Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 31 de maio de 2009

CICLONE EXTRATROPICAL DEVE IMPULSSIONAR NOSSO BENDITO AR POLAR


Na imagem de satélite acima, ilustrada com os principais sistemas meteorológicos atuais, temos podemos observar claramente a formação de um ciclone extratropical no sudeste do RS. Essa intensa ciclogênense seu deu em virtude de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), o qual está na fronteira entre Argentian e oeste do Uruguai. Tal sistema favorece a rápida subida do ar e por conta disso vai abaixando a pressão sobre aquele ponto, gerando um sistema de baixa pressão. Por último tem-se o ciclone pronto. É exatamente o que está acontecendo entre ontem e e hoje.

O sábado foi de muitas nuvens e chuva pelo território catarinense. De acordo com o INMET, choveu em 24 horas:

Xanxerê: 39,2mm
São Miguel do Oeste: 27,4mm
Joaçaba: 21,6mm
São Joaquim: 12,4mm
Florianópolis: 8,2mm
Indaial: 4,2mm
Urussanga: 3,8mm

Além da chuva, o que marcou os últimos dias, sobretudo no leste e serra, forma os dias encobertos e frios. Em Florianópolis, por exemplo, eu não vejo o sol desde o começo da semana. Na capital as máximas nos últimos dias não passaram muito dos 20ºC. Agora a noite devido a advecção de ar relativamente mais quente na vanguarda do ciclone, as temperaturas incrivelmente estão subindo!. Para se ter uma idéia, a máxima no sábado não passou dos 17,8ºC durante a tarde. No entanto, elas começaram a subir durante a noite, registrando 18,3ºC as 23h. As 02h da madrugada deste domingo o Instituto Nacional de Meteorologia acusava 18,8ºC!. E não pára por aí não. Em São Joaquim, que teve máxima de 11,5ºC no sábado, agora tem temperatura instantânea de 12,8ºC. Concluindo, as temperaturas estão aumentando durante a noite, ao invés de subirem. Mas como dito acima, tudo normal, estamos tendo advecção de ar quente.

A previsão é que o domingo seja de sol com algumas nuvens no leste. Já no restante do Estado o dia será de céu nublado com nuvens baixas e chuva fraca. A explicação para isso é a seguinte: O vento de oeste deverá predominar. Esses ventos provem da circulação do ciclone Extratropical que estará no mar. Ao chegar no planalto, se resfriam e provocam nuvens. Já quando descem a serra acabam secando e vindo secos e quentes para o leste, provocando sol e descrécimo da umidade relativa. Isso explica essa elevação nas temperaturas em plena madrugada. Porém esse calorzinho é enganoso. Na segunda-feira uma massa de ar frio entra em SC, provocando uma madrugada fria, com mínimas de 13ºC no leste e entre 3 e 10ºC pelo interior. Porém o frio será mais intenso na madrugada de quarta-feira, quando o ar estará extremamente seco e a alta pressão polar estará estabelecida sobre nós. Pode fazer -3ºC em São Joaquim e Lages, -1ºC em Chapecó, 4ºC em Joinville e Criciúma e 6ºC em Florianópolis.

Pode nevar?

Essa é a pergunta que não quer calar. Bom, como iremos ter bastante nebulosidade favorecida pela circulação dos ventos do ciclone Extratropical e também a entrada de um ar muito frio entre a superfície e a altura das nuvens, até teria alguma condição de neve. No entanto é melhor esperar a opinião dos profissionais da meteorologia, visto que a previsão de neve é muito restrita e difícil de se fazer.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET

domingo, 24 de maio de 2009

FIM DE MAIO SERÁ CHUVOSO E COM EXPECTATIVA DE FRIO INTENSO


Há mais ou menos 48 horas, um sistema intenso de baixa pressão atmosférica (letra B na ilustração acima) se formou e se estacionou entre a divisa do Paraguai com o nordeste da Argentina. Tal sistema é alimentado pela umidade amazônica (seta vermelha). O que favorece o forte levantamento do ar é também um cavado em altitude (traços amarelos), o qual em seu centro o ar é seco, mas na borda leste tem-se muitas nuvens e precipitação. No sul do Uruguai temos uma frente quente, acompanhada de uma frente fria no oceano Atlântico.

Agora falando do Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, o assunto não é outro, ou seja, sol e mais sol. Hoje com o tempo aberto tivemos temperaturas relativamente mais altas, além de bastante amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima) pelo território catarinense. Em Urussanga, por exemplo, fez mínima de 11,4ºC com máxima de 27,7ºC, tendo amplitude de 16,3ºC. Em Joaçaba a mínima acusou 10,6ºC e a máxima chegou aos 24,9ºC, concluindo amplitude de 14,3ºC. De maneira geral, fez mais calor entre Florianópolis e sul do Estado. Possivelmente, as cidades do litoral norte foram influenciadas por ventos mais intensos, o que fez a temperatura não subir tanto.

A previsão é que a frente quente continue atuando neste domingo. Porém na segunda-feira o avanço do cavado que está na Argentina, para o Sul do Brasil, fará com que o ar quente comece a recuar e uma frente fria entre em SC, se associando a umidade que a amazonia fornece. Esta condição deve gerar instabilidades significativas ao longo da terça-feira, podendo ter queda de granizo e vendavais, além de altos volumes de chuva. Como a frente deve ficar estacionária, isso se estende para o resto da semana. No decorrer da sexta-feira e sábado, uma forte massa de ar frio começa a ingressar em solo catarinense, trazendo o frio. Segundo os modelos numéricos de previsão de tempo, no último dia do mês, poderemos ter temperaturas entre -2ºC e 0ºC na serra, 0 a 2ºC no restante do planalto e entre 4 e 7ºC pelo leste. Vamos deixar passar a semana, visando alimentar essa previsão e enriquecer a confiança nelas. Espero vocês na próxima postagem. Até lá!

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> INMET

quarta-feira, 20 de maio de 2009

CHUVA? APENAS NA PRÓXIMA SEMANA


A partir de hoje, retorna a sequência de dias ensolarados em solo catarinense. Semelhante a semana passada. Entretanto a única diferença será nas temperaturas. Estará longe de registrar os gratificantes digitos negativos do sábado, tampouco o clima de inverno durante as tardes. O que predominará serão temperaturas mínimas relativamente baixas e as máximas altas, podendo essas ultrapassarem os 26/27ºC com facilidade.

Hoje mesmo já tivemos um pouco mais de calor pelo Estado. A máxima chegou aos 26,8ºC em São Miguel do Oeste, 26,7ºC em Araranguá e 26,4ºC em indaial.

Essa condição é, e será garantida por um sistema de alta pressão, o qual em superfície está com centro sobre o oceano (letra A) e em altitude localiza-se entre SC e PR. Na imagem do início da postagem, também notamos traços amarelos sobre o Chile. Pois é, aquilo ali é um cavado (área de baixa pressão alongada) lá no alto da troposfera, sendo que apenas em sua borda forma-se nuvens, como vê-se sobre a Argentina. Em função dos ventos muito fortes nesse nível (seta preta), as nuvens são espalhadas na direção desses ventos, formando o arco de nebulosidade entre a Argentina e oeste do Sul do Brasil.

A previsão é que a chuva retorne a partir de segunda-feira, mas apenas na divisa com o RS e depois se estendendo pelo território catarinense ao longo da terça-feira.
DADOS:
-> CPTEC/INPE
-> INMET

segunda-feira, 18 de maio de 2009

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO MANTÊM O TEMPO FIRME EM SANTA CATARINA


Caminhamos hoje para o quarto dia consecutivo de céu limpo e grande amplitude térmica em Santa Catarina. Na imagem de satélite com ilustração sinótica acima, podemos notar o centro de alta pressão no oceano, mas com outros centros ambém com pressão alta embebidos no continente adentro. Isso acontece porque lá no alto da troposfera também tem-se deslocamento de ar na vertical de cima para baixo, o que faz acumular massa em superfície e aumentar a pressão. Isso explica os dias ensolarados que estamos tendo.

Para se ter uma idéia da amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima), hoje em Joaçaba fez mínima de 8,4ºC e máxima de 24.5ºC, ou seja, amplitude de 16,1ºC. Em Caçador a menor temperatura foi de 3,6ºC e a maior chegou aos 24,7ºC, ou seja, 21,1ºC de amplitude térmica, sendo que a umidade relativa nesse município acusou 20% à tarde.

Nem o leste escapou dessa situação. Em Araranguá o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mínima de 7,4ºC e máxima de 26,6ºC, resultando em 19,2ºC de diferença.

Agora voltando a imagem de satélite do começo da postagem. Nota-se um sistema frontal, sendo estacionário entre o Paraguai e interior do RS e como uma frente fria entre o leste gaúcho e oceano Atlântico adjacente.

A notícia ruim é que esse sistema tende a se dissipar no continente e avançar como frente fria para leste pelo oceano, não atingindo SC como um todo. Por isso não há previsão de chuva, apenas aumento das nuvens. No decorrer da semana altas pressões em toda a troposfera irão deixar o tempo seco em todo o Sul do Brasil. Essa condição irá provocar nevoeiros em virtude da perda de radiação solar diurna durante o anoitecer.

DADOS:

-> INME
-> CPTEC/INPE

sábado, 16 de maio de 2009

TEMPERATURAS NEGATIVAS EM SC

A massa de ar polar que entrou entre ontem e hoje derrubou as temperaturas em SC. De acordo com o INMET e EPAGRI-CIRAM, a mínima hoje foi de:

São Joaquim (Vila Francioni): -1,4ºC
Major Vieira: -0,6ºC
Caçador: -0,3ºC
Rio Negrinho: -0,2ºC
Morro da Igreja: 0,4ºC
São Joaquim: 0,5ºC
Joaçaba: 0,7ºC
Rio do Campo: 2,2ºC
Concórdia: 2,4ºC
Celso Ramos: 2,6ºC
Curitibanos: 2.9ºC
Ituporanga: 3,4ºC
Xanxerê: 3,7ºC
Anitápolis: 4,2ºC
Dionísio Cerqueira: 5,1ºC
Urussanga: 6,1ºC
Itapoá: 6,1ºC
Indaial: 7,7ºC
Florianópolis: 9,7ºC

A previsão é que a próxima madrugada seja ainda de bastante frio em Santa Catarina, devido a manutenção do ar seco, que deixa o céu limpo e propicia uma maior queda nas temperaturas.


Entre segunda e terça-feira um novo pulso de ar polar acompanhado de um sistema frontal pode aumentar a nebulosidade no Estado, porém com pouca chance de chuva em virtude do fraco gradiente de temperatura.


DADOS:


-CPTEC/INPE

-INMET

-EPAGRI-CIRAM

FRIO SE ESTABELECENDO EM SC

Neste momento a maioria das estações do estado catarinense estão registrando acentuado decrécimo de temperatura em virtude da chegada de uma massa de ar frio continental. Esse sistema vem de oeste/sudoeste, com isso está muito seco. Essa condição favorece temperaturas mínimas muito baixas.

Veja na imagem do modelo numérico de previsão MBAR, as temperaturas em superfície. Repare o contraste térmico entre o sul e sudeste do Brasil.





Neste momento faz -0,1ºC em Caçador, 1,8ºC no Morro da Igreja em Urubici, 2,4ºC em Joaçaba, 3,0ºC em São Joaquim e 4,5ºC em Ituporanga.

DADOS:

INMET - CPTEC/INPE

domingo, 10 de maio de 2009

INSTABILIDADE NÃO TROUXE CHUVA PARA MAIOR PARTE DO ESTADO

O cavado que atravessou o território catarinense, como previsto, entre sexta-feira e sábado deixou a desejar para os moradores do centro-oeste do Estado. Sim, pois quase ou nem choveu nessas regiões. É verdade! As estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instaladas em São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Joaçaba, Xanxerê, Caçador e Curitibanos não acumularam mais que 0,2mm!. Algumas nem sequer tiveram acumulado.

Já no planalto sul e litoral choveu, porém ainda muito pouco. Na maior parte dessas cidades não foi registrado mais que 10 milímetros (10 litros de água por metro quadrado). A excessão mais uma vez ficou por conta da Grande Florianópolis onde choveu entre 20 e 30mm, sendo que em Florianópolis houve exatos 27,4mm. Essa última região citada foi no mês de abril, um oásis no meio do deserto, pois enquanto a maior parte de SC tinha estiagem, a região metropolitana da capital teve 200 milímetros acima da média.

Voltando ao mês de maio, a pergunta agora é: Quando volta a chover na região de estiagem? Tanto a pergunta quanto a resposta são boas. A semana vai ser de sol e bastante calor em Santa Catarina, em função de uma crista (alongamento de uma alta pressão) em altitude e uma massa de ar seco em superfície. Na quarta-feira o ar se torna mais quente e abafado, indicando um pré frontal (calor antecedendo a entrada de uma frente fria). A partir de quinta-feira teremos a chegada de uma frente fria, provocando chuva no Estado. Como esse sistema tera muita alimentação de umidade amazônica, espera-se que tenhamos bons volumes de chuva, inclusive no oeste e meio-oeste.

Veja nos mapas de previsão abaixo, as temperaturas máximas em superfície nos próximos 4 dias:

Fonte: Modelo numérico MBAR.

Note que as temperaturas mais altas vão indo para sul até quase a metade da Argentina. Porém na última imagem esse ar quente já recua, justamente devido a entrada do sistema frontal.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
CLIMATERRA
EPAGRI-CIRAM

quinta-feira, 7 de maio de 2009

VIVA O FRIO!

Nesta quinta-feira tivemos uma quebra momentânea no bloqueio atmosférico, o que possibilitou a entrada de uma massa de ar polar pleo continente, sendo assim fria e seca. Como o ar seco não forma nuvens, o céu limpo e a baixa umidade relativa facilitam a queda ainda mais acentuada das temperaturas. Foi exatamente o que ocorreu hoje em Santa Catarina. A serra e pontos do planalto amanheceram com muito frio e geada. No litoral não houve geada, porém o frio também marcou presença. A menor mínima de hoje no Estado foi 0,2ºC em Caçador, no meio-oeste. Veja na tabela abaixo as cidades mais frias na última madrugada e manhã.


























































































































































































































PapanduvaEpagri0,0ºC
São Bento do SulEpagri0,0ºC
Rio NegrinhoEpagri0,0ºC
Major VieiraEpagri0,0ºC
Campo AlegreEpagri0,0ºC
CaçadorInmet0,2ºC
Monte CasteloEpagri0,2ºC
Tres BarrasEpagri0,2ºC
CanoinhasEpagri0,2ºC
Major VieiraInmet0,7ºC
Porto UniãoEpagri0,8ºC
Ponte SerradaEpagri1,2ºC
Bom RetiroVila Francioni1,8ºC
UrupemaClimaterra1,8ºC
São JoaquimClimaterra2,0ºC
Abdon BatistaEpagri2,5ºC
Rio NegrinhoInmet2,5ºC
IrienópolisEpagri2,7ºC
ItapirangaEpagri3,0ºC
São Joaquim (Vale da Neve)Climaterra3,3ºC
Rio do CampoInmet3,4ºC
VideiraEpagri4,0ºC
JoaçabaInmet4,2ºC
São JoaquimInmet4,4ºC
CuritibanosInmet4,5ºC
São Joaquim (Cruzeiro)Climaterra4,5ºC
São Joaquim (Convencional)Inmet4,8ºC
LagesInmet4,9ºC
Matos CostaEpagri5,0ºC
Campos NovosEpagri5,3ºC
ItuporangaInmet5,4ºC
AngelinaEpagri5,5ºC
Morro das IgrejaInmet5,4ºC
Lebon RégisRadar6,7ºC
ItajaiEpagri7,8ºC
XanxerêInmet8,2ºC
AraranguáInmet9,6ºC
IndaialInmet9,6ºC
UrussangaInmet9,8ºC
FlorianópolisAeroporto11,1ºC
BlumenauFurb11,6ºC
FlorianópolisEpagri11,8ºC
Florianópolis (Convencional)Inmet12,3ºC


Na estação Paulo Tempo, localiza no bairro Capoeiras em Florianópolis, a mínima foi de 14,2ºC.

Para as próximas horas espera-se o aumenta da instabilidade sobre SC, em virtude do deslocamento de um cavado (área de baixa pressão alongada) a 5Km de altitude na troposfera. Na imagem de satélite abaixo já podemos perceber o aumento de nuvens no oeste.


A chuva chega na manhã dessa sexta-feira primeiramente no oeste e meio-oeste, onde pode ocorrer acumulados altos em poucas horas. Entre a noite de sexta e manhã de sábado a chuva se concentra no leste, sobretudo na Grande Florianópolis onde espera-se em torno de 60mm em mais ou menos 12 horas.

DADOS:

-> CLIMATERRA
-> INMET
-> EPAGRI-CIRAM
-> CPTEC/INPE

sexta-feira, 1 de maio de 2009

MAIO SERÁ O REPLAY DE ABRIL?

Maio, mais um mês de estiagem ou o retorno da chuva?

O mês de maio começou com tempo seco em boa parte de SC, exceto no leste onde houve mais nebulosidade e vapor d'água no ar. Porém nem essa região registrou chuva. Confira no mapa abaixo, o total de chuva acumulado nas últimas 24 horas no Brasil. Note que em SC está em branco, ou seja, sem precipitação. (Clique para ampliar).

A frente fria marítima que passou no último dia de abril, ligeiramente se afastou para o litoral da região Sudeste do país. A alta pós frontal desse sistema localiza-se no oceano próximo do litoral uruguaio e gaúcho, provocando nuvens baixas do tipo Stratus em quase toda faixa leste do sul e sudeste do Brasil. Veja ela na carta sinótica abaixo:

Com essa cobertura de nuvens tivemos temperaturas amenas no leste catarinense, registrando máxima de 22,9ºC em Araranguá, 22,4ºC na capital, 22,2ºC em Laguna, 21.3ºC em Indaial e 21,1ºC em Itapoá.

Já no oeste fez um pouco de calor, chegando a 26,2ºC em São Miguel do Oeste, sendo que umidade relativa acusou 39% durante a tarde. Esse ar seco dos últimos dias proporcionou uma noite com relativo frio, registrando 10,7ºC em Joaçaba na última madrugada. Isso acontece porque os ventos úmidos do mar que chegam no leste e provocam nuvens, ao subirem a serra geral acabam por acontecer a consensação de sua umidade e assim esse vento chega seco no oeste e meio-oeste.

A tendência é que o sábado e domingo sejam de tempo bom em SC. Na segunda-feira também, porém o leste/nordeste do Estado podem sofrer a influência de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Esse sistema por incrível que pareça já era para estar provocando chuvas no oeste do Sul do Brasil hoje, porém por não ter alimentação de umidade amazônica provinda do Jato de Baixos Níveis, ele acaba nem surtindo efeito. Na segunda-feira com o reestabelecimento do Jato de Baixos Níveis, o VCAN já mais deslocado para leste, deve provocar as referidas instabilidades no leste/nordeste catarinense, deixando em branco as outras regiões onde passou. Com isso mais uma vez as regiões de estiagem vão passar sem chuva. Veja abaixo o mapa de previsão numérica do Cptec/inpe para São Miguel do Oeste, mostrando a previsão das variáveis meteorológicas até o dia 8. Note que praticamente não irá chover neses próximos dias, salvo meio milímetro no fim da tarde de amanhã, o que pode nem se confirmar.

Para quem espera-se como eu por frio intenso, a notícia não boa por enquanto. Para essa primeira quinzena de maio, não há indicativo de frio intenso em SC. Esse período deve ser de pouca chuvas, umidade relativa baixa durante as tardes e grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima).

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> CLIMATERRA
-> INMET