Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

QUARTA-FEIRA DE SOL E MUITO CALOR EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos que o calor desta tarde formou núcleos de instabilidade no extremo norte, Grande Florianópolis e sul do Estado catarinense. Neste momento o núcleo que passsou pela grande Florianópolis já se deslocou para o oceano, mas deixou algumas nuvens por esta região. No sul do Estado ainda persiste outro núcleo. Já no extremo norte o nucleo perdeu força. Agora chove em pontos isolados do planalto norte, Vale do Itajai, norte da Grande Florianópolis e sul do Estado. Há algumas horas atrás tivemos no oceano na altura de Imbituba um ponto onde o topo das nuvens chegou a -80ºC. Segundo informações do SIGMA (Sistema de Informações Geográficas Aplicadas ao Meio Ambiente) , o acumulado hidroestimado de precipitação chegou a 44mm por hora neste mesmo ponto do oceano. O dia de hoje foi de sol e calor. A máxima registrada em Joaçaba na estação do INMET foi de 31.4ºC. Em Indaial também na estação do INMET foi registrado máxima de 32.8ºC. Em Tubarão na estação da UNISUL a máxima foi de 36.2ºC. Essa situação do tempo se dá devido a uma forte massa de ar quente e úmido presente no sul do Brasil e países vizinhos. Além disso temos fortes ventos em altitude e a aproximação de uma frente fria que por enquanto está no sul gaúcho. A tendência é que amanhã esse sistema frontal de forte intensidade se desloque por SC chegando primeiro do oeste ao sul pela manhã e nas demais regiões a partir da tarde. Vamos ter a atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN) que traz ventos quentes e úmidos da Amazônia, uma forte frente fria, um cavado (baioxa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e o calor. A pressão amanhã pode ficar em 1000 hPa e podendo ficar abaixo disso no Estado. Toda essa condição tornará propicio a ocorrência de tempestades severas com chuva forte, descargas elétricas, risco de queda de granizo e vendavais. Essa chuva continua na sexta-feira e termina ao longo desse dia com a entrada de uma forte massa de ar polar. Estamos tendo uma semana de calor e temporais e teremos frio de inverno no fim de semana.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas de sudeste/nordeste com altura de 0.9m a 1.2m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 31ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.3ºC
MÁX: 29.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será de sol, calor e nebulosidade variável. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e há chance de chuva por vezes forte e descargas elétricas devido a entrada de uma forte frente fria. Risco de temporal, queda de granizo e vento forte.

MÍN: 22ºC
MÁX: 32ºC
VENTO: Noroeste/Sudeste.

Previsão válida para o dia 01/10/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

terça-feira, 30 de outubro de 2007

GRANIZO CAUSA ESTRAGOS NO ALTO VALE.

A precipitação de granizo ontem de manhã causou prejuízos nas culturas de fumo e cebola nos municípios de Braço do Trombudo, Agrolândia e Atalanta. Algumas casas, ranchos e estufas também tiveram telhas furadas.Em Atalanta, Jonatan Delagiustina recolheu pedras do tamanho de ovos de galinha na sua propriedade. Morador há 40 anos na localidade de Rio São João, Elias, pai de Jonatan, disse nunca ter visto pedras tão grandes. Quando começou a chover, Elias estava tirando leite das vacas. Contou que o barulho foi tão intenso que assustou os animais. Há dois anos, ele perdeu praticamente toda a lavoura de fumo pelo granizo. - Ainda bem que a chuva não veio acompanhada de vento, pois o prejuízo seria maior - acrescentou. O agricultor Ernesto Mauerverk estima prejuízo de 25% na produção de cebola, cuja colheita está prevista para começar na segunda quinzena de novembro. Depois de avaliação preliminar na área de 4,5 hectares, a primeira providência de Ernesto foi entrar em contato com o banco para comunicar a perda. Cansado dos prejuízos nos últimos cinco anos, ele resolveu fazer seguro. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) recebeu em torno de 200 comunicações de danos em propriedades. Os prejuízos podem aumentar se houver sol forte nos próximos dias.

FONTE: SC24HORAS.

FORTE INSTABILIDADE PERSISTE EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade convectiva por SC. Principalmente em parte do Sul,norte do Meio-Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajai. Planalto Norte e Litoral Norte do Estado. No extremo norte catarinense e norte do Meio-Oeste há uma região onde o topo das nuvens chega a marcar temperaturas de -80ºC.Há registro de chuvas e trovoadas nas regiões citadas. O dia de hoje foi de sol e um certo calor em algumas regiões, devido ao enfraquecimento provisório das nuvens. Isso só foi fator fundamental para "alimentar" as nuvens carregadas. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 23.9ºC. Em Indaial a máxima também na estação do INMET foi de 26.4ºC. Essa instabilidade toda é provocada por uma recente frente fria que passou pelo Estado, por divergência em altitude (desencontro de ventos),pelo calor e a ajuda da umidade marítima, pois os ventos viraram para leste/sudeste. O Jato de Baixos Níveis (JBN) perdeu força em SC. No entanto esse Jato retorna com força amanhã trazendo mais ventos quentes e úmidos da Amazônia. A tendência é que amanhã uma frente fria avance primeiro pelo oeste e sul e posteriormente nas demais regiões. Com isso teremos o JBN, uma frente fria, um cavado (baixa pressão alongada) e divergências em altitude nesta quarta-feira. Condição propícia para tempestades severas pelo Estado catarinense. Há chance de granizo e vendavais como ocorreu nos últimos dias em algumas cidades. Na sexta-feira outra frente fria se desloca por SC, dando condições para novos temporais. No sábado uma intensa massa de ar polar entra em território catarinense provocando queda das temperaturas mínimas e máximas e a diminuição das chuvas.
ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 0.9m a 1.3m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 25ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.6ºC
MÁX: 27.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:


Madrugada com chuva. Durante a manhã e parte da tarde o sol aparece, a nebulosidade fica variável e faz calor. Já entre o fim do dia e noite há chance de chuva com descargas elétricas. Risco de temporal e queda de granizo.

MÍN: 20ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Norte/Noroeste.

Previsão válida para o dia 31/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

TEMPORAIS DO FIM DE SEMANA DEIXAM ESTRAGOS POR SANTA CATARINA.

A instabilidade veio acompanhada de granizo isolado em São Joaquim no sábado à noite. Na tarde de domingo (16h), o vento foi muito forte em Caçador com tombamento de containers, 50 residências com telhados destruídos, além de danos em Posto de Saúde, Creche e Ginásio, segundo a Defesa Civil Estadual. Na madrugada desta segunda-feira (5h), ocorreu granizo em Joaçaba e, com vento forte e destelhamentos, em Jaborá, segundo o departamento de jornalismo da rádio Catarinense de Joaçaba e, em Herval D'Oeste, segundo a radio Nova Lider.

O Blog Paulo tempo estará monitorando esses temporais e trazendo mais informações das regiões atingidas.

FONTE: EPAGRI-CIRAM

FORTE INSTABILIDADE EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade convectiva sobre SC. Há registro de chuva forte com descargas elétricas. O topo das nuvens está com temperatura de -80ºC. Neste momento chove nas maioria das ragiões e são registradas descargas elétricas no oeste, planalto norte, grande Florianópolis e litoral norte. O dia de hoje foi de tempo instável mas com calor. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 28.4ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 27ºC. Essa condição de tempo se dá devido a divergência em altitude,ventos quentes e úmidos da amazonia trazidos através do Jato de Baixos Níveis e uma frente fria. A tendência é que esse tempo continue assim até pelo menos sexta-feira quando segundo os modelos, uma outra frente fria de forte intensidade se afastará de SC e em sua retaguarda uma massa de ar frio irá penetrar no sul do Brasil. Vamos analizar e atualizar os dados ao longo da semana.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.7m a 1.3m

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 24ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.2ºC
MÁX: 23.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia será de céu encoberto com chuva e trovoada. Risco de temporais e granizo.

MÍN: 20ºC
MÁX:24ºC
VENTO: Sudeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 30/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

domingo, 28 de outubro de 2007

DOMINGO DE SOL E CALOR EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos um núcleo de instabilidade registrando chuvas e descargas elétricas em pontos do planalto norte de SC. Esse núcleo nas últimas horas vem crescendo e avança para o litoral norte. Por isso há de se deixar o alerta para regiões próximas a ele. No restante do Estado o sol ainda aparece entre poucas nuvens. Fez calor no dia de hoje. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 32.1ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima ficou em 29.9ºC. O que formou esses núcleos de chuva são o calor, a influencia de uma frente fria no litoral do RS que mesmo fraca ajuda na chuva, e também a divergência em altitude (desencontro de ventos). A tendência é que podemos ter alguns temporais isolados agora entre o fim da tarde e noite. Vale salientar a presença a partir da madrugada do Jato de Baixos Níveis (JBN), o qual transporta ventos quentes e úmidos da Amazônia em mais ou menos 2 Km de altitude. Com isso teremos nos próximos dias pancadas de chuva e descargas elétricas com risco de temporais e granizo isolado no Estado catarinense aos fins de tarde e noites.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.9m a 1.3m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.3ºC
MÁX: 29.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de nebulosidade variável com chuva na madrugada e depois no fim da tarde e noite. Risco de temporais.

MÍN: 20ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 29/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

sábado, 27 de outubro de 2007

FORTE CALOR GERA NÚCLEOS DE INSTABILIDADE EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos que o forte calor de hoje já provocou instabilidades em SC. Temos um núcleo no meio-oeste, na grande Florianópolis e outro no norte catarinense.Nuvens com desenvolvimento vertical e topos com temperaturas de até -70ºC. Há registro de chuva e trovoadas em alguns pontos isolados desses núcleos. Agora pouco houve uma pancada de chuva com trovoada isolada em Florianópolis. Um outro núcleo que passou pelo sul da grande Florianópolis, já está no oceano na altura da capital catarinense. Tivemos hoje um dia muito quente em SC. Em Indaial na estação do INMET a máxima foi de 33.8ºC. Em Criciúma ficou em torno dos 33ºC. Essa condição de tempo se dá devido a uma massa de ar quente. Esse sistema junto com a divergência em altitude (desencontro de ventos) e a aproximação de uma frente fria que está no RS, provoca esses núcloes de chuva e descargas elétricas com possíveis temporais. A tendência é que amanhã uma frente fria chegue a SC aumentando ainda mais as condições para tempestades severas e queda de granizo. Junto com o sistema frontal teremos o reforço do Jato de baixos níveis, o qual trará ventos quentes e úmidos da amazônia, ajudando na manutenção dos temporais. De hoje até quarta-feira há condições de temporais e queda de granizo no Estado catarinense.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar hoje está com ondas fracas de leste com altura de 1.1m a 1.5m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 33ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.4ºC
MÁX: 32.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo será de sol e calor com nebulosidade variável e chuva com descargas elétricas a partir da tarde. Risco de temporais e queda de granizo.

MÍN: 22ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 28/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

SEXTA-FEIRA DE TEMPERATURAS MUITO ALTAS EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. O dia de hoje foi de muito sol e bastante calor no Estado. A máxima em Tubarão na estação da UNISUL foi de 34.9ºC. Em Indaial na estação do INMET a máxima foi de 33.5ºC. Em Joaçaba também na estação do INMET a máxima registrada foi de 29.5ºC. Essa condição do tempo se dá devido a uma massa de ar quente, a qual afasta para o oceano uma frente fria, comentada ontem no blog Paulo Tempo. A tendência é que amanhã a forte divergência em altitude (desencontro de ventos) aliada ao calor forme áreas de instabilidade, as quais provocarão chuva com descargas elétricas, risco de temporal e queda de granizo em todo o Estado catarinense no fim da tarde. O domingo será parecido com o sábado, porém um pouco mais de nuvens. A condição de temporais e granizo se estende de amanhã até terça-feira.A partir de segunda-feira a presença do Jato de Baixos Níveis (JBN) trará ventos quentes e umidos da amazonia, ajudando na condição de tempo severo.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste com altura de 1.6m a 1.8m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 31ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.6ºC
MÁX: 33.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol e bastante calor. A partir do fim de tarde há chance de chuvas e descargas elétricas. Chance de temporais isolados associados a queda de granizo.

MÍN: 20ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 27/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

->CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

NEBULOSIDADE BAIXA COMEÇA A PERDER FORÇA NO LESTE CATARINENSE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite ainda vemos nuvens baixas desde a serra ao litoral. Neste momento chove fraco e isolado em Navegantes.Nas demais regiões, céu com poucas nuvens. O dia de hoje foi de muitas nuvens baixas e chuviscos momentâneos em alguns pontos da área apresentada anteriormente. Na região oeste e sul o dia foi de poucas nuvens e calor. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 25.2ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima registrada foi de 22.8ºC.Em Tubarão na estação da UNISUL a máxima foi de 27.8ºC. Os chuviscos da serra ao litoral são provocados pelos ventos de leste, os quais carregam a umidade do oceano que ao encontrar nossas áreas montanhosas, tendem a subir, se condensar e formar as nuvens de chuva. É a chamada chuva orográfica. Já no restante catarinense o predominio de sol se deu devido a presença de uma massa de ar quente e seco, pois os ventos umidos do litoral ao atravessarem a serra, chegam secos ao oeste. A tendência é que com a entrada dos ventos de nordeste entre hoje e amanhã, a nebulosidade diminua bastante. Com isso o sol amanhã aparecerá para todos os catarinenses. Temperaturas elevadas próximas aos 30ºC no leste/nordeste do Estado e passando desse valor no oeste e sul. Vale ressaltar que ainda há condições de chuviscos muito isolados nessa próxima madrugada até o início da manhã de sexta-feira no litoral norte e grande Florianópolis.Amanhã e nos próximos dias há chance de chuvas e trovoadas com risco de temporal e até granizo no Estado sempre aos fins de tarde. O motivo é o calor intenso e a aproximação de uma nova frente fria. No domingo o sistema frontal chega a SC provocando chuvas e trovoadas. Risco de temporais a partir da tarde e noite desse dia no Estado. Chance de granizo isolado. Na segunda-feira a mesma condição.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.3m a 1.7m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 22ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.5ºC
MÁX: 22.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada e início da manhã com muitas nuvens e talvez chuviscos muito isolados. Durante boa parte da manhã e parte da tarde o sol aparece com algumas nuvens. Bastante calor. Entre a tarde e noite há chance de chuva e trovoadas devido ao calor e a aproximação de uma frente fria que estará no RS.

MÍN: 19ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 26/10/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

ALTA PÓS FRONTAL NO OCEANO TRANSPORTA UMIDADE AO LITORAL CATARINENSE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade cobrindo a Grande Florianópolis, Vale do Itajai, Planalto norte e litoral norte de SC. Neste momento chove fraco e isolado nas áreas citadas. Nas outras regiões do Estado há sol e nebulosidade parcial. Fez um certo calor nessas regiões. O dia de hoje não foi diferente, tempo bom com calor do oeste ao sul e instável no restante do Estado. A máxima hoje em Joaçaba na estação do INMET foi de 20.7ºC.Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 19.6ºC. Em Tubarão na estação da UNISUL a máxima registrada foi de 25.8ºC. A tendência é que as chuvas fracas persistam no litoral norte e grande Florianópolis até pelo menos a madrugada de sexta-feira. A partir desse dia o sol retorna e as temperaturas se elevam. No sábado em Florianópolis por exemplo, a máxima pode chegar a 30ºC. No fim desse dia há chance de chuvas convectivas ao fim da tarde.No domingo a chegada de uma nova frente fria provocará a formação de nuvens e chuva mais forte no Estado todo. Há chance de temporais e até granizo em alguns pontos entre o sábado e domingo.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.3m a 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC
MÁX: 23ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.5ºC
MÁX: 23.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será de nebulosidade variável com chuva isolada. Pouca chance de aberturas de sol.

MÍN: 18ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Leste/Nordeste

Previsão válida para o dia 25/10/2007


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

terça-feira, 23 de outubro de 2007

UMIDADE MARÍTMA CONTINUA FAVORECENDO A NEBULOSIDADE NO LITORAL CATARINENSE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos uma certa nebulosidade cobrindo parcialmente SC. São nuvens baixas do tipo Estrato-Cúmulo formadas pela umidade marítima e se estende da Grande Florianópolis ao Litoral norte. Já no restante do Estado temos nuvens do tipo Cirrus a qual é formada devido aos ventos fortes em altitude. No extremo oeste há mais nuvens devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da atmosfera.O dia de hoje foi de temperaturas agradáveis. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 21.5ºC. Em Indaial também na estação pertencente ao INMET registrou-se máxima de 21.2ºC. A tendência é que a umidade transportada do mar pelos ventos de leste/sudeste, persista até a quinta-feira no litoral. Com isso o tempo instável continua, embora tenha períodos de sol. A previsão é que na sexta-feira as temperaturas se elevem em todo o território catarinense, superando os 30ºC em algumas regiões. Com isso no fim da tarde desse dia e de sábado há condições de chuva convectivas associadas a descargas elétricas isoladas devido ao calor.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.2m a 1.5m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.8ºC
MÁX: 24.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de nebulosidade variável e chuva isolada.

MÍN: 18ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Leste

Previsão válida para o dia 24/10/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

VENTOS DE SUDESTE CAUSAM TRANSPORTE DE UMIDADE DO OCEANO PARA O LITORAL DE SC.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos nebulosidade variável em SC com a presença das nuvens cirrus formadas pelo Jato Subtropical. O dia de hoje não foi diferente. Depois dos estragos causados pelos temporais do fim de semana, essa segunda-feira foi um dia de trabalho para as famílias atingidas. O calor foi sentido agora a tarde no oeste. Já nas demais regiões a temperatura ficou agradável. As máxima ficaram em torno dos 29ºC no oeste e meio oeste e de 22ºC a 26ºC no restante do Estado. Essa condição do tempo se dá devido a uma massa de ar seco e frio de fraca intensidade que estende um ramo frio pelo litoral e também provoca ventos de sudeste, os quais deixam o céu parcialmente nublado. A tendência é que devido ao avanço de um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), as chuvas retornem ao Estado hoje a noite pelo oeste com descargas elétricas e risco de novos temporais. Na madrugada essa instabilidade avança pelo centro-norte do Estado e chegando até o litoral norte e grande Florianópolis no decorrer da terça-feira. Nas regiões citadas haverá condições de chuva e trovoadas e risco de temporais. Já no restante do Estado e inclusive Florianópolis e o litoral norte a chuva fraca acontecerá agora a noite, no entanto o fator responsável será a umidade marítima.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.0m a 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.6ºC
MÁX: 26.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A terça-feira será de nebulosidade variável e chuva isolada. Chance de períodos de sol pela manhã.

MÍN: 18ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Leste

Previsão válida para o dia 23/10/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

DEFESA CIVIL DIVULGA RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POR TEMPESTADE.


O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) divulgou na tarde desta segunda-feira (22/10), um novo relatório dos municípios afetados pela tempestade do final de semana. Conforme os dados, até o momento, mais de 2.829 residências foram danificadas, nos 13 municípios que registraram ocorrência na Central de Operações do Dedc.

O levantamento da Defesa Civil também aponta que, pelo menos, 2.979 pessoas foram desalojadas e 50 desabrigadas. Quatro pessoas sofreram ferimentos leves, nos municípios de São Martinho e São João do Oeste. Ao todo 42 estabelecimentos públicos, 22 comunitários e 355 particulares também foram danificados.

Os municípios que registraram ocorrência de danos, provocados pela tempestade, acompanhada de ventos fortes e granizos, são: Jacinto Machado, São Martinho, Itapiranga, São João do Oeste, Angelina, Bocaina do Sul, Abdon Batista, Florianópolis, Braço do Norte, Cerro Negro, Itajaí, Anita Garibaldi e Urubici. Nove desses municípios informaram que vão decretar situação de emergência.

Para atender os municípios mais afetados, desde sábado, quando foi registrada a primeira ocorrência, foram deslocadas quatro equipes técnicas, pela Defesa Civil.

Também, foram repassados R$ 70 mil para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Itapiranga, para atender Itapiranga e São João do Oeste; e 1,5 mil telhas para Angelina.
O secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, está visitando, na tarde de hoje, os municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Abdon Batista e Bocaina do Sul, para avaliar de que forma serão auxiliadas as comunidades afetadas. No sul do Estado, outra equipe da Defesa Civil visita Araranguá e Braço do Norte.

Conforme o diretor estadual de Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, novos recursos materiais e/ou financeiros deverão ser disponibilizados conforme a necessidade dos municípios. “Estamos vistoriando os municípios afetados e analisando cada situação, para atender da melhor maneira possível”, explica.

Ainda, segundo o diretor, a tempestade também atingiu outros municípios, porém em menor intensidade. “Os números divulgados poderão aumentar, pois muitos municípios ainda estão contabilizando danos e prejuízos”, ressalta Alves. Os municípios que informaram a decretação de emergência são: São Martinho; Abdon Batista; Braço do Norte; Cerro Negro; São João do Oeste; Angelina; Bocaina do Sul; Anita Garibaldi e Urubici.

FONTE: DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA.

domingo, 21 de outubro de 2007

INSTABILIDADE ENFRAQUECE EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos que as nuvens carregadas em SC se enfraqueceram em relação a ontem (20/10) a noite na hora dos temporais. Neste momento no entanto ainda chove no meio-oeste, parte do planalto, sul e litoral norte do Estado. O dia de hoje foi de tempo instável mas o sol conseguiu aparecer em algumas regiões. A máxima em Tubarão na estação da UNISUL foi de 28ºC. Em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 17.7ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima ficou em 26.9ºC. Essa situação do tempo se dá devido ao deslocamento do sistema convectivo para o PR e sudeste do Brasil. A tendência é que a chuva agora seja provocada por uma frente fria que se desloca pelo litoral catarinense. Teremos tempo chuvoso até pelo menos a tarde de terça-feira.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.0m a 1.3m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 27ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.7ºC
MÁX: 27.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira vai ser de céu encoberto com chuva a qualquer hora do dia. Temperatura agradável.

MÍN: 18ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Sudeste.

Previsão válida para o dia 22/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

QUATRO MUNICÍPIOS REGISTRAM DANOS DEVIDO A QUEDA DE GRANIZO.


Conforme levantamento preliminar, divulgado na manhã deste domingo (21/10), pela Central de Operações do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), os municípios de São João do Oeste, Itapitanga, Angelina e São Martinho registraram ocorrências de danos, provocados por queda de granizo no sábado e na madrugada de hoje. Uma equipe técnica do Dedc já está em São Martinho, que foi um dos municípios mais afetado.

Em Itapiranga, os primeiros números repassados ao Dedc, durante a madruga de domingo (21/10), registraram cerca de 500 residências danificadas, devido ao impacto do granizo que caiu no município por volta das 23h15min de sábado.
Telhas de Barros e vidros de carros foram danificados em Angelina, onde o granizo caiu por volta da 0h30min, de domingo. São João do Oeste registrou queda de granizo às 23h30min de sábado. Residências e a área rural foram atingidas. Em São Martinho, residências e carros foram danificados; e parte do município ficou sem energia elétrica e telefone.

Conforme o diretor do Dedc, capitão Márcio Luiz Alves, os municípios atingidos devem decretar situação de emergência no decorrer do dia. “Estamos fazendo o levantamento dos danos, para fazer a avaliação e, se for o caso, orientar a decretação. Pois, pelos registros preliminares, os municípios foram bastante afetados”, explica.

A Central de Operações do Dedc está ligando para os municípios afetados e para outras cidades que registraram chuva forte e/ou granizo para fazer um levantamento mais preciso da situação.

FONTE: DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA.

TEMPORAIS ATINGEM SANTA CATARINA.

Um forte sistema convectivo avançou hoje por SC, provocando muita chuva, vento forte , raios e queda granizo em algumas regiões. Na capital Florianópolis houve chuva forte, muito vento e até granizo. Na estação do bairro Capoeiras as rajadas de vento na hora do temporal chegaram aos 84.3Km/h. Pelo Estado todo nuvens com grande desenvolvimento vertical e topos de até -80ºC no oeste,meio-oeste e grande Florianópolis. Veja a imagem abaixo:



Na imagem abaixo nota-se uma linha (azul) de raios no vale, Grande Florianópolis e oeste.



Na imagem abaixo mostra-se a temperatura do topo das nuvens. As cores em rosa são topos de até -80ºC (ver legenda).


O Blog Paulo tempo irá procurar mais informações sobre o ocorrido para dar mais detalhes na próxima postagem.

FONTES DOS DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> CLIMATERRA

sábado, 20 de outubro de 2007

NÚCLEOS DE INSTABILIDADE SE FORMARAM EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos núcleos de instabilidade que se formaram na tarde deste sábado em SC. Neste momento chove em pontos do Planalto norte, Alto e médio vale do Itajai, Grande Florianópolis e no extremo sul catarinense. Há registro de dercargas elétricas também. Essa condição do tempo se dá devido ao calor, a presença de uma frente fria no Uruguai e um cavado (baixa pressão alongada) associado a ventos fortes em médios e altos níveis da troposfera. O dia de hoje tanto nas regiões onde chove, quanto no restante do Estado foi de sol e muito calor. Em Tubarão na estação da UNISUL foi de 33.4ºC. Em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 30ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima ficou em 29.8ºC. A tendência é que amanhã seja um dia de chuva do oeste ao sul. Há chance de temporais isolados. No restante do Estado a chuva chega no decorrer da tarde e também há possibilidade de temporais isolados.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas de nordeste/sudeste com altura de 0.8m a 1.1m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 28ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.9ºC
MÁX: 27.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com muitas nuvens. O dia será de sol e aumento de nuvens a partir da tarde. Chove a noite.

MÍN: 20ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Norte/Sudeste.

Previsão válida para o dia 21/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

JATO SUBTROPICAL PERDE FORÇA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. Hoje pela manhã tivemos chuvas isoladas em alguns pontos do litoral desde a grande Florianópolis ao norte, inclusive na capital. As precipitações permaneceram praticamente até a metade da manhã, quando o sol conseguiu aparecer e as nuvens se dissiparam. Essa chuva foi causada pela umidade marítima e o auxilio do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), o qual se desintensificou no Estado agora no fim da tarde. Com isso o sol apareceu no leste mesmo com as chuvas da manhã. No restante do território catarinense não houve precipitação.O dia foi de sol, calor e algumas nuvens devido a presença de uma massa de ar quente e seco. A máxima na estação da UNISUL em Tubarão foi de 26.8ºC. Em Indaial na estação do INMET a máxima ficou em 27.7ºC. A tendência é que o fim de semana seja de sol e calor, porém a partir da madrugada de domingo já há condições de chuva e trovoadas do oeste ao sul do Estado devido a aproximação da frente fria. Nas outras regiões o fim de semana será praticamente todo de sol, sendo que a chuva e trovoada só chega no domingo ao fim do dia.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sudeste com altura de 1.0m a 1.4m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 26ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.6ºC
MÁX: 26.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol, algumas nuvens e bastante calor. Condição para nevoeiro no início da manhã.

MÍN: 18ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Norte/Nordeste

Previsão válida para o dia 20/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

JATO SUBTROPICAL ATUANDO SOBRE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. São nuvens altas e médias, formadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). No Litoral a umidade marítima também auxilia na pemanência da nebulosidade. O dia de hoje foi quente, mesmo com a persistência das nuvens, pois o sol conseguiu aparecer. A máxima em Tubarão na estação da UNISUL foi de 26.9ºC. Em Joaçaba na estação do INMET registrou-se máxima de 25.1ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima ficou em 26.1ºC. A tendência é que agora a noite ocorra chuva fraca e isolada entre Florianópolis e litoral norte. Amanhã pela manhã as condições de chuva se reduzem, exceto no litoral norte. O final de semana será de sol e calor. A chuva significativa mesmo só chega no domingo a tarde do oeste ao sul e a partir do fim da noite no restante do Estado em virtude da chegada de uma nova frente fria.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.5m a 1.7m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC
MÁX: 25ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.1ºC
MÁX: 25.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Possibilidade de chuva isolada na madrugada. Durante o dia, nebulosidade variável. O sol aparece, principalmente a tarde. A noite volta ficar nublado.

MÍN: 18ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste

Previsão válida para o dia 19/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

QUARTA-FEIRA DE SOL E ALGUMAS NUVENS EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos pouca nebulosidade em SC. Diferente dos últimos dias. As nuvens predominantes hoje foram as do tipo cirrus que são congeladas e geradas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). No litoral essas nuvens também são acompanhadas de algumas nuvens baixas formados pela umidade do mar. As temperaturas hoje se elevaram em virtude da presença do sol. Em Joaçaba a máxima na estação do INMET foi de 24.4ºC. Em Tubarão na estação da UNISUL a máxima registrada foi de 25.6ºC. Em Indaial também na estação pertencente ao INMET a máxima ficou em 29.7ºC. Esse tempo estável se dá devido a uma massa de ar seco presente no território catarinense. A tendência é que esse sistema ganhe força e permaneça no Estado pelo menos até domingo. Com isso os próximos dias serão de sol, algumas nuvens e temperaturas se elevando a cada dia.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.4m a 1.8m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.7ºC
MÁX: 27.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia pode amanhcer com nevoeiros. No decorrer da manhã esse fenomeno se dissipa e o sol aparece durante todo o dia com algumas nuvens.

MÍN: 18ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 18/10/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

terça-feira, 16 de outubro de 2007

TERÇA-FEIRA DE TEMPO INSTÁVEL EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. Neste momento chove em praticamente todo o leste do Estado. Tivemos muita chuva ao longo do dia de hoje em todo o Estado catarinense. Inclusive com descargas elétricas. As temperaturas não subiram muito. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 21.2ºC. Essa condição de tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Esse cavado formou uma onda frontal hoje entre leste gaúcho e oceano atlântico adjacente e se desloca por SC. Esse novo sistema tende a avançar para o sudeste do Brasil nas próximas horas. Com isso a chuva vai diminuindo no Estado no decorrer da noite de hoje quando também um ciclone extratropical estará formado e provocará ventos no litoral. No litoral sul esses ventos alcançam os 60 Km/h. A tendência é que amanhã o sol apareça na maioria das regiões. Temperaturas em elevação.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas moderadas que passam a fracas agora a noite. A direção é de leste/sudeste com altura de 1.8m (a noite) e 2.8m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 22ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.7ºC
MÁX: 20.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Temperatura em elevação.

MÍN: 16ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Sudoeste/Sudeste

Previsão válida para o dia 17/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

SEMANA COMEÇA CHUVOSA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos uma grande nebulosidade cobrindo SC. Neste momento temos chuvas acontecendo em vários pontos do Estado. O dia de hoje não foi diferente. Tivemos muita chuva. As temperaturas não se elevaram tanto devido a cobertura de nuvens. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 15.6ºC. Em Tubarão na estação da UNISUL a máxima registrada foi de 20.3ºC. Essa situação se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Esse sistema deixa o tempo muito instável e favorável a chuva. A tendência é que o cavado descrito anteriormente, forme uma nova onda frontal amanhã no litoral gaucho. Esse novo sistema deve avançar e influnciar todo o Estado de SC. Há inclusive previsão de chuvas localmente fortes em alguns pontos. No decorrer da madrugada de quarta-feira um ciclone extratropical irá se formar no litoral do RS. Com isso os ventos de oeste associados a esse ciclone irão dissipar a nebulosidade pelo menos do centro ao litoral catarinense. No decorrer da quarta-feira o tempo vai melhorando na maior parte do Estado.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas moderadas de leste/sudeste com altura de 2.1m a 2.7m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 16ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.0ºC
MÁX: 19.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com chuva isolada. Durante a manhã pode haver períodos de sol, mas a partir da tarde a chuva retorna.

MÍN: 19ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Noroeste/Sudoeste.

Previsão válida para o dia 16/10/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

domingo, 14 de outubro de 2007

DOMINGO DE TEMPO INSTÁVEL EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade em SC. Nuvens com topos de até -50ºC no extremo oeste e parte do leste catarinense. Neste momento chove em varios pontos do Estado, sendo mais concentrado de Florianópolis ao norte. Em Joinville há registro de chuva e trovoadas. As temperaturas consequentemente não subiram muito hoje devido a presença do vento sul/sudeste e da forte cobertura de nuvens. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 20.3ºC. Em Tubarão na estação da UNISUL a máxima foi de 20.6ºC. Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical sobre o Estado e também a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Além disso os ventos de sudeste carregam umidade do oceano para o continente, formando assim nebulosidade baixa. A tendência é que a chuva fique no Estado até quarta-feira, sendo que terça-feira volta a ficar intensa devido a um novo cavado em médios níveis da troposfera.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas moderadas de leste/sudeste com altura de 2.1m a 2.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 20ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.2ºC
MÁX: 22.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de nebulosidade variável e chuva isolada associada a trovoadas a qualquer hora.

MÍN: 19ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 15/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

sábado, 13 de outubro de 2007

ONDA FRONTAL SE AFASTA DE SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos que a nebulosidade observada ontem em SC, já se deslocou para o PR e região sudeste do Brasil. Isso aconteceu devido ao afastamento da onda frontal formada ontem. Com isso tivemos um dia de sol pelo menos no período da manhã no Estado. Até o meio dia o vento era de oeste/sudoeste. Fazia calor.Em Tubarão na estação da UNISUL fez 26.2°C. A tarde o vento passou a soprar de sul/sudeste devido a aproximação da alta pós frontal. Esta alta tende a ir para o mar e com isso transporta muita umidade para o litoral catarinense. Por isso a nebulosidade aumentou agora a tarde. Segundo as últimas previsões,a tendência é que a chuva retorne amanhã e fique até quarta-feira em SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.4m a 1.8m. Agora a noite as ondas passam a moderadas de leste/sudeste com altura de 2.0m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC (pode haver alteração)
MÁX: 28ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: em definição (a mínima está se dando agora a noite)
MÁX: 30.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada e manhã com muitas nuvens. A partir da tarde o céu fica encoberto e chove.

MÍN: 18ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Sul/Sudeste

Previsão válida para o dia 14/10/2007.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> EMA