Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 26 de junho de 2010

BLOQUEIO ATMOSFÉRICO IMPEDE ENTRADA DE FRENTES FRIAS EM SC


Como pode ser visto acima, que é a imagem de satélite ilustrada sinoticamente pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) com os principais sistemas atuantes hoje no sul do Brasil, temos uma frente estacionária na altura do RS se estendendo até o alto mar. Enquanto isso em Santa Catarina permanece o tempo bom e até um pouco de calor, principalmente no oeste e meio-oeste, onde foi registrado 30,2ºC em Caibi. Veja as máximas nas demais cidades na tabela abaixo.

CidadeTemp (ºC)
Caibi30,2
Chapecó28,6
São Miguel do Oeste27,4
Concórdia27,0
Xanxerê25,4
Joaçaba25,0

No leste as temperaturas não superaram muito os 24ºC. O que está ocorrendo com frequência nesses últimos dois dias nessa região e também no planalto serrano é a formação de nevoeiro, provocado pelo ar tropical que está passando pela superfície continental mais resfriada durante a noite. Na imagem de detecção de nevoeiros do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), pode-se notar na cor azul as áreas com nevoeiro em SC.


O leitor já deve ter notado que essas frente frias estão se tornando estacionárias nesta semana. Pois é, o motivo é a persistência de um anticiclone (alta pressão) no sul do oceano Atlântico em altos níveis da troposfera, que muda a orientação das correntes de jato nesse nível e acaba causando um bloqueio atmosférico em superfície. Esse bloqueio é o responsável por não permitir a passagem dos sistemas frontais, deixando-os estacionados no RS e as vezes no Uruguai, dependendo da posição do bloqueio.

Assim no interior do Brasil o ar quente ganha força devido a formação de outro anticiclone em altitude, que causa a descida do ar, secando-o por compressão. Por isso hoje foi registrado umidade relativa baixa, com registro de 28% em Campinas-SP.

Segundo o CPTEC, uma frontogênese (formação de uma frente fria) se dará nas próximas horas na Argentina. Entre amanhã a noite e manhã de segunda-feira a nova frente fria formada passará pelo litoral catarinense provocando chuva. As temperaturas decaem no decorrer do dia com a chegada de uma massa de ar frio de fraca intensidade.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM

terça-feira, 22 de junho de 2010

SEGUNDA-FEIRA TEM O TERCEIRO REGISTRO DE NEVE DO ANO NA SERRA CATARINENSE

Esta segunda-feira amanheceu gelada no território catarinense, com temperaturas baixas e pela quarta vez nesse ano os valores ficaram abaixo de zero. A menor temperatura registrada hoje em Santa Catarina foi de -1,9ºC em Urupema, no planalto sul, seguida de São Joaquim com -1,4ºC na Climaterra e -1,3ºC na vinícola Pericó. Na tabela abaixo você acompanha onde fez mais frio hoje.

CidadeTemp (ºC)
Urupema-1,9
São Joaquim (Climaterra)-1,4
São Joaquim (Pericó)-1,3
Lages2,5
Morro da Igreja3,0
Anitápolis3,1
Celso Ramos3,7
Abdon Batista3,8
Campos Novos4,0

Não foi colocado as mínimas do Planalto Norte por um motivo bem importante e tema dessa postagem. Havia muita nebulosidade sobre a região, assim como toda a divisa com o Paraná, o que dificultou a queda maior da temperatura, sendo injusto fazer comparações na tabela.

Voltando a chuva, de acordo com os dados das estações meteorológicas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), os acumulados de chuva desde ontem já chega a  128,8 milímetros em José Boiteux, 94,4mm em Novo Horizonte, 86,4 mm em Caçador, 63,2mm em Joinville, 60,6mm em Rio do Oeste, 60,5mm em Dionísio Cerqueira, 58,8mm em Porto União e 53,2mm em Rio do Campo.

Na imagem de satélite das 12h (UTC), podemos observar as nuvens causadoras das chuvas. Note que há uma banda de nuvens desde o nordeste da Argentina até o oceano Atlântico. Ela é provocada pelas correntes de jato (ventos fortes em altitude), as quais estão com velocidade superior a 350km/h (em altos níveis) sobre o RS e Uruguai, o que reflete em formação de nuvens ao norte dessa corrente. Além do jato, outro fator determinante na formação das nuvens é um cavado (área alongada de baixa pressão) em médios níveis da troposfera e a circulação de umidade marítima em superfície.


Essas condições, ou seja, frio intenso e nebulosidade bem desenvolvida, levaram ao registro do terceiro episódio de neve esse ano em Santa Catarina e no Brasil. O fenômeno, segundo a empresa Climaterra, foi registrado por volta das 21h no Distrito do Cruzeiro em São Joaquim. Fazia 4,6ºC no momento. Na próxima imagem de satélite, agora no canal infravermelho realçado bem na hora da neve, mostra que as nuvens apresentavam topos bem desenvolvidos, com temperatura de até -40ºC na região do Planalto Sul, onde localiza-se a famosa São Joaquim.


De acordo com o Ciram, espera-se uma terça-feira com muitas nuvens e chuva isolada no norte e grande Florianópolis. Faz frio, com formação de geada no interior, onde não houver nuvens e tanto vento. A partir de quarta-feira as temperaturas devem ter uma elevação, chegando até 27ºC nas áreas mais quentes. Na sexta-feira nova frente fria muda o tempo.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FRENTE FRIA DESVIOU PARA O ATLÂNTICO MAS CAVADO GERA NOVAS INSTABILIDADES

A frente fria que havia ingressado na terça-feira no RS, se tornou estacionária no sul daquele estado. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o motivo para tal situação foi um padrão de bloqueio atmosférico, que ao contrário do que a mídia vem dizendo, não é provocado por uma massa de ar quente que impede o avanço da frente fria. Os bloqueios se formam tanto no oceano Atlântico como no Pacífico, sempre ao sul dos anticiclones (sistema de alta pressão) subtropicais. Ele ocorre lá no alto da troposfera, quando o escoamento dos ventos se bifurcam, ou seja, uma corrente de vento vai para norte e a outra vai para o sul. Isso cria uma barreira numa certa latitude, a qual impede o avanço normal dos sistemas frontais.

No caso dessa semana, o bloqueio se formou no sul do oceano Atlântico, fazendo com que a frente fria que tentou avançar pelo Brasil, ficasse estacionária. Em Santa Catarina e no restante do Brasil (exceto o norte e nordeste), por consequência do bloqueio, formou-se um anticiclone a 5km de altitude, o qual provocou umidade baixa e até calor. Em Santa Catarina, para se ter umaa idéia, a máxima em Indaial foi de 26ºC ontem e 28,3ºC hoje. Desde abril não fazia calor assim no Estado.

Hoje, a frente estacionária se converteu em frente fria e se deslocou para o oceano. Antes ela provocou algumas pancadas de chuva no oeste e meio-oeste, mas com valores muito baixos. Em Joaçaba por exemplo, as 8 horas da manhã só choveu apenas 1,6 milímetros.

O que chama a atenção, apesar de previsto, é um sistema convectivo intenso desenvolvido há poucas horas entre o sul do Paraguai, RS e SC, devido a presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) e ingresso de umidade da Amazônia, além do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) que está bem intenso. Na imagem de satélite no canal infravermelho realçado abaixo, podemos ver melhor o sistema.


A temperatura do topo das nuvens chega a alcançar os -70ºC, indicando que o topo está bastante elevado. O sistema RINDAT, já identifica descargas elétricas no noroeste e norte gaúcho, assim como também no oeste e meio-oeste catarinense. Veja:


Contudo, os dados reais de estações meteorológicas e imagem de radar não identificam chuva no território catarinense. Cabe ressaltar que o estado pode registrar pancadas de chuva e até temporais muito isolados nas próximas horas em virtude desse sistema.

Com a atuação do cavado em altitude, do Jato Subtropical e ingresso de umidade da Amazônia, além do padrão de bloqueio, a sexta-feira deve ser de tempo instável em SC. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), do oeste ao sul deve ficar nublado e pode ocorrer temporais no final da tarde. Na Grande Florianópolis e norte, céu nublado com chuva fraca pela manhã, pouca chance. É esperado um dia abafado devido a temperatura e umidade altas.


DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, METSUL, RINDAT

sexta-feira, 11 de junho de 2010

INTENSO ANTICICLONE NO ATLÂNTICO PROVOCA INGRESSO DE UMIDADE EM SC

O anticiclone (sistema de alta pressão) que o blog Paulo Tempo havia mencionado no começo desta semana deslocou-se do continente Sul Americano em direção ao oceano Atlântico. O impressionante é a pressão atmosférica muito alta no centro desse sistema, apresentando valor de incríveis 1042 hPa (Hectopascais). Na imagem abaixo, que mostra a análise de pressão e ventos do modelo numérico de previsão do tempo global do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), podemos ver mais detalhadamente. Note pelas Isóbaras (linhas com mesma pressão) que sobre Santa Catarina a pressão atmosférica apresenta valor entre 1024 hPa no oeste a 1032 no litoral. Para se ter uma idéia, este valor normalmente é registrado no centro da maioria das massas de ar polar que atingem a Argentina e Sul do Brasil.


O anticiclone no Atlântico foi o responsável pelas chuvas ocorridas hoje no leste catarinense, pois os ventos desse sistema, provocam circulação de umidade marítima nessa região do Estado, o que aliado ao relevo acidentado acaba dando início a formação de nuvens e chuva. Essas nuvens podem ser identificadas na imagem de satélite do canal visível abaixo.

De uma maneira geral, choveu mais no litoral norte, Florianópolis e sul do Estado. Acompanhe os valores na tabela de chuva acumulada em 24 horas:

Cidade
Chuva (mm)
Joinville
37,1
Morro da Igreja

27,6

Jacinto Machado
20,1
São Francisco do Sul
20,0
Florianópolis
18,6
Criciúma

15,9

Timbé do Sul
15,0
Itajaí

8,3

São José
7,4

Além da chuva, continuou fazendo frio nos últimos dias pelo Estado. As menores mínimas registradas na quarta, quinta-feira e hoje, foram de -1,0ºC em Urupema, -1,1ºC em São Joaquim e -1,3ºC em Urupema, respectivamente.

Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a previsão é que ainda chova na próxima madrugada em áreas do litoral, principalmente litoral norte. Durante o sábado, poucas nuvens no centro-oeste do Estado e mais nuvens a períodos de nublado no leste. De acordo com a Climaterra, pode ocorrer geada fraca entre o oeste e serra, nas áreas acima de 800 metros. No domingo um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude reforça o ar frio sobre Santa Catarina.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAMPO ALEGRE AMANHECEU COM -4,1ºC

Hoje Santa Catarina experimentou mais um dia de frio, e que frio! A cidade de Campo Alegre, no Planalto Norte apresentou mínima de incríveis -4,1ºC nesta segunda-feira. Foi a menor temperatura registrada nesse ano até agora em todo o Brasil. Essa já é a terceira vez em 2010 que o território catarinense registra temperaturas negativas.

No Planalto Sul, com o céu mais limpo nessa segunda-feira, as temperaturas despencaram, especialmente nas baixadas e vales onde o ar ar frio se deposita por ser mais denso. A temperatura mínima mais baixa se deu na Vinícola Pericó em São Joaquim com -2,0ºC.

Confira na tabela abaixo as temperaturas mínimas dessa manhã em Santa Catarina, nas estações da CLIMATERRA, EPAGRI/CIRAM e INMET.

Cidade
Temp (ºC)
Campo Alegre
-4,1
São Joaquim

-2,0

Rio Negrinho
-1,2
Papanduva
-1,1
Urupema
-1,0
Monte Castelo

-0,7

Três Barras
-0,5
Irineópolis

-0,3

Curitibanos
-0,2
Canoinhas
0,6
Caçador
0,9
Campo Belo do Sul
3,7
Abdon Batista
3,9
Anitápolis
5,1
Chapecó
6,1
Criciúma
6,4
São Franc. do Sul
7,2
Joinville
8,0
São José
9,4

Com o ar seco e esse frio todo, a geada se formou e mudou a paisagem na região, principalmente em Lages, São Joaquim e Campos Novos. Na foto abaixo, tirada em São Joaquim, é possível observar que a geada não ocorreu nos morros ao horizonte da imagem, mas sim na parte baixa, provando que o ar frio "cai" dos topos para as baixadas na segunda noite de frio em virtude de ser mais denso. Veja:


No mapa abaixo, tem-se previsão de geada, produzido pela Epagri-Ciram. O produto consiste na análise da temperatura da relva, ou seja, termômetro que mede a temperatura mínima acima de um gramado sem abrigo. De acordo com o mapa, há acima de 80% de chances de ocorrer geada no Planalto Sul na próxima madrugada.


Mantêm-se, segundo o Ciram, previsão de chuvas fracas provocadas por um sistema de alta pressão que deve passar pelo oceano a partir de amanhã a noite, provocando circulação de umidade marítima no litoral catarinense até o fim da semana.

DADOS: CPTEC/INPE, CLIMATERRA, INMET, EPAGRI-CIRAM, REDEMET, RBS METEOROLOGIA, DIÁRIO CATARINENSE

domingo, 6 de junho de 2010

NEVOU NA SERRA!

Ontem eu minha turma do curso técnico de meteorologia do IFSC (Instituto Federal Santa Catarina) fomos realizar uma visita de estudos no Morro da Igreja. Já sabendo da forte onda de frio que estava por vir, preparei minha câmera para a provável ocorrência de neve. Um pouco antes da viagem, por volta das 6 horas da manhã, havia registro de temperatura de 4,9ºC com chuva fraca no na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada no pico do Morro da Igreja.

Saimos de Florianópolis próximo das 7 horas e o céu da capital estava nublado com chuvisco. Já ventava com velocidade próxima dos 40km/h. Durante o percurso nos deparamos céu menos nublado e até aparecimento do sol no alto da Grande Florianópolis e início da serra geral. Chegando na região de Urubici, observou-se um pouco mais de nuvens, porém a condição era de céu parcialmente nublado e aparecimentos do sol, como vê-se na foto abaixo:


Entretanto durante a subida até o alto do Morro da Igreja encontramos já bastante nevoeiro muito denso, limitando a visibilidade a quase 10 metros. Essa era a foto já lá no pico do Estado, a 1828 metros de altitude, mostrando a base aérea da aeronáutica e o denso nevoeiro.


Eu junto com minha amiga, a caçadora de tempestades Jacqueline Estivalett, estávamos ansiosos para a ocorrência de neve, pois haviam nuvens Nimbostratus nos cobrindo, chuva fraca e temperatura de 2,8ºC na estação meteorológica do INMET as 11 horas. A sensação térmica chegou aos -5ºC em virtude do vento de 68,4km/h. Faltava muito pouco para que caisse sobre todos a tão esperada neve. Veja a foto abaixo com cobertura de nuvens e chuva fraca. Note que no horizonte, que é o litoral catarinense, haviam poucas nuvens:

No fim da noite acabei sabendo pelo site da empresa CLIMATERRA, que houve sim neve fraca ontem de manhã, na região de Vacas Gordas em São Joaquim e na Cascata do Avencal no interior de Urubici. Por pouco não nevou na hora que estávamos no Morro da Igreja. A RBS meteorologia afirma ter ocorrido o fenômeno sincelo no Morro da Igreja, que é o nevoeiro congelado ao atingir a superfície. Talvez chegamos tarde demais para presenciar! Segundo minha amiga Jacqueline, era notável a precipitação de chuva congelada em alguns pontos ao redor do pico, como observa-se na foto a seguir.


Caminhando para o dia de hoje, novamente foi registrado neve, desta vez no Morro das Antenas em Urupema, a 1700 metros de altitude. De acordo com a CLIMATERRA e EPAGRI os moradores da cidade viram ainda os vestígios da neve hoje no início da manhã. Na imagem de satélite abaixo podemos notar que ainda havia mesmo nebulosidade sobre a região, que aliada ao frio muito intenso provocou a neve. Foi aumentado o constraste da imagem para melhor visualização das nuvens, pois o satélite no canal infravermelho detecta temperaturas, as quais estavam tão baixas quanto as da nuvem:

Durante esta tarde a nebulosidade já diminuiu bastante, como pode ser notado na imagem de satélite, no canal visível ao meio-dia deste domingo.

Pela imagem também é possível observar o belo ciclone extratropical (letra B) que havia se formado ontem e foi o responsável por formar a frente fria e impulssionar o ar polar muito frio para o Sul do Brasil. A manhã foi de temperaturas negativas na região serrana, porém a quantidade de nuvens no Planalto Sul acabou limitando a queda maior das temperaturas. Por isso o menor registro de hoje se deu em Monte Castelo no Planalto Norte com -1,8ºC, sendo o segundo registro de temperatura negativa do ano em SC e não o primeiro como diz alguns veículos de comunicação.

Vale ressaltar que em São Joaquim no Planalto Sul, apesar da mínima não tão baixa de 1,4ºC, a sensação térmica chegou a -13ºC em função do vento de 60km/h na estação meteorológica da CLIMATERRA.

Já na planície litorânea do Estado se deu o frio mais intenso do ano até o momento, tendo diversas cidades com temperaturas abaixo dos 10ºC. A menor mínima na região se deu em Urussanga com 5,9ºC. Na região serrana da Grande Florianópolis, Anitápolis teve 2,6ºC!

Na tabela abaixo você confere um panorama do frio pelo Estado

Cidade
Temp (ºC)
Monte castelo
-1,8
Papanduva

-0,6

Canoinhas
-0,4
Morro da Igreja
-0,4
Campo Alegre
-0,2
Rio Negrinho

1,2

São Joaquim
1,4
Lages

2,1

Anitápolis
2,6
Curitibanos
2,9
Urupema
3,0
Joaçaba
3,2
Caçador
3,5
Xanxerê
5,1
Urussanga
5,9
Itajaí
6,3
Criciúma
7,3
Florianópolis
8,7
São Francisco do Sul
9,1

O FRIO CONTINUA!

O frio deve continuar em Santa Catarina, com mínimas ainda baixas. Segundo a CLIMATERRA, nos vales e baixadas a mínima pode chegar a -3ºC. No litoral, fará frio, porém o CIRAM afirma que não tão intenso quanto a madrugada de hoje. No fim da terça-feira o ciclone extratropical que está muito intenso no oceano impulssiona a entrada de um sistema de alta pressão, o qual deve reforçar o frio no Estado, principalmente no planalto.

Como esse sistema de alta pressão deve passar com seu centro no oceano, o litoral catarinense pode voltar a sofrer a influência da circulação de umidade marítima, provocando nuvens e chuva fraca, começando pelo sul do Estado na manhã de quarta-feira.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.
FOTOS: MINHA AUTORIA

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CHUVA VAI EMBORA E AGORA O FRIO INTENSO ENTRA EM CENA

A frente fria comentada ontem, a qual estava vindo para Santa Catarina, deslocou-se para o oceano. Por isso quem aumentou a nebulosidade no dia de hoje foi o cavado (área de baixa pressão alongada) nos médios níveis da troposfera. O aumento de nuvens seguiu-se com pancadas de chuva na maioria das regiões, com menor acumulado no sul e planalto sul catarinense.

Na região Oeste, a cidade de Chapecó registrou chuva já na primeira hora da madrugada, perdurando ao longo do dia. De acordo com a estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), por lá choveu ao todo 27,2mm hoje. Em Itá, a precipitação chegou também no mesmo horário, totalizando 27,7mm.

Chegando no meio-oeste quase na metade da madrugada, a chuva acumulou 37,6mm no pluviômetro da estação automática do Ciram em Ouro, controlada pela Tractebel. Em Caçador a precipitação somou 31,9mm.

No Planalto Norte a chuva iniciou-se no final da madrugada. Em Canoinhas o total de chuva acumulado durante esta sexta-feira foi de 39,7mm. Na mesma região, outra cidade que apresentou um acumulado considerável foi Major Vieira com 36,1mm. Em Irineópolis, quase na divisa com o Paraná, choveu 36,0mm.

No Planalto Sul o maior valor de chuva se deu em Urubici, com 27,7 milímetros. No Sul do Estado os acumulados ficaram em torno dos 2mm, sendo que em Urussanga foi registrado apenas 5mm de precipitação.

No Vale do Itajai foi registrado 23,4 milímetros em José Boiteux, 22,2mm em Rio do Campo, 20,0mm em Rio do Oeste e 19,2mm em Ituporanga.

Na Grande Florianópolis, a nebulosidade formada pela circulação marítima, se intensificou em virtude do cavado. Os maiores acumulados na região se deram em Anitápolis com 39,8mm, em São José com 30,4mm e em Antônio Carlos com 25,8mm.

No norte do Estado, o maior acumulado de chuva se deu em São Francisco do Sul com 51,3mm. Porém nas últimas 72 horas a estação do Ciram já registrou 112,0mm. Em Joinville hoje choveu 37,8mm, mas nos últimos três dias já somam-se 102,2mm. Em Itajaí precipitou-se 43,9mm de chuva nesta sexta-feira, sendo que nos últimos dois dias já tem-se 83,2mm.

Na imagem de satélite desta noite, observa-se a nebulosidade típica de um cavado sobre Santa Catarina, ou seja, nuvens desorganizadas e não em forma de bandas. Já no oceano Atlântico vê-se uma banda de nuvens bem carregadas associada a frente fria no mar.

O cavado em altitude está neste momento fechando um sistema de baixa pressão no mar na altura do litoral norte gaúcho. Amanhã esse sistema converte-se para um ciclone extratropical, que deve impulssionar a entrada de uma massa de ar polar. Na entrada desse ar frio, a diferença de pressão ocasionada pelo ciclone pode provocar vento de 50 a 80km/h na costa catarinense, de acordo com o Ciram.

Na madrugada de domingo, espera-se significativa queda nas temperaturas mínimas, podendo ficarem em torno ou abaixo dos zero grau na região serrana. No restante do planalto é previsto mínimas abaixo dos 5ºC. No leste os valores podem variar entre 6 e 10ºC. Indicativo de geada em todo o planalto, especialmente na região de São Joaquim, Major Vieira e norte do meio-oeste.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, MARINHA

quinta-feira, 3 de junho de 2010

FERIADO COM ATUAÇÃO DO JATO SUBTROPICAL E CIRCULAÇÃO MARÍTIMA EM SC

O feriado religioso de Corpus Christi foi marcado pela cobertura de nuvens no centro-leste catarinense, bem como chuva no litoral, como pode-se observar na imagem de satélite das 09h (horário de Brasília).

Desde ontem já vem ocorrendo chuvas no leste, porém mais concentradas no litoral desde Florianópolis ao norte, com rápidos aparecimentos do sol. Essas chuvas eram causadas pela circulação de umidade marítima em virtude de um sistema de alta pressão em alto mar.

Entretanto, na noite de ontem e madrugada de hoje quem entrou em ação para atuar junto com a umidade vinda do oceano, foi o Jato Subtropical, que são ventos muito fortes (acima dos 150km/h) lá no alto da troposfera. A imagem abaixo, mostra a análise de linhas de corrente e magnitude do vento em 200 hPa, que fica em torno de 12 mil metros de altitude. O jato é representado pelas cores verdes onde a velocidade chega 250km/h.
De acordo as estações meteorológicas automáticas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) os maior acumulado de chuva desde ontem até esta noite seu deu em Joinville com 72 mm (milímetros). Na tabela a seguir você confere esses valores nas outras cidades catarinenses.

Cidade
Chuva (mm)
Joinville
72,0
São Francisco do Sul

60,7

Itajai
39,3
Massaranduba
28,2
Anitápolis
24,1
Florianópolis

20,2

São José

18,7

Indaial
10,4

Para a sexta-feira a previsão é que um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) a 5km de altitude e uma nova frente fria vinda da Argentina, provoquem aumento significativo de nebulosidade em Santa Catarina no decorrer do dia, com chance de temporais isolados e possível queda de granizo na divisa com o noroeste do RS. Ao longo da noite o cavado em altitude forma um centro de baixa pressão no litoral norte do RS.

No sábado o centro de baixa pressão, já um pouco afastado da costa, converte-se para um ciclone extratropical, o qual terá pressão mínima de 996 hPa (Hectopascais). Com isso há previsão de ventos intensos na costa catarinense, principalmente no litoral sul onde a velocidade dos ventos pode ficar entre 50 e 70km/h. Na imagem abaixo, vemos a previsão de ventos do modelos Eta/Cptec para sábado a tarde.
No decorrer do sábado o ciclone impulssiona a chegada de mais uma massa de ar polar em Santa Catarina. A previsão é de temperaturas mínimas abaixo dos 2ºC no alto da serra, podendo ficarem negativas novamente. No litoral deve fazer um pouco mais frio que a onda de frio dessa semana, tendendo a registrar mínimas entre 7 e 10ºC. Mais informações em breve.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA

terça-feira, 1 de junho de 2010

PRIMEIRAS TEMPERATURAS NEGATIVAS DO ANO EM SC

O território catarinense experimentou hoje um verdadeiro dia de inverno, com os primeiros registros de temperaturas mínimas negativas na região serrana. A mínima mais baixa se deu na estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)em Urupema no planalto sul, com -1,8ºC, sendo a menor temperatura desse ano até agora em SC. A segunda mais baixa se deu no Distrito do Cruzeiro em São Joaquim, com -1,2ºC, segundo a empresa Climaterra. Houve formação de geada na região, como mostra a foto abaixo


Acompanhe na tabela abaixo os valores de temperatura mínima registrados hoje no Estado.

Cidade
Temp (ºC)
Urupema
-1,8
São Joaquim

-1,2

Morro da Igreja
0,1
Caçador
1,6
Lages
1,7
Campo Belo do Sul

1,9

Curitibanos

2,0

Campos Novos
2,2
Canoinhas
3,0
Joaçaba
3,3
Ituporanga
3,5
Rio do Campo
4,1
Novo Horizonte
4,6
Major Vieira
5,0
Anitápolis
5,5
Itajai
8,1
Jacinto Machado
8,6
Corupá
9,2
Turvo
10,6
São José
12,2

O frio foi acentuado pelo estabelecimento da parte mais intensa da massa de ar frio sobre o Estado. O sistema de alta pressão desse ar frio se encontrava sobre o Uruguai na análise das 09h (horário de Brasília), como pode-se ver na imagem abaixo.


No entanto com o deslocamento desse sistema de alta pressão para o oceano ao longo do dia de hoje, fez com que os ventos virassem para leste/sudeste no litoral catarinense, carregando umidade marítima para a região e provocando aumento de nuvens baixas. Na imagem de satélite abaixo podemos ver essa nebulosidade, além das nuvens sobre o oceano, que indicam um ar bastante frio acima de uma água mais aquecida que a média. De acordo com dados de bóias oceânicas (estações meteorológicas instaladas em bóias sobre o oceano), a temperatura no oceano Atlântico hoje a tarde na altura da região sul do Brasil era de 20,8ºC. Já a temperatura do ar sobre esta mesma região estava entre 12 e 16ºC. Veja:


De acordo com empresa Climaterra de São Joaquim, para a próxima madrugada a previsão é novamente registro de temperaturas baixas, com chance de novamente termos marcas negativas na serra, porém nas baixadas e vales da região, onde também pode gear. De acordo com o Ciram, o dia segue com sol e poucas nuvens na maioria das regiões, porém com mais nebulosidade e até períodos de céu nublado no litoral norte do Estado, em virtude da circulação marítima. Risco de chuva fraca a noite a amanhecer nessas áreas.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, DIÁRIO CATARINENSE