Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VOLTOU A CHOVER NO NORTE CATARINENSE

Um pouco fora do previsto pelo CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), o qual anunciava ontem que hoje só havia chance de chuva na madrugada e manhã e que o dia seria de sol, o tempo chuvoso se estendeu durante todo o dia no norte catarinense. Nosso colaborador do blog David de Andrade de Joinville, registrou 4 milímetros em seu pluviômetro. No planalto norte a precipitação da madrugada somada ao nível alto dos rios, provocou alguns alagamentos, como em Mafra.

Veja as imagens de satélite abaixo:


A primeira imagem é no canal visível. Perceba que havia muitas nuvens sobre boa parte do norte de Santa Catarina. Os tons fortes de branco anunciam que a nuvem estava bastante carregada de gotículas de água. Porém, através da segunda imagem, no canal infravermelho (detecta temperatura), percebe-se que essas nuvens estão na cor cinza claro, o que denota que essa nebulosidade não possuia muito desenvolvimento vertical e consequentemente seu topo era "quente". O tipo de nuvem que provocou essa chuva era Stratocúmulus, as quais situam-se a mais ou menos 2km de altitude. Eram formadas a partir de grandes cúmulus que não conseguiam se elevar muito verticalmente.

Sobre Florianópolis esses grandes cúmulus, também chamados de Cúmulus Congestus, enfeitaram o céu. Confira:


Onde não choveu, novamente fez frio. O fator baixada versus topo foi outra vez definitivo. Em São Joaquim a mínima na Vinícola Pericó, localizada numa baixada foi de 3,5ºC, contra 8,2ºC na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica num topo. Nas outras cidades fez: 4,5ºC em Urupema, 9,9ºC em Caçador, 11,4ºC em Lages e 11,5ºC em Abdon Batista. Se por um lado as mínimas subiram no planalto, no litoral elas decairam em relação a ontem. Para se ter uma idéia foi registrado mínima de 13,2ºC em Itajai e 15,2ºC em São José. Em minha estação localizada na parte continental de Florianópolis obtive 15,8ºC, sendo que na noite passada havia feito 17,8ºC.

O que manteu o tempo mais seco e frio foi novamente uma massa de ar frio, cujo centro de alta pressão está em alto mar. Esse centro de alta pressão causa circulação de umidade no litoral catarinense. Esse fator associado a um cavado (área de baixa pressão alongada) em superfície e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), se tornou determinante para a formação das instabilidades no norte e divisa com o PR.

Para a sexta-feira, de acordo com o CIRAM, está previsto um dia de sol em todo o Estado, porém com chuva fraca na madrugada e início do dia no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajai e Grande Florianópolis. Deve fazer frio, com mínima de 9ºC no planalto, podendo ser menor nos vales e baixadas. Durante a tarde faz um pouco de calor.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA
AGRADECIMENTOS: Ao David de Andrade de Joinville

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ACABA A CHUVA E VEM O FRIO!

Após quase uma semana inteira de chuvas excessivas, hoje os catarinenses puderam respirar mais tranquilamente, apesar dos estragos causados, os quais afetaram 45 municípios, sendo quase 200 mil pessoas atingidas. Com melhoria no tempo, os rios voltaram a baixar, depois da enorme quantidade de água que precipitou-se nesse período chuvoso.

Quem se responsabilizou para estabilizar o tempo foi uma massa de ar frio e seco, a qual decaiu as temperaturas mínimas na última madrugada, especialmente nas áreas de vales e baixadas. Isso pôde ser notado em São Joaquim onde a temperatura mínima na Vinicola Pericó foi de 3,1ºC e na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada num topo de montanha, o valor chegou a 7,1ºC. Ou seja uma diferença de 4 graus entre a baixada e o topo. Houve formação de geada no planalto sul. Acompanhe na tabela a seguir, os valores mais baixos de temperatura registrados nesta madrugada em Santa Catarina:

São Joaquim (Pericó)

3,1ºC
São Joaquim (Francioni)
3,4ºC
Urupema (Ciram)

3,5ºC

São Joaquim (Climaterra)
5,0ºC

São Joaquim (Cruzeiro)

5,6ºC
Caçador (Inmet)
6,2ºC
São Joaquim (Inmet)
7,1ºC
Canoinhas (Ciram)
8,1ºC
Joaçaba (Inmet)
8,8ºC
Major Vieira (Inmet)
9,6ºC
Curitibanos (Inmet)
9,8ºC
Xanxerê (Inmet)
10,6ºC
Urussanga (Inmet)
14,4ºC
Itajai (Ciram)
14,5ºC
Indaial (Inmet)
16,1ºC

Veja a imagem de satélite com estimação de nevoeiros no momento sobre Santa Catarina:


As cores em azul mais claro indicam os nevoeiros fracos que acontecem no momento sobre o leste catarinense. Porém há também muitas nuvens baixas sobre a região, as quais predominaram hoje. A nebulosidade observada na mesma imagem sobre o oeste catarinense e divisa com o Paraná é provocada pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes nos altos níveis da troposfera. Esses ventos durante esta quarta-feira ficaram em torno dos 300km/h, o que é comum no outono e inverno.

De acordo com o CIRAM, para a quinta-feira a previsão é de sol em todo o Estado. No entanto sobre o litoral deve predominar mais nuvens baixas no início do dia e durante a noite, com chance de chuva fraca e muito isolada. Para quem espera por frio mais intenso, a esperança pode ser para o dia 23 de maio. Vamos aguardar!

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, CLIMATERRA, EPAGRI-CIRAM

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CHUVA BEIRA OS 400 MILÍMETROS NOS ÚLTIMOS DIAS EM SANTA CATARINA

DESLIZAMENTOS
ALAGAMENTOS

Santa Catarina vive momentos dramáticos, que relembram novamente a grande enchente de novembro de 2008. Segundo os dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), o acumulado de chuva desde o dia 20 até a tarde de hoje já chega a 396,0mm em José Boiteux, 363,4mm em Rio do Oeste, 341,2mm em Apiúna, 336,9mm em Caçador, 331,8mm em Ouro, 324,6mm em Itá e 286,4mm em Joinville. Ou seja, em apenas cinco dias choveu mais que o dobro da média esperada para todo o mês de abril!

Hoje o número de municípios que apresentaram estragos causados pela chuva torrencial subiu para 30. São eles: Caçador, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Rio do Campo, Rio das Antas, Timbó Grande, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville, São Bento do Sul, Anchieta, Barra Velha, Concórdia, Calmon, Doutor Pedrinho, Dionísio Cerqueira, Ipumirim, Itaiópolis, José Boiteux, Matos Costa, Penha, Presidente Castelo Branco, Presidente Getúlio, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santa Terezinha, Videira, Guarujá do Sul e Salete. O total de pessoas atingidas já chega a 67595. Cinco rodovias estão com estragos, ficando interditadas ou em meia pista.

O Rio Itajai-Açu atingiu os 8,44 metros durante a tarde, causando alagamentos em Blumenau. A cidade também registrou deslizamentos de terra. Uma notícia curiosa é que, de acordo com a NASA, a região do mundo que mais choveu nos últimos dias foi justamente o Sul do Brasil, especialmente entre SC e PR. De acordo com as estações meteorológicas controladas pelo CIRAM, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram:

Rio Negrinho

151,2mm
Itá
147,0mm
Xanxerê

137,6mm

Piratuba
131,2mm

Rio Negrinho

105,0mm
Piratuba
103,2mm
Lages128,0mm
Joinville
110,0mm
Novo Horizonte
108,0mm
São José do Cerrito
102,8mm
Corupá
101,2mm
Rio do Oeste
90,4mm
Apiúna
88,6mm
Timbé do Sul
72,0mm

A área de baixa pressão que permanecia durante os últimos dias sobre Santa Catarina, associada a uma frente semi-estacionária, uma corrente de ventos úmidos da Amazonia e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), acabou por se deslocar para o mar no dia de hoje. Sua intensificação e conversão para ciclone extratropical, gerou uma frente fria sobre o RS, a qual avançou para Santa Catarina durante o dia de hoje.

