Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

ÚLTIMO DIA DO ANO COM SOL, MUITO CALOR E TEMPORAIS ISOLADOS EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos núcleos convectivos na grande Florianópolis, no Vale do Itajai e litoral norte de SC. Neste momento chove em pontos dessas regiões sendo que no oeste da grande Florianópolis e litoral norde do Estado há registro de descargas elétricas. O dia de hoje foi de sol e muito calor em SC. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 30.8ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 32.6ºC. No fim da tarde núcleos foram se formando, principalmente de Florianópolis ao norte e também extremo sul catarinense. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e com circulação aberta dos ventos) em médios a altos níveis da troposfera, associado a uma frente fria. O fluxo dos ventos na borda leste e norte deste cavado e o dos ventos na borda sul da alta da Bolívia (sistema de alta pressão em altos níveis formado normalmente sobre a Bolívia), cria divergência dos ventos em altos níveis sobre SC, principalmente no nordeste e divisa com o PR. Essa condição favorece o levantamento do ar e a consequente formação de núcleos convectivos sobre o Estado. A tendência é que amanhã teremos sol em todo o Estado com maior quantidade de nuvens no norte. Há chance de temporais no fim da tarde em todo o território catarinense.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/nordeste com altura de 0.9m a 1.0m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 23ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 23.2ºC
MÁX: 32.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O primeiro dia do ano será de sol, calor e um pouco mais de nuvens com relação a hoje. No fim da tarde há chance de temporais isolados.

MÍN: 20ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Sudeste passando a nordeste no decorrer do dia.

Previsão válida para o dia 01/01/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

domingo, 30 de dezembro de 2007

CHUVA E VENTOS FORTES CAUSAM ESTRAGOS EM SANTA CATARINA.


Duas pancadas de chuva e ventos fortes deixaram cidades sem eletricidade e causaram prejuízos materiais em diversas casas no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Em Blumenau, a primeira pancada de chuva começou por volta das 14h50min. Minutos depois ocorreu a queda de energia.

Às 17h, o outro aguaceiro atingiu a cidade, aumentando os danos, ao mesmo tempo em que a energia era restabelecida em alguns pontos. A situação foi semelhante em Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Luís Alves e Massaranduba.

O resultado de uma hora de chuva foram entre 300 e 350 pedidos de ajuda devido a destelhamentos e mais de 40 árvores derrubadas. Para as casas destelhadas, a Defesa Civil providenciou lonas para tentar protegê-las até segunda-feira, quando os proprietários poderão tomar outras providências. O Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, começou o trabalho de retirada das árvores.

O único registro de pessoa ferida é o de uma senhora de 68 anos, moradora do bairro da Velha, em Blumenau, que sofreu ferimentos leves quando o telhado da casa caiu. Foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio e passa bem.

De acordo com o gerente de distribuição da Celesc, Cláudio Varella, a falta de energia em Blumenau ocorreu devido ao vento e a queda de árvores nas redes elétricas. Dos 14 pontos de alimentação de energia da cidade, oito foram atingidos, alcançando mais da metade do município.Rio do Sul.

O vendaval causou prejuízos em Pouso Redondo, Agronômica, Trombudo Central, Laurentino e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde dezenas de casas ficaram destelhadas parcialmente. A enxurrada que acompanhou o vento alagou ruas centrais e dos bairros de Rio do Sul, principalmente o Jardim América.

O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em toda a cidade e, até as 21h, somente o Centro teve a situação normalizada.

Os bairros com mais prejuízos foram o Barragem, Boa Vista e Pamplona, onde uma árvore caiu sobre o telhado da residência de Antônio Klock, mas não chegou a provocar danos. Ele disse que, no momento do vendaval, apenas a filha estava em casa.

No bairro Canoas, um outdoor caiu sobre dois veículos que estavam numa garagem. Os bombeiros de Rio do Sul receberam 15 chamadas para remoção de árvores sobre residências.

A BR-470 ficou interrompida entre os kms 146 e 149 durante mais de meia hora, com fila se formando no sentido Blumenau-Curitibanos, por causa da queda de árvores que bloquearam a estrada. No sentido contrário, os motoristas desviaram pelo bairro Barra do Trombudo até chegar ao Centro de Rio do Sul.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

SEXTA-FEIRA DE SOL E MUITO CALOR EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade carregada sobre o oeste, meio oeste, planalto norte, extremo sul e o litoral norte de SC. Neste momento chove com descargas elétricas em pontos dessas regiões. O dia de hoje foi de sol e muito calor no Estado. Em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 30.1°C. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 35.1°C. No decorrer da tarde núcleos de instabilidade foram se desenvolvendo no sul, oeste, planalto serrano. Esse ultimo cresceu e se juntou com outro formado no norte da grande Florianópolis, provocando temporais por praticamente todo o litoral. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e de circulação aberta) em médios e altos níveis da troposfera. Esse sistema possui divergência significativa dos ventos em altos níveis (10Km de altitude) sobre o oeste catarinense, trazendo condição de chuva forte. Além do cavado, há a atuação do Jato de baixos Níveis (ventos de noroeste, quentes e úmidos vindos Amazônia). A tendência é que a condição de chuva forte, temporais com queda de granizo e vendavais permança até pelo menos domingo.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/nordeste com altura de 1.2m a 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 34ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 22.7ºC
MÁX: 34.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com algumas nuvens. Pela manhã e início da tarde o sol aparece entre algumas nuvens. Entre o fim da tarde e noite há chance de temporal com risco de queda de granizo e ventos fortes.

MÍN: 23ºC
MÁX: 32ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 29/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

TEMPORAIS POR SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos núcleos convectivos em SC. Um no oeste, outro no planalto sul cobrindo também parte da grande Florianópolis e outro muito intenso (nuvens com topos de até -70ºC) no Vale do Itajai, norte e parte da Grande Florianópolis. O dia de hoje foi de sol e calor. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 28ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 33ºC. No decorrer da tarde núcleos foram se formando e um teve destaque sobre a grande Florianópolis, o qual provocu estragos, dentre eles falta de energia elétrica.Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e de circulação aberta) em médios e altos níveis da troposfera sobre o centro-norte da Argentina. Ele causa o levantamento do ar em sua borda leste/nordeste. Esse sistema mais a ativação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos da Amazônia numa altitude de 2Km) provocará chuvas fortes com risco de temporais, queda de granizo e vendavais hoje, amanhã e sábado em SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/nordeste com altura de 1.3m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 24ºC
MÁX: 34ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 23.1ºC
MÁX: 33.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

O dia será de sol com algumas nuvens. Entre a tarde e noite há chance de temporais isolados com risco de queda de granizo e ventos fortes.

MÍN: 24ºC
MÁX: 32ºC
VENTO: Norte/noroeste.

Previsão válida para o dia 28/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

TEMPORAL CAUSA QUEDA DE ENERGIA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

As trovoadas da tarde desta quinta-feira deixaram algumas regiões da Grande Florianópolis sem energia elétrica. Unidades consumidoras nos municípios de Água Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça foram afetadas. Além disso, alguns pontos de São José e da Capital também estão sem luz, contabilizando um total de 24 mil unidades geradoras.

Os técnicos da Agência Regional Florianópolis da Celesc Distribuição já foram deslocados para as regiões afetadas.

Segundo a assessoria de imprensa, após a substituição dos cabos condutores, que podem ter partido pela ação das trovoadas e raios, o restabelecimento no fornecimento de energia elétrica ocorrerá gradativamente.

FONTE: Diário Catarinense.

CHUVAS DEIXAM PREJUÍZOS EM IÇARA.


Os moradores de Ponta do Mato e Terceira Linha, duas localidades de Içara, ainda se recuperam dos prejuízos causados pelo forte temporal que caiu no Sul do Estado na última terça-feira. Os fumicultores, por exemplo, contabilizam prejuizos.

Desde o início da manhã desta quarta-feira, os fumicultores separavam as folhas molhadas que já estavam secas, prontas para serem comercializadas. Juntos, os agricultores Gildo Lacerda, 45 anos, e Lindomar Niero, 41, tiveram danificados mais de 800 quilos de folhas de fumo.
Na residência da dona de casa Iracema Votri de Lacerda, o susto maior foi ver o telhado desabar dentro de casa. Parte da cobertura de uma estufa de fumo foi carregada pelo vento para cima da casa da família. As tábuas de madeira que fechavam um paiol voaram 100 metros até uma casa vizinha.

Além dos prejuízos materiais, a chuva forte e o vento feriram duas pessoas que tentavam consertar os estragos, e uma que desmaiou com medo do temporal.

O fornecimento de energia elétrica, interrompido devido às chuvas, foi restabelecido durante a madrugada, quando alguns postes e fios de alta tensão foram consertados. Na manhã desta quarta-feira algumas casas permaneciam sem linhas telefônicas.

FONTE: Diário Catarinense.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

MUITA NEBULOSIDADE SOBRE SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade sobre SC. Neste momento chove no oeste (divisa com o PR), meio-oeste, litoral norte e sul do Estado. O dia de hoje começou com muita nebulosidade do planalto serrano ao litoral. Ao longo da tarde as nuvens cresceram e ficaram carregadas como percebe-se agora. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 28.9ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 29.9ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e aberta) em médios e altos níveis da troposfera sobre o norte da Argentina. A tendência é que amanhã teremos chuvas e descargas elétricas isoladamente fortes no fim da tarde em todo o Estado. Entre a noite de amanhã e madrugada de sexta-feira o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos da Amazônia) começa a atuar em SC. Esse fator mais o avanço de um cavado que hoje se define como VCAN (Vortice Ciclônico de Altos Níveis) do centro norte da Argentina nesse dia, trará condições para temporais com risco de queda de granizo e ventos fortes localizados. Essa instabilidade se estende para o sábado.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de nordeste a sudeste com altura de 1.1m a 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 24ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 24.3ºC
MÁX: 29.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com muitas nuvens. Pela manhã e parte da tarde o sol aparece entre algumas nuvens. Entre o fim da tarde e noite há chance de pancadas de chuva e descargas elétricas.

MÍN: 22ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste.

Previsão válida para o dia 27/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> REDEMET
-> EMA

domingo, 23 de dezembro de 2007

DOMINGO DE SOL E FORMAÇÕES DE NÚCLEOS CONVECTIVOS EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos núcleos cobrindo SC. Um no oeste e planalto sul , os quais estão bem intensos com nuvens de topos com temperatura de até -60ºC. Além desses há outro núcleo menos intenso no planalto norte.Neste momento há resgistro de chuva e descargas elétricas em pontos do oeste e planalto serrano. No restante do Estado há apenas nuvens baixas. O dia de hoje foi de sol e com formações de núcleos convectivos a partir da metade da tarde. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 29.8ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 30.3ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e aberta) em médios e altos níveis da troposfera. Esse sistema causa o levantamento do ar em suas bordas. Agora a noite o leste catarinense não tem nuvens convectivcas em virtude da posição do cavado. No entanto na madrugada este sistema deve ir mais para o oceano e favorecer o levantantamento do ar no dia de amanhã. A tendência é que tenhamos sol amanhã e terça-feira e sempre a chance de pancadas de chuva e descargas elétricas nos fins de tarde. Ao longo da quarta-feira um cavado em médios e altos níveis da troposfera, uma frente fria em superfície e o JBN (Jato de Baixos Níveis ) tragam a condição de chuva significativa para todo o Estado de SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste com altura de 0.7m a 0.9m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 22.6ºC
MÁX: 30.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de sol com algumas nuvens e chance de pancadas de chuva e descargas elétricas entre a tarde e noite.

MÍN: 21ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Nordeste

Previsão válida para o dia 24/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

sábado, 22 de dezembro de 2007

NÚCLEOS CONVECTIVOS EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos um núcleo convectivo no meio-oeste catarinense. Chove isolado com descargas elétricas em alguns pontos desse núcleo. O dia de hoje foi de sol e muito calor em SC. Em Indaial na estação do INMET a máxima foi de 34.3ºC. Em Joaçaba também na estação do INMET a máxima foi de 31.1ºC. Os núcleos se formaram no início da tarde no oeste, meio-oeste e partes do leste. No entanto o que sobrou neste momento é o do meio-oeste. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e aberta) em médios e altos níveis da troposfera, o qual está com centro no planalto serrano de SC. Sendo assim só formam-se núcleos convectivos em suas bordas, ou seja, o oeste, meio-oeste e parte do leste catarinense. A tendência é que teremos sol e pancadas de chuva e descargas elétricas nesse domingo, sendo que pela posição do cavado, deve acontecer a tarde no leste e a noite do oeste ao planalto serrano. Na segunda-feira o sol aparece e no fim da tarde pode ocorrer pancadas de chuva e descargas elétricas devido a convecção (ar quente subindo, resfriando sua umidade em altitude e formando nuvens carregadas). No decorrer da terça-feira um novo cavado na Argentina começa a influenciar o território catarinense, trazendo chuva forte especialmente do fim da tarde em diante. Esse novo cavado deve formar um novo VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), o que junto com uma frente fria em superfície,trará chuva significativa para SC a partir do sábado, dia 29.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste com altura de 1.0m a 1.1m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.0ºC
MÁX: 32.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo será de sol com algumas nuvens. Entre o fim da tarde e noite há chance de pancadas de chuva e descargas elétricas.

MÍN: 20ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Leste/nordeste.

Previsão válida para o dia 23/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

NÚCLEOS CONVECTIVOS FICAM RESTRITOS AO NORDESTE DE SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos que os núcleos convectivos estão perdendo força e ficam restritos ao nordeste de SC. No restante do leste a nebulosidade diminuiu. Do oeste ao meio oeste há poucas nuvens. Essa sexta-feira começou com chuva e descargas elétricas em pontos do leste catarinense na madrugada. A chuva continuou em algumas cidades durante o dia de hoje. Já no restante do Estado tanto a madrugada como o dia foram de sol. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 29.1ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 28.8ºC. Essa situação do tempo no leste catarinense durante a madrugada e manhã se deu devido ao VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), cujo sistema já se desconfigurou e agora se apresenta como cavado (baixa pressão alongada e aberta em altitude), o qual localiza com centro no sul de SC e oceano Atlântico adjacente. Assim sua borda (região onde forma-se nuvens e chuva) está no nordeste catarinense, provocando ainda a formação de núcleos convectivos. A tendência é que esse cavado fique sobre a região sul do Brasil nos próximos dias. Amanhã ele estará com centro mais voltado para o planalto sul e sul catarinense. Assim em sua borda (maior parte do leste catarinense) o sol aparece e há chance de pancadas de chuva com descargas elétricas no fim da tarde. Já nas outras regiões o sol predomina. No domingo o centro do cavado estará no leste catarinense secando o ar e deixando as condições de chuva e descargas elétricas apenas do planalto serrano ao oeste. Na segunda-feira o cavado fica com centro novamente no planalto serrano e deixando a condição de chuvas e descargas elétricas nas outras regiões. Na terça-feira o cavado se desloca para o oceano e favorece a chance de pancadas de chuva e descargas elétricas em todo o Estado. Vale salientar que todas essas chances de pancadas de chuva são somente nos fins de tarde e noite.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.9m a 1.0m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.4ºC
MÁX: 28.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol com algumas nuvens e chance de pancadas de chuva e descargas elétricas entre a tarde e noite.

MÍN: 20ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Nordeste/sul

Previsão válida para o dia 22/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

NÚCLEOS DE INSTABILIDADE SE FORMARAM EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos que se formaram núcleos convectivos os quais neste momento tem nuvens carregadas cobrindo parte do meio-oeste, planalto norte norte e grande Florianópolis e um pouco do Vale do Itajai. O dia de hoje foi de sol e calor em todas as regiões. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 27.8ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 29.7ºC. Os núcleos se formaram logo no começo da tarde no planalto serrano. Essa situação do tempo se dá devido a um VCAN (Vortice Ciclônico de Altos Níveis), o qual está sobre o RS, oeste e sul catarinense. O VCAN é um sistema de baixa pressão com circulação fechada dos ventos. Ele fica a 10Km de altitude, sendo que em seu centro há ausência de nuvens e chuva. Já em suas bordas, região na qual o centro-norte e leste de SC está, formam-se núcleos convectivos gerando chuva e descargas elétricas. A tendência é que esse sistema se desconfigure na madrugada e volte a ser um cavado, o qual se deslocará para o oceano e dará lugar a uma crista (alta pressão alongada). Essa crista deixará os próximos dias com sol, calor e com chance de chuvas convectivas aos fins de tarde, típicas de verão.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 0.9m a 1.2m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.0ºC
MÁX: 28.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTAFEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira vai ser de sol, calor e algumas nuvens.

MÍN: 19ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Sudeste passando a nordeste no decorrer do dia.

Previsão válida para o dia 21/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

CAVADO AINDA FAVORECE NÚCLEOS DE CHUVA SOBRE SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos uma faixa de nuvens carregadas se estendendo desde o planalto norte até o sul catarinense. Há registro de chuva em pontos dessa região, sendo que no planalto norte acontece descargas elétricas.No restante do Estado há poucas nuvens, com excessão da grande Florianópolis onde há um pouco mais de nuvens. O dia de hoje amanheceu com muita nebulosidade e chuva no leste de SC em virtude da presença das áreas de instabilidades da frente fria. No decorrer da tarde as nuvens foram saindo e o sol apareceu. No entanto a partir das 14hs um pequeno núcleo convectivo se formou entre o planalto sul e sul do Estado. Esse sistema foi crescendo ao longo da tarde. Na grande Florianópolis outro ponto convectivo se formou provocando chuva nessa área. No restante do Estado o sol apareceu e fez calor. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 26.9ºC. Em Indaial também na estação do INMET máxima foi de 29.8ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada e aberta) em médios e altos níveis da troposfera. Esse sistema teve pouco movimento nas últimas horas e por isso mesmo com as instabilidades indo embora, outras ainda estão se formando e avançam pelo território catarinense. Amanhã pela manhã esse cavado irá formar um VCAN (Vortice Ciclônico de Altos Níveis), ou seja, é um sistema de baixa pressão com circulação fechada diferente de cavado e que fica em altos níveis da troposfera (em torno de 10Km de altitude). No centro dele há ausência de nuvens e chuva, enquanto que em sua borda o ar sobe rápido formando nuvens e chuvas por vezes fortes. Como amanhã a maior parte de SC estará na borda do sistema, a tendência é que ocorra chuva com descargas elétricas entre a tarde e noite do planalto ao litoral. Na sexta-feira o VCAN se desconfigura e passa a ser cavado novamente. Nesse dia se houver chuva, o motivo será o calor.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.1m a 1.3m

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.6ºC
MÁX: 30.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira começará com muitas nuvens na madrugada. Pela manhã e parte da tarde o sol aparece com algumas nuvens e faz calor. Entre o fim da tarde e noite ocorre chuva e descargas elétricas.

MÍN: 19ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Sudeste.

Previsão válida para o dia 20/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

NUVENS CARREGADAS COBRINDO SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos uma nebulosidade convectiva sobre todo o Estado de SC. Neste momento chove em alguns pontos desde o oeste ao planalto serrano (onde há também descargas elétricas) e também na grande Florianópolis. O dia de hoje foi de sol e muitas nuvens em todo o Estado, com excessão do oeste que já amanheceu sem a presença do sol. No decorrer da tarde as nuvens foram se espalhando pelo Estado. Primeiro choveu no oeste. A máxima de hoje em Joaçaba na estação do INMET foi de 27ºC. Em Indaial também na estação do INMET máxima foi de 26.8ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera sobre a Argentina, Paraguai e sul Gaucho. Como estamos na borda desse sistema o ar se eleva formando nebulosidade carregada.A tendência é que esse sistema continue provocando chuva hoje do oeste ao centro do Estado e parte da Grande Florianópolis. Até a meia noite de hoje e madrugada de quarta-feira a chuva chega ao restante do Estado,principalmente do planalto serrano a grande Florianópolis passando pelo vale do Itajai, cujas regiões podem ter acumulados significativos de chuva devido ao levantamento do ar em superfície e a divergência em altitude serem mais forte nessa área do que nas áreas adjacentes. Amanhã no decorrer do dia a frente fria citada ontem chega mas segue para o sudeste do Brasil. Com isso o tempo melhora primeiro pelo oeste.Entre a tarde e noite o vento sul entra anunciando a chegada da alta pós frontal.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.4m a 1.6m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.3ºC
MÁX: 28.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira vai ser de nebulosidade variável com chuva isolada associada a descargas elétricas principalmente na madrugada e manhã.

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Leste/norte.

Previsão válida para o dia 19/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

NEBULOSIDADE BAIXA NO LESTE E SOL COM FORMAÇÕES DE INSTABILIDADE NO OESTE E MEIO-OESTE

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos uma faixa de nuvens baixas cobrindo todo o leste de SC. Neste momento chove fraco em algumas áreas.O dia de hoje também foi assim nessas regiões. Já no oeste e meio-oeste o sol apareceu e fez calor hoje, mas agora a tarde algumas células convectivas se formaram.Já chove com descrgas elétricas em alguns pontos. A máxima hoje em Joaçaba na estação do INMET foi de 26.7ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 26.9ºC. Essa situação do tempo no leste se dá devido aos ventos de sudeste provenientes da alta pós frontal no oceano. Há também uma frente estacionária que além dessa região, influencia o oeste e meio-oeste. Nessas ultimas áreas, o levantamento do ar provocado pela presença do sistema frontal e o sol que apareceu hoje ajudaram a formar os núcleos convectivos. A tendência é que amanhã um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera associado a aproximação de uma nova frente fria, traga chuvas entre a tarde e noite começando no oeste e chegando até o planalto serrano onde pode ter acumulados significativos de chuva e risco de temporais. Entre a madrugada e manhã de quarta-feira a chuva chega ao restante do Estado. A previsão é que o tempo melhore em SC até o final desse dia, ficando chuviscos restritos ao nordeste catarinense.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.2m a 1.5m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.4ºC
MÁX: 24.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A terça-feira será de nebulosidade variável com fraca e isolada a qualquer hora do dia devido aos ventos úmidos do mar. Pode haver aberturas de sol. Próximo a meia-noite a chuva pode se intensificar mais devido ao cavado citado na análise acima.

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Nordeste/norte.

Previsão válida para o dia 18/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

domingo, 16 de dezembro de 2007

FRENTE FRIA COMEÇA A INFLUENCIAR SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos nebulosidade em SC, principamente do oeste ao sul e grande Florianópolis. O dia de hoje foi parecido com o padrão apresentando acima. No entanto pela manhã houve mais presença de sol e também calor. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 29.8ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 31.6ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um fraco sistema frontal, o qual apresenta-se estacionário sobre o continente e como frio no oceano. A tendência é que esse sistema se desloque para o oceano na altura do sul do Brasil nas próximas horas. Mesmo assim há previsão de chuva isolada entre hoje e amanhã, principalmente no oeste e meio oeste. No fim do dia de terça-feira uma frente fria associada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera chega a SC, trazendo chuvas do oeste ao planalto. Na quarta-feira a chuva se estende para as outras regiões. No nordeste catarinense nesse dia pode ocorrer acumulados significativos de chuva.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste com altura de 1.3m a 1.5m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 27ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.6ºC
MÁX: 30.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira vai ser de nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer hora do dia.

MÍN: 20ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Sul/leste

Previsão válida para o dia 17/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

MASSA DE AR SECO PROPICIA CONDIÇÃO DE TEMPO BOM EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. O dia de hoje não foi diferente. Apenas pela manhã houve mais quantidade de nuvens de Florianópolis ao litoral norte. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 28.1ºC. Em Indaial também na estação do INMET máxima foi de 27.9ºC. Essa situação do tempo se dá devido a uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e uma massa de ar seco em superfície com centro de alta pressão localizado no oceano. A tendência é que essa condição permaneça até domingo (16/12). No decorrer da madrugada de segunda-feira uma frente fria avança provocando chuva desde o oeste se estendendo pelo restante do Estado no decorrer desse dia.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.2ºC
MÁX: 28.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Durante a madrugada e início da manhã o céu fica com muita nebulosidade e há uma pequena condição de chuvisco isolado. Do decorrer da manhã em diante o sol aparece entre algumas nuvens. Faz calor.

MÍN: 19ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Nordeste/noroeste

Previsão válida para o dia 15/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

QUINTA-FEIRA DE SOL COM MAIS NUVENS NO LITORAL

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos um pouco mais de nebulosidade na faixa litorânea. No entanto são nuvens baixas e que não impedem a presença do sol. Nas outras regiões o céu está com pouquíssimas nuvens. O dia de hoje foi de sol em todo o território catarinense e sempre com mais nuvens no litoral. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 28.1ºC. Em indaial também na estação pertencente ao INMET a máxima foi de 26.8ºC. Essa situação do tempo se dá devido a uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera (entre 5Km e 10Km de altitude) e um sistema de alta pressão em superfície sobre o oceano, o que propícia uma maior quantidade de nuvens no litoral devido aos seus ventos úmidos. A tendência é que no sábado um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera instabilize o tempo no oeste de SC trazendo condições para chuvas localmente forte. Nas outras regiões o tempo segue quente com chance de pancadas de chuva isoladas no fim de tarde. No domingo uma frente fria passa pela região sul do Brasil mas se desloca para o oceano na altura de SC. Na segunda-feira um cavado em médios e altos níveis da troposfera instabiliza o tempo em todo o território catarinense com chance de chuvas por vezes fortes e risco de temporais isolados.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.4m a 1.6m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.8ºC
MÁX: 27.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Durante a madrugada e início da manhã, muitas nuvens com condições de chuvisco isolado. Do decorrer da manhã em diante o sol aparece entre algumas nuvens.

MÍN: 18ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Leste/nordeste.

Previsão válida para o dia 14/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

VENTOS ÚMIDOS DO OCEANO PROVOCAM NUVENS NO LITORAL CATARINENSE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muitas nuvens baixas do centro ao litoral de SC, sendo que no extremo nordeste catarinense a nebulosidade é mais concentrada. Já no restante do Estado há poucas nuvens. O dia de hoje foi de sol em todo o território, até mesmo no leste. As temperaturas se elevaram mais no oeste e meio-oeste. Já nas outras regiões ficaram amenas. Para se ter uma idéia em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 29.2ºC. Já em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 24.3ºC. O vento do quadrante sul que entrou ontem a noite, predominou no dia de hoje com rajadas por vezes fortes. Em Florianópolis na estação do INMET as rajadas chegaram a 50Km/h. Essa situação do tempo se dá devido a uma alta pressão (massa de ar frio e seco). Esse sistema deixa o tempo bom. No entanto por está no mar, ele transporta umidade para o leste do Estado. Outro sistema que ajuda a secar a alta atmosfera também é um cavado (baixa pressão alongada), o qual faz com que o ar desca no seu interior. Já na borda nordeste deste cavado, ou seja, no oceano e sudeste do Brasil há a formação de nuvens e chuva.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.2m a 1.6m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.7ºC
MÁX: 27.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Na madrugada e início da manhã a nebulosidade fica variável e há condições de chuviscos muito isolados. Do decorrer da manhã em diante o sol aparece entre algumas nuvens.

MÍN: 19ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Sudeste passando a nordeste no decorrer do dia.

Previsão válida para o dia 13/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CHOVEU 140,2mm EM BALNEÁRIO CAMBORIU.

Conforme o previsto, entre a noite de segunda (10/12) e início da madrugada de terça-feira (11/12), uma frente fria chegou a SC, provocando chuva com descargas elétricas e temporais isolados. Até o momento há informação de granizo apenas na região de Turvo, no sul do estado. Dessa vez, a passagem do sistema está sendo marcada pelos volumes elevados de chuva e até o momento os valores acumulados ficaram em torno de 20 a 35mm na Grande Florianópolis. No Meio-Oeste e Oeste catarinense, o máximo acumulado ficou em torno dos 54mm e nos Planaltos entre 30 e 40mm. No Litoral Sul, foram registrados 79,5mm de chuva em Timbé do Sul e 48,8mm em Sombrio. No Litoral Norte do estado os valores atingiram patamares ainda maiores com registro de alagamentos, chegando a 86mm em Itajaí e a 140,2mm em Balneário Camboriú, conforme pode ser observado na tabela abaixo.

Precipitação do dia 11/10/2007 até as 9h, nos municípios de Santa Catarina

OESTE

Concórdia 15,5
Itá 53,3

MEIO OESTE E VALE DO RIO DO PEIXE

Abdon Batista 40,4
Ouro 54,3
Caçador 25,6

PLANALTO NORTE

Canoinhas 32,4

PLANALTO SUL

Rio Bonito 39,2
São Joaquim 30,6

LITORAL NORTE E MÉDIOVALE DO ITAJAÍ

Bal. Camboriú 140,2
Itajaí 50,8

GRANDE FLORIANÓPOLIS

Angelina 35,4
Ilha do Arvoredo 31,4
São José 35,2

LITORAL SUL

Sombrio 48,8
Urussanga 12,6

*chuva de 24 horas (das 9h do dia anterior às 9h do dia)

FONTE: EPAGRI-CIRAM ; FOTO: PÁGINA 3

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

FORTE INSTABILIDADE SE FORMANDO EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muitas nuvens convectivas no oeste, meio-oeste e extremo sul de SC. Neste momento há registro de chuva com descargas elétricas em pontos dessas regiões. O dia de hoje foi de sol e calor em todo território catarinense. Em Indaial na estação do INMET a máxima foi de 31.3ºC. Em Joaçaba também na estação do INMET a máxima foi de 32ºC. As instabilidades formadas hoje são provocadas pelo calor, forte divergência dos ventos em altos níveis (em torno de 10Km de altitude), e o reforço do jato de Baixos Níveis que traz umidade do norte do Brasil. Além disso há uma frente fria no sul do RS se aproximando. Isso tudo provoca o levantamento do ar e a consequente formação de nuvens carregadas. A tendência é que essa instabilidade ganhe ainda mais força e avance para o restante de SC na madrugada com o deslocamento da frente fria citada. O tempo só se estabiliza no decorrer da quarta-feira, primeiramente pelo oeste. No leste ainda haverá muita nebulosidade baixa em virtude da umidade maritima.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste com altura de 0.8m a 0.9m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.5ºC
MÁX: 30.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A terça-feira vai ser de nebulosidade variável com chance de chuva e descargas elétricas a partir do decorrer da manhã, se estendendo por todo o dia e noite. Há risco de temporais localizados.

MÍN: 22ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: Noroeste passando a sul no decorer da tarde e noite.

Previsão válida para o dia 11/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

sábado, 8 de dezembro de 2007

CÉLULAS FORMADAS PELO CALOR EM SANTA CATARINA.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos duas células de instabilidade formadas pelo calor em SC. Uma localiza-se no sul da grande Florianópolis e a outra no litoral norte.Já chove com descargas elétricas nesses pontos. No restante do Estado, há sol, calor e poucas nuvens. O dia de hoje foi de sol e calor em todo território catarinense.Em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 29.8ºC. Essa condição de tempo se dá devido ao calor e o consequente levantamento do ar. Além disso temos a ajuda do Jato Subtropical. A tendência é que teremos um domingo de sol com chance de chuvas no fim de tarde devido ao calor. Entre segunda-feira e terça-feira o tempo se instabiliza mais.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.0m a 1.2m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.5ºC
MÁX: 30.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Pancadas de chuva na madrugada e a noite. Durante o dia sol e calor.

MÍN: 22ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Nordeste/leste

Previsão válida para o dia 09/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

MASSA DE AR SECO PRESENTE EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos poucas nuvens em SC. A exceção fica por conta do litoral, cuja região recebe umidade marítima através dos ventos de sudeste. O dia de hoje foi de sol e poucas nuvens em todas as regiões catarinenses. Em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 28.5ºC. Em Indaial a máxima também na estação do INMET foi de 29.9ºC. Apesar do calor durante o dia, tivemos uma leve queda de temperaturas mínimas na madrugada. Em São Joaquim fez 11.6ºC. Essa condição de tempo se dá devido a uma massa de ar seco e frio de fraca intensidade, a qual estabilizou o tempo e proporcionou um dia de sol. Como o ar é seco, as temperaturas mínimas ficaram um pouco baixas durante a noite com relação aos últimos dias. No entanto entraram em elevação durante o dia. A tendência é que teremos sol e calor no sábado e domingo. Há chance de chuvas e descargas elétricas nos fins de tarde em todas regiões devido ao intenso calor. Entre segunda-feira e terça-feira o tempo volta a se instabilizar em SC, mas o calor mesmo assim permance forte.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.1m a 1.3m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.8ºC
MÁX: 27.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Chuva isolada na madrugada e noite. Durante o dia sol, calor e poucas nuvens.

MÍN: 20ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Nordeste

Previsão válida para o dia 08/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

MASSA DE AR SECO COMEÇA A ESTABILIZAR O TEMPO EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos muita nebulosidade baixa cobrindo SC, principalmente no litoral norte onde há registro de chuva neste momento. O dia de hoje foi de tempo instável na maior parte do Estado. A máxima em Tubarão na estação da UNISUL foi de 23.1ºC. Em Indaial na estação do INMET a máxima foi de 22.6ºC. Essa situação do tempo se dá devido a uma frente fria a qual localiza-se no litoral norte do Estado, associada a um cavado ( baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Além disso temos máximos de vento atuando em altos níveis (em torno de 10Km de altitude). Esse ventos são denominados Jato Subtropical e também o Jato Polar norte. A tendência é que em superfície uma massa de seco e frio estabilize o tempo gradativamente nas próximas horas em SC. Com isso já é esperado a presença de sol amanhã, principalmente do oeste ao planalto. O litoral amanhece com mais nuvens, mas também terá sol. No entanto com o centro de alta pressão se deslocando para o oceano, os ventos que estão de sul, passam para sudeste. Com isso há chance de ocorrência de chuva fraca no nordeste catarinense em virtude da umidade marítima. Outro ponto a citar são as temperaturas mínimas que terão uma leve queda nesta próxima madrugada. No planalto sul são esperadas mínimas em torno dos 10ºC. No fim de semana as temperaturas estarão bem elevadas.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 0.9m a 1.2m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.4ºC
MÁX: 22.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira começa com muitas nuvens. Do decorrer da manhã até parte da tarde o sol aparece entre algumas nuvens. No fim da tarde a nebulosidade aumenta e ocorre chuva fraca.

MÍN: 18ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Norte/Sul.

Previsão válida para o dia 07/12/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA

domingo, 2 de dezembro de 2007

DOMINGO DE SOL E MUITO CALOR EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite vemos algumas nuvens formadas no extremo oeste e num ponto do meio-oeste. No entanto não ocorreu chuva. O dia de hoje foi de sol e muito calor em todo o Estado. Em Joaçaba na estação do INMET a máxima foi de 33.2ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 31.7ºC. O ar continua muito seco. A umidade relativa do ar chegou a registrar 24%. Essa situação do tempo se dá devido a uma crista ( alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera, a qual impede que o ar mesmo quente se eleve e forme nuvens. No litoral tivemos mais nuvens na manhã devido a umidade marítima. No extremo oeste e meio-oeste tivemos nuvens fracas formadas devido a pequena influência de um cavado (baixa pressão alongada) na Argentina. Entretanto não choveu devido a crista citada anteriormente. Além do cavado, há uma frente fria no Uruguai se deslocando para o alto mar. A tendência é que a amanhã com o enfraquecimento do ar seco, teremos condições para chuvas isoladas com descargas elétricas no fim de tarde. Na terça-feira as chances de chuva no fim da tarde aumentam. Na quarta-feira uma frente fria e um cavado trazem chuva forte no fim do dia se estendendo para quinta-feira.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sudeste com altura de 1.4m a 1.9m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.5ºC
MÁX: 28.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de sol e calor. No fim da tarde há condições de chuva isolada com descargas elétricas.

MÍN: 19ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Leste/nordeste.

Previsão válida para o dia 03/11/2007.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EMA