Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de junho de 2008

TEMPO FIRME EM SC


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h40min) vemos poucas nuvens em SC. Através da segunda imagem podemos observar fortes nevoeiros (tons de azul) no litoral e Vale do Itajai.

ANÁLISE DE HOJE:

A madrugada e manhã desta segunda-feira foi marcada por nebulosidade baixa e nevoeiros em SC. Durante a tarde ainda podia se observar em alguns pontos névoa úmida em virtude da alta umidade do ar. Para se ter uma idéia as 13h a umidade raltiva era de 80% em Urussanga, ou seja muito alta para esse horário. Mesmo com a névoa, o sol apareceu e as temperaturas se elevaram chegando aos 21.6ºC em Itapoá.

Essa situação do tempo se dá devido a uma sistema de alta pressão em superfície e uma crista (alta pressão alongada) em altitude.

A tendência é que a terça-feira e quarta-feira sejam de sol e tempo bom em SC. Porém entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira há condições para chuva isolada com descargas elétricas na divisa com o RS em virtude da presença de forte divergência dos ventos em altos níveis, um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera, o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e a passagem de uma frente fria pelo alto mar. No decorrer da quinta-feira a chuva se estende de maneira irregular pelas demais regiões do Estado. Não há indicativo de frio intenso após essa chuva.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.7ºC
MÁX: 22.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 16ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Noroeste/Sudoeste

Previsão válida para o dia 01/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

domingo, 29 de junho de 2008

BAIXA PRESSÃO SE DESLOCA PARA O ALTO MAR E UM SISTEMA DE ALTA PRESSÃO DEVE COMEÇAR A ATUAR EM SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h:20min) vemos mais nuvens baixas no oeste e em parte do leste. Há também formação de nevoeiros pelo Estado.

ANÁLISE DE HOJE:

A madrugada e manhã deste domingo foi de céu nublado desde o meio-oeste ao litoral. Houve registro de chuva fraca e isolada em algumas cidades, como São Joaquim que acumulou 7.2mm entre as 03 e 06h. No fim da manhã e durante a tarde as nuvens ficaram mais restritas o litoral. Nas outras regiões o sol apareceu mais e a nebulosidade variou ao longo do dia. As temperaturas subiram um pouco mais em algumas áreas do Estado. Em Indaial, por exemplo, fez máxima de 23.1ºC.

Essa situação do tempo se dá devido ao afastamento da onda frontal e a baixa pressão relativa para o oceano Atlântico. No entanto a circulação de ventos desse sistema aliada a borda nordeste de um Vórtice Ciclônico em altitude sobre o RS provocou variação de nuvens pelo Estado catarinense.

A tendência é que nessa segunda e terça-feira um sistema de alta pressão deixe o tempo bom em SC. As temperaturas ficam baixas na madrugada e em rápida elevação durante o dia. Na quarta-feira uma frente fria se aproxima de SC, provocando chuva e descargas elétricas na divisa com o território gaúcho. Na quinta-feira a chuva se estende para as demais regiões.

Quanto a massa de ar polar do dia 04, a última rodada dos modelos de previsão numérica diminuíram a intensidade do frio. Porém vale ressaltar que as previsões podem se alterar durante essa semana. Por isso vale a pena acompanhar o blog Paulo Tempo.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.6ºC
MÁX: 21.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 16ºC
MÁX: 22ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 30/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

sábado, 28 de junho de 2008

ONDA FRONTAL ASSOCIADA A UMA BAIXA PRESSÃO AINDA MANTÊM NEBULOSIDADE E CHUVAS EM SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos nuvens mais carregadas no leste e em parte do oeste, meio-oeste e Planalto sul. Neste momento há registro de chuva em Florianópolis, Joinville, Navegantes e Urubici.

ANÁLISE DE HOJE:

A madrugada e início da manhã foi de céu encoberto e chuvas pelo Estado.As nuvens mais carregadas começaram a enfraquecer no fim da manhã no oeste e no fim da tarde no meio-oeste e região serrana, sobrando apenas nuvens baixas. No leste o dia todo ainda foi de nebulosidade carregada e chuvas isoladas. Segundo o INMET, o acumulado de precipitação desde as 00h até as 18h foi de 64.2mm em São Joaquim, 27.4mm em Joaçaba, 22.6mm em Urussanga, 17.2mm em Curitibanos e 7.2mm em São Miguel d'Oeste. As temperaturas permaneceram relativamente baixas em virtude da grande cobertura de nuvens. A máxima em Indaial foi de 20ºC.

Essa situação do tempo se dá devido a um cavado em altos níveis e um Vórtice Ciclônico em médios níveis da troposfera, os quais mantem uma onda frontal associada a uma baixa pressão relativa em superfície sobre o sul do Brasil.

A tendência é que amanhã a onda frontal e a baixa pressão relativa se desloquem para o oceano Atlântico. Com isso o tempo melhora em SC, restando apenas algumas instabilidades fracas no litoral no início da manhã, mas que perderão força ao longo do período. O início da próxima semana será de tempo bom em SC, com temperaturas mínimas relativamente baixas e em rápida elevação durante o dia devido ao ar seco. A partir de quarta-feira a tarde chuva retorna ao Estado em função de uma intensa frente fria associada a cavados em altos e médios níveis da troposfera. Após a chuva quem entra em cena é uma forte massa de ar polar, a qual derrubará bruscamente as temperaturas em território catarinense, deixando a madrugada de sexta-feira gelada. Ao longo da semana as previsões podem sofrer alterações.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.5ºC
MÁX: 19.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Chuva na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia o sol aparece e a nebulosidade vai diminuindo gradativamente.


MÍN: 16ºC
MÁX: 20ºC
VENTO:Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 29/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

POSTAGEM ESPECIAL: ENTREVISTA COM O METEOROLOGISTA JOSÉ FERNANDO PESQUERO, DO CPTEC/INPE

Na postagem especial de hoje você terá a oportunidade de acompanhar uma breve entrevista inédita feita por mim com o meteorologista José Fernando Pesquero, do CPTEC/INPE. Segue abaixo a entrevista.

Há quanto tempo trabalha no CPTEC?

12 anos

Em que Universidade você é formado?

Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) - Universidade de São Paulo (USP)

Por que você escolheu meteorologia?

No ginásio nunca tive professores bons de física e assim achava que tinha uma certa queda para fármacia, mas tinha que ser faculdades gratuitas, pois meu pai não tinha nenhum recurso. Durante as aulas do cursinho tive a maior sorte de encontrar excelentes professores de física. Não deu outra, troquei as tentativas para física, pois tinha preguiça de ler aquele manual enorme de cursos da USP. Tentei dois anos e nada. Depois que eu resolvi ler com muito cuidado a relação de todos os cursos achei meteorologia muito mais interessante que apenas física. Entrei! E aqui estou...

Como é ser um meteorologista?

Fascinante! É um serviço em que não existe a palavra rotina.... todos os dias acontecem fatos novos... novas descobertas. Vou todos os dias ao trabalho como se tivesse começado a trabalhar ontem. Muito empolgado.

Qual sua opinião sobre a meteorologia no Brasil?

Em uma absurda expansão desde que eu me formei. Dei a maior sorte. O Brasil hoje é reconhecido mundialmente como um centro que está no nível excelente para um continente de terceiro mundo. Se você não gostar muito de pesquisa como eu e, tiver mais queda por vendas, muitos amigos resolveram sair daqui para montar empresas e os que são bons de vendas e de meteorologia não param de crescer. Temos muitos funcionários aqui no CPTEC que são de vários países da América Latina. O CPTEC é sem dúvida o maior da América Latina.

Há algum fenômeno atmosférico que você gosta mais? Por quê?

Não. Não é questão de gostar, mas sim respeitar. Queria um dia poder ver de perto um tornado e poder tirar algumas fotos, lógico. Porém, não os fracos que existem no Brasil e sim os mais intensos que existem nos EUA. Só que nunca tive tempo para ir atrás deste assunto. Teria que ser algo por acaso.

Estamos vendo nos meios de comunicação notícias sobre as alterações climáticas. O famoso aquecimento global, o qual já virou até moda pois tudo que acontece relacionam a ele. Qual sua opinião a respeito?

Ele não é moda. Sempre esteve presente conosco e está cada vez mais forte. A diferença agora é que temos modelos numéricos e super-computadores robustos o suficiente para elaborarmos modelos atmosféricos do futuro. Outra coisa foi que a imprensa brasileira se apaixonou por este assunto.

Considerações finais do meteorologista:

Queria falar sobre a diferença entre aquecimento global e ilhas de calor. As ilhas de calor que estão acontecendo nas grandes cidades brasileiras estão modificando o clima local, por exemplo, são Paulo teve sua temperatura média aumentada em 2,5ºC nos últimos 30 anos. Porém se um dia algum político resolver arrumar a cidade não deixando mais ela crescer e resolver melhorar o padrão de vida de quem mora lá plantando muitas e muitas árvores e trocando empresas poluidoras por empresas tecnológicas. A temperatura irá diminuir localmente de 1.0ºC ou até 1.5ºC nos outros 30 anos. Porém as mudanças climáticas globais não são como as ilhas locais de calor. A temperatura no Estado de São Paulo sobe, em média, de 0.8ºC a 1.2ºC a cada cem anos. Estes valores são baixos e os períodos são longos... pra que se preocupar?. Porém estes valores sobem demais no futuro podendo chegar até 3.0ºC/100 anos em alguns lugares da América do Sul. A diferença do aquecimento global com a ilha de calor é que no aquecimento global não temos como parar este aquecimento nem se, de repente, toda a poluição do planeta fosse desligada. Se um dia isto acontecesse, a Terra só conseguiria limpar toda a sujeira que a gente fez após 300 anos. Hoje estão bem evidentes o aumento do nível do mar devido e o derretimento do ártico no verão. Há derretimento de neves eternas das montanhas mais altas do Planeta. Estes derretimentos podem vir a trocar algumas circulações oceânicas e ai viriam as conseqüências ainda mais devastadoras que os nossos modelos começaram a alcançar agora. Por exemplo, a modelos dão claramente o início de uma nova era glacial na Europa.

O que devemos fazer? Em algumas cidades, árvores são seres que destroem o asfalto, a calçada, fios elétricos e fazem sujeira com as folhas. Solução: corte imediato. Porém estas pessoas não são inteligentes o suficiente para se lembrar de compensar os benefícios das árvores. Elas trazem tantos benefícios que têm o direito de fazerem o que querem e muito mais. Devemos deixá-las lá em plantarmos muito mais. Os EUA finalmente se tocaram que ninguém precisa de uma pick-up de 2.0 metros de largura por 6 metros de comprimento para ir sozinho ao serviço. Finalmente, os donos de carros americanos estão pedindo carros menores e com motores menores para poluir menos. Aqui no Brasil, nós estamos fazendo o contrário. As pick-ups de tamanhos extravagantes com motores de 3.0 cilindradas estão vendendo absurdamente no Brasil e, como os americanos, para levar uma única pessoa ao serviço. Carros enormes são confortáveis, sim são. Porém pense que seus netos irão trabalhar andar de bicicleta.

EUA e China deveriam se lembrar que países encobertos por água e sem habitantes não tem poder de compra. Sendo assim deveriam trabalhar de forma a manter seus consumidores para os próximos 500 anos.

<-->

Queria agradecer ao meteorologista José Fernando Pesquero por participar desta entrevista. É bom saber que podemos contar com essa grande equipe que é o CPTEC/INPE.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

SEXTA-FEIRA DE TEMPO INSTÁVEL EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos muita nebulosidade cobrindo SC. Neste momento chove em pontos do oeste e planalto sul do Estado.

ANÁLISE DE HOJE:

A madrugada e manhã desta sexta-feira foi de céu encoberto e chuva isolada. No fim da manhã a nebulosidade enfraqueceu e houve aberturas de sol em algumas cidades da serra ao litoral. A tarde a nebulosidade foi se fortalecendo desde o oeste e se estendendo por todo o território catarinense. A chuva retornou em alguns pontos. Segundo o INMET, o acumulado de precipitação desde as 00h até as 18h foi de 17.6mm em São Miguel d'Oeste, 16.0mm em Indaial, 14.8mm em Curitibanos, 12.0mm em Florianópolis, 11.2mm em Joaçaba, 8.4mm em Caçador e Urussanga, 4.0mm em Santa Marta e 2.8mm em São Joaquim. As temperaturas tiveram pouca amplitude no interior em virtude da nebulosidade. Em São Miguel d'Oeste, por exemplo, a mínima foi de 12.3ºC e a máxima de 16.1ºC. No leste, com as aberturas de sol as temperaturas tiveram até uma leve elevação, chegando aos 22.7ºC em Urussanga.

Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis da troposfera. Esses sistemas formam uma onda frontal acompanhada de uma baixa pressão relativa em superfície sobre SC, favorecendo o tempo instável no Estado.

A tendência é que esses sistemas continuem atuando em SC. Por isso o sábado deve ser chuvoso em todo o território catarinense. Há risco de temporais isolados, ventos fortes associados e queda de granizo. Veja no mapa abaixo o volume de chuva previsto até as 21h deste sábado.


No domingo com o avanço da onda frontal e a baixa pressão relativa para o alto mar, o tempo melhora. No litoral ainda pode chuviscar pela madrugada. A partir desse dia um centro de alta pressão volta a atuar no Estado, provocando tempo ensolarado, com madrugadas amenas e temperaturas em rápida elevação durante o dia.

Para os amantes do frio há uma boa notícia. As últimas rodadas dos modelos globais de previsão indicam uma forte massa de ar polar com queda brusca de temperatura a partir de sexta-feira, dia 04 de julho. Ao longo dos próximos dias o blog Paulo Tempo estará atualizando as previsões para levar até você leitor.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.5ºC
MÁX: 20.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva
e descargas elétricas. Risco de temporal isolado.

MÍN: 15ºC
MÁX: 19ºC
VENTO:Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 28/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET
-> MASTER

quinta-feira, 26 de junho de 2008

NEBULOSIDADE CARREGADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (20h:10min) vemos muita nebulosidade carregada sobre SC. Na imagem realçada abaixo, podemos notar que há áreas em que o topo das nuvens carregadas chega a apresentar temperatura de -50ºC.


Chove neste momento em vários pontos do Estado. A madrugada desta quinta-feira foi de chuva fraca no litoral catarinense. Durante o dia a nebulosidade ficou variável em todo o Estado. No oeste, meio-oeste e sul houve chuva com trovoadas a partir da tarde. Segundo o INMET o acumulado desde as 00h até as 18h foi de 53.0mm em Joaçaba, 25.2mm em Curitibanos, 9.6mm em São Joaquim, 6.4mm em Florianópolis, 5.8mm em São Miguel d'Oeste e 2.8mm em Urussanga. Com relação as temperaturas, ficamos com mínima de 10.2ºC em Caçador e máxima de 17.6ºC em Indaial.

Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e a aproximação de um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis da troposfera pela Argentina. No litoral a chuva da madrugada ainda foi provocada pela umidade marítima.

A tendência é que o cavado em altos níveis e o Vórtice Ciclônico em médios níveis mantenham uma área de baixa pressão relativa em superfície sobre SC na sexta-feira e sábado, deixando esses dias com tempo fechado e chuvoso. Há risco de temporais com queda de granizo. No domingo a área de baixa pressão relativa se desloca para o alto mar e o tempo melhora em todo o território catarinense.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.3ºC
MÁX: 20.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva
e descargas elétricas. Risco de temporal isolado.

MÍN: 15ºC
MÁX: 19ºC
VENTO:Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 27/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

quarta-feira, 25 de junho de 2008

NEBULOSIDADE VARIÁVEL COM CHUVA ISOLADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:35min) vemos nuvens baixas e altas cobrindo parcialmente SC. Neste momento chuvisca em alguns pontos, principalmente no litoral. Tivemos mais uma madrugada com temperaturas amenas pelo Estado. Segundo o INMET fez mínima de 2.7ºC no Morro da Igreja (automática) e 3.8ºC em São Joaquim (convencional). Tanto a madrugada como o dia foram marcados pelo tempo instável e até com chuviscos isolados. Abaixo podemos notar isso numa foto tirada no bairro Capoeiras em Florianópolis.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado desde as 00h até as 16h foi de 7.8mm no Morro da Igreja, 1.8mm em Indaial e 1.6mm em Urussanga. As temperaturas mais uma vez ficaram baixas durante a tarde, registrando máxima de 17.9ºC em Santa Marta.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar. O centro de alta pressão desse sistema encontra-se bem intenso sobre o oceano Atlântico, transportando umidade marítima para SC e provocando as nuvens baixas e chuviscos no centro-leste. No oeste e meio-oeste as nuvens são provocadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e um cavado em superfície.

A tendência é que a quinta-feira seja novamente instável no centro-leste catarinense. No oeste e meio-oeste a nebulosidade fica variável e o sol aparece, mas há condições de chuva no decorrer da tarde. Na sexta-feira um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis (10Km de altitude) e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis (5Km de altitude) da troposfera formarão uma baixa pressão relativa em superfície sobre SC, a qual deixará esse dia chuvoso em todo o território catarinense. Há risco de temporais com queda de granizo. No sábado o tempo também estará instável pelo Estado. No entanto no domingo o tempo melhora com a saída da baixa pressão relativa para o alto mar.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.1ºC
MÁX: 18.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada.

MÍN: 14ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Leste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 26/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

terça-feira, 24 de junho de 2008

ALTA PÓS FRONTAL SE INTENSIFICA E TRANSPORTA UMIDADE PARA SC

Na imagem de satélite de agora (17h:40min) vemos nebulosidade sobre SC, principalmente no leste. A madrugada de hoje não teve registro de temperaturas negativas em Santa Catarina, porém mesmo assim foi fria pelo Estado. Nas estações automáticas do INMET fez mínima de 2.0ºC em São Joaquim, 4.8ºC em Curitibanos, 6.9ºC em Joaçaba e 8.2ºC em São Miguel d'Oeste. Nas convencionais fez 1.4ºC em São Joaquim, 2.8ºC em Lages, 5.4ºC em Campos Novos, 7.2ºC em Chapecó e 8.7ºC em Indaial. Durante o dia de hoje tivemos muitas nuvens intercaladas com momentos de sol pelo centro-leste de SC. Chegou a chover fraco em algumas cidades. Abaixo vemos a foto do bairro Capoeiras em Florianópolis, com céu bem carregado.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de precipitação desde a 00h até as 17h é de 3.6mm em Santa Marta, 2.0mm em Urubici e 1.4mm em Urussanga. As temperaturas novamente não se elevaram muito, ficando com máxima de 19.4ºC em Itapoá.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, com centro de alta pressão (1034 hPa) no oceano Atlântico. É esse centro de alta pressão que através de seus ventos advecta umidade ao leste catarinense, provocando nuvens e chuviscos. Além disso temos a ajuda do Jato Polar Norte (ventos fortes em altitude).

A tendência é que a alta pós frontal no oceano ganhe ainda mais força e continue transportando umidade marítima ao leste do Estado. Com isso a quarta-feira deve ser de tempo instável e chuvoso no leste e de sol com nuvens nas outras regiões. Na quinta-feira o leste terá sol, muitas nuvens e chuva no início e fim do dia. Na sexta-feira um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis da troposfera formarão uma área de baixa pressão relativa em superfície sobre o sul do Brasil, a qual terá apoio do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2Km de altitude). Com isso esse dia deve ser de céu encoberto com chuva no decorrer do dia em todo território catarinense. Há risco de temporais com queda de granizo. No sábado o tempo também estará chuvoso no Estado. Veja no mapa abaixo o volume previsto de precipitação acumulada até 21h de sábado.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 12.2ºC
MÁX: 19.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada.

MÍN: 14ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Leste/sudeste.

Previsão válida para o dia 25/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

segunda-feira, 23 de junho de 2008

MÍNIMAS NEGATIVAS EM SANTA CATARINA

Na imagem de satélite de agora (19h:30min) vemos nuvens altas pelo Estado, sendo acompahadas de nebulosidade baixa no litoral norte. A madrugada foi de temperaturas negativas em boa parte de SC, favorecidas pelo céu mais limpo bem diferente da madrugada anterior. Nas estações automáticas do INMET, foi registrado mínima de -2.5ºC em São Joaquim, -2.0ºC em Curitibanos, -0.7ºC em Caçador, -0.6ºC no Morro da Igreja, 0.1ºC em Joaçaba, 0.7ºC em Rio do Campo, 2.1ºC em Urussanga, 2.9ºC em São Miguel d'Oeste, 8.2ºC em Santa Marta, 9.8ºC em Itapoá e 12.5ºC em Florianópolis. Nas convencionais a mínima chegou a -2.6ºC em São Joaquim, -1.2ºC em Campos Novos, 0.6ºC em Lages, 3.8ºC em Chapecó e 7.7ºC em Indaial. A menor mínima desta madrugada no Estado se deu na sede da CLIMATERRA em São Joaquim com -4.6ºC, seguida de Fraiburgo com -4.0ºC. Houve geada em vários pontos do planalto. Na cidade mais fria do Brasil, um lago congelou, como pode-se ver na foto abaixo.


Durante o dia o sol apareceu, com mais nuvens altas no centro-norte. A máxima em Indaial chegou aos 17.6ºC.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar. As nuvens altas são provocadas pelo Jato Subtropical.

A tendência é que a alta pós frontal no oceano Atlântico ganhe bastante força e advecte umidade marítima ao litoral catarinense. Por isso a partir de amanhã a noite já há chance de chuva no leste. Na quarta-feira o sol aparece em todo o Estado, porém no leste chove no início e fim do dia. Na quinta-feira e mesma situação. No entanto na sexta-feira um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis, um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis e o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) instabilizarão a atmosfera trazendo cindições para chuvas e temporais isolados no decorrer desse dia em SC.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:


-> AEROPORTO:

MÍN: 13ºC
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 12.8ºC
MÁX: 19.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens. A partir da noite há chance de chuva fraca.

MÍN: 14ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 24/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

domingo, 22 de junho de 2008

NEBULOSIDADE BAIXA IMPEDIU QUEDA MAIOR DE TEMPERATURA NO PLANALTO

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (16h:00min) vemos poucas nuvens em SC. A madrugada foi fria em SC. Porém a nebulosidade baixa no planalto impediu uma queda maior nas temperaturas. Nas estações automáticas do INMET, a mínima foi de -0.8ºC no Morro da Igreja em Urubici, 1.7ºC em São Joaquim, 3.3ºC em Urussanga, 4.1ºC em Curitibanos, 4.7ºC em São Miguel d'Oeste, 6.9ºC em Itapoá, 7.7ºC em Florianópolis e 8.2ºC em Indaial. Nas estações convencionais foi registrado 1.0ºC em São Joaquim, 4.2ºC em Chapecó, 4.3ºC em Lages, 4.6ºC em Campos Novos e 7.4ºC em Florianópolis. Durante esta tarde o sol apareceu e aparece em todo o território catarinense. As temperaturas apresentam pouca elevação, ficando com máximas abaixo dos 20ºC. Os ventos ainda continuam com rajadas mais intensas no sul do Estado. As rajadas hoje já chegaram aos 55Km/h em Laguna (EPAGRI-CIRAM) e 52.5Km/h em Santa Marta (INMET).

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, a qual possui dois centros de alta pressão, um na Argentina com 1027 hPa e outro no oceano Atlântico com 1026 hPa. A nebulosidade baixa no planalto é provocada pela circulação dos ventos úmidos do ciclone extratropical, cujo sistema encontra-se com centro no oceano afastado da costa.

A tendência é que com o maior afastamento do ciclone extratropical para o alto mar, a nebulosidade baixa diminua no planalto. Por isso a próxima madrugada deve ser mais fria, com mínimas de -3ºC no planalto sul. A segunda-feira será de sol e poucas nuvens em todo o Estado. O centro de alta pressão da massa de ar polar que está no oceano deve se intensificar ao longo da semana, atingindo pressão central de 1042 hPa. Esse sistema deve transportar muita umidade marítima ao litoral catarinense. Com isso a partir de terça-feira a noite já há chance de chuva fraca no litoral norte. Na quarta e quinta-feira essa chuva se estende para o restante do litoral. Também na quinta-feira o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) instabilizarão o tempo e trarão chuva forte para SC a partir do oeste.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:


-> AEROPORTO:

MÍN: 8ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 9.4ºC
MÁX: 19.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens

MÍN: 10ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 23/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

sábado, 21 de junho de 2008

O FRIO AVANÇA PELO ESTADO CATARINENSE NESTE SÁBADO

Na imagem de satélite de agora (17h:20min) vemos mais nuvens baixas do oeste ao planalto. As cidades do oeste ao sul catarinense já sentiram e ainda sentem o frio da massa de ar polar. Segundo o INMET, a mínima nesta madrugada foi de -0.5ºC em São Joaquim, 2.4ºC em Urubici, 4.3ºC em Caçador, 5.1ºC em São Miguel d'Oeste e 5.3ºC em Urussanga. De Florianópolis ao norte o ar frio ainda está chegando e por isso as máximas no dia de hoje ficaram em torno dos 20ºC. Os ventos tiveram rajadas mais intensas no sul e planalto sul. De acordo com o INMET, as rajadas chegaram aos 100Km/h no Morro da Igreja em Urubici e 47.5Km/h em Santa Marta. Nas estações da EPAGRI-CIRAM, foram registradas rajadas em torno dos 65Km/h na Ilha do Arvoredo e 50Km/h em Laguna.

Essa situação do tempo se dá devido a entrada de uma massa de ar polar em SC. Como esse sistema ainda está se deslocando, o ar frio foi mais sentido do oeste ao sul, enquanto que as cidades do norte registraram suas temperaturas máximas por volta do meio-dia e vão registrar as mínimas reais somente no fim da noite de hoje. A diferença de pressão entre a massa de ar polar (alta pressão) e o ciclone extratropical (baixa pressão) foi a responsável pelos ventos mais intensos em SC. No mapa de previsão de ventos abaixo podemos ver o centro do ciclone no oceano na altura do Uruguai e sul gaúcho, com pressão central de 1002 hPa.

A tendência é que com o estabelecimento da massa de ar polar, as próximas duas madrugadas sejam geladas em SC, com mínimas de -2ºC no planalto e entre 2 e 8ºC no restante do território catarinense. Há chance de geada, principalmente no planalto. Os próximos dias serão de sol e não há previsão de chuva.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC (se dará a noite)
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.8ºC (se dará a noite)
MÁX: 20.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens

MÍN: 08ºC
MÁX: 17ºC
VENTO: Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 22/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

POSTAGEM ESPECIAL: O FURACÃO CATARINA


Na postagem especial de hoje retirei do site Wikipedia, uma matéria interessante sobre o Furacão Catarina, ocorrido em 2004. Veja abaixo.

O primeiro ciclone tropical de que se tem notícia no sul do Oceano Atlântico foi denominado Catarina. Esta denominação não segue as regras usuais do hemisfério norte, segundo as quais o primeiro furacão da estação recebe um nome começando com a letra "A", o segundo com a letra "B", e assim sucessivamente. Isto verdadeiramente demonstra que o fenômeno foi atípico para esta região do globo.

Em 27 e 28 de março de 2004 a população do sul do Estado de Santa Catarina e a população do nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, ambos no Brasil, foram alertadas para o fato de que se aproximava um ciclone. O que ninguém imaginava é que este seria o primeiro furacão historicamente registrado no Atlântico Sul.

Em virtude de seu caráter inédito e da complexidade na sua formação, houve muita polêmica quanto à classificação. Posteriormente, durante o Workshop sobre o Fenômeno Catarina realizado nos dias 28 e 29 de junho de 2005 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os cientistas chegaram a um consenso, classificando o Catarina como um furacão na sua fase final, com rajadas de ventos de até 180 km/h.

Pesquisadores do Grupo de Estudo de Desastres Naturais (GEDN) da UFSC que realizaram observações "in loco" em Bal. Arroio do Silva (SC) durante a passagem do furacão, também verificaram que as características do Catarina eram típicas de um furacão. Por exemplo, a temperatura no "olho" era bem mais elevada do que nas bordas (parede de nuvens) e a pressão em seu núcleo era extremamente baixa. Além disso, os pesquisadores também estimaram os ventos mais fortes (rajadas) em torno de 180 km/h. Com base na avaliação dos danos foi possível estabelecer de forma mais precisa a intensidade do Catarina, que segundo a escala Saffir-Simpson, corresponde a um furacão de categoria 2, com ventos sustenidos de 154 a 177 km/h.

FONTE: WIKIPEDIA

quinta-feira, 19 de junho de 2008

NEBULOSIDADE VARIÁVEL EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h00min) vemos muitas nuvens em SC, sendo mais carregadas no centro-norte do Estado. Não há registro de chuva neste momento. A madrugada desta quinta-feira foi menos fria em SC. Segundo o INMET, a mínima foi de 6.8ºC em Urussanga e Itapoá, 7.6ºC em Caçador e 7.7ºC em Urubici. O dia de hoje foi de muita nebulosidade sobre o Estado, mas o sol apareceu. A temperatura máxima em Indaial chegou aos 20.3ºC.Na foto abaixo podemos ver o bairro Capoeiras em Florianópolis hoje pela tarde, com bastante nuvens.


Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis), um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera e a atuação do Jato de Baixos Níveis – JBN (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2Km de altitude).


A tendência é que ainda hoje os ventos de norte/nordeste ganhem força em virtude da presença de uma frente quente no RS. Amanhã uma frente fria chega a SC trazendo chuva e temporais isolados para todas as regiões, começando do oeste ao sul. Esse sistema vem acompanhado de um ciclone extratropical, o qual terá centro no oceano próximo da costa sul gaúcha e Uruguaia, como pode se observar no mapa abaixo.

Em virtude do ciclone, os ventos nessa sexta-feira e no sábado estarão com rajadas de 50 a 65Km/h pelo Estado catarinense, sendo mais intensas no extremo sul. Durante o dia de sábado o sol aparece e não chove em SC em função do afastamento da frente fria para o sudeste do Brasil e a entrada de uma massa de ar frio. Apenas no norte ainda haverá condições de chuva fraca pela manhã. O ciclone extratropical estará um pouco mais afastado da costa e com pressão central de 998 hPa, como pode-se observar no mapa abaixo.

No domingo a massa de ar frio deixará a madrugada com temperaturas baixas em SC. De acordo com a EPAGRI-CIRAM, há uma pequena chance de neve nos pontos mais altos da serra catarinense.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 10ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 11.6ºC
MÁX: 18.8ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Céu encoberto com chuva a partir da tarde.

MÍN: 16ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Noroeste passando a sudoeste. Rajadas de 50Km/h.

Previsão válida para o dia 20/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

quarta-feira, 18 de junho de 2008

AR POLAR AINDA DOMINA SANTA CATARINA

Na imagem de satélite de agora (18h00min) vemos nuvens altas em SC. Tivemos a terceira madrugada de frio intenso no território catarinense. O efeito baixada dominou o tempo hoje. Tanto é que no topo do Morro da Igreja em Urubici (1810 metros de altitude), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mínima de 8.2ºC, enquanto que em Urupema a estação que fica na cidade (baixada) registrou mínima de -2.7ºC. Isso acontece porque o ar frio (mais pesado) se deposita sobre os vales e baixadas, aumentando o frio sobre esses locais. Por isso algumas estações do INMET não relataram a realidade do frio nesta madrugada por se situarem em topos. Segundo o Instituto, a mínima chegou a -1.3ºC em Caçador, -1.2ºC em Lages, 0.7ºC em Joaçaba, 1.1ºC em Curitibanos, 1.4ºC em Urussanga, 5.3ºC em Indaial, 6.9ºC em Florianópolis e 8.8ºC em São Miguel d'Oeste. A mínima mais baixa registrada hoje em SC foi de -5ºC no interior de Fraiburgo, seguida de Bom Retiro com -3.2ºC. O dia de hoje foi de sol com nuvens altas pelo Estado. A umidade relativa do ar esteve novamente baixa, chegando a registrar apenas 13% em São Joaquim ao meio-dia. As temperaturas tiveram uma maior elevação com relação aos dias anteriores, porém ainda fez frio. A máxima em Florianópolis chegou aos 18.8ºC, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, com centro de alta pressão de 1023 hPa localizado no oceano na altura de SC. A nebulosidade alta é provoca pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis).

A tendência é a próxima madrugada seja de frio, porém menos intenso. As geadas ocorrerão mais isoladamente e apenas nas áreas do planalto. Durante o dia o sol aparece. Do oeste até a serra a nebulosidade aumenta no decorrer da tarde. Nesse dia um Vórtice Ciclônico em médios e altos níveis da troposfera formará uma frente fria que terá um baixa pressão em superfície sobre a Argentina. Esse sistema deve trazer chuva para sexta-feira em SC, a partir do oeste e se estendendo para as demais regiões. Na última rodada do modelo de previsão Eta, a baixa pressão da frente fria deve se intensificar e formar um ciclone extratropical no mar na altura da costa gaúcha na sexta-feira. Por isso os ventos começam a ganhar intensidade a partir tarde desse dia, com rajadas de até 70Km/h. As previsões em relação ao ciclone podem se alterar durante os próximos dias. Por isso vale a pena acompanhar o blog.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 8ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 8.4ºC
MÁX: 20.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 09ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Nordeste/Noroeste

Previsão válida para o dia 19/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

terça-feira, 17 de junho de 2008

MAIS UMA MADRUGADA GELADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h40min) vemos nebulosidade alta e média espalhada por algumas regiões do Estado. Tivemos mais uma madrugada fria em SC. Segundo o INMET, a mínima foi de -3.6ºC em Caçador, -2.8ºC em Curitibanos, -2.4ºC em Joaçaba, 0.0ºC em Itapoá, 0.5ºC em Urussanga, 2.9ºC em São Miguel d'Oeste, 3.3ºC em Indaial, 4.0ºC em Florianópolis e 5.2ºC em Santa Marta. Em Florianópolis a estação da EPAGRI-CIRAM localizada no bairro Itacorubi registrou 3.8ºC. Na estação da CLIMATERRA em São Joaquim fez -2.5ºC. A mínima mais baixa registrada hoje em SC se deu novamente em Fraiburgo com -9ºC, seguida de Urupema com -4.1ºC. Houve formação de geada em várias regiões do Estado, inclusive no litoral. Veja abaixo as fotos enviadas pelo colaborador do blog PAULO TEMPO, Matheus Boger. Observa-se nelas a geada ocorrida na madrugada no bairro Floresta em Joinville.







O dia de hoje foi ensolarado, porém as temperaturas novamente não se elevaram muito, ficando com máxima de 14.5ºC em Santa Marta. A umidade relativa do ar esteve e está muito baixa nesta terça-feira, chegando a registrar apenas 14% as 14h em Curitibanos.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar e uma crista (alta pressão alongada) em médios e altos níveis da troposfera. Contornando essa crista temos o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), o qual mantêm uma certa nebulosidade alta e média sobre o Estado, como observa-se na imagem de satélite.

A tendência é que a próxima madrugada ainda seja fria em SC. A quarta-feira será de sol em todo o Estado. Na quinta-feira um cavado em médios níveis (em torno de 5Km de altitude) associado ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) favorecerão um aumento de nebulosidade a partir do oeste catarinense. No fim desse dia uma um Vórtice Ciclônico (baixa pressão com circulação fechada de ventos) em médios e altos níveis formará uma baixa pressão em baixos níveis e em superfície, a qual dará origem a uma frente fria. Esse novo sistema frontal deve provocar chuvas e temporais isolados em SC na sexta-feira, primeiramente do oeste ao sul já na madrugada e nas demais regiões no decorrer do dia. Também na sexta-feira, a baixa pressão da frente fria formará um ciclone extratropical entre o litoral do RS e do Uruguai. Com isso entre esse dia e sábado espera-se ventos de 70Km/h no sul de SC. No decorrer da semana podem ocorrer alterações na previsão, por isso vale a pena acompanhar as próximas postagens aqui do blog.



MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 4ºC
MÁX: 17ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 7.0ºC
MÁX: 16.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 08ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Noroeste/sudoeste

Previsão válida para o dia 18/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET