Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de março de 2009

23 DE MARÇO - DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL

Hoje é o dia da ciência que fascina todos aqueles que param alguma hora num dia para olhar o céu, observar as nuvens, entender o processo de formação delas. É o dia da ciência que observa, monitora, análisa e prevê o tempo.

Nesta postagem especial, vamos ver um resumo da história da Meteorologia, saber como esta ciência vem evoluindo nos últimos anos.

O que é Meteorologia?

É a ciência que estuda os processos atmosféricos, principalmente na camada troposférica, onde ocorre praticamente todos os fenômenos.


O ínicio de tudo


Nas civilizações Ancestrais, Sacerdotes e feiticeiros controlavam o estado do tempo, medindo o nível do rio Nilo. Logo depois inventaram o calendário com 24 festivais em um ano, sendo cada um deles com um estado do tempo.
Na Grécia, começam as primeiras pesquisas sobre os fenômenos atmosféricos, alguns entendimentos ultrapassados. Acreditam erroneamente que a terra era imóvel.

As primeiras previsões


Chegando a Idade Média, tinha-se já, mesmo que simples, a previsão de tempo e sua influência na agricultura. É claro que as previsões era quase um "chute".


Os primeiros instrumentos e estações


Entre 1473 e 1543, Leonardo da Vinci (1452-1519) desenvolve o primeiro higrômetro. Galileo (1564-1642) inventa o primeiro termômetro. Torriceli (1608-1647) inventa o primeiro barômetro. Descobre-se que a terra gira em torno do sol e que a pressão atmosférica influencia as condições do tempo.

No século XIII chegam as escalas Celsius e Farenheit. As primeiras redes meteorológicas começam a ser instaladas, bem como a invenção de outros instrumentos. No século XIX o telégrafo perimite a comunicação entre as estações meteorológicas. O primeiro modelo numérico de previsão do tempo é desenvolvido por Lewis Richardson (1881-1953).

Primeiras imagens de satélite

O século XX foi marcado pelo lançamento do primeiro satélite geoestacionário, o que traria as imagens de satélite, facilitando as previsões e análises do tempo. Logo depois tivemos o aparecimento das primeiras estações automáticas, as quais hoje ficam junto as convencionais dentro do cercado meteorológico.

A meteorologia hoje

Hoje a meteorologia ganhou inovações da tecnologia, as quais trazem um aperfeiçoamento das previsões e observações meteorológicas. Programas sofsticados chegam a animar sistemas de tempestades, colorir imagens de satélite. As estações automáticas perimitem maio agilidade no que diz respeito as informações do tempo. Hoje no Brasil, por exemplo, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) conta com cerca de 436 estações automáticas espalhadas pelo país. Além das convencionais.

A meteorologia é muito importante na prevenção de catastrofes. Nos EUA quando furacões ou outras tempestades severas estão se aproximando, logo ja se emite um alerta para que as pessoas se retirem de suas casas. Quando um aeroporto estão fora de condição de voo devido a um nevoeiro denso, logo um meteorologista avisa aos demais aeroportos para que não venham aterrisar ali. Enfim são tantos exemplos que eu ficaria aqui o resto do dia contando.


Quero dizer aos amantes da meteorologia, que vocês assim como eu, vivem a atmosfera, entendem ela e adoram observa-la. Isso é magnifico!. Se todos parassem para observar um pouco o céu, as nuvens, as tempestades, sentiriam o quanto é bom estar em paz com a natureza e acima de tudo respeitá-la.


PARABÉNS METEOROLOGIA!

FONTE:


-INMET

-CEFET-SC

quarta-feira, 18 de março de 2009

VISITE A PÁGINA DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PAULO TEMPO

http://estacaopaulotempo.blogspot.com/

...EM BREVE TODOS OS DADOS ESTARÃO DISPONÍVEIS...



domingo, 8 de março de 2009

CHUVA DE HOJE EM SC

Tivemos acumulados de chuva diária muitos altos hoje. Veja abaixo os maiores volumes:

Itapoá (litoral norte)->........................................140.8mm
Balneário Camboriu (Litoral Norte)-> .................127mm
Painel (Planalto Sul)-> .......................................100.6mm
Itajai (Baixo Vale)-> ...........................................99.0mm
São José (Grande Florianópolis)-> ......................93.6mm
Ituporanga (Alto Vale)-> ....................................77.4mm
São Francisco do Sul (Litoral Norte)-> ................49.2mm
Timbé do Su (Sul do Estado)-> ............................47.1mm
Florianópolis (Grande Florianópolis)-> ..............46.2mm
Papanduva (Planalto Norte)-> ...........................38.6mm


DADOS: -EPAGRI-CIRAM
                 -CPTEC/INPE

CAVADO E UMIDADE MARÍTIMA PROVOCAM TEMPO INSTÁVEL EM PARTE DE SC



Este domingo, dia das mulheres, está sendo de tempo instável em SC, sobretudo no leste. A chuva se dá em forma de várias pancadas, intercaladas com chuva fraca ou céu apenas encoberto. O maior acumulado de hoje se deu na estação da Epagri-Ciram em Itajai com 98.0mm. Em Ituporanga no alto Vale do Itajai, entre as 11 e 12h choveu 59.2mm na estaçao comandada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), sendo que os ventos alcançaram rajadas de 84.9 Km/h, fazendo as árvores cairem sobre a rede elétrica e provocar falta de energia em parte da cidade. Na Grande Florianópolis, a chuva está fraca e as vezes mais intensa. Em São José já acumula-se 40.8mm desde as 00h. No norte do Estado a cidade de Itapoá já acumula 36.6mm. 

No litoral sul em Laguna, os ventos estão intensos. Estão com velocidade de 30 a 40Km/h. Por volta do meio-dia a cidade teve rajada forte de 99.3 Km/h. 

As temperaturas hoje estao mais baixas em relaçao aos dias anteriores. Ao meio-dia fazia 27.2ºC em Itapoá, 24.4ºC em São Miguel do Oeste, 24.0ºC em São José, 22.9ºC em Urussanga. A umidade relativa do ar se encontra elevada em todo o território catarinense, deixando ainda um abafamento.

O que está provocando essa situaçao do tempo é um cavado (área de baixa pressão alongada) lá nos níveis superiores na troposfera. Esse sistema aliado a umidade marítima, acaba provocando instabilidade no centro-leste de SC. No oeste e meio-oeste a instabilidade é favorecida pelo calor e umidade que vem da Amazonia a 2Km de altitude, chamada de Jato de Baixos Níveis - JBN. Esse jato também passa pelo restante do Estado, explicando a ocorência de descargas elétricas junto a chuva.

Para os próximos dias a previsão nao é nada animadora, ou seja, o tempo deve continuar instável com chuvas, principalmente no centro-leste catarinense e em especial no nordeste do Estado. As temperaturas só ficam altas no oeste e meio-oeste. Veja no mapa abaixo a previsão de acumulados de chuva até amanhã.

Fonte: Epagri-Ciram


Para terminar a postagem, quero parabenizar todas mulheres deste mundo, que lutaram muito para serem reconhecidas e hoje estao aí no mercado de trabalho e superando muitos homens que não querem nada com a vida. 

Parabéns mulher.

DADOS:

-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> CPTEC