Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CALOR INTENSO TERMINA COM TEMPESTADES EM SC

A segunda-feira de carnaval foi marcada pela presença do sol e muito calor em SC. Com a umidade relativa alta e temperaturas também altas, a sensação de abafamento foi enorme. Mal dava para ficar um pouco tomando sol, que já "queimava" a pele. Pra se ter uma idéia, na Grande Florianópolis a capital registrou máxima de 32.9ºC com umidade relativa mínima de 70%!. São José, ao lado, teve máxima de 32.1ºC e UR de 57%.

Já no início da tarde uma intensa célula convectiva com nuvens de topos frios de até -80ºC se formou entre o planalto sul e sul catarinense. Veja na imagem de satélite realçada abaixo:


Por volta das 15h essa célula provocou um chuva intensa em Urussanga. Na cidade em menos de uma hora choveu 30.6mm com ventos de até 51.8Km/h.

Ao longo da tarde a célula explosiva entrou na Grande Florianópolis. Veja na imagem de satélite realçada abaixo.

De acordo com Luan Gonçalves da webrádio Enseada,houve 1 minuto de granizo na Enseada de Brito em Palhoça. Em São José a chuva chegou com ventos de até 66.2Km/h. A precipitação foi de 18.4mm. Logo em seguida foi a vez de Florianópolis como pode -se ver na sequencia de fotos abaixo tiradas por mim, mostrando passo a passo a formação da chuva.


Os ventos na capital catarinense ficaram acima dos 70Km/h no bairro Coqueiros e no Aeroporto e 47Km/h em Capoeiras. A chuva acumulou 12.1mm na estação da Epagri-Ciram, localizada no bairro Itacorubi.

Na foto abaixo,também de minha autoria, podemos ver uma possível nuvem funil (início da formação de um tornado) vista do bairro Capoeiras. Porém ainda preciso de confirmação.
Veja:


Tudo isso foi provocado pela entrada de uma frente fria no litoral catarinense, que encontrou em aqui um ar muito quente e úmido, resultando em temporais severos. Na terça-feira não espera-se um dia chuvoso. Teremos sol com muitas nuvens e melhora do tempo no fim do dia.

DADOS:

->CPTEC/INPE
->INMET
->EPAGRI-CIRAM
->RBS METEOROLOGIA

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CONVERGÊNCIA DE CALOR E UMIDADE FAVORECE INSTABILIDADE EM SANTA CATARINA



Como percebe-se nas fotos acima tiradas por mim em Florianópolis, o tempo apresenta-se instável com chuvas ocasionais, não somente na capital mas também por boa parte do território catarinense, sobretudo no leste. Porém cabe ressaltar que são acumulados baixos de chuva. O maior valor desde a meia noite foi de 15.2mm (milímetros) em Itajai.

O calor ainda prevalece sobre SC. Em São José na Grande Florianópolis por exemplo, mesmo com o tempo chuvoso fez 28.6ºC de máxima. Com a umidade relativa do ar muito elevada, tivemos e temos uma sensação constante de abafamento.

A situação do tempo descrita acima é favorecida por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude vindo da Argentina. Na borda desse sistema, que é a região onde estamos, a pressão atmosférica declina. Com isso os ventos quentes e úmidos da Amazônia começam a atuar sobre SC junto com os ventos úmidos marítimos. Isso tudo trabalhando junto gera instabilidades e chuvas.

Na imagem de satélite abaixo observa-se claramente a grande quantidade de nuvens.


Neste momento (22h),de acordo com o radar do Morro da Igreja (imagem abaixo) chove em todo o leste, principalmente em Joinville,Vale do Itajai, Grande Florianópolis e litoral sul.


Segundo o CPTEC/INPE a tendência é que esse tempo instável prevaleça sobre o território catarinense durante boa parte desta semana, especialmente entre hoje e amanhã. É claro que o sol pode aparecer,mas sempre entre nuvens.

Veja no mapa abaixo os acumulados previstos de chuva nas próximas 24 horas em SC, retirado do site da EPAGRI-CIRAM.


DADOS:

-> CPTEC~INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET