Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 30 de agosto de 2009

URUSSANGA REGISTRA CALOR DE 34,9ºC NESTE DOMINGO


<- Foto: Ingleses, Florianópolis

Este domingo, assim como os dias anteriores, foi de sol em todo o Estado de SC. Porém a diferença se deu no calor. As temperaturas máximas hoje subiram demais, registrando 34,9ºC em Urussanga, sul catarinense. Na cidade, o que também chamou a atenção foi a baixa umidade relativa do ar, a qual teve mínimo valor de 15%!. Tal condição proporcionou uma diferença enorme entre a máxima e a mínima que foi de 11,1ºC as 07 horas da manhã. Ou seja, uma amplitude de incríveis 23,8ºC (34,9-11,1=23,8).

A situação apresentada não se limitou a Urussanga. Em Araranguá, litoral sul, a mínima do dia foi de 10,0ºC e a máxima alcançou os 32,4ºC. Assim, a amplitude térmica foi de 22,4ºC. Outro caso se deu em Caçador, meio oeste do Estado. Por lá a temperatura mais baixa do dia foi de 6,5ºC e durante a tarde chegou aos 27,1ºC, tendo uma diferença de 20,6ºC. Joaçaba, também no meio-oeste, teve 11,9ºC pela manhã contra 30,6ºC durante o período vespertino, registrando uma amplitude de 18,9ºC.

Nas outras regiões catarinenses, o que marcou o domingo mesmo foi o calor, o qual levou pessoas a caminharem e se refrescarem nas praias (ver foto). Acompanhe na tabela abaixo, os valores máximos de temperatura registrados hoje pelo território catarinense.

Urussanga

34,9ºC

Araranguá

32,4ºC

Joaçaba

30,6ºC

São Miguel do Oeste

28,8ºC

Indaial

28,2ºC



Esse tempo firme e com calor se dá em virtude de sistemas de alta pressão em todos os níveis da troposfera. Tal condição inibe a formação de nuvens, pois o ar não consegue subir em virtude do ar superior que está descendo. Assim a umidade que fica, serve apenas para formação de nevoeiros, com os observados no final da semana. No entanto, os ventos voltaram a se intensificar, diminuindo a chance para novos nevoeiros.

A tendência é que a segunda-feira seja de sol e calor em Santa Catarina. Na terça-feira o calor segue atuando, porém no decorrer do dia, as altas pressões atuantes sobre o Estado se deslocam para o oceano e assim um cavado (baixa pressão alongada) em altitude associado ao ingresso de calor e umidade da Amazônia propiciarão chuva intensa em alguns locais até o fim da semana, quando se dará o processo de formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil.

DADOS: CPTEC/INPE - INMET - EPAGRI-CIRAM

sábado, 29 de agosto de 2009

NEVOEIROS DENSOS EM SANTA CATARINA



Nevoeiros dão um espetáculo!
Para quem acordou cedo, a sexta-feira sem dúvida teve um toque a mais na paisagem de parte do litoral catarinense. A foto apresentada nos mostra isto. Os nevoeiros dão um show por onde se formam, deixando incríveis imagens. Em Florianópolis, por exemplo, as pontes de ligação entre a ilha e continente não podiam ser vistas de longe. No entanto quem estava nelas, não via praticamente nada além de nuvens. Eu mesmo quando as atravessei pela manhã, deu-me a impressão que era uma "ponte aérea".

Os principais aeroportos como o de Florianópolis, Navegantes e Joinville foram fechados para pousos e decolagens. Algumas rodovias e vias do Estado tiveram problemas no transito em virtude do forte nevoeiro

O Cptec/Inpe, instituto conceituado em meteorologia no Brasil e America Latina, disponibiliza um serviço de rastreamento de nevoeiros através de imagens de satélite e outros parâmetros técnicos. Abaixo podemos ver a imagem de nevoeiros, sendo que o vermelho é fraco e o azul é denso (forte).


Os nevoeiros podem acontecer por diferentes processos e assim tem-se vários tipos deles. O desta sexta-feira foi causado pela perda de radiação solar diurna para o espaço durante a noite, associada a alta umidade do ar. Assim o ar por ser frio não consegue conter essa umidade e acaba condensando-a na forma de nevoeiros. Esse é o nevoeiro por perda radiativa.

Porém, como viu-se na imagem de nevoeiros, houve o fenômeno também no mar. Eles se formaram devido ao contato do ar frio continental com o ar ar frio e úmido marítimo.

O tempo deve continuar estável em Santa Catarina, com chance de novos nevoeiros. Previsão de mudança no tempo a partir de terça-feira. Até lá, fará calor pelo território catarinense, ficando entre 28 e 30ºC e podendo passar disso.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, DIÁRIO CATARINENSE.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SERÁ EVIDÊNCIAS DE EL NIÑO?

Diferente de junho, o mês de julho se mostrou bastante chuvoso em Santa Catarina. Situação semelhante está se observando agora em agosto, onde só nas primeiras horas do mês algumas regiões catarinenses já alcançaram quase 200 milímetros de chuva! O município de Joaçaba no meio-oeste do Estado já tem um total de 187,2mm de precipitação acumulada neste mês até hoje.

No entanto, há de se salientar o fato de agosto estar sendo diferente de todos os meses deste inverno com relação a temperatura. Pois é, está mais quente. São Miguel do Oeste, por exemplo, nos últimos dias tem registrado constantemente máximas acima dos 27ºC. Será evidências do fenômeno El Niño?

Bom, as águas do oceano Pacífico equatorial estão mais quentes que o normal, indicando uma migração do La Niña que esteve presente no começo doano para o El Niño que deve perdurar pelos próximos meses. Na figura abaixo, nota-se a anomalia da Temperatura superficial do Mar (TSM) na última semana.
Observando bem, pode ver na parte do oceano Pacífico próximo do Equador manchas vermelhas, indicando que a temperatura ali está mais elevada do que deveria estar. Algumas chegam a indicar anomalia de até 3ºC.
Voltando a falar de chuva, após alguns dias ensolarados, ventosos e relativamente quentes, uma frente fria avançou pela Argentina e chegou até Santa Catarina. Um dos acumulados diários mais significativos de chuva se deu em Xanxerê com 23,4mm nesta terça-feira.
A frente fria está estacionária sobre a região Sul do Brasil. Com isso a quarta-feira deve ser de tempo instável em SC,porém com bons períodos de sol. A formação e o avanço de uma baixa pressão, deve favorecer uma frontogênese fria (formação de uma frente fria) sobre a região, levando toda a instabilidade para nordeste e estabilizando o tempo em solo catarinense na quinta-feira.

DADOS: INMET -CPTEC/INPE

domingo, 9 de agosto de 2009

DEPOIS DA CHUVA,TEMPERATURA DESPENCA EM SANTA CATARINA

O fim de semana foi novamente de tempo instável em Santa Catarina, tendo seu pico neste domingo, onde choveu até consideravelmente no sul e oeste do Estado. Confira na tabela abaixo alguns acumulados nas últimas 24 horas:



Araranguá

44,8 mm

Siderópolis

41,4 mm

Urussanga

40,8 mm

Laguna

38,4 mm

São Miguel do Oeste

35,0 mm




Isso ocorreu devido a formação de uma baixa pressão ao longo deste domingo sobre o oeste da região Sul do Brasil e o seu deslocamento para leste que acabou formando uma frente fria sobre o RS. Esse processo todo causa muitas instabilidades. No Estado gaúcho a situação foi pior, tendo quase 200mm de chuva.

A previsão é que a nova frente fria se desloque para nordeste no decorrer da segunda-feira e uma massa de ar frio e seco se desloca para SC, provocando melhoria no tempo e queda das temperaturas. Para se ter uma idéia, em São Miguel do Oeste onde a máxima se deu na madrugada com 17,4ºC, as 23h já tinha 8,4ºC!

No leste, planalto sul e sul do Estado ainda persiste condição de chuva em virtude de uma parte da nebulosidade do ciclone formado a partir da baixa pressão que foi para o mar. Tal condição aliada a chegada da massa de ar frio, pode favorecer ocorrência de neve isolada e fraca na serra. Tal previsão foi emitida pelo INMET.

VENTO: Em função do ciclone, pode ventar intensamente no planalto sul,grande Florianópolis e sul catarinense na segunda-feira.Rajadas em torno dos 50Km/h. Cuidado no mar!

DADOS: CPTEC/INPE -INMET- EPAGRI/CIRAM - METSUL

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FRENTE FRIA TROUXE VENTOS DE ATÉ 82KM/H NO SUL CATARINENSE

A frente fria prevista há alguns dias entrou rapidamente em Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira. Na virada do ventos para o quadrante sul, as rajadas foram fortes, como em Araranguá onde o anemômetro da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 70,9Km/h entre as 5 e 6 horas da manhã. No município teve-se notícia de quedas de árvores próximo do vale rio Araranguá e interrupção no fornecimento de energia elétrica, cuja combinação provocou um acidente de moto.

Em Florianópolis, com o avanço do sistema frontal, também registrou-se rajadas intensas de ventos, as quais acusaram 52,5Km/h por volta das 16h. Esses ventos acompanhados da chuva levaram as temperaturas aos 15ºC as 22h na capital.

Em Laguna a pressão atmosférica caiu para 1001,8hPa durante a madrugada. A consequência disso foi novamente o vento, que apresentou rajada de 82Km/h as 6 horas da manhã.

Acompanhe na tabela abaixo os ventos máximos registrados hoje em SC:

Laguna

82,0Km/h

Araranguá

70,9Km/h

Siderópolis

60,6Km/h

Xanxerê

60,4Km/h

Joaçaba

57,2Km/h

Florianópolis

52,5Km/h

Itajaí

50,7Km/h


Com relação as temperaturas, hoje fez calor pelo Estado. O curioso é que as máximas no oeste e sul foram dadas durante a madrugada e não a tarde como de costume. Em Araranguá, por exemplo, a máxima foi de 27,1ºC as 3 horas da madrugada! Porém com o ventos sul esse valor foi declinando ao longo da manhã e a mínima do dia foi de 10,2ºC as 23h! Em Laguna, a temperatura que na madrugada era de 25,6ºC caiu para 13,4ºC as 23h.

Nas outras regiões catarinenses próximas do PR as temperaturas máximas se deram à tarde, fazendo 27,1ºC em Indaial, 23,2ºC em Itapoá e 22,6ºC em Florianópolis.

A chuva não foi muito significativa, até porque o vento forte e o deslocamento rápido da frente fria não ajudou. O único valormais condiderável foi em Florianópolis onde a estação automática da Epagri-Ciram no bairro Itacorubi obteve 11,6 milímetros.

PREVISÃO:

A previsão segue indicando uma sexta-feira e sábado de sol com muitas nuvens e risco de trovoadas nos extremos do dia próximo da divisa com o RS em virtude de uma frente quente. Nas outras regiões predomina sol, calor e variação de nuvens. No domingo a formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil deve provocar tempo severo em todo território catarinense, melhorando ao longo da segunda-feira.

DADOS: CPTEC/INPE - INMET - EPAGRI/CIRAM - JORNAL CORREIO DO SUL

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DO FRIO PARA O CALOR

Na postagem de ontem, foi comentado sobre o frio que havia feito na madrugada/manhã e inclusive foi posto uma tabela com as mínimas. Hoje, como alertado na previsão, o calor aumentou e venho lhes trazer os valores de temperatura máxima em Santa Catarina. A maior temperatura foi dada em Urussanga, sul do Estado onde fez 32,0ºC. Apesar de ter feito esse calor durante a tarde, pela manhã fazia era frio de 7,5ºC, levando a amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) a 24,5ºC!

Em seguida, temos Joaçaba no meio-oeste onde fez 29,7ºC. Para se ter uma idéia, nos últimos três meses só teve um dia com máxima alta no município, sendo de 26ºC no dia 29 de junho, de acordo com o INMET. Ou seja, hoje foi o único dia em 3 meses que Joaçaba teve máxima beirando os 30ºC!

Veja a tabela abaixo com as temperaturas máximas de hoje

Urussanga

32,0ºC

Joaçaba

29,7ºC

Siderópolis

29,5ºC

São Miguel do Oeste

28,3ºC

Araranguá

27,4ºC

Dionísio Cerqueira

25,8ºC

Caçador

25,7ºC


As cidades junto ao litoral não tiveram muita elevação das temperaturas em virtude das intensas rajadas de vento do quadrante norte que sopraram durante quase todo o dia com velocidade entre 30 e 45Km/h.

A tendência é que nas próximas horas a nebulosidade aumente na divisa de SC com o Estado gaúcho devido a chegada da frente fria, podendo ocorrer já chuva e tempoerais isolados nessas áreas na manhã de quinta-feira. No decorrer da tarde o tempo se instabiliza no restante de SC e também chove.

Na sexta-feira uma parte do sistema frontal se desloca para o litoral do Sudeste do Brasil e a outra parte fica sobre SC como frente quente, provocando pancadas de chuva com acumulados localmente elevados.

Entre sábado e domingo ocorre um processo denominado ciclogênese, ou seja, a formação de um ciclone extratropical e assim o nascimento de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil, a qual se deslocará para nordeste e em sua retaguarda uma massa de ar frio e seco estabiliza o tempo em território catarinense no início da próxima semana.

DADOS: -CPTEC/INPE - INMET - EPAGRI/CIRAM-

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FRIO E ALTA AMPLITUDE TÉRMICA EM SANTA CATARINA

A entrada de uma massa de ar frio e seco no decorrer da segunda-feira provocou declínio das temperaturas,o qual foi acentuado em virtude do céu limpo e umidade relativa do ar muito baixa.

Em primeiro momento, o vento de oeste provindo da circulação do ciclone extratropical no oceano provocou nebulosidade no planalto, o que não aconteceu no leste onde teve sol e ar seco. Isso se deve ao vento de oeste vir carregado de umidade em situações de ciclone na costa. Esse ventos provocam nebulosidade no planalto e ao descer a serra acabam chegando secos ao leste. Os pescadores chamam de vento terral.

No decorrer da noite de segunda-feira o avanço do ciclone para leste ocasionou a virada do vento para sul/sudoeste, desta vez para todo o território catarinense. Assim o céu ficou limpo em SC. Tal condição foi refletida numa madrugada de temperaturas negativas na serra e abaixo dos 10ºC no restante do Estado.

Confira na tabela abaixo:

São Joaquim (Vin.Pericó)

-2,3ºC

Urupema (Epagri/Inmet)

-2,0ºC

São Joaquim (Climaterra)

-1,3ºC

Bom Retiro (Vila Francioni)

-0,7ºC

Caçador (Inmet)

0,0ºC

Curitibanos (Inmet)

1,3ºC

Major Vieira

1,6ºC

Campo Belo do Sul (Epagri)

2,3ºC

Rio Negrinho (Inmet)

2,5ºC

Anitápolis (Epagri)

3,7ºC

Abdon Batista (Epagri)

4,1ºC

Siderópolis (Epagri)

8,3ºC

Florianópolis (Epagri)

8,5ºC

São José (Epagri)

9,6ºC

Florianópolis (Est. Paulo Tempo)

10,3ºC


Também em virtude do ar seco, tivemos um dia de outono em pleno fim do inverno, ou seja as temperaturas tiveram ligeiro aumento à tarde. Um exemplo impressionante é Caçador, onde fez 0,0ºC de mínima, mas a tarde obteve máxima de 21,7ºC, tendo uma amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) de 21,7ºC. A umidade relativa mínima no município citado foi de 30% as 14h.

A tendência para a quarta-feira é de um dia com sol em Santa Catarina. Com o avanço de uma frente fria pela Argentina, a diferença de pressão contribuirá para o deslocamento de ar mais quente de norte para SC, sobretudo do oeste ao litoral norte, além de parte da Grande Florianópolis.

A madrugada de quinta-feira deve ser de temperaturas altas para época do ano, além de abafada, lembrando o verão. As mínimas estarão em torno dos 20ºC. No decorrer desse dia a frente fria chega o Estado, provocando chuva localmente forte. Esse sistema estará desorganizado e logo se deslocará para o oceano na altura do RJ e SP. No entanto, um cavado (área alongada de baixa pressão) deve organizar novas instabilidades que ficarão estacionadas sobre SC, sobretudo do oeste ao sul do Estado, onde pode haver chuva forte pelo menos até o domingo. As temperaturas continuam altas próximo do PR em virtude do acréscimo de ar quente.

DADOS: - CPTEC/INPE - CLIMATERRA - INMET - EPAGRI/CIRAM -

domingo, 2 de agosto de 2009

CHUVA ULTRAPASSA OS 100 MILÍMETROS EM MENOS DE 3 DIAS EM SC

As últimas 72 horas foram de aflição em Santa Catarina em virtude da chuva, visto que em novembro de 2008 várias cidades do Vale do Itajai e Norte sofreram com enchentes e deslizamentos de terra.

Desta vez, apesar de ter chovido bem menos comparado com o último evento, houve novamente deslizamentos de terra e pontos de alagamentos, sobretudo em Ilhota, Blumenau (foto), Brusque, Luis Alves e Joinville.

Em Blumenau foram cerca de 25 famílias retiradas de seus lares para prevenção. Em Ilhota onde chove desde quinta-feira, foi decretado situação de emergência.

De acordo com a Epagri-Ciram e INMET, nas últimas 72 horas tivemos acumulados acima dos 100mm (milímetros) no Estado. Acompanhe abaixo:
  • Indaial: 111,8mm
  • Itajai: 109,9mm
  • Rio Negrinho: 66,2mm
  • São José: 65,5mm
  • São Francisco do Sul: 54,8mm
  • Florianópolis: 50,4mm
  • Siderópolis: 37,2mm
Hoje a situação já está voltando ao normal, sendo que algumas famílias de Blumenau já voltam para suas residências.

O que provocou essa chuva toda nos últimos dias de julho e começo de agosto foi a atuação da circulação marítima, ou seja, ventos úmidos vindos do oceano. Porém essa circulação foi acentuda devido a um cavado (área de baixa pressão alongada) e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude).

Neste domingo nota-se na imagem de satélite uma cilogênese, ou seja, formação de um ciclone. Como consequencia disso forma-se também uma frente fria sobre SC, a qual se deslocará para nordeste e uma nova massa de ar seco e frio toma conta do Estado. Devido ao ciclone extratropical em alto mar, fica o alerta de ventos intensos na região costeira.

DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> DIÁRIO CATARINENSE