Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

CÉU CARREGADO NO CENTRO-LESTE CATARINENSE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:55min) vemos bastante nebulosidade carregada no centro-leste de SC, onde chove em alguns pontos neste momento. O dia de hoje foi de bastante nebulosidade, principalmente do meio-oeste ao litoral. Choveu bastante e com ventos fortes nessas áreas. Na estação do INMET as rajadas em Florianópolis chegaram a 47.1Km/h, em Joaçaba foi 45.7Km/h e em Curitibanos foi 51.8Km/h. Veja os acumulados nas estações do INMET desde a meia-noite até as 20h:00min.

Joaçaba: 30.4mm
Indaial: 22.4mm
Itapoá: 12mm
Curitibanos: 21.8mm
Florianópolis: 66.6mm

Na estação particular de Capoeiras em Florianópolis o acumulado desde a meia-noite até agora é de 46mm. Essa situação do tempo se dá devido a um Vórtice Ciclônico (baixa pressão) em médios e altos níveis da troposfera entre a Argentina e o Uruguai. Também nessa área há um centro de baixa pressão em baixos níveis e superfície, o qual se estende pelo sul do Brasil. A tendência é que esses sitemas deixem o tempo instável em SC pelo menos até segunda-feira. Há risco de chuva forte com acumulados significativos de precipitação, principalmente no centro-leste, onde pode ocorrer alagamentos e deslizamentos de terra.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.6ºC
MÁX: 24.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de céu encoberto com chuva.

MÍN: 22ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Nordeste. Rajadas de 60Km/h.

Previsão válida para o dia 01/03/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

DEFESA CIVIL EM ALERTA NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Houve deslizamento em um morro no Centro da Capital

As fortes chuvas que caem na Grande Florianópolis deixam a Defesa Civil Estadual em alerta nesta sexta-feira. Durante a tarde houve um deslizamento na Servidão Manoel Sibirino Coelho, no Morro da Queimada, no Centro da Capital, mas nenhuma casa foi atingida.

Na parte da manhã houve um alagamento em um trecho da pista marginal da BR-101, no bairro Roçado em São José, mas a situação já se normalizou. Na Praia Comprida, também em São José, os técnicos colocaram lona para tentar conter um barranco, que pode cair sobre uma casa.

Outro bairro com problema em São José é Forquilhinhas, onde um barranco ameaça desabar sobre a parede da cozinha de uma residência. A Defesa Civil foi ao local analisar situação.

A Defesa Civil recomenda que moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos fiquem atentos no caso do aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinação de tronco de árvores ou postes.

Em caso de início de alagamento é aconselhável que as pessoas providenciem a saída das residências e evitem permanecer muito tempo em contato com a água, devido à possibilidade de doenças. O telefone, no caso de emergência, é 199.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

MUITA NEBULOSIDADE EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (20h:45min) vemos bastante nebulosidade em SC, principalmente no meio-oeste, planalto norte e litoral norte. Neste momento chove em pontos isolados dessas regiões. O dia de hoje foi de muita nebulosidade no oeste e meio-oeste. No centro-leste houve sol com nebulosidade variável e chuva isolada pela manhã. A tarde as instabilidades mais carregadas alcançaram o planalto e preencheram também o litoral norte. Nas outras regiões houve também aumento de nebulosidade, mas não tão significativas como as citadas anteriormente. A máxima de hoje em Joaçaba na estação do INMET foi de 24.5ºC. Em Itapoá também na estação do INMET a máxima foi de 27.8ºC. As nuvens no oeste e meio-oeste foram provocadas por uma área de divergência dos ventos em médios níveis sobre essa região. No restante do Estado a nebulosidade é causada pela umidade marítima. A tendência é que amanhã um Vórtice Ciclônico em médios (em torno dos 5Km de altitude) e altos níveis (em torno dos 10Km de altitude) fique com centro entre a Argentina e o Uruguai, deixando sua borda (área onde há divergência dos ventos) sobre a região sul do Brasil, favorecendo o levantamento do ar sobre essa área e a consequente formação de uma baixa pressão em superfície. Com isso já a partir da madrugada de amanhã chove em praticamente todo o Estado. Mas os acumulados de precipitação significativos se darão a tarde e noite, principalmente no centro-leste. No sábado também chove forte em todo o Estado, principalmente no leste. No domingo continua chovendo no território catarinense. Mas no centro-leste a maior chance é entre a tarde e noite. Nesses três dias de chuva, os acumulados de precipitação podem ser expressivos em algumas áreas de SC. Há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e ocasional queda de granizo. A pressão atmosférica estará baixa entre amanhã e domingo, ficando perto ou um pouco abaixo dos 1000 hPa. Com essa queda de pressão os ventos ficarão com rajadas fortes de até 70Km/h na maior parte do Estado nesses próximos três dias.

MAR: O mar estará bastante agitado nos próximos dias em toda a costa catarinense, com risco de ressaca.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 27ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 22.7ºC
MÁX: 29.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira será de céu encoberto com chance de chuva e descargas elétricas já a partir da madrugada, ficando mais forte a tarde e noite. Risco de queda de granizo isolado.

MÍN: 23ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: Nordeste/norte. Rajadas fortes de até 70Km/h.

Previsão válida para o dia 29/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

MUITA NEBULOSIDADE SOBRE O ESTADO

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21:05hs) vemos muita nebulosidade sobre SC. Neste momento chove em alguns pontos do Estado. O dia de hoje foi de sol com bastante nebulosidade, principalmente no oeste, meio-oeste e litoral, onde houve chuvas isoladas. Na estação do INMET o acumulado de hoje em Indaial foi de 8.4mm, em Florianópolis foi de 9mm e em Itapoá foi de 39.8mm. A temperatura máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 24.4ºC. Essa situação do tempo no oeste e meio-oeste se dá devido a influência de um cavado em médios níveis (em torno dos 5Km de altitude) sobre o centro-norte da Argentina. Do planalto ao litoral a nebulosidade é causada pela atuação do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e da umidade proveninente da circulação dos ventos da Alta pressão em superfície, a qual está com centro no oceano Atlântico. A tendência é que a partir de amanhã a formação de um Vórtice Ciclônico (VC - Sistema de baixa pressão com circulação fechada dos ventos) em médios e altos níveis da troposfera sobre a Argentina, favoreça o levantamento do ar e estimulando o desenvolvimento de uma baixa pressão em superfície sobre SC, principalmente no oeste catarinense onde pode chover forte.No leste continua chovendo devido a umidade marítima, mas a instabilidade do VC atinge também essa região e o planalto na madrugada de sexta-feira. Nesse dia e no sábado teremos chuvas fortes e contínuas em todo o Estado, principalmente no centro-leste.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 27ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.6ºC
MÁX: 28.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será de nebulosidade variável e chuva isolada.

MÍN: 23ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: Leste/nordeste

Previsão válida para o dia 28/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

CHUVA DEIXA PREJUÍZOS EM JOINVILLE

Ônibus urbanos tiveram de mudar o trajeto porque algumas ruas estavam alagadas

A chuva que atingiu Joinville na tarde desta terça-feira isolou a zona Sul do resto da cidade. O temporal alagou as principais ruas de acesso à região, o trânsito ficou tumultuado, aulas foram suspensas e empresas liberaram funcionários. A Defesa Civil recebeu vários registros de ruas alagadas, mas ainda não há números oficiais de pessoas desabrigadas.

Os bairros mais atingidos foram Itaum, Guanabara, Fátima, Floresta e Petrópolis. Também houve registro de alagamentos nos bairros Ulysses Guimarães, Bucarein, Anita Garibaldi e Paranaguamirim. Houve alagamento nas ruas Santa Catarina (bairro Floresta), São Paulo, Monsenhor Gercino (bairro Itaum), rua Fátima (bairro Itaum), rua Florianópolis (bairro Guanabara) e Paulo Schoroeder (bairro Petrópolis).

As laterais destas principais vias foram as mais atingidas pelas águas com pontos atingindo até um metro de água.

A dificuldade no trânsito também provocou transtornos no transporte coletivo urbano. As empresas tiveram de fazer mudanças nas linhas que fazem o sentido zona Sul-Centro para evitar que os ônibus trafegassem pela ruas alagadas.

A Defesa Civil registrou 20 pontos de deslizamentos na zona Sul da cidade. O coordenador da Defesa Civil, Jonathas André Schmalz, diz que ainda há alerta para as áreas de risco devido as previsões de mais chuva durante esta semana. Ele descartou, por enquanto, a decretação de situação de emergência no município.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

BASTANTE NEBULOSIDADE SOBRE SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora ( 20:53hs) vemos bastante nebulosidade sobre SC, principalmente no litoral e no oeste. Tivemos um dia instável no litoral catarinense. Segundo o INMET, a precipitação diária de hoje em Florianópolis foi de 41.3mm, em Indaial foi de 16mm e em Itapoá foi de 18.4mm. No oeste o tempo também ficou mais nublado hoje e até com garoa em alguns pontos. A temperatura máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 27.5ºC. Essa situação do tempo no litoral assim como todo leste, foi provocada pelo ventos úmidos provenientes de um centro de alta pressão no oceano. Aliado a esse fator temos em altos níveis um pouco de divergência dos ventos e a atuação do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). No oeste a nebulosidade é causada pela pouca influência de uma baixa pressão nos países vizinhos a essa região. A tendência é que esse padrão de muita chuva no leste e pouca chuva nas demais regiões continua amanhã e quinta-feira. Entretanto a partir de sexta-feira um Vórtice Ciclônico (sistema de baixa pressão com circulação fechada dos ventos) em médios e altos níveis com centro (parte seca) sobre o nordeste da Argentina, provocará forte divergência dos ventos em altitude sobre SC, favorecendo o forte levantamento do ar da superfície. Além disso ainda teremos a atuação dos ventos úmidos do oceano. Esses fatores todos vão provocar chuva intensa na sexta-feira, sábado e domingo em todo o território catarinense. Pode ocorrer acumulados pluviométricos significativos.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 27ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.7ºC
MÁX: 27.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de nebulosidade variável, poucas aberturas de sol e chuva isolada ocasional.

MÍN: 22ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Leste/nordeste.

Previsão válida para o dia 27/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

SEGUNDA-FEIRA DE TEMPO INSTÁVEL EM PARTE DO LESTE

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (22:26hs) vemos mais nebulosidade no extremo oeste e no leste. O dia de hoje foi de tempo instável de Florianópolis ao litoral sul. Na capital, o bairro Capoeiras acumulou 26.9mm. Em São José ficou em 20mm. A temperatura máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 28ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 30.6ºC. Essa situação do tempo se dá devido a intensificação da alta pressão pós frontal no oceano, a qual provoca ventos úmidos de sudeste/leste na costa catarinense. Essa umidade mais o apoio de divergência dos ventos em altos níveis, provoca convecção no leste catarinense, resultando nas pancadas de chuva ocasionais até com trovoadas e tempo quase sempre nublado nessa região. Além disso há a colaboração do efeito orográfico, ou seja, o relevo acidentado faz com que os ventos úmidos se elevem para ultrapassar a barreira das montanhas, fazendo assim forma-se nuvens e consequentemente chuvas. No extremo oeste a nebulosidade é por conta de uma baixa pressão em superfície nos paízes vizinhos, mas que não deve provocar algo mais significativo nessa região.A tendência é que essa condição de tempo instável continue no leste por essa semana, principalmente entre hoje e quarta-feira. Nesse período o oeste, meio-oeste e planalto catarinense ficam com poucas chuvas e ar bastante seco, especialmente no oeste. Somente a partir de quinta-feira as chuvas ocorrem em todo o Estado catarinense devido ao avanço de um cavado em altos níveis pela Argentina e Uruguai, com sua borda (área onde há divergência dos ventos) sobre SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.0m a 1.3m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.3ºC
MÁX: 28.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A terça-feira será de céu encoberto, aberturas de sol e chuva isolada a qualquer hora. Risco de chuva de moderada a forte.

MÍN: 22ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Leste.

Previsão válida para o dia 26/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

domingo, 24 de fevereiro de 2008

TEMPO BOM COM MAIS NUVENS NO LESTE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (20:35hs) vemos mais nuvens baixas no leste. No restante do Estado, menos nuvens. O dia de hoje foi assim. No litoral norte, região de Joinville, ocorreu chuva isolada durante algumas horas do dia. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 29.3ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 28.6ºC. Em Itajai na estação da EPAGRI a máxima foi de 28ºC. Essa situação do tempo se dá devido a uma crista em altos níveis. No leste as nuvens baixas são formadas pelos ventos marítimos. A tendência é que a partir de amanhã a divergência em altos níveis e um cavado em médios níveis sobre o leste catarinense, associados a intensificação dos ventos úmidos de sudeste, favoreçam a presença de nebulosidade variável e pancadas de chuva a qualquer hora do dia apenas sobre esta região do Estado até pelo menos a sexta-feira. Do oeste ao centro o tempo permanece bom e com pouca chance de chuva nesse período.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.0m a 1.2m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 22.0ºC
MÁX: 31.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de sol, nebulosidade variável e chance de chuva isolada com descargas elétricas ao fim da tarde.

MÍN: 22ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 25/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

sábado, 23 de fevereiro de 2008

MAIOR QUANTIDADE DE NUVENS DO MEIO-OESTE AO LITORAL

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19:30hs) vemos mais nebulosidade do meio-oeste ao litoral, principalmente no norte. Neste momento chove isolado em alguns pontos do nordeste catarinense. O dia de hoje foi de sol com mais variação de nuvens no leste. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 26ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 31.5ºC. Essa situação do tempo se dá devido a divergência dos ventos em altitude, principalmente em áreas próximas ao PR. Além disso há a ajuda dos ventos de sudeste úmidos. Esses ventos tendem a ganhar intensidade moderada na costa catarinense a partir de segunda-feira, trazendo muita úmidade do mar, se associando aos padrões em altitude. Com isso teremos uma semana de chuva isolada com descargas elétricas em todo Estado, sendo que no leste a chuva pode ser mais intensa e a nebulosidade fica variável.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.2m a 1.7m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 23ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 23.3ºC
MÁX: 31.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo será de nebulosidade variável com chance de chuva isolada acompanhada de descargas elétricas, principalmente a tarde e a noite.

MÍN: 22ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 24/02/2008

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

MUITA NEBULOSIDADE EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (23:13hs) vemos muita nebulosidade sobre SC. Essa nebulosidade está mais carregada entre o planalto sul, Vale do Itajai e a parte oeste da grande Florianópolis. Neste momento chove em pontos dessa região. O dia de hoje foi de sol com algumas nuvens no Estado. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 30.9ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 32.7ºC. Essa situação do tempo se dá devido a associação da crista da Alta da Bolivia com o cavado em altos níveis que está sobre o oceano. Isso causa divergência dos ventos nesse nível da tropsofera sobre SC, formando nuvens carregadas. Além disso temos a entrada do Jato Subtropical no Estado, o qual deixou mais nuvens altas e médias. Essa condição continua nos próximos dias. Entretanto, a partir de segunda-feira a Alta pressão pós frontal no oceano se intensifica e causa ventos mais intensos e úmidos sobre o leste catarinense, favorecendo a condição de chuva persistente por quase toda a próxima semana. Do oeste ao centro, tempo mais seco e pancadas de chuva isoladas aos fins de tarde. Outro ponto a salientar é com relação as temperaturas mínimas e máximas, que ficarão baixas no leste nesse período.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar permaneceu no dia de hoje com ondas moderadas de sul/sudeste com altura de 2.0m a 2.2m Agora a noite elas passam a fracas com até 1.9m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.7ºC
MÁX: 32.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol com algumas nuvens e risco de pancadas de chuva com descargas elétricas entre a tarde e noite.

MÍN: 23ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 23/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

POUCA NEBULOSIDADE EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (20:45hs) vemos um pouco mais de nebulosidade do planalto ao litoral. Mas em geral o tempo apresenta-se bom no Estado. O dia de hoje foi de sol em SC. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 27.8ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 32ºC. No fim da tarde um núcleo convectivo provocou chuva e descargas elétricas em Joaçaba. Os ventos na hora do evento chegaram a 62 Km/h. Essa situação do tempo se dá devido ao forte calor, disponibilidade de vapor d'água e divergência dos ventos no meio-oeste, divisa com o PR. No restante do Estado uma crista da Alta da Bolivia impede formação de nuvens mais desenvolvidas. Por isso apenas observa-se nuvens baixas e médias. No planalto sul há nuvens altas devido ao Jato Subtropical. A tendência é que amanhã um cavado em altos níveis entre a Argentina, Uruguai e oceano, junto com a crista da Alta da Bolivia, provoque divergência dos ventos em altos níveis sobre todo o Estado de SC, fazendo o ar quente da superficie se elevar e formar nuvens carregadas. Há risco de temporais e granizo isolado amanhã e quinta-feira em SC.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas de fraca a moderada de leste/nordeste com altura de 1.7m a 2.0m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.6ºC
MÁX: 30.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Chance de pancadas de chuva com descargas elétricas. Risco de temporal e granizo isolado.

MÍN: 22ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Sudeste/nordeste.

Previsão válida para 20/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TORNADO OCORRIDO NO ÚLTIMO SÁBADO EM TUBARÃO

Segundo a METSUL meteorologia o tornado em Tubarão apresentou variações em sua velocidade. Ou seja, ora se apresentava como F0, ora como F1 e pelos danos causados poderia ter chegado a F2 onde os ventos podem alcançar de 180 a 250 Km/h. Além disso o fenômeno não ficou o tempo todo tocando o solo, mas sim houve momentos em que enfraquecia e se elevava.

Os fatos aprentados acima, são comuns em tornados. São fenômenos instáveis tanto em sua velocidade quanto em sua posição.

Agora assista abaixo um video do tornado, gravado por uma das famílias que o presenciaram.


DADOS:

-> METSUL

FOTO:


-> DIÁRIO CATARINENSE

VÍDEO:

-> DIÁRIO CATARINENSE.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

TEMPO BOM EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21:05hs) vemos apenas um pouco mais de nuvens baixas no litoral. No restante do Estado o tempo é bom e há pouquíssimas nuvens. O dia de hoje foi de sol em todo o território catarinense. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 30.4ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 31.5ºC. Essa situação do tempo se dá devido a pouca disponibilidade de vapor d'água na atmosfera devido a um ar mais seco que entrou no Estado, mesmo que ainda haja divergência dos ventos em altos níveis. A tendência é que amanhã a quantidade de vapor d'água aumente e junto com os ventos divergêntes em altos níveis da troposfera, forme núcleos convectivos isolados em algumas regiões do Estado. Pode ocorrer temporais, porém muito isolados. Na quarta-feira a presença de um cavado em altos níveis entre o Uruguai e oceano Atlantico (ventos indo para sudeste) associado aos ventos da AB - Alta da Bolívia (ventos indo para nordeste), provoque forte divergência dos ventos nesses níveis da troposfera sobre SC, favorecendo o forte levantamento do ar da superfíce e formação de nuvens carregadas. Por isso há chance de chuva e temporais em todo o Estado nesse dia. Na quinta-feira uma frente fria passa pelo litoral catarinense ajudando a deixar o tempo instável, mas apenas no leste. Esse sistema frontal tende a se deslocar para o oceano.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 1.6m a 1.8m.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.3ºC
MÁX: 31.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A terça-feira será de sol com algumas nuvens. Entre a tarde e noite há chance de chuva com descargas elétricas. Risco de temporais isolados.

MÍN: 22ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 19/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

EPAGRI-CIRAM ESTIMA QUE OS VENTOS DO TORNADO EM TUBARÃO CHEGARAM A APROXIMADAMENTE 120 KM/H


Paulo R. Hames - O tornado que se formou em Tubarão na noite de sábado (16/02) provocou vários estragos, como algumas árvores retorcidas e 10 arrancadas, casas destruídas, uma mulher ferida pela porta de sua casa que foi arrancada pelo vento, entre outros.

Segundo a EPAGRI-CIRAM, a estimativa de vento do fenômeno foi de aproximadamente 120 Km/h, classificando o tornado como F1, numa escala que vai de F0 a F5. Veja abaixo um dos vários vídeos do tornado registrado em Tubarão, bairro Lageado.



Vale ressaltar que o tornado é um fenômeno localizado, ou seja, em escala pequena. Por isso apenas por onde o funil de vento passa é que ocorre a maior destruição.

DADOS:

-> DIÁRIO CATARINENSE
-> EPAGRI-CIRAM

FOTO:

->EPAGRI-CIRAM

VÍDEO:

-> CINEGRAFISTA AMADOR, DIMAS RODRIGUES.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

DEPOIS DOS TEMPORAIS ISOLADOS, O CÉU ESTÁ MENOS CARREGADO EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21:25hs) vemos mais nuvens no meio-oeste, planalto norte e grande Florianópolis. No entanto não estão tão carregadas quanto hoje a tarde, quando tivemos vários temporais pelo Estado. Houve formação de núcleos convectivos na divisa com o PR, sul do Estado e grande Florianópolis. Esse último provocou temporais pela região, como em Florianópolis, onde os ventos na estação particular de Capoeiras na hora do temporal chegaram a 41.8 Km/h. Veja abaixo a foto tirada pela estação particular de Capoeiras logo perto de chover:

Esse mesmo núcleo avançou e provocou temporais com queda de granizo na região de Brusque. As temperaturas se manteram elevadas no dia de hoje. A máxima hoje em Joaçaba na estação do INMET foi de 30.8ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 31.6ºC. Essa situação do tempo se dá devido ao centro de um cavado em altos níveis no oceano próximo a costa catarinense. Sua borda oeste está sobre SC gerando forte divergência dos ventos em altos níveis (em torno dos 10Km de altitude) da troposfera, fazendo o ar quente e úmido da superfície se elevar a formar nuvens carregadas. A tendência é que esse padrão de tempo continue nos próximos dias. Por isso espera-se os temporais isolados em todo o Estado, especialmente nos fins de tarde.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.5m a 1.7m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.6ºC
MÁX: 33.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A segunda-feira será de sol com algumas nuvens e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas no fim da tarde.

MÍN: 20ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para 18/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

TORNADO DEIXA UM FERIDO NO LITORAL DE SANTA CATARINA

A passagem de um tornado deixou uma pessoa ferida na tarde deste sábado, na cidade de Tubarão, no litoral de Santa Catarina. O bairro mais atingido foi o de Lajeado, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Duas casas tiveram os telhados arrancados.

O tornado atingiu a cidade por volta das 18h. Mais de 10 árvores foram arrancadas do chão, segundo os Bombeiros e houve várias quedas de galhos.

No bairro de Lajeado, a porta de uma residência foi arrancada pela força do vento e atingiu a perna de uma moradora, que teve ferimentos leves.


FONTE: TERRA

sábado, 16 de fevereiro de 2008

CAVADO NO OCEANO FAVORECE INSTABILIDADES EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21:40hs) vemos núcleos convectivos em SC. Há um no meio-oeste, outro abrangendo o Vale do Itajai, planalto norte e litoral norte e outro no litoral sul. Neste momento chove com descargas elétricas em pontos desses núcleos. O dia de hoje foi de sol com nebulosidade variável em SC. O sol apareceu mais foi no oeste. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 27.2ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 30.7ºC. Essa situação do tempo se dá devido ao centro (parte sem nuvens) de um cavado no oceano próximo a costa catarinense. A borda oeste desse sistema gera divergência dos ventos em altos níveis sobre o Estado. Esse padrão favorece o levantamento do ar quente da superfície e consequentemente a formação dos núcleos convectivos. A tendência é que esse padrão de divergência dos ventos em altos níveis continue nos próximos dias. Assim espera-se temporais isolados no Estado, principalmente entre a tarde e noite.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 1.4m a 1.8m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 24ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 24.1ºC
MÁX: 31.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo será de sol, nebulosidade variável e chance de chuva isolada com descargas elétricas, principalmente entre a tarde e noite. Risco de temporais.

MÍN: 22ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Nordeste/norte

Previsão válida para o dia 17/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

LAGES DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito de Lages Renato Nunes de Oliveira anunciou na manhã deste sábado que vai decretar situação de emergência nas próximas horas devido a forte chuva que atingiu o município na noite de sexta-feira. Houve alagamentos em diversos pontos do município.

Cerca de 300 servidores da prefeitura estão mobilizados no atendimento à população. Oliveira determinou a convocação emergencial dos aprovados no concurso realizado no fim de 2007 pela prefeitura. Uma força-tarefa foi montada para localizar os novos funcionários.

O temporal não resultou em mortes ou desabrigados, segundo informou a coordenadora da Defesa Civil do município, Marina Nassif, na manhã deste sábado. Ela disse que a cidade enfrenta problemas com entupimento de bocas de lobo, devido à falta conscientização da população com relação ao armazenamento correto do lixo.

Desde o início da manhã, quando a água baixou e parou de chover, moradores dos bairros mais atingidos, como Passo Fundo, voltam para casa para tirar a lama de dentro dos cômodos. Muitos passaram a noite na casa de parentes.

A chuva iniciou por volta das 19h30min e, até a meia-noite, não havia parado um minuto sequer. Várias ruas do Centro ficaram alagadas, o que tornou o trânsito caótico. O Rio Carahá, que corta a cidade, transbordou, e a Avenida Belizário Ramos, que o margeia, ficou coberta de água em praticamente toda a sua extensão, de pouco mais de cinco quilômetros. Carros e até ônibus estragaram na tentativa de trafegar pela via.

Os moradores atingidos não tinham coragem de deixar suas casas, e alguns se desesperavam ao ver o nível da água aumentando rapidamente.

No Bairro Passo Fundo, muitos tiveram que abandonar temporariamente as suas residências e, quando voltaram, foram surpreendidos pelo furto de móveis e eletrodomésticos.

Foram registrados alagamentos em ruas e casas também nos bairros Centenário, Copacabana, Coral, Habitação, Morro Grande, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, São Cristóvão, São Miguel, Várzea, Vila Nova e Universitário.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

LAGES É ATINGIDA POR TEMPORAL

A cidade de Lages, na Serra Catarinense, foi atingida por um forte temporal na noite desta sexta-feira. Pelo menos 60 casas foram inundadas em aproximadamente 15 bairros. Até o início da madrugada, não havia registros de feridos ou solicitações de alojamento, mas a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar recebiam pedidos de socorro a todo instante.

A chuva iniciou por volta das 19h30min e, até a meia-noite, não havia parado um minuto sequer. Várias ruas do Centro ficaram alagadas, o que tornou o trânsito caótico. O Rio Carahá, que corta a cidade, transbordou, e a Avenida Belizário Ramos, que o margeia, ficou coberta de água em praticamente toda a sua extensão, de pouco mais de cinco quilômetros.

Carros e até ônibus estragaram na tentativa de trafegar pela via. Os moradores atingidos não tinham coragem de deixar suas casas, e alguns se desesperavam ao ver o nível da água aumentando rapidamente. A situação mais grave foi verificada no Bairro Passo Fundo, onde muitos tiveram que abandonar temporariamente as suas residências e, quando voltaram, foram surpreendidos pelo furto de móveis e eletrodomésticos.

Foram registrados alagamentos em ruas e casas também nos bairros Centenário, Copacabana, Coral, Habitação, Morro Grande, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, São Cristóvão, São Miguel, Várzea, Vila Nova e Universitário.

No Sagrado Coração de Jesus, a estudante Diomay Helen Furtado Claudino, 16 anos, fazia de tudo para levantar rapidamente os móveis da casa, invadida pela água em aproximadamente 1,5 metro de altura. O pai dela chegou a utilizar uma canoa para tentar salvar alguns bens e oferecer ajuda aos vizinhos.

— Mesmo com todo o esforço, certamente alguns móveis serão danificados, como balcão, guarda-roupas e armário, que não conseguimos levantar e foram atingidos pela água — dizia Diomay, lembrando que há mais de cinco anos não presenciava uma chuva tão forte em Lages.

A Defesa Civil ficará de prontidão durante a madrugada no batalhão do Corpo de Bombeiros, e disponibiliza o Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic) do Bairro Guarujá para receber pessoas que eventualmente fiquem desabrigadas.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

NÚCLEOS CONVECTIVOS EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21:30hs) vemos dois núcleos convectivos em SC. Um no planalto norte e outro abrangendo o planalto sul, a parte norte do litoral sul e a parte sul da grande Florianópolis. Ambos os núcleos estão se unindo. Neste momento chove com descargas elétricas em pontos desses núcleos. O dia de hoje foi de sol com mais nuvens no nordeste catarinense. No decorrer da manhã o sol apareceu entre poucas nuvens também nessa região. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 31ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 30ºC. Ao longo da tarde os núcleos foram se desenvolvendo, inclusive no oeste. Essa situação do tempo se dá devido ao deslocamento do centro do cavado em altos níveis (em torno dos 10Km de altitude) para o oceano próximo a costa. Assim a borda oeste dele ficou sobre SC gerando divergência dos ventos em altos níveis da troposfera, fazendo o ar quente e úmido da superfície se elevar e formar nuvens carregadas. A tendência é que continue a condição de temporais isolados nos fins de tarde dos próximos dias em todo o território catarinense.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar passou o dia com ondas moderadas de leste com altura de 2.0m a 2.1m. Agora a noite elas passam a fracas com 1.9m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 23ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 23.2ºC
MÁX: 31.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol. No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta e há chance de temporais isolados.

MÍN: 23ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Nordeste/leste.

Previsão válida para o dia 16/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

NEBULOSIDADE CARREGADA NO EXTREMO NORDESTE CATARINENSE

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21:25hs) vemos muita nebulosidade baixa no leste de SC. No extremo nordeste catarinense a nebulosidade é mais carregada e ocorre chuva com descargas elétricas neste momento. No restante do Estado há poucas nuvens. O dia de hoje foi de sol em todo o Estado. A tarde a nebulosidade aumentou no leste (nuvens baixas), mas no máximo provocaram chuviscos isolados. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 30.1ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 32.4ºC. Esssa situação do tempo no extremo nordeste catarinense se dá devido a borda do cavado que está sobre SC. Essa borda só abrange o nordeste catarinense, por isso se tem divergência nessa área e formação de nuvens convectivas.As nuvens baixas no leste são provocadas apenas pela umidade marítima. A tendência é que amanhã as condições de chuvas isoladas com descargas elétricas, típicas de verão, aumentem em todo o Estado devido ao deslocamento do centro do cavado para o oceano, deixando uma área de divergência dos ventos em altos níveis sobre o território catarinense. Esse fator mais o aquecimento diurno, pode formar nuvens convectivas em pontos isolados ao longo da tarde, resultando nas famosas de chuvas de verão. Essa condição de amanhã, permanece nos próximos dias. Não há indicativo de chegada de alguma frente fria.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar ficou durante o dia com ondas fracas de sudeste a nordeste com altura de 1.3m a 1.9m. Agora a noite as ondas passam a moderadas de leste com altura de 2.0m.

AVISO: As ondas ficam moderadas de leste durante o dia de amanhã, com altura de até 2.1m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 22.0ºC
MÁX: 32.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira será de sol com algumas nuvens. Chance de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas no fim da tarde.

MÍN: 22ºC
MÁX: 32ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 15/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> REDEMET

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

TEMPO FIRME NA MAIOR PARTE DE SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (22:05hs) vemos a maior parte de SC com poucas nuvens. Apenas de Florianópolis ao litoral norte há um pouco mais de nebulosidade baixa. Tivemos uma madrugada mais fria com relação as anteriores no Estado. A mínima em São Joaquim na estação da CLIMATERRA foi de 12.4ºC. Em Joaçaba na estação do INMET a mínima foi de 13.1ºC. O dia de hoje foi de sol com algumas nuvens em todas as regiões. O frio, sentido no planalto e serra, não foi tão marcante no leste em função da nebulosidade na madrugada, o que fez o calor diurno se manter preso sobre a superfície. Tanto é que em Indaial na estação do INMET a mínima foi de 20.5ºC e a máxima atingiu os 33.1ºC. Essa situação do tempo se dá devido a entrada de uma massa de ar seco e um pouco mais frio e também o centro (parte seca) de um cavado em altos níveis sobre SC. No litoral há mais nuvens baixas em função da umidade dos ventos do ciclone extratropical, cujo sistema está no oceano próximo da costa sul gaúcha. A tendência é que amanhã teremos sol e calor em todo o Estado devido a uma massa de ar seco, a permanência do centro do cavado em altos níveis sobre o Estado e o afastamento do ciclone extratropical para o alto mar.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de sul/sudeste com altura de 1.3m a 1.4m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 23ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 23.0ºC
MÁX: 33.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será de sol com algumas nuvens.

MÍN: 23ºC
MÁX: 29ºC
VENTO: Sudeste passando a nordeste.

Previsão válida para o dia 14/02/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> CLIMATEMPO

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

TEMPO BOM COM MAIS NUVENS NO NORDESTE CATARINENSE.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (22:15hs) vemos mais nebulosidade na grande Florianópolis, Vale do Itajai e litoral norte de SC. Nas outras regiões há poucas nuvens. O dia de hoje foi de mais nuvens no leste, principalmente litoral norte. Inclusive houve pancadas de chuva com trovoadas em Joinville por volta das 14:00hs. Nas outras regiões fez sol e calor. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 26.7ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 30ºC. Essa situação do tempo no leste se dá devido a um Vórtice Ciclônico (sistema de baixa pressão com circulação fechada dos ventos) em médios e altos níveis da troposfera com centro entre o Uruguai e RS, associado a uma frente estacionária. Essa situação torna favorável a condição de chuva. A tendência é que a partir de amanhã uma massa de ar seco associada ao centro de um cavado em altos níveis sobre SC, propicie tempo bom em todo o Estado. Bastante calor. E permanece com esse quadro até pelo menos o final de semana.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sul com altura de 0.7m a 1.2m.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.6ºC
MÁX: 30.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de sol com algumas nuvens.

MÍN: 20ºC
MÁX: 32ºC
VENTO: Oeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 13/02/2008.

FONTES DS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> CLIMATEMPO

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

MUITAS NUVENS EM SC



ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:


Na imagem de satélite de agora (22:10hs) vemos muitas nuvens em SC,mais carregadas na grande Florianópolis, Vale do Itajai e litoral norte. O dia foi assim também. A máxima em Joaçaba na estação do INMET foi de 24ºC. Em Indaial também na estação do INMET a máxima foi de 29.6ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um sistema frontal com um ramo estacionário no sul de SC, associado a um cavado em médios e altos níveis da troposfera. A tendência é que nas próximas horas um Vórtice Ciclônico (sistema de baixa pressão com circulação fechada dos ventos) em médios (sobre o RS) e altos níveis (sobre a costa do Uruguai) forme uma sistema de baixa pressão em baixos níveis e superfície sobre o litoral sul de SC e litoral gaúcho. Esse fator provocará chuva em todo o centro-leste catarinense, porém principalmente no litoral sul onde pode haver acumulados significativos de precipitação. O vento também estará forte no litoral.A partir de quarta-feira o tempo mais seco volta a predominar em SC devido a uma massa de ar seco e ao centro (parte seca) do cavado em altos níveis citado anteriormente.

ESTADO DO MAR HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

O mar está com ondas fracas de leste/sudeste com altura de 0.8m a 1.0m.

AVISO: As ondas passam a moderadas com 2.2m na quinta-feira



MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:


-> AEROPORTO:

MÍN: 22ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.9ºC
MÁX: 28.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A terça-feira será de nebulosidade variável e chuva isolada com descargas elétricas.

MÍN: 21ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Noroeste/sudeste. (Rajadas de 65Km/h)

Previsão válida para o dia 12/02/2008.

FONTES DOS DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET