Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 30 de junho de 2009

INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCA VENTOS ACIMA DE 100 KM/H NO SUL DO BRASIL

Na imagem de satélite acima, foram ilustrados o sistema frontal (frente fria, frente quente e frente oclusa), além dos valores de pressão em algumas localidades desde o Uruguai até o Paraná. Nota-se uma pressão atmosférica muito baixa em Maldonado, Uruguai, com valor de 996 hPa, ou seja praticamente o núcleo do ciclone em formação.

Com relação aos ventos, na segunda-feira houve rajadas no RS de 108 Km/h em Passo Fundo, 83,1 Km/h no Chui e 76,3 Km/h em Rio Grande. Em Santa Catarina, o Município de Laguna no litoral sul, teve rajadas de 104 Km/h. No oeste, São Miguel do Oeste acusou 74,8 Km/h. Em Joaçaba no meio oeste também houve ventos fortes, os quais chegaram na rajada aos 79,9 Km/h. No Morro da Igreja em Urubici, mesmo não podendo-se comparar com outras regiões em virtude da elevada altitude, registrou incríveis 142,5 Km/h.

Além dos ventos fortes, houve ocorrência de chuva, com destaque para o Morro da Igreja, onde teve 16,4mm as 21h de segunda-feira. Entretanto, praticamente choveu pouco na maioria esmagadora das regiões catarinenses. Isso se deve principalmente pela rápida passagem da frente fria associada ao ciclone. Nas imagens abaixo podemos notar seu rápido avanço.

18h de segunda-feira


Agora (02h de terça-feira)

Para esta terça-feira a previsão é de um dia com bastante nebulosidade, sobretudo no norte do Estado e Grande Florianópolis onde pode ocorrer chuva. No decorrer da tarde a nebulosidade vai saindo e dando lugar ao ar seco e frio que estará ingressando. Nos próximos dias o alerta vai para baixa umidade relativa do ar, o qual ficará em torno e abaixo dos 20% no planalto. No leste ela terá valores em torno dos 40%.

DADOS:

-CPTEC/INPE - EPAGRI-CIRAM - INMET-

segunda-feira, 29 de junho de 2009

CICLOGÊNESE INTENSA NO SUL DO BRASIL


Nesta segunda-feira está se dando o processo de ciclogênese, ou seja, formação de um ciclone Extratropical. Os ventos no estado gaúcho já tiveram rajadas fortes. Em Passo Fundo a rajada chegou a 108 Km/h. Em Santa Catarina já teve rajadas acima dos 70Km/h no oeste.
Para as próximas horas a previsão é de ventos intensos no RS e SC, sobretudo na costa. Além do vento, a chuva deve marcar presença, inclusive com volumes isoladamente altos.
DADOS:
CPTEC/INPE
INMET

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ESTÁ DIFÍCIL, MAS A FRENTE FRIA CHEGA!

Capoeiras, Florianópolis-SC


Na foto acima, tirada por mim, mostra o belo amanhecer em Florianópolis, com nuvens do tipo Altocumulus refletindo o brilho solar. Durante o dia a capital e região metropolitana teve o predominio de sol, nuvens altas e bastante vento do quadrante norte. Na fotos abaixo, feitas por mim na beira mar do minicípio de São José, pode-se notar claramente este cenário.


Enquanto isso, no mesmo momento as cidades do oeste catarinense já tinham chuva fraca. Desde as 13h até agora o município de São Miguel do Oeste registra 5mm, muito pouco para esse período. Durante o dia de hoje fez calor, o primeiro dia quente do mês, fazendo máxima 26,6ºC em Araranguá. Porém esse calor ficou restrito a algumas cidades, especialmente longe do mar.


Neste momento a frente fria se encontra sobre o RS, com ramo estacionário no continente e frio no oceano adjacente. Veja na imagem de satélite abaixo, no canal infravermelho colorido do GOES10:


Para as próximas horas a tendência é que a frente fria permaneça com deslocamento lento sobre o continente, mas com um pequeno deslocamento. A atuação da umidade amazônica pode provocar temporais pré frontais no oeste de SC. Na madrugada de quarta-feira a frente fria chega no Estado, provocando chuva com volumes isoladamente altos. Após a passagem desse sistema, deveremos ter o ingresso de uma massa de ar frio, a qual derrubará as temperaturas na quinta-feira.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
CLIMATERRA
EPAGRI-CIRAM

sábado, 20 de junho de 2009

POR ENQUANTO, TEMPO BOM EM SANTA CATARINA

Nos últimos dias tivemos a presença de uma massa de ar frio e seco, bem característico de outono, pois as temperaturas ficaram baixas pela manhã e subiram mais a tarde, porém longe de ultrapassar os 25 ou 26ºC. Em Urussanga no sul do Estado a estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ontem registrou temperatura mínima de 11,0ºC e máxima de 23,4ºC. Na quinta-feira a máxima na cidade havia ficado em 21,6ºC, evidenciando que as máximas estão subindo ao longo dessa semana.

Esse aumento de temperatura chama-se aquecimento pré frontal, ou seja, antes da chegada de um sistema frontal. Além das temperaturas, os ventos que nos últimos dias estavam muito fracos já começam a aumentar sua velocidade.

A frente fria neste momento encontra-se na divisa em Argentina e sul do Uruguai. Pode-se ver claramente na imagem de satélite abaixo, no canal infravermelho colorido e captada pelo satélite geoestacionário GOES10.


A tendência é esse sistema se desloque lentamente, chegando no sul do RS amanhã, norte gaúcho na segunda-feira e em Santa Catarina ao longo da terça-feira. Pelo Estado catarinense espera-se alguns temporais isolados na divisa com RS na terça-feira. Nas outras regiões a chuva deve ser de pouca intensidade. Vale ressaltar que a nebulosidade aumenta bastante a partir de amanhã sobre o Estado, mesmo sem a frente fria, pois teremos Jatos (ventos fortes) em Altos Níveis.

Na quarta-feira, a previsão é de um dia nublado com chance de chuva e temperaturas baixas até durante o dia. As máximas em todo o Estado não devem ultrapassar os 17/18ºC, sendo que na serra nem chegam aos 9ºC. No decorrer desse dia a massa de ar frio pós frontal começa a adentrar no território catarinense, deixando a madrugada e manhã de quinta-feira extremanente frias. As mínimas podem chegar aos -6ºC na serra, entre -2 e -5ºC no planalto e entre 3ºC e 4ºC no leste.
DADOS:
CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ESPERANÇA DE CHUVA INTENSA PODE AUMENTAR COM NOVA INSTABILIDADE GENERALIZADA

Nos últimos dias temos presenciado dias bastante frios e com noites geladas em Santa Catarina, sobretudo na região serrana e em especial as baixadas e vales. A mínima mais baixa desde o começo do mês e também deste ano até agora foi registrada em Fraiburgo com -6,0ºC, seguida de São Joaquim com -5,1ºC e Major Vieira com -4,0ºC. Apesar do contentamento com o frio intenso, temos de destacar um problema bastanté sério: a falta de chuvas.

Para se ter uma idéia vamos usar o exemplo de São Miguel do Oeste. Por lá desde o primeiro dia deste mês até hoje só somram-se apenas 1,4mm de precipitação, sendo que alguma parte desse valor foi orvalho e o pluviômetro registrou. Outro município como exemplo é Dionísio Cerqueira na mesma região, onde esse mês soma apenas 1,8mm, sendo também alguma parte orvalho que o pluviômetro acusou como precipitação. Nos dois municípios citados, os quais ficam na região oeste catarinense, o normal de chuvas em junho é entre 150 a 170mm, ou seja, choveu muito pouco até agora.

Em Joaçaba no meio oeste do Estado, este mês já totaliza ridículos 3,6mm, cuja maior parte foi novamente o orvalho. O normal de chuvas em junho nesta localidade é entre 130 e 150mm, ou seja, acumulou até agora muito pouco comparado a média.

Porém o espanto não se dá apenas no interior. Basta olharmos Florianópolis. É verdade caro internauta. O acumulado de chuva deste mês até agora na capital foi de apenas 0,2mm. É isso mesmo! 0,2mm. Há mais de 15 dias não chove de maneira significativa. A média climatológica de chuvas para Florianópolis no mês de junho é entre 70 e 90mm.

Como estamos na metade do mês, ainda pode-se eperar chuvas mais intensas. A oportunidade para que elas aconteçam já inicia-se nesta segunda-feira, dia 15. Um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis mais altos da troposfera avança de oeste para o Sul do Brasil, causando uma queda na pressão atmosférica sobre a área, atraindo umidade da Amazônia e assim formando a tão esperada chuva.

A chuva começa pela noite a partir do oeste e se estendendo para o centro e leste catarinense ao longo da terça-feira. Veja no mapa do modelo de previsão MBAR do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de chuva previsto para o início de terça-feira, destacando o oeste onde pode acumular 40mm em 6 horas.

Na quarta-feira a baixa pressão se desloca para o mar, se intensifica e forma uma frente fria que deve avançar para o sudeste do Brasil e em sua retaguarda uma nova massa de ar frio e seco trará nova queda de temperatura.

Estendendo mais a previsão e matando a curiosidade dos amantes do frio, espera-se novo evento de frio bastante intenso para o dia 25 de junho, com previsão de até -7ºC na serra. Vamos aguardar. Até a próxima!

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM
CLIMATERRA

sexta-feira, 12 de junho de 2009

FRIO NEGATIVO EM TERRITÓRIO CATARINENSE

O Estado catarinense amanheceu hoje sobre frio intenso, sobretudo na região serrana. A menor temperatura se deu na Vinícola Pericó em São Joaquim, com -5,1ºC. Veja abaixo as temperaturas mínimas registradas hoje em SC:

São Joaquim (Vin. Pericó): -5,1ºC
São Joaquim (Climaterra): -3,0ºC
São Joaquim (Vila Francioni): -2,3ºC
São Joaquim (Cruzeiro): -0,1ºC
Urupema: -1,9ºC
Bom Retiro: -1,6ºC
Lages: 0,3ºC
Caçador: 0,5ºC
Morro da Igreja: 2,3ºC
Dionísio Cerqueira: 4,6ºC
Araranguá: 4,6ºC
Siderópolis: 8,3ºC
São José: 12,2ºC
Florianópolis: 13,7ºC

Houve geada forte em vários pontos do planalto. Abaixo veja o vídeo da geada de hoje feito por Ronaldo Coutinho do Prado em São Joaquim

Para o sábado espera-se uma situação semelhante a de hoje. Frio pela manhã, elevação das temperaturas a tarde. No norte do Estado sempre mais quantidade de nuvens.

DADOS:

CPTEC/INPE
EPAGRI-CIRAM
CLIMATERRA
INMET

Agradecimento a Ronaldo Coutinho do Prado pelo belo vídeo.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

TEMPERATURA PODE NOVAMENTE BEIRAR O ZERO GRAU NA SERRA


Esta quinta-feira, feriado onde comera-se na Igreja católica o dia de Corpus Cristi, foi de céu nublado a encoberto na maior parte dos municípios localizados no leste de Santa Catarina. Isso ocorreu em virtude de um sistema frontal que se encontra estacionário desde Rondônia até a divisa de SC com o PR. Com isso a predominância foi de vento sudeste, o que possiblitou a entrada de umidade marítima. No entanto poucas regiões registraram chuva, exceto as montanhas mais altas onde provavelmente deve ter tido algum chuvisco extremamente isolado e também na região de Joinville onde houve chuva fraca. Itapoá, próximo da maior cidade do Estado registrou 2,2mm.

Com a cobertura de nuvens as temperaturas não subiram muito, chegando aos 19,6ºC em Itajai, 19,2ºC em Florianópolis, 19,1ºC em Itapoá, 19,0ºC em São José, 18,2ºC em São Francisco do Sul, 17,4ºC em Araranguá e 16,5ºC em Laguna.

As temperaturas estão em queda em virtude do céu mais limpo desde oeste até o sul catarinense. Para a próxima madrugada espera-se temperaturas entre 0 e 2ºC na serra, 5ºC do oeste ao sul, 8ºC no planalto norte, 10ºC no Vale do Itajai e 14ºC no litoral. Durante o dia espera-se tempo bom em todo o Estado, mas com muitas nuvens e chance de chuva no início e fim do dia desde Florianópolis ao norte. Essa situação também vale para o sábado. Até a próxima postagem!

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
EPAGRI-CIRAM

sábado, 6 de junho de 2009

AR FRIO SEGUE ATUANDO EM SANTA CATARINA

Apesar de o ar polar ter enfraquecido, as noites e dias de céu limpo e ar seco tem ainda proporcionado temperaturas baixas e até negativas nos vales e baixadas ao longo do território catarinense. A mínima mais baixa deste sábado se deu na Vila Francioni em São Joaquim, com -1,5ºC. No Morro da Igreja em Urubici, a mínima foi de 1,4ºC, entretanto a sensação devido ao vento forte era de -17,9ºC. Houve geada na maior parte do planalto, sendo que no Cruzeiro em São Joaquim a mínima na relva (termometro junto ao solo gramado) apontou -9,9ºC. Segue abaixo as demais mínimas pelo Estado:

São Joaquim/Vale da Neve: -1,1ºC
Caçador: -1,0ºC
Urupema: -0,7ºC
São Joaquim/Cruzeiro: -0,7ºC
Abdon Batista: -0,6ºC
Major Vieira: -0,4ºC
Caçador: -0,3ºC
Ituporanga: -0,3ºC
São Bento do Sul: 0,2ºC
Rio Negrinho: 0,3ºC
Papanduva: 0,3ºC
Porto União: 0,3ºC
Canoinhas: 0,4ºC
Campo Alegre: 0,6ºC
Irineópolis: 0,6ºC
São Joaquim/Inmet: 0,6ºC
Morro da Igreja: 1,4ºC
Lages: 1,6ºC
Campos Novos: 4,6ºC
Urussanga: 4,6ºC
Xanxerê: 5,6ºC
Itapoá: 7,0ºC
Florianópolis: 7,8ºC

Apesar de não ter chovido amplamente, tivemos ontem a passagem de uma rápida frente fria. Com isso uma nova massa de ar frio ingressou hoje e deve causar temperaturas mais baixas na próxima madrugada. Espera-se mínimas negativas na serra, em torno de 4ºC no planalto e entre 10 e 15ºC no leste/litoral. A partir de terça-feira a chuva retorna, com previsão de grandes volumes.

DADOS:

CLIMATERRA
INMET
EPAGRI-CIRAM
CPTEC/INPE

sexta-feira, 5 de junho de 2009

AR FRIO SE CONCENTRA NAS BAIXADAS E VALES DE SC

Mais uma madrugada fria em Santa Catarina, sobretudo nos vales e baixadas. Segue abaixo os valores mínimos de temperatura registrados hoje.

Bom Retiro: -2,3°C
Urupema: -1,9°C
Major Vieira: -1,7°C
Fraiburgo: -1,0°C
Videira: -0,8°C
Lages: -0,6°C
Abdon Batista: -0,6°C
Caçador: -0,3°C
Ituporanga: -0,3°C
Rio Negrinho: 0,0°C
Campo Alegre: 0,0°C
Porto União: 0,0°C
Irineópolis: 0,0°C

FONTE:

CLIMATERRA
INMET
EPAGRI-CIRAM

MÍNIMAS DESTA QUINTA-FEIRA GELADA

Confira na tebala a seguir as temperaturas mínimas , registradas em estações do INMET, CLIMATERRA e EPAGRI-CIRAM, sendo que foram mais expressivas nos vales e baixadas, pois o ar frio por ser mais denso acaba acumulando nessas áreas, enquanto que nos topos fez menos frio. Um destaque foi para o frio intenso na metade norte de SC, sobretudo em Caçador.

->Fraiburgo: -6,0ºC
->Major Vieira: -4,0ºC
->Rio Negrinho: -3,5ºC
->Urupema: -3,0ºC
->Caçador: -2,7ºC
->Bom Retiro: -2,5ºC
->Lages: -1,8ºC
->São Joaquim/Vale da Neve: -1,1ºC
->Campos Novos: -0,4ºC
->Canoinhas: 0,0ºC
->Itapoá: 0,4ºC
->São Francisco do Sul: 1,0ºC
->Araranguá: 1,5ºC
->Itajai: 3,1ºC
->Chapecó: 3,9ºC
->Indaial: 4,9ºC
->Florianópolis: 6,2ºC

Em São Joaquim, enquanto no Vale da Neve fazia -1,1ºC, a estação do INMET que fica no topo de uma montanha registrou 3,7ºC. Isso comprova o escoamento do ar ar frio mais denso para os vales e baixadas. E é exatamente esta situação que predominar nas próximas madrugadas. A previsão ainda segue com chance de chuvas na primeira metade da próxima semana, com frio intenso no final dela (dias 11 e 12) em virtude de uma nova massa de ar polar.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
CLIMATERRA
EPAGRI-CIRAM

quarta-feira, 3 de junho de 2009

MADRUGADA MAIS FRIA DO ANO EM SC

Como previsto e alertado nos últimos dias, houve queda de neve em São Joaquim no dia de ontem. O fenômenos era de fraca intensidade e havia períodos de sol, ou seja, sol e neve. Após a saída da nebulosidade e o ar secando cada vez mais, inclusive pelo leste, as temperaturas cairam e sobre o Estado se formou o padrão de frio mais intenso desde ano até agora. A temperatura mais baixa se deu em Fraiburgo com -6,0ºC, seguida do Morro da Igreja com -4,4ºC. Abaixos as mínimas de hoje nas estações da Epagri-ciram, Climaterra e Inmet.

->Fraiburgo: -6,0ºC
->Morro da Igreja: -4,4ºC
->Caçador: -4,0ºC
->São Joaquim:
Vale da Neve: -3,9ºC
Cruzeiro: -2,9ºC
Vila Francioni: -2,5ºC
Inmet: -2,4ºC
->Major Vieira: -2,9ºC
->Joaçaba: -2,4ºC
->Curitibanos: -2,4ºC
->Rio Negrinho: -2,4ºC
->Urupema: -1,9ºC
->Campos Novos: -0,8ºC
->Xanxerê: 0,5ºC
->Itapoá: 0,8ºC
->Lages: 1,0ºC
->Urussanga: 1,9ºC
->Dionísio Cerqueira: 2,6ºC
->Florianópolis: 4,5ºC
->São José: 5,0ºC
->São Francisco do Sul: 6,2ºC
->Itajai: 7,7ºC

Houve congelamento do nevoeiro pela manhã e registro de geada, inclusive no litoral. Durante a tarde as temperaturas não passaram dos 10ºC na serra, dos 15ºC no planalto e dos 20ºC no leste/litoral.

Para a próxima madrugada espera-se a manutenção do ar seco e frio, proporcionando mas uma vez o registro de digitos negativos pelo território catarinense. Geada severa no planalto, com chance de geada negra. No leste e litoral pode gear em pontos isolados e de forma fraca. A partir de segunda-feira o tempo muda e chuva retorna ao Estado em virtude da formação de uma baixa pressão, a qual tende a se intensificar e em seguida impulssionar uma outra forte massa de ar frio polar. Por isso espera-se novos recordes de temperatura na semana que vem.

DADOS:

CPTEC/INPE
INMET
CLIMATERRA
EPAGRI-CIRAM

terça-feira, 2 de junho de 2009

PODE NEVAR!

Recentemente li o site da empresa gaúcha de Meteorologia MetSul e constatei a previsão para neve nesta terça-feira no planalto sul catarinense e por ventura até no meio-oeste!. A nótícia é fantástica e se confirmar será deslumbrante ver o sul do Brasil amanhecendo sobre flocos de neve.

A madrugada de segunda-feira já foi congelante. No Morro da Igreja em Urubici a temperatura chegou a -0,9ºC com registro do fenômeno Sincelo, que é o congelamento do nevoeiro no momento em que esse se deposita sobre as árvores e objetos altos. Nos outros municípios fez mínima de 1,6ºC em São Joaquim (com chuva fraca), 4,0ºC em Xanxerê e 5,0ºC em Dionísio Cerqueira. A madrugada só não foi mais fria em virtude da cobertura de nuvens que havia e ainda há na região.

A próxima madrugada tende a ser ainda mais fria, com previsão de temperaturas em torno -1ºC em São Joaquim e região e abaixo disso no Morro da Igreja, onde as 01:00hs dessa madrugada de terça-feira já tinha seus -2,4ºC. Mas definitivamente será na madrugada de quarta-feira que o frio baterá seu recorde, registrando até -7ºC na serra, temperaturas negativas em todo o planalto e abaixo de 8ºC positivos em todo o leste e litoral. Deve ocorrer geada ampla e generalizada em todo o Estado, inclusive próximo do litoral em áreas longe do mar.

DADOS:

INMET
CLIMATERRA
CPTEC/INPE
METSUL