Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ALERTA PARA TEMPORAIS NO CENTRO-OESTE DE SANTA CATARINA NESSE SÁBADO

A sexta-feira foi de sol e calor (em torno de 28ºC) no oeste e meio-oeste em função de uma crista (alta pressão alongada) em altitude, a qual inibe a formação de nebulosidade. Já da serra ao litoral a circulação marítima (ventos úmidos de sudeste) provocou muitas nuvens, temperaturas agradáveis (em torno de 24ºC) e registro de chuviscos no litoral norte. Em São Joaquim o ar frio e úmido fez a temperatura chegar aos 3.4ºC por volta das 07h da manhã.

Já para esse sábado a situação muda. Um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude avança de oeste e junto com o aumento da divergência dos ventos em altos níveis forma uma baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera no norte da Argentina, com isso atraindo o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o oeste do Sul do Brasil. Desta forma o sábado começa já com aumento de nuvens no centro-oeste de SC, com chance de chuva e temporais isolados associados a ventos fortes e possível queda de granizo ao longo do dia. No leste do Estado esse sistema só começará a atuar no fim da noite, porém durante o dia a circulação marítima continuará mantendo as nuvens baixas e chuviscos muito isolados nessa área.

Veja no mapa abaixo o volume de chuva previsto entre esse sábado e domingo em SC. Observe que a chuva será mais significativa no oeste.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SÃO MIGUEL DO OESTE REGISTRA 70% DA PRECIPITAÇÃO ESPERADA PARA OUTUBRO EM MENOS DE 24 HORAS

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos ainda bastante nebulosidade sobre SC, mas sem regisro de chuva.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA


Já um pouco depois do início da madrugada desta quarta-feira, tinhamos muita nebulosidade convectiva em SC, com chuva e trovoadas em Florianópolis e região. Um intenso sistema convectivo formado no noroeste gaúcho e países vizinhos se aproximou do oeste e meio-oeste de SC, provocando temporais com descargas elétricas. Veja a imagem de satélite abaixo mostrando o sistema.


Em São Miguel do Oeste, a primeira pancada de chuva se deu as 05h com volume de 14.2mm e rajadas fortes de vento de 68Km/h. A chuva após essa pancada continuou de forma fraca. Porém as 08h da manhã a chuva aumentou e uma forte pancada, mais forte que a anterior, atingiu a cidade. Para se ter um idéia, somente entre as 08 e 11h foi registrado acúmulo de 84.6mm, ou seja, durante três horas choveu o que chove geralmente um dia inteiro ou até mais de um dia. A chuva na cidade continuou até o fim da tarde.

Ao mesmo tempo em que a cidade do oeste passava por uma intensa tempestade, Joaçaba no meio-oeste também enfrentou um temporal com ventos de 37Km/h e precipitação de 12.8mm entre as 05 e 06h, sendo que após esse pico a chuva seguiu durante a maior parte do dia.

No final da manhã a chuva chegou a Dionísio Cerqueira, extremo oeste catarinense, provocando um temporal com ventos de 57.2 Km/h e precipitação de 23.4mm entre as 12 e 13h. Assim como as cidades citadas acima, continuou chovendo ao longo do dia em Dionísio Cerqueira. Veja na imagem de satélite abaixo, a qual mostra o sistema bem evoluído sobre o Estado.

A intensa precipitação no oeste e meio-oeste causou queda de barreiras na BR 282 entre os municípios de Saudades e Descanço pela manhã de hoje.

Nas outras regiões do Estado a chuva foi de fraca a moderada e de forma contínua durante todo este dia. Houve também registro de descargas elétricas, porém nada muito intenso. Exceto em Joinville onde a manhã de hoje virou noite (ver foto abaixo) em virtude da grande quantidade de nuvens, as quais entre o meio-dia e 14h provocaram precipitação de 19.6mm em Itapoá, cidade próxima.


De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) os maiores acumulados diários de chuva de hoje entre as 00 e 20h (horário de verão) foram de 128.2mm em São Miguel do Oeste (cerca de 70% do esperado para este mês de Outubro inteiro), 62.8mm em Caçador e 40.0mm em Ituporanga.

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude, aliada a um cavado em médios níveis (em torno de 5000 metros de altitude) e ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude).

A tendência é que nas próximas horas uma massa de ar seco domine o tempo em grande parte de SC e deixando a quinta-feira com sol e calor. Na divisa com o PR pode ocorrer pancadas isoladas de chuva com trovoadas em função de um cavado (área de baixa pressão alongada) em baixos níveis da troposfera no Estado vizinho. Na sexta-feira a mesma situação, ou seja, sol com pancadas de chuva na divisa com o Paraná e tempo firme das demais áreas. O calor continua. Porém ao fim do dia de sábado o avanço de um cavado em altitude forma uma área de baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera e com isso atraindo o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o sul do Brasil. Desta forma há chances de temporais em todo território catarinense na noite de sábado e madrugada de domingo. Durante o dia de domingo chove em todo o Estado, porém sem temporais.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 18ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.2ºC
MÁX: 20.5ºC
PREC DIÁRIA: 22.1mm

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN:
19ºC

MÁX: 26ºC
VENTO: Sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 30/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

RISCO PARA TEMPORAIS NAS PRÓXIMAS 24 HORAS EM SC

A terça-feira comportou-se como o previsto. Tivemos sol, calor com pancadas de chuva no fim da tarde no oeste. Em São Miguel do Oeste a estação do INMET registrou máxima de 29.4ºC com precipitação de 13.2mm entre as 17 e 18h (horário de verão). Nas outras regiões não fez tanto calor em virtude da variação de nuvens provocada por ventos úmidos oceânicos em associação com perturbações ciclônicas a 5000 metros de altitude. Por isso as temperaturas permaneceram agradáveis, registrando 22.6ºC em Urussanga.

No início da madrugada desta quarta-feira já percebe-se na radiossondagem do aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis o aumento dos índices de instabilidade em relação ao meio-dia de ontem. O ar se instabiliza bastante no território catarinense nas próximas horas em virtude do aumento da divergência dos ventos em altos níveis da troposfera, um cavado (área de baixa pressão alongada) em médios níveis e o transporte de ar úmido e quente da Amazônia para o sul do Brasil em baixos níveis, além da aproximação de uma frente fria. Com isso espera-se que ao longo do dia de hoje chova em todas as regiões com risco de temporai isolados, especialmente na divisa com o Estado gaúcho. Ao fim do dia chega a frente fria que organizará a nebulosidade.

domingo, 26 de outubro de 2008

INSTABILIDADES COMEÇAM GRADATIVAMENTE A SE AFASTAR DE SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos que a nebulosidade diminiu sobre SC, porém ainda há concentração de nuvens mais carregadas próximas do PR e parte do litoral. Nas outras áreas apenas nuvens baixas.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Durante a madrugada deste domingo de eleições, tivemos céu nublado com chuva na maioria das regiões catarinenses. Da metade do período em diante as nuvens se intensificaram do planalto sul ao litoral sul. O INMET (Intituto Nacional de Meteorologia) registrou forte pancada de chuva com acumulado de 16.4mm em Urussanga entre as 03 e 05h (horário de verão). As 04h registrou-se precipitação de 15.4mm em Laguna (com rajadas de vento de 68 Km/h) e 13.0mm no Morro da Igreja em Urubici.

Pela manhã as nuvens se intensificaram novamente, só que desta vez do oeste ao litoral sul, provocando chuvas nessas áreas, sendo que no oeste ela chegou próximo do meio-dia. No sul catarinense a precipitação acompanhada de trovoadas que não parava ficou ainda mais forte, registrando 41.6mm entre as 07 e 08h em Araranguá.

A tarde foi de muitas nuvens e chuva na maioria das regiões, principalmente no sul do Estado, cuja região está em alerta em função do excesso de chuva que causou alagamentos, deslizamentos de terra e interdições de rodovias. No norte houve aparições tímidas de sol e não choveu. Porém ao final do período uma intensa célula convectiva formou-se entre parte do meio-oeste e Vale do Itajai, provocando chuva forte. Em Caçador choveu 17.6mm com rajadas de vento de 43.9Km/h entre as 16 e 17h e em Indaial 16.8mm entre as 18 e 19h. Esta mesma célula provocou vendaval em Campo Alegre onde a força do vento fez arrancar uma árvore que caiu sobre a cabeça de um morador causando sua morte por traumatismo craniano. Em São Bento do Sul o vendaval provocou destelhamento de casas como mostra a foto abaixo.


De acordo com o INMET, os maiores acumulados diários de chuva de hoje entre as 00 e 18h foi de 87.4mm em Araranguá, 81.4mm em São Joaquim (estação convencional), 71.6mm em Urussanga e 50.0mm em Laguna.

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude aliada a um cavado (baixa pressão alongada) em médios e baixos níveis da troposfera, além do ar quente e úmido em superfície. Os sistemas em altitude geraram em superfície uma frente subtropical sobre o RS, a qual tem um centro de baixa pressão associado no litoral gaúcho com pressão de 1004 hPa.

A tendência é que a frente subtropical se desloque para o PR e sudeste do Brasil nas próximas horas. O sistema de baixa pressão se desloca para o mar e os ventos viram para oeste/sudoeste em SC. Com isso nesta segunda-feira espera-se muitas nuvens baixas do oeste a serra, visto que os ventos umidos da circulação da baixa pressão passam pelo planalto e ao descerem a serra chegam secos ao litoral. Porém à tarde a baixa pressão estará um pouco mais afastada e assim os ventos viram para sudeste no território catarinense, favorecendo a diminuição da nebulosidade baixa no centro-oeste do Estado e por outro lado o aumento das nuvens baixas no litoral. Fará calor em SC. Na divisa com o PR em função ainda das áreas de instabilidade associadas a frente subtropical no sudeste do Brasil pode haver o aumento de nuvens, porém sem chuva. Atenção para o sul do Estado pois os ventos poderão chegar aos 60Km/h agitando o mar. Na terça-feira o ar quente e úmido aliado a um cavado a 5000 metros de altitude pode favorecer pancadas isoladas de chuva com trovoadas no oeste. No nordeste catarinense tempo instável com aberturas de sol e chuviscos. Nas outras áreas sol com aumento de nuvens. Na quarta-feira o tempo muda e a chuva retorna de forma mais generalizada em SC.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 21ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 21.1ºC
MÁX: 23.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com muita nebulosidade. Durante a manhã predomínio de sol. A partir da tarde aumento de nuvens mas sem chuva.


MÍN:
20ºC

MÁX: 28ºC
VENTO: Noroeste na madrugada, oeste/sudoeste pela manhã e sudeste à tarde.

Previsão válida para o dia 27/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

sábado, 25 de outubro de 2008

TEMPO INSTÁVEL SE MANTÊM SOBRE SC


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos bastante nebulosidade sobre SC, mais carregadas no oeste. Neste momento chuvisca no norte catarinense.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


No início da madrugada havia muita nebulosidade sobre SC, principalmente no meio-oeste e parte do Planalto serrano. Entre 01 e 02h um temporal em Joaçaba acumulou 17.0mm, com rajadas de vento de 38.8 Km/h associadas. No decorrer do período as nuvens carregadas se deslocaram para leste e provocaram chuva com descargas elétricas no leste catarinense. Na metade da manhã houve aberturas de sol na região nordeste. Porém a tarde a chuva retornou em forma de pancadas com trovoadas. Do oeste ao sul do Estado a nebulosidade que havia diminuido voltou se intensificar ainda pela manhã. Novamente em Joaçaba houve mais um temporal com acumulado de 22.8mm entre as 10 e 13h e rajadas máximas de vento de 43.9 Km/h. Do planalto sul ao litoral sul choveu durante praticamente todo o sábado. Segundo o INMET, o acumulado de chuva entre as 01 e 19h foi de 36.4mm no Morro da Igreja em Urubici e 27.0mm em Araranguá. As temperaturas hoje não se elevaram tanto mas a sensação foi de ar abafado. Em Dionísio Cerqueira, extremo oeste, a situação foi diferente. Por lá como o sol apareceu e não choveu as temperaturas alcançaram os 30.2ºC.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altitude, ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude) e a um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície, o qual mantem ar quente e úmido sobre SC. Além disso um outro cavado, só que em níveis médios da troposfera, se desloca de oeste para leste reforçando a instabilidade.

A tendência é que nas próximas horas ainda ocorra chuva em SC. Na manhã de domingo a chuva pode cessar um pouco. Porém ao final deste período uma frente subtropical se forma no RS com um centro de baixa pressão associado no leste gaúcho. Com isso a instabilidade novamente ganha força sobre SC, com condições de temporais e possível queda de granizo a partir já do começo da tarde. Na segunda-feira durante o dia a frente subtropical se desloca para o Sudeste do Brasil. Com isso o tempo melhora sobre solo catarinense, com excessão do sul do Estado onde pode haver chuviscos isolados em virtude da circulação de umidade do centro de baixa pressão no mar. Na terça-feira o sol aparece com nuvens em SC sendo que quanto mais próximo do PR maior será a quantidade de nuvens. As temperaturas estarão altas. Na quarta-feira o tempo muda no decorrer do dia em SC em função da chegada de um novo cavado em altitude aliado a advecção de ar quente e úmido da Amazônia para o Sul do Brasil e a aproximação de uma frente fria.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.3ºC
MÁX: 23.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada e descargas elétricas.


MÍN:
21ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: Nordeste/norte.

Previsão válida para o dia 26/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

MAIS UM DIA COM FORTES TEMPESTADES PELO TERRITÓRIO CATARINENSE



O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos bastante nuvens sobre SC, sendo mais carregadas no centro-norte do Estado onde chove com trovoadas. No meio-oeste o topo das nuvens chega a apresentar temperatura de -70ºC (ver a segunda imagem acima). No sul catarinense chuvisca, mas sem descargas elétricas.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Pelo menos durante a maior parte do dia de hoje o que predominou sobre o Estado foi nebulosidade variável com bons períodos de sol. Fez calor com sensação de abafamento. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima alcançou os 31.7ºC em São Miguel do Oeste, 29.1ºC em Joaçaba, 29.0ºC em Joaçaba e 26.8ºC em Indaial. No litoral e sul do Estado esta sexta-feira foi de tempo mais fechado com nebulosidade do tipo stratiforme, a qual provocou alguns chuviscos isolados. No fim da tarde três células convectivas se formaram sobre SC, uma no meio-oeste, outra no planalto norte e outra na Grande Florianópolis. No começo da noite a do meio-oeste e do planalto norte evoluiram bastante, causando chuva com descargas elétricas nessas regiões. Nesse mesmo período outra intensa célula convectiva se formou no sudeste do Paraguai e cresceu a tal ponto de atingir o oeste e meio-oeste catarinense provocando chuva e descargas elétricas nessas regiões. O sistema apresentava nuvens com topos frios de até -70ºC. Em São Miguel do Oeste um forte temporal acumulou 21.4mm na estação automática do INMET entre as 21 e 22h (horário de verão), com rajadas de vento de 39.2 Km/h.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altitude aliada a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2000 metros de altitude) e um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície. Além disso a umidade e as temperaturas estão altas sobre SC, o que também contribuiu para a formação das células de convecção.


A tendência é que o sábado comece com nebulosidade variável com bons períodos de sol e temperaturas de até 29ºC pelo Estado, com sensação de abafamento. A partir da tarde o avanço de um cavado (baixa pressão alongada) a 5000 metros de altitude pela Argentina reforça a instabilidade sobre SC e com isso há chance de chuva com descargas elétricas e temporais isolados em todo o território catarinense. Grande chance de granizo. No domingo chove durante grande parte do dia no Estado. Na noite de domingo o cavado em altitude comentado acima se aprofunda e fecha uma baixa pressão em superfície sobre o Sul do Brasil. Na segunda-feira essa baixa pressão gera uma frente subtropical sobre SC, a qual se desloca rapídamente para o alto mar junto com o sistema de baixa pressão. Com isso o dia de segunda-feira deve ser de sol e calor na maior parte do Estado catarinense. No litoral a umidade marítima favorecida pela baixa pressão no mar pode provocar nuvens baixas. No final desse dia há chance de novos temporais em SC.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.9ºC
MÁX: 25.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada e descargas elétricas. Entre a tarde e noite a chuva se intensifica.


MÍN:
20ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Sudeste/leste. Rajadas de 60Km/h associada a temporais.

Previsão válida para o dia 25/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TEMPESTADES COM GRANIZO EM SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (23h:45min) vemos muita nebulosidade pelo Estado catarinense, com pontos mais fortes na Grande Florianópolis, Litoral norte e nas cidades que fazem divisa com o PR. Chove com trovoadas nessas regiões no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Durante a madrugada e boa parte do dia desta quinta-feira o céu das regiões de SC ficou com variação de nuvens médias e altas, entre aberturas de sol. As temperaturas se elevaram, mas com a alta umidade a sensação foi de abafamento. A máxima alcançou os 26.8ºC em Dioníosio Cerqueira. Na metade da tarde fortes instabilidades avançaram do RS para as regiões catarinenses que fazem divisa com o Estado gaúcho, provocando chuva com descargas elétricas e temporais isolados. Veja na imagem de satélite abaixo a forte convecção.

Perto do fim da tarde um intenso temporal atingiu São Miguel do Oeste, onde a chuva acumulou 16.8mm entre as 16 e 17h da tarde (horário de verão). Logo depois, outro temporal se formou sobre Urussanga onde acumulou 17.0mm entre as 17 e 18h e outro em Joaçaba que acumulou 17.6mm no mesmo horário, sendo que as rajadas de vento na cidade do meio-oeste chegaram aos 51.8 Km/h na hora da tempestade. Veja a imagem de satélite do final da tarde, mostrando nuvens muito carregadas sobre o Estado.

No início da noite, uma tempestade atingiu Caçador, no meio-oeste catarinense, com ventos de 54 Km/h e acumulado de 10.0mm entre as 18 e 19h. Neste mesmo horário outra tempestade castigava Ituporanga, onde ao acumulado chegou a 23.6mm entre as 19 e 20h, ou seja em apenas 60 minutos. Também no mesmo horário desabava sobre Indaial uma forte chuva cujo o acumulado alcançou os 18.4mm entre as 20 e 21h. Veja a imagem de satélite abaixo do início da noite de hoje, apresentando a forte instabilidade.

Além dos temporais mostrados acima, tivemos também registro de granizo em Lages (foto abaixo) e Rio do Sul, segundo a defesa civil de SC.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altitude aliada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia), alta umidade e calor em superfície e a presença de uma frente estacionária no RS. Esses fatores favorecem o forte levantamento do ar quente (convecção), formando nuvens carregadas e temporais isolados.

A tendência é que nas próximas horas o sistema frontal se desloque mais para o oceano. Porém deixará um cavado (baixa pressão alongada) em superfície sobre o sul do Brasil, o que com a ajuda de pequenas perturbações ciclônicas a 5000 metros de altitude deve manter a instabilidade sobre SC. Por isso a sexta-feira deve ser de nebulosidade variável com sensação de abafamento e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas ao longo do dia em todo o território catarinense. No sábado a mesma situação, porém no fim do dia o avanço de um cavado em médios níveis da troposfera da Argentina reforça a instabilidade sobre SC. Com isso espera-se acumulados altos de precipitação entre sábado e domingo, como mostra o mapa abaixo.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 24ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.6ºC
MÁX: 25.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A sexta-feira será de muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chance de pancadas de chuva com descargas elétricas na madrugada e no final da tarde. Risco de temporal isolado.


MÍN:
19ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Sudeste/nordeste. Rajadas de 60Km/h associada a temporais.

Previsão válida para o dia 24/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

FOTO:

-> DIÁRIO CATARINENSE

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

INSTABILIDADES PRÉ FRONTAIS JÁ ATUAM EM SANTA CATARINA



O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (17h:40min) vemos bastante nebulosidade cobrindo SC, sendo mais carregadas no planalto onde as nuvens apresentam topos com temperatura de -70 a -60ºC. No momento chove com trovoadas em pontos desde o oeste ao planalto sul.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMSO DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada foi mais nuvens no leste catarinense. No fim do período nuvens altas (cirrus) e médias (altocumulus) começaram a cobrir parcialmente o céu das cidades que fazem divisa com o RS. Ao longo da manhã essa nebulosidade foi se carregando nessas áreas e se estendendo para todo o centro-sul de SC. Durante o dia de hoje essa nebulosidade ficou predominando entre aberturas de sol e sensação de abafamento. As temperaturas máximas chegaram aos 27.9ºC em Urussanga, 27.5ºC em Joaçaba e 24.8ºC em Itapoá. Mas como a umidade relativa do ar se manteve alta, a sensação era de mais calor. No decorrer da tarde as nuvens ganharam força, principalmente no oeste e no planalto sul. Na metade do período, um temporal atingiu São Miguel do Oeste, acumulando 11mm entre as 14 e 15h, com rajadas de vento de 45.7Km/h. Um pouco depois outro temporal se formou, só que em Dionísio Cerqueira, extremo oeste, com chuva forte que acumulou 16.4mm entre as 15 e 16h (horário de verão).

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altitude aliada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e a aproximação de uma frente fria.

A tendência é que nas próximas horas as condições de tempestades aumentem pelo Estado. Na radiossondagem das 12h feita no aeroporto Hercílio Luz na capital, mostrava já altos índices de instabilidade indicando convecção intensa nas próximas horas, principalmente no centro-oeste de SC. Durante praticamente toda a quinta-feira o tempo deve ficar instável em todo o território catarinense. Na sexta-feira a frente fria se desloca para o alto mar, porém deixará um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície sobre SC, o que junto com os ventos úmidos da alta pós frontal no oceano Atlântico deve causar a persistência da chuva sobre o Estado, pelo menos até domingo. Vale lembrar que nesses dias alternando com a chuva poderemos ter intervalos com aberturas de sol. As temperaturas permanecerão altas com sensação de abafamento. Com essa previsão de chuvas, a defesa civil de Santa Catarina está em alerta, pois o solo já está bastante encharcado com as chuvas da semana passada e do início desta semana. Veja abaixo os mapas de previsão de acumulado de chuvas para os próximos dias em SC. Lembrando que 1 mm é equivalente a 1 litro de água por metro quadrado.

Entre hoje e amanhã:

Entre amanhã e sexta-feira:

Entre sexta-feira e sábado:

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 26ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.2ºC
MÁX: 25.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Madrugada com possibilidade de pancadas de chuva e descargas elétricas. Durante o dia nebulosidade variável com aberturas de sol entre o fim da manhã e começo da tarde. Entre o fim do dia e à noite as condições de chuva aumentam novamente, com risco de temporais e possível queda de granizo.


MÍN:
20ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Noroeste passando a sul. Rajadas de 70Km/h associada a temporais.

Previsão válida para o dia 23/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

UMIDADE MARÍTIMA AINDA PERSISTE NO PLANALTO SERRANO E NORDESTE CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 17h:15min) vemos maior quantidade de nuvens no planalto serrano, grande Florianópolis, Vale do Itajai e litoral norte. Chuvisca em Joinville no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


A madrugada desta segunda-feira foi de bastante nebulosidade desde parte do meio-oeste até o litoral catarinense. Durante a manhã houve registro de chuviscos isolados na Grande Florianópolis, Vale do Itajai e litoral norte do Estado. Entre o fim da manhã e na maior parte da tarde as nuvens diminuiram e o sol apareceu entre Florianópolis e sul e também no meio-oeste. No oeste o sol apareceu entre poucas nuvens durante todo o dia de hoje. Do planalto serrano ao litoral norte a tarde parmaneceu com tempo instável e chuviscos.


Com relação as temperaturas, elas refletiram bem o padrão de nebulosidade, sendo que chegou a fazer calor no oeste e sul. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima foi de 27.5ºC em Urussanga, 27.4ºC em São Miguel do Oeste, 24.2ºC em Joaçaba, 23.8ºC em São José, 22.9ºC em Itapoá e 21.1ºC em Indaial.


Essa situação do tempo se dá devido a persistência da circulação marítima, ou seja, ventos úmidos provenientes de um sistema de alta pressão no oceano Atlântico. Esses ventos ao chegarem em nosso litoral encontram as barreiras montanhosas, se elevam e sua umidade condensa formando nuvens do tipo orográficas. Ao ultrapassar a serra catarinense, o vento seca e proporciona tempo aberto no oeste. Já no sul do Estado como o relevo é mais baixo, a nebulosidade enfraqueceu rápido no início dia.


A tendência é que a terça-feira seja de sol com muitas nuvens no nordeste de SC, com possibilidade de chuvisco isolado da Grande Florianópolis (principalmente pela manhã) até o litoral norte. Do oeste ao sul o dia será de sol e temperaturas altas, porém no fim da tarde o calor associado ao Jato de Baixos Níveis - JBN (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia) e uma pequena perturbação ciclônica a 5000 metros de altitude pode provocar chuva com descargas elétricas. Na quarta-feira o sol aparece em todo o território catarinense, entretanto no fim do dia a aproximação de uma frente fria aliada ao JBN e forte divergência em altos níveis da troposfera favorecerá a ocorrência de temporais isolados no em todas as regiões.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.1ºC
MÁX: 24.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com muitas nuvens e chance de chuvisco pela manhã.


MÍN:
17ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: leste/Nordeste. Velocidade de 15Km/h com rajadas de 45Km/h

Previsão válida para o dia 21/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

domingo, 19 de outubro de 2008

DOMINGO COM SOL NO OESTE E MUITAS NUVENS NO RESTANTE DO ESTADO CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 21h:15min) vemos mais nuvens nuvens baixas da serra ao litoral, com céu parcialmente nublado.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Durante a madrugada deste domingo a nebulosidade enfraqueceu sobre Santa Catarina, com excessão do nordeste catarinense onde houve ainda chuviscos. O oeste já tinha céu com poucas nuvens. No restante do Estado houve aberturas de sol no início da manhã. Porém no decorrer desse período as nuvens baixas ganharam força do meio-oeste ao litoral com reforço de umidade através dos ventos de leste. Com isso houve registro de chuviscos em pontos do litoral entre o fim do período matutino e começo da tarde. No restante do período vespertino houve variação de nuvens do meio-oeste ao litoral, com chuva fraca no nordeste do estado. No oeste o dia foi de sol com algumas nuvens. As temperaturas hoje tiveram uma boa elevação no oeste, com registro de 26.6ºC em São Miguel do Oeste. Nas demais regiões catarinenses as temperaturas ficaram agradáveis, com máxima de 23.5ºC em Joaçaba, 21.8ºC em Araranguá e 21.7ºC em Indaial.


Essa situação do tempo se dá devido aos ventos umidos marítimos, provenientes de um sistema de alta pressão no oceano na altura do RS.


A tendência é que a segunda, terça e quarta-feira sejam de sol com poucas nuvens e bastante calor em SC. A umidade relativa do ar estará entre 30 e 40% e os ventos de nordeste se intensificam com rajadas próximas dos 60Km/h. No norte do Estado haverá mais nuvens. No fim do dia de quarta-feira a aproximação de uma frente fria aliada a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia) provocará chuva com descargas elétricas e risco de temporais isolados, primeiramente do oeste ao litoral sul e no fim da noite e madrugada de quinta-feira nas demais regiões.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.2ºC
MÁX: 20.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN:
16ºC

MÁX: 24ºC
VENTO: Nordeste. Velocidade de 15Km/h com rajadas de 40Km/h

Previsão válida para o dia 20/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

sábado, 18 de outubro de 2008

CHUVA PERSISTENTE JÁ PROVOCA TRANSTORNOS EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (18h:35min) vemos uma cobertura de nuvens baixas por Santa Catarina, especialmente no litoral onde chove fraco no momento. No oeste o céu encontra-se parcialmente nublado sem chuva.

ANÁLISE DE QUINTA-FEIRA ATÉ HOJE EM SANTA CATARINA:

Depois dos temporais entre segunda e quarta-feira, a partir da quinta-feira foi a vez da chuva fraca a moderada e persistente, especialmente no centro-leste. Nas estações monitoradas pela EPAGRI-CIRAM, o acumulado de chuva das 16h de quinta-feira até as 16h de hoje foi de 114.6mm em Itapoá, 107.9mm em São Francisco do Sul, 70.5mm em Florianópolis e 69.0mm em Itajai. Segundo o INMET, o acumulado de chuva neste mesmo período foi de 77.0mm no Morro da Igreja em Urubici, 72.6mm em São José, 62.0mm em Laguna, 58.2mm em Indaial, 53.0mm em Urussanga e 42.0mm em São Joaquim.

Essa intensa precipitação já provocou transtornos pelo território catarinense. Em Florianópolis no início desta madrugada um deslizamento de terra destruiu parte de uma casa no bairro Saco Grande. Em Biguaçu, parte da Rua José João de Souza cedeu também durante a madrugada. A chuva também já provocou deslizamentos de terra em Rio do Sul, na BR-280 próximo a Corupá e em São Bento do Sul (ver foto abaixo) onde algumas ruas estão intransitáveis (ver foto abaixo). O Rio Itajaí-Açu chegou ao nível de 7 metros a meia-noite de hoje em virtude da intensa pluviosidade.


Essa situação do tempo se dá devido a cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude associados a circulação marítima. Isso gera instabilidade e consequentemente chuvas.

A tendência é que o domingo seja de sol em todo o território catarinense. Apenas no litoral norte a chuva ainda persiste. Entre segunda e quarta-feira o sol aparece, faz calor e não chove em SC. Mas a partir de quinta-feira uma frente fria associada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes úmidos vindos da Amazônia) deve trazer o retorno da chuva ao Estado.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 15ºC
MÁX: 20ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.5ºC
MÁX: 20.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo começa com céu nublado. No final da manhã a nebulosidade diminui bastante e o sol aparece entre poucas nuvens.


MÍN:
13ºC

MÁX: 22ºC
VENTO: Leste/nordeste.

Previsão válida para o dia 19/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> DEFESA CIVIL SC
->
JORNAL DE SANTA CATARINA
->
DIÁRIO CATARINENSE
->
A NOTÍCIA

FOTO:

->
DIÁRIO CATARINENSE

-> A NOTÍCIA

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

TEMPO SEVERO EM SOLO CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (23h:55min) vemos mais nebulosidade no leste de SC, porém com pouca intensidade em relação a tarde de hoje.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:


Esta quarta-feira foi novamente marcada por tempestades em algumas áreas de Santa Catarina. O dia começou com nebulosidade variável e aparecimento do sol. As temperaturas máximas se deram pela manhã e em torno do meio-dia, com 27ºC em Itapoá e 26.1ºC em São Miguel do Oeste. A tarde a nebulosidade aumentou. Entre o meio-oeste e o planalto norte uma intensa célula convectiva provocou temporais na região. O topo frio das nuvens chegava a apresentar temperatura de -70ºC como pode-se ver na imagem de satélite realçada abaixo.

Em Canoinhas, planalto norte, os ventos ultrapassaram os 100Km/h, causando o desabamento da parede de um ginásio (foto abaixo), a morte de uma pessoa e destelhou várias casas.

Em Caçador, meio-oeste, um temporal acumulou 15.4mm entre as 13 e 14h. Os ventos na cidade chegaram aos 86.4Km/h, provocando destelhamentos e queda de árvore. No decorrer da tarde outra intensa célula convectiva se formou, só que desta vez foi no nordeste catarinense. Em Rio do Campo foi registrando precipitação de 14mm entre as 14 e 15h com ventos de 62.6Km/h. Logo depois, em Indaial a tempestade chegou com chuva forte, acumulando 16mm entre as 15 e 16h, com rajadas de vento de 63Km/h. Em Blumenau, segundo a defesa civil houve alagamentos devido a forte chuva. Veja na imagem de satélite realçada abaixo a célula convectiva formada no nordeste do Estado.


Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência de ventos em altos níveis da troposfera, uma massa de ar frio a 5000 metros de altitude e o transporte de ventos quentes e úmidos da Amazônia para o Sul do Brasil, além do calor em superfície e a presença de uma frente estacionária no sul catarinense. Isso torna o ar instável, com intensa convecção e várias tempestades.

A tendência é que amanhã o sistema frontal estacionário se posicione mais no sudeste do Brasil. Porém a circulação dos ventos da alta pós frontal (massa de ar frio) em superfície no oceano trará umidade para SC, o que associado a divergência em altos níveis da troposfera e o deslocamento de cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude, manterá o tempo instável nos próximos dias em território catarinense, pelo menos até domingo.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.5ºC
MÁX: 24.9ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será de céu encoberto com chance maior de chuva entre a madrugada e início da tarde.


MÍN:
18ºC

MÁX: 21ºC
VENTO: sul/sudeste.

Previsão válida para o dia 16/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> DEFESA CIVIL SC

FOTO:

->
PORTAL DE CANOINHAS

terça-feira, 14 de outubro de 2008

CALOR, ABAFAMENTO E TEMPESTADES EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 17h50min) vemos dois intensos núcleos convectivos em SC, um no planalto norte e outro no nordeste do Estado, cujo sistema apresenta nuvens com topos frios de -70ºC (tons de rosa na imagem abaixo), indicando convecção profunda.
Chove com trovoadas nessas regiões no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

Já ontem no fim da noite nuvens muito carregadas provocaram chuvas em algumas regiões do Estado. Em São Joaquim por exemplo, por volta das 22h um temporal acumulou 10mm neste horário, com ventos de 68.4Km/h. Veja na imagem de satélite abaixo o intenso nucleo convectivo que encontrava-se sobre a região, além do sul e grande Florianópolis.

Durante a madrugada e manhã de hoje a nebulosidade ficou variável e o sol apareceu pelo Estado. As temperaturas máximas ficaram altas porém fez menos calor em relação a ontem, quando chegou a marcar 32.3ºC em Urussanga. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima hoje chegou aos 28.8ºC em Urussanga, 28.1ºC em São Miguel do Oeste e 28.0ºC em Caçador. No nordeste catarinense fez mais calor com máxima de 32ºC em Indaial. A sensação de abafamento foi grande. Durante a tarde os intensos núcleos convectivos começaram a se formar em parte do meio-oeste, do planalto, do sul e na grande Florianópolis.
O temporal desta tarde provocou ventos de 70Km/h em Florianópolis (ver foto abaixo) com chuva intensa e várias descargas elétricas.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em São José as rajadas chegaram aos 57.6Km/h. Em Urussanga por volta das 13h o temporal chegou acumulando 11.6mm neste horário. Em Laguna, litoral sul, houve ventos de 63.3Km/h e a chuva acumulou 6.4mm entre as 14 e 16h. Em Caçador outra tempestade acumulou 8.6mm entre as 14 e 15h.

Essa situação do tempo se dá devido a forte divergência dos ventos em altos níveis da troposfera, uma massa de ar frio a 5000 metros de altitude, o jato de baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia), o intenso calor de hoje e a presença de uma frente estacionária no RS. Todos esses fatores contribuem para que a atmosfera permaneça instável sobre Santa Catarina, com formações de fortes núcleos de chuva.

A tendência é que pelo menos até sábado o tempo fique instável com acumulados significaticos de chuva em Santa Catarina. As temperaturas ficam mais baixas a partir de quinta-feira, porém não espera-se frio intenso.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 20ºC
MÁX: 28ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 20.1ºC
MÁX: 26.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quarta-feira será de céu encoberto com chuva e descargas elétricas
, especialmente no início e fim do dia.

MÍN:
20ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: nordeste/sul.

Previsão válida para o dia 15/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

FOTO:

->
DIÁRIO CATARINENSE

domingo, 12 de outubro de 2008

TEMPERATURAS ALTAS EM SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 19h:50min) vemos nuvens baixas e altas da serra ao litoral, as quais chegam a deixar o céu nublado no litoral.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada e manhã foi de bastante nebulosidade na faixa leste de Santa Catarina, principalmente no litoral, onde houve chuva fraca. No fim da manhã e durante a tarde a quantidade de nuvens diminui um pouco no leste e o sol apareceu. Do oeste ao planalto serrano este domingo foi de sol com algumas nuvens. Em praticamente todo território catarinense as temperaturas se elevaram bastante em relação a ontem. Chegou até a fazer calor em várias regiões. As 16h:00min o aeroporto de Criciúma registrava temperatura de 29ºC, a máxima do dia. De acordo com o INMET, as máximas hoje foram de 29.5ºC em Urussanga, 28.8ºC em Araranguá, 27.7ºC em São Miguel do Oeste, 27.4ºC em Joaçaba, 26.9ºC em Indaial e 24.5ºC em Itapoá. Como a umidade relativa do ar se manteve alta, a sensação de abafamento foi grande. Em Laguna, litoral sul, houve bastante vento de nordeste, sendo que entre 03 e 04h da manhã as rajadas alcançaram os 78.1Km/h. Durante o dia esse vento predominou, impedindo uma maior elevação das temperaturas e deixando a máxima em 21ºC na cidade.


Essa situação do tempo se dá devido ao deslocamento dos cavados (área de baixa pressão alongada) em altitude para o oceano, o que fez diminuiu a quantidade de nuvens mais carregadas que ainda tinha no leste catarinense. Como o ar ainda está umido, ainda formam-se nuvens do centro ao litoral.


A tendência é que a segunda-feira seja de sol, calor e sensação de abafamento em SC. No fim da tarde o ar quente e úmido nos baixos níveis e superfície aliado a aproximação de uma frente fria pode provocar temporais isolados em todo o Estado. Na terça-feira o sol também aparece em SC e faz muito calor. No fim do dia uma frente fria chega ao território catarinense provocando chuva forte, associada a temporais isolados com possíveis vendavais e quedas de granizo. Na quarta-feira o sol aparece entre muitas nuvens e chove no início e fim do dia. Sensação de abafamento. Na quinta-feira o tempo se estabiliza no oeste e meio-oeste mas continua com chuva nas demais áreas.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 25ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 19.1ºC
MÁX: 24.0ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens. Entre o fim da tarde e noite pode ocorrer pancadas de chuva isolada.


MÍN:
19ºC

MÁX: 27ºC
VENTO: nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 13/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

sábado, 11 de outubro de 2008

INSTABILIDADE SE AFASTANDO DE SANTA CATARINA


O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora ( 20h:50min) vemos mais nuvens da serra ao litoral, especialmente na faixa leste onde chove no momento.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada começou com temporais isolados no oeste de Santa Catarina. No horário das 00h o INMET registrou 12.2mm de chuva em Dionísio Cerqueira, com rajadas de vento de 69.4Km/h, associadas ao temporal. Cerca de uma hora depois, acontecia um outro temporal em São Miguel do Oeste, sendo que no horário das 02h o INMET acumulou 6.6mm na cidade, com rajadas de vento de 53.2Km/h. A chuva durou até o período da manhã. No meio-oeste a chuva chegou na metade da manhã. No planalto serrano e sul do Estado choveu a partir do meio-dia. No restante do território catarinense houve ocorrência de chuva tanto durante a madrugada como ao longo de todo o dia de hoje, porém sem muitas ou até com nenhuma descarga elétrica. De acordo com o INMET, o acumulado de chuva da meia-noite as 19h foi de 40.4mm em Dionísio Cerqueira, 20.4mm em São Miguel do Oeste, 16.4mm em Urussanga e 7.2mm em São Joaquim e Indaial. Com relação as temperaturas, elas se elevaram um pouco no oeste pela tarde e no sul durante a manhã, em virtude de algumas aberturas boas de sol. A máxima alcançou os 24.2ºC em Urussanga e 24.0ºC em São Miguel do Oeste.


Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em altitude aliado ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2Km de altitude) e uma
massa de ar quente e úmido em superfície sobre SC.

A tendência é que o tempo melhore nas próximas horas e o domingo seja de sol com algumas nuvens do oeste ao planalto serrano. No litoral ainda chove na manhã de domingo mas o tempo também melhora a tarde. As temperturas entram em forte elevação, chegando e ultrapassando os 30ºC na segunda e terça-feira. Essa condição mais o Jato de Baixos Níveis pode provocar pancadas de chuva com descargas elétricas do oeste a serra na segunda-feira. Na terça-feira o sol aparecem em todo o Estado mas no fim do dia uma frente fria chega mudando o tempo.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.2ºC
MÁX: 21.2ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

O domingo começa com muitas nuvens e chuva isolada. Durante a tarde a chuva pára e pode ocorrer aberturas de sol.


MÍN:
19ºC

MÁX: 25ºC
VENTO: nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 12/10/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA