Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

RELATOS DO ÚLTIMO DIA DE 2008

Neste último dia do ano de 2008, o tempo está mais firme no oeste e meio-oeste e instável com sol nas demais áreas. No leste as primeiras horas do dia foram de céu encoberto, como pode-se perceber na foto abaixo tirada por mim no bairro Capoeiras em Florianópolis, a qual reflete a situação na região. Na hora do registro havia pingos de chuva, mas nada muito significativo.


Durante o dia o sol brilhou forte em todo o território catarinense. Fez calor, com sensação de abafamento no leste, pois a umidade a umidade relativa permaneceu alta, com valores acima de 60%. as temperaturas máximas chegaram aos 34.8ºC em São Miguel do Oeste onde a URA chegou a baixos 22%, 32.6ºC em Joaçaba, 32.1ºC em Urussanga, e 30.2ºC em Indaial e São José.

Ao longo da tarde a forte convecção provocou formação de nuvens com desenvolvimento vertical, do tipo Cumulunimbos. Nas fotos abaixo de minha autoria, tirada na capital catarinense, podemos ver a célula convectiva formada no sul catarinense.


Veja ela destacada na imagem de satélite:

O que está favorecendo essa formação de nuvens convectivas é a atuação do Jato de Baixos Níveis (ventos úmidos e quentes provenientes da Amazônia a 2 mil metros de altitude), calor e umidade alta em superfície, a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) no nível médio da troposfera, a mais ou menos 5 mil metros de altitude e a presença do Jato Subtropical (ventos fortes lá no topo da atmosfera). No Uruguai há uma frente fria.

Na ilustração abaixo vemos os sistemas onde o Cavado é representando pelos traços pretos, o Jato Subtropical pela seta preta, o Jato de Baixos Níveis (JBN) pela seta vermelha e a frente fria pela linha com "dentes" azul. A letra B sobre o Paraguai representa uma baixa pressão, a qual atrai o JBN para SC.


A previsão do tempo para o primeiro dia de 2009 é de sol com variação de nuvens. A partir da tarde uma frente fria chega a SC e se alia aos sistemas já atuantes. Com isso espera-se temporais em todo o Estado, principalmente no leste a partir da tarde. Essa frente fria deve ficar como frente quente sobre a região Sul do Brasil, provocando tempo chuvoso (pancadas).

No fim da sexta-feira um forte cavado em altitude chega da Argentina e favorece a formação de um sistema de baixa pressão em superfície sobre a região sul do Brasil. Com isso espera-se chuvas fortes, com valores significativos sobre o leste catarinense, se estendendo para o sábado.

Atenção geral para o leste catarinense. Veja abaixo os enormes valores de chuva esperados entre sexta-feira e sábado. Vale lembar que no litoral pode ultrapassar os 80mm facilmente. Por isso não é bom se fixar nos valores e sim na quantidade.


No fim da noite de sábado a baixa pressão em superfície se desloca para o mar e se transforma em ciclone extratropical. Com isso a frente quente se transforma em frente fria e avança para o sudeste do Brasil. Sendo assim a chuva pára em SC e uma massa de ar frio entra no Estado, impulssionada pelo ciclone.


UM FELIZ ANO NOVO A TODOS VOCÊS E OBRIGADO POR VISITAR O BLOG!

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

VARIAÇÃO DE NUVENS E PERÍDOS DE CÉU ENCOBERTO ENTRE A SERRA E LITORAL CATARINENSE

Essa terça-feira foi marcada pelo sol, muita variação de nuvens e períodos de céu encoberto em Santa Catarina, especialmente entre a serra e a região litorânea onde houve alguma chuva isolada.

Hoje fez mais calor no oeste e meio-oeste, onde foi registrado máxima de 32.2ºC em São Miguel do Oeste e 28.5ºC em Joaçaba. Nas outras regiões a quantidade de nuvens não permitiu uma maior elevação de temperatura, levando as máximas a 26.5ºC em Indaial, 25.8ºC em São José e 23.3ºC em Urussanga.

A umidade relativa ficou alta, acima dos 70% pelo estado, exceto no oeste e meio-oeste onde ficou entre 45 e 60%. Isso permitiu um certo abafamento, mas nada comparado ao dia de ontem onde a temperatura de mais de 30 graus aliada a umidade beirando os 80% favoreceu um abafamento insuportável.

Perto da divisa com o PR a nebulosidade se desenvolveu melhor verticalmente agora no fim da tarde, provocando temporal com precipitação de 22.4mm (milímetros) em Caçador associada a ventos de 62.6Km/h as 18h na cidade.

A condição de tempo verificada sobre SC é provocada por um cavado (baixa pressão alongada, representado pelos traços pretos na ilustração)) em altitude, o qual atua melhor na divisa com o Paraná. Por isso a chuva forte em Caçador. Nas demais partes do centro-leste o que atua é a umidade marítima e também esse cavado, porém menos intensamente. Na Argentina percebe-se uma frente quente. Veja na ilustração abaixo:

cavado citado anteriormente está transformando a frente quente em frente fria na Argentina, a qual deve avançar amanhã para SC. Por isso já devemos ter temporais a partir da tarde em todo o Estado catarinense. Na quinta-feira, primeiro dia de 2009, haverá chuva forte durante quase todo o dia em forma de pancadas, principalmente no leste. No oeste não chove e faz calor.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

TEMPERATURA ALCANÇA 35ºC EM INDAIAL E PONTOS DO ESTADO TEM PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA COM TROVOADAS

Umidade aumentou, temperatura subiu ainda mais, nuvens se desenvolveram e a chuva chegou.

O dia de hoje em Santa Catarina foi de sol, muita variação de nuvens, aumento da umidade relativa do ar, a qual ficou acima dos 45% na maior parte do território catarinense, beirando os 100% durante a tarde no litoral. Com as temperaturas altas, a combinação de URA e calor, provocou abafamento e sensação de desconforto. As temperaturas subiram tanto, fazendo os termômetros acusarem máxima de 35.0ºC em Indaial, 33.0ºC no aerporto de Florianópolis, 32.2ºC em São José, 31.9ºC em São Miguel do Oeste, 31.0ºC em Urussanga e 30.9ºC em Joaçaba.

Ao longo da tarde a nebulosidade aumentou do Oeste a Grande Florianópolis e Litoral Norte e células convectivas isoladas se formaram. Na capital catarinense, houve pancada de chuva com descargas elétricas perto das 15h, como pode-se ver na foto abaixo tirada no bairro Capoeiras, assim como também agora pouco:

A estação particular de Capoeiras registrou máxima de 33.7ºC hoje. As pancadas de chuva acumularam no pluviômetro 14.2mm (milímetros) e continua chovendo em Florianópolis.

Na cidade mais fria do Brasil, São Joaquim, no início da tarde já houve chuva, acusando por volta do meio-dia 8mm de precipitação no pluviômetro do INMET.

Para entender o que está acontecendo no tempo, veja a ilustração abaixo:


O que está favorecendo a formação de nuvens convectivas isoladas em SC é um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude sobre o RS, representado pelos traços pretos na ilustração, o qual faz o ar levantar em SC. Além disso temos um frente fria no mar na altura do litoral catarinense, que aumenta a convergência de umidade e calor e também a atuação do Jato Subtropical (ventos fortes lá no alto da atmosfera, representado pela grande seta preta na ilustração), o qual sustenta a nebulosidade convectiva.

Para as próximas horas a tendência é que a frente fria se desloque para o alto mar e não toque o continente. Porém o cavado ainda favorecerá as pancadas de chuva. Na quarta-feira, último dia do ano de 2008, a formação de uma baixa pressão em superfície sobre SC, deve favorecer a forte convergência de calor e umidade, o qual junto com os sistemas em altitude podem provocar chuva forte na vespera de ano novo, principalmente na serra e litoral. O primeiro dia de 2009 será instável com chuvas em SC devido a chegada de uma frente fria, a qual organizará a nebulosidade.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

SERRA AMANHECE COM GEADA E ESTADO TEM DIA COM POUCAS NUVENS

O inverno sentiu saudades de Santa Catarina e resolveu voltar nesse começo de verão astronômico. A temperatura caiu na serra e houve geada. Em São Joaquim na Vila Francioni o termômetro acusou mínima de 3ºC na madrugada. Na cidade, segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, nunca houve tantos registros de geada em Dezembro no período de 1955 a 2007. Em Urupema fez 4.9ºC nas primeiras horas desta sexta-feira. O frio foi mais intenso em áreas de baixada pois o ar frio é mais pesado e como não havia vento ele acumulou-se nesses locais. Pelo restante do centro-leste também houve um pouco de queda de temperatura causando um pouco de alívio. No litoral norte a cidade de Itapoá, região de Joinville, nas ultimas madrugadas estava fazendo mais de 22ºC. Já na de hoje fez 16.5ºC. Mesmo caso em São José onde registrou-se 18.3ºC. Em Urussanga, sul catarinense, fez 15.1ºC.

Durante o dia houve sol e poucas nuvens, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim em Florianópolis.

As temperaturas se elevaram, fazendo calor, principalmente no oeste. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as máximas durante a tarde alcançaram os 30.1ºC em São Miguel do Oeste, 29.3ºC em Indaial, 28.5ºC em Urussanga, 27.9ºC em Joaçaba, 27.3ºC em São José, 26.5ºC em Itapoá e 25.0ºC em Laguna.

A umidade relativa do ar ficou baixa, especialmente do oeste a serra, chegando a 28% em São Joaquim e Joaçaba, 30% em São Miguel do Oeste e 39% em Ituporanga e 44% em Urussanga. No litoral a URA ficou alta.

Essa condição de tempo é explicada pela entrada de uma crista que é um alongamento de uma alta pressão em altitude (traços pretos pontilhados na ilustração acima) em todo território catarinense, a qual impede o levantamento do ar, causando seu secamento e formando uma massa de ar seco em superfície (área circulada em vermelho em volta da letra "B" na ilustração). Por isso verificou-se umidade relativa baixa.

No centro-leste catarinense além da crista em altitude que causa ar seco, temos também um sistema de alta pressão polar em superfície (letra "A") sobre o oceano Atlântico, o qual favorece temperaturas mais baixas nessa parte do Estado, além de provocar circulação de umidade na faixa litorânea.

Para os próximos dias a tendência é que a crista em altitude continue impedindo a formação de nuvens e mantenha uma massa de ar seco sobre Santa Catarina. Porém a partir de segunda-feira o avanço de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude vindo da Argentina deve provocar temporais isolados nos fins de tarde dos ultimos três dias do ano de 2008.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

VÉSPERA COM TEMPORAIS E NATAL COM VARIAÇÃO DE NUVENS EM SANTA CATARINA

Na véspera de natal tivemos um dia muito quente em Santa Catarina, com valores de temperatura máxima em torno e acima dos 30ºC . Porém com a umidade relativa do ar alta em todo o Estado, a sensação de abafamento foi extremamente grande, trazendo desconforto.

Ao fim da tarde, como já previsto na segunda-feira e mostrado aqui no blog, um cavado (baixa pressão alongada) aliado a forte divergência dos ventos lá no topo da troposfera, ocasionou a formação de instabilidades por SC, organizadas em nebulosidade e pequenas células convectivas mais intensas. Em São José na Grande Florianópolis, uma forte tempestade desabou acumulando 24mm (milímetros) de precipitação entre as 15 e 16h. Logo depois a cidade de São Miguel do Oeste, no oeste, registrou um temporal com acumulado de 9.6mm de chuva e rajadas de vento de 49.6Km/h entre as 16 e 17h. No meio-oeste, Joaçaba também no mesmo horário e espaço de tempo teve chuva forte acompanhada de descargas elétricas, acusando no pluviômetro 19.2mm. Mais à noite, por volta das 19h um intenso temporal também se formou sobre o litoral norte, somando 28mm em Itapoá (próximo de Joinville) nesse horário.

Já hoje, neste dia de natal, o tempo ficou mais aberto no oeste e meio-oeste e com variação de nuvens, aparecimentos de sol e chuva isolada no leste. Em Florianópolis pela manhã havia sol com nuvens baixas como vê-se na foto abaixo tirada por mim do alto do Morro da Queimada em Florianópolis.

Com relação as temperaturas, houve calor, porém menos intenso em relação as dias anteriores. No litoral o vento sudeste refrescou um pouco. No Vale do Itajai o calor ainda foi bastante intenso. As máximas hoje alcançaram os 31.3ºC em Indaial, 27.4ºC em Dionísio Cerqueira, 26.7ºC em Urussanga, 25.7ºC em São José e 24.9ºC em Xanxerê. A umidade relativa do ar continou alta em todo o território catarinense.

Neste momento temos a formação de nubulosidade convectiva entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis. Não há chuva por enquanto. Veja a foto abaixo tirada por mim aqui em Florianópolis agora pouco, mostrando uma camada de altostratus.

Bem para explicar o que está acontecendo no tempo neste dia de natal, vamos a ilustração seguinte:

Nela vemos uma frente fria que se formou entre o litoral da região sul e da região sudeste do Brasil. Com isso o vento sudeste entrou amenizando as temperaturas no Estado. No Uruguai há outra frente fria, a qual deve se acoplar a frente fria citada anteriormente. Com isso uma massa de ar seco e um pouco mais frio chega ao Estado. Esse sistema terá seu centro no oceano provocando umidade no litoral e deixando o tempo instável nos próximos dias pelo menos até segunda-feira. Nas demais áreas de SC sol com poucas nuvens. Fará calor em todo o território catarinense.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SEMANA NATALINA COM SOL E MUITO CALOR EM SANTA CATARINA


A foto acima, tirada por mim aqui em Florianópolis, mostra exatamente como se comportou os últimos dias em Santa Catarina. Ou seja, muito sol e calor. Para se ter uma idéia, ontem os termômetros acusaram máxima de 39.2ºC em Itapiranga, cuja cidade é considerada o "forno" de SC. Hoje não foi diferente. Segundo o INMET, os maires valores de temperatura máxima se deram em São Miguel do Oeste com 34.5ºC, em Urussanga com 34.0ºC, em Joaçaba com 33.3ºC, em Indaial com 32.7ºC e em Dionísio Cerqueira com 32.6ºC. Com excessão da região litorânea, todo o Estado teve baixa umidade relativa do ar durante a tarde, chegando a registrar apenas 23% em Caçador. Hoje houve registro de chuva somente na capital, durante a madrugada acumulando no pluviômetro 8.8mm de precipitação.

Do fim da tarde para agora nuvens de desenvimento vertical se formaram na divisa entre o Estado de Santa Catarina e dos nossos vizinhos gaúchos. Porém até agora não houve registro de chuva nessas áreas.

Essa situação do tempo pode ser explicada na ilustração abaixo.

O tempo mais seco no Estado se deve a uma crista, que é uma área de alta pressão alongada lá no topo da troposfera. Já na camada média, a mais ou menos 5 mil metros de altitude temos a presença de um centro de alta pressão, o qual inibe a formação de nuvens e derruba a umidade relativa, daí os baixos valores dessas.

Porém no RS encontra-se um cavado (alongamento de uma baixa pressão), representado pelos traços pretos na ilustração, na mesma altitude que o centro de alta pressão citado acima e também outro na superfície e baixos níveis (traços vermelhos na ilustração). Esses cavados são os responsáveis pela nebulosidade vertical na divisa entre SC e RS. A letra "B" sobre a Argentina representa um centro de baixa pressão, do qual sai o cavado de superfície e baixos níveis, comentados anteriormente. No Uruguai há uma frente estacionária.

Para as próximas horas a tendência é que essa convecção (nuvens carregadas) se estenda por parte de SC, provocando chuvas isoladas e até com descargas elétricas. Nessa quarta-feira, véspera de natal, a previsão é de que o cavado na camada média da troposfera aliado ao aumento da divergência de ventos nas camadas superiores favoreça a ocorrência de chuvas com risco de temporais no território catarinense a partir da tarde, se estendo por toda noite.

PREVISÃO PARA O DIA DE NATAL:

Durante o dia de natal os sistemas em altitude formarão um sistema de baixa pressão subtropical na costa sul do Brasil e com isso o tempo volta a secar na maior parte de SC. Porém no leste do Estado o natal será nublado e chuvoso, com risco de chuva forte inclusive, em função da formação da baixa pressão.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CALOR EM SANTA CATARINA, COM UMIDADE RELATIVA ABAIXO DE 30% NO MEIO-OESTE

De uma maneira geral, esta sexta-feira foi de tempo bom em Santa Catarina. No início da madrugada havia céu nublado a muito nublado da serra ao litoral, com registro de chuva em Itapoá acumulando míseros 1.8mm de precipitação.

No início da manhã a nebulosidade baixa era intensa no centro-leste. No entando já no final do período e começo da tarde as nuvens se dissiparam rápido e o sol apareceu para alegria dos que já estavam chocados com tanta chuva. Durante a tarde o sol e o calor predominaram em todo território catarinense, tendo mais nuvens de Florianópolis para o sul do Estado. Na foto abaixo tirada por mim por volta das 18h mostra o bairro Capoeiras na capital, com nuvens baixas.

As temperaturas máximas hoje chegaram aos 33.2ºC em São Miguel do Oeste, 30.4ºC em Joaçaba, 30.3ºC em Dionísio Cerqueira (na cidade agora pouco as 19h ainda fazia mais de 30ºC), 29.6ºC em Indaial, 27.4ºC em Urussanga e e Itapoá e 26.9ºC em São José. A umidade relativa do ar se manteve muito baixa no Oeste e principalmente no Meio-oeste onde Caçador acusou no período vespertino apenas 26%.

O que temos na atmosfera para garantir esse tempo bom pode ser explicado na seguinte ilustração:


Lá no alto da troposfera encontra-se uma crista, que é a borda de uma alta pressão. Esse sistema faz com que em toda área circulada em preto na ilustração, ar desca e impossibilite a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, além de derrubar os níveis de umidade relativa. Isso acontece desde o oeste até o Vale do Itajai.

Nas demais áreas de SC o que forma nuvens baixas é um sistema de alta pressão em alto mar, o qual transporta umidade para nosso litoral. Além disso temos um cavado (baixa pressão alongada) em superfície sobre o leste, representado pelos traços em vermelho. Isso indica que o ar está subindo até uma altitude de mais ou menos uns 2 mil metros no leste catarinense. Ao chegar nesse nível ele forma nuvens baixas e ausência de nuvens verticais, visto que o padrão lá no alto da atmosfera impede isso.

A partir de amanhã a situação muda. O fortalecimento de baixas pressões entre a Argentina e Paraguai deve atrair o chamado Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) para o oeste e meio-oeste catarinense. Esse fator aliado a perturbações ciclônicas (pequenos cavados) em altitude podem desencadear formação de temporais isolados, típicos de verão nos fins de tarde. No leste o tempo não se altera. Isso permanece até pelo menos o fim de semana.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

BLOG PAULO TEMPO COMPLETA HOJE 500 POSTAGENS

Com a postagem de hoje, o blog Paulo Tempo completa 500 postagens, desde o mês de abril de 2007. Com muita informação, explicações detalhadas, ilustrações, fotos e vídeos, o blog vem crescendo na internet graças a você internauta. Muito obrigado a todos que já visitaram este espaço.

Bom agora falando sobre o tempo, ele se comportou da seguinte forma: sol em todo o Estado, porém com maior nebulosidade e até chuva na madrugada e manhã no leste. Do Vale do Itajai ao litoral norte o tempo ficou mais fechado, com registro de precipitação acumulada de 8.2mm em Indaial até as 19h.

Em Florianópolis, durante a tarde havia sol como na foto abaixo tirada por mim em no bairro Capoeiras.

Percebemos cobertura parcial de nuvens altas (cirrus), médias (altocúmulus) e baixas (stratocúmulus), com aparecimento do sol. Na capital choveu na madrugada e manhã, acumulando 12.6mm no INMET e 15mm na estação Capoeiras.

No sul catarinense também choveu no início de hoje como em Urussanga. Porém precipitou de forma muito fraca e isolada na região, acumulando menos de 3mm.

Hoje as temperaturas subiram mais no oeste e meio-oeste, justamente onde teve mais sol e ventos quentes vindo de noroeste. A máxima durante a tarde chegou aos 27.9ºC em São Miguel do Oeste, 27.6ºC em Dionísio Cerqueira e 27.4ºC em Joaçaba. No leste só fez um pouco mais de calor na Grande Florianópolis, onde fez 25.6 com São José e 26ºC no aeroporto de Florianópolis. Nas demais áreas da região as temperaturas não passaram muito dos 24ºC.

A situação descrita acima é provoca pelos sistemas na ilustração abaixo.


O Vórtice Ciclônico (VC na ilustração) a 5 mil metros de altitude estava entre o sudeste paranaense e extremo norte catarinense na madrugada e por isso choveu no leste de Santa Catarina.

Durante o dia de hoje o Vórtice se deslocou e na ilustração tem seu centro entre o sudeste de SC e oceano Atlântico. Sendo assim a nebulosidade mais pesada se concentrou em parte do meio-oeste, Vale do Itajai e norte do Estado catarinense, como pode-se ver na imagem de satélite acima, na qual fiz a ilustração sinótica.

A letra "B" na ilustração representa uma área de baixa pressão no nível do mar que foi gerada pelo VC em altitude e está com sua circulação de ventos quase fechada. Essa baixa deve se deslocar para sul e passar perto do litoral catarinense nos próximos dias, atraindo ainda mais ventos da Alta pressão ("A"), os quais trarão umidade e condições de chuva fraca e isolada no início e fim do dia nessa região. A chuva não deve ser intensa, visto que não terá participação do Vórtice Ciclônico, pois este deve se dissipar no mar. Do oeste a serra de SC o tempo continua firme, com bastante calor.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ACUMULADO DE CHUVA DAS ÚLTIMAS 24 HORAS JÁ CHEGA A QUASE 300 MILÍMETROS NO LESTE DE SANTA CATARINA

Veja o alerta feito na sexta-feira passada (12/12) aqui no Blog Paulo Tempo, onde foi previstos altos volumes de chuva para o início dessa semana:

"O cavado em altitude que deve passar pelo centro-oeste catarinense deve fechar a circulação de seus ventos e formar um Vórtice Ciclônico (VC) sobre o leste do Estado na manhã de segunda-feira. Esse fator aliado ao estacionamento do sistema de alta pressão a leste do Uruguai provocando umidade marítima em SC, deve deixar em alerta todo o leste catarinense, especialmente o Vale do Itajai entre segunda-feira a noite e quarta-feira de manhã".

O alerta foi feito baseado em modelos de previsão e não no "chute". Como podemos ver hoje, a previsão se confirmou e Santa Catarina já teve muita chuva, registrando nas últimas 24 horas quase 300mm de precipitação acumulada. Ou seja, está quase se repetindo o evento de enchente do mês de novembro. As regiões com maiores volumes de chuva desta vez é o litoral norte e Grande Florianópolis.


Região norte:


Na região já houve nas últimas 24 horas acumulado de 271.3mm em Itapoá e 209.5mm em São Francisco do Sul. Em Joinville onde o colaborador do Blog Paulo Tempo Matheus Henrique Boger registrou em seu pluviômetro 190mm, houve alagamentos e deslizamentos de terra como pode-se ver na foto abaixo.
Itajai onde já choveu 93.9mm, Guaramirim e Jaraguá do Sul também tiveram alagamento e deslizamentos.

Vale do Itajaí:


No Vale apesar de ter chovido pouco com relação as demais áreas, houve estragos. A cidade de Ilhota e Blumenau, muito atingidas pela última enchente, registraram alagamentos e deslizamentos de terra hoje.


Grande Florianópolis:


Em Florianópolis nas últimas vinte e quatro horas já choveu incríveis 203.4mm, ultrapassando a média mensal. No Morro da Caixa, parte continental da capital um barranco chegou a ceder como mostra a foto abaixo retirada do Diário Catarinense.
Hoje a tarde quando eu passava pela Rua Joaquim Nabuco no bairro Capoeiras, também na parte continental da capital, presenciei entulhos numa parte da pista devido ao desabamento de um muro de pedras provocado pela intensa chuva. O transito foi interrompido em uma pista. As fotos abaixo tiradas por mim mostram bem a situação onde carros tem que parar e esperar para andar na contra-mão.
Na ilha, o bairro Campeche teve alagamento e no Canto da Lagoa parte de um morro pode desabar. A rodovia SC-405 foi interditada por causa de alagamentos na pista.

Em São José cuja cidade já teve somado 201.9mm nas últimas 24 horas, houve alagamentos no bairro Forquilhinhas, Praia Comprida, Flor de Nápolis e Sertão do Imaruim. Em Palhoça como de costume e ainda mais com essa chuva toda, teve alagamentos no bairro Ponte do Imaruim, Passa Vinte, Pedra Branca, Eldorado, Frei damião, Brejaru e Centro.


Palhoça ontem à noite (fotos do Diário Catarinense):
Essa chuva toda no leste catarinense é provoca pelos sistemas citados ontem aqui nesse espaço. Um Vórtice Ciclônico em altitude e a circulação de umidade marítima favorecida por um sistema de Alta Pressão no oceano Atlântico. Veja na ilustração abaixo o Vórtice (VC) e a Alta Pressão (A).

Nota-se que em relação a ilustração de ontem, o Vórtice se deslocou do mar próximo do sul catarinense para a fronteira entre o oeste catarinense e sudoeste do Paraná. Por isso choveu bastante no leste de Santa Catarina.

Para a quarta-feira a tendência é que continua chovendo no leste do Estado, porém no fim do dia o Vórtice Ciclônico se desloca para o mar e a chuva perde força em SC. Sendo assim só sobra a circulação marítima favorecida pela formação de uma baixa pressão de fraca intensidade sobre o mar próximo da costa de São Paulo, que deixará muitas nuvens no litoral na quinta-feira.


DADOS:


-> CPTEC/INPE

-> EPAGRI-CIRAM

-> INMET
->
DIÁRIO CATARINENSE

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

UMIDADE MARÍTIMA É REFORÇADA POR UM VÓRTICE CICLÔNICO EM SC

Já choveu quase 50mm no Sul e Grande Florianópolis hoje até as 20h.

Como alertado na sexta-feira aqui no blog Paulo Tempo, a chuva ganhou mais força e o tempo ficou bem mais fechado nas últimas horas em Santa Catarina depois de uma manhã e começo da tarde com um pouco de sol e temperaturas entre 25 e 28ºC. Ocorreu chuva, principalmente no leste do Estado. Os maiores volumes de precipitação de hoje se deram no Sudeste catarinense.

Hoje em Urussanga, sul catarinense, por volta das 15h a chuva que já era quase contínua, ganhou intensidade e nesse horário acumulou 25.2mm de chuva. Na cidade desde a meia-noite de hoje já choveu 34mm.

No Morro da Igreja em Urubici desde as 00h de hoje a estação comandada pelo INMET já somou 34.8mm de chuva, sendo que apenas as 02h uma forte pancada acumulou 10.8mm no cume.

Em São José, na Grande Florianópolis, agora pouco por volta das 19h uma forte pancada fez o pluviômetro acusar 21.8mm, sendo que já choveu 47.8mm nas últimas 20 horas. Na foto abaixo tirada do bairro Capoeiras em Florianópolis pode-se observar um pouco de São José, cuja cidade fica do lado da capital. Ao fundo percebemos também a chuva ao sul que chega a tapar o lindo Morro do Cambirela, localizado em Palhoça.


Em Florianópolis não foi diferente. Apesar do sol durante a manhã, ao longo da tarde começou a chover de moderado a forte. Após as 18h voltou a chover forte na capital. Já são acumulados 23.1mm na estação do bairro Capoeiras que é de onde foram tiradas as fotos abaixo, as quais são de minha autoria.

16h:00, Chuva->


17h:00, chuva nas proximidades->

18h:40, chuva->Essa chuva toda é provocada por dois sistemas. Um Vórtice Ciclônico, que é uma baixa pressão com circulação fechada de ventos lá no alto da troposfera (em torno de 5 mil metros de altitude), e um sistema de alta pressão no oceano Atlântico em superfície que transporta umidade marítima para SC.

Na ilustração abaixo, feita por mim, vemos o Vórtice Ciclônico, representado pelas letras VC, sobre o mar bem perto do sudeste catarinense, motivo pelo qual choveu mais nessa região. Esse Vórtice causa o levantamento do ar em sua borda, deixando quase ausência de nuvens no seu centro. Isso aliado aos ventos úmidos do mar através da Alta pressão, representada pela letra "A" (canto inferior direito na ilustração), favorecem a formação de nuvens carregadas e chuvas fortes e contínuas. No litoral de SP vemos traços em vermelho, os quais representam um cavado em superfície (nível do mar).


Para as próximas horas e também na terça-feira a previsão é de que o Vórtice Ciclônico que atua hoje se posicione entre o meio-oeste e planalto sul catarinense, fazendo a chuva ficar restrita ao litoral e nordeste de SC durante toda a terça-feira. Alerta geral para as regiões atingidas pelas últimas enchentes.

Na quarta-feira o tempo dá uma melhorada, porém o cavado sobre SP deve se transformar em um centro de baixa pressão e se deslocará para sul ao largo da costa catarinense. Com isso a chuva volta no decorrer do dia ao litoral. A circulação de ventos dessa baixa pressão deve manter a semana com nebulosidade variável, aberturas de sol e chuvas a tarde no litoral catarinense.


ATENÇÃO! Ao longo da tarde de terça-feira com o início da formação do centro de baixa pressão na costa de São Paulo, podem ser registradas fortes rajadas de ventos superiores a 50Km/h na costa catarinense, se estendendo para a quarta-feira. Mar agitado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

sábado, 13 de dezembro de 2008

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA CONTINUA ATUANDO

Um sistema de alta pressão representado pela letra "A" na ilustração, está quase que estacionado sobre o oceano Atlântico a leste do Uruguai e litoral norte da Argentina. Esse sistema transporta ventos frios e úmidos para o leste de Santa Catarina. No extremo oeste a formação já de um cavado em superfície (traços vermelhos na imagem) forma nuvens.

Em Florianópolis o dia amanheceu com garoa e sol simultaneamente, com direito a um belo arco-íris. Pela tarde o sol apareceu entre nuvens como podemos ver na foto abaixo tirada por mim.

Fez calor hoje no Estado, especialmente no oeste, meio-oeste, Vale do Itajai e Sul. De acordo com o INMET a temperatura chegou aos 30.0ºC em São Miguel do Oeste, 29.3ºC em Joaçaba, 29.0ºC em Indaial e 26.3ºC em Urussanga. Nas três primeiras regiões a umidade relativa do ar ficou baixa, entre 25 e 40%. Nas demais áreas do território catarinense as temperaturas acusaram entre 24 e 26ºC, mas com a umidade relativa mais alta a sensação de abafamento aumentou.

Para esse domingo a previsão é de sol e calor em todo o Estado. Porém do Oeste a Serra a chegada de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude provoca convecção e chance de temporais isolados no fim do dia. Na segunda-feira esse cavado se transforma em Vórtice Ciclônico (VC- baixa pressão fechada) sobre o leste de SC, o que somado a circulação marítima pode favorecer chuvas nessa região. Na terça-feira esse VC em altitude forma um ciclone subtropical na costa de SP, o qual deve se deslocar para sudoeste passando bem perto da costa Sul do Brasil. Isso pode acarretar grandes volumes de chuva novamente no leste catarinense, além de ventos intensos. Alguns modelos de previsão colocam o sistema com pressão central de 998 hPa no início da quarta-feira.

Por isso, apesar de a previsão ser para a semana que vem, fica aí o alerta. O blog Paulo Tempo ficará de olho para levar a você todas as informações possíveis. Obrigado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

NOVO BLOQUEIO ATMOSFÉRICO SE INSTALA A LESTE DO URUGUAI

Um novo bloqueio atmosférico se instalou no oceano a leste do Uruguai, fazendo o sistema de alta pressão pós frontal (letra "A" na ilustração) estacionar sobre essa área, sendo assim advectando ventos frios e úmidos para o leste de Santa Catarina, como podemos ver acima representados pelas setas azuis. No oeste e meio-oeste os ventos em altitude, representados pelas setas pretas, estão indo todos para nordeste e assim não há divergência de ventos e consequentemente ausência de instabilidade. Somado a isso temos ainda o efeito do relevo que faz com que os ventos úmidos que entram no litoral percam umidade ao subir a serra e cheguem secos ao oeste e meio-oeste. Ou seja só pode chover no leste.

O reflexo dessa situação pode-se ver na foto minha abaixo, mostrando Florianópolis com céu nublado.

Houve chuva pela manhã a começo da tarde na capital, acumulando 4.8mm na estação do bairro Capoeiras. Correndo pelo leste catarinense encontramos a mesma situação. Ocorreu precipitação fraca em Itapoá com 8.0mm, em Laguna com 5.6mm e em Urussanga com 3.2mm. A única região do leste em que o sol apareceu mais facilmente foi felizmente no Vale do Itajai. Por lá não choveu.

Chegou a fazer calor hoje no Estado, especialmente no oeste, meio-oeste e Vale do Itajai. As máximas chegaram aos 29.6ºC em São Miguel do Oeste e 27.0ºC em Indaial. No restante do território catarinense a grande quantidade de nuvens e os ventos frios do mar mantiveram as temperaturas mais amenas, ficando em torno dos 23/24ºC.

Para as próximas horas a previsão é que a circulação marítima continue dominando o leste, provocando chuvicos na madrugada e parte da manhã especialmente no litoral e sul do Estado. A partir de domingo o avanço de um cavado (área de baixa pressão alongada) a 5 mil metros de altitude aliado a divergência dos ventos nos altos níveis da troposfera deve favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o centro-oeste de SC, provocando temporais isolados com risco de granizo. No leste continua a mesma situação dos dias anteriores.

Estive analisando modelos de previsão numérica e cheguei a conclusão que 3 dos que pesquisei indicam uma coisa que merece atenção. O cavado em altitude que deve passar pelo centro-oeste catarinense deve fechar a circulação de seus ventos e formar um Vórtice Ciclônico (VC) sobre o leste do Estado na manhã de segunda-feira. Esse fator aliado ao estacionamento do sistema de alta pressão a leste do Uruguai provocando umidade marítima em SC, deve deixar em alerta todo o leste catarinense, especialmente o Vale do Itajai entre segunda-feira a noite e quarta-feira de manhã.

Como se não bastasse isso, os modelos indicam algo estranho na terça-feira, quando um sistema de baixa pressão em superfície com 1002 hPa de pressão deve se formar na costa de SP e avançar de nordeste para sudoeste passando bem perto da costa do Sul do Brasil. Com isso contribuindo ainda mais para que a umidade chegue em abundância no leste de SC. Além disso os ventos podem ficar muito fortes nessa área.

Vale ressaltar que por enquanto são apenas previsões, mas que podem se confirmar. O Blog Paulo Tempo estará em monitoramento diário para levar a informação a você leitor.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

VENTOS DE SUDESTE ESPALHAM NUVENS BAIXAS PELO LESTE CATARINENSE

As fotos abaixo, tiradas por mim em Florianópolis, retratam bem como foi o dia de hoje em todo o leste catarinense. Ou seja, sol com nuvens baixas por todos os lados. Houve chuva na madrugada no nordeste do Estado e durante parte do dia, isoladamente.

Norte:
Sul:
Leste:
Oeste: As temperaturas se elevaram pelo Estado, principalmente no Vale do Itajai e Oeste. A máxima alcançou os 28.0ºC em São Miguel do Oeste e 27.2ºC em Indaial. No restante de SC fez entre 24 e 26ºC. A umidade relativa do ar ficou acima dos 50% em todo o Estado.

O dia pelo litoral também foi um tanto ventoso, com rajadas entre 30 e 60Km/h, alcançando um pico de 60Km/h na Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos, 46.8Km/h em São José e 39.9Km/h em Laguna.


Essas nuvens pelo leste são provocadas pelos ventos de sudeste.Para explicar melhor veja a ilustração abaixo:


Podemos notar que a baixa pressão (representada pela letra "B") se deslocou para o oceano Atlântico. Sendo assim a frente estacionária de ontem se transformou em frente fria e já localiza-se no litoral de SP. O sistema de alta pressão (representado pela letra "A") na retaguarda da frente fria está também no oceano, só que a leste da Argentina, advectando vento úmido e relativamente frio para SC (setas em azul). Como a baixa pressão não se fechou como era previsto, não chegou a formar ciclone extratropical e por isso o sistema não é circulado na ilustração.

Para os próximos dois dias a previsão é de sol em todo o território catarinense. De Florianópolis ao litoral sul haverá bastante variação de nuvens e chance chuvisco no início e fim do dia. Entre sábado e domingo um cavado (área de baixa pressão alongada) no nível médio da troposfera associado a forte divergência de ventos em altitude deve declinar os níveis de pressão atmosférica em superfície, formando instabilidades que provocarão tempestades severas em SC, principalmente do oeste a serra. Risco alto para granizo e vendavais.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

CHOVEU FORTE NO VALE DO ITAJAI, PLANALTO SUL E PARTE DO MEIO-OESTE CATARINENSE

As últimas horas foram de muita nebulosidade e chuva em Santa Catarina, especialmente no Vale do Itajai, Planalto Sul e parte do Meio-Oeste, regiões que no mapa de previsão de chuva mostrado no blog Paulo Tempo ontem já entravam na área de chuva mais forte. Na foto abaixo de minha autoria vemos o bairro Capoeiras em Florianópolis onde havia céu encoberto com chuva fraca.

Em Indaial no Vale, nas últimas 24 horas já choveu 49mm, sendo que ontem as 23h chegou a chover mais de 20mm por hora. Próximo dali em Blumenau a chuva forte causou um novo deslizamento de terra no bairro Água Verde. Em Rio do Sul houve alagamentos. Na capital catarinense houve nova interdição da rodovia SC-401. Também nas últimas 24 horas já houve acúmulo de 36.5mm em Campos Novos no Meio-oeste e 25mm em Lages no Planalto Sul.

As temperaturas hoje não ultrapassaram os 30ºC como ontem quando chegou a fazer mais de 35ºC no sul do Estado. Porém hoje com algumas aberturas de sol elas alcançaram os 28.0ºC em Urussanga, 27.7ºC em São José, 26.3ºC em Indaial, 26.0ºC em Joaçaba e 25.2ºC em São Miguel do Oeste. Com a umidade relativa do ar acima dos 70% em todo o Estado, a sensação foi de bastante abafamento.

A situação do tempo descrita na análise acima pode ser explicada na ilustração abaixo:


Na ilustração notamos uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil representada em vermelho pela letra "B". Também em superfície percebe-se uma frente estacionária no nordeste da Argentina, norte do Uruguai e oceano Atlântico. Em altitude vemos ventos fortes representados pelas setas pretas. Olhando bem, podemos observar que uma seta vai para nordeste e outra para leste, indicando que há divergência (desencontro) de ventos nesse nível da troposfera. Ou seja, convergência de umidade e calor em superfície favorecida pela baixa pressão e divergência de ventos em altitude, provocou a instabilidade.

Para as próximas horas é esperado o fechamento dessa baixa pressão sobre o mar próximo da costa do Sudeste do Brasil. Com isso a frente estacionária se transforma em frente fria e avança para nordeste, trazendo uma massa de ar frio em sua retaguarda. Consequentemente o tempo deve melhorar nessa quinta-feira ao longo do dia em Santa Catarina, com uma certa queda de temperatura. No oeste e meio=oeste o dia de quinta-feira já amanhece com sol. Nas outras áreas ainda chove mas melhora no fim do dia. Entre sábado e domingo volta a chover com risco de temporais a partir do oeste do Estado.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

INSTABILIDADES JÁ TOMAM SANTA CATARINA

Essa terça-feira foi mais um dia muito quente em Santa Catarina. As máximas alcançaram os 36.2ºC em Urussanga, 34.2ºC em São Miguel do Oeste, 33.7ºC em Joaçaba, 33.0ºC em Indaial e 31.3ºC em Caçador. Ao longo da tarde instabilidades começaram a tomar o Estado a partir do oeste. Nas fotos abaixo de minha autoria podemos notar que Florianópolis não fugiu a regra.


Nas imagens de satélite abaixo podems notar a evolução da nebulosidade.

Ao meio dia:

Começo da tarde:

Final da tarde:
Houve chuva, porém com baixo acúmulo nas estações comandadas pelo INMET. A excessão foi São Miguel do Oeste, onde agora pouco, as 19h, houve registro de 18mm (milímetros) com ventos de 51.4Km/h. Em Joaçaba e Urussanga apesar da pouca chuva ocorreram rajadas de ventos de até 62.6Km/h em ambas as cidades.

Para explicar o motivo da formação dessa instabilidade mostro-lhes a ilustração abaixo, feita encima da imagem de satélite do começo da noite de hoje.


A letra "B" indica um centro de baixa pressão a dois mil metros de altitude sobre a Argentina e Uruguai. As setas vermelhas indicam os ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia, os quais são atraídos para dentro da baixa pressão, sendo assim passando por SC e trazendo umidade para o Estado. Nos níveis superiores da troposfera (entre 5 e 10 mil metros de altitude), representados pela seta preta, vemos os ventos fortes do Jato Subtropical que também contribui para instabilidade. Os ventos do Jato Subtropical apresentam divergência, ou seja, uma das setas vai para norte/nordeste e a outra vai para nordeste/leste. Então, umidade e calor em baixos níveis, Jato Subtropical e forte divergência em altitude, tudo isso, favoreceu a instabilidade em SC. No litoral norte da Argentina há uma frente estacionária.

A previsão para as próximas 24 horas é de bastante chuva associada a temporais em território catarinense. Veja os altos acumulados previstos para esse período no Estado.


No planalto sul, em vermelho, pode chover 70mm ou até mais nas próximas 24 horas. Na quarta-feira a baixa pressão se aprofunda para superfície e começar a caminhar até o mar onde forma uma frente fria, a qual deve avançar e em sua retaguarda uma massa de ar frio deve provocar queda de temperaturas a partir de quinta-feira no Estado catarinense.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET