Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 30 de abril de 2008

MADRUGADA FOI GELADA EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:30min) vemos poucas nuvens em SC, sendo em sua maioria nuvens altas (cirrus) e concentradas no norte do Estado, provocadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera). A madrugada foi gelada. Segundo o INMET, a mínima foi de -2.2ºC em São Joaquim, -1.0ºC em Urubici, 0.5ºC em Curitibanos, 2.2ºC em Joaçaba, 2.3ºC em Caçador, 2.6ºC em Xanxerê e 4.0ºC em São Miguel D'Oeste. Em São Joaquim no distrito do Cruzeiro foi registrado -3.5ºC. Houve formação de geada nos pontos mais altos do Estado. Como previsto, no decorrer da madrugada as nuvens foram saindo e o tempo foi melhorando. Durante o dia o sol apareceu entre poucas nuvens.

Essa situação do tempo se dá devido a uma intensa massa de ar polar que atua sobre o Estado. Esse sistema deve manter a próxima madrugada bastante fria, chegando a marcar valores negativos de temperatura como a madrugada anterior. Pode ocorrer geada novamente.

A tendência é que a quinta-feira seja de sol em SC. Um Vórtice Ciclônico em médios e altos níveis da troposfera deve se aproximar do Estado catarinense pela Argentina. Por isso a partir da tarde pode chover com descargas elétricas do oeste ao planalto serrano. Da grande Florianópolis ao litoral norte a chuva chega no período noturno. Já no sul só ocorre apenas aumento de nebulosidade. O VC junto com os ventos úmidos do mar, deve manter a sexta-feira chuvosa em SC. Pode haver acumulados significativos de precipitação no litoral e sul. Do oeste ao norte o tempo melhora no decorrer do dia. O sábado será chuvoso no meio-oeste, vale do Itajai, grande Florianópolis e sul. Os ventos estarão intensos nesse dia, chegando aos 100Km/h no litoral sul. Nas outras regiões o sol aparece com nebulosidade variável. O domingo será de sol no Estado, com mais nuvens no nordeste. O ínicio da próxima semana será marcado por reforço de ar frio, trazendo novas condições de geada.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

AEROPORTO:

MÍN: 13ºC
MÁX: 21ºC

ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 11.0ºC
MÁX: 21.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com aumento de nuvens e chuva a partir da noite.

MÍN: 13ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Sudeste/nordeste.

Previsão válida para o dia 01/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

terça-feira, 29 de abril de 2008

MASSA DE AR POLAR COMEÇA A ENTRAR EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:30min) vemos apenas nebulosidade baixa cobrindo SC. Neste momento chove fraco em alguns pontos do leste catarinense. O dia de hoje foi novamente chuvoso no Estado. Segundo o INMET, o acumulado desde a meia-noite é de 71.6mm em São Miguel d'Oeste, 16mm em Curitibanos e 13.4mm em Indaial. O vento do quadrante sul apresentou e ainda apresenta rajadas intensas. No INMET, registrou-se velocidade de 49.6Km/h em Florianópolis e 43.5Km/h em São Miguel d'Oeste. De acordo com a EPAGRI-CIRAM, as rajadas chegaram a 72Km/h em São José. Essa situação do tempo se dá devido a influência da frente fria, do cavado (baixa pressão alongada), do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), da divergência dos ventos em altos níveis da troposfera e do Jato de Baixos Níveis - JBN (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia). Ao longo do dia, a divergência dos ventos em altos níveis diminuiu e o JBN parou de atuar sobre SC. Isso acontece devido a uma intensa massa de ar polar que começa a entrar no território catarinense. A tendência é que esse sistema estabilize o tempo e decline as temperaturas que na próxima madrugada podem chegar a -1ºC em São Joaquim. Pode haver formação de geada nas áreas mais altas do Estado. Na quinta-feira a chuva retorna a SC a partir da noite, se estendendo por todo o dia de sexta-feira. No sábado chove apenas no leste catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC (está se dando agora a noite)
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.8ºC (está se dando agora a noite)
MÁX: 21.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 12ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Sudoeste/sul. Rajadas de 70Km/h.

Previsão válida para o dia 30/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

segunda-feira, 28 de abril de 2008

GRANIZO ATINGE 60% DAS CASAS DE CELSO RAMOS

O município de Celso Ramos, no Planalto Serrano, decretou situação de emergência na tarde desta segunda-feira. Sete minutos de granizo foram suficientes para devastar o município, de três mil habitantes.

Segundo o prefeito, José Alciomar de Matia, uma avaliação preliminar verificou que aproximadamente 60% das casas foram atingidas e tiveram telhas quebradas. Matia acredita que mais de quatro mil telhas de amianto serão necessárias para repor os prejuízos nas casas:

— Nos locais em que pegou mais, não sobrou nenhuma telha.

O granizo começou por volta de 15h30min. Funcionários das secretarias de Obras e da Cidade ajudam os moradores com a distribuição de lonas, mas a chuva incessante atrapalha o trabalho.

Os 150 alunos da escola municipal Rafaela Pizatti Supp, que fica no centro, foram para casa, já que o colégio foi atingido e as salas ficaram molhadas. A mesma situação ocorreu na escola estadual José Cesário Brasil. As aulas serão suspensas também nesta terça-feira.

A Casa do Idoso e a casa onde as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) são atendidas estão destelhadas. A prefeitura ainda estuda a necessidade de abrigar famílias que tiveram as casas mais atingidas, porém elas não poderão ser acolhidas no ginásio de esportes, que também está alagado.

O município está sem luz, mas a Celesc não tem informações precisas do que causou a falta da energia elétrica.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

INTENSOS TEMPORAIS EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:30min) vemos nuvens carregadas cobrindo todo o Estado de SC. Na figura abaixo vemos a imagem realçada do satélite GOES, onde podemos notar que o topo das nuvens chegam a apresentar temperaturas de -60ºC (azul escuro).

Abaixo vemos a imagem do radar do Simepar, referente ao fim da tarde de hoje. Os pontos de verde claro e amarelo são onde chove moderado e os de cor vermelha são onde chove forte.

O dia de hoje foi instável com intensos temporais no Estado. A chuva já começou pela manhã. Segundo o INMET, o acumulado desde a meia noite de hoje já é de 80.4mm em Urubici, 37mm em São Joaquim, 35.8mm em Florianópolis, 32.6mm em Curitibanos, 17.4mm em Caçador e 15.6mm em Joaçaba. As rajadas de vento como previsto, ficaram intensas hoje. No INMET, foi registrado 104.4Km/h em Urubici e 66.9Km/h em Joaçaba. Segundo a EPAGRI-CIRAM, houve registro de granizo em Campos Novo, Celso Ramos e São Joaquim. Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), forte divergência dos ventos em altos níveis, um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera e a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia). A tendência é que a intensa frente fria chegue na próxima madrugada, organizando a nebulosidade e mantendo a terça-feira chuvosa em SC. Em alguns lugares pode chover forte com acumulados significativos. Na quarta-feira uma massa de ar frio entra no Estado, estabilizando o tempo e trazendo bastante frio. Apenas no norte catarinense ainda chove fraco no início do dia. A partir de quinta-feira a chuva retorna a SC em função de um Vórtice Ciclônico.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.5ºC
MÁX: 21.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Céu encoberto com chuva e descargas elétricas.

MÍN: 20ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Noroeste passando a sul no decorrer do dia. Rajadas de até 65Km/h.

Previsão válida para o dia 29/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE

-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET
-> SIMEPAR

domingo, 27 de abril de 2008

NEBULOSIDADE NO NORTE, VALE DO ITAJAI E GRANDE FLORIANÓPOLIS

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h05min) vemos nebulosidade sobre o planalto norte, litoral norte, Vale do Itajai e grande Florianópolis. Durante o dia tivemos nebulosidade e chuva no centro-norte catarinense. Com relação as temperaturas, segundo o INMET, tivemos mínima de 9.5ºC em São Joaquim e máxima de 27.3ºC em Indaial. Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), divergência dos ventos em altos níveis, um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera e a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia). Esses sistemas criam condição para chuva e tempestades sobre o Estado. Amanhã uma frente fria começa a entrar em SC se associando aos sistemas já presentes e organizando a nebulosidade. Com isso a segunda-feira deve ser de sol, muitas nuvens e com risco de temporais no fim do dia e noite em todas as regiões catarinenses. Risco de granizo e ventos fortes. Na terça-feira a frente fria mantêm o tempo fechado e chuvoso em SC, com risco de temporais, granizo e ventos fortes.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 27ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.3ºC
MÁX: 28.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com aumento de nuvens e chuva com descargas elétricas entre a tarde e noite. Risco de temporais e queda de granizo isolado.

MÍN: 20ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 28/04/2008

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

sexta-feira, 25 de abril de 2008

NEBULOSIDADE EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:40min) vemos nebulosidade do oeste ao sul de SC. O dia de hoje foi de sol no Estado. Com o tempo seco, houve bastante amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) em algumas regiões. Em Itapoá por exemplo, a mínima foi de 13.2ºC e a máxima foi de 29.2ºC. Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical. No oeste e meio-oeste as nuvens estão mais carregadas devido a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), um cavado em médios níveis e forte divergência dos ventos em altos níveis sobre esta região. A tendência é que amanhã esses sistemas estendam sua área de atuação, provocando temporais no fim do dia e noite em todo o Estado. No domingo permanece a condição de temporais. Na segunda e terça-feira uma frente fria se desloca por SC organizando as instabilidades e deixando o tempo instável, com risco de temporais e granizo isolado. No decorrer da quarta-feira uma massa de ar polar entra no território catarinense derrubando as temperaturas e trazendo condições de geada nas áreas mais altas do Estado nos dias 01 e 02 de maio.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 16ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.1ºC
MÁX: 30.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens. Entre a tarde e noite há chance de temporais isolados.

MÍN: 16ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 26/04/2008

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> CLIMATERA
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET

sexta-feira, 18 de abril de 2008

NEBULOSIDADE DO OESTE AO PLANALTO

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21h:03min) vemos mais nebulosidade do oeste ao planalto. Nas outras regiões há poucas nuvens. Em virtude da diminuição da nebulosidade e a entrada de mais um pouco de ar frio, a madrugada foi levemente mais fria em relação as duas últimas no Estado. Em São Joaquim, segundo o INMET, a mínima foi de 8.2ºC. Durante o dia o sol apareceu e até fez um pouco de calor, registrando 26.4ºC em Indaial, segundo o INMET. Essa situação do tempo se dá devido ao deslocamento do cavado mais para nordeste, deslocando as áreas de chuva para as regiões de SC que fazem divisa com o PR. A tendência é que amanhã o sol aparece em todas as regiões. Há chance de pancadas de chuva isoladas com descargas elétricas no fim do dia no oeste e meio-oeste.No domingo um outro cavado em altos níveis se aproxima da região sul do Brasil, o qual aliado com um Vórtice Ciclônico em médios níveis sobre o Paraguai, deixará o dia chuvoso no norte catarinense e com pancadas de chuva no fim do dia no oeste e meio-oeste. Na segunda-feira o cavado em altos níveis define-se como um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), ficando com centro no RS. Nesse dia teremos pancadas de chuva apenas no fim da tarde no oeste e meio-oeste. Já do planalto ao litoral a segunda-feira será toda chuvosa. A terça-feira também será chuvosa do planalto ao litoral. No oeste e meio-oeste só chove no início do dia.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 16ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.6ºC
MÁX: 26.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com aumento de nuvens a partir da tarde.

MÍN: 15ºC
MÁX: 26ºC
VENTO: Sudeste/nordeste.

Previsão válida para o dia 19/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

quarta-feira, 16 de abril de 2008

CHUVA EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h55min) vemos nebulosidade baixa em SC, principalmente de Florianópolis ao litoral norte. Chove em alguns pontos neste momento. Houve chuva durante hoje em algumas áreas do Estado. Segundo o INMET, a acumulado desde a meia-noite foi de 39.6mm em Florianópolis, 21.4mm em Urubici, 15.8mm em São Miguel d'Oeste, 13.6mm em Xanxerê e 10.2mm em Indaial. A madrugada foi fria, mas não comparado a anterior. Em Urubici a mínima foi de 5.9ºC. Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis, divergência dos ventos em altos níveis e a atuação do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). Além disso há a umidade marítima transportada pelos ventos da massa de ar polar que está com centro no oceano. A tendência é que esse tempo instável continue até amanhã em SC.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.4ºC
MÁX: 19.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva.

MÍN: 20ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Nordeste/sul

Previsão válida para o dia 17/04/2008.

FONTE DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

terça-feira, 15 de abril de 2008

MADRUGADA FOI FRIA EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (21h:25min) vemos nebulosidade baixa em SC, principalmente no oeste, meio-oeste e sul. Tivemos a madrugada mais fria do ano. Segundo o INMET, a mínima foi de -2.6ºC em Urupema, -0.6ºC em Urubici, -0.5ºC em São Joaquim, 1.4ºC em Caçador, 2.2ºC em Curitibanos, 2.6ºC em Joaçaba, 4.8ºC em Xanxerê, 5.5ºC em São Miguel d'Oeste e 12.8ºC em Florianópolis. Houve ocorrência de geada forte em São Joaquim,Campos Novos, Lages e Ponte Serrada. Durante a tarde as temperaturas não se elevaram muito, ficando com máxima de 18.5ºC em São Miguel d'Oeste. Essa situação do tempo se dá devido a uma intensa massa de ar frio, a qual entrou ontem e ainda prodomina sobre o sul do Brasil. A tendência é que amanhã um cavado em médios níveis aliado a forte divergência dos ventos em altos níveis da troposfera e a umidade marítima, favoreçam a ocorrência de chuva em SC amanhã, especialmente no leste onde a chuva pode ser forte. O tempo só melhora na noite de quinta-feira.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS :

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.4ºC
MÁX: 23.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável e chuva isolada.

MÍN: 16ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Nordeste/sudeste.

Previsão válida apara o dia 16/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

domingo, 13 de abril de 2008

FRENTE FRIA ENTRANDO EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora ( 19h:35min) vemos o Estado coberto por nebulosidade bastante carregada. Neste momento, segundo o INMET, chove em São Joaquim, São Miguel d'Oeste, Curitibanos e Joaçaba. O dia de hoje foi de chuva e temporais em algumas localidades. Houve também ventos fortes entre o fim da manhã e início da tarde. Veja na tabela abaixo, extraída do site da EPAGRI-CIRAM:

Município / Estado

Hora local

Rajada Máxima de vento (km/h) e
direção do vento

Siderópolis (SC)

13h

111,13 / W (oeste)

Urussanga (SC)

17h

63,1 / W (oeste)

Celso Ramos (SC)

16h

119,59 /SE (sudeste)

São Joaquim (SC)

15h

99,0 / NW (noroeste)

Urubici (SC)

15h

178,92 / NW (noroeste)


As temperaturas pouco se elevaram em função da nebulosidade. A máxima em Indaial foi de 23.3ºC. Essa situação do tempo se dá devido a uma frente fria associada a cavados em médios e altos níveis da troposfera e também a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) em SC. A tendência é que a frente fria se desloque pelo Estado e chegue até o norte catarinense no decorrer da madrugada. Com isso a previsão é de chuva com descargas elétricas em todo o Estado até amanhã pela manhã. No decorrer da tarde dessa segunda-feira uma intensa massa de ar frio e seco começa a ingressar no território catarinense. Na madrugada de terça-feira o frio tomará conta do Estado. Inclusive pode ocorrer geada nas áreas mais altas do planalto.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.2ºC
MÁX: 25.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Chuva com descargas elétricas na madrugada e manhã. No decorrer da tarde a nebulosidade vai enfraquecendo e o frio já começa a ser sentido.

MÍN: 18ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Sul/sudeste. Rajadas de 65Km/h.

Previsão válida para o dia 14/04/2008

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

SERRA DO RIO DO RASTRO FOI LIBERADA

A rodovia SC-438 foi liberada às 17h10min, depois de duas horas de trabalho da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Bombeiros e Celesc.

No Km 131, próximo ao mirante da Serra do Rio do Rastro, meia pista ainda está fechada. O trecho só deve ser liberado amanhã pela manhã.

Um forte vendaval derrubou árvores, fios e postes no meio da rodovia e provocou a interdição das pistas entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, no ínicio da tarde deste domingo. O vento também destelhou casas na região.

No momento, o movimento na rodovia é baixo e o trânsito flui normalmente.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

CAÇADOR, NO MEIO-OESTE, DEVE DECRETAR EMERGÊNCIA DEVIDO A CHUVA DE GRANIZO QUE CAIU NO MUNICÍPIO

Mais de 130 casas ficaram destelhadas

O município de Caçador, no Meio-Oeste, deve decretar situação de emergência nesta segunda-feira. Mas não por conta da estiagem, como fizeram outras 41 cidades da região. E sim pela chuva de granizo que caiu na sexta-feira e destelhou 132 casas do interior.

De acordo com os moradores, a chuva não durou 10 minutos. Mas o tamanho das pedras impressionou.

— Algumas tinham o tamanho de um ovo de galinha — relatou o presidente da Defesa Civil Municipal, Sérgio Bisotto.

A principal região atingida foi o assentamento Hermínio Gonçalves. Apesar da dificuldade de acesso, devido ao barro nas estradas, a Defesa Civil conseguiu atender as famílias com a distribuição de lonas.

— Distribuímos o suficiente para cobrir em torno de 50% das residências para que tivessem onde dormir — explicou Bisotto.

Mesmo assim, a maioria das famílias molhou móveis e roupas. No sábado, a Secretaria de Bem Estar Social conseguiu cinco mil peças de roupa numa campanha de doação com a comunidade, que foram distribuídas para as famílias atingidas.

Cerca de 10 famílias já tinham recuperado os telhados até a tarde deste domingo. Mas a maioria das famílias atingidas é de pequenos agricultores, que tem baixa renda. Por este motivo o município deve decretar emergência, com o objetivo de buscar recursos estaduais.

A Defesa Civil deve iniciar nesta segunda um levantamento das perdas nas lavouras. Há perdas em hortifrutigranjeiros, milho e feijão. Até tomates que já estavam em caixas para comercialização foram destruídos.

A Defesa Civil do Estado informou que Canoinhas também deve decretar emergência devido a chuva de granizo, que destruiu o telhado de cerca e 100 casas. Não houve desabrigados. Em Campos Novos também houve destelhamento, mas de apenas 12 casas.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

terça-feira, 8 de abril de 2008

TERÇA-FEIRA DE SOL E TEMPO SECO EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:15min) vemos poucas nuvens em SC. Devido a essa quase ausência de nuvens, tivemos mais uma madrugada fria em algumas regiões do Estado. Chegou até a fazer um pouco mais de frio com relação a madrugada anterior. No INMET, registrou-se mínima de 10.1ºC em Caçador. Durante o dia as temperaturas se elevaram, chegando aos 31.6ºC em Indaial e 30.9ºC em São Miguel d'Oeste, segundo o INMET. Essa situação do tempo se dá devido a um sistema de alta pressão, o qual mantêm uma massa de ar seco sobre SC. A tendência é que a quarta-feira continue com tempo seco no Estado. A partir de quinta-feira o aumento da convergência de umidade em superfície e também da divergência dos ventos em altitude pode provocar chuva com descargas elétricas no fim desse dia no leste catarinense. Na sexta-feira a convergência de umidade em superfície, cavados em médios e altos níveis e a aproximação de uma frente fria podem provocar chuvas com descargas elétricas no fim do dia em todo o Estado. No sábado a frente fria chega na divisa do RS com SC. Nesse dia há indicativos de temporais no fim da tarde em todo o Estado. Pode haver chuva significativa em alguns pontos. No domingo o sistema frontal mantêm a nebulosidade e chuva sobre SC. Na segunda-feira uma intensa massa de ar polar entra no território catarinense estabilizando o tempo e causando queda brusca de temperatura.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 30ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.9ºC
MÁX: 30.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com poucas nuvens.

MÍN: 20ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Nordeste.

Previsão válida para o dia 09/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

segunda-feira, 7 de abril de 2008

POUCAS NUVENS EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:15min) vemos poucas nuvens em SC. Tivemos uma madrugada menos fria com relação a última. No INMET foi registrado mínima 12.4ºC em Caçador. Durante o dia as temperaturas apresentaram uma maior elevação, chegando aos 30.6ºC em Indaial na estação do INMET. Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco. Ainda percebe-se a presença do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), o qual provoca as nuvens altas. A frente fria prevista para hoje, se deslocou para o alto mar na altura do Uruguai, deixando um ramo estacionário sobre o litoral norte da Argentina. Em virtude disso, a chance de chuva se anulou. A tendência é que os próximos dias sejam de sol e tempo firme em todo o Estado. Entre o sábado e o domingo uma frente fria chega a SC, trazendo chuva significativa para todo o terriório catarinense. Atrás dela há uma intensa massa de ar polar, a qual deve atingir o Estado, declinando as temperaturas.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 29ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.6ºC
MÁX: 30.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens. Chance de nevoeiro no início do dia.

MÍN: 20ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Norte/noroeste.

Previsão válida para o dia 08/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA
-> REDEMET
-> INMET

domingo, 6 de abril de 2008

TEMPO SECO EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de agora (18h:45min) vemos poucas nuvens em Santa Catarina, sendo em sua maioria nuvens altas. O dia de hoje foi semelhante ao quadro apresentado agora. Tivemos mais uma madrugada fria. Segundo o INMET a mínima chegou a 11.3ºC em Joaçaba, 10.6ºC em Caçador e 12.4ºC em Rio Negrinho. Durante o dia as temperaturas se eleveram chegando a 28.5ºC em Indaial na estação do INMET. Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar frio e seco em processo de aquecimento. As nuvens altas são provocadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude). A tendência é que amanhã o avanço de um cavado em altos níveis pela Argentina e um cavado em médios níveis sobre o leste catarinense, aliados a passagem de uma fraca frente fria pelo mar, provoque chuva isolada com descargas elétricas em SC a partir da tarde, principalmente no leste. Vale ressaltar que a chance de chuva não é grande e muitos lugares podem passar sem precipitação. Na terça-feira o tempo melhora no decorrer do dia.O resto da semana será de sol, tempo seco e pouca chance de chuva.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.0ºc
MÁX: 28.1ºc

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas a partir do fim do dia.

MÍN: 18ºC
MÁX: 27ºC
VENTO: Nordeste passando a sudeste no decorrer do dia.

Previsão válida para o dia 07/04/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> REDEMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA