Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CLIMA DE OUTONO NESTE FIM DE FEVEREIRO

Na última postagem deste blog, observamos a passagem da frente fria. Pois bem. Em sua retaguarda, uma massa de ar mais frio avançou, tendo um centro de alta pressão com valor de 1021 hPa, de acordo com a carta sinótica de superfície do Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos - CPTEC. 

Foi o sistema mais intenso até agora a entrar no Estado e provocar um clima de outono em pleno fim de fereiro. O Outono é caracterizado pelo tempo mais seco e grande amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). Para se ter uma idéia, vamos pegar o caso de São José, Grande Florianópolis. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no bairro Praia Comprida, a umidade mínima ontem foi de 38% ao meio-dia. Nos dias anteriores, a mesma estação não apresentava valores abaixo dos 60%, em virtude o tempo abafado que se apresentava sobre a cidade, assim como em todo o Estado de Santa Catarina.

Vamos falar da queda da temperatura. A menor mínima se deu hoje na Vila Francioni em São Joaquim, com 5,3ºC. Acompanhe na tabela abaixo os valores mínimos de temperatura registrados hoje em solo catarinense:

São Joaquim (Francioni)

5,3ºC
Morro da Igreja (Inmet)

6,1ºC

São Joaquim (Climaterra)

6,6ºC

Urupema (Climaterra)

6,9ºC

Anitápolis (Ciram)
9,5ºC
Rio do Campo (Inmet)
13,3ºC
Joaçaba (Inmet)
13,4ºC
Novo Horizonte (Ciram)
14,1ºC
Urussanga (Inmet)
14,5ºC
Florianópolis (Aeroporto)
15,0ºC
São José (Inmet)
17,0ºC
Fpolis (Paulo Tempo)
18,2ºC

Para o decorrer de amanhã e principalmente a partir de domingo, espera-se o aumento da instabilidade em SC. Isso por conta de um cavado nos níveis médios da troposfera (em torno de 5 mil metros de altitude) associado ao Jato Subtropical (ventos fortes no topo da troposfera) e a circulação de umidade provocada pelo sistema de alta pressão pós frontal (massa de ar frio) sobre o oceano. Sendo assim deve-se ter o aumento da nebulosidade e já com chuva em algumas áreas, ficando mais intensa a partir da noite de domingo. Vela alertar para altos acumulados de chuva ao longo da próxima semana.

DADOS: INMET, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FRENTE FRIA ORGANIZA NÚCLEOS CONVECTIVOS EM SANTA CATARINA

Ventos chegaram a 100Km/h na capital!

Os últimos dias tem sido de calor e abafamento em Santa Catarina, condição esta permitida pela  circulação de umidade e calor provindos da floresta amazônica nos baixos níveis da camada troposférica. Tal condição alimentou as chances de dos famosos temporais típicos de verão, onde esse ar quente e úmido por ser leve acaba subindo num processo denominado convecção, gerando as famosas nuvens do tipo Cumulunimbos, provocadoras de chuva forte, granizo, raios e até em certas condições tornados.

Na segunda-feira em minha estação particular localizada no bairro Capoeiras, região continental de Florianópolis, durante uma tempestade pela noite, obtive 39,4 milímetros de chuva, o que mostra ser significativo em função da duração do fenômeno. Houve muitas descargas elétricas, sendo que algumas interromperam o fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da capital. Observe abaixo, a imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho realçado, mostrando o forte núcleo de convecção, se estendendo desde Florianópolis até o norte catarinense.

Ontem, terça-feira, o dia foi muito quente e também com umidade alta. Os indices de instabilidade atmosférica estavam já apontando para um cenário mais crítico durante o decorrer da tarde e noite. Era a aproximação de uma frente fria, a qual teve associado o forte ingresso de umidade e calor da Amazônia. Não deu em outra. Formaram-se vários núcleos convectivos pré frontais, como pode ser observado na imagem de satélite GOES-12 abaixo.

Observe bem o circulo feito na imagem sobre um núcleo na região de Laguna, Litoral sul catarinense. Note as cores em rosa, indicando que o topo das nuvens Cumulunimbos estão com temperatura de -80ºC. Esse era o céu de Laguna neste mesmo instante. As fotos foram enviadas pelo nosso colaborador do blog Paulo Tempo, André Padilha.

De acordo com o radar meteorológico localizado no Morro da Igreja em Urubici, a precipitação na região de Laguna era estimada em 25 milímetros por hora. Veja a imagem abaixo, mostrando a detecção de chuva pelo radar.

Na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Laguna, foram acumulados 27,0 milímetros de chuva durante todo o temporal. As rajadas de vento chegaram aos 64,8Km/h. 

Logo depois, este mesmo núcleo foi se deslocando mais intensamente pela área litorânea (imagem acima), até alcançar a Grande Florianópolis. Abaixo você confere fotos da chegada do temporal em São José, tiradas pelo colaborador André Padilha.

Outro colaborador do blog, Jhonatas, enviou fotos da chegada do temporal no centro da capital catarinense. Confira:


As imagens de radar apontavam para uma chuva estimada de 50 milímetros por hora na região! Observe abaixo:

A estação do INMET em São José, registrou uma precipitação acumulada de 32,0 milímetros. Em minha estação particular no bairro Capoeiras em Florianópolis, registrei 32,5 milímetros. Nas outras regiões da capital houve também registros de chuva com a passagem do sistema. Na estação automática do nosso colaborador do blog Paulo Tempo Piter Rafael Scheuer do blog Tempoclimet, localizada no bairro Campeche, sul de Florianópolis, os ventos alcançaram os 76,8Km/h, tendo uma precipitação de 37,2 milímetros. Na estação convencional didática do Instituto Federal Santa Catarina, as rajadas de vento acusaram 50,4Km/h e a precipitação acumulou 26,7 milímetros. No aeroporto da capital, as rajadas chegaram aos 100Km/h!

Pois é, o sistema, como pôde ser visto, entrou com rajadas fortes de vento, geradas pelas chamadas Frentes de Rajada, as quais antecedem a frente fria, ou seja, é uma instabilidade pré frontal, podendo provocar tornados em alguns casos.

A tendência agora é que hoje ainda fique instável, porém já com previsão de melhoria a partir de amanhã, tendo tempo mais aberto, bem como uma certa queda nos valores de temperatura e umidade relativa do ar.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC-INPE

AGRADECIMENTOS: Piter, Jhonatas e André pelas fotos e dados cedidos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TEMPERATURA VOLTA A SUBIR

Observe a imagem de satélite no canal visível acima. Note que enquanto o norte e parte do litoral estavam no conforto do céu parcialmente nublado e temperaturas mais comportadas, quem estava novamente enfrentando calor forte eram os moradores do oeste e sul catarinense. Pois é, parece ter começado tudo de novo. E olha que nem teve escadinha! A temperatura subiu muito rápido, tanto que hoje em Criciúma já fez máxima de 36,3ºC! E não foi só lá não! Dê uma olhada:

Criciúma (Ciram)

36,3ºC

Urussanga (Inmet)

34,3ºC

Araranguá (Inmet)

32,9ºC

Caibi (Ciram)

32,3ºC

Indaial (Inmet)
32,2ºC
São José (Inmet)
30,0ºC
São M. do Oeste (Inmet)
29,8ºC

Entretanto no final da tarde, nuvens de forte desenvolvimento vertical cobriram o sul e parte do planalto sul do Estado, como pode-se observar na imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo:

O resultado não poderia ser outro. Em Urussanga por volta das 17h um forte temporal desabou pela cidade, acumulando 28,4 milímetros de precipitação na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Ao mesmo tempo e em torno desse horário, outras cidades apresentavam chuva, como em Siderópolis e Criciúma onde choveu 16,2mm e 9,2mm, respectivamente. No planalto sul, a estação do Ciram em São Joaquim acusou uma precipitação de 26,0mm.

Sobre o norte de Santa Catarina, apesar da nebulosidade presente, a chuva não foi tão significativa, acumulando apenas 3 milímetros no pluviômetro do nosso colaborador do blog Paulo Tempo, David de Andrade. Por falar em Joinville, lembra do suposto tornado da última segunda-feira? Pois é, hoje a imprensa publicou um vídeo mostrando o fenômeno. Porém pelas filmagens o funil não toca o solo, ou seja, então é uma nuvem funil e não um tornado! Confira o vídeo abaixo, retirado do site do jornal A Notícia.

Esse comportamento do tempo é gerado pelo calor e umidade vindos da Amazônia através da corrente de jato em baixos níveis, em torno de 2Km de altitude. Esse ar quente e úmido é forçado a subir e formar nuvens em virtude de um cavado em altitude, que é uma área de baixa pressão atmosférica. Como no oeste tem-se uma crista (área de alta pressão) em altitude, o ar aí não consegue subir, deixando toda a nebulosidade concentrada no nordeste e litoral catarinense. Tal situação deve se repitir amanhã. Na sexta-feira as nuvens e a chuva ficam restritas mais ao norte de SC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, A NOTÍCIA

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

QUE DIFERENÇA!

Acima você pode ter a noção de como o refresco comentado ontem foi significativo. Os dados são da estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Indaial, no Vale do Itajai. Observe que a temperatura máxima (circulada) do dia 04 de fevereiro foi de 40,2ºC. Já hoje, com o fim da onda de calor intenso, a máxima na cidade alcançou apenas 25,9ºC! Eu digo apenas se comparado com os valores dos últimos dias.

Hoje foi até confortável caminhar e trabalhar em Santa Catarina. A máxima do Estado se deu em Criciúma, com 33,7ºC, longe dos 42,2ºC da semana passada. Acompanhe na tabela abaixo os valores máximos de temperatura hoje em algumas cidades catarinenses e veja se não decaiu, mesmo ainda fazendo calor.

Criciúma (Ciram)

33,7ºC

Urussanga (Inmet)

30,4ºC

São M. do Oeste (Inmet)

29,6ºC

Joaçaba (Inmet)

27,7ºC

São José (Inmet)
26,5ºC
Indaial (Inmet)
25,9ºC
Joinville (Inmet)
24,0ºC

Como previsto, o tempo se apresentou mais nublado, principalmente no leste e em especial o litoraal norte. Houve registro de chuva, sendo os volumes mais significativos de 21,6mm em Campo Alegre, 19,0mm em Rio Negrinho, 14,2mm em Siderópolis, 11,5mm em Anitápolis e 8,6mm em Indaial.

A tendência, segundo o CPTEC/INPE, é que a quarta-feira seja chuvosa no leste catarinense em virtude de uma área de baixa pressão entre superfície e 5Km de altitude (cavado) aliada ao fluxo de umidade e calor vindos da floresta Amazônica. Alerta para altos volumes de chuva, sobretudo na parte do litoral. Na quinta-feira o tempo parece querer melhorar, fazendo até calor, porém sem exagero. A partir de sexta-feira volta a ficar instável.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TEMPO SEVERO ANUNCIOU A CHEGADA DO REFRESCO

Após cerca de dez dias de calor extremo e ausência de chuvas na maior parte de Santa Catarina, o refresco chegou para aliviar os catarinenses que estavam sofrendo com as altas temperaturas. Esse tal refresco na verdade é uma frente fria, que passa pelo litoral do Estado, alinhando a umidade e calor vindos da floresta amazônica. O resultado não poderia ter sido outro. Para se ter o refresco, é preciso enfrentar alguns fenômenos do tempo. Foi exatamente isso que ocorreu.

As primeiras cidades a serem influenciadas foram as do sul do Estado. Observe a imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, o desenvolvimento das nuvens convectivas sobre a região.

Ainda fez calor na região, chegando a 29,4ºC em Criciúma, longe do calor absurdo dos últimos dias, porém peça chave para ativar a formação das instabilidades. O acumulado de chuva mais expressivo se deu em Timbé do Sul, onde chegou a precipitar 47,4 milímetros de chuva, sendo que em menos de uma hora já havia acumulado 29mm! Logo após veio Araranguá, onde a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) totalizou 17 milímetros de chuva em pouco tempo.

Ao longo da tarde, o alinhamento do canal de umidade da amazônia com a frente fria no litoral, anunciado anteriormente, provocou o desenvivmento em massa de mais nuvens com desenvolvimento vertical sobre o território catarinense, deixando a imagem de satélite dessa forma:

O sistema de detecção de descargas elétricas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - CPTEC/INPE, acusou várias descargas (pontos azuis) sobre o Estado, evidenciando ainda mais o poder do sistema.

No oeste, os temporais vinheram por volta das 14h. O acumulado em São Miguel do Oeste foi de 12,6 milímetros de chuva. O refresco chegou! A temperatura na cidade que era de 32,3ºC, caiu para 23,4ºC na hora do temporal.

No meio-oeste, um intenso temporal com granizo e ventos fortes provocaram estragos em Joaçaba. De acordo com o INMET, choveu 30,2 milímetros em menos de uma hora na cidade, decaindo a temperatua de 30,4ºC para 21,4ºC! Que refresco! Em Xanxerê não foi diferente, o temporal chegou com ventos de 64,8Km/h e um acumulado de chuva de 20,2 milímetros em menos de uma hora. A temperatura na hora do ocorrido caiu de 30,8ºC para 21,7ºC.

Na Grande Florianópolis, o sistema ficou mais intenso sobre a parte serrana da região. Em Anitápolis, segundo o Ciram, choveu 18 milímetros contra os 7mm registrados em São José. Na maior parte da ilha de Santa Catarina a chuva foi fraca e as vezes moderada, com algumas rajadas de vento. No geral só veio para refrescar mesmo. A temperatura em São José que antes da chuva era de 32,8ºC, decresceu para 25,7ºC. Que refresco!

Chegando ao Vale do Itajai, O Alto Vale teve chuva forte e bastante acumulativa, somando 47 milímetros em José Boiteux em poucos minutos de precipitação. No Médio Vale, Itajai teve um volume de chuva de 13,7 milímetros em 1 hora. A temperatura que era de 34,0ºC, caiu para 24,2ºC após o temporal. Os ventos na estação do Ciram na cidade alcançaram os 56Km/h.

Apesar de todos esses dados consideráveis pelo Estado, nada foi comparado com Joinville. Os moradores da maior cidade catarinense se depararam hoje com intenso temporal, despejando 72,6 milímetros de chuva, isso mesmo: 72,6 milímetros de chuva em 1 hora pela cidade. Os ventos ultrapassaram os 80Km/h e de acordo com dados do código meteorológico da aeronáutica METAR, houve queda de granizo. A temperatura máxima que foi de 37ºC no aeroporto, despencou para 24ºC! Foram registrados muitos estragos, como árvores e postes caidos, casas e ruas inteiras inundadas e parcialmente destelhadas e falta de energia elétrica. Veja as fotos abaixo:

Um incêndio numa distribuidora de alimentos pode ter sido provocado por raios que aconteciam com frequência na hora da tempestade. Confira na imagem abaixo, a quantidade explosiva de descargas elétricas na região de Joinville no exato momento do fenômeno:

Pelo radar meteorológico Simepar (já que o governo não ativa o radar do Morro da Igreja), é possível também observar melhor, tendo em vista a refletividade que o radar consegue obter nas nuvens. Pelas cores vermelhas, havia uma precipitação de 50 a 70 milímetros por hora (em média) na região:

Há poucas horas, um telejornal do grupo RicRecord em SC, exibiu uma reportagem, na qual falava-se um suposto tornado em Joinville, sendo que está sendo estudado pelos meteorologistas da região. Vamos esperar mais resultados!

De acordo com o CPTEC/INPE, a previsão é que essa frente fria se desloque para alto mar. Entretanto um cavado deve permanecer sobre SC, ativando novas áreas de instabilidade e provocando pancadas de chuva nos próximos dias. Ainda pode chover forte na região de Joinville na próxima madrugada!.

DADOS: CPTEC/INPE, REDEMET, INMET, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE, A NOTÍIA

domingo, 7 de fevereiro de 2010

CALOR EXTREMO ESTÁ COM SUAS HORAS CONTADAS

Essa intensa e histórica onda de calor que predomina sobre Santa Catarina, assim como todo o Sul do Brasil, continua provocando temperaturas muito altas para fevereiro, com marcas que passaram dos 40ºC ao longo da semana que passou. O que se destaca e que é abordado pelos meteorologistas nesse evento, são as noites quentes, ou seja, o calor perdura inclusive na hora do sono do catarinense, atrapalhando e causando insônia na população. Esse é o diferencial dessa onda de calor.

Esse fim de semana foi novamente marcado pelas temperaturas acima dos 35ºC em solo catarinense. No sábado as máximas foram de 38,9ºC em Criciúma, 37,7ºC em Caibi, 35,1ºC em Araranguá, 35,0ºC em Joinville e 34,0ºC em Florianópolis. Já hoje domingo, as temperaturas máximas você confere mais detalhadamente na tabela a seguir:

Indaial (Inmet)

38,6ºC

Caibi (Ciram)

38,3ºC

Criciúma (Ciram)

37,1ºC

Urussanga (Inmet)

36,5ºC

Joinville (Aeroporto)
36,0ºC
Florianópolis (Aeroporto)
36,0ºC
São José (Inmet)
34,8ºC
Itajai (Ciram)34,4ºC
São M. do Oeste (Inmet)
34,0ºC
Concórdia (Ciram)
34,0ºC
Joaçaba (Inmet)
32,8ºC

Entretanto, essa super onda de calor está com suas horas contadas. Pois é! Nesta segunda-feira, o aqueicimento pré frontal deve trazer o pico de elevação das temperaturas, principalmente na Grande Florianópolis e Nordeste catarinense onde pode beirar os 40ºC. A próxima madrugada será ainda mais desconfortável, com mínimas próximas dos 30ºC. No fim do dia de amanhã, uma frente fria ingressa pelo sul do Estado, atravessando a parte litorânea. Com esse sistema, somado aos ventos úmidos e quentes vindos da Amazônia, será grande o risco de tempestades severas, com chance de granizo isolado e vendavais.

As temperaturas devem ter uma diminuição considerável, se comparado com valores altos dos últimos dias. As máximas devem cair para 26/27ºC. Observe as duas imagens abaixo, referentes as temperaturas sobre a região Sul, do modelo numérico de previsão MBAR/INMET.

A primeira, mostra-se o calorão que ainda deve fazer antes da chegada da frente fria. Já a segunda imagem pode-se notar uma diminuição nas temperaturas, previstas para a manhã de terça-feira. No entanto, como esse sistema passará sobre o litoral e oceano Atlântico adjacente, o interior da região Sul do Brasil ainda deve ter calor, sem previsão alguma de frio. Pelas imagens acima, também pode-se verificar as direções dos ventos, sendo que naquela área onde o vento muda bruscamente de norte/noroeste para sul/sudoeste, é a localização do sistema frontal.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, REDEMET, EPAGRI-CIRAM

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

QUINTA-FEIRA FOI AINDA MAIS QUENTE EM SANTA CATARINA

Máxima chegou a 42,2ºC em Criciúma

O calor já é o assunto do momento. É difícil caminhar pelas ruas de Santa Catarina, pois o sol parece querer nos rachar. A sensação de abafamento, até na sombra, causa muito desconforto para os catarinenses. O frase que mais se escuta pelas ruas é: que calorão!

Ontem as temperaturas passaram dos 40ºC no sul do Estado e hoje se repetiu, porém mais forte. Em Criciúma, cidade que lidera o ranking de cidade mais quente do momento, fez máxima de incríveis 42,2ºC hoje. Os dados são da estação meteorológica controlada pela Epagri-Ciram. Florianópolis teve hoje a maior temperatura do ano, fazendo 38ºC no aeroporto Hercílio Luz. Em Joinville, onde teve 37ºC, a sensação térmica chegou aos 54ºC. Nas demais cidades fez:

Criciúma (Ciram)

42,2ºC

Indaial (Inmet)

40,2ºC

Urussanga (Inmet)

38,6ºC

Florianópolis (Aeroporto)

38,0ºC

Araranguá (Inmet)
37,6ºC
Joinville (Aeroporto)
37,0ºC
Siderópolis (Ciram)
37,0ºC
Ituporanga (Inmet)36,1ºC
São José (Inmet)
34,5ºC
Joaçaba (Inmet)
34,4ºC
São M. do Oeste (Inmet)
34,2ºC
Itapoá (Inmet)
32,3ºC

A sensação térmica nas cidades litorâneas foi maior, em virtude da concentração de umidade junto ao calor. Na imagem de satélite, nem parece o verão que estávamos tendo em Janeiro, cheio de nuvens e núcleos de trovoadas. Hoje ela está nos mostrando céu quase limpo em todo o Estado. Veja:

Para a sexta-feira, o predomínio novamente será do sol e do forte calor. Porém já há chance de pancadas de chuva associadas a temporais isolados no meio-oeste e sul catarinense, principalmente próximo do RS. No entanto serão rápidas e não refrescarão o ar Nas outras áreas o anticiclone (alta pressão) em altitude deve manter o céu com poucas nuvens e quase nenhuma condição de chuva.

Esse calorão todo deve continuar até segunda-feira, quando o tempo chuvoso e menos quente volta a predominar sobre o Estado de Santa Catarina em função da chegada de áreas de baixa pressão, aliadas a umidade e calor vindos da Amazônia.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

BEIROU E ULTRAPASSOU OS QUARENTA GRAUS HOJE!

Se ontem foi quente, hoje foi mais ainda, pelo menos no sul catarinense onde as temperaturas beiraram ou ultrapassaram os quarenta graus, como em Criciúma onde hoje fez máxima de 41,7ºC! É isso mesmo: 41,7ºC. Siderópolis na mesma região, apresentou máxima de 41,6ºC. Acompanhe na tabela abaixo, os valores de temperatura máxima registrados hoje por SC.

Criciúma (Ciram)

41,7ºC

Siderópolis (Ciram)

41,6ºC

Urussanga (Inmet)

38,6ºC

Indaial (Inmet)

37,2ºC

Joinville (Aeroporto)
36,0ºC
Araranguá (Ciram)
35,5ºC
Timbé do Sul (Ciram)
34,2ºC
Florianópolis (Aeroporto)
34,0ºC
São M. do Oeste (Inmet)
33,6ºC
Rio Negrinho (Inmet)
32,7ºC
Caçador (Inmet)
32,1ºC
São José (Inmet)
31,8ºC

A sensação térmica novamente ficou acima dos 40ºC, chegando até a ultrapassar os 45ºC em pontos do Sul e Vale do Itajai. O motivo como sempre, foi a combinação do calor a alta umidade relativa do ar, a qual ficou em torno dos 60% no leste. Até as madrugadas estão sendo quente, com mínimas entre 25 e até 28ºC!.

Essa era a imagem do satélite GOES-12 no canal visível de hoje ao meio-dia, mostrando pouquíssimas nuvens sobre o território catarinense, em sua maioria nuvens altas.

Também através da imagem, pode-se observar uma concentração de nuvens mais carregadas entre a Argentina, Uruguai e oceano Atlântico adjacente. É um sistema frontal, que não consegue entrar devido a alta pressão a 5Km de altitude.

Como salientado no post anterior, o tempo deve permanecer bom até o começo da próxima semana, em virtude da presença desse sistema de alta pressão em altitude, que inibe a convecção e assim a formação de nuvens de chuva, mesmo com forte calor e umidade disponível.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, CPTEC/INPE

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TEMPERATURA CHEGA A 37,2ºC EM CRICIÚMA!

Assim como essa semana, hoje foi e está sendo mais um dia de calor. A maior temperatura do Estado se deu em Criciúma, sul catarinense, com 37,2ºC. Confira na tabela abaixo os valores máximos de temperatura registrados hoje pelo INMET e EPAGRI-CIRAM.

Criciúma (Ciram)

37,2ºC

Indaial (Inmet)

36,6ºC

Urussanga (Inmet)

36,0ºC

Joinville (Aeroporto)

36,0ºC

São José (Inmet)
34,0ºC
Anitápolis (Ciram)
33,2ºC
São M. do Oeste (Inmet)
33,0ºC

Além das temperaturas muito altas, a umidade relativa do ar ficou entre 50 e 60% durante o dia, levando a sensação térmica acima dos 45ºC em território catarinense. Apesar desse calor todo aliado a umidade, não houve tanta convecção em SC, sendo que se formaram apenas algumas células fracas de precipitação. O mais significativo foi um acumulado de 4,4 milímetros em Urussanga.

O que inibi essa convecção é um sistema de alta pressão na média troposfera, em torno de 5 mil metros de altitude, dificultando a subida do ar quente e úmido, sobretudo na faixa leste.

Para os próximos dias a previsão é que o sol, calor e umidade alta continuem sobre Santa Catarina. Há sempre a chance de pancadas de chuva com descargas elétricas no fim do dia, podendo não ocorrer na maioria das regiões. A maior possibilidade dessas pancadas fica na divisa com o RS em virtude de aí não ter tanta influencia do sistema de alta pressão na média troposfera.

As temperaturas durante a semana passam facilmente dos 30ºC, sendo que em muitas áreas pode ultrapassar os 35ºC e chegar próximo de 40ºC. Pois é, semana boa para curtir uma praia ou parque aquático, pra quem tem tempo!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, REDEMET