Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de julho de 2010

AR MAIS QUENTE ANTECEDE FRENTE FRIA

Lagoa da Conceição, Fpólis,SC
A foto ao lado, capturada hoje a tarde da webcam instalada e operada pela Frank Ilha na Lagoa da Conceição em Florianópolis, podemos ver o tempo bom que fazia na capital, assim como na maior parte do Estado. Como pode-se também observar, há nuvens altas na imagem, as quais hoje predominaram entre cirrus e cirrus uncinos.  Esse tipo de nebulosidade é comum neste período pelo qual estamos passando agora, ou seja, o chamado pré frontal, marcado pelo aumento das temperaturas e presença de nuvens altas. E esse aumento das temperaturas levou os termômetros a marcarem hoje valores máximos de até 28,9ºC em Caibi no oeste e 27,0ºC em Criciúma, sul do Estado. Na tabela apresentada a seguir, você acompanha as maiores temperaturas máximas desta sexta-feira em Santa Catarina, registradas pelas estações meteorológicas automáticas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

CidadeTemp (ºC)
Caibi (Ciram)28,9
Concórdia (Ciram)27,7
Chapecó (Ciram)27,5
Criciúma (Ciram)27,0
Urussanga (Ciram)26,8
São Miguel do Oeste (Inmet)26,2
Abdon Batista (Ciram)25,6
Joaçaba (Inmet)25,4

Na figura abaixo, temos a análise de temperatura a superfície as 9 horas da manhã de hoje (hora local). Podemos notar temperaturas acima de 18ºC em boa parte da região sul do Brasil naquele horário. No entanto ao sul do Uruguai já se nota um ar mais frio, com temperaturas abaixo dos 12ºC. O limite do ar frio com o ar quente é uma frente fria que se formou hoje sobre a divisa do Uruguai com a Argentina.

O sistema está associado ao chamado Jato de Baixos Níveis, que são correntes de vento forte em torno dos 1500 metros de altitude. Essa corrente traz umidade e ar quente da floresta amazônica para o sul do Brasil e países adjacentes. Na figura a seguir, com a análise de linhas de corrente (vento) em 850 hPa (1500 metros de altitude), podemos notar esse jato (cores avermelhadas) predominando sobre a Bolívia, Paraguai, nordeste da Argentina, Uruguai e oeste do centro-sul do Brasil, alimentando e intensificando a frente fria, em virtude da diferença de pressão atmosférica.

A imagem de satélite daquele horário nos mostra as nuvens de grande desenvolvimento vertical associadas a frente fria comentada, e que segue deslocand-se. Veja:


Agora a noite a frente fria se encontra no centro e sul do Uruguai, com deslocamento lento. Na imagem de satélite abaixo das 23h, observa-se ela com nuvens de topos bastante frios. Percebe-se que o sistema cresceu, porém a altura dos topos das nuvens é praticamente a mesma, indicando que não houve tanta intensificação neste espaço de tempo :


A previsão é que essa frente fria alcance o Sul do Brasil nas próximas horas e chegue a Santa Catarina amanhã a noite. As primeiras regiões a receber a mudança no tempo são as que fazem fronteira com o território gaúcho. Logo as outras regiões gradativamente vão recebendo chuva. Há risco de temporais isolados e possível queda de granizo isolado. Nos mapas abaixo, você confere a previsão de chuva acumulada amanhã e no domingo.



Porém o que nos reserva para a próxima semana é a expectativa de frio intenso. Será uma semana muito fria em todo o Sul do Brasil e ainda Centro-oeste, parte do Norte e do Sudeste do Brasil. As mínimas podem ficar muito abaixo de zero nas serras. Há uma chance, ainda remota, de neve para a metade e fim da próxima semana, visto que um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) deve instabilizar o ar e trazer chuva, em meio a um ar frio muito gelado. Nas próximas postagens o blog Paulo Tempo estará atualizando as previsões, conforme os institutos de meteorologia.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, METSUL.

terça-feira, 27 de julho de 2010

O QUE O AR SECO NÃO FAZ!

Na última postagem mostrávamos aqui a previsão de temperaturas mínimas para hoje em Santa Catarina, prevista pela Epagri-Ciram e a maioria dos institutos de meteorologia do país. Estava sendo adiantado chance de mínimas de 0ºC na serra, pois a massa de ar frio não é tão forte em relação a da semana retrasada, Pois bem, só que um fator acabou sendo decisivo nos valores de temperatura mínima desta terça-feira: o ar muito seco. Para se ter uma idéia, a umidade relativa hoje chegou a 6% no alto do Morro da Igreja em Urubici. Em São Joaquim não foi diferente, com registro de 15%. Na figura abaixo, vemos o  mapa de análise de umidade relativa as 12h (UTC), onde é possível ter uma noção das áreas com ar seco, salientando principalmente a região do Planalto Sul e interior do Litoral Sul. (Clique para ampliar).

O efeito não poderia ser outro. Com o ar muito seco e frio, o céu ficou limpo e favoreceu uma queda brusca nas temperaturas mínimas, sendo que a menor delas se deu em São Joaquim, onde estação do Ciram registrou -5,7ºC. Veja na tabela abaixo os outros valores de temperatura mínima registrados hoje em Santa Catarina pelo Inmet, Ciram e Climaterra.

CidadeTemp (ºC)
São Joaquim (Ciram)-5,7ºC
São Joaquim (Climaterra)-5,2ºC
Urupema (Ciram)-3,8ºC
Lages (Inmet)-3,0ºC
Campo Belo do Sul (Ciram)-2,0ºC
Abdon Batista (Ciram)-0,4ºC
Celso Ramos (Ciram)-0,2ºC
Campos Novos (Inmet)-0,1ºC
Joaçaba (Inmet)1,3ºC
Curitibanos (Inmet)2,1ºC
Água Doce (Ciram)3,4ºC
Anitápolis (Ciram)4,1ºC
Criciúma (Ciram)4,5ºC

Bom, o dia hoje não foi só de ar seco e frio em Santa Catarina. Uma camada de nebulosidade estratificada, numa altura de entre 800 e 1000 metros cobria o céu do nordeste catarinense. Como pode ser visto na imagem de satélite das 9h da manhã (local) de hoje.

A Grande Florianópolis e o restante do Estado (exceto algumas com nevoeiro ou névoa úmida) tinha sol com poucas nuvens. Isso é explicado no mapa de ventos abaixo, no mesmo horário. Note que ele gira em torno de um centro entre a Grande Florianópolis e parte do sul do Estado. Ali é o centro de alta pressão da massa de ar frio que nos atingiu ontem. Perceba que os ventos no interior estão de norte a nordeste, ao passo que no litoral estão de sul, mas no litoral norte apresentam direção sudeste, o que explica a nebulosidade sobre o nordeste do Estado devido ao ingresso de umidade marítima.
Entretanto após o meio-dia a nebulosidade cobriu também a Grande Florianópolis. Isso em virtude do deslocamento do centro de alta pressão para o oceano, o que causou a virada dos ventos para sudeste e logo em seguida para leste e nordeste. Veja na imagem de satélite:


No gráfico de ventos em São José na Grande Florianópolis, capturado do site do Ciram, podemos observar claramente a mudança dos ventos de sul/sudoeste para sudeste após o meio-dia. Agora a noite podemos também notar a mudança para norte/nordeste. Confira: (Clique para ampliar).

Com o deslocamento do sistema de alta pressão para alto mar, a tendêcia é que predomine a circulação de umidade amanhã em Santa Catarina. A Epagri-Ciram prevê um dia com nebulosidade variável e chuva isolada nos extremos do dia no Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas outras áreas poucas nuvens. Deve ainda fazer frio, com mínimas de 3ºC no Planalto Sul e 6ºC no oeste, com chance de geada. Previsão de um forte aquecimento a partir de quinta-feira, com retorno da chuva no sábado e frio intenso para a semana que vem.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, CLIMATERRA.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CICLONE EM ALTO MAR IMPULSIONA AR FRIO E SECO PARA SC

Hoje se produziu sobre o oceano Atlântico sul uma das mais belas imagens de de satélite, mostrando um belo e extraordinário ciclone extratropical, com processo muito intenso de formação e oclusão, cujo último representa a fase em que a massa de ar frio levanta todo o ar quente para se misturar ao ar mais fresco, do último anticiclone que havia ingressado, aquele de 1044 hPa que chegou até latitudes mais baixas. Mais que do que palavras, as imagens mostram tudo. A imagem abaixo é do canal visível do satélite GOES-12 as 15h UTC (meio-dia no Brasil).


Note que no oceano próximo da costa argentina, uruguaia e gaúcha, há nuvens em forma de pequenos grãos alinhados e seguindo a circulação do ciclone, chegando até o centro dele. Esse tipo de nebulosidade denuncia a presença de ar frio sobre a região, passando acima de um oceano mais aquecido.

Sobre Santa Catarina naquele horário, é possível identificar a frente fria ainda sobre o litoral norte do Estado e parte da Grande Florianópolis, porém muita enfraquecida sobre o continente, o que já era antecipado na última postagem do blog. Já sobre o oceano o sistema está muito bem organizado.

No mapa de análise de vento e pressão ao nível médio do mar as 9h local, podemos notar os ventos de 100km/h em torno do ciclone extratropical. Sobre o litoral catarinense há ventos de até 40km/h, sendo que mais afastado da costa os ventos estavam em 50km/h.(clique para ampliar)


Clique para ampliar
Diferente das temperaturas altas registradas ontem, com máxima de 28,0ºC em Urussanga, hoje o que se observa é a entrada de ar frio e seco, impulssionado pelo ciclone extratropical. Para se ter uma idéia, veja os valores mínimos de umidade relativa observados nas estações meteorológicas do Ciram e Inmet hoje:

CidadeUmidade (%)
Anitápolis26,9
Joaçaba28,0
Caçador30,0
Rio do Campo31,0
São Joaquim36,3
Morro Grande37,3
Major Vieira38,0
Chapecó38,6
Campo Belo do Sul38,8

As temperaturas, como dito estão em queda. As 23h já fazia 0,6ºC na estação automática da Climaterra em São Joaquim. Nas estações do Ciram e Inmet as 23h era observado 3,9ºC no Morro da Igreja, 4,2ºC em Celso Ramos, 4,8ºC em Água Doce e 5,7ºC em Novo Horizonte.

Para a próxima madrugada, o Ciram prevê mínimas de 0ºC no planalto sul, 2ºC no oeste e meio-oeste, 3ºC no sul, 12ºC no litoral e 8ºC no planalto norte. O modelo de previsão de geada do Ciram indica maior probabilidade do fenômeno no planalto sul, sul (exceto litoral), meio-oeste, partes do oeste e sul da Grande Florianópolis, como mostra o mapa abaixo:


Continua a expectativa de uma onda forte de frio para o início de agosto, em torno do dia 4. Mas ainda é preciso esperar as próximas rodadas. Continue acompanhando o blog Paulo Tempo, que está melhorando para vocẽ ler e ver o melhor conteúdo!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, CLIMATERRA.

sábado, 24 de julho de 2010

CICLOGÊNESE NO RS CAUSA INGRESSO DE AR QUENTE NESTA NOITE EM SC

O sábado, assim como o dia de ontem, foi de tempo instável com chuva ocasional sobre Santa Catarina. As temperaturas ficaram baixas, típicas de um dia invernal nublado e frio. Hoje, com excessão da região oeste, as máximas sequer alcançaram os 18ºC na maior parte do Estado.Confira na tabela abaixo:

CidadeTemp (ºC)
Chapecó22,6
Novo Horizonte19,9
Criciúma16,7
Florianópolis16,1
Massaranduba15,9
Itajai15,1
Anitápolis14,0
Campos Novos13,3
Ituporanga12,5
Timbé do Sul12,2
Major Vieira12,0
São Joaquim11,5

O detalhe é que em algumas cidades as temperaturas estão aumentando com o decorrer desta noite. Em Anitápolis como pode ser visto no gráfico abaixo do site da Epagri-Ciram, a temperatura está subindo e o valor de 14,0ºC visto na tabela acima, foi registrado as oito horas da noite de hoje. (Clique para ampliar).

Isso tem uma explicação bem esclarecedora. No momento está ocorrendo um processo chamado de ciclogênese, que é a formação de um ciclone extratropical. Com isso, um dos primeiros indícios é o ingresso de ar quente de norte devido ao aumento da diferença de pressão atmosférica. Isso mantêm uma frente quente sobre o RS e oceano Atlântico adjacente, como pode ser vista através das nuvens com grande desenvolvimento vertical na imagem de satélite abaixo:


Para o domingo, com a permanência da frente quente sobre o RS, espera-se um dia com sol, aumento das temperaturas e até calor, isso mesmo!, calor em em Santa Catarina. A Epagri-Ciram prevê temperaturas máximas de até 28ºC no sul e litoral sul, 26ºC na Grande Florianópolis, litoral norte e Vale do Itajai, 25ºC no oeste, 24ºC no meio-oeste e 22ºC no planalto serrano.

O ciclone deve se formar nas próximas horas e sair da costa do Uruguai em direção ao oceano Atlântico, como pode ser visto nas figuras abaixo, onde o sistema é representado pelas linhas de pressão fechadas com os ventos girando ao redor de um centro. Note na segunda figura, que as temperaturas as 18hUTC ou 15h aqui no Brasil, estarão bastante elevadas em relação a hoje, justamente pelo vento de norte visto pelos vetores. Na última figura, segunda-feira pela manhã, observe a queda das temperaturas desde o Planalto catarinense. Isso acontece devido a formação de uma frente fria, trazendo na sua retaguarda um ar mais frio e seco. Esse ar frio é impulssionado pelo ciclone extratropical, que estará com  pressão atmosférica de 987 hPa sobre o alto mar.



Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar
A frente fria comentada não deve provocar chuva expressiva sobre SC, sendo previsto apenas 10mm na divisa com o RS e litoral. As temperaturas mínimas devem cair, mas nada de frio intenso.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

FRENTE FRIA TORNA-SE FRENTE ESTACIONÁRIA SOBRE SC

A frente fria que chegou ao território catarinense ontem a noite, provocando temporais no oeste e divisa com o RS, se tornou estacionária hoje entre o oeste e sul de Santa Catarina, como pode ser visto na carta sinótica do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), onde são descritos as pressões a superfície e os sistemas atuantes as 12h (UTC). A  linha alternada entre azul e vermelho, com "dentes" em azul e semicírculos em vermelho representa a frente estacionária.


No mapa de análise de ventos  e temperatura  de superfície abaixo, das 12h UTC (-3 horas no Brasil) podemos perceber que no RS os ventos estão com direção sudeste, enquanto que em SC eles apresentam direção noroeste. Esse comportamento indica um padrão bem claro de frente estacionária, pois nem a massa de ar frio e a massa de ar quente conseguem avançar. Note que o ar frio fica retido no RS, ao passo que no território catarinense predomina um ar mais quente.
Na imagem abaixo, fornecida pelo satélite GOES-12  no mesmo horário da carta sinótica, no canal visível, podemos ver claramente o sistema sobre a região citada através da nebulosidade.


Com essa situação, o dia de hoje, assim como previsto pelo Ciram e também outros institutos de meteorologia, foi chuvoso na maior parte de Santa Catarina. Na foto abaixo, capturada de uma webcam instalada na Lagoa da Conceição em Florianópolis, controlada pela empresa Frank Ilha, podemos ver o céu da capital encoberto por nuvens.


Os acumulados mais significativos até agora se dão justamente na região da frente estacionária, sobretudo no oeste, meio-oeste e parte do sul do Estado. Para se ter uma idéia, nas últimas 24 horas a estação do Ciram(Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) na cidade de Timbé do Sul já acumulou 93,8mm de chuva, quase o total esperado para o mês de julho inteiro que é de até 110mm. Caminhando para a região oeste, temos no mesmo período 86,1mm de chuva acumulados em Chapecó. Abaixo você confere os demais valores de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em Santa Catarina:

CidadeChuva 24 horas (mm)
Timbé do Sul93,8
Chapecó86,1
Ouro83,8
Xanxerê73,0
Celso Ramos67,8
Morro da Igreja67,0
Piratuba64,0
São Joaquim63,4
Novo Horizonte60,2
Abdon Batista57,2
Concórdia52,8
Campo Belo do Sul51,4
Curitibanos48,6
Criciúma47,2
Nova Veneza46,8


A imagem de satélite das 21h:45, agora pouco, mostra que as nuvens da frente estacionária sofreram um deslocamento muito pequeno em relação ao início do dia sobre SC. No momento, com excessão do oeste, chove em algumas cidades de todas as regiões catarinenses, especialmente no Vale, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Norte do Estado.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, FRANK ILHA.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DO FRIO PARA O CALOR, DO CALOR PARA A CHUVA!

Nos últimos dois dias o vento forte de norte/noroeste em baixos níveis, o chamado Jato de Baixos Níveis, localizado em torno de 1500 metros de altitude, contribuiu para o ingresso de ar mais quente em Santa Catarina, assim como na região Sul do Brasil. Na análise de Linhas de Corrente e Magnitude do Vento em 850 hPa (1500m de altitude) podemos ver claramente esse jato, notando também os ventos fortes com velocidade superior a 90km/h associado a ele. (Clique para ampliar).
Por conta disso, o vento hoje foi intenso no planalto e até também na planície litorânea. As rajadas mais fortes se deram em São Joaquim com 73,8km/h as 14h, em Novo Horizonte com 70,5km/h as 16h, em Dionísio Cerqueira com 69,4km/h as 19h e em Siderópolis as 15h com 53,3km/h. Agora pouco, as 23h, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instalada no Morro da Igreja em Urubici (1800 metros de altitude) registrou rajada de vento de 123,5km/h, indicando a força do Jato nessa altitude.

Com o ingresso de ar quente, por consequência as temperaturas se elevaram absurdamente em relação aos dias anteriores, quando o estado tinha mínimas negativas e temperaturas máximas que não superavam os 15ºC!  Para se ter uma idéia, hoje as temperaturas máximas alcançaram os 31,7ºC, isso mesmo, 31,7ºC em Morro Grande no sul do Estado, de acordo com a estação automática do Ciram! Confira as máximas mais altas hoje no Estado catarinense na tabela a seguir.

CidadeTemp (ºC)
Morro Grande31,7
Criciúma31,4
Turvo31,0
Jacinto Machado30,8
Meleiro30,5
Araranguá29,1
Concórdia27,7
Chapecó27,5
Joaçaba25,8

Como o ar frio ainda permanece sobre o território argentino e uruguaio, o encontro deste com o ar quente vindo de norte provocou a formação de uma frente fria. No mapa abaixo, podemos ver o contraste de temperatura bem no sul do RS as 12h (UTC) de hoje (Clique para ampliar).


A formação das nuvens foi muito rápida. Na sequência de imagens de satélite podemos acompanhar desde a formação da frente fria, até sua chegada agora a noite na divisa do RS com o território catarinense:


A chegada desta frente fria já provocou chuva associada a temporais isolados no oeste catarinense. De acordo com o INMET, houve já acumulado de chuva de 23,2mm em São Miguel do Oeste, 22,4mm em Chapecó e 20,2mm em Dionísio Cerqueira até as 23h. Em Concórdia, apesar do valor baixo de chuva, a temperatura que as 21h era de 24,4ºC, caiu para 17,8ºC as  23h. Há registro de descargas elétricas na região, evidenciadas pelo mapa abaixo, fornecido pela rede de detecção de descargas elétricas Rindat.


A Epagri-Ciram prevê uma quinta-feira com chuva em Santa Catarina. Pode chover até 50mm no oeste, meio-oeste, planalto sul e sul do Estado. Nas demais áreas acumulados mais moderados. Veja no mapa abaixo:


DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, RINDAT.

terça-feira, 20 de julho de 2010

O SUPER ANTICICLONE POLAR DE 2007 E O DA ÚLTIMA SEMANA

Nesta semana vimos algo espetacular do ponto de vista meteorológico. O frio chamou a atenção, não apenas pela sua intensidade que foi fortíssima, mas também pela sua grande área de atuação, matando até agora cerca de 80 pessoas. Foram registradas temperaturas de até -12ºC em algumas partes da Argentina. Não bastasse isso, a super onda de frio avançou e segundo a empresa MetSul meteorologia ultrapassou a linha equatorial. Para se ter uma idéia, em Roraima, extremo norte do Brasil, a mínima na capital Boa Vista foi de incríveis 20,9ºC, o que é significativo para a região que enfrenta calor praticamente durante todo o ano. Em Manaus, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima foi de 21ºC, o que causou surpresa da população.

No Acre, segundo o INMET, a friagem causada pela massa de ar polar derrubou a temperatura mínima para 8,2ºC no dia 19 em Epitaciolândia! A máxima na cidade foi de 25,5ºC. Para se ter a idéia da intensidade desse frio para os acreanos, até o dia 11 de julho, Epitaciolândia tinha temperaturas mínimas em torno dos 22ºC, ou seja, o comum para o clima amazônico. Em Rondônia, a cidade menos quente do Estado, Vilhena, registrou mínima de apenas 7,6ºC no dia 17, sendo que a temperatura máxima nesse dia não ultrapassou os 15,5ºC. Em Ariquemes, também em RO, a mínima no dia 18 foi de apenas 12,5ºC.

No centro-oeste, segundo o portal G1, mais de mil cabeças de gado morreram em virtude do frio intenso. De acordo, com o INMET, a temperatura mínima em Cuiabá-MT chegou a 9,6ºC no dia 17, sábado. No litoral de São Paulo, cerca de 300 pinguins morreram. De acordo com biólogos a causa é a corrente marítima muito fria que acompanhou a massa de ar frio.

Em Santa Catarina houve ocorrência de neve em São Joaquim, Luzerna e São Miguel do Oeste. No Rio Grande do Sul o fenômeno se manifestou em Santana do Livramento, Canela, Bom Jesus e Ausentes. No Paraná houve precipitação nival em Pitanga e Prudentópolis.

Pela América, ocorreu o inusitado, como neve no Chaco Boliviano, além da presença forte do fenômeno no norte da Argentina, como em Tucuman, Salta, e San Salvador de Jujuy. Nevou também em Buenos Aires, no Mar del Plata e em Montevideo no Uruguai.

Se analisarmos a carta sinótica feita pela Marinha Brasileira, com base em dados observados, veremos que o anticiclone polar avançou muito. Porém o que mais chamou a atenção foi o alto valor de pressão que o sistema conseguiu adquirir e manter, com valor central de 1044 Hectopascais, mesmo chegando até a região de Buenos Aires. Confira abaixo (clique na imagem para ampliar):


Não são todos os anos em que vemos pressões tão altas em latitudes médias como vistas nos últimos dias. Em Florianópolis, por exemplo, pelo menos por 3 dias a pressão atmosférica ficou entre 1030 e 1032 hPa, valor comumente obtido em centros e alta pressão típicos de inverno.

Contudo, não é tão raro assim esse tipo de situação. Para comprovar, reservei uma carta sinótica, também da Marinha do Brasil, no dia 28 de julho de 2007, quando também um super anticiclone polar avançou pela Argentina e chegou com pressão de 1040 hectopascais na região de Buenos Aires. Veja a carta a seguir (clique na imagem para ampliar):


Mediante a reanálise do National Centers for Environmental Prediction (NCEP), gerei um mapa de temperaturas em superfície das 12 horas UTC do dia 28 de julho de 2007. Veja (clique na imagem para ampliar):
Segundo o mapa, em boa parte da Argentina as temperaturas apresentavam valores inferiores a -9ºC até 3ºC, com excessão do nordeste daquele país onde favia mais de 6ºC positivo. Não há notícias de neve nesse período. No entanto, de acordo com dados do código aeronáutico METAR, o aeroporto de Mar del Plata no dia 28 de julho de 2007 as 03h UTC, registrou chuva moderada com temperatura de 2ºC. No norte da Argentina, San Salvador de Jujuy teve chuvisco moderado com 0ºC no dia 03 daquele mês.

No Brasil, a madrugada de 29 de julho de 2007 foi lembrado pelo frio abaixo de zero em várias cidades sulinas, com geada ampla. Em SC, as menores marcas foram de -7,0ºC no distrito do Cruzeiro em São Joaquim, -5,6ºC em Lages e -5,0ºC em Caçador. Até em Florianópolis fez bastante frio, com apenas 2,5ºC.

No Sudeste do Brasil, o Estado de São Paulo apresentou mínimas muito baixas naquele dia, muito diferente da onda de frio desse ano de 2010 onde praticamente não fez frio no Sudeste. A mínima em Campos do Jordão chegou a -2,3ºC no dia 29 de julho de 2007. Na capital paulista a temperatura mais baixa foi de 5,1ºC. No aeoporto de Guarulhos a mínima acusou 3,0ºC. Em Taubaté fez 3,5ºC.

Já no norte, a friagem daquele daquele ano não foi tão intensa, fazendo mínima de 13,8 em Cabixi-RO, de acordo com dados do INMET.

O que muita gente da região Sudeste do Brasil, principalmente os amantes do frio, perguntam neste julho de 2010, sobretudo nessa última semana é o porque de o ar polar ter ultrapassado a linha equatorial mas por contrapartida não conseguir extender-se pela região Sudeste do país, mesmo o anticiclone ter "ancorado" na mesma região em ambos os anos?. A explicação mais obvia seria que essa de 2010 teria sido muito continental em relação a de 2007. Porém é válido ressaltar a TSM (Temperatura Superficial do Mar) em julho de 2007 e nesta última semana que passou.



Note que em julho de 2007 não havia praticamente anomalia positiva no oceano Atlântico na costa Brasileira como se observa agora em julho de 2010. Ou seja, com águas mais quente que a média, que se apresentam agora, o termo diabático da teoria de Sutclif, muito conhecida entre os meteorologistas, entra em ação, havendo a troca de calor entre o oceano e a massa de ar polar, enfraquecendo-a nessa região. Contudo isso somente não pode ser o motivo principal.

A postagem de hoje pode ser encarada como uma reflexão do que já passou, para podermos entender o que está ocorrendo no momento. Nenhuma massa de ar frio é igual a outra, mas de anos em anos, não todos os anos, elas ficam bem semelhantes. Por isso antes de afirmar qualquer dado sobre recordes e fatos impressionantes, é preciso buscar no passado uma explicação para o presente.

DADOS: INMET, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, NCEP, METSUL, MARINHA DO BRASIL, G1, DE OLHO NO TEMPO.

sábado, 17 de julho de 2010

CAVADO INVERTIDO MANTÊM CHUVAS EM SANTA CATARINA

Hoje foi mais um dia frio em Santa Catarina, no entanto o que se destacou novamente foram os valores de temperaturas máximas, que sequer ultrapassaram os 16ºC em todo o território catarinense. De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a máxima hoje em São Joaquim não passou dos 10,1ºC. As mínimas não foram negativas, sendo registrado 1,6ºC no Morro da Igreja em Urubici e 2,2ºC em Urupema.

Entretanto, nota-se que o ar frio está aos poucos perdendo força.O motivo é a  formação de um cavado na borda do sistema de alta pressão, que hoje segundo a análise do CPTEC estava com 1042 hPa as 9 horas da manhã na região de Buenos Aires. Esse sistema causa advecção quente de temperatura, evidenciado no mapa de temperatura  a 2 metros e pressão atmosférica ao nível médio do mar, através da "lingua" de ar mais quente (cor amarelada) entrando na região Sul do Brasil.


O mesmo cavado associado a fortes ventos em altitude, provocou mais um dia chuvoso em Santa Catarina, com acumulados em 24 horas de 53,2mm em Joinville, 43,9mm em São Francisco do Sul, 39,8mm em Itapoá, 36,4mm em Rio do Oeste, 27,4mm em Timbé do Sul e 27,2mm em Massaranduba,

A oeste da Cordilheira dos Andes está um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um sistema fechado de baixa pressão em altitude elevadas. Na imagem abaixo, da análise do modelo de previsão numérica de tempo Eta20km, pode-se notar o sistema (área com circulação de ventos no sentido horário).

Esse sistema deve se deslocar para leste nas próximas horas e intensificar o cavado, provocando aumento na intensidade das chuvas. Para o Estado catarinense, o modelo Eta, disponível na Epagri-Ciram, sugere acumulados de chuva de até 50mm no oeste e abaixo de 30mm nas demais áreas até segunda-feira, como mostra o mapa abaixo.


Neste momento, as nuvens com mais desenvolvimento vertical cobrem
o sul e parte do leste de SC, RS, Uruguai, nordeste da Argentina e parte do Paraguai. Veja na imagem de satélite abaixo:


A Metsul mostrou em seu blog um modelo de previsão e tempo que insiste em prever neve para o sudoeste do Paraguai nas próximas horas. Vamos aguardar! Até mais!

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, METSUL, CPTEC/INPE

sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTÓRICA MASSA DE AR POLAR TRAZ CHUVA CONGELANTE E TARDE MAIS FRIA DO ANO PARA SANTA CATARINA

Antes de começar a falar de hoje, quero enfatizar o registro de neve ontem a noite no interior de São Joaquim, segundo a MetSul. Além dela, nevou fraco também no bairro São Gotardo em São Miguel do Oeste, de acordo com o nosso colaborador do blog Gabriel.

Assim como ontem e quarta-feira, a histórica onda de frio que abrange quase toda a América do Sul, chegando até o Acre onde fez menos de 14ºC, provoca cenários incríveis e espetaculares, como esses, mostrados hoje no Morro da Igreja em Urubici, pelas fotos abaixo de Marcelo Albieri e Caio Souza, as quais estão no site da empresa MetSul Meteorologia.


A mínima lá no alto do Morro da Igreja foi de -2,8ºC na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Em São Joaquim a mínima foi de -0,3ºC na estação do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), mesmo com a forte cobertura de nuvens e chuva. No entanto o que marcou mesmo hoje foram as temperaturas máximas muito baixas sobre o Estado catarinense, sendo considerada a tarde mais fria do ano em muitas cidades. Confira as temperaturas máximas de hoje, segundo o Ciram.

CidadeTemp (ºC)
Florianópolis 14,2
Urussanga11,4
Ituporanga9,7
Rio do Campo8,4
Caçador7,6
Rio Negrinho7,0
São Miguel do Oeste6,4
São Joaquim4,0

Na imagem de satélite das 23h no canal infravermelho colorido, podemos ver a cobertura de nuvens sobre Santa Catarina, formada por um cavado (área alongada de baixa pressão) em altitude e o Jato Polar Norte, que são ventos fortes em altos níveis da troposfera.


A alta pressão muito forte comentada ontem, está no centro da Argentina, com pressão de 1042 hPa, o que segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), é o maior valor de pressão registrado nessa área em toda esta década. Esse sistema, reforça o ar frio, principalmente no oeste do Brasil, fazendo o frio chegar até o Acre. No Sul do Brasil, esse reforço manteu o frio e temperaturas negativas em alguns pontos, além de ter favorecido a neve e chuva congelante. No mapa de análise de pressão ao nívei médio do mar, podemos ver bem o centro desse anticiclone.


Para as próximas horas a previsão é de chuva em Santa Catarina, como mostra o mapa de previsão de chuva abaixo.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, METSUL

quinta-feira, 15 de julho de 2010

FRIO EXTREMO E REGISTRO DE NEVE EM SANTA CATARINA

A espetacular onda de frio que cobre boa parte do continente sul-americano proporcionou mais uma madrugada e manhã com temperaturas abaixo de zero grau em Santa Catarina. Em Urupema, onde ontem havia feito incríveis -7,8ºC, hoje registrou -7,7ºC. A menor temperatura registrada no Brasil esse ano com certeza é lá, onde em todas as últimas ondas de frio vem quase que liderando o ranking de cidades mais frias de 2010. Na foto abaixo podemos ver uma cachoeira congelada em Urupema, em virtude desse frio extremo.


Em São Joaquim, a estação meteorológica automática da empresa Climaterra teve temperatura mínima de -6,7ºC, sendo a menor desse ano na cidade e a segunda menor do ano no Brasil. Nas outras localidades de São Joaquim, também negativou, tendo registro de -5,8ºC na vinícola Pericó, -4,6ºC no distrito do Cruzeiro, -4,2ºC no Vale da Neve e -3,4ºC na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na foto abaixo, podemos ver o segundo dia consecutivo com geada na cidade mais fria do Brasil.


Confira na tabela abaixo os valores mínimos de temperatura observados hoje em Santa Catarina, nas estações da Climaterra, Epagri-Ciram e Inmet.

CidadeTemp (ºC)
Urupema (Ciram)-7,7
São Joaquim (Climaterra)-6,7
Caçador (Inmet)-4,3
Curitibanos (Inmet)-3,7
Joaçaba (Inmet)-3,1
Campo Belo do Sul (Ciram)-2,6
Lages (Inmet)-2,4
Rio do Campo (Inmet)-2,1
Morro da Igreja (Inmet)-2,0
Abdon Batista (Ciram)-1,7
Água Doce (Ciram)-0,6
Ituporanga (Inmet)-0,3
Anitápolis (Ciram)0,1
Jacinto Machado (Ciram)1,8
Timbé do Sul (Ciram)1,9
Criciúma (Ciram)2,9
Morro Grande (Ciram)3,5
Indaial (Inmet)4,5
Itajaí (Ciram)5,8
São Francisco do Sul  (Ciram)6,5
Florianópolis (Ciram)7,7

Após uma manhã gelada e de céu limpo, instabilidades formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão) cresceram e avançaram em direção a Santa Catarina a partir da divisa com o PR. Pouco antes do meio-dia cidades próximas ao Estado paranaense já acusavam chuva. Veja na imagem de satélite as nuvens formadas, mediante o satélite GOES12 no canal visível.


Tal cobertura de nuvens associada ao frio muito intenso presente sobre a região, além de outros fatores como  o ponto de congelamento do vapor d'água que está em níveis mais baixos da troposfera, provocaram precipitação de neve, registrada em Luzerna, no meio-oeste catarinense próximo de Joaçaba. O fenômeno começou as 10h e segundo o Ciram durou 20 minutos. Abaixo você confere a localização de Luzerna, pouco habituada com neve.


Como Luzerna não possui estação meteorológica, peguei dados da estação do INMET em Joaçaba. No printscreen dos dados (clique na imagem para ampliar), note que as 13h UTC (10h local) havia precipitação de 0,2mm com temperatura de -0,1ºC e umidade relativa de 100%, evidenciando um característica de precipitação nival na região, porém fraca. Tanto é que na entrevista do grupo RBS com moradores, eles mesmo contaram que foi bem fraca e isolada a neve.


Até o fim da tarde praticamente todo o território catarinense estava com céu encoberto e chuva em alguns pontos, principalmente no litoral e proximidades com o PR. O maior acumulado de precipitação se deu na estação do Ciram em Joinville com 36 milímetros, seguida de São Francisco do Sul com 22,1mm. O que impressionava e já era previsto pelos meteorologistas era um sistema de alta pressão muito intenso e com valor alto de pressão deslocando do sul para o norte do território Argentino. Na carta meteorológica de superfície, da análise do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos ver o sistema com 1041 hPa (Hectopascais) na região de Bariloche.


Segundo dados de Metar, esse centro de Alta Pressão já estava as 23h em Córdoba, centro-norte da  Argentina, com valor de 1042 hPa. Como consequência, os ventos ficaram novamente intensos em Santa Catarina, o que junto a nebulosidade e chuva, deixaram o dia mais gélido ainda. As maiores rajadas de vento foram em São José com 38,2km/h, em Chapecó com 37,4km/h e em Dionísio Cerqueira com 33,8km/h.

De acordo com a MetSul meteorologia, as 19h:15 houve breve precipitação de neve em São Joaquim. Agora pouco, por volta das 21h, o distrito do Cruzeiro, interior de São Joaquim, também registrou queda de flocos de neve, com temperatura de -1ºC. Já é o quarto episódio de neve em Santa Catarina neste ano de 2010.

A previsão é de uma sexta-feira chuvosa em Santa Catarina. De acordo com o Ciram, há chance média de neve no oeste, meio-oeste e planalto sul catarinense, onde as temperaturas  mínimas estarão entre 0 e -2.

DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, METAR, DIÁRIO CATARINENSE.