Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de outubro de 2010

EM MENOS DE 12 HORAS VENTO ULTRAPASSA 100KM/H E CHUVA BEIRA OS 80 MILÍMETROS EM SC

Como havia sido mostrado na postagem de ontem, um intenso sistema convectivo associado a uma área de baixa pressão atmosférica, entrou em Santa Catarina a partir de oeste e se estendeu pelas demais áreas. Até o fim da noite de ontem os acumulados de chuva beiravam os 40 milímetros. Porém durante a madrugada choveu muito forte nas mesmas regiões, o que levou a acumular quase 80 milímetros de precipitação desde ontem a noite até hoje pela manhã. Em Rio do Oeste no Alto Vale, por exemplo, choveu incríveis 77,2mm em menos de 12 horas de duração! No município de Curitibanos não foi diferente, o acumulado ficou em 76,2mm no mesmo período. 

São valores muito significativos pois se deram em menos da metade de um dia. Na maior parte do estado, choveu acima dos 40mm no mesmo período, inclusive em São José na Grande Florianópolis onde o pluviômetro acusou 52,6mm. Acompanhe mais detalhes da chuva no estado na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva (mm) entre 18h do dia 29 até 06h do dia 30
Rio do Oeste (CIRAM)77,2
Curitibanos (INMET)76,2
Aurora (CIRAM)70,0
Apiúna (CIRAM)68,8
Ibirama (CIRAM)67,7
José Boiteux (INMET)66,0
Dionísio Cerqueira (INMET)65,0
Major Vieira (INMET)64,3
Irineópolis (CIRAM)63,8
Novo Horizonte (CIRAM)63,4
Rio dos Cedros (CIRAM)61,7
Porto União (CIRAM)60,6
Ouro (CIRAM)59,9
Celso Ramos (CIRAM)57,2
Monte Castelo (CIRAM)57,0
Caçador (CIRAM)56,5
Papanduva (CIRAM)53,0
São José (CIRAM)52,6
Ponte Alta (CIRAM)52,4
Joaçaba (CIRAM)49,8
Chapecó  (CIRAM)47,2
Joinville (CIRAM)46,6
Massaranduba (CIRAM)45,0
Videira (CIRAM)43,3
Urubici (CIRAM)42,4
Florianópolis (CIRAM)37,0
Timbé do Sul (CIRAM)19,8

A chuva forte veio acompanhada de vendavais, com rajadas superiores a 60km/h. No sul do Estado, por exemplo, houve estragos em Urussanga, Orleans e Criciúma. Placas foram jogadas, árvores cairam e inclusive a vitrine de uma loja desabou como mostram as fotos abaixo.



Em Urussanga, a estação oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajada máxima de 62,6km/h na hora do temporal. No entato em Siderópolis também no sul, o vento chegou a 85,3km/h. Em Laguna, a estação também do INMET localizada no Farol de Santa Marta acusou rajada máxima de incríveis 114km/h. No município de Celso Ramos, uma só rajada de vento de 149,5km/h foi registrada na estação do CIRAM, porém não houve relatos de estragos até o momento.

No final da manhã, a área com divergência dos ventos se deslocou mais para leste/nordeste, deixando os últimos temporais limitados ao norte catarinense. Na figura abaixo é possível notar essa situação na área circulada, onde parte dos ventos vai para sudeste e a outra para nordeste, intensificando a área com baixa pressão em superfície.
O ciclone extratropical formado na costa de Viedna na Argentina ontem, já estava sobre as águas do oceano Atlântico nesta tarde e noite de sábado, como mostra a imagem de sateĺite ilustrada abaixo (letra B), das 20h.
Em Mar del Plata, por exemplo, o barômetro do aeroporto acusava pressão atmosférica de 997 hPa as 20h. A frente fria associada ao ciclone, representada pelos pela linhas com dentes azuis na imagem, está localizada sobre o oceano até o litoral do PR, se associando com a área de baixa pressão nesta região e na região sudeste do Brasil. Sobre o território catarinense percebemos menos nuvens.

Para o domingo de eleição, teremos uma divisão de tempo dentro de SC. Com a posição do ciclone mais em alto mar, os ventos devem apresentar direção de oeste, como mostra a figura abaixo. 


Esse vento traz ar frio para o planalto, porém ao descer a serra geral o ar frio se comprime devido a maior pressão na faixa litorânea que está ao nível do mar. Essa compressão acarreta num aquecimento desse ar no leste do estado. Portanto, amanhã teremos frio no planalto e calor no leste, favorecendo um aproveitamento maior do domingo para quem quer ir a beira mar. O CIRAM prevê máxima entre 25 e 27ºC no leste e 20ºC no planalto. Na serra catarinense as temperaturas não devem passar muito dos 15ºC. Na segunda-feira os ventos viram para sul/sudoeste em todo o estado, favorecendo o estabelecimento completo do ar frio.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, CLIMATERRA, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ALLMETSAT, JORNAL A TRIBUNA.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO JÁ PROVOCA TEMPESTADES EM SANTA CATARINA

Uma área de baixa pressão atmosférica se formou entre o Paraguai, Argentina e oeste do Sul do Brasil. Esse sistema foi gerado a partir da forte área com divergência de ventos em altitude, que estimulam a subida do ar que está em superfície, criando uma área com menos pressão. Na figura abaixo, que mostra os ventos a 10km de altitude, essa divergência é representada na região circulada, onde uma parte dos ventos vai para sudeste e a outra para nordeste.
Com essa queda de pressão, os ventos aumentam sua velocidade a passam a soprar na direção norte/noroeste, chegando até o centro de baixa pressão. Esse vento de norte é mais sentido a 1500 metros de altitude onde a força de atrito causada por montanhas é menor. Com isso, neste nível da atmosfera temos o chamado Jato de Baixos Níveis, que traz considerável quantidade de umidade da floresta amazônica para a região onde a pressão caiu drasticamente. Esse jato é notado na figura a seguir, mediante as cores vermelhas onde o vento é mais forte.
A partir dessa situação, temos constante subida do ar, ingresso de umidade e formação de nuvens com alto desenvolvimento vertical, as quais provocam tempestades severas e possíveis granizos nesta noite naquela região, além do oeste catarinense. A imagem de satélite abaixo impressiona, mostrando nuvens com topos frios de até -80ºC (rosa) e pontos com -100ºC (brancos), associadas a baixa pressão (traços pretos).

Repare bem que a nebulosidade carregada toma a forma de um triângulo, com uma ponta no Paraguai e as duas outras pontas no oeste do Sul do Brasil. Se olharmos novamente a figura com ventos a 10km de altitude, veremos que as nuvens no satélite tomam o formato de um triângulo justamente devido a divergência das direções dos ventos.

Há registro já de raios no oeste, planalto sul e algumas partes no norte catarinense, como mostra a imagem abaixo.
Até o fim da noite desta sexta-feira, o oeste e meio-oeste catarinense já havia recebido um acumulado de chuva superior a 30 milimetros. Em Celso Ramos, por exemplo, a tempestade começou por volta das 19h e acumulou 38,4mm até o fim da noite. O vento na hora da chuva alcançou os 66,6km/h, como mostra o gráfico abaixo.
 Confira na tabela, os maiores acumulados de chuva esta noite em algumas cidades catarinenses.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
Celso Ramos (CIRAM)38,4
Dionísio Cerqueira (INMET)36,8
Chapecó (CIRAM)34,0
São Miguel do Oeste (INMET)31,2
Caibi (CIRAM)31,0
Campos Novos (INMET)27,6
Joaçaba (INMET)24,2
Campo Belo do Sul (CIRAM)23,0
Caçador (CIRAM)21,3
Rio do Oeste (CIRAM)20,8

Naquela imagem de satélite apresentada anteriormente, temos um ciclone extratropical (letra B) se intensificando lá no leste da Argentina, estendendo uma frente fria até o Uruguai (aquela banda de nuvens orientada de sul a norte) onde se associa a área de baixa pressão. Segundo a Marinha do Brasil, o ciclone apresentava pressão atmosférica central de 996 hPa as 22h.

A tendência é que amanhã pela manhã o ciclone esteja no mar a leste da costa argentina, provocando rajadas de ventos mais fortes em alto mar. Em SC os ventos devem ser menos sentidos devido a distância. Além dos ventos, o ciclone extratropical deve impulsionar a entrada da frente fria no estado catarinense, provocando um sábado chuvoso. Na figura abaixo, podemos notar esses sistemas descritos, onde a frente fria é a divisa entre o vento de sudoeste e o de norte.  
Na retaguarda, temos o avanço do ar frio pela Argentina o qual vai deixar a manhã de domingo de eleição com frio em SC. Segundo a empresa Climaterra, a temperatura mínima deve alternar entre 2 e 4ºC no Planalto Serrano. Na segunda-feira o frio aumenta, com previsão de mínimas negativas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LA NIÑA SEGUE FORTE E INFLUENCIA PRIMAVERA EM SANTA CATARINA

A madrugada desta quarta-feira foi ainda mais fria que a de ontem em Santa Catarina. Como já alertado, a temperatura na região serrana caiu para perto e até abaixo de zero grau, como em Urupema onde a estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou temperatura mínima de -1,0ºC. Seguido de Urupema, temos São Joaquim onde fez 2,2ºC. Na tabela abaixo, você confere mais mínimas registradas hoje em SC.

Cidade (ESTAÇÃO)Temp. mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-1,0
São Joaquim (CIRAM)2,2
Morro da Igreja  (INMET)2,5
Caçador (INMET)3,4
Major Vieira (INMET)4,2
Rio do Campo (INMET)6,7
Concórdia  (CIRAM)7,4
Turvo (CIRAM)9,7
Florianópolis (CIRAM)11,7
Itapoá (CIRAM)13,7

Houve novamente a presença de geada no Planalto Sul, o que é preocupante para a agricultura na região. Durante boa parte do dia o sol predominou no território catarinense, como mostra a imagem de satélite abaixo, no canal vísivel as 10 horas da manhã.

Com o ar seco e valores de umidade relativa abaixo dos 40%, as temperaturas apresentaram rápida elevação durante o período vespertino, fazendo até um pouco de calo no extremo oeste, parte do Vale e interior do litoral norte. De acordo com as estações do CIRAM, foi registrado máxima de 27,3ºC, 26,7ºC em Indaial e 26,4ºC em Massaranduba. Nas demais áreas ficou agradável, acusando até 24,1ºC em São José.

Esse tempo estável é garantido por uma massa de ar seco presente em Santa Catarina. Quem mantem esse ar seco é uma crista em altitudes superiores, que é uma área alongada de alta pressão atmosférica e que deste modo causa descida e não ascenção do ar de superfície. Na figura abaixo, podemos ver esse sistema através dos ventos de sudoeste para nordeste no estado catarinense, notando que eles seguem o mesmo caminho e não apresentam divergência de direção.
No litoral houve um pouco mais de variação de nuvens, do tipo cumulus congestus, mas que não provocaram chuva. Essa nebulosidade foi determinanda ainda pela circulação de umidade através dos ventos do ciclone extratropical (letra B) em alto mar, como vê-se na figura a seguir.
Essa condição de frio e chuvas abaixo da média nessa primavera, está ligada ao fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas superfícieis do oceano Pacífico equatorial e costa nordeste da América do Sul. Tal resfriamento se dá por conta dos ventos alíseos de leste estarem com velocidade mais alta que o normal, carregando assim as águas mais quentes da parte leste e equatorial para o oeste do oceano Pacífico. Com isso, por compensação, as águas mais frias da parte inferior do oceano veem para a superície no lugar onde havia aquelas águas mais quentes. 

Na figura abaixo, podemos ver a anomalia de Temperatura Superficial do Mar (TSM) da última semana. 
Veja que chegam a ficar até 3ºC abaixo da média climatológica (regiões em azul). Segundo o CPTEC/INPE, este La Niña está classificado como forte. Note que na costa australiana há águas bastante quentes, inclusive gerando tempestades severas naquela região. De acordo com o Diário do Nordeste, no início deste mês 56 pessoas morreram devido a enchentes na parte ocidental da Indonésia.

A previsão para a quinta-feira é ainda do predomínio do sol. O tempo muda entre sexta-feira e sábado, com a volta dos temporais.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, DIÁRIO DO NORDESTE, MARINHA DO BRASIL.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEPOIS DOS TEMPORAIS COM GRANIZO, SC AMANHECE COM FRIO

Praia Mole, Florianópolis-SC - Fonte: Terra Waves
Como pode-se ver na primeira foto, o céu de Florianópolis estava carregado e tempestuoso ontem pela manhã. No momento do registro a tempestade estava indo para o mar. Esse sistema convectivo se formou no nordeste do RS, entrou em SC pelo sul e se desviou para o mar na altura da capital catarinense. Na sequência de imagens de satélite animadas abaixo, podemos ver esse caminho.


No Sul do estado houve registro de granizo, segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Os ventos na hora da tempestade tiveram aumento significativo de velocidade, associado ao próprio sistema. As maiores velocidades se deram em Siderópolis com 62,1km/h e Araranguá com 56,5km/h.

O motivo para a formação desse sistema convectivo foi a presença de uma frente fria em alto mar, associada um ciclone extratropical. Na figura abaixo, podemos perceber que a mudança dos ventos de noroeste para sudoeste está bem na altura de SC. O ciclone é aquela área na parte inferior da imagem onde os ventos circulam no sentido horário.
Associado a essa frente fria, tinhamos uma camada de ar frio e muito seco acima dos 3000 metros de altitude, terminando na condição para o granizo. O ar de superfície também foi estimulado a ter ascenção em função das correntes de jato subtropical, que são ventos fortes a 10km de altitude. Esse jato pode ser visto na figura a seguir, onde as manchas vermelhas representam o sistema.

Essa frente fria ao longo do dia gerou outras nebulosidades também bem desenvolvidas nas demais regiões do estado. Na tabela abaixo, você confere o quanto de chuva precipitou-se ontem.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
Porto União (CIRAM)31,4
Rio Negrinho (CIRAM)33,2
Anitápolis  (CIRAM)21,2
Rio do Campo (INMET)20,8
Siderópolis (CIRAM)19,4
Timbé do Sul (CIRAM)18,0
Jacinto Machado (CIRAM)17,2
Criciúma (CIRAM)17,0
São Joaquim (CIRAM)16,2
Florianópolis (CIRAM)14,0
Massaranduba (CIRAM)10,2

Já hoje, como se observou na segunda foto do início da postagem, o dia amanheceu com sol e nuvens, diferente de ontem. Fez até frio em algumas partes do estado, chegando a registrar 1,1ºC em Urupema na serra catarinense. Em São Joaquim a estação do CIRAM registrou mínima de 3,4ºC. Já durante a tarde as temperaturas aumentaram, mas não chegou a fazer tanto calor, chegando a 25,9ºC em Caibi, 25,0ºC em Jacinto Machado e 24,7ºC em Massaranduba.

A presença ainda do ciclone extratropical em alto mar associado a frente fria de ontem, provocou circulação de umidade. No final da tarde, parte do litoral catarinense teve aumento das nuvens do tipo Cumulus, evoluindo para Cumulus Congestus, as quais provocaram pancadas isoladas de chuva. Na imagem de satélite abaixo, podemos notar essa nebusidade através do canal visível do satélite.


Segundo o CIRAM, a quarta-feira deve ser de tempo bom e predomínio do sol em SC. Faz frio pela manhã, podendo negativar na serra. Pela tarde temperaturas agradáveis, com calor no oeste. O tempo volta a mudar a partir de sexta-feira, principalmente no sábado onde novos temporais se formarão no estado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

sábado, 23 de outubro de 2010

FRENTE FRIA PASSA PELA COSTA E ORGANIZA A NEBULOSIDADE EM SC

Penha, SC - Foto: Terra Waves
Se ontem choveu em maior quantidade apenas no oeste, hoje foi a vez também do restante do território catarinense registrar acumulados consideráveis de chuva. No norte do estado, a influência do cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) comentado ontem (link), provocou chuva forte durante o final da manhã, sendo que em menos de 3 horas precipitou 27,4mm em São Francisco do Sul. Na imagem de satélite abaixo, é possível ver a linha de instabilidade atravessando a região as 10 horas da manhã.
No restante do estado a chuva foi provocada pela passagem de uma frente fria na costa, a qual alinhou a nebulosidade formada pelo então cavado assim e deixou o dia com tempo instável e chuvoso. Acompanhe na tabela a seguir, os valores mais altos de chuva hoje em Santa Catarina, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 24 horas (mm)
São Francisco do Sul (CIRAM)27,4
São Joaquim (CIRAM)23,5
Jacinto Machado (CIRAM)21,8
Turvo (CIRAM)18,0
Araranguá (INMET)17,5
Piratuba (CIRAM)17,0
Celso Ramos (CIRAM)16,0
Joinville (CIRAM)15,4

Essa frente fria as 10 horas da manhã estava na altura do extremo sul catarinense. A figura abaixo, com análise de ventos e pressão a superfície mostra esse sistema simbolizado pela linha azul, onde os ventos mudam bruscamente de direção. Por falar em vento, perceba que mais a sul da figura há um ciclone extratropical (letra B), o qual provocou vento mais intensos hoje na costa, cujos mesmos são vistos pelas cores mais avermelhadas.


No município de São José na Grande Florianópolis, as rajadas de vento alcançaram os 44,2km/h na estação do INMET. Em Araranguá no litoral sul, o vento máximo acusou 41km/h. Em Urussanga no interior do sul do estado foi registrado vento de até 30,6km/h. De maneira geral foram rajadas entre fraca e moderada, nada que leve a alguma preocupação.

A tendência é que a frente fria se desloque para o alto mar ao largo da costa do sudeste brasileiro. Já o ciclone extratropical comentado anteriormente, deve ficar praticamente estacionado sobre a mesma posição até pelo menos terça-feira devido a persistência de um bloqueio atmosférico no sul do Atlântico. Com isso, esse sistema deve novamente estimular a entrada de ar frio de sul e formar uma nova frente fria sobre SC na segunda-feira, acarretando em novas chuvas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO PROVOCOU CHUVAS ISOLADAS EM SC

Um sistema convectivo formado durante a madrugada gerou nuvens com alto desenvolvimento vertical, com topos bastante altos entre o Paraguai, norte da Argentina e oeste do Sul do Brasil. Esse sistema avançou de oeste para leste e alcançou até o centro do território catarinense, como mostra a animação das imagens de satélite abaixo, desde as 00h:30 até 8h:30.


Houve ocorrência de chuva em pontos isolados e até bem distribuído nas várias estações meteorológicas espalhadas pelo estado. Porém apesar disso, foram acumulados baixos. A maior quantidade de precipitação acumulada foi em Dionísio Cerqueira no oeste, com 15,4 milímetros, seguida de Caibi com 9,2mm. Apenas o litoral teve ausência de chuva, pelo menos onde estão as estações.

De acordo com a detecção de descargas elétricas do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), houve registro de poucos raios no estado, sendo apenas acusado na divisa do meio-oeste catarinense com o norte gaúcho, como é visto na imagem a seguir.

O motivo para a formação desse sistema convectivo é a presença e intensificação de uma área de baixa pressão, estimulada pela divergência (desencontro) dos ventos em altitudes superiores a 10km. Com essa queda de pressão, quem entra em ação também é o Jato de Baixos Níveis, que são correntes de vento de aproximadamente 100km/h em altitude de 1500 metros. Esses ventos trazem umidade da floresta amazônica para o Sul do Brasil e países adjacentes. Na figura abaixo, esse jato é notado pelos ventos de norte/noroeste em cor avermelhada sobre o Paraguai e Bolívia.
Nas praias do litoral sul, o marcou a sexta-feira foram as ondas de até 2 metros. Apesar da predominância de ventos de norte, a ondulação ficou de sudeste, influenciada pelo ciclone extratropical em alto mar e que foi mostrado na última postagem (link). Na figura abaixo, podemos notar esse ciclone ainda sobre praticamente a mesma posição, veja:
Com relação as temperaturas, a única região onde fez calor foi o sul, com máximas de até 28,7ºC em Criciúma, 28,6ºC em Urussanga e 26,4ºC em Turvo. Nas demais áreas do estado o ar ficou abafado mas não houve temperaturas tão altas. Isso se dá devido a umidade alta e a pressão baixa do ar, que torna-o mais abafado.

Sobre o litoral do Uruguai, uma frente fria de fraca intensidade esteve durante hoje associada a um centro de baixa pressão no oceano a leste daquele país. A previsão é que essa frente fria passe pelo mar ao largo da costa catarinense nesse sábado, alinhando a nebulosidade e provocando um dia nublado e chuvoso em SC. No domingo esse sistema se desloca para alto mar e uma massa de ar seco entra no estado.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ESSES CICLONES!!!

Essa semana está sendo marcada sinoticamente pelas formações de ciclones extratropicais no oceano a leste do Brasil, do Uruguai e do litoral norte da Argentina. Os ciclones são sistemas de baixa pressão de origem fria e estão sempre associados a sistemas frontais (frente fria, frente quente e frente oclusa). A formação desses sistemas se dá de forma dinâmica, ou seja, não é necessário calor latente como nos ciclones tropicais (furacão, tufão), mas sim divergência de características entre diferentes massas de ar. Como neste começo de primavera ainda há ingressos de ar frio polar e por outro lado a região subtropical é mais aquecida devido ao ângulo dos raios solares, temos encontros bruscos de massas de ar frio e quente. Assim é gerado sistemas frontais e ciclones extratropicais mais ativos.

Destaco essa semana, por ter tido desde domingo a formação de 4 ciclones extratropicais sobre o oceano Atlãntico. Nas cartas sinóticas elaboradas pela Marinha do Brasil, podemos ver as situações em cada dia. No domingo tinhamos dois ciclones sobre o Atlântico (letra B):


Na próxima figura, está a carta sinótica de segunda-feira a noite. Note que o ciclone extratropical que estava no lado direito na figura anterior, agora se deslocou mais para sudeste e está no canto inferior direito da figura abaixo. No entanto, veja que outro ciclone já foi formado a leste da costa argentina, somando três ciclones numa mesma carta.


Na última figura, da carta feita ontem a noite, o ciclone que estava no canto da segunda imagem agora não aparece mais pois se deslocou para fora do domínio da figura. Os outros dois ciclones se juntaram e agora são um só.

Esses constantes ciclones provocaram o ingresso de ar frio de sul, que vinha seco e deixou a terça-feira gelada na serra catarinense, inclusive com mínimas novamente abaixo de zero. Em Urupema a estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou -0,6ºC nas primeiras horas da manhã. 

Como os ciclones provocam entrada de ar frio, esse ar é precedido de uma frente fria, cujo sistema passou entre o domingo a noite e segunda-feira pela manhã em SC, exercendo maior influência no leste catarinense. Na segunda-feira por exemplo, chegou a chover 25,8 milîmetros em Joinville no norte do estado. Em Florianópolis precipitou 8,6mm. Em virtude da passagem rápida da frente fria e a baixa pressão contida no ciclone, os ventos se intensificaram mais, chegando até 52,7km/h em Laguna. Porém no geral, ventou bastante durante boa parte do início da semana, com média em torno dos 30 a 40km/h, justamente devido a quantidade de ciclones se formando e passando.

Durante o dia de hoje, o ciclone extratropical da análise de ontem a noite, proporcionou uma bela imagem de satélite, como pode ser visto a seguir


Observe que há uma certa quantidade no norte e parte do litoral catarinense. Essa nebulosidade era baixa e rasa, formada a partir da interação de um sistema de alta pressão (centro da massa de ar frio) e o ciclone extratropical, produzindo ventos que deslocavam certa quantidade de umidade para a costa. Apesar disso não houve chuva. Na figura abaixo, podemos ver os ventos do ciclone na análise das 9 horas da manhã. Perceba que a pressão no centro dele está abaixo dos 1000 hPa, o que é significativo. Como ele está longe da costa, não há perigo.
Agora saindo um pouco da região sul do Brasil e indo até o oceano Pacífico, tivemos a formação e evolução de um pontente ciclone extratropical no dia de ontem no oceano Pacífico sudeste a 66º de latitude sul, como é visto na carta sinótica da Marinha hoje:

Perceba que a pressão mínima no centro chega a 930 hPa, ou seja muito baixa e compara a níveis de furacão. Porém por ser um sistema frio, não se trata de furacão. Devido a essa pressão muito baixa, houve ventos muito fortes entre a Terra do Fogo (extremo sul da Argentina) e na Península Antártica. De acordo com a empresa MetSul meteorologia, os ventos chegaram a 177,8km/h na estação brasileira localizada na Península Antártica. Em Comodoro Rivadavia no sul argentino, as rajadas chegaram a 100km/h.

Para a quinta-feira, a previsão segundo o CIRAM, é que o sol predomine em todas as regiões catarinenses. Faz frio pela manhã e calor a tarde, em função do ar seco. O tempo muda no sábado com a chegada de uma área de baixa pressão do norte da Argentina para o Sul do Brasil.

DADOS: INMET, METSUL, MARINHA DO BRAIL, CPTEC/INPE, CLIMATERRA

terça-feira, 12 de outubro de 2010

FERIADO ABAIXO DE ZERO GRAU EM SANTA CATARINA

O feriado comemorativo do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida teve um amanhecer com temperaturas abaixo de zero grau na serra catarinense, com incríveis -4,7ºC em Urupema. Em São Joaquim, a mínima pela manhã foi de -1,6ºC. Confira na tabela a seguir, as temperaturas mínimas mais baixas de hoje em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Temp. mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-4,7
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-1,6
São Joaquim - Pericó (CLIMATERRA)-1,5
Morro da Igreja (CIRAM)-0,1
Painel (CIRAM)1,5
Ituporanga (INMET)5,3
Água Doce (CIRAM)5,6
Campo Belo do Sul (CIRAM)5,8
Rio Negrinho (CIRAM)6,5
Anitápolis (CIRAM)6,9
Turvo (CIRAM)8,6
Itapoá (CIRAM)9,6
Santo Amaro da Imperatriz (PARTICULAR)10,7
Florianópolis (CIRAM)11,3

Segundo Ronaldo Coutinho da empresa Climaterra, a geada aconteceu isoladamente e de forma fraca no centro do estado. Já áreas do Planalto Sul acima de 1000m de altitude ela foi forte, sendo que houve danos devido ao fenômeno. Em São Joaquim, por exemplo, alguns pomares tiveram suas frutas "cozinhadas" pela forte geada. Vale salientar, que o fenômeno em sua maior parte ocorreu em áreas de baixada e fundos de vales do Planalto, onde o ar frio e seco se concentra por ser mais denso, como mostra a foto abaixo feita pelo Jornal Diário Catarinense em Painel. Perceba que ao fundo onde há uma elevação, não há geada e até dá para ver o gramado.


No litoral catarinense apareceram mais nuvens ao longo da manhã, mas o predomínio foi do sol em boa parte da região. Esse aumento de  nebulosidade foi causado pela virada dos ventos para sudeste, em virtude do deslocamento do sistema de alta pressão mais para leste. Essa mudança na direção acaba injetando quantidade de umidade na faixa costeira, como mostra a figura abaixo.
Parceba que no interior catarinense os ventos marítimos não chegam e o ar consequentemente ficou bastante seco, sendo que a umidade relativa mínima hoje no estado chegou a 28,7% em São Joaquim e 32,8% em Urupema. Essa condição favoreceu também uma considerável amplitude térmica, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e máxima. Para se ter uma idéia, em Urupema onde fez -4,7ºC, durante a tarde alcançou 17,3ºC. Em São Joaquim onde fez -1,6ºC pela manhã, registrou-se 19,7ºC no período vespertino.

No oeste, apesar de também ter havido significativa amplitude térmica com variação entre 7,8ºC e 26,3ºC em Concórdia, a região se contrapos do restante do estado pela presença de emperaturas mais altas e até calor durante a tarde. Segundo o CIRAM, a máxima alcançou os 28,7ºC em Caibi, 26,3ºC em Concórdia, 25,6ºC em Chapecó e 25,1ºC em São Miguel do Oeste. Na região houve formação de algumas nuvens altas do tipo cirrus, as quais são compostas de cristais de gelo, como mostra a foto abaixo enviada pela colaboradora do blog Paulo Tempo Hilaisa de Camargo, direto de Dionísio Cerqueira.

