influenciando todo o estado. A frente fria ,comentada ontem aqui no blog, se afasta para o alto mar na altura de SP. Esse sistema frontal está associado a um ciclone extratropical. Uma massa de ar polar está entrando hoje em território catarinense. Esse sistema está declinando as temperaturas que na próxima madrugada vão ter um declinio . As temperaturas podem ficar abaixo de zero na serra com formação de geadas.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar começou o dia com ondas fracas (1.8m) que passaram a moderadas no meio da manhã (2.4m). A direção iniciou com nordeste/sudeste a passou a ficar sudeste.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 14.6ºC
MÁX: 15.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada fria. O dia começa com nevoeiros. Do decorrer da manhã em diante o sol aparece com algumas nuvens.

MÍN: 10ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: leste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 12/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

JATO SUBTROPICAL CONTINUA SOBRE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos nebulosidade alta em SC, formada pelo jato Subtropical (ventos fortes em altitude), que está sobre o estado. Também observa-se nuvens baixas associadas a nevoeiros. A frente fria associada ao cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera, está fraca e deve se afastar para o sudeste do Brasil amanhã pela manhã. Na retaguarda desse sistema há um anticiclone pós frontal (massa de ar polar) que começa a entrar no estado amanhã. Hoje tivemos um novo recorde de temperatura máxima do inverno no estado catarinense. Em Urussanga registrou-se 30.6ºC. Os ventos do quadrante norte estavam com rajadas fortes hoje devido a aproximação da frente fria.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste com altura de 1.0m a 1.3m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 16.1ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com muita nebulosidade e possíveis nevoeiros. No decorer do dia uma massa de ar polar chega em território catarinense, declinando as temperaturas.

MÍN: 14ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Sul/sudoeste.

Previsão válida para o dia 11/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

JATO SUBTROPICAL PROVOCA MUITA NEBULOSIDADE POR SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade alta e média em SC. Essa condição se dá devido ao jato Subtropical (ventos fortes em altitude) que está sobre SC, aliado aos ventos umidos do mar provenientes da Alta pressão (massa de ar frio). No litoral do Uruguai encontra-se uma frente quente que provoca nebulosidade e chuvas nessa região. O dia de hoje registrou a temperatura mais alta do inverno no estado catarinense. Fez 29.8ºC de máxima em Siderópolis.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.9m a 1.0m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 13.4ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia será de sol com algumas nuvens. A nebulosidade ganha força no fim da tarde e chove a noite devido ao avanço de uma frente fria associada a um cavado em altos e médios níveis.

MÍN: 14ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Norte/Noroeste.

Previsão válida para o dia 10/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

MUITAS NUVENS BAIXAS EM PARTE DE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite aparentemente observa-se poucas nuvens em SC. Porém há muita nebulosidade entre a grande Florianópolis e o norte catarinense. Isso se explica pelo fato de as nuvens serem baixas, geradas pela circulação maritima e com isso o satélite não consegue identificá-las nitidamente. Ou seja, quanto mais alta é a nuvem , mas claramente vamos identificá-las nas imagens de satélite. Pois bem, no oceano na altura de SC e RS, está o centro da massa de ar polar, responsável pelos ventos úmidos e também pelo frio. A partir de amanhã os ventos do quadrante norte ganham força e trazem ar quente para SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sudeste/leste com altura de 1.0m a 1.2m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 9.0ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia começa com possíveis nevoeiros, mas depois o sol aparece com algumas nuvens.

MÍN: 8ºC
MÁX: 23ºC
VENTO:Norte/Nordeste

Previsão válida para o dia 09/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

domingo, 5 de agosto de 2007

MASSA DE AR FRIO ENTRANDO EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos mais nebulosidade baixa no litoral catarinense devido aos ventos de sudeste umidos. Uma massa de ar frio começa a entrar em Santa Catarina pelo oeste. Esse sistema provoca declinio nas temperaturas a partir dessa noite. A onda frontal que atingiu o estado ontem, já está se deslocando pelo litoral da região sudeste do Brasil. No oceano na altura do Uruguai e litoral norte da Argentina, encontra-se um ciclone extratropical. Segundo o modelo ETA, vamos ter o avanço de um novo cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera entre amanhã e terça-feira. Esse novo sistema deve formar uma onda frontal na terça-feira (07/08/) sobre o sul do Brasil, trazendo chuva.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar começou a madrugada com ondas fracas que mudaram para moderadas e a noite passam a ficar fracas novamente. A direção hoje ficou de sudeste a sul com altura entre 1.5m (pela madrugada) e 2.4m (a tarde).


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 11.6ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada fria com possiveis chuvisco. Durante o dia o sol aparece, mas a noite volta a chover.

MÍN: 10ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Noroeste.

Previsão válida para o dia 06/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sábado, 4 de agosto de 2007

ONDA FRONTAL SE DESLOCANDO POR SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muitas nuvens pelo estado, sendo que na divisa com o RS a nebulosidade é mais concentrada e ocorre chuvas isoladas. Isso é provocado por uma onda frontal associada ao jato subtropical (ventos fortes em altitude).O nevoeiro que começou ontem por volta das 17:30hs em algumas localidades do estado e inclusive Florianópolis, persistiu até hoje de manhã.No oceano na altura do Uruguai, um ciclone extratropical está praticamente formado. Esse sistema ja provoca ventos em torno de 60Km/h no litoral gaucho e catarinense. Amanhã uma nova massa de ar frio entra no estado catarinense provocando pouca queda nas temperaturas.


Na figura abaixo podemos observar a imagem do vapor d'água contido na atmosfera. Os tons brancos são onde há mais vapor d'água e os tons escuros e pretos são onde tem menos.
Nessa mesma figura podemos notar que entre o nordeste da Argentina e o Uruguai, há tons escuros e até pretos. Isso acontece devido a um cavado nessa região. Esse sistema causa secamento do ar em seu centro. Porém em sua borda leste/nordeste provoca nebulosidade e chuva, vista na imagem de satélite entre o norte gaucho e SC.





ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.3m a 1.5m.



MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 15.5ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo começa nublado com chuva fraca. No decorrer da tarde uma massa de ar frio e seco começa a limpar o tempo e provocar pequena queda nas temperaturas.

MÍN: 12ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sudoeste.

Previsão válida para o dia 05/08/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

ONDA FRONTAL SE FORMANDO.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos o estado hoje com menos nebulosidade devido ao enfraquecimento da frente fria. No oceano, na altura do norte da Argentina encontra-se um centro de alta pressão que se desloca para o alto mar.Também na Argentina, só que em altos e médios níveis da troposfera, está um cavado (baixa pressão alongada), cujo sistema formará uma onda frontal,que atingirá SC amanhã no fim da tarde.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.9m a 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 15.2ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado vai ser de sol com algumas nuvens. Temperatura um pouco mais alta em relação aos dias anteriores. A partir do fim de tarde pode chover.

MÍN: 14ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: oeste/sudoeste.

Previsão válida para o dia 04/08/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

FRENTE FRIA INSTABILIZA O TEMPO EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC, principalmente no oeste, planalto sul, litoral sul e grande Florianópolis, onde chove nesse momento. Essa situação se dá devido a uma frente fria associada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera na Argentina. Esse sistema vai estar em processo de ciclogenese, ou seja, a formação de um ciclone extratropical. Uma observação deve ser lembrada. É incorreto dizer que um ciclone extratropical irá atingir o continente, pois ele se forma no continente e quando chega no oceano começa a apresentar caracteristicas definidas e se desloca para o alto mar. Mas infelizmente nos meios de comunicação esse erro de expressão é comum. Por isso tome cuidado, ciclones extratropicais não atingem a costa, mas sim vão para o alto mar, e nesse trageto é que provocam os ventos fortes.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.7m a 0.9m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

MÍN: 10.1ºC
MÁX:

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia será de muita nebulosidade e chuva fraca a qualquer hora. Há possibilidade de pequenas aberturas de sol.

MÍN: 13ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Sudeste.

Previsão válida para o dia 03/07/2007.

FONTES DOS DADOS

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET