Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 28 de setembro de 2008

DOMINGO DE MUITAS NUVENS E CHUVISCOS DO MEIO-OESTE AO LITORAL DE SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h:45min) vemos muitas nuvens do meio-oeste ao litoral, com céu parcialmente nublado a nublado nas cidades pertencentes a essas regiões.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Assim como o sábado, quando a chuva chegou a acumular 79mm em 24 horas na estação particular do bairro Capoeiras em Florianópolis, o domingo foi de tempo instável do meio-oeste ao litoral de Santa Catarina. A diferença é que hoje houve mais períodos de melhoria. A chuva ocorreu, principalmente no litoral e Vale do itajai. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado desde as 00h às 18h foi de 19.8mm em Itapoá, 18.6mm em Indaial, 5.4mm no Morro da Igreja em Urubici e 3.6mm em Urussanga. No oeste o sol apareceu entre poucas nuvens. Com relação as temperaturas, elas refletiram bem o padrão de nebulosidade, chegando aos 26.0ºC em São Miguel do Oeste, 22.7ºC em Urussanga e 21.5ºC em Itapoá, segundo o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a umidade marítima, transportada pelos ventos de um centro de alta pressão no oceano Atlântico. O Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) também contribui para formar a nebulosidade.

A tendência é que nas próximas horas a umidade marítima aliada ao Jato Subtropical continue provocando muitas nuvens e chuviscos, especialmente no litoral. Durante o dia de segunda-feira o sol aparece em todo o Estado catarinense. Porém no fim do dia o avanço de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altos e médios níveis da troposfera (entre 5000 e 10000 metros de altitude) deve instabilizar o tempo trazendo condições de pancadas de chuva com descargas elétricas em todo o território catarinense, primeiramente no oeste e se estendendo para as outras regiões até o fim da noite. A terça-feira será de chuva em SC, com melhora no fim do dia no oeste e meio-oeste. Na quarta-feira o sol aparece em todo o Estado, porém no litoral ainda chove, especialmente na madrugada.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.3ºC
MÁX: 22.1ºC
PREC. DAS 00H AS 18H: 5.9mm

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com muitas nuvens e chance de chuva isolada. Durante o dia sol com algumas nuvens. Entre a tarde e noite o céu volta a ficar nublado e há possibilidade de pancadas de chuva com descargas elétricas.


MÍN: 17ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Leste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 29/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

VENTOS ÚMIDOS ATUANDO EM PARTE DE SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (21h:15min) vemos mais nebulosidade no centro-norte de SC, com registro de chuvisco em Joinville.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Esta quinta-feira foi de muita nebulosidade baixa e média no nordeste de Santa Catarina. Houve ocorrência de chuva fraca no litoral norte, acumulando entre as 00h e 20h 9.3mm em Itapoá, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na grande Florianópolis e Vale do Itajai houve períodos de sol e a chuva chegou agora a noite. Nas demais regiões catarinenses o sol predominou entre nuvens altas, especialmente no oeste. As temperaturas hoje permaneceram agradáveis durante a tarde, com maior elevação no oeste. Segundo o INMET, a máxima foi de 24.0ºC em São Miguel do Oeste, 21.6ºC em Urussanga e 19.7ºC em Itapoá.

Essa situação do tempo se dá devido os ventos úmidos marítimos, os quais alcançam nosso litoral. Como as cidades do litoral norte e grande Florianópolis ficam perto de montanhas e serras, o vento se vê obrigado a subir e formar nuvens orográficas e ocasionando chuvisco nessas áreas. As nuvens altas e médias são provocadas por um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera (5000 metros de altitude).

A tendência é que nas próximas horas um cavado em altos níveis associado a um Vórtice ciclônico (baixa pressão com circulação fechada de ventos) em médios níveis da troposfera formem uma área de baixa pressão em superfície entre a região Sul e Sudeste do Brasil. Com isso a sexta-feira deve já ser de chuva no planalto norte, Vale do Itajai, Litoral norte e Grande Florianópolis. Nas demais áreas a chuva chega a noite. No sábado o sol aparece do oeste ao sul. Nas demais regiões o dia será novamente chuvoso. No decorrer do sábado o Vórtice Ciclônico comentado acima intensifica a área de baixa pressão da superfície, originando uma onda frontal sobre o sudeste do Brasil. Com isso no domingo chove apenas no início do dia de Florianópolis ao norte catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 13ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.9ºC
MÁX: 21.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada,


MÍN: 15ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Leste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 26/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

sábado, 20 de setembro de 2008

FRENTE FRIA SE FORMANDO NA REGIÃO SUL DO BRASIL

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (20h:50min) vemos muitas nuvens em SC, epecialmente do meio-oeste ao litoral onde chove em pontos isolados.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:
Como pode-se perceber na foto acima do bairro Capoeiras em Florianópolis, este sábado foi marcado por bastante nebulosidade em Santa Catarina. Apesar disso, a chuva chegou na maioria das regiões mesmo foi a tarde, porém com maior intensidade no oeste e meio-oeste. Segundo o INMET, os acumulados de precipitação mais significativos desde as 00h até as 19h foram de 16.0mm em Joaçaba e 15.8mm em São Miguel do Oeste. As temperaturas a tarde não se elevaram muito no leste e ficaram muito baixas do oeste a serra. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima em Caçador, meio-oeste, foi de apenas 12.5ºC. Em Urussanga, sul do Estado, a temperatura a tarde chegou aos 22.2ºC.

Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera (a 5000 metros de altitude) associado a divergência dos ventos em altos níveis (a 10000 metros de altitude). Dessa combinação, formou-se outro cavado, só que em superfície, o que instabilizou SC.


A tendência é que nas próximas horas ocorra a formação de uma frente fria entre SC e PR, associada a uma baixa pressão que estará no mar na altura do litoral sul catarinense. Com isso o domingo deve começar com muitas nuvens no Estado. No leste ainda chove pela manhã e parte da tarde. Nas outras regiões não chove e o tempo melhora já no decorrer do dia. Na segunda-feira o sol aparece entre algumas nuvens em SC, porém no sul ainda pode chover pela manhã em virtude da circulação de umidade favorecida pela baixa pressão no oceano.
As temperaturas estarão baixas devido a entrada de uma massa de ar polar.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 13ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.7ºC
MÁX: 20.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada, especialmente entre a madrugada e parte da tarde.


MÍN: 17ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Nordeste/sul.

Previsão válida para o dia 21/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

domingo, 14 de setembro de 2008

MADRUGADA GELADA COM REGISTRO DE -2.1ºC EM SÃO JOAQUIM


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 19h:15min) vemos cobertura parcial de nuvens na serra e litoral norte. Nas demais áreas céu com poucas nuvens a limpo. Temperaturas em ligeiro declínio.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Depois de uma semana chuvosa e de tempestades, as quais causaram estragos pelo Estado, este domingo começou e foi de sol com algumas nuvens na maior parte de Santa Catarina. Apenas próximo ao PR e litoral norte havia maior variação de nuvens. A madrugada foi gelada, com registro de geada em pontos do oeste a serra, interior do sul, área serrana da Grande Florianópolis e parte mais alta do Alto Vale do Itajai. A temperatura mais baixa no Estado catarinense se deu na Vila Francioni em São Joaquim com -2.1ºC, seguida de -2.0ºC na estação da CLIMATERRA também em São Joaquim, -1.2ºC em Bom Jardim da Serra e -0.2ºC em Urupema. Nas estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a mínima foi de 0.3ºC em Curitibanos, 2.3ºC em Lages (convencional), 3.1ºC em Joaçaba, 3.2ºC em Campos Novos (convencional), 3.7ºC em Caçador, 4.9ºC em Urussanga, 5.9ºC em São Miguel do Oeste, 9.5ºC em Laguna e 11.9ºC em Indaial. Na estação automatizada da UNISUL em Tubarão a mínima ficou em 8.8ºC. Durante a tarde, mesmo com o sol, as temperaturas pouco se elevaram. A máxima chegou aos 20.9ºC em Urussanga, de acordo com o INMET. Outro ponto a destacar foi os valores baixos de umidade relativa do ar, especialmente no planalto, sendo registrado 28% em Curitibanos e 30% em São Miguel do Oeste.


Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar e seco. Nas regiões mais próximas ao PR houve maior variação de nuvens em função da influência de uma frente estacionária no sudeste do Brasil.


A tendência é que a próxima madrugada seja novamente fria e com condições de geada em SC. O deslocamento do centro de alta pressão associado a massa de ar polar para o oceano, provocará ventos úmidos no litoral catarinense, o que deixará a segunda-feira com sol, variação de nuvens e chuva isolada no litoral norte do Estado. Na terça-feira a condição de chuva, especialmente no início e fim do dia, se estende para o restante do litoral além do Vale do Itajai.
Nas demais regiões de SC, a semana será de sol, com a volta do calor a partir de quinta-feira.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 8ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 10.4ºC
MÁX: 21.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com muitas nuvens.


MÍN: 11ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 15/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

sábado, 13 de setembro de 2008

FRENTE ESTACIONÁRIA NO SUDESTE DO BRASIL INFLUENCIA PARTE DE SC


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (21h:00min) vemos nebulosidade pelo Estado, especialmente do planalto norte ao litoral sul. Há registro de chuva no momento em Joinville.


ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Este sábado foi de bastante nebulosidade em Santa Catarina. Houve ocorrência de chuva fraca na região da grande Florianópolis pela manhã. No litoral norte e Vale do Itajai a chuva persistiu durante todo o dia. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a precipitação acumulou hoje 14.0mm em Indaial e 11.4mm em Itapoá. Em virtude da grande cobertura de nuvens, consequentemente as temperaturas ficaram baixas pelo território catarinense, ficando com máxima de 16.1ºC em Joaçaba, 15.2ºC em São Miguel do Oeste e 14.7ºC em Urussanga. O vento do quadrante sul soprou com força no dia de hoje, alcançando rajadas de 85Km/h na Ilha do Arvoredo em Gov. Celso Ramos (EPAGRI-CIRAM), 68Km/h em Laguna (INMET) e 52Km/h no aeroporto de Florianópolis. Esses ventos no litoral aumentaram a sensação de frio.


Essa situação do tempo se dá devido a influência de uma frente estacionária no sudeste do Brasil. O ar polar já segue entrando em SC, sendo anunciado com a entrada do famoso vento sul.


A tendência é que a massa de ar polar deixe a próxima madrugada gelada em SC com mínimas negativas no planalto sul e abaixo dos 11ºC na maior parte das regiões catarinenses. O tempo instável com chuva fraca ainda persiste amanhã no litoral norte. No restante do Estado, sol com algumas nuvens. Na segunda-feira a mesma situação.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 12ºC
MÁX: 15ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 11.9ºC
MÁX: 15.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com variação de nuvens.


MÍN: 11ºC
MÁX: 16ºC
VENTO: Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 14/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

FRENTE FRIA MANTÊM MUITA NEBULOSIDADE SOBRE SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (20h:20min) vemos bastante nebulosidade em SC, mais carregadas no centro-leste do Estado. Chove em vários pontos agora.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Tanto a madrugada como todo dia de hoje foram de tempo instável com chuva em Santa Catarina. No início da madrugada, associado a chuva tivemos ventos com rajadas de até 58.6Km/h em Laguna, litoral sul. No oeste por volta do meio-dia a chuva se intensificou, acumulando apenas nesse horário 12.8mm na cidade de São Miguel do Oeste. Em Caçador, meio oeste, a chuva também ficou forte por volta das 14h acumulando apenas nesse horário 15.2mm. A tarde a nebulosidade enfraqueceu no oeste. Porém nas demais áreas a chuva seguia, de maneira fraca a moderada. As descargas elétricas ficaram restritas ao nordeste catarinense. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) o acumulado de precipitação hoje das 00h as 19h foi de 63.4mm em Caçador, 57mm em Xanxerê, 52.6mm em Curitibanos, 42.0mm em São Miguel do Oeste, 31.0mm no Morro da Igreja em Urubici, 30.8mm em Indaial, 27.0mm em São Joaquim, 11.6mm em Urussanga e 11.0mm em Laguna. Na estação automatizada da UNISUL em Tubarão foi acumulado 11.0mm desde as 00h. Quanto as temperaturas, diferente dos outros dias, tivemos a máxima na madrugada, sendo registrado 21.3ºC em Urussanga e 18.6ºC em São Miguel do Oeste.

Essa situação do tempo se dá devido a uma frente fria associada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis (a 5000 metros de altitude) e forte divergência dos ventos em altos níveis (acima de 10000 de altitude) da troposfera.

A tendência é que ainda chova nas próximas horas em SC. Na sexta-feira o sol aparece e não chove no oeste. Do meio-oeste ao litoral sul e grande Florianópolis ainda chove na madrugada e manhã, mas melhora a tarde. Nas demais áreas o dia ainda será chuvoso. As temperaturas começam a declinar a partir da divisa com o RS em virtude da entrada de umassa de ar polar e seco. As mínimas se darão no fim da noite. No domingo o sol aparece em todo o território catarinense e a madrugada será gelada, com mínimas em torno dos 0ºC na serra. Na segunda-feira o tempo volta a instabilizar no litoral em função da umidade marítima.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 17ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.4ºC
MÁX: 19.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Chuva na madrugada e manhã. No decorrer da tarde o tempo melhora.


MÍN: 15ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 13/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

FORTE INSTABILIDADE EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (23h45min) vemos muita nebulosidade carregada cobrindo SC. No momento chove com descargas elétricas em vários pontos, especialmente no planalto norte e litoral norte. Na imagem abaixo podemos notar que os topos das nuvens estão com temperaturas de até -60ºC.


ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Depois dos fortes temporais da quarta-feira, onde houve granizo em vários pontos desde o meio-oeste ao litoral, tivemos outro dia de temporais pelo Estado. No início da madrugada nuvens muito carregadas cobriam a grande Florianópolis, parte do litoral sul e planalto sul. Eram as últimas instabilidades do fim da noite de ontem. Pela manhã de hoje a instabilidade enfraqueceu e o sol conseguiu aparecer em algumas regiões. Fez calor, com máximas de 29ºC em São Miguel do Oeste e 27.2ºC em Urussanga. Um ponto a destacar, foi o vento que chegou aos 100.8 Km/h em Laguna por volta das 07h. Perto do meio-dia o céu voltou a se carregar no extremo oeste, litoral sul e grande Florianópolis, com registro de chuva e descargas elétricas. No decorrer da tarde as nuvens foram crescendo nas outras regiões. No final do período duas fortes células convectivas se formaram no planalto sul e oeste. Em São Joaquim as 18h o INMET registrou precipitação de 16.2mm. Em Dionísio Cerqueira foi registrado as 16h precipitação de 7.8mm com rajadas de vento de 62.2Km/h associadas ao temporal. No começo desta noite havia muita nebulosidade carregada sobre o Estado, especialmente próximo ao RS. No Morro da Igreja em Urubici por volta das 19h o temporal acumulou 14.4mm. Ao longo do período a instabilidade cobriu todo o território catarinense.

Essa situação do tempo se deu devido a perturbação ciclônica em médios níveis da troposfera aliada a uma massa de ar quente e úmido em superficie. Ao longo do dia de hoje uma frente fria se formou no RS e avançou para parte de SC, contribuindo para formar as intensas áreas de instabilidade.

A tendência é que a sexta-feira seja chuvosa em SC e ainda com risco de temporais. A Metsul meteorologia em seu blog "Direto da Metsul", informou até da possibilidade de tornados ocorrerem em solo catarinense. No sábado o tempo melhora e o sol aparece do oeste ao sul. Já no nordeste do Estado a chuva ainda persiste em virtude de a frente fria se tornar estacionária no sudeste do Brasil. No decorrer do sábado o tempo melhora também nessas áreas. As temperaturas declinam, chegando aos 0ºC na serra na madrugada de domingo em função da chegada de uma forte massa de ar polar.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.9ºC
MÁX: 22.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva e descargas elétricas.


MÍN: 18ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Noroeste/sul (rajadas de 70Km/h)

Previsão válida para o dia 13/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET
-> METSUL

DEFESA CIVIL REGISTRA QUEDA DE GRANIZO NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) registrou a queda de granizo em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, na noite de quarta-feira.

De acordo com o subtenente Edson Baú da Silva, da Dedc, o fenômeno aconteceu entre as 20h30min 21h e não houve dano a propriedades no município.

Apesar do mau tempo, durante a madrugada não foram registrados alagamentos e deslizamentos na região da Grande Florianópolis.

Bairros ficam sem energia elétrica

Entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta, a queda de árvores e galhos e descargas elétricas provocaram a interrupção no abastecimento de energia elétrica em diferentes regiões da Grande Florianópolis.

Entre as 20h30min e as 21h20min, galhos de uma árvore caíram sobre a rede de distribuição da Celesc no Morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Cerca de 13 mil consumidores da região do Centrinho, Canto e Costa da Lagoa foram atingidos.

Por volta das 21h, uma descarga elétrica provocou o desligamento do alimentador que abastece o município de Antônio Carlos. Cerca de 2 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por pelo menos duas horas.

Às 23h20min, 13 mil clientes ficaram sem energia depois que pára-raios se romperam devido a descargas elétricas nos bairros Ingleses e Vargem do Bom Jesus, no Norte da Capital. A energia foi restabelecida à 1h30min.

Na manhã desta quinta, moradores da Praia dos Ingleses e Santinho voltaram a ficar sem energia elétrica entre as 9h20min e 9h45min. Um bambu que caiu sobre a rede na região do Morro do Maurício provocou o acionamento da rede de segurança da Celesc, acionada automaticamente quando há risco de curto-circuito.

Defesa Civil contabiliza prejuízos em Irani

Na manhã de quarta-feira, pelo menos 40 residências foram danificadas pela queda de granizo no município de Irani, no Meio-Oeste do Estado. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil fazem o levantamento dos estragos nesta quinta-feira.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

terça-feira, 9 de setembro de 2008

TERÇA-FEIRA COMEÇOU COM CHUVA E DESCARGAS ELÉTRICAS EM SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 18h:20min) vemos nebulosidade baixa em SC.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

No início da madrugada as nuvens mais carregadas se concentravam do meio-oeste ao sul catarinense. Já chovia nessas regiões com muitas descargas elétricas. No decorrer da madrugada a instabilidade se estendeu e ficou concentrada no centro-leste do Estado. No final da manhã a nebulosidade mais carregada se encontrava no litoral norte, enquanto as outras regiões havia nuvens baixas. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado de chuva desde as 00h até as 18h foi de 25mm em Itapoá, 21.2mm em Florianópolis, 19mm no Morro da Igreja em Urubici, 18.6mm em Ituporanga, 18.0mm em Indaial, 14.6mm em Curitibanos, 12.2mm em Laguna e 11.6mm em Urussanga. Na estação automatizada da UNISUL em Tubarão o acumulado foi de 19.5mm. Durante a tarde o sol apareceu entre muitas nuvens. No litoral norte ainda havia chuva no início da tarde. As temperaturas se elevaram bastante no oeste, chegando aos 27ºC em São Miguel do Oeste. Nas demais regiões elas ficaram agradáveis, com máxima de 21ºC em Urussanga.

Essa situação do tempo se dá devido a uma perturbação ciclônica em médios níveis da troposfera ( a 5000 metros de altitude). As nuvens baixas são provocadas pelos ventos úmidos da alta pós frontal (centro da massa de ar polar) no oceano.

A tendência é que a quarta-feira seja de nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer hora no nordeste do Estado e no início e fim do dia nas demais regiões. Faz calor, especialmente do oeste ao sul. Na quinta-feira o dia começa com sol e calor, mas uma frente fria formada no RS se desloca para SC trazendo chuva e descargas elétricas no fim da tarde e noite.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 11ºC
MÁX: 22ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.2ºC
MÁX: 20.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável e chuva isolada.


MÍN: 18ºC
MÁX: 25ºC
VENTO: nordeste/noroeste

Previsão válida para o dia 10/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MADRUGADA TEVE MÍNIMA DE -3.2ºC EM SÃO JOAQUIM


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora
(18h:20min) vemos muita nebulosidade em SC, principalmente em parte do planalto serrano e grande Florianópolis. De acordo com o REDEMET, chove em Joinville agora.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


A madrugada desta segunda-feira foi novamente de frio pelo Estado catarinense. A menor temperatura registrada foi na Vila Francioni em São Joaquim com -3.2ºC, seguida de Bom Retiro com -2.6ºC e Urupema com -2.2ºC. Nas estações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) fez -2.1ºC em Caçador, -1.2ºC em Lages (convencional), -1.1ºC em Campos Novos (convencional), -0.8ºC em Curitibanos, 0.5ºC em Joaçaba, 3.3ºC em São Miguel do Oeste, 4.3ºC em Urussanga, 5.8ºC em Indaial, 7.7ºC em Itapoá e 9.1ºC em Laguna. Na estação automatizada da UNISUL em Tubarão fez 7.6ºC e na estação particular de Blumenau fez 9.0ºC. Durante a tarde o sol apareceu mas a nebulosidade foi crescendo pelo Estado. As temperaturas não se elevaram tanto, ficando com máxima de 20.3ºC em Urussanga.


Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar, cujo centro de alta pressão se encontra sobre o oceano Atlântico. O aumento da nebulosidade verificado na imagem de satélite é provocado por uma perturbação ciclônica nos médios níveis da troposfera (a 2000 metros de altitude).


A tendência é que nas próximas horas o céu se carregue ainda mais pelo Estado e já começe a chover a partir da próxima madrugada, se estendendo por toda a terça-feira. Pode chover forte, especialmente no centro-sul catarinense. Na quarta-feira a chuva fica restrita ao litoral norte no início do dia, mas se estende para as demais regiões no fim da tarde. Na madrugada de quinta-feira a perturbação ciclônica presente sobre o sul do Brasil gera um cavamento de pressão em superfície e com isso dará origem a uma frente fria sobre o RS. A quinta-feira começará com sol e calor em SC mas termina com chuva e descargas elétricas em função da chegada da tal frente fria.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 6ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 10.3ºC
MÁX: 20.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva.


MÍN: 13ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Leste/nordeste

Previsão válida para o dia 09/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

domingo, 7 de setembro de 2008

MADRUGADA COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE -23ºC NO MORRO DA IGREJA E NEVE EM SÃO JOAQUIM

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (17h:25min) vemos mais nebulosidade baixa do oeste ao planalto serrano provocada pelo Ciclone Extratropical.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SABTA CATARINA:
A madrugada deste domingo foi espetacular no Estado catarinense. Durante todo o período o oeste e meio-oeste permaneceu com chuva fraca ocasional e temperaturas próximas de zero grau. Na serra catarinense tivemos o registro de neve fraca em São Joaquim na cidade e neve acumulada no distrito do cruzeiro. Em Urupema ocorreu neve e também o fenômeno denominado sincelo, quando o nevoeiro congela. No Morro da Igreja em Urubici a sensação térmica devido aos ventos de 100Km/h era de -23ºC. A mínima no local ficou em -1.6ºC. Nessa madrugada tivemos mínima de -1ºC em Urupema e 0.6ºC na estação da CLIMATERRA em São Joaquim (1345 metros de altitude). Nas estações do INMET, fez -0.6ºC em São Joaquim (1410 metros de altitude), 1.5ºC em Dionísio Cerqueira, 2.4ºC em Curitibanos, 2.7ºC em Caçador, 4.8ºC em Urussanga, 9.7ºC em Laguna e 10.4ºC em Indaial. Durante esta tarde as temperaturas não se elevaram muito, ficando com máxima de 21.3ºC em Urussanga. Com relação aos ventos, eles alcançaram rajadas de até 59.7Km/h em Laguna, litoral sul.

Essa situação do tempo se dá devido a uma forte massa de ar polar associada a um ciclone extratropical no mar próximo da costa gaúcha. Tal condição proporcionou a ocorrência de neve na serra catarinense.

A tendência é que com o afastamento do ciclone extratropical para o alto mar, os ventos tendem a diminuir de intensidade no sul de SC no decorrer de hoje. A próxima madrugada será novamente fria. Vale lembrar que como o ar polar ainda está avançando, as mínimas de amanhã no leste podem ser mais baixas com relação as de hoje. Durante o dia de segunda-feira o sol aparece em todo o território catarinense. Porém no fim do dia uma perturbação ciclônica nos médios níveis da troposfera ( em torno de 2000 metros de altitude) formará um cavado (baixa pressão alongada) em superfície sobre Santa Catarina, o que trará condição de chuva desde o meio-oeste ao litoral já a partir da noite dessa segunda-feira, se estendendo por toda a terça e quarta-feira. Na quinta-feira forma-se uma frente fria sobre o sul do Brasil, trazendo chuva no decorrer do dia, desta vez para todo o Estado de SC.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 12ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 12.0ºC
MÁX: 21.1ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com chuva a noite.


MÍN: 15ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Sudeste/leste

Previsão válida para o dia 08/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

FOTO:

-> METSUL

sábado, 6 de setembro de 2008

SÁBADO DE CHUVA E FRIO EM SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h:25min) vemos bastante nebulosidade baixa pelo Estado. As temperaturas mesmo com a nebulosidade estão em queda. Em São Joaquim no momento faz 3ºC com céu nublado.


ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Este sábado foi de tempo instável em Santa Catarina. Segundo o INMET, o acumulado de chuva desde as 00h até as 18h foi de 44.2mm no Morro da Igreja em Urubici, 43.8mm em Curitibanos, 37.4mm em Laguna, 33.0mm em São Joaquim, 30.0mm em Caçador, 24.4mm em Xanxerê e Urussanga, 23.2mm em Joaçaba, 11.2mm em Indaial e 7.2mm em São Miguel do Oeste. No decorrer da tarde as nuvens de maior desenvolvimento vertical ficaram restritas ao litoral norte. As temperaturas estiveram muito baixas durante a tarde de hoje. Para se ter uma idéia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas hoje não passaram dos 6.8ºC em São Miguel do Oeste, 11.3ºC em São Joaquim, 12.6ºC em Curitibanos e 16.4ºC em Laguna. Na estação meteorológica automatizada da UNISUL em Tubarão a temperatura máxima chegou aos 18ºC. Vale destacar que em alguns pontos do leste houve boas aberturas de sol no período, porém não fez calor, muito pelo contrário, continuou frio.


Essa situação do tempo se dá devido a uma frente fria associada a um centro de baixa pressão sobre o território catarinense. A frente fria no momento já se encontra no nordeste do Estado e o centro de baixa pressão se encaminhou para o mar próximo da costa gaúcha. Na retaguarda da frente fria há uma forte massa de ar polar, a qual está entrando em Santa catarina pelo Oeste. Esta combinação de ar polar com nebulosidade foi fundamental para deixar as temperaturas máximas muito baixas, espceialmente do oeste a serra.


A tendência é que nas próximas horas o vento aumente de intensidade com rajadas de até 60Km/h no sul de Santa Catarina em virtude da formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha. Esse ciclone deve fazer com que o ar polar chegue com mais força para SC. Com isso a próxima madrugada será gelada pelo Estado.
Durante o dia de domingo o sol aparece com algumas nuvens e as temperaturas ficam baixas.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.3ºC
MÁX: 20.5ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 14ºC
MÁX: 20ºC
VENTO: Sudoeste/sul

Previsão válida para o dia 07/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

DEPOIS DO CALORÃO DE ONTEM, O FRIO VOLTOU EM PARTE DE SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (23h:45min) vemos muita nebulosidade em SC, com chuva fraca em alguns pontos.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Depois do forte calor de ontem, quando os termômetros chegaram a registrar 38.2ºC em Urussanga, 36.5ºC em Indaial e 32.7ºC em São Miguel do Oeste, o dia de hoje foi marcado pelas baixas temperaturas do centro para o sul catarinense. Para se ter uma idéia, em Urussanga a máxima se deu na madrugada com 17.1ºC. Durante a tarde a temperatura na cidade não passou dos 15ºC e veio caindo ao longo do dia. Outro caso foi São Miguel do Oeste que teve sua máxima na madrugada com 27.2ºC e foi caindo também ao longo do dia. Se contrapondo a situação, as cidades próximas ao PR tiveram ainda calor hoje, marcando 30.4ºC em Joaçaba e 29.2ºC em Caçador. O vento sul entrou com força nesta quinta-feira, registrando rajadas de 57.6Km/h em Laguna e 55Km/h em Florianópolis. Esta quinta-feira foi marcada pela grande quantidade de nebulosidade pelo Estado e inclusive com chuva no sul catarinense, acumulando 5.2mm em Laguna e 4.0mm em Urussanga.


Essa situação do tempo se dá devido a uma frente estacionária entre SC e PR, ou seja, do centro para o sul do Estado catarinense há ar frio polar. Já do centro para norte há ar quente. Isso explica o fato de ter feito calor em algumas cidades catarinenses próximas ao território paranaense.


A tendência é que nas próximas horas um Vórtice Ciclônico nos níveis superiores da troposfera envie um cavado (baixa pressão alongada) ao sul do Brasil. Esse cavado deve dar origem a uma baixa pressão relativa, fazendo a frente estacionária se converter em frente fria. Com isso a sexta-feira será chuvosa em todo o Estado. No sábado também chove, mas o tempo melhora ao longo do dia. No domingo ainda chove no planalto sul e sul em virtude da baixa pressão relativa no mar. Há inclusive previsão de neve na serra, em função da combinação de ar muito frio com alta umidade e nebulosidade. Vale ressaltar que é pequena a chance.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.7ºC
MÁX: 20.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável e chuva isolada.


MÍN: 16ºC
MÁX: 19ºC
VENTO: Sudeste/Nordeste

Previsão válida para o dia 05/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ACIMA DOS 30ºC


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (18h:15min) vemos tempo bom com poucas nuvens altas pelo Estado.


ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


A terça-feira seguiu com tempo e variação de nuvens altas (cirrus) em SC. Um destaque de hoje foram os valores de umidade relativa do ar, os quais chegaram a registrar 20% em Urussanga, sul do Estado, as 16h. Em virtude do ar bastante seco, tivemos uma elevada amplitude térmica, ou seja, fez frio durante a madrugada e fez calor durante a tarde, especialmente do oeste ao sul. Para se ter uma idéia, vou pegar o exemplo de Urussanga, citada acima. Por lá a mínima hoje ficou em 10.9ºC e a máxima atingiu os 31.9ºC, ou seja, uma amplitude térmica de 21ºC. Nas outras cidades catarinenses, tivemos máxima de 31.2ºC em Joaçaba, 30.9ºC em São Miguel do Oeste e 28.2ºC em Caçador. No litoral, as intensas rajadas de vento norte/nordeste, as quais chegaram aos 68.7Km/h em Laguna, aliviaram o calor, deixando as temperaturas mais agradáveis. Em Itapoá a máxima chegou aos 23.2ºC.


Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco em superfície associada a uma crista (alta pressão alongada) em níveis superiores da troposfera.


A tendência é que o tempo continue bom e com temperaturas elevadas em SC. Na quinta-feira uma frente fria chega a divisa com o RS mudando o tempo nessas regiões, provocando temporais. Na sexta-feira chove em todo o território catarinense. No decorrer do sábado uma forte massa de ar polar chega ao Estado trazendo significativa queda de temperatura.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.0ºC
MÁX: 23.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 17ºC
MÁX: 28ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 03/09/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET