Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de maio de 2008

SC TEVE A MADRUGADA MAIS FRIA DO ANO.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (20h40min) vemos muitas nuvens em SC, sendo mais carregadas no leste. A madrugada deste sábado foi a mais fria do ano até agora em SC. Em Urupema na estação da CLIMATERRA registrou-se mínima de -6.2ºC. Nas estações pertencentes ao INMET, foi registrado mínima de -4.6ºC em Caçador, -3.2ºC em São Joaquim, -2.9ºC em Curitibanos, -2.8ºC em Urubici, -1.9ºC em Rio do Campo, -1.7ºC em Joaçaba, -1.3ºC em Ituporanga, 0.4ºC em São Miguel d'Oeste, 4.5ºC em Indaial e 5.6ºC em Florianópolis. Houve formação de geada, como na imagem abaixo.

Durante o dia o sol apareceu mas as temperaturas pouco se elevaram, ficando com máxima de 18.5ºC em Indaial, de acordo com o INMET. No decorrer da tarde a nebulosidade foi aumentando pelo Estado.

Essa situação do tempo se dá devido a uma forte massa de ar polar. A nebulosidade verificada na imagem de satélite é provocada por um cavado em médios níveis da troposfera associado a ventos fortes em altitude (Jatos Subtropical e Polar Norte).

A tendência é que a partir de amanhã a tarde os sistemas atuantes no momento mais a umidade marítima provoquem chuva fraca no litoral catarinense, se estendendo pela segunda e terça-feira. No fim da terça-feira um outro cavado em médios e altos níveis da troposfera formará uma onda frontal em superfície. Com isso na quarta-feira deve chover em todo o território catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 7ºC
MÁX: 18ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 7.0ºC
MÁX: 19.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com muitas nuvens e chuva isolada a partir da tarde.

MÍN: 7ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 01/06/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

FOTO:

-> DIÁRIO CATARINENSE

POSTAGEM ESPECIAL: O CICLONE EXTRATROPICAL DO MÊS DE AGOSTO DE 2005



Na postagem especial de hoje, irei comentar sobre um ciclone extratropical formado próximo da costa catarinense em agosto de 2005. Você verá todos os fatos, a formação do sistema, a destruição, as imagens de satélite e fotos.

No dia 07 de agosto de 2005, um domingo, uma frente fria chegou em SC provocando chuva e temporais localizados. No dia 08 esse sistema junto com uma baixa pressão, manteve o tempo chuvoso no Estado. Inclusive com o avanço do ar polar e alta umidade, houve registro de neve por 15 minutos de duração no Morro da Igreja em Urubici. Na terça-feira, dia 09, o sistema frontal estava no sudeste do Brasil. A baixa pressão se encaminhou para o mar e formou um ciclone extratropical bem próximo a costa de Florianópolis. veja na sequência de imagens de satélite abaixo a formação do sistema nesse dia.




Com a formação do ciclone extratropical, a tarde e noite da terça-feira (09/08/2005) foi chuvosa e com ventos fortes. As rajadas de vento chegaram aos 138 km/h na Ilha do Arvoredo, 93,6 Km/h em Florianópolis e 70 Km/h em Navegantes. O aeroporto Hercílio Luz chegou a fechar. Outro fato ocorrido no aeroporto da capital foi uma aeronave que com a força do vento chegou a girar na pista. Felizmente não havia passageiros dentro. A população de Florianópolis ficou as escuras devido a um blecaute que deixou 30% da ilha sem energia elétrica. Os estragos não ficaram limitados a Florianópolis. Houve destelhamentos de casas, deslizamentos de terra, queda de árvores e falta de energia elétrica em 19 municípios do Estado.

Em virtude dos ventos fortes, o mar ficou muito agitado e as ondas chegaram a alcançar sete metros de altura a 35 km da costa catarinense e entre três e quatro metros no litoral, provocando a maior ressaca dos últimos quatro anos. Na praia da Armação em Florianópolis, houve destruição de embarcações. Um barco que saia de Imbituba acabou naufragando.

No dia seguinte, uma quarta-feira, ainda havia ventos de 50 Km/h nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes e 100 km/h na Ilha do Arvoredo. Na madrugada o desabamento de um edifício de três andares no município de Içara causou a morte de três pessoas. Veja a sequencia de imagens de satélite abaixo mostrando a evolução do sistema.









Na madrugada de quinta-feira (11/08/2005) o ciclone extratropical estava a cerca de 500 km da costa catarinense. Porém mesmo assim ainda havia ventos e o mar estava agitado.



Bom, essa postagem teve como fim destacar esse evento pelo lugar de formação, ou seja, mais ao norte e bem perto da costa e também pelos estragos causados por esse ciclone. Vale lembrar que os ciclones extratropicais são comuns no outono e inverno e esse mereceu atenção apenas pelos motivos apresentados acima.


FONTES DOS DADOS:

-> EPAGRI-CIRAM
-> A NOTÍCIA
-> REVISTA NÁUTICA ONLINE
-> UOL
-> TERRA
-> FOLHA ONLINE
-> AGECOM/UFSC
-> O NORTE

IMAGENS DE SATÉLITE:

-> INMET
-> CPTEC/INPE

sexta-feira, 30 de maio de 2008

SEXTA-FEIRA GELADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:10min) vemos poucas nuvens em SC. A madrugada foi gelada no Estado. Segundo o INMET, a mínima no período foi de -2.3ºC em Urubici, -0.7ºC em São Joaquim, 1.6ºC em São Miguel d'Oeste, 3.1ºC em Curitibanos, 4.0ºC em Joaçaba, 6.8ºC em Urussanga e 13.2ºC em Indaial. Segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho houve registro de garoa congelante em São Joaquim pela manhã. Durante a tarde as máximas ficaram abaixo dos 20ºC em todo o território catarinense. As mínimas de hoje vão se dar na verdade agora a noite.

Essa situação do tempo se dá devido a uma forte massa de ar polar. O motivo pelo qual as mínimas de hoje estão se dando agora a noite é o fortalecimento do ar polar sobre o Estado.

A tendência é que a próxima madrugada seja ainda mais fria em SC, com mínimas previstas de -6ºC no planalto sul, -5ºC no oeste e meio-oeste, -4ºC no planalto norte, -1ºC no litoral sul, 0ºC no Vale do Itajai e 5ºC no litoral norte e grande Florianópolis. Na região serrana da grande Florianópolis pode fazer 0ºC. Há condição de geada em todo o Estado, sendo mais forte no planalto e serra. Durante o dia de sábado o sol aparece entre poucas nuvens, mas as temperaturas não sobem muito, ficando abaixo dos 18ºC na maior parte do Estado. No domingo um cavado em médios níveis da troposfera mais a umidade marítima transportada pela alta pós frontal que estará com centro no mar, favorecerão a volta da chuva no litoral catarinense. Esse tempo instável se estenderá pela segunda e terça-feira.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 13ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 18ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 12.7ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 19.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Chance de geada isolada na madrugada e amanhecer. Durante o dia sol com algumas nuvens. A noite a nebulosidade aumenta.

MÍN: 5ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 31/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

TARDE SEGUE FRIA EM SC

Foto tirada hoje a tarde no bairro Capoeiras em Florianópolis

Esta tarde de sexta-feira segue ensolarada e muito fria em SC. As 16hs fazia 1.1ºC em Urubici, 4.1ºC em São Joaquim, 8.3ºC em São Miguel d'Oeste, 9.2ºC em Curitibanos, 14.8ºC em Urussanga, 16.6ºC em Florianópolis e 17.7ºC em Indaial.

Mais tarde confira mais detalhes do tempo e a previsão para os próximos dias aqui no blog Paulo Tempo.

FONTE DOS DADOS:

-> INMET

quinta-feira, 29 de maio de 2008

FRENTE FRIA SE AFASTA DE SC MAS AINDA DEIXA MUITA NEBULOSIDADE

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:35min) vemos nebulosidade carregada com registro de chuva isolada na grande Florianópolis, Vale do Itajai e norte de SC. No oeste o tempo já começou a melhorar. Nas outras regiões há céu parcialmente nublado. Na madrugada os ventos ficaram fortes em algumas cidades, chegando a registrar 120.6 Km/h no Morro da Igreja em Urubici. O dia de hoje foi de chuva no Estado, porém com breves períodos de sol entre muitas nuvens. Segundo o INMET, o acumulado desde as 00h (GMT) até as 18h foi de 21.6mm em Urubici, 19.8mm em Xanxerê, 15.8mm em Joaçaba, 15.0mm em Indaial, 13.2mm em Curitibanos, 6.4mm em São Miguel d'Oeste, 4.8mm em Florianópolis e 3.0mm em Urussanga. As temperaturas não subiram muito, ficando com máxima de 24.6ºC em Indaial, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido uma frente fria associada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. O sistema frontal frio já se encontra no sudeste do Brasil, mas sua nebulosidade ainda permanece sobre parte de SC.

A tendência é que nas próximas horas o tempo melhore também no nordeste catarinense em virtude da chegada de uma forte massa de ar polar. Por isso a madrugada de sexta-feira será gelada no Estado, com mínimas de 0ºC na serra. Durante o dia sol com algumas nuvens. No sábado o frio será ainda mais intenso, com mínimas de -5ºC na região serrana. Outro fato a se mostrar será a condição de geada para todo o Estado, inclusive no litoral.Na noite de sábado a umidade marítima mais a aproximação de um cavado em médios níveis da troposfera irá instabilizar o tempo no litoral e deixando o domingo chuvoso nessa região.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.3ºC (se dando agora a noite)
MÁX: 22.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 8ºC
MÁX: 15ºC
VENTO: Sudoeste/sul. Rajadas de 60Km/h.

Previsão válida para o dia 30/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

TEMPORAL PROVOCA ESTRAGOS EM CHAPECÓ

Bombeiros já atenderam a 275 ocorrências de destelhamentos e queda de árvores

Um temporal ocorrido na noite desta quarta-feira provocou estragos em Chapecó, no Oeste do Estado. Durante a noite, os bombeiros atenderam a cerca de 275 ocorrências de destelhamentos e queda de árvores.


Os locais mais atingidas foram o Loteamento Girassol e os bairros Vila Real, Passo dos Fortes, Líder e Bela Vista. Não houve vítimas.

Os bombeiros, que nesta manhã realizam o levantamento dos danos, já distribuíram 20 rolos de lona para a população atingida.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

quarta-feira, 28 de maio de 2008

NEBULOSIDADE CARREGADA EM SC

Na imagem de satélite de agora (20h50min) vemos nebulosidade carregada no oeste, meio-oeste, planalto sul, sul e parte da grande Florianópolis. As nuvens estão com topos frios de -60ºC no oeste (azul escuro). Veja na imagem abaixo

Neste momento há registro de chuva no oeste (principalmente), meio-oeste, sul do planalto sul e sul da grande Florianópolis. No oeste e meio-oeste a chuva é acompanhada de descargas elétricas. O dia de hoje amanheceu com sol na maior parte do Estado. No entanto perto do meio dia a nebulosidade chegou ao oeste e foi avançando pelas cidades que fazem divisa com o RS. A chuva já se iniciou pela tarde nessas áreas. Quanto as temperaturas, elas permaneceram altas, chegando aos 27.3ºC em Indaial, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), um cavado (baixa pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e a aproximação de uma intensa frente fria, a qual neste momento encontra-se sobre o norte gaúcho.

A tendência é que amanhã a frente fria chegue a SC, organizando a nebulosidade e deixando o dia chuvoso. Porém no decorrer da noite o tempo melhora desde o oeste em virtude da chegada de uma intensa massa de ar polar. Por isso a madrugada de sexta-feira será gelada no território catarinense, com mínimas de -2ºC na região serrana. Durante dia de sexta-feira o sol aparece sem chuva no Estado. A madrugada de sábado será ainda mais fria, podendo registrar -3ºC na serra. No fim do sábado volta a chover no litoral em função da umidade marítima transportada pelos ventos da alta pós frontal.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.3ºC
MÁX: 24.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva e descargas elétricas.

MÍN: 15ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Noroeste passando a sul. Rajadas de 60Km/h.

Previsão válida para o dia 29/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

terça-feira, 27 de maio de 2008

FORTES NEVOEIROS SE FORMANDO EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos poucas nuvens em SC. Neste momento há formação de fortes nevoeiros no Vale do Itajai, grande Florianópolis e litoral norte. Veja na imagem abaixo (tons de azul).

Esta terça-feira começou com mais nuvens no nordeste catarinense. Mas no decorrer da manhã o sol foi aparecendo e as nuvens se dissipando. Segundo o INMET, a mínima foi de 8.6ºC em Caçador e a máxima foi de 26.6ºC em São Miguel d'Oeste.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco. As nuvens no nordeste catarinense são provocadas pelo centro de alta pressão desse sistema que encontra-se sobre o mar.

A tendência é que amanhã a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), um cavado em médios e altos níveis da troposfera e a aproximação de uma intensa frente fria, favoreça a condição de chuva e risco de temporais isolados a partir da manhã do oeste ao sul catarinense. Nas outras regiões a chuva chega a noite. Na quinta-feira a intensa frente fria finalmente chega ao Estado, organizando a nebulosidade e deixando o dia chuvoso. Na sexta-feira o tempo começa a melhorar no oeste. Porém do meio-oeste ao litoral ainda permanece o tempo instável. No fim desse dia uma forte massa de ar polar chega a SC derrubando as temperaturas. Como se tratará de um ar frio e úmido, há chance de neve na serra. No sábado condição semelhante a sexta-feira, no entanto mais frio.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 16ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.4ºC
MÁX: 23.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com aumento de nuvens e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas a partir da noite.

MÍN: 15ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: Norte/noroeste.

Previsão válida para o dia 28/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

segunda-feira, 26 de maio de 2008

NEBULOSIDADE EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:40min) vemos nebulosidade sobre SC. No oeste e meio-oeste são nuvens carregadas. No restante do Estado há nuvens altas, sendo que no nordeste elas estão acompanhadas de nebulosidade baixa. No momento, segundo o REDEMET, registra-se chuva em Chapecó e Joinville. A madrugada foi fria em SC. No INMET, a mínima foi de 2.5ºC em Caçador,3.1ºC em Curitibanos, 3.8ºC em São Joaquim e 5.1ºC em Joaçaba. Em Urupema na estação EPAGRI-CIRAM/CLIMATERRA fez mínima de -2.4ºC. Durante o dia as temperaturas não subiram muito, ficando com máxima de 20.0ºC em Indaial, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar frio. O centro de alta pressão desse sistema está no mar na altura do RS. Com isso os ventos viraram para sudeste trazendo mais umidade e consequentemente nebulosidade com chuva fraca para o litoral norte catarinense. A nebulosidade carregada no oeste e meio-oeste e alta no centro-leste são provocadas pela borda leste de um pequeno cavado (baixa pressão alongada) em altitude que se encontra entre a Argentina e Paraguai.

A tendência é que a nebulosidade diminuia em SC nas próximas horas. O centro de alta pressão se desloca mais para o mar na altura de SC e os ventos viram para nordeste/noroeste. Com isso a terça-feira será de sol com algumas nuvens e temperaturas um pouco mais altas. Na quarta-feira uma intensa frente fria associada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e um cavado em médios e altos níveis da troposfera chega ao Estado, trazendo chuva e risco de temporais a tarde do oeste ao sul. A noite a chuva chega nas outras regiões. A quinta-feira será chuvosa em todo território catarinense. Na sexta-feira uma forte massa de ar polar chega derrubando as temperaturas. Por se tratar de um ar polar úmido, há condição de chuva fraca neste dia no centro-leste e inclusive chance de neve na região serrana.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 11ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.2ºC
MÁX: 22.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 13ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 27/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

domingo, 25 de maio de 2008

DEPOIS DO VERANICO, UMA MASSA DE AR FRIO ENTRA EM SANTA CATARINA NESTE DOMINGO

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:20min) vemos nuvens altas do tipo cirrus no leste de SC. Estas nuvens se dispoem espalhadas pelo céu. A madrugada foi mais fria em relação a anterior. Segundo o INMET, a mínima foi de 3.4ºC em Urubici, 4.6ºC em São Joaquim e 8.8ºC em Curitibanos. Durante o dia o sol apareceu e as temperaturas permaneceram mais amenas com relação ao sábado. Em Indaial a máxima foi de 24.4ºC, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a entrada de uma massa de ar frio em SC. As nuvens altas são provocadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera).

A tendência é que a próxima madrugada seja um pouco mais fria, podendo fazer 3ºC em São Joaquim. O dia de amanhã será de sol com algumas nuvens. Na terça feira condição semelhante, com aumento das temperaturas. Porém no fim da quarta-feira uma intensa frente fria associada a cavados em médios e altos níveis chega a SC trazendo chuva com risco de temporais. Em algumas cidades pode chover forte. Na quinta-feira o tempo permanece chuvoso mas com melhora no decorrer do dia com a entrada de uma forte massa de ar polar. Essa massa deixará a madrugada de sexta-feira gelada, com mínimas negativas e geada na serra catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 16ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.9ºC
MÁX: 24.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 13ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 26/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

sábado, 24 de maio de 2008

POSTAGEM ESPECIAL: SC, UM ESTADO COM GRANDE DIVERSIDADE DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS

A partir de hoje, todos os sábados o blog Paulo Tempo terá uma postagem especial com temas ligados à meteorologia, além da já postagem normal. Na postagem especial de hoje irei comentar sobre um assunto bem interessante: A diversidade de fenômenos meteorológicos em SC. Você está convidado a ler e entender melhor os termos que serão empregados abaixo.

Santa Catarina é um estado de clima Subtropical, ou seja, chuvas bem distribuídas durante o ano e temperaturas que variam bastante do inverno para o verão. Na nossa climatologia consta que temos uma diversidade de fenômenos meteorológicos para um estado só. Já enfrentamos enchentes, secas extremas, neve, geada, frio intenso, ciclones extratropicais, granizo, tornados e trombas d’água. Mas o que não estava no nosso clima era um furacão, como o Catarina em 2004.

No fim de março de 2004, previsões indicavam a chegada de um furacão em SC, o primeiro já registrado no oceano atlântico sul. Os meteorologistas o batizaram como Catarina. O fenômeno provocou ventos de até 180Km/h no sul do Estado, causando muita destruição e morte nessa região.Veja abaixo uma imagem de satélite mostrando o furacão Catarina.

O furacão é um tipo de ciclone tropical. É um sistema de baixa pressão intenso e com núcleo quente tanto em superfície quanto nos altos níveis da troposfera. São formados nas áreas tropicais, com água quente (26.5ºC) e ventos convergentes em superfície. A sua rotação é comandada pela força da rotação da terra, chamado efeito Coriolis. Os furacões se dissipam quando passam por águas frias ou pelo continente, pois começa a faltar umidade e calor disponível. O Catarina originou-se de uma baixa pressão que se desprendeu de uma frente fria que havia passado pela região sul. Como a água do mar estava com temperaturas favoráveis, os ventos convergentes criaram rotação e originaram o furacão.

Outro fenômeno na climatologia catarinense são os ciclones extratropicais. O ultimo que tivemos provocou ventos fortes e muita chuva em SC, principalmente no sul. Esses ciclones são muito comuns, sendo registrados com freqüência no outono e inverno. Diferente dos furacões, eles possuem núcleo frio e sua formação ocorre associado a uma frente fria.. O s ventos da massa de ar frio e da massa de ar quente convergem a tal ponto de criar uma rotação ao redor de uma baixa pressão, graças ao efeito Coriolis. Veja abaixo a imagem de satélite mostrando um ciclone extratropical ocorrido em junho de 2007.

Todos os invernos os apaixonados por frio esperam pela geada e a neve. Não é de se estranhar, pois esses dois fenômenos são quase que comuns nessa época do ano, principalmente as geadas. Um dos mais fortes eventos de neve aconteceu em 1955 quando houve nevascas que interromperam o tráfego de veículos na serra catarinense. Em Joaçaba chegou a nevar por um dia inteiro.

As geadas se formam quando o orvalho congela. Para isso a noite tem de ter céu limpo e as temperaturas têm que estar em 0ºC ou abaixo disso. Para que aconteça a neve, é preciso de umidade alta, céu nublado, temperaturas negativas e o ponto de congelamento do ar em níveis mais baixos da troposfera. Veja abaixo imagens de neve e geada em SC.


Todos os verões vemos fenômenos assustadores com poder grande. São os tornados. Ao contrário do que muitos dizem, eles são comuns na climatologia catarinense. So que agora com a tecnologia das câmeras digitais, estão sendo mais registrados. Dentre os diversos episódios do fenômeno, temos o de Criciúma em 2005, Florianópolis em 2006, Campos Novos em 2007 e Tubarão em 2008, Tornado é um redemoinho de vento, formado dentro de uma nuvem de tempestade. Apesar de pequenos, podem provocar muitos estragos. A sua característica é marcada pela distorção apenas dos objetos por onde o redemoinho passa, sendo que ao redor tudo fica normal. Também temos as trombas d’água que nada mais são do que tornados formados sobre o mar.Veja abaixo algumas imagens de tromba d’água e tornado.


Infelizmente alguns fenômenos trazem tristeza a população por suas perdas. É o caso das enchentes severas, como a acontecida de 1974 em Tubarão. Este ano também tivemos enchente na grande Florianópolis no fim do mês de janeiro. Inclusive há imagem dela abaixo.

Assim como há a enchente, têm-se também as secas severas, como a de julho de 2006 que deixou 195 cidades em situação de emergência no Estado.

Agora o comentário será sobre as temperaturas que como foi mencionado anteriormente, sofrem grande variação do inverno para o verão. A temperatura mais baixa já registrada em SC foi de -14ºC em Caçador, no dia 30 de junho de 1952. Já a temperatura mais alta foi de 44.6ºC em Orleans, no dia 6 de janeiro de 1963. A temperatura mais baixa já registrada em Florianópolis foi de 0ºC, no ano 2000.

Bem, com essa postagem pode se concluir que SC apresenta uma diversidade grande de fenômenos meteorológicos. Mas também cabe ressaltar que todos eles estão dentro de nossa climatologia, exceto o Furacão. Talvez até essa exceção seja equivocada, pois quem sabe há vários anos atrás não teríamos tido outros furacões que não foram registrados. Vale a pena refletir sobre isso.

FONTE DOS DADOS:

-> EPAGRI-CIRAM
-> AGÊNCIA BRASIL
-> ABAIXO DE ZERO
-> WIKIPEDIA.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

CONTINUA O PREDOMÍNIO DA MASSA DE AR SECO EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:22min) vemos poucas nuvens em SC. No momento começam a se formar alguns nevoeiros, como pode ser observado na imagem abaixo (tons de vermelho e azul).


Esta sexta-feira foi novamente de tempo seco no Estado. Por causa dessa condição, durante a madrugada as temperaturas caem um pouco e voltam a se elevar rapidamente durante o dia, gerando uma grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima). Segundo o INMET, em Indaial a mínima foi de 15.3ºC e a máxima foi de 29.3ºC. Em Itapoá a mínima foi de 12.4ºC e a máxima foi de 28.7ºC. A umidade relativa novamente ficou baixa durante a tarde, chegando a registrar 39% em Florianópolis, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera e um sistema de alta pressão em superfície. Essa condição favorece a manutenção do ar seco.

A tendência é que amanhã a noite uma frente fria chegue a SC trazendo condições de pancadas de chuva isolada com descargas elétricas no fim do dia. No domingo esse sistema se desloca para o litoral do PR e uma massa de ar seco e frio entra em SC. Com isso o tempo já começa a melhorar na manhã de domingo com declínio das temperaturas. Na madrugada de segunda-feira pode fazer até 2ºC na serra com geada. No entanto na terça-feira o calor retorna ao Estado catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MAX: 32ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.1ºC
MÁX: 31.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

O sábado será de sol com algumas nuvens. No fim do dia há condições para chuva isolada com descargas elétricas.

MÍN: 19ºC
MÁX: 30ºC
VENTO: Noroeste/sul.

Previsão válida para o dia 24/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

quinta-feira, 22 de maio de 2008

POUCAS NUVENS EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:30min) vemos poucas nuvens em Santa Catarina, sendo as quais do tipo cumulos e cirrus. No momento também começam a se formar nevoeiros. Esta quinta-feira foi de sol, tempo seco e muito calor. Segundo o INMET, a máxima foi de 33.5ºC em Florianópolis, 31.1ºC em Indaial e 29.6ºC em São Miguel d'Oeste. A umidade relativa do ar novamente se manteve baixa durante a tarde, registrando 28% em Florianópolis e 29% em Caçador, de acordo com o INMET. Esses valores baixos de URA levam SC a estado de atenção.

Essa situação do tempo se dá devido a uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera, associada a uma alta pressão em superfície. Isso faz com que o ar seja impedido de subir, fique "preso" sobre a supefície e concentrando calor.

A tendência é que no sábado uma fraca frente fria chegue a SC, trazendo mais nebulosidade do que propriamente chuva. No domingo esse sistema se desloca para o alto mar e uma nova massa de ar seco toma conta do território catarinense. Com isso o domingo e boa parte da próxima semana será de sol, calor e tempo seco. Só há indicativo de frio intenso a partir do dia 31.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 32ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.1ºC
MÁX: 34.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira será ensolarada.

MÍN: 19ºC
MÁX: 33ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 23/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
->INMET
-> REDEMET
-> CLIMATERRA

quarta-feira, 21 de maio de 2008

TEMPO SECO E QUENTE EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:30min) vemos poucas nuvens sobre SC, em sua maioria do tipo cirrus (nuvens altas). Como característica do outono, tivemos uma madrugada amena e um dia com calor no território catarinense. Segundo o INMET, em Indaial a mínima foi de 15.7ºC e a máxima foi de 30.5ºC, ou seja, uma amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) de 14.8ºC. A umidade relativa do ar se manteve baixa durante o dia chegando a registrar 31% em Caçador, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido uma massa de ar seco associada a altas pressões em superfície e em altitude. Isso faz com que ocorra a inibição de nuvens e queda da umidade relativa do ar. A nebulosidade observada entre o Uruguai e RS se deve a uma frente estacionária.

A tendência é que o ramo frio desse sistema se desloque para o alto mar. Com isso a quinta e sexta-feira ainda serão de tempo seco em SC. No decorrer do sábado uma frente fria pouco significativa entra no Estado. Esse sistema terá um Ciclone Extratropical associado, cujo qual ficará centrado no mar na altura do Uruguai. Com isso no fim desse dia há condições de chuva isolada com descargas elétricas nas cidades que fazem divisa com o RS. Nas outras regiões ocorre apenas aumento de nuvens. No domingo a frente fria se desloca para o alto mar e uma nova massa de ar seco se estabelece, favorecendo a volta do sol e tempo seco em todo o Estado catarinense. Esse novo sistema pode baixar um pouco as temperaturas mínimas. No entanto o calor continua durante os dias.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 31ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.8ºC
MÁX: 30.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será ensolarada.

MÍN: 20ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Noroeste/oeste.

Previsão válida para o dia 22/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

sexta-feira, 9 de maio de 2008

NOVA MASSA DE AR FRIO ENTROU EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:00min) vemos poucas nuvens em SC. No litoral norte a quantidade delas é um pouco maior. A madrugada desta sexta-feira foi um pouco mais fria que a anterior. Segundo o INMET, a mínima foi de 1.3ºC em São Joaquim, 2.4ºC em Urubici, 3.2ºC em Curitibanos, 4.2ºC em Caçador, 7.6ºC em São Miguel d'Oeste, 12.1ºC em Florianópolis e 12.7ºC em Indaial. O dia foi de sol e temperaturas amenas, ficando com máxima de 22.4ºC em Indaial de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a entrada de uma nova massa de ar frio na madrugada. A frente fria que ontem se encontrava no mar na altura de SC, agora está no litoral de SP.

A tendência é que a próxima madrugada ainda seja fria no Estado. O sábado será de sol. No entanto no fim do dia o centro de alta pressão referente a massa de ar frio se deslocará para o mar, fazendo com que os ventos virem para sudeste/leste trazendo umidade marítima ao litoral catarinense. Com isso entre amanhã a noite e segunda-feira a nebulosidade fica variável na faixa litorânea com chance de chuva fraca e isolada. Pode ocorrer períodos de sol. Nas outras regiões do Estado o tempo continua firme e sem previsão de chuva.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.7ºC
MÁX: 22.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com aumento de nuvens e chuva fraca a partir da noite.

MÍN: 13ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Sudeste/leste.

Previsão válida para o dia 10/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> CLIMATERRA
-> INMET

TARDE ENSOLARADA NA MAIOR PARTE DE SC

Foto tirada pela estação do bairro Capoeiras em Florianópolis no início da tarde.

A tarde desta sexta-feira segue ensolarada e com temperaturas amenas na maior parte de SC. Apenas no norte há mais nuvens.Veja abaixo as temperaturas de agora (15h:00min) em algumas cidades, segundo o INMET:

Florianópolis: 19.2ºC
Indaial: 21.9ºC
São Joaquim: 13.4ºC
Joaçaba: 16.4ºC
São Miguel d'Oeste: 16.3ºC

FONTE DOS DADOS:

-> INMET
-> CPTEC/INPE

quinta-feira, 8 de maio de 2008

CÉU NUBLADO COM CHUVISCOS ISOLADOS NO CENTRO-LESTE DE SC.

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (22h:10min) vemos nuvens baixas no centro-leste de SC. Neste momento chuvisca em pontos isolados, principalmente no nordeste. A madrugada desta quinta-feira foi novamente fria no Estado. Segundo o INMET, a mínima foi de 3.4ºC em Caçador, 4.3ºC em Curitibanos, 5.1ºC em Urubici, 10.7ºC em São Miguel d'Oeste, 11.7ºC em Indaial e 12.4ºC em Florianópolis. O dia foi de sol com poucas nuvens. No entanto a partir da tarde as nuvens baixas tomaram conta do céu desde o centro ao litoral catarinense.

Essa situação do tempo se dá devido a uma fraca frente fria que se desloca pelo mar na altura de SC. Na retaguarda desse sistema há uma massa de ar frio com centro de alta pressão (1021 hPa de pressão) entre a Argentina e o Uruguai.

A tendência é que amanhã o centro de alta pressão se desloque para o mar, fazendo com que seus ventos advectem umidade para o litoral catarinense. Por isso a partir dessa sexta-feira a nebulosidade permanece sobre essa região do Estado, com risco de chuvisco. Quanto ao frio, ele permanece mais significativo do oeste a serra em função do ar seco.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 12ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.0ºC
MÁX: 23.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chance de chuvisco na madrugada.

MÍN: 13ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 09/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

quarta-feira, 7 de maio de 2008

MADRUGADA GELADA COM REGISTRO DE GEADA EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:15min) vemos poucas nuvens sobre SC. A madrugada foi gelada no Estado. Houve registro de geada, como observado na imagem abaixo.
Veja na tabela abaixo as temperaturas mínimas registradas na madrugada, segundo as estações do INMET.









































São Miguel d'Oeste
9.8ºC
Xanxerê
7.8ºC
Joaçaba
4.4ºC
Caçador
0.0ºC
Curitibanos
0.9ºC
Rio do Campo
3.7ºC
São Joaquim
3.0ºC
Urubici
3.5ºC
Indaial
8.8ºC
Florianópolis
10.7ºC

Agora veja abaixo as mínimas da madrugada registradas nas estações da EPAGRI-CIRAM.

Municípios

07/05 as 00h às 7h do dia 07/05

MEIO OESTE E VALE DO RIO DO PEIXE


Celso Ramos

6,2

Campos Novos

4,3

Curitibanos

0,9

Caçador

0,0

OESTE


Concórdia

6,2

São Miguel D´Oeste

9,8

Xanxerê

7,8

PLANALTO NORTE


Rio Negrinho

0,8

PE-Campo Alegre-Videira

0,4

PLANALTO SUL


Urubici Morro da Igreja

3,5

São Joaquim

3,0

ALTO VALE DO ITAJAÍ


Ituporanga

4,4

Rio do Campo

3,7

LITORAL NORTE E MÉDIO

VALE DO ITAJAÍ


Indaial

8,8

Itajaí

12,5

Itapoa

9,2

GRANDE FLORIANÓPOLIS


Florianópolis

10,1

São José

10,7

LITORAL SUL


Barragem São Bento - Meteorológica

11,1

Urussanga

6,9

Pedras Grandes

7,7


O dia foi de sol, poucas nuvens e temperaturas amenas.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar frio e seco. A tendência é que a próxima madrugada ainda seja fria com geada nas áreas mais altas do Estado. Nessa quinta-feira um novo reforço de ar frio chega, aumentando o frio. Na sexta-feira o centro de alta pressão referente ao ar frio se desloca para o oceano. Sendo assim os ventos começam a soprar de leste/sudeste em SC. Por isso pode haver aumento de nuvens baixas no litoral catarinense entre esse dia e o sábado, com chance de chuvisco isolado.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 11ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 11.7ºC
MÁX: 23.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 10ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Noroeste passando a sudeste.

Previsão válida para o dia 08/05/2008.

FOTO:

-> DIÁRIO CATARINENSE


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA