Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de setembro de 2009

GRANIZO, VENDAVAL E CHUVA INTENSA EM SANTA CATARINA

A área de baixa pressão (cavado), comentada ontem, continua instabilizando o tempo em Santa Catarina neste primeiro domingo de primavera. De acordo com a defesa civil do Estado, já são 15 municípios atingidos por granizo, distribuidos na Grande Florianópolis, Sul e Oeste catarinense, sendo eles: Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Içara, Imbituba, Santa Rosa do Sul, São João do Sul do Sul, Sombrio, Passo de Torres, Chapecó e Ilhota. Cerca de mais de mil e cem redisências foram atingidas durante esse evento.

Na Grande Florianópolis houve muitos estragos por conta do granizo. Antônio Carlos já decretou situação de emergência, devido a perda na lavoura e destelhamentos. Biguaçu e Governador Celso Ramos também tiveram grandes prejuizos. Na foto abaixo vemos o granizo fotografado entre as duas cidades.

Em Araranguá, além do granizo, o vendaval durante a madrugada com rajadas de até 70,2Km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, provocou o destelhamento de 40 casas. Na cidade, localizada no Sul catarinense, já somam-se 94,8 milímetros de chuva desde a noite de ontem. Há pontos de alagamentos. Outras cidades também já tem altos acumulados de chuva nas últimas 24 horas. Confira na tabela abaixo:

Araranguá

94,8mm

São Joaquim

93,0mm

Campo Belo do Sul
79,4mm

Anitápolis

59,0mm

Laguna

57,8mm

Joaçaba

53,6mm

Itajai

50,5mm

Ituporanga

47,4mm

Indaial

38,0mm

Florianópolis

37,6mm

São José

34,6mm


Nas imagens de satélite abaixo vemos a força da instabilidade causada pelo cavado. Note a cor rosa, que indica temperatura de -80ºC no topo das nuvens.

Na imagem de radar do Simepar, orgão regional de meteorologia do Paraná, observa-se neste momento que as instabilidades mais fortes estão no meio-oeste, planalto norte e norte catarinense.


Deve continuar chovendo nesta segunda-feira, porém de forma mais fraca. No decorrer do dia o tempo começa a melhorar, devido ao avanço lento de um sistema de alta pressão. Porém na quarta-feira um cavado lá no alto da atmosfera deve vir da Argentina e gerar uma nova área de baixa pressão em superfície, a qual deve novamente instabilizar o tempo em SC, provocando chuva forte.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, SIMEPAR, DIÁRIO CATARINENSE, DEFESA CIVIL.

sábado, 26 de setembro de 2009

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO PROVOCOU TEMPORAIS EM PARTE DE SANTA CATARINA

O sábado foi marcado por temporais em algumas partes de Santa Catarina. Após o meio-dia, instabilidades já se organizavam no oeste catarinense como vê-se na imagem de satélite abaixo, disponível no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC. As cores indicam a temperatura do topo das nuvens.

Houve registro de chuva em São Miguel do Oeste, porém pouco acúmulo na estação do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET. Logo depois, perto das 14 horas, as nuvens mais desenvolvidas se deslocavam para o meio-oeste. Nesse horário, Xanxerê já tinha chuva, com volume horário de 7 milímetros (7 litros de água por metro quadrado) e ventos de até 42,4Km/h na estação do INMET. Observe na segunda imagem, a instabilidade sobre a região.

A instabilidade ia ganhando tamanho e força, porém tinha uma rápido deslocamento, alcançando o planalto serrano e parte do Vale do Itajai. No município de Curitibanos, por volta das 17 horas ocorreu um intenso temporal, com rajadas de vento de 63Km/h e precipitação de 17,2mm em menos de uma hora. Em Indaial foi registrado 7,8mm de chuva às 8 horas da noite. Na próxima imagem do satélite GOES, verificamos as nuvens carregadas sobre o centro do Estado.

Durante a noite, a área de temporais se deslocou para o sudeste catarinense, provocando chuva, especialmente na Grande Florianópolis, onde dados de radares como o do Simepar e do Morro da Igreja, indicaram chuva bastante intensa localmente, com cerca de quase 70mm por hora, em média. Veja a foto de radar as 22h de hoje:

A imagem de satélite do horário também evidenciava tal situação:

De acordo com Estações monitoradas pelo Centro de Informações de Recurso Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM, na região da Grande Florianópolis, choveu 14,2mm em São José, 13,3mm em Anitápolis e 11,4mm em Florianópolis. Na estação Paulo Tempo (não oficial), localizada na parte continental da capital, foi registrado 17,0mm. Segundo a defesa civil, houve danos devido ao granizo em Biguaçu e Governador Celso Ramos. No sul do Estado houve menos chuva, porém o que chamou a atenção foi o vento em Laguna que chegou aos 92,1Km/h!

O motivo para essa instabilidade é a formação de um cavado (área de baixa pressão alongada) em baixos níveis da troposfera, o que permitiu que o ar subisse e com a ajuda de ventos úmidos e quentes vindo da Amazônia, formasse nuvens carregadas. A orientação desse cavado era de sudoeste para nordeste, como vê-se na ilustração abaixo feita por mim. Tal orientação, também foi notada na disposição das nuvens.

No momento, a maior parte do sistema de convecção está no mar. No entanto, espera-se novas instabilidades para o domingo em SC, com chuva forte. Veja a previsão de chuvas no mapa abaixo, retirado do site do CIRAM.


Note que pode chover até 80 milímetros até o fim do domingo. Em breve mais informações aqui no blog Paulo Tempo, Até mais!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, SIMEPAR, CPTEC/INPE, DEFESA CIVIL SC.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VENTOS ULTRAPASSAM OS 80KM/H EM SANTA CATARINA

Como previsto, os ventos aumentaram de intensidade ao longo da tarde e noite de hoje por conta do ciclone extratropical, visto na imagem acima. As rajadas mais fortes chegaram aos 86km/h (quilômetros por hora) em Laguna, litoral sul catarinense. Confira na tabela abaixo os valores das rajadas de vento registradas nesta quarta-feira sobre o leste de SC. Os dados são de estações do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina.

Laguna

86,0Km/h

Araranguá

52,2Km/h

Siderópolis

51,8Km/h

Florianópolis

49,6Km/h

São Francisco do Sul

40,2Km/h


Fora do leste, caminhando ao meio oeste catarinense, o município de Joaçaba teve rajadas de até 57,9Km/h. As temperaturas seguem declinando desde o oeste até o planalto serrano. No Morro da Igreja em Urubici as 23h fazia 3,7ºC, contra a máxima de 15,0ºC registrada as 15h. Na cidade mais fria do Brasil, São Joaquim, os termômetros marcam 6,8ºC. Em Curitibanos no meio-oeste, a mínima de hoje está se dando agora com 10,0ºC.

A tendência é que a quinta-feira ainda amanheça com muitas nuvens baixas em Santa Catarina e até com chuva isolada no litoral sul do Estado devido a parte oclusa do ciclone em alto mar. Ao longo do dia o sol aparece, porém sempre com mais nuvens no leste, pois o sistema de alta pressão deve se posicionar sobre o oceano e assim transportando umidade marítima.

Durante a sexta-feira e sábado o sol aparece em SC, no entanto novamente com mais nuvens na faixa litorânea. A partir da madrugada de domingo o tempo muda começando pelo oeste em função de um novo sistema de baixa pressão.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

BAIXA PRESSÃO SE INTENSIFICA SOBRE O NORTE CATARINENSE

Neste momento um sistema de baixa pressão encontra sobre o norte de SC, centrado entre São Francisco do Sul e Itapoá e com pressão mínima em torno de 1005 hPa (Hectopascais). Em virtude disso, Laguna no litoral Sul já tem ventos de 63Km/h na tarde de hoje.

Na imagem abaixo, feita por mim através de dados de Metar (Código meteorológico da aeronáutica) e das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), identificamos o sistema (letra B) descrito acima.


Através da imagem, podemos ver os valores de pressão atmosférica ao longo do litoral de SC e RS, bem como a frente fria na divisa do PR com o território catarinense.

De acordo com o radar do Morro da Igreja, localizado em Urubici-SC, há pontos de chuva fraca na Grande Florianópolis e do Planalto Sul ao Litoral Sul. Em breve mais informações aqui no blog Paulo Tempo.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

terça-feira, 22 de setembro de 2009

INSTABILIDADES PRÓXIMAS DO PR ATINGEM SANTA CATARINA

Na imagem de satélite no campo realçado do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, onde mostra-se a temperatura do topo das nuvens, vemos temperaturas de até -60ºC sobre Santa Catarina, especialmente na divisa com o Paraná.

Na última imagem do radar do Simepar, orgão regional de meteorologia do Paraná, vemos os pontos mais significativos da instabilidade, sendo moderados no meio-oeste e norte catarinense. Nesses pontos chove em média de 20 a 25 milímetros por hora.


O motivo para essa instabilidade é um cavado (baixa pressão alongada) no alto da atmosfera, o qual está causando movimento ascendente do ar da superfície e gerando um sistema de baixa pressão. A tendência é que esse sistema de baixa pressão que na madrugada de quarta-feira madrugada estará sobre o oeste/meio-oeste catarinense, se desloque para sudeste rumo ao oceano Atlântico e se transformando num ciclone extratropical até fim da noite de quarta-feira. Veja a trajetória desse sistema na figura abaixo:

Com essa formação, tend-se também a formar uma frente fria, que deixará a quarta-feira com chuva em SC. Não se descarta a ocorrência de tempestades isoladas e com acumulados altos de precipitação. No oeste e sul do Estado os pluviômetros podem registrar de até 70mm de chuva em poucas horas.

ATENÇÃO NA COSTA E MAR! Com a formação do ciclone extratropical na altura de Santa Catarina, teremos ventos intensos de até 60/70Km/h na costa desde Florianópolis até o litoral sul do Estado a partir da noite de quarta-feira. As ondas devem atingir picos de 3 metros próximo da praia e até 4 metros longe da costa.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, SIMEPAR, MARINHA DO BRASIL

O EL NIÑO VOLTOU!

A primavera astronômica inicia-se hoje, porém a primavera climática já começou há mais de um mês, quando as características da estação já poderiam ser notadas, como o aumento do regime pluviométrico e das temperaturas mínimas e máximas. As menos constantes entradas de ar polar também evidenciam a mudança de estação.

Entretanto, como já havia sido mencionado em outra postagem aqui no blog Paulo Tempo, esse ano temos a persistência do fenômeno conhecido como El Niño, que é o aumento anormal da temperatura das águas superficiais do oceano pacífico equatorial. Ele tem se mostrado evidente nos últimos meses. Na imagem abaixo disponível na página de clima do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, vemos a evolução do El Niño na nessa última semana, mostrando o quanto a temperatura da água está acima do normal.

Esse aumento na temperaturas das águas do oceano pacífico equatorial, causa uma mudança na circulação do ar na atmosfera e assim uma alteração na disposição dos sistemas de tempo bom ou chuvoso. No Sul do Brasil, ocorre chuva acima do normal com a presença do El niño. E é essa característica que espera-se para Outubro, Novembro e Dezembro em Santa Catarina, ou seja, muita água vem por aí.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO DEVE ATINGIR A REGIÃO SUL DO BRASIL NAS PRÓXIMAS HORAS


Na imagem de satélite, disponível em alta resolução através do sensor MODIS do satélite TERRA, vemos muitas nuvens carregadas do tipo Cumulunimbus, sobretudo no oeste da região Sul do Brasil, onde neste momento se concentra os temporais isolados. Esse tipo de nuvem se desenvolve de forma vertical e pode atingir facilmente o topo da troposfera, sendo composta de gelo no seu cume. No oeste catarinense houve precipitação de forma fraca hoje. Na noite de ontem e hoje foram registradas descargas elétricas na região, detectadas pela rede RINDAT.

Pela imagem de satélite, também podemos perceber a presença de nuvens altas (cirrus) no leste de Santa Catarina, indicando fortes ventos em altitude, os quais espalham a topo das cumulunimbus que estão no oeste.

As temperaturas no dia de hoje se elevaram em SC, inclusive em São Joaquim onde fez máxima de 23,6ºC. A máxima mais alta do Estado se deu em Indaial com 25,9ºC, seguida de Araranguá com 25,7ºC. No entanto, vale salientar que em Urussanga a estação do INMET parou de emitir dados ao meio-dia de hoje quando fazia 28,4ºC.

Essas instabilidade estão sendo causadas por um cavado, que é uma área de baixa pressão em forma de onda, ou seja não tem circulação fechada de ventos. Esse sistema está a 5Km de altitude e em associação com a umidade e calor provindos da Amazônia em baixos níveis da atmosfera, gera nuvens carregadas.

A tendência é que nesta quinta-feira ocorra pancadas de chuva com trovoadas isoladas no oeste e meio-oeste catarinense, inclusive com risco alto de granizo. No decorrer desse dia, o cavado em altitude começa estimular a formação de um sistema de baixa pressão em superfície sobre o nordeste da Argentina. Na ilustração abaixo feita por mim com base em modelos de previsão de tempo, observe o deslocamento dessa baixa pressão (letra B), chegando no sábado até o oceano atlântico e formando uma frente fria associada a um ciclone.

Na sexta-feira mantêm-se a condição de temporais, no deslocamento do sistema de baixa pressão. Mais informações você confere nas próximas postagens. Até lá.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, NASA.

domingo, 13 de setembro de 2009

MAIS DE 200 MILÍMETROS DE CHUVA EM 3 DIAS!

Quero levar os leitores do blog Paulo Tempo a refletirem a lembrarem dessa mesma época no ano passado. Pois é, não parece haver tanta discrepância. Contudo, desta vez quem está sofrendo com as enchentes é o nosso sul de Santa Catarina onde chove há dias seguidos. As cidades mais afetadas pela intensa precipitação são: Araranguá, Meleiro, Içara, Ermo, Praia Grande, Turvo e Orleans.

A mais preocupante é Araranguá, litoral sul, onde nos últimos 3 dias (15h do dia 09 até 15h deste sábado) já choveu 175,8mm (milímetros), sendo que a média mensal para setembro é de 110 a 130mm de acordo com o Ciram, que é orgão regional de meteorologia do Estado. O rio Araranguá transbordou e alagou diversas cidades da região, bem como interditou o trecho sul da BR-101. Na foto seguinte, vemos a situação na rodovia.

No mapa abaixo, disponível no Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, temos a precipitação acumulada em Santa Catarina nos últimos três dias.


Na tabela a seguir você tem em números os maiores acumulados de chuva registrado desde as 15 horas de quarta-feira (dia 09) até as 15h de sábado (dia 12). Note que o maior valor precipitação se deu em Timbé do Sul com 235 milímetros, ou seja, em 72 horas choveu praticamente o dobro do esperado para setembro.

Timbé do Sul

235,0 mm

Araranguá

175,8 mm

Laguna

140,0 mm

Campo Belo do Sul

117,6 mm

São Joaquim

99,8 mm

Urussanga

99,4 mm

Anitápolis

76,8 mm


Agora o acumulado apenas do sábado em algumas cidades:

Araranguá

52,0 mm

Urussanga

46,8 mm

São Joaquim

43,2 mm

Laguna

39,2 mm

Fpolis/Est. Paulo Tempo

35,0 mm

Fpolis/INMET

32,0 mm


PREVISÃO:
O que está garantindo esse tempo chuvoso é um cavado em toda a coluna troposférica, o qual estimula a convergência de umidade para Santa Catarina, especialmente no sul do Estado onde ocorre o processo de formação de uma frente fria, a qual já está avançando para leste e aos poucos o tempo vai melhorando no oeste catarinense.

O domingo deve amanhecer com muitas nuvens em todo o Estado, inclusive com chuva em pontos isolados. No decorrer da manhã e durante a tarde o tempo melhora e o sol aparece, porém sempre com nebulosidade. A excessão fica por conta do sudeste catarinense onde ainda deve ficar nublado.

A semana deve começar com tempo bom, porém com mais nuvens no litoral. As temperaturas devem se elevar e chegar perto dos 30ºC até pelo menos quarta-feira.

DADOS:

CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL-SC, DIÁRIO CATARINENSE.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EMERGÊNCIA EM SANTA CATARINA

Ao lado vemos a assustadora foto da tempestade que atingiu Guaraciaba, cujo município declara já situação de calamidade pública em virtude de um tornado, já confirmado pela meteorologia. Além desse, houve outros dois tornados em Salto Veloso e Santa Cecília, constatados através das características dos danos que normalmente são causados por tornados como: Árvores ou outras coisas distorcidas, destruição em linha reta ou curva e não abrangente, entre outras. É diferente de um vento horizontal onde as coisas são jogadas ao chão. Veja os dados causados pelo tornado em Guaraciaba:



Já são até as 17h de hoje, 58 municípios afetados pelas tempestades em Santa Catarina, sendo que desses, 28 estão em situação de emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeão, Vargem Bonita, Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupa, Shroeder, Abelardo Luz, Entre Rios, Lebon Regis, Ouro Verde, Passos Mais, Rio das Antas, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Formosa do Sul, Água Doce, Galvão, Irani, São José do Cedro, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Itaiopolis e Santa Terezinha.

Há 82608 pessoas afetadas, 16055 desalojadas e 1413 desabrigadas em todo o Estado. Contabilizou até o momento 4 mortes e 170 feridos. Esses números vem aumentando ao longo da tarde de hoje devido ao andamento de contabilização dos estragos, que é efetuado pela Defesa Civil de SC.

O Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, esteve em reunião hoje com a secretária nacional da Defesa Civil, que esteve em solo catarinense. Luiz Henrique fez uma tentativa de sobrevoar a região de Guaraciaba mas não teve exito, pois o mau tempo não permitia. A visibilidade estava muito reduzida.

Neste momento, pelas imagens de satélite percebe-se muitas nuvens carregadas sobre o extremo oeste, planalto sul e leste catarinense. Os tons de azul claro representam nuvens com temperatura de até -50ºC em seu topo.


Pelo radar meteorológico localizado no Morro da Igreja em Urubici, podemos ver as regiões onde chove neste momento, bem como a intensidade da chuva. As áreas com cor laranja e vermelho são onde neste momento chove em média de 25 milímetros por hora. Os tons de azul representam cerca de 8mm/h.


Como mencionado na última postagem, uma frente estacionária deve permanecer sobre o PR, influenciando SC. Um cavado (baixa pressão alongada) também auxilia na instabilidade atmosférica sobre o leste catarinense. Espera-se melhoria no tempo a partir de domingo, porém não por muito tempo. Os acumulados desse mês só nos primeiros 9 dias já passa dos 150mm em algumas cidades do oeste, meio-oeste e norte. E assim deve ser os próximos meses com a presença do fenômeno El Niño.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, DEFESA CIVIL SC, PÁGINA 3, DIÁRIO CATARINENSE, G1, TERRA.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NOITE DE TERROR EM SANTA CATARINA

A noite de ontem e madrugada de hoje foram de verdadeiro terror para os catarinenses em virtude das intensas tempestades. O cenário era de caos e as imagens de satélite impressionavam. Um imenso sistema convectivo se instalou sobre a região Sul do Brasil. Quatro pessoas morreram, 100 mil foram atingidas, muitos desabrigados, rodovias interditadas e desabamentos. 90 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no Vale do Itajai. No oeste mais de 100 mil também não tem luz. Um cenário de guerra, como afirmou uma moradora por telefone à TV Globo.

No Norte catarinense, Joinville registrou temporal com ventos de 70Km/h por volta das duas horas da manhã. Semáforos e Outdoors foram jogados ao chão, assim como árvores arrancadas pela raiz. Veja a foto da cidade.

Em Gaspar, a população ficou sem água e luz. Barra Velha teve também intenso temporal, cujo qual deixou a cidade sem energia elétrica e telefone. Schroeder registrou granizo e uma soma de 100 casas destelhadas.

No litoral, os maiores estragos se deram em Penha onde 150 casas foram destruidas pela chuva e em Florianópolis no Morro da Mariquinha.

No Vale do Itajai, Blumenau teve ventos de 77Km/h, causando muitos estragos pela cidade, como pode-se ver na foto abaixo. Em Indaial, a estação automática do INMET registrou rajada de 72,7Km/h com precipitação horária de 12,4mm as 2 horas da manhã.


No meio oeste, o município de Caçador registrou rajadas intensas de vento de 97,2 Km/h. Na mesma região, Xanxerê obteve rajada de 84,6Km/h, com precipitação de 17,2mm a meia noite. Em Joaçaba ventou bastante, mas o que marcou foi a chuva, a qual chegou a acumular 21,2mm em menos de uma hora.

No oeste, região mais atingida, o município de São Miguel do Oeste acusou ventos de 80,2Km/h e um acumulado de chuva de 25,2mm em menos de uma hora. Em Dionísio Cerqueira, em menos de 60 minutos choveu 44,8mm!. Os ventos na cidade alcançaram 89,2Km/h. Abelardo Luis registrou granizo com danificação de 370 casas. São Lorenço do Oeste, Ipuaçu e Coronel Martins tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Há quase a confirmação de um tornado no extremo oeste de Santa Catarina. Foi mais precisamente em Guaraciaba onde os ventos podem ter atingido quase 200 Km/h, de acordo com a avaliação dos estragos. Na foto abaixo podemos ter uma noção da situação.

Algumas rodovias do Estado, inclusive a BR-101, teve destruição de placas e queda de árvores na pista.

O sistema convectivo se formou em virtude da umidade e calor da Amazônia e a formação e deslocamento de uma frente fria pela Argentina. Essa frente fria se encontra sobre SC e deve avançar para o Sudeste do Brasil nas próximas horas. No entanto, esse sistema não terá força e ficará estacionado na altura do PR, provocando ainda chuvas sobre o território catarinense. Além disso, sobre o leste de SC teremos um cavado (área de baixa pressão relativa) de superfície, instabilizando e provocando chuva até pelo menos o sábado, quando ocorre uma frontogênese (formação de uma frente fria) sobre o Sul do Brasil.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, FOLHA DE BLUMENAU, JORNAL DE SC

EXPLOSÃO DE CONVECÇÃO NO SUL DO BRASIL


A imagem de satélite nos deixa sem comentários nesta noite. É incrível o tamanho do sistema de convecção formado sobre o Sul do Brasil. Abaixo vemos através do sistema RINDAT, as descargas elétricas atmosféricas (raios) nesse momento. Os pontos vermelhos são as que aconteceram nos ultimos 15 minutos.


Logo na imagem a seguir, vè-se onde está chovendo e qual a intensidade da chuva através do Radar do Morro da Igreja em Urubici. Do laranja ao vermelho indica chuva forte (25 milímetros por hora). O laranja representa chuva moderada a forte (8mm/h). Note que a região crítica está entre o planalto sul e grande Florianópolis.

Os indices de instabilidade estão extremamente altos, o que leva, segundo a empresa gaúcha MetSul, ao risco de tornados! Um corredor de ar quente e úmido passa sobre nós. Acima desse corredor (em torno dos 3Km de altitude) temos um ar muito seco e frio. Isso forma tempestades violentas. No RS, já houve granizo, como em Santa Maria.

A semana de ve ser assim. Muito instável e tempestuosa. Aguarde mais informações.!

DADOS: CPTEC/INPE, RINDAT, MASTER