Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de abril de 2009

INSTABILIDADE TOMANDO CONTA DE SANTA CATARINA


Finalmente! Após vários dias em que se via sempre poucas ou nenhuma nuvem nas imagens de satélite, nessa madrugada de quarta-feira temos essa bela imagem acima:

Não é mentira não caro leitor. Nas últimas semanas apenas viamos núcleos isolados de nuvens provocando chuva esporádica no leste. Alguns apenas para registrar presença, pois nem chovia. Neste momento chove em quase todo o Estado catarinense, exceto no sul e planalto sul. Em São Miguel do Oeste, na primeira hora de hoje o pluviômetros já fazia festa, acumulando 7.2mm (milímetros).

O que está provocando essa chuva, é a chegada de um cavado, que é uma área com baixa pressão atmosférica lá no alto da troposfera. Na borda dese sistema, parte onde estamos, há levantamento do ar, gerando uma baixa pressão em superfície e consequentemente a formação de nuvens de chuva.

Acredito que todos estão querendo fazer a velha pergunta: Como vai ficar o tempo? Segundo os modelos e sites de previsão, o tempo hoje (quarta-feira) deve apresenta-se instável com chance de pancadas de chuva em todo o território de SC. Há risco de granizo e vendavais localizados. Na quinta-feira a chuva fica concentrada no litoral, sobretudo na Grande Florianópolis e parte do litoral sul onde poremos ter acumulados de 100mm em 24 horas.

Na próxima segunda-feira poderemos ter uma boa onda de frio outonal! Até mais.

FONTE:

INMET
CPTEC/INPE
EPAGRI-CIRAM
CLIMATERRA

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ESTIAGEM CASTIGA PARTE DO TERRITÓRIO CATARINENSE

O gado já não aguenta, a população está sem água até para consumo. Já há racionamento de água. A solução é retirar água dos lençóis subterrâneos. Já são 53 municípios em situação de emergência, sendo eles Abdon Batista, Águas de Chapecó, Águas Frias, Anchieta, Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Caibi, Canoinhas, Caxambu do Sul, Celso Ramos, Cerro Negro, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Descanso, Galvão, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Guatambu, Iporã do Oeste, Irineópolis, Irani, Ita, Itapiranga, Jaborá, Jardinópolis, Lajeado Grande, Mafra, Major Vieira, Maravilha, Mondaí, Nova Erechim, Paial, Palmitos, Papanduva, Paraíso, Planalto Alegre, Presidente Castello Branco, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São Carlos, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Seara, Sul Brasil, Três Barras, Tunápolis, União do Oeste e Xaxim.

Essa é a situação em que se encontra o o planalto catarinense, sobretudo o oeste e serra, em meio a essa terrível estiagem. Para se ter uma idéia, entre o dia 20 de março e hoje, São Joaquim acumulou apenas 10.2mm de precipitação, ou seja, o que chove em uma simples pancada de verão, caiu em 30 dias na cidade serrana. Outro exemplo é São Miguel do Oeste, que no mesmo período acumulou apenas 43.8mm. A maior parte da região serrana ainda acumulou nem 25mm nesses últimos 30 dias!. O número de dias em que não choveu é assustadoramente enorme. Para piorar, as massas de ar polar estão começando a ingressar em SC, provocando frio e tempo extremamente seco do paredão serrano em direção ao oeste.

Diante desse cenário, uma previsão na última saída dos modelos pode aliviar os moradores do interior catarinense. É verdade!. Não acabará com a falta de chuvas, mas trará otimismo. Repare que o tempo hoje desde a serra ao litoral foi de céu parcialmente nublado a encoberto. Na Capital a temperatura máxima ficou na casa dos 20ºC durante praticamente todo o dia. Em Minha estação particular, localizada no bairro Capoeiras, tive máxima de 20,9ºC. Todavia, apesar da seguinte condição, choveu esporadicamente em pontos isolados, senso que na maioria esmagadora das regiões nem se quer caiu uma gota d'água. Ou seja, tem nuvens de sobra e não chove!.

Esse tempo cinzento apresentado hoje na metade leste do Estado foi provocado pelo avanço de uma frente fria pelo oceano. Esse sistema entrou com bastante vento, com rajadas de 63.7 Km/h em Laguna e 50 Km/h pela Grande Florianópolis.

A tendência é que a terça-feira seja de muitas nuvens no leste em virtude da circulação da alta pós frontal (massa de ar frio) no oceano, provocando ventos úmidos de leste. Nas demais áreas do estado o sol aparece, mas pode ocorrer pancadas de chuva associada a temporais em função do calor, umidade mais alta e a chegada de um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude. Tal sistema deve gerar um ciclone subtropical na costa de SC na quinta-feira, sendo assim atraindo ar quente da Amazônia. Logo depois esse ciclone converte para extratropical, "puxando" ar frio do sul do continente para o sul do Brasil, contrastando com o ar quente já presente e formando uma frente fria. Após a passagem desse sistema frontal as temperaturas terão declínio. Cabe ressaltar que durante a semana as previsões podem ter alterações e por isso use-as com cuidado.

FONTE:

CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM

sexta-feira, 10 de abril de 2009

ARES DE OUTONO EM SC

O Outono que caracteriza-se por ser uma estação de transição entre o verão e inverno, tem entradas de massas de ar frio já um pouco mais intensas, porém ainda consideradas fracas a levemente moderadas. Foi o caso da massa de ar frio de hoje, a qual fez declinar um pouco as temperaturas. Diferente das outras, ela é mais continental. De acordo com o INMET, a mínima nessa madrugada e manhã foi de 7.7ºC em São Joaquim, 15.0ºC em São Miguel do Oeste e 17.9ºC na capital. Até agora durante o dia as temperaturas estão amenas, sendo que neste momento, próximo das duas horas da tarde, faz apenas 22.1ºC em São Miguel do Oeste. É isso mesmo.

Já que enfatizei o oeste catarinense, não posso deixar de comentar sobre a forte estiagem que ocorre na região, além de quase todo o planalto e norte. Segundo a RBS meteorologia 31 municípios catarinenses decretaram situação de emergência por causa da seca, sendo eles Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Palmitos, Presidente Castello Branco, Princesa, São João do Oeste, São João do Cedro, Sul Brasil e inclusive São Miguel do Oeste, comentada anteriormente.

A estiagem nessas regiões se dá em virtude da presença do fenômenos La Niña, que é o resfriamento das águas superficiais do oceano pacífico equatorial. Com isso, altera-se o padrão de circulação dos ventos e consequentemente nas áreas onde deveriam e não deveriam ter chuva.

A tendência é que a massa de ar frio perca suas caracteristicas e se assim o ar quente volta dominar. A previsão é de chuva significativa apenas a partir de quinta-feira próxima, quando uma frente fria chega ao Estado. Antes disso, teremos sol e calor, sobretudo nas vésperas da chegada do sistema frontal. Portanto teremos uma domingo de páscoa com tempo bom em SC.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM