Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FRENTE FRIA TRAZ TEMPORAIS E VENTOS INTENSOS EM SANTA CATARINA

Essa era a imagem do satélite GOES-10 no canal infravermelho realçado desta segunda-feira (30/11/2009) na hora dos temporais. Observe os tons em rosa, os quais indicam nuvens com topos frios de temperatura de até -80ºC, bem acima de nós catarinenses. A região atingida em Santa Catarina foi o oeste e meio-oeste. As cidades mais afetadas foram Itapiranga, São Miguel do Oeste e Chapecó onde nesta última os ventos chegaram aos 92Km/h.

Na foto abaixo, retirada do site do jornal Diário Catarinense vemos os estragos causados pelo vento forte em Itapiranga:
Confira na tabela abaixo os valores máximos de velocidade do vento em algumas cidades da região afetada:

Chapecó

92,0Km/h

Xanxerê

76,6Km/h

São Miguel do Oeste

74,8Km/h

Dionísio Cerqueira

66,6Km/h

Campo Belo do Sul
50,4Km/h

Houve bastante chuva também, com acumulado mais significativo em Dionísio Cerqueira, onde choveu 16,8mm em menos de uma hora.

Logo mais durante a noite, qjando parecia que as instabilidades haviam enfraquecido, eis que um núcleo convectivo forma-se na Grande Florianópolis, provocando chuva forte, com raios e vento. Choveu tanto que o pluviômetro da estação do Instituto Nacional de Meteorologia em São José registrou em pouco tempo 32,6mm de precipitação. A seguir, pode-se ver esse registro na recortagem da tabela dos meteorológicos do Instituto. Note a virada brusca na direção do vento, mudando de Norte/nordeste (360º e 5º) para Sul/sudoeste (188º e 174º). (Clique para ampliar)


Na estação Paulo Tempo, localizada no bairro Capoeiras em Florianópolis, acumulei 36,5mm em poucos minutos. Não pude deixar de tirar um foto de meu pluviômetro, registrando tal valor. Confira:

Em virtude das descargas atmosféricas, parte de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu ficaram sem energia elétrica. Além disso, de acordo com a defesa civil, na capital houve destelhamentos na Vila Aparecida e Morro do Mocotó. Os alagamentos ocorreram em áreas do sul da ilha e no centro. Muitos acidentes de veículos foram registrados. Veja na foto abaixo o caos:

Isso tudo ocorreu por conta de uma frente fria, associada a uma intensa área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e norte da Argentina, impulssionando calor e umidade da Amazônia para o Sul do Brasil e assim intensificando as instabilidades. Como a frente fria está se deslocando para leste rumo ao oceano, a tendência, de acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM é que o tempo melhore sobre o território catarinense. No entanto, um cavado (baixa pressão alongada com circulação aberta dos ventos) associado a esta frente, deve continua sobre SC, dando condições de tempo instável com pancadas de chuva.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, REDEMET, DIÁRIO CATARINENSE

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MAIS UM COMPLEXO CONVECTIVO DE MESOESCALA

A imagem de satélite no canal infravermelho realçado acima mostra um poderoso Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) sobre o nordeste da Argentina, quase adentrando o sudoeste do RS e oeste do Uruguai, com nuvens de topos frios de -80ºC (cor rosa) e até -100ºC (cor branca). Há um pouco mais que 24 horas, outro CCM, formado na noite de segunda-feira, havia se dissipado. Já estamos somando com este de hoje (quarta-feira), cinco CCM's nesta primavera tempestuosa de 2009 sobre o cone sul da America do Sul. Na foto abaixo, observa-se uma forte tempestade provocada pelo Complexo da última segunda/terça-feira, o qual fez o dia em Santana do Livramento-RS virar noite.

Os sensores da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas atmosféricas (RINDAT) já acusam muitos raios sobre a região em que se encontra o CCM desta noite de quarta-feira. Acompanhe na imagem abaixo.

De acordo com o grupo Master, da USP, os CCM's são gerados a partir da umidade e calor que vem da Amazônia em baixos níveis e ventos frios de oeste entre os médios e altos níveis da troposfera. Provocam chuvas abundantes. Eles tem mais ou menos 18 horas de vida, tendo 12 horas entre a gênese (período onde forma-se tornados) e a ocorrência (chuvas abundantes em curto período de tempo), precedendo um decaimento brusco nas últimas 6 horas restantes, até se dissipar. Há alguns que chegam a 36 horas de duração. Com isso, o CCM formado hoje sobre a Argentina deve durar até o fim da manhã de quinta-feira (26/11).

DADOS: CPTEC/INPE, RINDAT, MASTER IAG/USP, ZERO HORA.

HACKERS INVADEM SERVIDOR DO IPCC

A menos de duas semanas do início da conferência de Copenhague sobre mudanças climáticas, considerada um encontro vital para o sucesso da luta contra o aquecimento global, uma ação atribuída a hackers esquentou os ânimos de todos os envolvidos nas discussões. Cópias de aproximadamente 3 mil e-mails trocados entre cientistas que estudam o aumento da temperatura global foram roubadas dos servidores da Unidade de Investigação sobre o Clima da Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha, e divulgadas na internet. Confira mais no blog da MetSul Meteorologia (clique aqui)

sábado, 21 de novembro de 2009

XANXERÊ REGISTROU VENTOS DE 91,4 KM/H NESTA SEXTA-FEIRA

Agora foi a vez do oeste e meio-oeste catarinense

Depois dos danos causado pelas tempestades acompanhadas de ventos de até 107Km/h em SC, os quais provocaram danos gravíssimos pelo Estado, desta vez foi a vez do oeste e meio-oeste catarinense sofrer com a ação do tempo na tarde desta sexta-feira. O ar quente predominou mais intensamente nessas regiõies, onde teve-se temperatura máxima de até 31,6ºC em Caibi, no oeste e, 29,8ºC em Curitibanos.

A primeira cidade a ser afetada pelas tempestades foi Dionísio Cerqueira, por volta das 19 horas (horário de verão). Também no mesmo horário, chovia forte com acumulado de 20,8 milímetros no município de Xanxerê em menos de uma hora, com ventos de 91,4Km/h. Ainda não há informações sobre danos.

Logo mais foi a vez de Joaçaba, onde o vento teve velocidade máxima de 55Km/h e o pluviômetro da estação do INMET acusou precipitação de 10,4mm as 20h. No mesmo horário, Chapecó tinha um temporal com rajadas de vento de 58,4Km/h e 24,8mm de chuva em menos de uma hora de duração.

Na imagem de satélite abaixo no canal infravermelho realçado do satélite GOES as 19h (horário de verão), nota-se nuvens muito profundas com topos frios de até -80ºC sobre o centro-oeste catarinense, compreendendo toda a região afetada pelos temporais de hoje, relatados anteriormente.

Tais nuvens quando chegam a essa altura, tem potencial para raios, granizo, vendavais e até tornados. Abaixo você vê a evolução de uma nuvem de tempestade (Cumulunimbos), desde a formação até a dissipação. Note as correntes de ar que sobem dentro da nuvem, fazendo-a ganhar altura e força.

De acordo com os principais institutos meteorológicos do país, segue a condição de tempo instável em SC nos próximos dias, com sol, variação de nuvens e condição de temporais isolados em virtude do ar quente e úmido presente sobre o Estado.

DADOS:
INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE,
FIGURA: METEOAERONÁUTICA

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SITUAÇÃO DE ALERTA EM SANTA CATARINA!

Novos núcleos convectivos se espalham pelo território catarinense nesta tarde de sexta-feira. Na imagem de satélite no canal infravermelho realçado, notamos a força da instabilidade através da temperatura do topo das nuvens, que em na maioria das regiões atinge entre -70 e -80ºC.


O radar meteorológico do Simepar (órgão meteorológico do PR) também detecta fortes núcleos de convecção.

Abaixo, através de Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Elétricas (RINDAT), podemos notar muitas descargas elétricas (raios) no oeste, meio oeste, planalto serrano e sul do Estado.


Na imagem a seguir, o hidroestimador por satélite, disponível no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), detecta chuvas nesse momento em alguns pontos do Estado catarinense. Veja abaixo:


Mais informações em breve aqui no blog Paulo Tempo. Aguarde!

DADOS: CPTEC/INPE, SIMEPAR, RINDAT, INMET

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VENDAVAIS DEIXAM DESTRUIÇÃO E PÂNICO EM SANTA CATARINA

Florianópolis na chegada do temporal

A quinta-feira em Santa Catarina foi de tempo bom, com temperaturas extremamente altas, ao ponto de ter-se o registro de 40,1ºC em Indaial, no Vale do Itajai. Na tabela abaixo, você confere as temperaturas máximas hoje em algumas cidades catarinenses, com base nas estações no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM).

Indaial

40,1ºC

Urussanga

38,8ºC

Criciúma

38,0ºC

Florianópolis (Ciram)

37,4ºC

Caibi
36,7ºC

Araranguá

36,3ºC

Florianópolis (Aeroporto)

35,0ºC

Anitápolis

33,9ºC

São Miguel do Oeste

33,6ºC

Caçador

32,4ºC

Chapecó

32,0ºC

São José

31,6ºC

Itapoá

31,3ºC


Com o decorrer da tarde a nebulosidade foi aumentando no Sul do Estado e Planalto Sul, juntamente com o aumento na velocidade dos ventos, os quais causaram muitos estragos, além de deixar a região sem o abastecimento de água e luz em Criciúma, Sombrio, Maracajá, Araranguá, Nova Veneza, Forquilhinha e Lauro Müller.

Em Araranguá, o temporal chegou com ventos fortes de 107,2Km/h, causando destruição e falta de energia elétrica pela cidade. A temperatura que antes da tempestade era de 36,3ºC, declinou para 24,4ºC em pouco tempo.

Urussanga teve vento de 78,8Km/h, causando uma absurda queda de temperatura: de 38,7ºC para 23,6ºC em menos de uma hora! A cidade teve problemas com queda de árvores e postes, além do fornecimento de energia elétrica.

A cidade de Criciúma teve-se a pior situação do Sul catarinense, tendo muitas árvores caídas, além de postes, telhados de galpões e residências. O ventos na cidade chegou aos 74Km/h, ocasionando também uma queda de temperatura de 38,0ºC para 25,0ºC, de acordo com dados de Metar (Código meteorológico aeronáutico).

Também foram registros estragos no litoral Sul. Laguna teve ventos de até 104 Km/h por volta das 16h da quinta-feira. Caminhões chegaram a tombar devido a força dos ventos na cidade. Próximo dali, o município de Jaguaruna teve também problemas com o vento, tendo o desabamento de um galpão.

Em Capivari de Baixo, próximo de Tubarão, o vento derrubou uma lona de circo.

Abaixo você confere um vídeo retirado do site Diário Catarinense, mostrando so estragos no Sul catarinense.



Logo mais tarde as instabilidades avançaram e cresceram com muita força. Na Grande Florianópolis foram registrados muitos estragos, principalmente em Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, São João Batista e São Pedro de Alcântara.

Na capital Florianópolis, os ventos alcançaram 89,0Km/h, causando interrupção no abastecimento de energia elétrica, queda de árvores e postes, sobretudo no Ribeirão da Ilha, Tapera, Rio Tavares, Lagoa da Conceição e Centro. No bairro Capoeiras um Outdoor foi destruido pelo vento. Na avenida beira mar norte um ponto de ônibus foi derrubado. Uma árvore de natal instalada na cabeceira das pontes que ligam a ilha ao continente acabou caindo. Na praia do Pântano do Sul, sul da ilha, uma onda gigante se formou, enchendo toda a faixa de areia. Além de tudo, alguns moradores afirmaram ter visto uma rotação nas nuvens no momento do temporal, porém ainda há de averiguar tal afirmação.

Em São José, onde o vento alcançou 69,1Km/h, houve falta de luz no Sertão do Imarui e na Colônia Santana. Choveu 14,6mm no município.

Foram registragos outros estragos também no Vale do Itajai, sobretudo em Blumenau e Timbó. Em Indaial, onde fez calor de 40,1ºC, as rajadas de vento durante o temporal chegaram aos 81Km/h. Além disso, o forte núcleo convectivo sobre a região causou uma precipitação de 37,2mm em menos de uma hora! Em Rio Negrinho choveu 17,8mm, com rajada de vento de 53,6Km/h.

Analisando o sistema:


Hoje tinhamos em SC um ingresso de calor e umidade da floresta Amazônica, os quais instabilizaram o ar e levando so índices de instabilidade as alturas. Além disso há uma entrada de ar frio pelo sul do RS, gerando uma frente fria sobre a região Sul do Brasil. Nas imagens de satélite no canal infravermelho realçado abaixo vemos a trajetória do sistema.

Note as cores em rosa, indicando que o topo das nuvens possuia temperatura de até -80ºC, indicando a presença de nuvens do tipo Cumulunimbos, as únicas causadoras de tempestades com descargas elétricas, vendavais e granizo.

A tendência é que a frente fria formada, avance para leste e assim não atinja o restante do Brasil. Sendo assim os próximos dias devem ser de calor e ainda ingresso de umidade da Amazônia, resultando em temporais isolados.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, CPTEC/INPE, DIÁRIO CATARINENSE.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CAIBI, NO OESTE CATARINENSE, REGISTRA 37,8ºC

A massa de ar quente presente sobre SC proporciona temperaturas elevadas. A máxima na quarta-feira foi em Caibi, no oeste catarinense, com 37,8ºC. Na tabela abaixo confira os valores máximos de temperatura registrados na quarta-feira:

Caibi

37,8ºC

Urussanga

35,5ºC

São Miguel do Oeste
34,3ºC

Criciúma

34,0ºC

Joaçaba

33,9ºC

Florianópolis

33,8ºC

Lages

33,4ºC

Rio Negrinho

32,9ºC

Caçador

32,7ºC

Chapecó

32,0ºC

Xanxerê

31,6ºC

Joinville

31,0ºC

Novo Horizonte

30,2ºC

Xanxerê

30,9ºC

Novo Horizonte

30,1ºC

São José

29,7ºC


DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CALOR E CONVERGÊNCIA DE UMIDADE AMAZÔNICA PROVOCAM CHUVA CONVECTIVA EM SANTA CATARINA

Chapecó registrou queda de granizo nesta tarde.

As temperaturas hoje se manteram altas em Santa Catarina, chegando a marcar até 36,4ºC em Caibi, no oeste catarinense. Em Urussanga o termômetro registrou máxima de 36,0ºC, sendo agora o quinto dia seguido com temperaturas acima dos trinta e cinco graus.

Na tabela abaixo, você encontra os valores de temperatura máxima registrados hoje em Santa Catarina. Os dados são de METAR (Código meteorológico da aeronáutica) e estações do INMET e EPAGRI-CIRAM.

Caibi

36,4ºC

Urussanga

36,0ºC

Joaçaba
34,8ºC

Indaial

34,6ºC

Chapecó

34,6ºC

Criciúma

34,0ºC

Anitápolis

33,5ºC

São Miguel do Oeste

33,4ºC

Joinville

33,0ºC

Curitibanos

32,9ºC

Canoinhas

32,0ºC

Florianópolis

31,8ºC

Xanxerê

30,9ºC

Novo Horizonte

30,1ºC

Itajai

28,7ºC

São José

28,0ºC

Navegantes

27,0ºC


Com citado ontem no blog Paulo Tempo, a umidade amazônica começou a atuar sobre Santa Catarina. Tal condição associada ao forte aquecimento favoreceu a formação de instabiidades em algumas regiões do Estado. Durante a tarde foi registrado chuva com queda de granizo em Chapecó. O pluviômetro da estação do Ciram acusou uma precipitação de 9,4 milímetros em menos de uma hora.

Abaixo, podemos ver o núcleo de convecção que se formou na região de Chapecó através do radar do Simepar (órgão meteorológico do Paraná). Observe bem os tons avermelhados.

Na Grande Florianópolis também foi registrado ocorrência de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em pontos isolados. Em Anitápolis chegou a chover 19,3 milímetros em menos de uma hora de duração da precipitação. Nas fotos a seguir, tiradas por mim hoje na beira mar do município de São José, podemos notar as nuvens de desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus e Cumulus Congestus a oeste/sudoeste da Grande Florianópolis. Houve também a formação das nuvens Mammatus, as quais tem esse nome em virtude de seu formato semelhante a uma mama.


A previsão, de acordo com o CPTEC/INPE E EPAGRI-CIRAM, segue indicando sol e calor na quarta-feira, porém com chance de chuvas com trovoadas no fim do dia associadas ao calor e umidade vinda da Amazônia. Na quinta-feira também deve fazer muito sol e calor em SC, com temporais no fim do dia devido a entrada de uma frente fria de deslocamento lento.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, SIMEPAR
FOTOS: Paulo Ricardo Hames

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FERIADÃO DE INTENSO CALOR EM SANTA CATARINA

Temperatura chegou aos 37,3ºC no domingo em Urussanga, sul de SC!


A foto ao lado expressa exatamente o que os catarinenses estão sentindo nesses últimos dias. Anda fazendo muito calor em todo o Estado, com temperaturas que chegaram a alcançar os 37,3ºC no domingo em Urussanga. A cidade do sul catarinense registrou hoje máxima de 35,9ºC, sendo o quarto dia seguido com temperaturas acima dos 35ºC!. Já quem ficou com a maior temperatura máxima nesta segunda-feira foi Caibi, no oeste de SC, com 36,7ºC.

Outro destaque hoje, foi a umidade relativa do ar alta no leste, durante todo o dia. Isso ajudou a manter a sensação de abafamento, mesmo sem temperaturas acima dos 30ºC. Para se ter uma idéia, Florianópolis na hora da temperatura máxima de 31,7ºC, tinha umidade relativa de 64%, ou seja, uma sensação térmica de 36ºC!.

Acompanhe na tabela abaixo os valores máximos de temperatura registrados neste feriado de Finados em Santa Catarina. Os dados são das estações meteorológicas do Inmet e da Epagri-Ciram:

Caibi

36,7ºC

Urussanga

35,9ºC

Criciúma
34,0ºC

São Miguel do Oeste

33,8ºC

Indaial

33,6ºC

Dionísio Cerqueira

32,7ºC

Caçador

31,9ºC

Florianópolis

31,7ºC

Xanxerê

31,0ºC

Canoinhas

30,1ºC

São José

27,8ºC

Itapoá

27,1ºC


Com esse calor todo, as praias do nosso litoral lotaram de turistas e moradores, tentando escapar da terrível sensação de desconforto. A venda de ventiladores e ar condicionados tiveram significativo aumento, bem como a compra de roupas de verão.

Tendência:

A partir desta terça-feira o sol e calor continuam, porém a atuação do Jato de Baixos Níveis, que é um vento quente e úmido vindo da Amazônia, deve dar condições para formação de núcleos convectivos isolados em SC, os quais devem trazer aquelas famosas chuvas típicas de verão no fim do dia, apesar de estarmos ainda na primavera. Na quinta-feira uma frente fria deve vencer a barreira do ar quente e assim mudar o tempo no território catarinense.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET
FIGURA: DIÁRIO DE PERNAMBUCO