Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

TEMPERATURA CHEGA A INCRÍVEIS 40ºC EM JOINVILLE

Hoje foi um dia extremamente quente em Santa Catarina, especialmente no leste. De acordo com a EPAGRI-CIRAM e INMET as máximas chegaram aos 40.0ºC em Joinville, 36.4ºC em Blumenau, 35.0ºC em Itajai, 34.8ºC em São José, 34.2ºC em Florianópolis e Urussanga e 32.9ºC em Araranguá. Florianópolis com a máxima de hoje teve sua maior temperatura desse ano. Joinville por sua vez teve a maior temperatura do verão em SC até o momento. Vai ser difícil alguem quebar esse recorde! No oeste e meio-oeste fez calor, porém os ventos de oeste com rajadas de 50Km/h atrapalharam a maior elevação das temperaturas.

Os valores de pressão atmosférica reduziram-se muito. Para se ter uma idéia, em Laguna as 19h de hoje a pressão era de
997.4 hPa ao nível do mar!, sendo que continua nessse valor ainda. Em todo o leste a pressão ao nível do mar está baixa. Na capital está em torno dos 1002 hPa.

Veja a imagem sinótica abaixo e entende o por quê do calor e da pressão baixa.
O que está provocando a pressão baixa é a presença de um ciclone subtropical (letra B) entre o Uruguai e Oceano Atlantico adjacente. Esse sistema por ter pressão baixa e por ter caracteristicas subtropicais acaba atraindo ar quente para o Sul do Brasil ao invés de ar frio. Por isso fez tanto calor hoje no Estado catarinense. Veja no mapa de temperaturas abaixo, onde a grande área avermelhada representa a massa de ar quente que o ciclone está empurrando para cá. Para o sábado a previsão é de mais um dia quente. Pode fazer mais calor que hoje. Na região de Joinville pode chegar aos 41ºC, ficando entre 30 e 38ºC nas demais áreas. No domingo e próxima semana situação semelhante. As pancadas de chuva com trovoadas no fim da tarde, típicas de verão, devem acontecer a partir de amanhã.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

TIMBÉ DO SUL ACUMULOU 236.5 MILÍMETROS DE CHUVA EM 24 HORAS!

O fim da noite de ontem e madrugada de hoje foi de bastante chuva, como previsto, em SC. Porém os pontos intensos ficaram restritos a Grande Florianópolis e sul/litoral sul. De acordo com o INMET, em 24 horas (entre as 12h de ontem e 12h de hoje) choveu 50.4mm (milímetros) em São José ( pico de 37.8mm entre as 22 e 23h de ontem) e 16.0mm em Laguna. No meio oeste uma chuva forte provocou acumulado de 18.4mm as 23h de ontem. Porém o maior acumulade de precipitação nessas 24 horas foi na estação da Epagri-Ciram em Timbé do Sul, onde choveu incríveis 236.5mm. A consequência foi o transbordamento de um rio e o alagamento da cidade.

Durante a manhã e parte da tarde o sol apareceu e fez calor, mas principalmente abafamento em virtude da combinação: alta umidade+calor=abafamento. Para se ter uma idéia em Florianópolis por exemplo, durante a tarde fazia sol, a temperatura estava em 30ºC e a umidade relativa beirando os 70%!. Imagine a sensação que estava. Eu senti isso!

Bem, como tempo bom para quem mora no leste dura pouco, ao longo do dia a nebulosidade cresceu rapidamente. Veja nas minhas fotos abaixo tiradas na capital catarinense, mostrando a evolução das nuvens.


Final da manhã: Ensolarado

Começo da tarde: Aumento de nuvens

Final da tarde: Chuva

Agora pouco: um belo arco-íris

Foi assim em várias cidades do leste. Em algumas a chuva veio até mais cedo. No sul do Estado por volta das 17h uma tempestade acumulou em pouco tempo 17.6mm de chuva. Na cidade de Laguna agora pouco por volta das 19h um temporal com ventos de 52.2Km/h fez o pluviometro acusar 7.2mm. Em Indaial outro temporal um pouco antes, somou 9.8mm. Em Capivari de Baixo e Tubarão 80% da população ficou sem energia elétrica devido a um vendaval no fim da tarde de hoje.

Veja a imagem sinótica abaixo:

O que está provocando essa instabilidade é um sistema de baixa pressão (letra B), o qual está evoluindo para ciclone subtropical (sistema com núcleo quente em superfície e nucleo frio em altitude) devido ao fechamento de um Vórtice Ciclônico (VC), que é uma baixa pressão, só que lá no alto da atmosfera. Parte do centro desse VC já provoca tempo bom no oeste catarinense. Porém sua borda ainda mantem o sistema de baixa pressão atuando sobre o restante do Estado, bem como toda a região sul do Brasil.

A tendência é que nas próximas horas o ciclone subtropical esteja formado. Ele deve se formar mais ao sul do RS e por isso não fará tanto vento aqui no litoral catarinense. No máximo rajadas de 50Km/h no litorla sul. O mar se agitará, mas não há previsão de ressaca. No sábado o ciclone já em alto mar deve se converter para extratropical (nucleo frio) e assim deverá atrair entrada de ar relativamente mais frio do sul do continente sul-americano, que junto com o ar quente trazido pelo antes ciclone subtropical, acabará formando uma frente fria. Esse sistema frontal deve chegar entre sábado e domingo em SC, provocando pancadas de chuva. Porém no domingo a frente fria se desloca para o oceano e o tempo já melhora. O calor continua mas o ar seca.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PREVISÃO DE MUITA CHUVA E FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL NA COSTA SUL DO BRASIL

Nas últimas horas tem chovido bastante no litoral de SC, especialmente entre Florianópolis e Litoral Norte. A chuva por vezes chega a ser mais intensa, mas de uma forma geral pancadas rápidas seguidas de chuviscos e períodos de melhora e até com abertura de sol. Nas fotos abaixo vemos Florianópolis com chuva e logo a seguir com aberturas entre as nuvens.

De acordo com o INMET e EPAGRI-CIRAM desde a meia-noite já choveu entre 25 e 40mm na grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado. Nas outras regiões fez sol e calor com aumento de nuvens e neste momento já há pancadas de chuva.

Para entender o motivo dessa situação do tempo veja a imagem sinótica abaixo.

O que está provocando esse aumento de instabilidade é um intenso cavado (área de baixa pressão alongada, representando pelos traços pretos na imagem) lá no alto da atmosfera que se encontra sobre o nordeste da Argentina. Esse cavado lá no alto fez o ar levantar bastante, gerando áreas de baixa pressão (letra "B") em superfície sobre a Região Sul do Brasil. No litoral catarinense, a queda da pressão atmosférica fez intensificar a chegada de umidade marítima (seta azul) e por isso a chuva ficou mais persistente e até mais forte. Do oeste a serra a baixa pressão atrai os ventos quentes e úmidos da floresta Amazônica (seta vermelha).

Para as próximas horas a tendência é que a baixa pressão continue provocando instabilidades e bastante chuva. Os acumulado podem superar os 50mm (milímetros) e chegando até 80mm no nordeste catarinense.

A quinta-feira deve ser de nebulosidade variável, com maior chance de chuva durante quase todo o dia no leste. Pode haver acumulados altos. Entre quinta e sexta-feira as áreas de baixa pressão devem se intensificar, se deslocar para o mar e desenvolver um ciclone subtropical na costa do Sul do Brasil. Esse sistema deve provocar intensificação dos ventos, principalmente entre Florianópolis e Litoral sul, com rajadas superiores a 50Km/h. O mar começar a ficar agitado. No decorrer da sexta-feira o cavado em altitude posiciona seu centro sobre o sul do Brasil e assim o ar seca devido movimento descedente (vento descendo) dentro do sistema. Com isso uma área de alta pressão domina a região Sul do Brasil, deixando a chuva restrita ao litoral norte catarinense em virtude ainda da circulação do ciclone.

DADOS:


-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

TEMPERATURAS AMENAS E ATÉ FRIO EM PLENO VERÃO EM SANTA CATARINA

É verdade meus caros leitores. Essas belas nuvens baixas avistadas na foto acima, tirada por mim em Florianópolis, provam a circulação de ventos úmidos provenientes de um sistema de alta pressão polar no oceano Atlântico, os quais ora fecham o céu e ora proporcionam o aparecimento do nosso querido e tão adorado no verão - o sol. Abaixo na imagem sinótica vemos o tal sistema de alta pressão "A".
Esse sistema também influencia o resto do continente, mas de forma a secar o tempo. Mas aí você pergunta-me por quê? E eu te respondo: Esses ventos úmidos chegam até o leste catarinense, sobem nas barreiras montanhosas, forma nuvens e quando sobem a serra, vão perdendo umidade e chegam secos ao planalto onde fica o nosso oeste e meio-oeste. Por chegarem secos, favorecem uma queda de temperatura durante a noite e elevação de temperaturas durante o dia, mas sem muito abafamento. No leste o calor é mais sentido devido a alta umidade.

Para se ter uma idéia do clima ameno que está fazendo, tomamos o exemplo de Caçador, onde nessa última madrugada fez 12.2ºC e durante a tarde só chegou aos 23.2ºC em virtude da nebulosidade e do pouco calor. Em Joaçaba a mínima foi de 13.3ºC e a máxima alcançou os míseros 25.5ºC, ridículos para um verão.


Seguindo em direção ao oeste do Estado, a cidade de São Miguel do Oeste registrou mínima de 15.8ºC. Porém a tarde fez um pouco de calor devido ao céu limpo, chegando aos 29.2ºC, mesmo assim baixa para essa época.


Agora dando meia volta e seguindo ao nosso litoral, vemos que o verão está mais para outono ou até um inverno. Em Itapoá, região de Joinville, a mínima na última madrugada foi de 16.9ºC, chegando aos 27.2ºC durante o dia. Em Urussanga a mínima de hoje foi de 16.2ºC. Ontem a cidade amanheceu com apenas 14.7ºC, ou seja, frio para verão. Durante as tardes não tem passado muito dos 26ºC. Outro exemplo é a própria capital catarinense, onde a menor temperatura desta sexta-feira foi de 16ºC, alcançando apenas 24ºC à tarde.

Para o sábado a tendência é que essa circulação de ventos úmidos permaneçam sobre o leste catarinense. Mas sempre naquela situação: umidade do leste e tempo seco do oeste a serra com bastante amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). No domingo a alta pressão sobre o oceano se intensifica e o bloqueio atmosférico fica mais forte também. Com isso mais umidade virá para o nosso litoral. Essa condição aliada a chegada de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude deverá instabilizar bastante o tempo, provocando chuva principalmente no nordeste e litoral catarinense. No oeste e meio-oeste deve haver pancadas e melhora ligeira do tempo. Essa chuva se prolonga para o início da próxima semana.

DADOS:

->
CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LITORAL CATARINENSE ENFRENTA VENTOS FORTES NESTA TERÇA-FEIRA

O que marcou o dia de hoje para os que moram na região litorânea de Santa Catarina foi com certeza o forte vento, especialmente entre a madrugada e manhã. De acorodo com o INMET, CLIMATERRA e EPAGRI-CIRAM, as rajadas hoje atingiram os 92.8Km/h na Ilha do Arvoredo em Governador Celso Ramos (Grande Florianópolis), 72.3Km/h em Laguna (litoral Sul), 62.4Km/h em São Francisco do Sul (litoral Norte), 59.0Km/h no aeroporto de Florianópolis (Grande Florianópolis), 54.6Km/h em Itajai (Baixo Vale do Itajai), 54.3Km/h em São José (Grande Florianópolis) e 44.6Km/h em Itapoá (Litoral Norte).

Como esse vento é de sudeste provindo do oceano e consequentemente úmido, ele acaba formando nuvens e chuviscos isolados, como no Morro da Igreja em Urubici, onde desde a meia-noite de hoje já acumulam-se 39.4mm (milímetros) de precipitação. Mesmo caso de Urussanga e Araranguá onde já choveu hoje 15.0mm e 12.0mm, respectivamente. Na capital catarinense chegou a chuviscar muito isoladamente e sem acumular no pluviometro. A nebulosidade vinha e se dissipava, vinha e dissipava e assim seguiu o dia. Abaixo podemos ver imagens de Florianópolis, tiradas por mim no fim da tarde.

As temperaturas parmaneceram amenas, pois o vento além de ser úmido, é fresco e levemente frio. Além disso a grande nebulosidade ajudou. Tanto é que a máxima hoje não passou dos 23.9ºC em Joaçaba e 23.6ºC em Araranguá. Até o oeste catarinense, que enfrentara calor nesses últimos dias, teve um alívio. Em São Miguel do Oeste a temperatura chegou aos 23.2ºC durante a tarde. A excessão foi o Alto Vale do Itajai e norte do Estado onde passou dos 26ºC, mas com pouca sensação de calor.

POR QUÊ OCORREU ESSE VENTO TODO?

A explicação vem após a visualização da imagem sinótica abaixo, feita por mim com base em modelos de previsão.


Os ventos foram causados pela diferença de pressão entre a Alta Pressão sobre o litoral da Argentina (letra "A") e uma baixa pressão sobre a costa de SP (letra "B"). Como o litoral de SC está bem na divisa dessa zona de gradiente de pressão, os ventos foram muito fortes aqui. Nota-se também que os ventos vem do mar, assim trazendo umidade.

VEM CHUVA!

Para os próximos dias, pelo menos até o domingo, a diferença de pressão entre a alta pressão sobre o oceano na altura do Uruguai e a baixa pressão também no oceano próximo da costa de SP, causará ventos de sudeste úmidos, que deixarão o dia com muita nebulosidade baixa e chuva isolada no leste de Santa Catarina. Entre a sexta-feira e sábado a chuva pode ficar mais intensa e persistente devido ao reforço de um cavado (área de baixa pressão alongada) em altitude que chegará da Argentina. No oeste e meio-oeste catarinense o tempo fica seco e faz calor, com temperaturas acima dos 29ºC, chegando a picos próximos de 34ºC.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> CLIMATERRA
-> INMET

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CHUVA DEU TRÉGUA NO DOMINGO MAS VOLTOU NESTA SEGUNDA-FEIRA

O tempo resolveu colaborar ontem, domingo, com os catarinenses que já haviam se decepcionado com o sábado chuvoso. Isso porque a previsão ainda era de chuva na madrugada e manhã do domingo no litoral, o que não ocorreu. Já hoje nesta terceira segunda-feira do mês, o tempo voltou a se instabilizar e a chuva voltou. Não deu nem tempo de aproveitar a manhã no litoral, pois o céu já apresentava muita nebulosidade.

De acordo com o INMET e EPAGRI-CIRAM, em SC entre a meia-noite e 20h de hoje já choveu 44.0mm em Siderópolis, 24.0mm em Laguna, 21.0mm em Indaial, 16.4mm em Joaçaba, 9.0mm em Urussanga, 5.5mm em Itajai, 5.0mm em Ituporanga e 3.2mm em São José.


O que provocou a volta de chuva é um sistema frontal estacionário entre o RS e SC, associado a uma área de baixa pressão entre o PR e nosso Estado. Na ilustração abaixo percebe-se melhor o sistema frontal e a baixa pressão (B). No litoral norte da Argentina uma alta pressão. Os traços pretos representam um cavado em altitude, o qual mantem uma massa de ar seco em superfície sobre a Argentina.
Para as próximas horas espera-se ainda chuva em SC. Na terça-feira a frente estacionária se deslocará mais pra norte e a alta pressão sobre o litoral da Argentina estará sobre o mar. A baixa pressão entre o PR e SC se deslocará para o mar. A diferença de pressão entre essa baixa pressão e a alta pressão também sobre o mar, provocará ventos de sudeste úmidos nos próximos dias no leste catarinense, provocando chuva constante, de forma orográfica.

DADOS:


->
CPTE/INPE

->
INMET

->
EPAGRI-CIRAM

sábado, 17 de janeiro de 2009

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO ALONGADA FAVORECE INSTABILIDADE SOBRE SANTA CATARINA

Hoje, sábado, tivemos aumento da instabilidade em Santa Catarina, com chuva já desde cedo pelo Estado. Os valores de precipitação não estão altos em relação as semanas anteriores, porém a chuva é constante. Na capital catarinense choveu o dia todo, assim como outras cidades.

Nas últimas vinte e quatro horas (12h de ontem até as 12h de hoje) as estações convencionais do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram precipitação de 31.0mm em Lages, 28.9mm em Campos Novos e 12.0mm em São Joaquim. Nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia e também do CIRAM, no mesmo período foi acumulado 22.8mm em Florianópolis, 20.0mm em Itapoá (região de Joinville), 8.8mm em São José e 6.4mm em Indaial. Na Grande Florianópolis a chuva pegou mais força fora do intervalo de tempo descrito acima. Com isso o pico da chuva foi as 14h de hoje, quando acumularam-se nesse horário 8.2mm em São José e 6.0mm em Florianópolis.


Mesmo com a chuva, fez até um pouco de calor neste sábado pelo território catarinense, fazendo 27.8ºC em São Miguel do Oeste e 26.4ºC em Urussanga. A excessão ficou por conta do litoral, onde não fez calor, porém também não fez frio. Ficou por volta dos 24ºC, considerado agradável.

A situação do tempo pode ser explicada através na imagem sinótica abaixo, feita por mim:

O que está ocasionando essa chuva é a presença de dois cavados (área de baixa pressão alongada, representada pelos traços pretos na imagem)) em altitude, um entre o Paraguai e Oceano Atlantico e outro entre o Paraguai em Paraná. A presença desse sistemas lá no alto da atmosfera, favoreceu a formação de uma baixa pressão (letra "B") aqui embaixo sobre o Sul do Brasil. Com isso muita umidade e calor da Amazônia se deslocaram aqui para SC (seta vermelha). Tudo isso formou a instabilidade.

Como as nuvens carregadas só se formam na borda do cavado, já temos nesse início de noite a diminuição da nebulosidade no oeste catarinense em virtude do deslocamento do centro do cavado para o oeste da região Sul do Brasil.

Para agora a noite e próxima madrugada ainda espera-se chuva no leste, especialmente na Grande Florianópolis. A baixa pressão, que no momento está com centro no norte catarinense, deve se deslocar para o mar na próxima madrugada, levando a maior parte da nebulosidade consigo e causando melhora do tempo em SC n decorrer da manhã de domingo. No entanto, no decorrer da segunda-feira a chegada de outro cavado em altitude, formará uma nova baixa pressão nos níveis inferiores da troposfera sobre o oeste do Sul do Brasil, a qual se deslocará rumo ao oceano Atlântico, provocando bastante chuva pelo menos até o fim da terça-feira sobre SC.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

TEMPERATURA CHEGA A 36ºC EM JOINVILLE E VENDAVAL COM VENTOS SUPERIORES A 100KM/H ATINGE JOAÇABA E XANXERÊ

O dia de hoje foi muito quente e abafado em Santa Catarina, especialmente no extremo oeste, grande Florianópolis, Vale do Itajai e norte do Estado. A maior temperatura máxima se deu em Joinville, com 36ºC, sendo a maior temperatura desse até agora na cidade. Nas outras cidades catarinenses, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as máximas mais altas alcançaram os 35.2ºC em Indaial, 34.9ºC em Itapoá, 31.7ºC em Ituporanga, 29.9ºC em São José e São Miguel do Oeste e 29ºC em Florianópolis. Nas outras regiões ficou em torno dos 27ºC.

Na madrugada de hoje a durante a tarde fortes vendavais atingiram o meio-oeste. Em Xanxerê por volta das 02h os ventos chegaram aos
106.9Km/h. Chovia forte na cidade, onde acumulou-se 16.6mm em menos de uma hora.

Joaçaba mais tarde enfrentou ventos de até 73.4Km/h.
Voltando a Joaçaba, por lá os ventos foram ainda mais fortes durante a tarde, onde por volta das 16h as rajadas acusaram no anemômetro incríveis 113.4Km/h. Ainda não há informações sobre os estragos. Veja a imagem de satélite, destacando a célula convectiva formada no meio-oeste, provocando o vendaval em Joaçaba.
Em Florianópolis durante a tarde também houve formação de nuvens convectivas. Na imagem de satélite acima podemos notar e célula convectiva também sobre a Grande Florianópolis. Choveu isoladamente na capital, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim.

A condição do tempo analisada em SC é provocada por um cavado (area alongada de baixa pressão) em altitude, forte divergência lá no alto (ventos indo pra direções contrárias) e alta umidade e calor nos níveis inferiores da troposfera. Para a sexta-feira e sábado a previsão é de sol, calor e pancadas de chuva no fim da tarde. No domingo o avanço de um intenso cavado da Argentina para o Sul do Brasil, gerará uma baixa pressão em superfície, provocando chuva forte em solo catarinense, principalmente no planalto e Grande Florianópolis.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CÉLULA CONVECTIVA SE FORMOU NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Em Florianópolis o dia começou assim:

As temperaturas subiram bastante chegando aos 31ºC na capital. Ao fim da tarde uma célula convectiva se formou sobre a grande Florianópolis.


Escuridão ao sul:

Cumulunimbos crescendo a oeste:

Grande Cumulunimbo avançando de sul/sudoeste

Céu enchendo de nuvens
E olha aí as Mammatus!

Finalmente a chuva chegou:
A chuva durou pouco tempo e foi de forma fraca, acumulando menos de 3mm, Havia trovoadas baixas. Logo depois o céu começou a limpar:
E a chuva foi para o norte/nordeste da região:
No vídeo abaixo um resumo do que aconteceu:



DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> CLIMATERRA

DOMINGO TEVE CHUVA FORTE E ALAGAMENTOS NO VALE DO ITAJAI, PLANALTO SUL E NORTE CATARINENSE.

O domingo foi de tempo instável e com temporais intensos e isolados em algumas cidades, especialmente no Norte, Vale do Itajai e Planalto Sul. Em São Joaquim uma forte chuva no final da tarde, acompanhada de vento, trovoadas e granizo alagou a cidade serrana. Em menos de duas horas de duração choveu cerca de 70.2mm na Climaterra e 60.0mm no Inmet. Veja os vídeos abaixo, feitos por Ronaldo Coutinho do Prado, mostrando a chuva e as consequencias dela.






Em Indaial no médio Vale do Itajai o temporal do fim da tarde de domingo acumulou 19.8mm. Houve Alagamentos em Blumenau e Gaspar.

De acordo com a Climaterra, houve registro de granizo Sao Joaquim, Fraiburgo, Caçador e Urussanga. Por falar em Urussanga, por lá houve um possível tornado de fraca intensidade, o qual foi identificado pelas árvores retorcidas, caracteristica do fenomeno. Na estação do INMET em Urussanga o vento no momento do temporal chegou aos 100.8Km/h.

DADOS:


-> INMET
-> CLIMATERRA

VÍDEO:

-> Ronaldo Coutinho do Prado

sábado, 10 de janeiro de 2009

SISTEMA GRANDE, PORÉM CHUVAS ISOLADAS

É exatamente isso que está ocorrendo no Estado de Santa Catarina. Na imagem de satélite abaixo de agora a noite vemos a grande quantidade de nuvens formada pelo Vórtice Ciclônico em altitude (VC na ilustração), o qual se encontra sobre o Uruguai e em sua borda que fica na região Sul do Brasil, o ar se levanta e forma nuvens. Esse ar que se eleva também faz com que reduza a pressão atmosférica na superfície (letras "B" pequenas), favorecendo a convergência de mais umidade e calor da Amazônia para cá. No sudoeste do RS nota-se um centro de baixa pressão (letra "B" grande) gerado pelo VC.

Apesar dessa grande quantidade de nuvens, está chovendo forte em pontos isolados. Por exemplo, em São José hoje já choveu 10mm (milímetros), enquanto que em Florianópolis a estação que fica no bairro Itacorubi, acumulou em torno de 5mm. Ou seja, diferença de 5mm em poucos quilômetros de distância. Veja a foto abaixo mostrando o fim de tarde nebuloso e carregado na capital catarinense. Chovia muito fraco no momento.
Outro caso bem mais significativo é em Joinville, onde de acordo com o colaborador do blog Paulo Tempo Matheus Henrique Boger a chuva por lá acumulou cerca de 70mm até as 08:30h, enquanto que em Itapoá apenas 3.8mm. Falando em Joinville, o "pinico de SC", lá a situação está caótica de acordo com as rádios locais e informações obtidas por Matheus. Segundo ele várias ruas estão alagadas, como no bairro Iririu, Ademar Gharcia, Aventureiro e Profipo. Rios da região já subiram três metros e meio.

Acima, na imagem do radar do Morro da Igreja, veja a precipitação neste momento em SC. Nota-se que em Joinville chove cerca de 45mm/h (quarenta e cinco milímetros por hora). Na Grande Florianópolis há pontos isolados onde chove mais de 50mm/h. Na região de Criciúma, sul do Estado, chove cerca de 40mm/h. Vale lembrar que é uma estimativa feita baseada no radar. Por falta de estações em algumas cidades, fica difícil saber exatamente o quanto choveu.

Associada a chuva, temos algumas rajadas de vento, entre 30 e 40Km/h no litoral norte e Florianópolis e acima dos 40Km/h no litoral sul. Além disso há descargas elétricas.


E VEM MAIS CHUVA!


Para pelo menos as próximas 36 horas ainda espera-se chuva em SC. No decorrer da próxima madrugada o centro de baixa pressão citado no início da postagem se transformará em um ciclone subtropical sobre o sudeste do RS e oceano atlântico adjacente. Com isso a diferença de pressão entre esse sistema e uma alta pressão em alto mar pode gerar ventos acima de 50Km/h entre esse domingo e segunda-feira na costa entre Florianópolis e litoral do Uruguai.


DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
INMET

->
EPAGRI-CIRAM

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

INSTABILIDADE TRAZ TEMPORAIS ISOLADOS EM SANTA CATARINA

Depois de um dia quente em Santa Catarina, com temperaturas máximas chegando aos 32.0ºC em São Miguel do Oeste, 30.8ºC em Indaial, 28.1ºC em Joaçaba e 27.7ºC em Itapoá (região de Joinville), as nuvens aumentaram, o céu ficou emcoberto e a chuva chegou em solo catarinense. Em algumas cidades ela veio sob a forma de temporal, como Urussanga onde por volta das 14h uma forte chuva com ventos de 40.6Km/h acumulou 16.8mm (milímetros) em menos de uma hora. Caçador, no meio-oeste do Estado, enfrentava um intenso temporal com rajadas de ventos de e acumulado alto de 34.0mm entre as 16 e 17h. Nessa hora, em Florianópolis o céu já estava encoberto com chuva ao sul da região metropolitana, como ve-se nas fotos e no vídeo abaixo, todos feitos por mim.








Apesar da escuridão choveu pouco na capital, acumulando entre 3 e 5mm. Logo depois, na cidade de Indaial, outra chuva bastante forte aacumulou 25.6mm entre as 19h e 20h, porém sem ventos fortes.

EXPLICAÇÃO:

Veja a ilustração abaixo:

Essa instabilidade é favorecida por um cavado (alongamento de uma baixa pressão, representado pelos traços pretos na ilustração) lá no alto da troposfera sobre o Uruguai e sul do RS, o qual fez com que o ar da superfície sobre SC se elevasse e assim se formassem áreas de baixa pressão (letra "B") nas camadas mais baixas da troposfera, onde nós habitamos, ou seja perto do nível do mar. Essas baixas pressões estão atraindo os ventos úmidos e quentes da Amazônia (grande seta vermelha) para cá, que junto com o ar muito frio em altitude dá condição de temporais e granizo, como já deve ter ocorrido.

CICLONE SUBTROPICAL DEVE SE FORMAR NO DOMINGO!

Para as próximas horas a previsão ainda á de chuva em boa parte de Santa Catarina, ora fraca, ora forte. Para o sábado são esperados temporais localizados, com condição de granizo no oeste e meio-oeste. Entre o sábado e domingo a chuva se torna contínua sobre SC, principalmente no centro-leste do Estado. Isso porque o cavado em altitude deve se transformar em Vórtice Ciclônico (VC). No domingo esse VC forma um ciclone subtropical sobre o sudeste do RS e oceano Atlantico adjacente. Continua chovendo no domingo e segunda-feira no leste do Estado.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CONVECÇÃO ENTRE O SUL E FLORIANÓPOLIS

O sol querendo aparecer em Florianópolis no fim da tarde


Chuva ao sul/sudoeste.


nuvens avançando...


Um vídeo feito por mim, a fim de exibir claramente o que ocorreu, ou melhor o que não ocorreu, pois não choveu.




FOTOS E VÍDEO: Paulo Ricardo Hames

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SEMANA DE SOL E CALOR EM SANTA CATARINA

Este sétimo dia do mês foi de sol e calor em SC, sendo mais intenso no Oeste, Vale do Itajai e Sul catarinense, cuja região já apresentou declinio do nível dos rios, normalizando a situação.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas máximas hoje alcançaram os 32.5ºC em Urussanga (Sul), 32.0ºC em São Miguel do Oeste (Oeste), 31.6ºC em Indaial (Médio Vale do Itajai), 29.5ºC em Joaçaba (Meio-Oeste), 28.3ºC em Rio do Campo (Alto Vale do Itajai) e 27.2ºC em São José (Litoral).

Depois de um começo de ano molhado, o tempo secou bastante em Santa Catarina, inclusive no leste (exceto o litoral). Hoje Urussanga registrou umidade relativa mínima de 28% durante a tarde, seguida de Indaial e São Miguel do Oeste com 30%.

Previsão de pancadas de chuva no fim da tarde ao longo do fim de semana.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM

domingo, 4 de janeiro de 2009

SUL DE SANTA CATARINA REGISTRA ENCHENTES DEVIDO A PRECIPITAÇÃO SUPERIOR A 300 MILÍMETROS EM 48 HORAS

RUAS ALAGADAS... MUITA ÁGUA NA PISTA... PESSOAS SENDO RESGATADAS... Nas fotos acima vemos qual é a intensidade da situação no sul de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do Estado já são 18 cidades atingidas pelas chuvas, são eles: Araranguá, Criciúma, Forquilhinha, Urussanga, Siderópolis, Lauro Muller, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Turvo, Tubarão, Nova Veneza, Jaguaruna, Laguna, São Martinho, Meleiro, Içara e Praia Grande. As cidades de Criciúma, Turvo, Nova Venza e Içara já decretaram situação de emergência. Em toda a região já são 372 pessoas desabrigadas e 654 desalojadas.

Na BR-101 sul o trecho está alagado com 2 metros de altura de água na pista. Mais de 100 pessoas, em sua maioria turistas, já foram resgatadas no local através de lanchas e helicópteros. O governador do Estado, Luís Henrique da Silveira esteve no sul de Santa Catarina.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), na região em 48 horas (09h do dia 02 as 09h de hoje) choveu 309.3mm em Timbé do Sul (pico de 213.2mm em 24 horas), 216.8mm em Nova Veneza (pico de 147.2mm em 24 horas), 211.0 em Pedras Grandes, 190.4mm em Sombrio, 180.4mm em Urussanga, 151.4mm em Araranguá, 135.2mm em Laguna,124.8mm no Morro da Igreja em Urubici e 105mm em Novo Horizonte.

Nas outras regiões choveu menos em relação ao sul catarinense, sendo que os maiores valores se deram no litoral norte com 86.7mm em Itajai e na Grande Florianópolis com 72.8mm em Biguaçu e 64.8 em Anitápolis.


Outro fenômeno comentado ontem e que assustou também foi o vento. as rajadas ontem a noite ultrapassaram os 60Km/h desde Florianópolis ao litoral sul, sendo que fez 89.2Km/h em Laguna e 76.0Km/h em Florianópolis.
Hoje ainda havia ventania, porém menos intensa do que ontem. As rajadas pela manhã chegaram aos 60.4Km/h em Laguna, 47.5Km/h em São José e 43.0Km/h em Florianópolis.

Na foto a seguir percebe-se o efeito do vento no bairro Capoeiras em Florianópolis, onde parte do muro de uma casa desabou. Por sorte não houve feridos.
No vídeo abaixo de minha autoria veja um pouco do mar em São José, lembrando que ali é uma baia.



Nas praias de mar aberto as ondas estão muito grandes, chegando aos 6 metros de altura em São Francisco do Sul hoje pela manhã, de acordo com o site Diário Catarinense. Abaixo uma foto tirada do site do jornal A Notícia, mostrando a ressaca no balneário Barra do Sul.
Hoje no decorrer da tarde o tempo abriu um pouco em algumas cidades, como vê-se na foto abaixo tirada por mim, mostrando ao fundo o Morro do Cambirela que tem 1053 metros de altitude e localiza-se em Palhoça na Grande Florianópolis. Na ilustração abaixo vemos que o ciclone extratropical (letra "B"|) já está se afastando para o alto mar.


Com isso os ventos começam a diminuir. Esse sistema está favorecendo a entrada de uma massa de ar frio (letra "A"), que já derrubou as temperaturas pelo território catarinense. No Morro da Igreja em Urubici na ultima madrugada já fez 5.7ºC. São Joaquim fez 8.3ºC. Para a próxima madrugada a previsão é de temperaturas ainda mais baixas a medida que a nebulosidade vai se dissipando e o ar vai secando. No litoral ainda teremos muitas nuvens até terça-feira, com chuva fraca nos extremos do dia. No oeste o tempo já melhora hoje. A partir de terça-feira o sol predomina em todo o Estado e o calor retorna.

DADOS:


->
CPTEC/INPE
-> INMET
->
EPAGRI-CIRAM
->
CLIMATERRA
->
A NOTÍCIA
->
DIÁRIO CATARINENSE