Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de agosto de 2010

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO NO MAR FAVORECE MAIS UMIDADE NO LITORAL, COM CHUVISCOS E NEVOEIROS

Mais um dia dividido em Santa Catarina. Durante a madrugada e início da manhã a nebulosidade predominou mais no leste catarinense, com registro de chuva fraca. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), os acumulados chegaram aos 1,4mm em Itajaí, 0,5mm em São Francisco do Sul, 0,4mm em São José e Jacinto Machado. Pela manhã, o sol já conseguia aparecer no sul do Estado mas com nebulosidade associada também e nevoeiros no nordeste catarinense, como mostra a imagem do satélite Terra com o sensor MODIS as 9 horas.


O que provocou essa nebulosidade e até chuva, foram os ventos de leste a sudeste provindos do mar a partir de um sistema de alta pressão sobre o oceano Atlântico, o qual está com pressão central de 1036 hPa, um valor considerável. No gráfico da estação do Ciram em Itajaí no litoral norte, é possível constatar o predomínio do vento de leste a sudeste.


A foto abaixo, registrada hoje pela manhã em Itajaí por Cristhyan Corrêa do site Terra Waves, denota bem o tempo encoberto que estava no município, assim como toda a região.


Por outro lado em todo o interior de Santa Catarina nada de nuvens. Naquela imagem de satélite pela manhã, já era possível detectar alguma névoa seca sobre o oeste. Segundo o CPTEC/INPE, havia alguma quantidade já de fumaça na região, porém muito menos que nos últimos dias. O triste é ver que na imagem aparece um ponto vermelho sobre o meio-oeste e planalto sul, indicando já focos de queimadas pela manhã nessas áreas.

Durante a tarde, com o aquecimento do continente, as nuvens que já eram rasas acabaram se dissipando ao poucos e o sol conseguiu aparecer. Havia apenas nuvens ainda sobre parte do litoral norte e do interior da Grande Florianópolis. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS, podemos ver essa situação e também salientar o número maior de focos de queimadas no território catarinense.


Com o tempo mais seco sobre o interior, a umidade relativa voltou a cair, acusando pela tarde 34% em Caibi e 33% em São Miguel do Oeste, ambas no oeste do Estado. As temperaturas se elevaram alcançando até 32,3ºC em Caibi. Porém as áreas muito próximas ao mar tiveram temperaturas mais amenas como em São Francisco do Sul onde fez 21,4ºC, seguida de Laguna que teve 18,9ºC de máxima. Pelo estado, as temperaturas máximas mais altas foram:

CidadeTemp. máx (ºC)
Caibi (Ciram)32,3
Chapecó (Ciram)29,4
Concórdia (Ciram)29,1
Criciúma (Ciram)28,8
Urussanga (Inmet)28,2
Jacinto Machado (Ciram)27,2
Dionísio Cerqueira (Inmet)27,1
Joaçaba (Inmet)26,9
Massaranduba (Ciram)25,5
Celso Ramos (Ciram)25,4

No final da tarde, já pelas 17 horas, o ar se resfriava rápidamente no leste, o que aliado ao ar marítimo úmido transportado por ventos agora de nordeste, formaram muitos nevoeiros sobre a região, como mostram as fotos abaixo tiradas por mim em Florianópolis e região. Note a BR282 ao fundo quase coberta pelo nevoeiro, além de prédios e morros.


O tempo seco e quente deve continuar sobre boa parte de Santa Catarina. Segundo o Ciram, a quarta-feira deve ter temperaturas de até 30ºC pelo Estado. Chance de novos nevoeiros. No sábado o tempo muda definitivamente, com previsão de temporais e chuvas fortes. Volta a esfriar de domingo em diante.

Acompanhe no link "FURACÕES", as últimas notícias sobre o furacão Earl que amaeça Bahamas e costa leste dos EUA.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, TERRA WAVES.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TEMPO INSTÁVEL NO LESTE E SECO COM CALOR NO INTERIOR

O tempo hoje em Santa Catarina ficou dividido. No oeste e meio-oeste, predomínio do sol com poucas nuvens e temperaturas altas, chegando até a fazer calor no extremo oeste do Estado. Confira na tabela abaixo as temperaturas máximas registradas hoje nessas áreas, segundo as estações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

CidadeTemp. máx (ºC)
Chapecó (Ciram)29,9
Concórdia (Ciram)28,8
Dionísio Cerqueira (Inmet)28,6
Caibi (Ciram)28,0
São Miguel do Oeste (Inmet)27,0
Joaçaba (Ciram)26,6
Novo Horizonte (Ciram)26,3

Já no leste do Estado, houve maior cobertura de nuvens estratificadas, ou seja, sem grande desenvolvimento vertical. Essa nebulosidade provocou chuva, principalmente no sul do Estado. Os acumulados de chuva estão na tabela a seguir, com destaque para Timbé do Sul, com mais de 17 milímetros:

CidadeChuva (mm)
Timbé do Sul (Ciram)17,6
Turvo (Ciram)8,8
Meleiro (Ciram)7,2
Morro Grande (Ciram)5,4
Araranguá (Inmet)4,4
Nova Veneza (Ciram)3,2
Criciúma (Ciram)2,8
Laguna (Ciram)2,4
Itapoá (Ciram)1,2

As temperaturas consequentemente não subiram muito, chegando a 21,4ºC em Florianópolis, 21,2ºC em Indaial, 20,9ºC em Massaranduba, 20,8ºC em Itajaí, 18,8ºC em Urussanga, 18,1ºC em Lontras, 16,9ºC em Anitápolis e 16,7ºC em Jacinto Machado. A foto abaixo mostra como estava o céu de Florianópolis na tarde desta segunda-feira, penúltimo dia de agosto.


Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a nebulosidade sobre o leste e entender o que a provocou. 


Primeiramente o que tinhamos era um cavado invertido (área alongada de baixa pressão), representado pelos traços preto na imagem, que provocava nuvens no RS e também influenciava o extremo sul catarinense, daí a chuva mais intensa em Timbé do Sul. O cavado favorecia o escoamento de ventos de leste/sudeste vindos do sistema de alta pressão no mar, o qual mantinha um ar mais frio sobre a parte oceânica. Esse ar frio e úmido chega no leste catarinense e formava nuvens. Já no interior catarinense o predomínio era do ar quente e seco.

Com esse ar novamente seco e quente, voltou a ter alguns focos de incêndio e fumaça no ar sobre o oeste. A tendência segundo o Ciram, é de tempo bom ao longo da semana, mudando bruscamente no sábado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM.

domingo, 29 de agosto de 2010

FRENTE FRIA NO LESTE E CAVADO NO INTERIOR DE SC

A frente fria prevista pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), entrou pelo leste catarinense no dia de hoje. A estação meteorológica do Ciram em Criciúma, registrou a virada do vento para sudoeste as 9 horas da manhã deste domingo, como pode-se observar no gráfico abaixo. (clique na imagem para ampliar)


A nebulosidade aumentou no sul do Estado, mas não houve registro de chuva segundo as estações do Ciram e Inmet. Por outro lado, do centro ao oeste do Estado, a falta de gradiente (diferença) de temperatura e o ingresso de umidade da Amazônia a 1500 metros de altitude para o Sul do Brasil, manteram um cavado invertido (área alongada de baixa pressão). Com isso os ventos nessa área viraram para leste a sudeste, que podem ser comprovados no gráfico da estação do Inmet em São Miguel do Oeste.


Houve formação de nuvens com alto desenvolvimento vertical no oeste e meio-oeste. No entanto durante todo o dia de hoje, mesmo com essa nebulosidade, não houve sequer um pingo de chuva no oeste. Na imagem de satélite abaixo, no canal infravermelho realçado do satélite GOES12 as 20h:30, podemos observar essas nuvens, destacando temperaturas de até -50ºC no topo delas.


Estudos feitos pelo professor Daniel Rosenfeld, da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), indicam que a fumaça proveniente de queimadas pode diminuir a eficiência da precipitação. Isso em virtude de as nuvens nessas condições estarem cheias, porém com góticulas muito pequenas de água, sendo assim menos densas e dificultando sua precipitação até o solo. Olhando o mapa de fumaça acumulada nas últimas 24 horas, vemos a quantidade enorme que havia sobre o oeste do Estado, alcançando 125 microgramas por metro cúbico.


Agora a noite, com uma certa diminuição na concentração de poluentes, houve registro de chuva fraca em Caibi, com acúmulo de apenas 2,4 milímetros e São Miguel do Oeste com 1,0 milímetros. No Planalto Sul quem registrou chuva também fraca foi Urubici com apenas 0,3 milímetros. Nas outras regiões apenas aumento de nuvens, sendo que em algumas a noite é de poucas nuvens e a lua minguante aparecendo. Sobre a Grande Florianópolis e Litoral norte, a proximidade da frente fria deu um aspecto diferente no céu em relação aos dias anteriores, com nuvens do tipo altocumulus (médias) e cirrus (altas). Confira mais nas fotos tiradas hoje a tarde na capital catarinense.


Com a maior variação de nuvens, as temperaturas hoje não se elevaram tanto desde o oeste ao sul do Estado, ficando com máxima de 25,1ºC em Caibi, 25,0ºC em Joaçaba, 24,3ºC em Chapecó e 24,1ºC em Jacinto Machado. Já na parte norte do sul do Estado, Grande Florianópolis e litoral norte fez um pouco mais de calor, registrando 26,8ºC em Criciúma, 26,4ºC em Massaranduba, 25,9ºC em Urussanga e 25,5ºC em Anitápolis. 

ENQUANTO ISSO NO MUNDO:

O furacão Danielle foi rebaixado pra categoria 1 na escala Saffir-Simpson, com ventos de 129,6km/h. O sistema não oferece perigo e segue em alto mar no sentido nordeste. Já a tempestade tropical Earl ganhou força e evoluiu para furacão com categoria 1 na manhã de hoje. Porém nesta noite, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Earl evoluiu para categoria 2, com ventos sustentados de 157,4km/h. Além disso teve deslocamento rápido e já se encontra sobre as Ilhas Virgens na América Central, como pode-se ver na imagem de satélite abaixo.


O mapa abaixo mostra a rota do furacão nos próximos dias, chegando a categoria 4 em alto mar a nordeste do Haiti e República Dominicana.


DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, NHC, WUNDERGROUND,

sábado, 28 de agosto de 2010

MASSA DE AR SECO AINDA PROVOCOU TEMPO SECO NA MAIOR PARTE DE SC

Com a presença da massa de ar seco predominando sobre Santa Catarina, a maior parte do Estado teve sol no dia, mesmo que coberto por uma fina camada de névoa seca. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS, é possível identificar essa névoa, pois o continente mal consegue aparecer, mesmo com sol.


No entanto, pela imagem é visível a cobertura maior de nuvens no Vale do Itajaí e litoral norte do Estado. Ela se dá devido ao vento de sudeste a leste que atuou durante este sábado nessa região. Assim o dia foi mais nublado e com temperaturas mais amenas, chegando aos 21,6ºC em Itapoá, 21,0ºC em Itajaí, 20,3ºC em São Francisco do Sul e 20,0ºC em Lontras. Na foto abaixo tirada em Itajaí pelo surfista Cristhyan Corrêa do site Terra Waves, podemos notar essa cobertura de nuvens, além de um intenso nevoeiro sobre o mar.


Observando o gráfico abaixo, da estação meteorológica automática do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), vê-se claramente o predomínio de ventos de sudeste a leste em Itajaí. (clique na imagem para ampliar)


Na Grande Florianópolis, as temperaturas subiram mais, devido a presença do sol. Porém não passaram dos 25ºC, justamente em virtude da névoa seca que impede a elevação das temperaturas. Pelo gráfico da estação do Ciram na capital catarinense, note que os ventos estavam do quadrante norte. (clique na imagem para ampliar)


Olhando para aquela imagem de satélite mostrada no início dessa postagem, nota-se nuvens no sul do Estado  e toda a divisa com o RS. No entanto são na maioria nuvens altas do tipo cirrus e cirrustratus, causadas pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes lá no alto da troposfera. No extremo sul catarinense, houve mais nuvens desenvolvidas pela manhã, em virtude do cavado invertido que se encontra no RS. Chegou a chover isoladamente, com acúmulo de 1,2 milímetros em Timbé do Sul. Como as nuvens altas não impedem o aparecimento do sol, as temperaturas se elevaram durante o dia no sul, oeste e meio-oeste do Estado, como mostra a tabela de temperaturas máximas abaixo.

CidadeTemp. máx (ºC)
Caibi (Ciram)30,4
Chapecó (Ciram)30,3
Dionísio Cerqueira (Inmet)28,4
Criciúma (Ciram)27,8
Joaçaba (Inmet)27,5
Concórdia (Ciram)26,8
Novo Horizonte (Ciram)26,5
Morro Grande (Ciram)25,9
Urussanga (Inmet)25,8
Jacinto Machado (Ciram)24,9
Abdon Batista (Inmet)24,7

O cavado invertido (área na borda de um anticiclone onde o ar tem pressão mais baixa que o ar vizinho) nesta noite de sábado se encontra ainda sobre o RS, porém mais deslocado para o sul daquele estado, como pode-se ver na imagem do satélite GOES12, ilustrada com o sistema através de traços pretos.


Com isso a nebulosidade diminuiu no extremo sul do Estado, assim como a quantidade de nuvens altas sobre o sul e divisa com o RS. Isso em função do deslocamento do Jato Subtropical também mais para sul. Na imagem também podemos identificar nebulosidade sobre o litoral norte da Argentina, associada a uma frente fria.

A tendência é que a frente fria sobre a Argentina avance pelo litoral da região sul nesse domingo, provocando chuva e temporais devido ao encontro com o ar quente de norte, que é trazido pelas correntes de jato de baixos níveis (ventos fortes vindos da Amazônia). Porém o essa frente fria deve ser desviada para o alto mar. O sistema de alta pressão pós frontal deve ganhar o oceano já amanhã. No entanto um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) em altitude deve gerar um outro cavado invertido na borda leste do sistema de alta pressão citado. Esse cavado associado as correntes de jato em baixos níveis deve provocar chuvas fortes entre o RS e extremo sul de SC no início dessa semana. O sistema deve evoluir para uma frente quente, que predominará durante toda a semana. 

ENQUANTO ISSO NO MUNDO:

Alerta na América Central!

O furacão Danille neste sábado perdeu intensidade e está com categoria 2 na escala Saffir Simpson que vai até 5. Os ventos sustentados estavam com velocidade de 166km/h e o sistema se deslocava para norte-noroeste, passando muito próximo das Bermudas. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, Danielle deve mudar sua rota e seguir para nordeste no domingo, se convertendo para um ciclone extratropical devido ao encontro com águas mais frias. Entretanto, a tempestade tropical Earl avançou bastante em relação a ontem. Segundo o NHC, Earl está indo para oeste com ventos sustentados de 101,8km/h O preocupante é que na segunda-feira a tempestade deve evoluir para um furacão e deve passar pelas Ilhas Virgens e Porto Rico na América Central. Na terça-feira, Earl deve estar muito próximo da República Domincana e Haiti.

Na imagem de satélite abaixo, pode-se ver o furacão Danielle e a tempestade tropical Earl:


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, NHC, ACCUWEATHER, GSFC.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CAVADO INVERTIDO NO RS INFLUENCIA SUL E LITORAL CATARINENSE

O cavado invertido comentado ontem, (área na borda de um sistema de alta pressão onde o ar sofre uma queda de pressão atmosférica em relação ao ar vizinho) aliado as chamadas correntes e jato (ventos fortes) lá no alto da troposfera, provocou uma banda de nuvens entre o RS e sul de Santa Catarina. No Vale e litoral catarinense, a nebulosidade mais presente hoje foi provocada pelos ventos de sudeste e também pelas correntes de jato. Na imagem de satélite ao meio-dia de hoje, é possível identificar essa nebulosidade.


As nuvens com maior desenvolvimento vertical se encontram no território gaúcho, as quais inclusive provocaram temporal e granizo em Porto Alegre na madrugada de hoje. Voltando a falar sobre Santa Catarina, houve novamente registro de chuva, ainda em pouca quantidade. Segundo o Ciram, os maiores acumulados foram de 1mm em Jacinto Machado e Timbé do Sul.

As temperaturas não se elevaram tanto hoje nessas áreas mais nebulosas, ficando agradáveis e sem sensação de frio. O impressionante foi a significativa queda da temperatura máxima em Indaial com relação a ontem. Para se ter uma idéia, a tarde de ontem teve 29,5ºC, já hoje não passou de 20,4ºC. As máximas pelo restante do Estado ficaram em: 23,3ºC em Urussanga, 23,1ºC em Jacinto Machado, 22,7ºC em Meleiro, 22,1ºC em Morro Grande, 22,0ºC em Florianópolis e 20,6ºC em Itajaí. Além da nebulosidade, ainda havia nevoeiro marítimo, como mostra a foto abaixo tirada por Rogério Zara Straatmann do site Terra Waves em Imbituba, onde o horizonte próximo estava invisível.


Apesar desses ventos de sudeste em superfície, o que se verificava a 1500 metros de altitude eram ventos de noroeste por todo o Estado, assim como esteve nos últimos dias. Ou seja, o cavado invertido sobre nós mal consegue se manter acima dessa altitude. Na figura abaixo, com análise de direção dos ventos e temperatura em 850 hPa (1500 metros de altitude) do modelo numérico GFS, podemos comprovar isso.


Por isso mesmo assim houve transporte de poluentes (microgramas por metro cúbico) do interior do Brasil para o Estado catarinense, com maior quantidade no oeste e meio oeste, como pode ser visto na figura abaixo.


Por falar no oeste e meio-oeste, o maior predomínio do sol nessas áreas, além do norte e planalto norte, provocou temperaturas bem mais elevadas que o litoral e sul do Estado. De acordo com o Ciram, fez hoje 30,1ºC em Chapecó, 29,7ºC em Caibi, 27,9ºC em Xanxerê e Major Vieira, 27,1ºC em Novo Horizonte e 26,5ºC em Joaçaba.

Para o sábado a tendência é que o cavado invertido continue provocando variação de nuvens no sul e planalto sul, com chance de chuva fraca e muito isolada no extremo sul. A Epagri-Ciram prevê máximas de até 30ºC no planalto e em torno de 25ºC pelo leste. O interessante e preocupante fica para esse domingo, quando volta a chover em Santa Catarina, com alto risco de temporais com vendavais e queda de granizo, sobretudo na divisa com o RS. O que virá é uma frente fria da Argentina, que novamente deverá fica semi-estacionária e provocando chuvas fortes no centro-sul catarinense ao longo da próxima semana. O início de agosto pode trazer de volta o frio intenso.

ENQUANTO ISSO NO MUNDO:

O furacão Danielle adquiriu muita intensidade nesta sexta-feira, chegando a categoria 4 na escala Saffir-Simpson que vai até 5. A velocidade dos ventos estavam as 23h desta noite em 212km/h. A pressão no olho do sistema caiu para 942 hPa, o que é um valor muito baixo em furacões. Danielle se desloca para noroeste a 16,6km/h de velocidade de deslocamento. Está muito próximo das Ilhas Bermudas, como pode-se ver na imagem de satélite abaixo:


Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o furacão deve mudar sua rota e seguir para nordeste amanhã, se convertendo para um ciclone extratropical devido ao encontro com águas mais frias.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NHC, APOLO 11, TERRA WAVES.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PREDOMÍNIO DE SOL E NÉVOA SECA EM SANTA CATARINA

Os focos de queimadas no Brasil central já alcançaram um patamar preocupante há vários dias e vem piorando. Segundo os satélites ambientais operados pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), já foram detectado 40254 focos de queimadas esse ano no Brasil. O último ano em que houve um valor tão alto foi em 2007 quando foram detectados naquele ano 59915 focos. No entanto o período de seca no interior do país perdura climatologicamente até Outubro, ou seja, o número de focos pode aumentar e superar 2007. Acompanhe no mapa abaixo os pontos com focos de queimadas registradas nas últimas 24 horas, bem como a quantidade de fumaça no ar (microgramas por metro cúbico).



Note as manchas vermelhas entre a Bolívia, centro-oeste e sul da região norte do Brasil. Elas representam as áreas com maior quantidade de monóxido de carbono no ar. Note que delas segue um corredor até o Sul do Brasil, através de ventos de noroeste a 1500 metros de altitude, representados pela seta branca na figura. Observe que sobre Santa Catarina as cores entre azul claro e amarelo queimado, as quais indicam valores entre 40 e 80 microgramas por metro cúbico, um valor alto e responsável por essa névoa seca que deixou o dia fosco sobre o território catarinense. Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS em alta resolução, é possível notar essa névoa cobrindo o Estado. Veja:


Durante os últimos três dias, devido a névoa não é possível visualizar o Morro do Cambirela, que é o mais alto da Grande Florianópolis. Hoje a tarde tirei fotos de onde se encontra o morro, mas nada dele. Veja:


O pôr do sol sobre o Estado foi mais uma vez com coloração avermelhada indicando a concentração de fumaça no ar, como mostra a foto abaixo registrada hoje na capital catarinense.


Além da névoa, também houve nevoeiros marítimo e em cidades próximas do mar durante o início da manhã de hoje. Na foto a seguir, registrada pelo surfista Clóvis Albano do site Terra Waves, observe a paisagem embaçada, com o mar quase invisível sobre Navegantes no litoral norte catarinense.


No extremo sul do Estado, a situação foi diferente. Houve maior cobertura de nuvens como pôde ser visto na imagem do satélite Aqua, umidade relativa superior a 80%, vento de sudeste e registro de chuva, isso mesmo! Após 20 dias sem alguma gota d'água precipitando. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), choveu 3,6 milímetros em Jacinto Machado, 2,2mm em Timbé do Sul e 1mm em Morro Grande. É pouco, mas já é alguma coisa. As outras áreas do sul do Estado apresentam temperaturas mais agradáveis em relação ao início da semana, com máxima de 21,0ºC em Urussanga.

No litoral do Estado, o vento virou de noroeste/norte para sul/sudeste durante a tarde de hoje. Porém não houve reflexo em chuva. Apenas as máximas ficaram mais agradáveis nessa região, com valor de 21,4ºC em Florianópolis e 18,7ºC em São Francisco do Sul no litoral norte.

No restante do território catarinense fez calor, principalmente no oeste e interior do norte do Estado. Hoje até São Joaquim teve temperatura maior que muitas cidades do litoral e sul do Estado, fazendo 24,3ºC na cidade mais fria do país. Sobre o planalto as maiores temperaturas máximas foram: 29,9ºC em Massaranduba, 29,8ºC em Chapecó, 29,5ºC em Indaial, 28,3ºC em Caibi e Joaçaba, 27,5ºC em Curitibanos, 27,1ºC em Celso Ramos e 26,6ºC em Major Vieira. Os valores de umidade relativa nessas áreas também ficou muito baixo devido ao predomínio do tempo seco. De acordo com o Ciram os valores chegaram a 31% em Novo Horizonte, 31,8% em Campos Novos e 42% em São Joaquim.

O que temos configurado hoje no Sul do Brasil é um cavado invertido (área de baixa pressão) entre o RS e extremo sul de SC, que se derivou da frente semi-estacionária, como pode ser visto na ilustração abaixo (traços pretos).


A tendência é que esse sistema continue oscilando nessa área nos próximos dias. A partir de domingo a chuva volta a SC, acabando com esses 20 dias de seca. Isso devido a uma nova frente fria que antes será antecedida de um cavado em altitude. O Ciram indica inclusive temporais com granizo no domingo. Já para a sexta-feira, o sol continua atuando. Haverá presença de nevoeiros pela manhã e névoa seca durante o resto do dia. No extremo sul catarinense o sol consegue aparecer mais e não chove.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FRENTE SEMI-ESTACIONÁRIA NO EXTREMO SUL CATARINENSE

Hoje uma frente semi-estacionária permaneceu entre o norte do RS e extremo sul de Santa Catarina, provocando formação de mais nebulosidade, aumentando a umidade relativa e decaindo as temperaturas. Já no restante do Estado, o tempo seco predominou e fez calor, porém menos que ontem.

Fazendo uma comparação por meio de dados de estações meteorológicas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) podemos perceber melhor a fronteira de massas de ar frio e quente. Em Caibi no oeste, por exemplo, a máxima hoje chegou a 33,7ºC. Já em Jacinto Machado no extremo sul catarinense, a temperatura mais alta do dia foi de apenas 19,3ºC. O impressionante foi em Criciúma, onde a máxima que ontem alcançou os 37,5ºC,  hoje não passou dos 21ºC, justamente pelo mesmo motivo.

Na imagem do satélite Aqua com o sensor MODIS, feita na tarde de hoje, pode-se notar a nebulosidade mais acentuada sobre o sul e litoral sul catarinense, do tipo altostratus. Já sobre as outras áreas do leste eram nuvens do tipo cirrostratus. Essa nebulosidade mais alta é formada pela atuação do jato subtropical (ventos fortes em altitude) associado a frente semi-estacionária.


Por isso o céu hoje ficou com uma camada fina e branca, deixando o sol fosco. Além disso, havia uma névoa que deixava os morros embaçados. Essa névoa é decorrente ainda de poluentes da troposfera. O site de monitoramento de queimadas  do CPTEC/INPE, detectou uma considerável concentração de dióxido de enxofre e monóxido de carbono sobre a atmosfera do sul do Estado, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Meio-Oeste hoje. Veja:


Em Laguna, desde cedo o céu já estava encoberto por essas nuvens altas e uma névoa, que deixava o mar embaçado. Confira na foto do site Terra Waves.


No final da tarde, as nuvens engrossaram mais e evoluiram para altostratus, as quais junto a névoa causada por poluentes retidos na atmosfera, fez com que o sol ficasse com a coloração mostrada na foto abaixo, tirada em Florianópolis.




FALANDO DO BRASIL:


O número de focos de queimadas detectadas pelos satélites ambientais operados pelo CPTEC/INPE desde janeiro até o dia de hoje já chega 40111 em todo o Brasil. Só em Mato Grosso, estado líder em número de focos, já foram registrados 10798 focos de queimadas neste mesmo período. Para se ter uma idéia, mais de 50% desses focos se deram agora em agosto, nestes últimos 25 dias. Se fomos pegar o ano de 2008 quando também estávamos em período de La Niña como agora, os satélites ambientais naquele ano registraram 28077 focos. Ou seja, 2010 supera 2008 em números de focos e pode ainda dobrar essa diferença.

A umidade relativa está extremamente baixa, ao ponto de já ter feito essa semana 7% em Brasília, 10% em Goiânia e 15% em São Paulo. São valores similares aos anotados em desertos como o Saara! Essa concentração baixa de vapor d'água na atmosfera acaba aumentando os raios solares, que ao incidirem sobre uma vegetação seca, acabam provocando labaredas de fogo. Infelizmente há muitos incêndios provocados por gente que ainda não aprendeu a lidar com outros recursos e tentar preservar a natureza.

FALANDO DO MUNDO:

O novo furacão que se formou recentemente essa semana sobre o oceano Atlântico Norte foi nomeado como Danielle. Ontem o sistema apresentava categoria 2 na escala Saffir-Simpson, onde os ventos variam entre 154 a 177km/h. Hoje caiu para a força 1 durante o dia, com ventos de até 138km/h. Neste momento, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, Danielle se encontra ainda sobre alto mar, a nordeste das ilhas do Caribe, movendo-se para noroeste com uma velocidade de 27,7km/h. Sua força aumentou para 2, tendo já registrado na última hora ventos sustentados de 157,4km/h.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, GSFC, TERRA, NHC.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TEMPERATURA DISPAROU E PASSOU DOS 35ºC EM SANTA CATARINA

Hoje soma-se mais um dia desde mês de agosto sem registro de chuva sobre Santa Catarina. O que chamou a atenção, foi o forte calor que fez sobre boa parte do Estado no dia de hoje. Para se ter uma idéia, a temperatura máxima hoje em Criciúma no sul do Estado chegou a incríveis 37,5ºC, isso mesmo: 37,5ºC!. Várias cidades do sul e norte catarinense tiveram máximas em torno dos 35ºC durante a tarde de hoje. No oeste elas alternaram entre 29 e 32ºC. Na Grande Florianópolis a mesma situação. Novamente nem a serra escapou, chegando a fazer 27,2ºC em Campo Belo do Sul e 25,6ºC em São Joaquim. Apenas nas cidades do litoral norte próximas ao mar, os valores mal passaram dos 24ºC em virtude da influência de águas mais frias. Confira mais detalhes das temperaturas máximas registradas hoje em SC na tabela abaixo.

CidadeTemp. máx (ºC)
Criciúma (Ciram)37,5
Jacinto Machado (Ciram)35,6
Turvo (Ciram)35,4
Massaranduba (Ciram)35,2
Urussanga (Inmet)35,1
Araranguá (Inmet)34,9
Meleiro (Ciram)34,8
Morro Grande (Ciram)34,3
Caibi (Ciram)32,5
Florianópolis (Ciram)32,4
Itajaí (Inmet)31,7
Indaial (Ciram)31,5
Rio do Campo (Inmet)31,1
Concórdia (Ciram)30,8
Joinville (aeroporto)30,0
Joaçaba (Inmet)29,7
Timbé do Sul (Ciram)29,4
Caçador (Inmet)28,2
Campo Belo do Sul (Ciram)27,2
São Joaquim (Inmet)25,6

Outro fato impressionante foi a chamada amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima. Em Urussanga, por exemplo, fez 15ºC no início da manhã e 35,1ºC durante a tarde, tendo uma amplitude de 20,1ºC num mesmo dia! Outro exemplo foi em Urupema na serra catarinense, onde a temperatura mínima foi de 3,5ºC e a máxima foi 25,4ºC, uma diferença de 22,1ºC num mesmo dia! Isso se deve a baixa umidade relativa do ar, a qual ficou inferior aos 30% em muitas cidades catarinenses, como mostra o gráfico abaixo, de uma estação meteorológica do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Concórdia no oeste, onde o valor caiu para 29%.


O tempo seco e quente em boa parte do território catarinense foi ambiente propício a novos focos de queimadas, tanto as expontâneas como as propositalmente provocadas. Na imagem do satélite Aqua com sensor MODIS nesta tarde, podemos identificar esses focos pelos pontos vermelhos.


Nesta mesma imagem, note aquela formação de nuvens entre o RS e SC e também uma linha de nuvens sobre a Grande Florianópolis. São nuvens altas do tipo cirrostratus, cirrus fibratus e cirrus uncinus. Na foto abaixo, feita em Florianópolis a tarde, é possível identificar essas nuvens cirrus vistas pelo satélite Aqua.


No fim da tarde, o sol se pôs com cor avermelhada sobre a capital catarinense, decorrente ainda de partículas de poeira na atmosfera e também devido as nuvens cirrostratus.


Durante esta noite, está difícil sentir frio em algumas partes do oeste, vale e Grande Florianópolis. Na própria capital por exemplo, as 22h fazia 23,3ºC! Na radiossondagem feita no aeroporto Hercílio Luz as 9 da noite, é claramente perceptível o "bolsão" de ar quente que circula acima de nós. Veja que em superfície a temperatura do ar era de 24,2ºC, ao passo que entre 218 e 511 metros de altitude o valor passava dos 29ºC. É a chamada inversão térmica, ou seja, quando a temperatura aumenta com a altitude ao invés de diminuir.


Esse calor todo nas primeiras camadas da troposfera é o chamado aquecimento pré frontal, que acontece quando um sistema frontal está se aproximando. O ar frio de sul vai avançando e "esmagando o ar quente", fazendo-o subir por onde a frente passa. No sul do Estado, já são sentidas influências dessa frente. Em Timbé do Sul no interior do litoral sul as 23h fazia 14ºC. Ontem no mesmo horário fazia 21,9ºC.

Segundo a análise do CPTEC/INPE, a frente está semi-estacionária sobre o norte do RS e extremo sul catarinense. O motivo para essa parada do sistema está lá no alto da troposfera. Veja a carta de análise de linhas de corrente e jato em 200 hPa do CPTEC/INPE as 15h.


Note que as linhas de corrente (ventos) estão fluindo de oeste para leste sem qualquer curva, ou seja, ela está  
zonal. Esse escoamento zonal é o responsável por a frente ter ficado semi estacionária. Na mesma imagem, note pelas cores verdes as correntes de jato (ventos fortes) em altos níveis da troposfera, as quais formaram as nuvens altas vistas hoje no Estado.

A tendência é que essa frente semi-estacionária fique alternando de posição entre o RS e extremo sul catarinense nos próximos dias. Assim, volta a fazer calor no sul do Estado, porém com chance de chuva a noite. A Epagri-Ciram prevê para amanhã máxima de até 33ºC no sul, 29ºC na Grande Florianópolis, 32ºC no oeste e 30ºC nas demais regiões.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, GSFC, WYOMING.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AR QUENTE E SECO AINDA PROVOCA CALOR E QUEIMADAS EM SANTA CATARINA

A situação do tempo seco já se agrava em Santa Catarina. Há mais de dez dias não chove no Estado, sendo que regiões pontuais do Estado a estiagem já dura mais de um mês. No mapa, abaixo, gerado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, a partir de dados de estações meteorológicas espalhadas pelo território catarinense, podemos notar em SC pela cor verde, que há 10 dias seguidos não chove no planalto e sul do Estado. No litoral e vale do Itajaí o mapa indica em torno de 20 dias consecutivos sem chuva. Vale salientar, que alguns pontos do litoral norte teve chuva, porém na geração desses mapas é feita uma espécie de generalização.
Nesta segunda-feira, o que marcou o dia foram novamente os nevoeiros, fumaça e calor. Vamos começar pelos nevoeiros. Pois é, como anunciado pela empresa MetSul meteorologia, essa época comumente é marcada por nevoeiros, principalmente os marítimos. Eles acontecem porque a temperatura do mar próximo da costa catarinense está mais baixa que o normal. Assim o ar úmido acima dessa superfície líquida acaba se condensando em forma de nevoeiros. Na imagem do satélite GOES12 ao meio-dia, é possível identificar esse nevoeiro junto a nossa costa, veja:


Durante a noite, o resfriamento do ar sobre o continente devido a perda de parte da energia térmica diurna, acaba fazendo aquele ar úmido sobre o oceano condensar também sobre as cidades litorâneas, formando nevoeiros. Na imagem abaixo, com detecção de nevoeiros as 6 horas da manhã, nota-se a formação deles pela cor azul sobre o mar e também sobre as cidades litorâneas de SC. Até no Vale do Itajaí ele consegue se formar.


Durante o dia, o nevoeiro ficou sobre o mar e o que permaneceu sobre o continente foi o ar seco e quente, com camada de fumaça no sul e planalto sul catarinense. Na imagem abaixo, feita pelo satélite Aqua com o sensor MODIS hoje a tarde, é possível ver os focos de queimadas pelo Estado mediante os pontos vermelhos. Na área ilustradamente circulada, é possível ver claramente as nuvens de fumaça sobre o planalto sul e sul catarinense. (clique na imagem para ampliar)


As temperaturas hoje ultrapassaram facilmente os 30ºC em algumas partes do oeste, meio-oeste e sul do Estado, chegando a registrar até 33,3ºC em Caibi no oeste e 32,4ºC em Urussanga. Confira na tabela a seguir as temperaturas máximas anotadas hoje sobre o território catarinense.

CidadeTemp. máx (ºC)
Caibi (Ciram)33,3
Urussanga (Inmet)32,4
Criciúma (Ciram)32,0
Concórdia (Ciram)31,4
Meleiro (Ciram)30,9
Joaçaba (Inmet)30,8
Jacinto Machado (Ciram)30,5
Chapecó (Ciram)30,5
Celso Ramos (Ciram)29,1
Indaial (Ciram)28,7
Dionísio Cerqueira (Inmet)28,4
Timbé do Sul (Ciram)28,3
Campos Novos (Inmet)26,8

No final da tarde, com o começo da queda de temperatura devido a proximidade com a noite, novos nevoeiros tomaram conta do litoral, como mostra a foto abaixo tirada em Florianópolis.


Amanhã uma frente semi-estacionária deve ficar entre o RS e Uruguai, oscilando de posição durante a semana. Nuvens altas do tipo cirrus podem avançar do sistema e alcançar o sul catarinense, porém sem previsão de chuva. Segundo o Ciram, ainda faz calor.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, GSFC, METSUL