A banda de nuvens associada a frente fria provocou chuvas fortes na tarde de hoje, acompanhada de trovoadas. Em Indaial, por exemplo, por volta das 16h teve chuva forte, acusando 17,6 milímetros em 1 hora na estação do INMET.

Sobre Florianópolis, o céu estava muito encoberto e chovia forte. Após a chuva um belo arco-íris formou-se. Acompanhe nas fotos abaixo.



Mediante a imagem do radar meteorológico localizado no Morro da Igreja em Urubici, pode-se ver a forte chuva que atingia o centro-leste catarinense por volta das 4 horas da tarde desta segunda-feira.


Neste momento o ciclone extratropical (letra B na imagem) encontra-se sobre o oceano Atlântico na altura do litoral da Argentina e Uruguai. A frente fria passou rapidamente pelo Estado e já está no Paraná. Isso pode ser notado pela virada do vento para sudoeste em território catarinense, trazendo o ar mais seco e frio. Na carta sinótica abaixo, veja os sistemas descritos acima.


Segundo o CIRAM, para a terça-feira a previsão é de tempo bom com poucas nuvens em Santa Catarina. Pode ainda chover fraco na madrugada no litoral norte. As temperaturas máximas entram em elevação, porém as madrugadas devem ficar mais agradáveis. Mínima prevista de 8 graus em São Joaquim na quarta-feira.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL, MARINHA, DIÁRIO CATARINENSE

domingo, 25 de abril de 2010

CHUVA EXCESSIVA PREOCUPA SANTA CATARINA

Há cinco dias o que se observa nas imagens de satélite são nuvens de alto desenvolvimento vertical, as quais se formam, dissipam-se e voltam a se formar. O tempo está instável desde a metade da semana, com volumes muito altos de precipitação.

Na metade da semana um forte Sistema Convectivo de Mesoescala - SCM se formou sobre Santa catarina. Essa era imagem de satélite ao meio-dia de quinta-feira, mostrando nebulosidade convectiva, onde a cor rosa representa que a nuvem está com temperatura de -80ºC em seu topo. As de cor branca concentradas no oeste catarinense são ainda mais intensas, tendo seu topo temperatura de -100ºC.

Neste dia, várias cidades do oeste, meio-oeste e Vale do Itajai tiveram prejuízos devido aos temporais, acompanhados de granizo. Em Caçador (foto abaixo) por exemplo, foi a pior enchente desde 1983. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), durante a tempestade foi acumulado 79,0 milímetros de chuva. Outras cidades como: Santa Cecília, Lebon Régis, Concórdia, Dona Emma e Presidente Getúlio, também registraram danos.

Alagamentos em Caçador-SC

Na sexta-feira uma frente semi-estacionária que se encontrava sobre o sul do RS, se deslocou para norte, ficando sobre SC e PR. Observe o posicionamento na imagem de satélite abaixo:

O ingresso de umidade e calor, favorecido pelos ventos quentes e úmidos da Amazônia, somado a corrente de jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), foram cruciais para a manutenção da nebulosidade carregada, que perdurou durante a semana.

Choveu muito nos últimos dias em Santa Catarina como um todo. Em algumas cidades, precipitou quase o dobro do mês em apenas cinco dias. Os maiores acumulados de precipitação registrados nos últimos cinco dias, de acordo com o Ciram, foram de 290,0mm em Caçador, 272,0mm em Ouro, 248,0mm em Chapecó, 240,0mm em Dionísio Cerqueira, 233,8mm em Xanxerê, 233,0mm em Lages, 221,6mm em Joinville, 212,6mm em Monte Castelo e 198,0mm em Rio dos Cedros.

No mapa abaixo, disponível no site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, você confere os valores, mediante aos preenchimentos coloridos relacionados. Note que no meio-oeste está mais significativo.

Precipitação acumulada nos últimos 5 dias

O que preocupa bastante é as chuvas também das últimas 48 horas, as quais já ultrapassam os 100 milímetros, como pode-se ver na tabela abaixo:

Joinville

149,8mm
Itá

124,2mm

Rio do Oeste
109,4mm

Rio Negrinho

105,0mm
Piratuba
103,2mm
Corupá96,6mm
Curitibanos
94,2mm
Itajai93,4mm
José Boiteux
88,6mm
Novo Horizonte
85,6mm
Indaial
76,8mm
Aurora
75,4mm
Ibirama
71,7mm
Três Barras
69,2mm
Antônio Carlos
60,2mm

Segundo a defesa civil do Estado, já são 19 cidades com danos causados pela forte chuva, que nas últimas 48 horas é constante e praticamente não pára. Um rio que passa por Concórdia chegou a transbordar neste domingo. Em Xanxerê houve deslizamentos de terra. Penha e Brusque sofreram com inundações. Em Blumenau o rio Itajai-Açu está em rápida elevação, sendo que as 23h já estava em 6,94 metros, tendendo a atingir os 7,50 metros no fim da próxima madrugada.

Em Blumenau o nível alto do rio chegou a atingir quase a pista de uma ponte no Ribeirão da Velha:


Em Videira, alagamentos tomaram a cidade:

Neste momento está ocorrendo sobre o sul do Brasil um processo denominado ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. O sistema irá se estabelecer a sudeste do RS. Na última imagem do satélite GOES, é possível já identificar a formação, porém ainda pouco definida. Veja:

Com a formação desse sistema, a tendência é que a segunda-feira seja ainda de chuva em Santa Catarina. Pode chover forte no oeste, meio-oeste, Vale do itajai e Litoral. Como em situações de ciclone, pode haver mais aberturas de sol, com bastante variação de nebulosidade em algumas regiões. A partir da manhãa de terça-feira o tempo melhora, porém a semana ainda deve ter chuva fraca pela manhã no litoral em virtude da circulação dos ventos do ciclone em alto mar.

O ciclone extratropical deve provocar ventos de até 60km/h no litoral sul. Assim o mar deve ficar mais agitado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE.

sábado, 17 de abril de 2010

INFLUÊNCIA DO JATO SUBTROPICAL EM SANTA CATARINA

Neste sábado, após a passagem do fraco sistema frontal, que neste momento já se encontra sobre o alto mar, temos um dia de tempo bom em Santa Catarina. O que provocou o aumento de nebulosidade alta no Estado foi o chamado Jato Subtropical, que são ventos muito fortes lá no alto da troposfera, em torno de 10km de altitude. Veja nas duas fotos abaixo, tiradas em Florianópolis hoje as 16:04hs e 17:04hs. 


Essas nuvens são do tipo cirriformes, que são todas as nuvens altas que existe na nomenclatura. Porém o Jato Subtropical se aprofundou para os médios níveis da troposfera. Com essa configuração temos nesta tarde sobre o céu uma camada de altostratus e outra de cirrustratus acima desta, deixando a aparência vista na segunda foto. Abaixo você vê a imagem dessas nuvens pelo satélite GOES 12 no canal infravermelho. Toda aquela nebulosidade que vem de noroeste pela Argentina e faz um formato de "U" até o litoral catarinense faz parte do Jato Subtropical.

A sequir você confere a carta sinótica de altitude do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC. Nela podemos identificar a posição do Jato Subtropical. Perceba que essa corrente (tubo vermelho) vem desde o oceano Pacífico a leste do Peru e desce alongado até subir novamente e entrar no Atlântico a leste do Brasil, passando pelo sul catarinense e região de Florianópolis. 

 Durante todo o dia de hoje o destaque foi o tempo bom em grande parte de Santa Catarina. Os valores de umidade relativa do ar estavam baixos no oeste e meio-oeste,com registro de 35% em Xanxerê. As temperaturas máximas aproximaram-se dos 30ºC, sendo que em Indaial passou e chegou a 30,4ºC. Na tabela abaixo você confere esses valores, de acordo com estações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina - CIRAM e do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET.

Indaial

30,4ºC
São M. do Oeste

29,6ºC

Criciúma29,0ºC

Major Vieira

28,3ºC
Urussanga
28,1ºC

Itajai

27,7ºC
Florianópolis
27,4ºC
Anitápolis27,3ºC
Dionísio Cerqueira27,1ºC
Itapoá26,1ºC

A tendência segundo o CPTEC  e CIRAM, é que o tempo continue bom em SC amanhã. Na segunda-feira a mesma situação, porém já com potencial para temporais isolados no fim da tarde sobre a divisa com o RS devido a aproximação de uma frente fria e o ingresso de umidade da Amazônia para o território catarinense. Na terça-feira o tempo muda em todo o Estado com a passagem de uma frente fria pelo mar.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

FOTOS: BLOG PAULO TEMPO

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CLIMA CARACTERÍSTICO DE OUTONO EM SANTA CATARINA

Os últimos dias, com excessão de algumas áreas do litoral, foi marcado pela alta amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima), que em algumas cidades alcançou quase 20ºC. Um bom exemplo foi hoje em Jacinto Machado, onde a estação meteorológica automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou temperatura mínima de 13,5ºC e máxima de 30ºC, ou seja, uma amplitude de 16,5ºC. Ou exemplo foi na mesma região, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na cidade de Urussanga onde a temperatura mais baixa foi 17,3ºC e a mais alta foi 30,4ºC, tendo uma diferença de 13,1ºC.


Perceba abaixo, na tabela dos dados da estação do INMET em Urussanga, como a temperatura (terceira coluna) sobe rapidamente a cada hora. Os horários não são de Brasília.

Pelo nordeste e litoral catarinense, houve mais nuvens, algumas médias do tipo Altocumulus, baixas do tipo Stratocumulus e convectivas do tipo Cumulus Congestus, cuja última é um estágio antes de chegar aos Cumulonimbus (nuvens de trovoada). Esses tipos de nuvem denotam que o ar ficou mais instável em relação ao dia de ontem, quando havia apenas nuvens baixas. A imagem de satélite no canal visível abaixo, mostra claramente as nuvens observadas em Santa Catarina.

O que manteve esse tempo seco e característico de outono em Santa Catarina foram áreas de alta pressão atmosférica ao longo das camadas da troposfera, impedindo a formação de nuvens significativas, com excessão do litoral onde a circulação marítima provocou chuviscos ontem. Porém como já foi comentado, o ar ficou mais instável no dia de hoje. Isso se deve a desintendificação da crista nos baixos níveis da troposfera e o estabelecimento de um corredor de ventos úmidos e quentes vindos da Amazônia, estimulado por uma frente fria que chegou ao RS esta noite, associada a uma baixa pressão na bacia do Prata. Na imagem de satélite abaixo pode-se ver o sistema.

Atrás desse sistema há um ar bastante frio, sendo que em Buenos Aires as temperaturas já estão próximas dos 10ºC no momento. Entretanto esse ar frio desta vez não deve adentrar ao Brasil. Muito pelo contrário. O sistema frontal deve entrar amanhã no Estado com pouca atividade e chuva mal distribuída. Muitas áreas podem passar sem chuva. Na sexta-feira o tempo volta a ficar bom e o calor predomina.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NEXSAT, REDEMET

sábado, 10 de abril de 2010

CONCORDAR NÃO DÁ MAIS!


Pensei comigo esta semana, enquanto via uma reportagem da rede Globo, no programa Globo Esporte. A matéria era sobre o cancelamento da partida entre Flamengo e Universidade do Chile. Mostrava-se os estragos que a chuva forte da madrugada havia causado no estádio Maracanã, como mostra a foto acima. Num certo momento a repórter conclui a matéria dizendo: "É triste ver uma cena dessas".

Tal matéria se reproduziu pelo demais jornais da emissora e ainda houve outras matérias tocando no assunto. Aí eu penso comigo: será que é triste mesmo ver o Maracanã alagado? Será que é preocupante saber se o jogo foi ou não cancelado em meio a essa catástrofe que atingiu o Estado do Rio de janeiro?

Isso foi me revoltando no decorrer da semana. Eu pergunto a você leitor: Para você, é mais fácil recuperar um estádio de futebol ou uma cidade onde famílias perderam seu pertences e parentes? É claro, na opinião de um ser humano em seu estado normal a resposta seria a primeira opção. Entretanto a nossa querida rede Globo, assim como quase toda a mídia que puxa o saco da grande emissora, prefere dar destaque aos seus patrocinadores, ou seja, quem realmente mantem-a no ar.

Será que não cabia a TV parar de transmitir seus programas e montar uma rede de monitoramento, chamar meteorologistas, defesa civil e até discutir o que acontece em todas as enchentes. A falta de planejamento urbano, a irresponsabilidade dos governantes, que na hora das eleições chegam a carregar crianças no colo e submeterem pessoas a votarem neles em troca de dinheiro, a falta de educação nas escolas com relação a prevenção em momentos como esses. Tudo isso tem que ser pensado.

Não podemos mais nos contentar com esse papo de sempre e que todas as fortes chuvas iremos passar pos situações piores. Todos tem que entender que não é a chuva que está aumentando, mas sim a ocupação do ser humano, desmatando morros para construção de moradias, as quais desabam em chuvas torrenciais. Já houve outras grandes enchentes no passado como em 1855 no Vale do itajai em SC, 1941 em Porto Alegre-RS, 1966 no Rio de Janeiro, 1974 em Tubarão-SC, 1979 no Vale do Rio Doce no Espírito Santo, 2008 em SC, além de outras da história. Portanto sempre houve picos de chuva, que causaram enchentes no passado e que ainda continuam a acontecer. Nada tem a ver com aquecimento global, que em minha opinião e de muitos especialistas não existe. No entanto a mídia, interessada em ganhar dinheiro com isso, afirma em alto e bom som que até os terremotos são causados pelo aquecimento do planeta. É bizarro mas é a verdade. 

Esses dias o país também tem convivido com as ressacas intensas no mar. Uma notícia curiosa é a queda de um muro na praia da Armação em Florianópolis. Lá vão os "especialistas" dizerem que o mundo está acabando, a água do mar está destruindo tudo. Não estou subestimando o fenômeno, que provocou ondas de até 4 metros. No entanto, a casa que aparece na foto abaixo, fica praticamente junto ao mar, cuja faixa de area é de largura mínima, quase inexistente. Conheço muito bem essa praia. O ser humano ocupa áreas junto ao mar, acabam com a paisagem, construindo edifícios enormes e depois querem chorar ao ver suas moradias sendo destruídas pelo mar? A culpa agora é do mar também? 

A ignorância e falta de leitura é fato no Brasil, um país onde todos preferem conviver com a mentira, depender dos outros países e conceder mais atenção as coisas inúteis do que o que realmente há de ser discutido. 

SEMANA DE FRIO, ENCHENTES E RESSACAS INTENSAS. O QUE ESPERAR AGORA?

Frio de 2ºC na serra catarinense, enchentes no RJ e ondas gigantes na costa brasileira.

Quem acompanhou o tempo e os jornais dessa semana, sabe da agitação que foi este período. Tudo começou com a entrada de uma frente fria no domingo de Páscoa. Antes dela o céu se apresentava limpo como mostra a foto abaixo tirada no dia 02 de abril em Orleans, sul catarinense.

Após a passagem do sistema frontal frio, as temperaturas consequentemente declinaram em virtude da entrada de uma massa de ar frio, considerada até agora a mais significativa desse ano. Em Santa Catarina as temperaturas mínimas decairam bastante em diversas áreas, chegando a marcar 2,0ºC em Urupema, no Planalto Sul. Na tabela abaixo você confere as temperaturas mínimas mais baixas dessa semana observadas em algumas estações meteorológicas de Santa Catarina.

Urupema

2,0ºC
São Joaquim

2,8ºC

Três Barras4,2ºC

Lages

5,7ºC
Canoinhas
5,8ºC

Major Vieira

6,4ºC
Curitibanos
6,5ºC
Joaçaba7,3ºC
Anitápolis10,1ºC
São Miguel do Oeste10,5ºC
Urussanga13,6ºC
Indaial13,6ºC
Florianópolis (Ciram)15,7ºC
São José16,4ºC
Fpolis (Paulo Tempo)17,2ºC

Durante toda a semana as temperaturas permaneceram baixas, inclusive durante o dia. No leste catarinense, a associação de um intenso sistema de alta pressão sobre o oceano Atlântico e a  intensificação de uma baixa pressão em alto mar na altura do PR, causaram ventos moderados e as vezes fortes de sudeste em toda a costa catarinense, trazendo assim ar frio e úmido marítimo e provocando chuvas isoladas e passageiras. A população já coloca o tempo como maluco, pois num mesmo dia, fazia sol, chuva e ainda havia vezes em que chovia com sol. Porém já se sabe que é isso é comum em situações de circulação de umidade. 

Enquanto isso, já no início da semana, quem sofria com a enchente e deslizamentos de terra era o Rio de Janeiro. Desde a grande enchente de 1966 não chovia tanto no Estado. Para se ter uma idéia, houve cidades que em 24 horas choveu quase 300 milímetros de chuva, ou seja, quase o dobro do mês em 1 dia! O motivo foi a frente fria que impulssionada por um centro de baixa pressão em alto mar, avançou e encontrou um ambiente muito quente e úmido, com convergência de umidade e calor da floresta amazônica, a qual mantinha a Zona de Convergência de Umidade - ZCOU (classificação feita apenas pelo Cptec/Inpe).

Veja na imagem de satélite abaixo, ilustrada pelo blog Paulo Tempo, os sistemas atuantes durante o começo dessa semana. Note que os ventos eram de sudeste no litoral catarinense, o que perdurou durante toda essa semana.

No decorrer da semana, a frente fria se deslocou  e chegou a Bahia com forte intensidade, o que não é muito comum nessa época do ano. O ar frio consequentemente atingiu todo o centro-sul do Brasil, em pleno começo do outono. Também, segundo a MetSul, poucas vezes um ciclone extratropical, agora formado, ficou tão ao norte que a climatologia. Mas lembre-se, isso não tem nada a ver com o aquecimento global, o qual virou motivo de tudo hoje em dia. O que pode ter ocasionado esse posicionamento do ciclone é a anomalia de temperatura do mar, que estava mais alta que o normal. Essa anomalia vem persistindo e foi crucial na tempestade tropical Anita, em março desse ano.

A intensificação desse ciclone em associação a diferença de pressão entre este e o anticlone pós frontal, gerou ondas muito altas na costa catarinense. Em Balneário Camboriu a praia foi tomada pela água. No porto de Itajai e Navegantes os navios ficaram parados devido as ondas de até 4 metros de altura, isso mesmo: 4 metros!

Para o domingo e início da semana, de acordo com o CPTEC e CIRAM, o tempo segue instável, com aberturas rápidas de sol e chuvas rápidas ao longo de todo o dia, assim como vem ocorrido. A excessão fica no oeste catarinense, onde o sol predomina.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, METSUL, INMET, CLIMATERRA, DIÁRIO CATARINENSE