Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MÁXIMA ATINGE 37,3ºC EM INDAIAL E SENSAÇÃO TÉRMICA CHEGA A 45ºC EM URUSSANGA!

O calor segue quase insiportável em Santa Catarina. As temperaturas e a umidade relativa do ar estão muito altas ainda nesta terça-feira, ou seja, combinação para deixar o ar abafado. Pelas ruas essa situação causa muito desconforto na população. A solução está nos aparelhos de ar condicionado e ventiladores, por sinal muito vendidos nesta época.

No sul do Estado, Urussanga teve máxima de 33,2ºC, sendo que na hora da máxima a umidade estava em 72%, levando a sensação térmica a 45ºC. Araranguá, litoral sul, apesar da máxima de 29,8ºC, a alta umidade de 84% durante a tarde deixou uma sensação térmica de 38ºC. Isso prova que a o calor úmido é muito mais sentido do que o calor seco.

Pela Grande Florianópolis, em São José a temperatura mais alta do dia chegou a 32,9ºC com umidade de 75% e sensação térmica de 45ºC! Na estação Paulo Tempo em Florianópolios a máxima foi de 33,5ºC, mas com a umidade de 61% a sensação térmica acusou 41ºC.

No litoral norte a máxima de 31,1ºC com umidade relativa de 72% elevou a sensação térmica até os 39ºC em Itapoá.

A maior temperatura máxima do Estado foi em Indaial com 37,3ºC.

DADOS: INMET

domingo, 27 de dezembro de 2009

AR INSTÁVEL FORMA NÚCLEOS DE CONVECÇÃO EM SANTA CATARINA

Temperatura chegou a 33,5ºC e Vale tem vendavais de 70Km/h neste domingo

O dia de hoje, assim como os anteriores, foi de calor, abafamento e variação de nebulosidade. As temperaturas hoje ultrapassaram os 30ºC em grande parte do território catarinense. Confira os valores na tabela abaixo:

Urussanga (Inmet)

33,5ºC

Indaial (Inmet)

33,5ºC

Criciúma (Aeroporto)

33,0ºC

Joinville (Aeroporto)
32,0ºC
Chapecó (Aeroporto
31,7ºC
Fpólis (Est Paulo Tempo)
31,5ºC
São José (Ciram)
31,3ºC
Anitápolis (Ciram)
30,9ºC
Itapoá (Inmet)
30,5ºC
Joaçaba (Inmet)
30,0ºC

Com o calor e alta umidade do ar, além de cavados (áreas de baixa pressão alongada) em altitude, os quais reforçam o levantamento do ar instável, houve formação de núcleos de convecção, responsáveis por temporais hoje em solo catarinense.

No Vale do Itajai, por volta das 20h houve fortes temporais na região. Observe a imagem de satélite abaixo, mostrando a temperatura do topo das nuvens, as quais atingiram -80ºC (cor rosa).

Na imagem de radar a seguir, pode-se verificar forte refletividade sobre a região, indicando chuvas fortes.

O radar estimou uma precipitação em torno dos 25 milímetros por hora. Na cidade de Indaial, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 27,6mm na hora do temporal, com ventos de 70,9Km/h. Em Rio do Campo, no Alto Vale, a estação do mesmo instituto registrou 11,4mm, tendo rajada máxima de vento de 72Km/h no momento do ocorrido.

Na Grande Florianópolis houve registro de chuva um pouco antes, porém de forma fraca, sendo que na própria capital cidades adjacentes nem choveu. Em Anitápolis o pluviômetro da estação automática da Epagri-Ciram registrou precipitação de 2,2mm. Essas eram as imagens de Florianópolis, registradas por mim no bairro Rio Tavares por volta das 15:30h de hoje, quando ainda estava avançando a nuvem convectiva do tipo Cumulunimbos.


De acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM, a tendência é que continue esse tempo quente e úmido sobre SC, sempre com chances de chuva acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e ocasionalmente granizo isolado. Na última quarta-feira do ano, é prevista a entrada de uma frente fria, trazendo chuva mais organizada, porém ainda em forma de temporais. Na quinta-feira, último dia de 2009, o tempo melhora, no entanto o vento de sul deve predominar, decrescendo as temperaturas dos altos 30ºC para 26ºC, o que não representa uma queda grande e por isso os catarinenses e turistas podem aproveitar a virada tranquilamente.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET.
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MASSA DE AR QUENTE E ÚMIDO LEVA TEMPERATURA A 34ºC E FORMA TEMPESTADES EM SC

Hoje a instabilidade está quase que totalmente garantida por conta de uma massa de ar quente e úmido, a famosa massa de ar equatorial continental dos livros de geografia. Tanto é que as temperaturas máximas durante a tarde alcançaram os 34,0ºC em Indaial. Nesta época é comum já essa massa se ampliar e atingir o Sul do Brasil. Além disso temos cavados em altitude, que são áreas onde a pressão é mais baixa que ao redor, porém os ventos não giram em torno de um centro e sim ficam em forma de ondas atmosféricas.

A primeira região de Santa Catarina a ser influenciada pelos sistemas descritos anteriormente foi o oeste. Observe a imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, onde se encontra destacado o núcleo sobre a região. Note que o topo das nuvens de tempestade chegou até uma temperatura de -70ºC e em pontos isolados a -80ºC.


A consequência foi um temporal por volta das 15h sobre São Miguel do Oeste. A chuva não foi tão acumulativa, talvez em virtude do vento de 51,8Km/h durante o evento, o qual dificulta a entra de precipitação dentro do pluviômetro. Em Chapecó obteve-se 3,1mm com vento de 40Km/h. Porém em Caibi mesmo com vento a chuva foi de 10,1mm na estação do CIRAM.

Logo depois, foram se desenvolvendo outros núcleos na divisa com o RS e no sul catarinense. Nesta última região, a instabilidade foi forte, tendo nuvens de topos frios de até -70ºC. Observe na imagem de satélite abaixo:

Sobre a região, obviamente, houve formação de nuvens bastante carregadas. Em Urussanga durante um temporal, a precipitação somou 3mm, também em função do forte vento de 55Km/h no momento do ocorrido. Próximo dali, Araranguá teve 5 milímetros acumulados no pluviômetro da estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). No entanto, em Turvo, já pôde-se ter uma chuva mais acumulativa, tendo 12,3mm.

Assim estava o céu de Criciúma no fim da tarde de hoje:

Houve estragos e alagamentos em Siderópolis devido ao temporal. Confira nas fotos a seguir:

A instabilidade também ganhou a Grande Florianópolis. Essa era a imagem de satélite mostrando o núcleo de convecção sobre a região citada.

Abaixo você confere uma foto tirada por mim em Florianópolis, mostrando as nuvens de desenvolvimento vertical de topos frios de até -70ºC se aproximando.

Registrou-se chuva por volta das 19h em Anitápolis com 5,6mm. Na capital e cidades próximas como São José, não choveu, de acordo com registros do INMET e CIRAM. No fim da noite houve formação de trovoadas sobre o Vale do Itajai, porém com acumulados de chuva esporádicos nas estações meteorológicas. No norte do Estado praticamente não choveu.

Na próxima postagem o leitor do blog Paulo Tempo terá a previsão do tempo para a véspera e natal, além das informações habituais que você confere aqui. Vale lembrar que eu não faço previsão e por isso essas previsões são retiradas de institutos capacitados de meteorologia no país e no Estado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET
FOTOS: DIÁRIO DE CRICIÚMA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CAVADO E INGRESSO DE UMIDADE DA AMAZÔNIA FAVORECEM TEMPORAIS EM SANTA CATARINA

O estabelecimento de um cavado, que é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos ondulam ao invés de circularem em torno de um centro, aliado ao Jato de Baixos Niveis (ventos fortes a 2Km de altitude), o qual traz calor e muita umidade da floresta amazônica, provocaram a formação de núcleos de convecção em Santa Catarina, identificados na imagem do satélite GOES-12 no canal realçado no início desta postagem.

Um desses núcleos se formaram sobre a Grande Florianópolis. Nas fotos abaixo, exclusivas do blog Paulo Tempo, pode-se ver a tempestade intensa que se aproximava de Florianópolis por volta das seis e trinta da noite.

A tempestade sobre a Grande Florianópolis provocou acumulado de precipitação de 58,4 mm em Águas Mornas, sendo que pelo menos 99% desse valor se deu em menos de uma hora. Em Anitápolis choveu 43,0mm. Caminhando para a parte litorânea da região, houve menos volume de chuva, somando 5,2mm em São José e 4,0mm na estação Paulo Tempo em Florianópolis.

No Vale do Itajai também ocorreram temporais, evidenciados pela imagem de satélite acima. Em Indaia, depois do calor de 32,6ºC, um temporal assolou a cidade, acumulando 8,0mm na estação do INMET. Em Apiúna na estação do CIRAM, teve-se 7,1mm de precipitação.

No sul do Estado, Criciúma onde fez 31,8ºC de máxima hoje, durante a tempestade choveu 13,6mm na estação do CIRAM. Em Nova Veneza, na mesma região, acumulou-se 9,1mm de chuva neste evento.

Na imagem abaixo, do radar meteorológico localizado no Morro da Igreja, pode-se identificar os pontos de chuva fraca (azul), moderada (verde a amarelo), forte (vermelho) e muito forte (rosa, roxo e branco) durante este evento. Note que na Grande Florianópolis o radar acusou chuva moderada, assim como nas outras regiões. Clique para ampliar.


PREVISÃO

A previsão é que se mantenha o ar instável em SC pelo menos até sexta-feira, com pancadas de chuva e descargas elétricas. Risco de tempestades severas em pontos isolados.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET

domingo, 13 de dezembro de 2009

CICLONE EXTRATROPICAL AINDA PROVOCA VENTOS FORTES EM SC

Beira mar de São José hoje à tarde

O ciclone extratropical que se formou ontem, já se deslocou um pouco mais para o oceano Atlântico. Na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho colorido abaixo, percebemos onde o sistema está neste momento (letra B), bem como sua pressão central de 988 hPa (Hectopascais).


Hoje os ventos tiveram menos intensidade, porém ainda estavam fortes. Em Laguna no litoral sul, tivemos vento de 97,9Km/h durante a manhã. Araranguá obteve rajada máxima de 50,7Km/h.

Na Grande Florianópolis o vento que alcançou os 52,2Km/h em São José chegou a molhar algumas partes da calçada e da ciclovia da beira mar do município, como pode-se ver na foto abaixo tirada por mim.

Na mesma região um Outdoor foi danificado pelo forte vento, que pode ter atingido até mais velocidade próximo do mar do que na própria estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Observe abaixo:


De acordo com os principais institutos de meteorologia, a tendência é que os ventos diminuam nas próximas horas. Durante a segunda e terça-feira o sol predomina em SC, com temperaturas altas. Na terça-feira, com o vento virando para o quadrante norte, pode-se ter valores em torno dos 30ºC no leste e acima disso no interior. O tempo só muda no fim da quarta-feira.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, CIRAM

VENTO CHEGA A 115 KM/H EM LAGUNA-SC

Durante a tarde e noite de sábado os ventos, como previsto, aumentaram de intensidade em Santa Catarina em virtude do ciclone extratropical. Em Laguna no litoral sul, as rajadas ficaram em torno dos 100Km/h, sendo que o pico foi de 115,9 Km/h. Araranguá, também no litoral sul, teve vento de 79,9Km/h. Em Florianópolis as rajadas no aeroporto Hercílio Luz atingiram os 54 Km/h.

Na capital durante o fim da tarde, houve nuvens muito carregadas avançando e formando a conhecida nuvem Cumulunimbos Arcus, além de várias nuvens funil (princípio de formação tornádica), as quais eu presenciei hoje. Tirei algumas fotos, porém elas não registraram o começo de tudo. Veja a seguir:


DADOS: INMET, METAR

sábado, 12 de dezembro de 2009

CICLONE DERRUBA OS VALORES DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Na figura acima, exclusiva do blog Paulo Tempo, você vê os valores de pressão registrados no início desta tarde de sábado em algumas cidades de Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul, de acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET e dados do código meteorológico aeronáutico METAR. Note que a pressão mais baixa se encontra em Criciúma, Araranguá, Mostardas e principalmente em Torres, área onde justamente estava previsto a intensificação do ciclone extratropical. Por conta desse sistema, Laguna no litoral sul de SC já teve vento de 70Km/h hoje.

Na imagem de satélite abaixo, observa-se bastante cobertura de nuvens sobre Santa Catarina. A letra B indica onde está o centro do ciclone extratropical no momento, de acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha.:

Entre ontem e hoje de manhã houve registro de chuva forte sobre o território catarinense. O destaque foi em Rio do Campo, onde um intenso temporal acumulou 21,0mm em menos de uma hora. Em São José (Grande Florianópoli) não foi diferente, tendo em uma hora14,4mm. Confira na tabela abaixo os acumulados de precipitação nas últimas 24 horas no Estado:

Rio do Campo

40,0mm

Est. Paulo Tempo - Fpólis

29,5mm

São José

22,8mm

Indaial

17,4mm

Araranguá
8,6mm

Essa era a imagem de Florianópolis agora pouco, com chuva fraca. Ainda não há sinais dos ventos do ciclone na capital.


PREVISÃO

A previsão é bastante vento para esta tarde em toda a faixa litorânea de Santa Catarina, sobretudo de Florianópolis ao litoral sul. As rajadas podem chegar a 100Km/h, deixando o mar agitado. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PREVISÃO DE INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL NO SÁBADO

A quinta-feira está seguindo instável e com ar abafado sobre o território catarinense. De acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e do Centro de Informações de Recurso Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM, as temperaturas máximas hoje chegaram aos 30,0ºC em Caibi, 27,2ºC em Urussanga, 26,9ºC em São Miguel do Oeste e Itapoá, 26,3ºC em Joaçaba, 26,2ºC em Indaial, 26,0ºC em São José, 24,6ºC em Laguna e 21,4ºC em São Joaquim.

Essa é a imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho realçado de agora (20h UTC):

Percebe-se que há áreas onde o topo das nuvens já atinge temperaturas de até -70ºC ( azul escuro) no oeste catarinense, indicando convecção até significativa nesta área.

A previsão para os próximos dias pode ser preocupante para os catarinenses e todos da região Sul do Brasil. Segundo modelos numéricos de previsão de tempo e o CIRAM, uma baixa pressão deve se intensificar sobre o Paraguai e nordeste da Argentina nessa sexta-feira, entrando em intensa ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. Durante esse processo o sistema estará migrando pelo território catarinense e provocando chuva forte com risco de alagamento, sobretudo entre a noite de sexta-feira e manhã de sábado. Os volumes de precipitação pode atingir ou superar os 80mm em muitas áreas.

Na tarde do sábado o ciclone extratropical estará em sua fase madura, tendo seu centro entre o sul de SC e nordeste do RS. O que chama a atenção é a pressão baixa dentro do sistema, a qual deve atingir 993 hPa (Hectopascais). Valores muito baixos de pressão devem ser registrados, ficando entre 995 e 1000 hPa ao longo da costa. Veja abaixo no mapa do modelo de previsão Eta do CPTEC/INPE, previsto para as 18h UTC de sábado.


Com essa situação, espera-se ventos de 60 a 90Km/h em toda a costa catarinense entre o sábado e domingo, deixando o mar agitado e com ondas de até 3 metros de altura. Durante o domingo, além do vento, deve chover forte ainda no sul catarinense em virtude da parte oclusa do ciclone.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

APÓS VÁRIOS DIAS DE CALOR, O AR FRIO ALIVIA OS CATARINENSES

O título representa bem o que está acontecendo no tempo. Se voltarmos ao passado recente, ou seja, há uns meses atrás, veremos que a maioria esmagadora dos dias foram de calor. Isso foi evidenciado através do gráfico de temperaturas abaixo, registradas no mês de novembro deste ano na estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET em Florianópolis.

Entretanto, nesse começo de dezembro, o que se vê é a entrada de uma massa de ar frio de marítima no Sul do Brasil, sobretudo no leste da região. Em São Joaquim chegou a fazer 9,2ºC as 6 horas da manhã de hoje. Observe uma recortagem da tabela com os dados da estação do INMET na cidade mais fria do Brasil (Clique na imagem para ampliar):

Em outros municípios catarinenses também fez frio para este mês de dezembro. Em Caçador, por exemplo, a mínima da madrugada anterior com 16,2ºC caiu para 12,5ºC na madrugada de hoje. Outro fator observado é a nebulosidade baixa sobre o leste do Estado, provocada pela alta pressão pós frontal (ar frio) no oceano Atlântico, a qual transporta umidade e forma nuvens nesta região de SC.

Na imagem do satélite GOES-12 a seguir, percebe-se a nebulosidade baixa do tipo Stratus e Stratocumulus (cinza mais claro) no leste de Santa Catarina:

Na madrugada deste sábado o frio pode ser um pouco mais significativo, dentro dos padrões desta época do ano. Deve-se ter mínimas de 5ºC no planalto sul, em torno dos 11ºC no oeste e meio-oeste, 12ºC no planalto norte e 17ºC nas demais áreas do Estado catarinense. Durante o dia as temperaturas sobem no oeste e meio-oeste devido ao avanço de ar quente, mas ficam mais agradáveis no leste e região serrana em função ainda do ar frio marítimo.

Abaixo, mediante o modelo de previsão de tempo MBAR do Instituto Nacional de Meteorologia, pode-se ter uma noção da dimensão do ar quente e do ar frio na região Sul do Brasil, previsto para o sábado à tarde.


De acordo com o CPTEC/INPE e EPAGRI-CIRAM, com o estabelecimento da Zona de Convergência do Altântico Sul - ZCAS (sistema que provoca chuvas abundantes em parte do Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil), a tendência é que os ventos da alta pressão pós frontal fiquem advectando umidade marítima ao leste catarinense e assim provocando nuvens baixas e até chuvisco isolado. Nas outras áreas do Estado o tempo fica bom, com calor e pouca chance de chuva. Essa condição perdura até domingo.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM.