Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 31 de outubro de 2009

OUTUBRO TERMINA COM SOL E CALOR DE 36ºC EM SANTA CATARINA



Nas fotos acima vemos como estava o céu de São José próximo do meio-dia, característica semelhante em todas as regiões de Santa Catarina neste sábado. O sol predominou e como na imagem, havia nuvens altas do tipo cirrus (parecem fiapos de algodão), as quais estão há mais ou menos 10Km de altitude e são constituidas apenas de cristais de gelo.

A seguir, vê-se uma figura representativa, mostrando a altura em que os cirrus estão na camada troposférica:

A explicação para esses cirrus está em outro lugar. Pois é, temos uma frente estacionária sobre o Uruguai e extremo sul do RS, provocando bastante formação de nuvens de trovoadas (Cumulonimbus) nessa área. Como temos ventos fortes lá no alto da troposfera, o topo das nuvens Cumulonimbus, formado por gelo, acaba sendo espalhado pelo vento e assim chegando até Santa Catarina na forma de nuvem alta do tipo cirrus, a qual foi observada hoje sobre o Estado.

Na imagem de satélite abaixo, em super alta resolução, podemos perceber as nuvens cirrus sendo espalhadas e chegando até SC. (Clique na imagem para ampliar)


Com o sol, as temperaturas tiveram uma rápida elevação, ficando acima dos 30ºC em boa parte do Estado. A máxima mais alta foi em Urussanga, com 36,3ºC. Um fato curioso foi São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil, que teve temperatura de 28,6ºC hoje. Confira as máximas do sábado (31/10) em SC na tabela abaixo:

Urussanga

36,3ºC

Caibi

35,1ºC

Indaial
33,3ºC

Araranguá

32,6ºC

Florianópolis

32,0ºC

Joaçaba

31,3ºC

Dionísio Cerqueira

30,8ºC

São Bento do Sul

30,0ºC

Canoinhas

28,8ºC

São Joaquim

28,6ºC

São José

28,5ºC

Itapoá

26,4ºC


O que está garantindo esse tempo bom é uma massa de ar seco sobre o Sul do Brasil, aliada a uma crista (área de alta pressão alongada) em altitude, fazendo com que não haja convecção (subida de ar) e assim inibindo a formação de nuvens de desenvolvimento vertical. Esse bloqueio em altitude também favorece o aumento significativo das temperaturas, evidenciado hoje no Estado.

Para o domingo espera-se sol e calor em Santa Catarina, com máximas acima dos 30ºC na maior parte do território catarinense. Na segunda-feira teremos a atuação do Jato de Baixos Níveis, o qual traz umidade e calor da Amazônia. Com isso espera-se chuvas isoladas com trovoadas no fim desse dia, associadas ao calor e umidade. Na terça-feira uma frente fria muda o tempo em SC, trazendo tempo severo e muita chuva.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NASA.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

EXCLUSIVO! VEJA AS FOTOS DA ENTRADA DA FRENTE FRIA NO SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS

Confira abaixo as fotos exclusivas da entrada da frente fria no último sábado (24/10) em Florianópolis, fotografadas pelo colaborador do blog Paulo Tempo Marcus Zilli em Coqueiros.


domingo, 25 de outubro de 2009

FRENTE FRIA CHEGA EM SANTA CATARINA... OPS!, ELA JÁ FOI!

Pois é, uma rápida, porém muito intensa frente fria atravessou o território catarinense durante o sábado, depois do calor da sexta-feira, onde foi registrado 30,1ºC em Joaçaba e 29,3ºC em São Miguel do Oeste. Ainda no sábado teve-se máxima de 31,6ºC em Urussanga.

O sistema frontal adentrou sobre o Estado na metade da manhã, com nuvens muito carregadas, sendo que ainda no início da madrugada ela estava entrando no Uruguai!. Nas imagens de satélite abaixo, vemos primeiramente a frente fria na Argentina (madrugada) e na segunda imagem ela no Sul do Brasil (tarde).

As cores representam a temperatura do topo das nuvens de desenvimento vertical (nuvens de trovoada), sendo que quanto menor for o valor, mais intensa será a tempestade. Note na segunda imagem, que no noroeste do RS, oeste de SC e sudoeste do PR esses valores chegam a -80ºC e em alguns pontos alcançam os -100ºC. Nessa condição pode haver queda de granizo, ventos intensos e até tornado. Apesar de ainda não se ter relatos de tornados nesse evento, provavelmente possa ter formado algum.

Em Santa Catarina, a explosiva frente fria surtiu efeito por volta das 11 horas da manhã, quando uma tempestade desabou sobre São Miguel do Oeste, somando 12 milímetros de chuva em poucos minutos. Logo depois foi a vez de Dionísio Cerqueira, onde durante toda a chuva foi acumulado 52,2mm, sendo que em menos de uma hora de chuva já havia chovido 20mm, com ventos de até 67,3Km/h.

Com o deslocamento da banda frontal, a chuva chegou até o restante de SC. No entanto, o que se destacou foram as rajadas fortes de vento na virada da direção Norte/Noroeste para Sul. Em Laguna, esses ventos alcançaram os 76,3Km/h no final da tarde. Acompanhe na tabela abaixo, os valores máximos de vento hoje em algumas cidades catarinenses.

Laguna

76,3Km/h

Dionísio Cerqueira

67,3Km/h

Caçador
65,1Km/h

Curitibanos

59,0Km/h

Joaçaba

57,9Km/h

Araranguá

57,2Km/h


O motivo para essa condição de tempo foi a já comentada frente fria. Porém o que também contribuiu bastante para gerar tal instabilidade foi a advecção de umidade e calor lá da Amazônia para nós aqui do Sul do Brasil, trazida pelo Jato de Baixos Níveis - JBN, que é um vento a mais ou menos 2 mil metros de altitude. Em superfície, tinhamos uma ar muito quente e também úmido, fazendo com que o choque térmico com o ar frio vindo da Argentina fosse maior. Confira no mapa sinótico abaixo a situação dos sistemas atuantes hoje no Estado.


A frente fria já se encontra no PR e com intensidade mais fraca. O litoral catarinense deve ter um domingo e segunda-feira com mais predominância de nuvens e chuva fraca isolada devido a circulação de umidade ocasionada pelo sistema de alta pressão pós frontal.

Na segunda-feira um cavado (área com baixa pressão atmosférica em forma de ondas) a 5 mil metros de altitude deve fortalecer a frente fria sobre o Sudeste do Brasil e assim limpar o tempo no litoral de SC.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, SIMEPAR.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FINALMENTE O SOL E O CALOR!



Na foto acima vemos o amanhecer de hoje na capital catarinense. Pois bem, percebe-se alguma névoa úmida, substituindo o fraco nevoeiro do início do dia. Em virtude desse fenômeno nas primeiras horas desta terça-feira, o dia consequentemente foi de tempo bom e até com calor, o qual agradou grande parte do Estado e levou alguns as praias do litoral. Acompanhe na tabela abaixo as temperaturas máximas de hoje nas estações do Ciram e Inmet:

Indaial

31,0ºC

Caibi

29,4ºC

Itajai
28,1ºC

Urussanga

27,2ºC

Florianópolis (Ciram)

26,8ºC

Joaçaba

26,1ºC

Itapoá

25,8ºC

São Miguel do Oeste

25,0ºC


Há meses estávamos sem grandes alcances de temperaturas máximas. Observe abaixo o gráfico de temperaturas máximas no mês de Setembro deste ano em Florianópolis.



Na imagem de satélite das 19h de hoje, vemos mais nuvens baixas (verde mais claro) no leste catarinense. O aeroporto de Florianópolis está com céu muito nublado.



Isso se dá devido a um cavado (área de baixa pressão em forma de onda) em superfície sobre a região leste do Estado de SC, tendo aliado a circulação de umidade entre o oceano e o continente. Tal condição acaba gerando algumas nuvens de fraco desenvolvimento vertical, como verificada durante a tarde de hoje.

Para a quarta-feira um cavado, só que na média troposfera (algo em torno de 5Km de altitude), deve passar pelo PR, porém influenciando parte de Santa Catarina, provocando chuva e risco de temporais isolados no oeste, meio-oeste, parte da serra e do norte catarinense. Esse sistema terá reforço da umidade da Amazônia

Na quinta-feira o tempo melhora rapidamente em SC, voltando a chover forte a partir de sábado, começando pelo oeste e se estendendo para as demais regiões.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SANTA CATARINA TEM MAIS DE 100 MILÍMETROS DE CHUVA EM 12 HORAS

Como anunciado pelos principais institutos e empresas de meteorologia, inclusive aqui no blog Paulo Tempo, a frente fria chegou ao território catarinense. O sistema se deslocou rapidamente, porém com intensa atividade convectiva. O que chamou a atenção foram os altos acumulados de precipitação nas últimas horas no Estado. Para se ter uma idéia, no meio-oeste o município de Abdon Batista teve 132,1 milímetros de chuva em menos de 12 horas na estação do CIRAM!

Essa é a imagem de satélite da região as 23h de ontem, mostrando significativa instabilidade no meio-oeste catarinense, onde choveu mais:

Nas outras regiões, os acumulados variaram entre 30 (Grande Florianópolis) e 90mm (meio-oeste). Houve danos em alguns lugares devido aos ventos associados aos temporais. Em Laguna, apesar de o vento ter vindo anters da chuva, as rajadas na cidade alcançaram os 93,2Km/h as 21h de ontem.

Acompanhe na tabela abaixo os valores mais altos de chuva registrado nas últimas 12 horas em SC:

Abdon Batista

132,1mm

Ouro

87,8mm

Celso Ramos
80,0mm

Irineópolis

72,5mm

Xanxerê

67,0mm

Piratuba

65,4mm

Dionísio Cerqueira

64,6mm

Rio do Oeste

61,2mm

Campos Novos

60,2mm

Canoinhas

57,3mm

Chapecó

52,5mm

São Joaquim

48,2mm

Antônio Carlos

31,4mm


Para as próximas horas a tendência é que a frente fria se desloque para o sudeste do Brasil e o tempo se estabiliza em SC. No entanto ainda pode chover no norte catarinense hoje a tarde e noite.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE

domingo, 11 de outubro de 2009

FRENTE FRIA SE DESLOCA RAPIDAMENTE PELO SUL DO BRASIL

Uma frente fria está se deslocando rapidamente pelo Sul do Brasil e países adjacentes. Ontem a noite ela se encontrava ainda na Argentina. Já hoje está no RS e entrando em Santa Catarina. Veja na sequência de imagens de satélite abaixo, o deslocamento do sistema.

Ontem, 19h local


Hoje, 06h local


Hoje, 15:45h local

A frente fria, como vê-se na última imagem acima, já se encontra sobre o RS, porém sua nebulosidade dianteira, formada por cirrus (nuvens altas em forma de "fiapos de algodão"), já cobre o sul catarinense. Sobre o nordeste de SC, a nebulosidade é baixa com nuvens do tipo Stratocumulus, formadas pela circulação marítima.

Em sua passagem pela Argentina e Uruguai, o sistema frontal provocou tempestades severas, com granizo e chuva torrencial. Para mais detalhes sobre o Uruguai, acomapnhe o blog do nosso parceiro MET URUGUAY (clique aqui para entrar).

Para as próximas horas a tendência é que a frente fria continua se deslocando rápido e chegue até na fronteira do RS com Santa Catarina. Na ilustração sinótica abaixo, você observa onde a frente fria estará hoje à noite.


Com isso, em SC já deve chover com risco de temporais, associados a ventos fortes e granizo no oeste, meio-oeste e toda a divisa com o Estado gaúcho. Vale salientar que em virtude desse rápido deslocamento, poderemos ter condições severas localmente e em curto período de tempo, além de os ventos de norte ficarem ainda mais intensos nas cidades onde a frente ainda não chegará hoje.

Durante a manhã de segunda-feira deve já chover nas outras regiões catarinenses, inclusive com temporais também.

Mais informações em breve aqui no blog Paulo Tempo. Obrigado pela atenção.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

NOVAS IMAGENS DOS ESTRAGOS DO TORNADO DE GUARACIABA

Abaixo você confere novas fotos dos estragos causados pelo tornado do dia 7 de setembro de 2009 na cidade de Guaraciaba-SC. As imagens foram feitas por Daniela Caron e enviadas para o blog Paulo Tempo pela colaboradora Hilaísa Camargo, moradora de Dionísio Cerqueira.
Igreja destruída

Destruição assustadora.


Aqui era uma casa.

Plantação de Eucalipto cortada, mostrando o rastro do funil.


Nem o carro escapou.

Agradecimentos a Daniela Caron por registrar as imagens e, a Hilaísa Camargo por enviá-las ao blog.

SEMANA COMEÇA COM VENDAVAIS EM SANTA CATARINA

A população que vive no sul e oeste catarinense tomou um susto grande diante das fortes rajadas de vento entre ontem e hoje, antecedendo o sistema frontal que se formou após o complexo Convectivo de Mesoescala - CCM. Por falar nesse CCM, ele provocou chuvas abundantes em curto período de tempo sobre o Uruguai e sul do Rio Grande do Sul. De acordo com o nosso blog parceiro MET URUGUAY (veja), o acumulado de chuva em 24 horas chegou aos 115 milímetros na localidade de Vichadero e Rossell y Rius. Abaixo você confere no mapa, disponível no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o total de precipitação entre ontem e hoje sobre o Uruguai, Sul do Brasil e países vizinhos. (clique para ampliar)

A imagem de satélite também do CPTEC, evidencia através das cores, a força com que o sistema de tempestades alcançou sobre a região. Note as cores em rosa, indicando que a temperatura do topo das nuvens convectivas atingiu -80ºC (oitenta graus abaixo de zero). Com essa condição, ocorreu granizo e forte ventania.

Por falar em ventania, voltemos ao início da postagem, falando sobre os fortes ventos sobre o sul e oeste de Santa Catarina. Sobre o sul, os mais atingidos foram: Criciúma, Forquilhinha, Timbé do Sul, Turvo, Sombrio, Ermo e Içara. Houve destelhamentos e quedas de postes, interrompendo o fornecimento de energia elétrica. As estações referência foram a de Laguna e Araranguá com ventos de 94,3Km/h e 82,0Km/h, respectivamente.

No oeste, a mais atingida foi Chapecó, onde durante um temporal houve ventos de até 85,6Km/h, provocando estragos pelo município. Confira na tabela abaixo as velocidades em cada cidade entre a tarde de ontem e madrugada de hoje.

Laguna

94,3Km/h

Chapecó

85,6Km/h

Araranguá
82,0Km/h

Campo Belo do Sul

67,0Km/h

São Joaquim

60,1Km/h

Caibi

57,4Km/h

Dionísio Cerqueira

54,3Km/h

Urussanga

52,9Km/h


O sistema frontal formado sobre o RS, aliado a umidade e calor vindos da Amazônia, também provocou chuvas em Santa Catarina. Os maiores acumulados foram em Dionísio Cerqueira onde durante um temporal, choveu 14,2mm em menos de duas horas. São Joaquim teve chuva forte no fim da noite de ontem, com valor de 14,8mm. Veja na tabela a seguir os outros valores de precipitação entre ontem e hoje sobre o território catarinense.

Chapecó

38,6mm

Rio do Oeste

33,0mm

Ouro
30,2mm

São Joaquim

29,7mm

Timbé do Sul

29,4mm

Piratuba

26,6mm

Campos Novos

24,4mm

Anitápolis

22,9mm


A tendência é que o sistema frontal se desloque como frio pelo oceano, porém com um ramo estacionário sobre SC, o que deixará o tempo instável nas próximas horas. O risco de temporais é maior no norte catarinense e divisa com o PR, onde ainda persiste os ventos úmidos e quentes vindos da Amazônia. Durante a quarta-feira o tempo permanece nublado com chuva em SC, melhorando no final do dia a partir do oeste e sul. Na quinta e sexta-feira continua nublado e com risco de chuva no nordese do Estado devido a um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície sobre a região aliado a umidade marítima.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, MET URUGUAY, DIÁRIO CATARINENSE.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

COMPLEXO CONVECTIVO DE MESOESCALA SOBRE O URUGUAI E PARTE DO RS

foto de satélite no canal infravermelho realçado, mostrando a temperatura do topo das nuvens ao meio-dia de hoje


Um sistema denominado Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), se formou sobre o Uruguai e parte do RS na última madrugada, provocando chuvas abundantes e tempestades severas com ventos fortes em curto espaço de tempo. Esses sistemas se formam quando a atmosfera está muito fria em altitude e o ar dos baixos níveis da troposfera está com bastante calor e umidade, além de outros fatores técnicos. O que a mídia vem citando que é uma frente fria está incorreto! É um CCM.

Confira mais notícias sobre o Uruguai no blog MET URUGUAI, parceiro do blog Paulo Tempo. O endereço virtual é: http://meteorologiauruguay.blogspot.com/

Para informações sobre o Rio Grande do Sul, acesse: www.metsul.com/blog

Em breve mais informações sobre o CCM.