Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 29 de maio de 2010

PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM QUEDA EM SANTA CATARINA

A pressão atmosférica vem caindo em Santa Catarina nas últimas 24 horas. Em São José na Grande Florianópolis, por exemplo, a pressão atmosférica ao nível médio do mar na estação do Ciram, que era de 1024,4 hPa (Hectopascais) as 10 horas de ontem, já estava em 1014,5 as 15h de hoje, ou seja, uma queda de 9,9 hPa em 29 horas de registro. No gráfico abaixo podemos ver claramente a queda da pressão nesse período. (Clique para ampliar)

O motivo para essa queda de pressão é justamente a formação de um centro de baixa pressão atmosférica, estimulado por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (baixa pressão no alto da troposfera) e não um cavado como era previsto até ontem. O sistema se aprofundou e formou uma frente fria entre o Paraguai e leste do Uruguai, com o centro de baixa pressão (letra B) no oeste e centro do território uruguaiano. Na imagem de satélite abaixo, das 21h de hoje, ilustrada com esses sistemas, podemos notar a nebulosidade formada. Sobre Santa Catarina temos uma seta grande, que representa o jato subtropical, o qual forma nebulosidade sobre o Estado.


Com a formação da baixa pressão já há rajadas de vento um pouco mais significativas no litoral, chegando a casa dos 30/40km/h. Em Laguna hoje chegou a 56km/h. No Morro da Igreja, por ser mais alto, tem grande influência dos ventos intensos provindos da Amazônia, os quais apresentaram rajada máxima hoje de 88,5km/h no cume da montanha.

A tendência é que os ventos fiquem mais intensos a medida que o centro de baixa pressão migre para alto mar e se transforme num poderoso ciclone extratropical. A frente fria deve passar por Santa Catarina rapidamente, com chuva e chance de temporais. Amanhã a noite as rajadas de vento podem chegar a 70km/h no litoral catarinense devido ao ciclone extratropical. O ciclone na segunda-feira deve ganhar muita força e ficar com pressão central de apenas 985 hPa. Essa condição favorecerá a entrada de uma forte massa de ar polar, que invadirá o Brasil. Há previsão de mínimas de 0ºC na serra, com picos negativos. No litoral as mínimas devem frustrar os amantes do frio, devido a circulação marítima favorecida pela circulação marítima provocada pelo ciclone em alto mar. Esse ciclone deve deixar um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da troposfera sobre o sudeste catarinense, já na segunda-feira, o que leva alguns institutos a prever neve na serra, ou seja, teremos levantamento do ar umido que vem do mar, aliado ao frio intenso.

Atenção: A Epagri-Ciram, orgão meteorológico catarinense já emite um alerta de mar grosso, veja: "Mar muito agitado a grosso de segunda para terça-feira, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m".

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

NÃO DEIXE DE CONFERIR A SENSAÇÃO TÉRMICA PARA SANTA CATARINA, QUE É A NOVIDADE NO BLOG PAULO TEMPO!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA E JATO SUBTROPICAL FAVORECEM CHUVA NO LESTE DE SC


Olhe bem a imagem de satélite acima. Note que sobre o oceano Atlântico a leste do sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai, há aquelas já comentadas nuvens do tipo Stratocumulus, as quais se formam quando o ar frio avança sobre um oceano aquecido. A análise da TSM (Temperatura da Superfície do Mar) do mês de abril, mostra uma intensa anomalia positiva sobre o oceano Atlântico, o que quer dizer que as águas estão mais quentes que a média climatológica para esta época do ano. Observe essa anomalia no mapa de TSM abaixo, através das cores vermelhas no Atlântico. (Clique na imagem para ampliar)
O centro de alta pressão desse ar frio, aquele que anteontem estava saindo do sul da Argentina com pressão de 1039 hPa (Hectopascais) em direção ao mar, está hoje com valor máximo de 1032 hPa, provocando ventos frios e úmidos de sudeste sobre o litoral catarinense, os quais estimulam a formação de nuvens orográficas do tipo Stratus no leste do Estado, vistas na imagem de satélite do início da postagem. No mapa abaixo podemos ver o sistema, representado pela área circular de ventos no sentido anti-horário. (Clique na imagem para ampliar)


Outro sistema meteorológico que está reforçando a ajudando a manter a nebulosidade é o Jato Subtropical, que são ventos fortes nos altos níveis da troposfera. Na imagem abaixo, esses ventos são representados pelas cores verdes, onde a velocidade máxima ultrapassa 70 metros por segundo, ou 252km/h.(Clique na imagem para ampliar)

Como resultado, o dia hoje no leste de Santa Catarina foi instável, com chuva fraca e as vezes moderadas, principalmente no extremo sul catarinense, onde foi registrado nas últimas 24 horas uma precipitação de 19,2 milímetros em Timbé do Sul. Na cidade desde ontem já somam-se 24,4mm de chuva, o que não chega a ser tão elevado. Nas outras áreas do leste choveu: 15,0mm no Morro da Igreja em Urubici, 14,6mm em Anitápolis, 11,0mm em Joinville e 9,2mm em Itajai.

Apesar de no planalto o dia ter sido de mais sol, principalmente no oeste, não houve diferenças grandes de temperatura entre essa região e o leste catarinsense. Por exemplo, em Concórdia, no oeste fez máxima de 22,5ºC. Já Florianópolis apresentou máxima de 20,4ºC. Isso se deve ao fato de o ar estar frio ainda no planalto. Por falar em frio, ontem as mínimas foram muito baixas na serra, fazendo 0,4ºC na Vinícola Pericó em São Joaquim e 1,5ºC em Urupema. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho da empresa Climaterra, já ocorrem 11 geadas esse ano em São Joaquim.

E O FRIO PREVISTO?

Pois é. Amanhã no decorrer do dia um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos níveis da troposfera vindo do sul do continente, deve se aprofundar e dar processo a formação uma baixa pressão em superfície entre o nordeste da Argentina, Uruguai e RS. No domingo o cavado em altitude forma uma frente fria sobre essa região, a qual avança para SC e provoca chuvas no Estado, associado a alguns temporais. Um centro de baixa pressão associado ao sistema frontal segue para o alto mar e forma um ciclone extratropical, o qual deve estimular a chegada da mais forte massa de ar frio desse ano até o momento. Os modelos prevêem mínimas entre -2 e 0ºC na serra catarinense, podendo ficar menor ainda.O vento forte associado ao frio, pode levar a sensação térmica a quase -10ºC no planalto. A velocidade desses ventos na madrugada de segunda-feira podem ficar entre 50 e 70km/h no litoral desde Florianópolis até o litoral sul catarinense. Veja no mapa de previsão abaixo:

Há uma pequena possibilidade de neve na segunda-feira, em virtude da influencia do ciclone, que advectará umidade oceânica para o planalto e o frio intenso devido a entrada do ar polar. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, CLIMATERRA, UWYOMING,

quarta-feira, 26 de maio de 2010

AR SECO PROVOCA MÍNIMA DE 1,3ºC EM URUPEMA E FRIO PODE IMPRESSIONAR NA PRÓXIMA SEMANA

Após a passagem da frente fria ontem, terça-feira, formada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o tempo melhorou em Santa Catarina com a entrada de um ar mais seco. Porém, através da imagem abaixo, gerada em grade a partir do modelo de previsão numérica Eta, podemos notar que o sistema de alta pressão pós frontal entrou de oeste, com centro entre o sul do Paraguai e nordeste da Argentina (contorno circular).

Clique para ampliar

Pelos vetores que representam os ventos, vemos que eles predominam de oeste no planalto catarinense e de norte/nordeste no litoral. Esses ventos de oeste carregam ar frio e deixaram as temperaturas amenas no oeste, meio-oeste e serra durante a tarde de ontem, como pode ser visto no mapa entre 21 e 23ºC. Entretanto ao descer a serra e encontrar a planície litorânea onde a pressão atmosférica obviamente é maior por estar ao nível do mar, o ar seco e frio sofre uma compressão, fazendo sua temperatura aumentar (áreas vermelhas na imagem sobre a região). Isso pode ser evidenciado pelos valores de temperatura máximas registrados na região, com 28,7ºC em Massaramduba, 28,1ºC em Urussanga, 27,9ºC em Criciúma, 27,7ºC em Turvo, 26,4ºC em Meleiro, 25,5ºC em Itajai e 25,2ºC em Pedras Grandes.

Ontem a noite com o deslocamento do sistema de alta pressão para leste os ventos viraram para sul/sudoeste em todo o Estado, trazendo aí sim ar frio. No litoral os ventos viraram para sudeste, fazendo com que se formassem nuvens baixas na região, que inclusive deixaram a noite nublada em algumas áreas. As mínimas hoje pela manhã foram baixas no Estado, com registro de 1,3ºC em Urupema, bem como geada no planalto sul. Confira na tabela abaixo:

Cidade
Temp (ºC)
Urupema
1,3
São Joaquim

2,1

Campo Belo do Sul
2,9
Monte Castelo
4,5
Canoinhas
5,2
Caçador

6,9

Campo Alegre

7,5

Abdon Batista
8,3
São Mig. do Oeste
9,7
Anitápolis
10,2
Morro Grande
12,6

Observe a imagem de satélite das 22h de hoje, no canal infravermelho:

Note que há nuvens no sul do oceano Atlântico concentradas mas dispersas umas das outras. São nuvens Stratocumulus. Elas estão sendo geradas por um novo pulso de ar frio que está saindo da Argentina esta noite em direção ao oceano Atlântico mais aquecido. O centro (letra A) dele já pode ser notado no mar a leste da provincia argentina de Comodoro Rivadavia, cuja mesma apresentava alto valor de pressão atmosférica de 1038 hPa com temperatura de 2ºC no horário da imagem, de acordo com dados de METAR.

A tendência é que amanhã o centro de pressão atmosférica se estabeleça sobre oceano Atlântico. Essa configuração deve favorecer o ingresso de ar frio e úmido marítimo para o leste catarinense, provocando tempo nublado e com chuva, principalmente de Florianópolis ao sul.

ONDA DE FRIO PODE MARCAR O ANO NO COMEÇO DA PRÓXIMA SEMANA, COM CHANCE DE NEVE.

No sábado um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude avança da Argentina e provoca instabilidades com chuva no Uruguai e RS, culminando com uma frontogênse na madrugada de domingo (formação de uma frente fria). Essa frente fria chega ao Estado na manhã de domingo, provocando chuvas e temporais isolados.

O detalhe é que esse sistema terá associado um intenso ciclone extratropical, que deve estimular a entrada de uma forte massa de ar polar no decorrer da segunda-feira. A empresa Climaterra anunciou hoje a possibilidade de neve na serra catarinense na segunda-feira, visto que teremos muita nebulosidade e frio intenso, além de outro fatores. A onda de frio pode provocar geadas a partir da segunda-feira em boa parte do Estado. O blog Paulo Tempo ficará de olho nas previsões dos principais institutos de meteorologia regionais e nacionais, para levar a informação correta sobre esta onda de frio.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

sábado, 22 de maio de 2010

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO EM ALTO MAR ESTIMULA CIRCULAÇÃO DE UMIDADE NO LESTE CATARINENSE

O tempo hoje se dividiu em Santa Catarina, comum em situações como a deste sábado. O que temos é um sistema de baixa pressão em alto mar, o qual se encontra praticamente sem deslocamento desde a enchente de terça-feira. Ao sul desse sistema localiza-se um sistema alta pressão pós frontal (massa de ar frio). A diferença de pressão atmosférica entre os sistemas de alta e de baixa pressão comentados, gera ventos de sudeste no leste catarinense, que transportam grande quantidade de umidade, provocando tempo nublado e com chuva ocasional.

Diferente daquela circulação marítima comum no litoral, tivemos hoje a participação do sistema de baixa pressão, que intensifica a circulação de ar úmido. Observe a imagem abaixo:

É um mapa onde tem-se os valores de ômega, que é a velocidade com que o ar está subindo. Os valores negativos são mais significativos, representados pelas cores vermelhas. Note que essas cores estão bem acima do leste de SC. Isso se deve ao fato de aquele vento úmido, que pode ser notado pelas setas, chegar ao continente e encontrar as barreiras topográficas, se elevando bruscamente e provocando nuvens e chuva. Também pela imagem podemos observar o tal sistema de baixa pressão no oceano na altura de SC, representado pela letra B.

Com esse perfil, o dia foi de tempo instável no leste catarinense. A imagem de satélite no canal visível do meio dia mostrava bastante nebulosidade sobre a região, veja:

A chuva mais intensa se deu no Morro da Igreja em Urubici com 78,4 milímetros, seguida do Quiriri na região de Joinville onde choveu 65,0mm e Timbé do Sul que acumulou 36,8mm. Acompanhe na tabela a seguir os valores de precipitação acumulada nas últimas 24 horas no Estado:

Cidade
Prec (mm)
Morro da Igreja
78,4
Joinville

65,0

Timbé do Sul
36,8
Massaranduba
17,6
Jacinto Machado
14,6
Turvo

13,6

Anitápolis

13,4

São Franc. do Sul
8,6
Antônio Carlos
8,0

Para o domingo a previsão é de manutenção da circulação marítima. No entanto a partir das primeiras horas de segunda-feira, um novo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis chega da Argentina e forma uma frente fria sobre o Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no Uruguai. Por isso deve chover, começando pelo oeste e se estendendo pelas demais áreas ao longo da segunda-feira. No fim da terça-feira o tempo melhora em todo o Estado, ficando alguma nebulosidade no litoral. As temperaturas devem cair para valores abaixo dos 6ºC na serra, 10ºC no planalto e 16ºC no litoral.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCA CHUVA TORRENCIAL E VENTOS ACIMA DE 70KM/H EM SANTA CATARINA

Chuvas e ventos fortes causam destruições. Na foto, alagamento em Palhoça.

O VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) comentado ontem no blog, acabou se aprofundando para os níveis inferiores da troposfera no dia de hoje. Essa condição deu início ao que chama-se em meteorologia de Ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. Durante esse processo ocorrem chuvas intensas em Santa Catarina. Na tabela abaixo você confere os valores de chuva desde ontem no Estado:

São José
162,1mm
Florianópolis

131,0mm

Ouro
115,0mm
Antônio Carlos
101,4mm
Piratuba
100,1mm
Itajai

99,8mm

Campos Novos

80,8mm

Anitápolis
65,5mm
Lages
58,5mm
Meleiro

44,5mm

Turvo

38,1mm


Repare os valores muito altos na região da Grande Florianópolis, principalmente São José onde já foi acumulado 162,1 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, sendo praticamente 80% só agora a noite. Na capital catarinense, dos 131 milímetros registrados, quase 80mm foram agora a noite. Além da chuva intensa, venta bastante na região. De acordo com o jornal online Diário Catarinense, já há registros de queda de energia elétrica nos bairros: Saco dos Limões, José Mendes, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. A via expressa, rodovia que dá acesso a capital, foi interditada devido ao alagamento na pista. O aeroporto Hercílio Luz fechou para pousos e decolagens em virtude das rajadas de vento de até 70km/h e a visibilidade que foi reduzida a 500 metros!.

Pela imagem do radar meteorológico do Morro da Igreja, podemos notar que neste momento chove intensamente na região da Grande Florianópolis. As cores em vermelho indicam áreas onde em média chove 40mm/h, estimada pelo próprio radar.


Com a formação e intensificação do ciclone extratropical, os ventos ficaram muito intensos em Santa Catarina. As rajadas mais fortes se deram em Laguna com 101,5km/h, Florianópolis com 70km/h, Itajai com 64,2km/h, Major Vieira com 61,5km/h, São José com 61,2km/h e Criciúma com 53,0km/h.

Essa era a imagem de satélite das 23h, ilustrada com os principais sistemas atuantes hoje. Note que mesmo a frente fria ter se deslocado para o oceano, o VCAN, agora posicionado entre a Argentina e oeste de SC, gerou nebulosidade muito intensa em sua borda leste, a qual provoca essa chuva toda em Florianópolis, somada aos ventos muito fortes do ciclone extratropical em superfície (B).


Em breve mais informações sobre a chuva e os fortes ventos.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO CATARINENSE

segunda-feira, 17 de maio de 2010

VCAN SE APROXIMA DO SUL DO BRASIL


Na imagem de satélite desta noite podemos notar, assim como todo o dia de hoje, muitas nuvens sobre Santa Catarina, bem como praticamente todo o Sul do Brasil. São em geral nuvens do tipo Cirrustratus e Altostratus, que aparecem mais lisas e brancas nas na imagem. Esse tipo de nebulosidade provoca chuva, porém não forte.

Pelo radar do Morro da Igreja, apresentado abaixo, pode-se identificar áreas de chuva no norte, sul e sobretudo no planalto sul catarinense, próximo da divisa com o RS.


Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram mais altos no oeste e meio-oeste, com 41,6mm (milímetros) em Chapecó, 36,6mm em Caibi e 29,6mm em Campos Novos. Nas outras regiões choveu 19,2mm em Lages, 8mm em Antônio Carlos e 6,6mm em São Joaquim.

O sistema que está provocando essa nebulosidade por enquanto é as correntes de jato (ventos fortes em altitude) associada a umidade transportada da Amazônia para SC e uma fraca frente fria no mar. Porém um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), que é um sistema de baixa pressão, semelhante a um ciclone, porém lá nos altos níveis da troposfera está se aproximando do Sul do Brasil. Na imagem abaixo, que mostra os ventos no nível de 250 hPa, a mais ou menos 10km de altitude, pode-se identificar esse VCAN pela área circular de vento no sentido horário no nordeste da Argentina. Esse sistema forma nebulosidade na sua borda leste, ou seja, bem encima do Sul do Brasil. As correntes de jato podem ser identificadas através das cores verdes, que são ventos superiores a 250km/h.
Também ao leste desse sistema o levantamento forçado do ar em baixos níveis da troposfera está gerando uma baixa pressão, ou seja, uma área circular de ventos, a qual pode ser vista na imagem a seguir, mostrando os ventos no nível de 850 hPa (em torno de 2km de altitude). Os ventos de noroeste em cor verde são as correntes de jato de baixos níveis, que estão trazendo umidade da Amazônia. Esses ventos estão com velocidade de até 30 metros por segundo, ou 108km/h nesse nível.
A aproximação do VCAN e a intensificação do sistema de baixa pressão em baixos níveis, bem como seu aprofundamento para a superfície, deve provocar chuvas e risco de temporais em SC amanhã. No decorrer da terça-feira a baixa pressão forma uma frente fria sobre o Sul do Brasil, que se desloca para o oceano na quarta-feira. Porém a semana ainda continua com chuva no leste devido a umidade marítima, favorecida por um sistema de alta pressão no oceano Atlântico. Além disso essa circulação marítima deve ser acentuada devido ao fato de a frente fria estacionar sobre o RJ e manter seu sistema de baixa pressão, (aquele que se formará amanhã) sobre o oceano, intensificando os ventos. O frio continua, tanto de noite quanto durante o dia.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FORMAÇÃO DE CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCA CHUVA E ESTRAGOS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS E SUL

A previsão de mais chuva e de forte intensidade nesta quarta-feira no leste de Santa Catarina se confirmou, especialmente no sul do Estado onde mais choveu nesses últimos 2 dias, sobretudo na última madrugada. Para se ter uma idéia, a estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Laguna registrou entre ontem e hoje 196,4 milímetros de chuva, sendo que o normal para todo o mês de maio são apenas 90 milímetros!

De acordo com a defesa civil estadual, já chega a 24 o número de cidades atingidas pela chuva em Santa Catarina, sobretudo Orleans, São Martinho e Lauro Muller, que decretaram situação de emergência. O nível dos rios no sul de Santa Catarina subiram muito de ontem para hoje. O rio Tubarão por exemplo, monitorado pela empresa de serviços agronômicos Plantar, subiu mais de 3 metros desde ontem, chegando a marcar 5 metros e 73 centimetros na tarde de hoje. O rio Araranguá segue sendo monitorado pela defesa civil.

Em Tubarão a intensa precipitação desde ontem, culminando na madrugada provocou um acumulado de 133,0 milímetros na estação particular da Plantar. O resultado foram ruas alagadas (foto abaixo). Quarenta mil pessoas foram afetadas na cidade.

Criciúma, que registrou no nesses dois dias 160,9 milímetros de chuva, também teve estragos, com ruas alagadas (foto abaixo), deslizamentos e um saldo de 4 pessoas desalojadas.

Em Imaruí, além da intensa precipitação, um tornado na madrugada causou destelhamentos e danos na região, como pode ser visto na foto abaixo.

Na Grande Florianópolis houve queda de barreira na BR101 no trecho de Paulo Lopes, causando interrupção do tráfego de veículos. Máquinas já trabalhavam no local. Veja na foto abaixo:

Na parte litorânea da Grande Florianópolis choveu 87,4 milímetros em São José. Em Anitápolis, que fica na parte mais alta da região, choveu 127,2 milímetros, com deslizamentos de terra e uma casa que supostamente teria sido jogada no rio (foto abaixo).


Acompanhe na tabela abaixo os valores de precipitação acumulada entre ontem e hoje em Santa Catarina:

Laguna

196,4mm

Morro da Igreja

171,3mm
Criciúma
160,9mm
Turvo
139,7mm
Jacinto Machado
132,4mm
Morro Grande
131,7mm
Anitápolis

127,2mm

Siderópolis
106,6mm

Urubici

105,3mm
São Joaquim
101,6mm
São José
87,4mm
Florianópolis
73,8mm
Antônio Carlos
63,0mm

Além da intensa precipitação, uma forte rajada de vento de 110,8km/h atingiu Laguna por volta das 7 horas da manhã. Especula-se a possibilidade de microexplosão, ou seja, quando correntes de ar descem das nuvens de tempestade a uma velocidade enorme, batendo no chão e assim se espalhando para os lados, causando uma rajada forte em superfície.

Na Grande Florianópolis, norte do Estado e Vale do Itajaí o sol ainda tentou aparecer, mas entre muitas nuvens. A chuva se limitou mais a madrugada. No restante do território catarinense o sol apareceu melhor, entre nuvens.

O Vórtice Ciclônico (baixa pressão em altitude), que provocou a chuva de ontem, se aprofundou para os baixos níveis da troposfera, dando início a um processo de ciclogênse (formação de ciclone extratropical) sobre SC, bem acima da Grande Florianópolis e sul do Estado. Nesses processos sempre costuma chover bastante. Veja na imagem de satélite, ilustradas com os principais sistemas de hoje: o ciclone extratropical (B) e o sistema de alta pressão (A).


A diferença de pressão entre uma alta pressão em alto mar com 1033 hPa (Hectopascais) e o ciclone no litoral catarinense com 1009 hPa, foi o motivo de ter ventado bastante hoje. Agora a noite, por exemplo, Laguna tinha ventos acima dos 100km/h! Siderópolis apresentava rajadas de 73km/h.

Com a formação do ciclone extratropical, uma frente fria foi formada no litoral do RJ, como também pode ser vista na imagem de satélite anteriormente mostrada.

A tendência, segundo o Ciram, é que amanhã continue chovendo na madrugada no sul e Grande Florianópolis, devido a influência do ciclone. No decorrer do dia o tempo melhora nessas regiões, primeiramente na Grande Florianópolis onde já deve fazer sol. Os ventos ainda devem estar ativos, com rajadas de 50 a 60km/h. Há chance de ressaca no litoral sul.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, MARINHA, METSUL, DIÁRIO CATARINENSE

terça-feira, 11 de maio de 2010

DO FRIO SECO PARA O FRIO ÚMIDO

A entrada da forte massa de ar polar se deu no fim de semana que passou. Porém, com o céu mais limpo, as temperaturas mínimas cairam efetivamente no domingo, mas especialmente segunda-feira, onde Urupema, no Planalto Sul, registrou 1,8ºC. Confira as mínimas registradas ontem em Santa Catarina:

Urupema

1,8ºC

Rio Negrinho

2,7ºC
Três Barras
3,0ºC
Curitibanos
3,8ºC
Irineópolis
3,9ºC
Canoinhas
5,6ºC
Joaçaba

6,3ºC

Major Vieira
6,4ºC

Corupá

9,5ºC
Anitápolis9,6ºC
Jacinto Machado
10,5ºC
Indaial
12,1ºC
São José
15,1ºC

Hoje o frio ainda permanece sobre o território catarinense, ainda por conta do ar muito frio de origem polar. No entanto, o tempo fechado e chuvoso mantem as temperaturas máximas muito baixas, sendo consideradas as mais baixas do ano em muitas cidades. Para se ter uma idéia, a temperatura mais alta durante o dia de hoje em Novo Horizonte no oeste, foi de apenas 13,3ºC! No Alto Vale fez máxima de 14,7ºC em Rio do campo. Muito frio no sul catarinense também, com máxima de apenas 16,5ºC em Criciúma! O tempo chuvoso, associado ao frio intenso e ventos constantes, proporcionou um verdadeiro dia chuvoso de inverno para os catarinenses.

Assim estava o céu de Florianópolis no início da tarde:

O tempo instável já provoca consideráveis volumes de chuva no Estado. Até as 18h havia chovido: 46mm (milímetros) em Criciúma, 45,4mm em Anitápolis, 42,4mm em Timbé do Sul, 41,8mm em Urubici, 35,0mm em São Joaquim, 32,8mm em Ituporanga, 32,6mm em Jacinto Macchado, 32,5mm em Lontras, 32,4mm em Florianópolis, 30,8mm em Antônio Carlos, 30,7mm em Itajai e 25,7mm em Turvo.

Na imagem de satélite abaixo o leitor do blog Paulo Tempo pode entender melhor o que está ocorrendo.


Um centro de alta pressão (A) com valor de 1030 hectopascais encontra-se em alto mar na altura do litoral norte da Argentina. Esse sistema transporta ventos úmidos e frios do oceano Atlântico para o leste da região sul do Brasil. Até aí tudo bem, circulação marítima. Porém um Vórtice Ciclônico (VC), que é um centro de baixa pressão em altitude, funciona como um catalizador da circulação marítima, causando maior levantamento do ar em sua borda, intensificando assim os ventos e aumentando o transporte de umidade, além de muito ar frio.

A tendência, segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), é que o Vórtice Ciclônico em conjunto com a circulação marítima durante atuem essa quarta-feira, deixando o dia encoberto com chuva, exceto no oeste onde deve fazer sol. No decorrer da quinta-feira o Vórtice Ciclônico gera em superfície um centro de baixa pressão no oceano a leste de SC, associado a uma frente fria na altura do ES. Nesse dia deve ocorrer chuvas no sul e litoral catarinense, melhorando no decorrer do dia com o afastamento das nuvens e a entrada de um novo pulso de ar frio e seco.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

sábado, 8 de maio de 2010

AR POLAR INGRESSA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

A frente fria que passou ontem por Santa Catarina se deslocou para o Sudeste do Brasil. O sistema, como enfatizado na última postagem, provocou volumes de em torno de 100 milímetros em 24 horas. Hoje ainda choveu interruptamente pela manhã e tarde no Estado, ficando mais concentrado no leste, sobretudo o sul, onde Laguna teve acumulado total de 104,4 milímetros. Essa era a imagem do radar meteorológico localizado no Morro da igreja em Urubici, o qual detectava chuva no sul do Estado e em pontos isolados da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajai.

Na tabela a seguir você acompanha os valores de precipitação das últimas 24 horas no leste e algumas áreas do meio-oeste. Os dados são das estações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Laguna

104,4mm

Ponte Alta

101,1mm
Anitápolis
92,9mm
Urussanga
91,1mm
Urubici
86,8mm
Criciúma
75,8mm
Siderópolis

75,2mm

Itajai
73,6mm

Joinville

68,0mm
Araranguá59,6mm
São José
59,0mm
Antônio Carlos
48,4mm
Florianópolis
44,8mm

A seguir, podemos ver o mapa de precipitação total em Santa Catarina entre ontem e hoje, feito pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a partir dos dados de todas as estações meteorológicas oficiais. Note que a região catarinense que mais choveu foi no meio-oeste, parte do Planalto Norte e Vale do Itajai.


Bom, em meteorologiaa sabemos que após a passagem de uma frente fria, vem o ar frio, que dessa vez é de origem polar. O sistema se formou em latitudes altas, atravessou a Cordilheira dos Andes e secou muito. Mediante a imagem abaixo, que é um mapa de umidade relativa (URA), o leitor pode ter uma noção do quão seca está essa massa de ar polar neste sábado, com valores de 20 a 30% em seu centro (cores entre pêssego e vermelho).


Através desse mapa podemos entender o porque de a chuva ter sido mais concentrada hoje no sul e litoral catarinense. Observe as cores em azul mais escuro sobre essas regiões, indicando valores altos de umidade relativa. Sobre o oeste o ar seco já derrubou os valores de URA.

Na imagem do satélite GOES-12, no canal infravermelho abaixo, verifica-se que ainda há nebulosidade baixa mais concentrada sobre o nordeste catarinense, onde chove fraco neste fim de noite de ssábado. É interessante observar que a imagem está mais clara sobre o continente, o que indica a intensidade do ar frio polar, pois o canal infravermelho do satélite mede a energia infravermelha (calor) emitida pela superfície da terra, sendo as cores mais claras representativas de temperaturas baixas.


Neste momento já faz 4,9ºC em Urubici no Planalto Sul, 9,2ºC em Campos Novos no Meio-oeste, 10,0ºC em Novo Horizonte no Oeste, 10,2ºC em Anitápolis na Grande Florianópolis e 10,7ºC em Irineópolis no Planalto Norte.

O ar frio deve predominar no dia das mâes, acompanhado de nebulosidade e chuva no litoral. A umidade marítima estará atuando sobre o leste catarinense. Na segunda-feira um Vórtice Ciclônico (baixa pressão em altitude) deve se formar na Argentina e avançar rumo a SC. Esse sistema deve causar forte confluência de ventos úmidos do oceano em sua borda, bem acima do leste do Estado. Assim espera-se um começo de semana chuvoso, sobretudo de Florianópolis ao sul.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

FRENTE FRIA JÁ PROVOCA MAIS DE 90 MILÍMETROS DE CHUVA EM SC

O padrão de tempo estável dos últimos chegou ao fim. Uma frente fria que estava se deslocando pela Argentina alcançou o sul do Brasil e mudou já o tempo em Santa Catarina. Essa era a imagem do céu de Florianópolis hoje a tarde na hora da chuva:

De maneira geral a chuva chegou entre o fim da manhã no oeste e divisa com o RS e no começo e metade da tarde nas demais regiões. O fator interessante é que esse sistema frontal chegou provocando poucas descargas elétricas, sendo somente registradas do oeste ao planalto norte ao longo da divisa com o PR. Por outro lado o que veio foram volumes bem elevados de chuva, os quais já alcançaram os 94,4 milímetros em José Boiteux no Alto Vale do Itajai, 92,8mm em Novo Horizonte no oeste e 81,7mm em Ouro no Meio-Oeste.

Acompanhe na tabela abaixo os volumes de chuva registrados durante a sexta-feira em Santa Catarina:

José Boiteux

94,4mm

Novo Horizonte

92,8mm
Ouro
81,7mm
Rio dos Cedros
76,3mm
Rio do Oeste
75,4mm
Monte Castelo

68,4mm

Corupá
59,5mm

Massaranduba

58,4mm
Papanduva55,4mm
Blumenau
55,0mm
São José do Cerrito
53,5mm
Itaiópolis
49,0mm
Indaial
48,5mm
Anitápolis
45,3mm
Itajai
44,2mm
Itá
43,7mm
Campos Novos
43,2mm
Morro Grande
38,7mm
Criciúma
36,4mm
Siderópolis
30,8mm
São José
27,8mm
Jacinto Machado
27,4mm
Antônio Carlos
24,6mm

Pela imagem do radar abaixo, podemos visualizar a intensidade da precipitação por volta das 16h:00min de hoje, dando destaque para a região do Vale e Planalto Norte, onde chovia entre 30 e 40 milímetros por hora, em média, estimados pelo próprio radar.

Com a entrada do ar polar na retaguarda da frente fria, as temperaturas já decairam em Santa Catarina. As 23h:min já fazia 11,9ºC em Xanxerê e 13,7ºC em Rio do Campo. Esse ar polar provocou e está causando muito frio na Argentina e Uruguai. No território Argentino, Santa Fe teve mínima de 2,3ºC e formação de geadas (foto abaixo). Para mais informações sobre a Argentina acesse o blog do nosso parceiro, clicando aqui.

Durante o dia as máximas também não foram altas, chegando no máximo a 20,6ºC em Jacinto Machado no sul, 18,1ºC em Lontras no Alto Vale e 17,9ºC em Caibi no oeste do Estado.

Pela imagem de satélite das onze e meia desta noite, podemos notar que a nebulosidade mais intensa e as chuvas estão concentradas do meio-oeste ao sul catarinense. Veja:

Esse recuo da nebulosidade mais intensa se dá em virtude de o sistema frontal ter o ramo frio (frente fria) entre o litoral e oceano Atlântico adjacente e um ramo estacionário sobre o restante do Estado. Se fomos analisar a direção dos ventos deste momento, estará bem claro a virada deles para sudeste/leste no continente, indicando uma condição de frente estacionária.

Para o sábado as condições de tempo não são nada boas para quem já passou por muita chuva. A tendência é que durante a madrugada um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude avance pelo norte da Argentina e forme uma baixa pressão sobre o Sul do Brasil. Isso deve implicar em volumes altos de chuva amanhã e domingo no Estado. Com a formação desse sistema, a diferença de pressão em relação ao anticiclone na retaguarda do sistema frontal deve favorecer o aumento dos ventos, que podem chegar aos 70km/h a partir de amanhã a tarde. As ondas crescem no domingo, chegando aos 4 metros e provocando ressacas no litoral. O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) desaconselha a navegação e pesca nesses dias.

Entre a segunda e terça-feira o ingresso de ar frio e úmido, favorecido pelo anticiclone pós frontal deve causar chuvas no leste catarinense. Essas chuvas devem se acentuar na terça-feira quando um Vórtice Ciclônico (sistema fechado de baixa pressão) nos médios níveis da troposfera, em torno dos 5km de altitude, se formará entre a Argentina e Uruguai.

O que irá predominar durante o fim dessa semana e durante a próxima é o frio, que deve ser intenso nas madrugadas, porém a nebulosidade no leste pode impedir uma maior queda nessa região. O que chamará a atenção mesmo são as máximas, que em alguns lugares do Estado não devem ultrapassar os 15ºC. Deve haver chance de geadas no planalto.

Em breve mais informações aqui no Blog Paulo Tempo. Até mais!

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL, TIEMPO SUR DE SANTA FE.

sábado, 1 de maio de 2010

AR SECO COMANDA O TEMPO EM SC


O primeiro dia de maio está sendo comandado pelo ar seco, garantido por áreas de alta pressão atmosférica ao longo das camadas da troposfera. Tal configuração causa a descida do ar e a consequente inibição das nuvens. Isso pode ser evidenciado mediante a foto ao lado, tirada na ponte sobre o rio Imaruí, bem na divisa entre São José e Palhoça na Grande Florianópolis.

Ontem ainda havia mais nebulosidade no nordeste catarinense, porém hoje não. Essa ausência de nuvens causa um acentuado declínio das temperaturas durante as noites, observadas também nos últimos dias de abril, sobretudo em vales e baixadas. A mínima do Estado hoje foi na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Urupema com 2,2ºC. Foi registrado geada na localidade, além do Distrito do Cruzeiro em São Joaquim. No restante do Estado as mínimas chegaram a 4,2ºC em São Joaquim (Francioni), 6,6ºC em Curitibanos, 7,7ºC em Abdon Batista, 10,2ºC em Anitápolis e 13,8ºC em Itajai.

O que marcou o início do dia no Planalto foram os nevoeiros, que se formam por perda de grande parte da radiação solar durante a noite em virtude do céu limpo. Isso faz a temperatura do ar alcançar a do ponto de orvalho, formando os nevoeiros de radiação.

Essa era a imagem de satélite com detecção de nevoeiros, feita pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). As cores em claro são os nevoeiros fracos, ao passo que as de cor azul médio são os moderados.


Nas regiões onde houve nevoeiro, as temperaturas não apresentaram um bom declínio. No entanto neste momento, essas localidades já registram valores abaixo dos 10ºC. Para se ter uma idéia, as 22h fazia 4,2ºC em Campo Alegre, segundo o CIRAM.

Enquanto isso a oeste do norte do Chile, um bonito e bem definido Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - centro de baixa pressão em altitude) segue atuando. Pelas imagem de satélite podemos ver a nebulosidade formada na borda desse sistema.


A tendência é que esse VCAN ultrapasse a Cordilheira dos Andes nas próximas horas e se desconfigure, transformando-se num cavado, que é uma área de baixa pressão alongada com circulação aberta dos ventos, diferente do VCAN que tem circulação fechada. Esse cavado deve avançar para o Sul do Brasil e provocar temporais em Santa Catarina a partir da tarde de segunda-feira, começando pelo oeste. Para o domingo, o CIRAM projeta um dia novamente de sol e tempo seco em SC. Temperaturas mínimas baixas, especialmente em vales e baixadas.

DADOS: CPTEC/INPE, CLIMATERRA, INMET, EPAGRI-CIRAM,