Essas cirrus são formadas pelas chamadas correntes de jato, que são ventos fortes lá no alto da atmosfera, em torno dos 10km. Na figura abaixo, podemos ver a análise de ventos naquela altitude, onde as correntes de jato são áreas com tom mais escuro de vermelho, cuja velocidade sobre o oeste e centro do estado chega até 200km/h.
A tendência é que a quarta-feira seja de tempo bom em Santa Catarina, com temperaturas ainda baixas pela madrugada, fazendo bastante frio nas baixadas e vales do Planalto Sul. Chance de geada isolada. No litoral o sol também aparece, mas entre mais nuvens e chance de chuva fraca a noite. Na quinta-feira o tempo muda no estado, com chuvas fortes e temporais localizados.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

AR SECO DETERMINOU UMA MADRUGADA GELADA E DIA COM MUITO SOL EM SANTA CATARINA

As fotos acima foram enviadas para o blog Paulo Tempo pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado da empresa Climaterra. Registradas em São Joaquim no final da tarde e anoitecer, denotam claramente como foi o dia de hoje em boa parte do estado. O ar muito seco predominou e a umidade relativa caiu abaixo dos 40%, sobretudo no planalto, fazendo as temperaturas terem uma queda expressiva em relação as noites anteriores. Para se ter uma idéia, a menor temperatura foi de -2,2ºC em Urupema na serra catarinense. Em São Joaquim foi registrado 0,7ºC na estação da Vila Francioni. A temperatura só não caiu mais porque entrou nuvens no fim da madrugada e havia vento na cidade mais fria do Brasil. Acompanhe na tabela os demais valores de temperatura mínima em algumas cidades do estado.

Cidade (ESTAÇÃO)Temp. mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-2,2
Morro da Igreja - Urubici (INMET)0,6
São Joaquim - Francioni (CLIMATERRA)0,7
Campo Belo do Sul (CIRAM)4,3
Celso Ramos (CIRAM)5,6
Anitápolis (CIRAM)7,5
Jacinto Machado (CIRAM)9,1
Florianópolis (CIRAM)10,9
Itajaí (CIRAM)12,0

Na figura abaixo, pode-se ver a análise dos ventos e pressão ao nível médio do mar hoje as 9 horas da manhã. 
Perceba que há um sistema de alta pressão (letra A) sobre o oceano a leste da Argentina, que provoca ventos de sudeste em todo o litoral do RS. Porém essa direção muda ligeiramente para sul/sudoeste a partir da costa catarinense. Isso é explicado pela presença de um sistema de baixa pressão sobre o oceano a leste do sul do Brasil, o qual gera uma diferença maior de pressão atmosférica entre este e o sistema que está a leste da Argentina. A diferença de pressão além de desviar o vento, causou um aumento em sua velocidade, o que foi observado hoje sobre o litoral. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Laguna teve rajada máxima de 55km/h na tarde desta segunda-feira. Em Araranguá não foi diferente, com registro de 40,6km/h. 

Como os ventos não traziam mais umidade em massa do oceano Atlântico, o dia foi de sol na faixa leste de Santa Catarina, igualmente a boa parte do Estado como pode ser visto na imagem abaixo, feita pelo satélite geoestacionário GOES-12.


Durante a tarde o ar seco determinou um aumento rápido nas temperaturas, chegando até a fazer calor no extremo oeste catarinense, como em Caibi onde a estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou temperatura máxima de 26,9ºC. No médio vale do Itajaí também houve um aumento considerável de temperatura, fazendo até 25,5ºC em Indaial. Até em Urupema onde pela madrugada ficou abaixo de zero, obteve uma máxima de 18,5ºC. 

Para o feriado do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, espera-se tempo bom em Santa Catarina, com predomínio do frio pela manhã. Segundo a Climaterra, as temperaturas mínimas previstas são de -3 a 3ºC no Planalto Sul, entre 2 e 4ºC no meio-oeste, 3ºC no Planalto Norte, 5 a 7ºC no oeste e de 6 a 8ºC no litoral. Há chance de geada nas áreas acima de 700m, podendo ser mais intensa e trazer prejuízos na região de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici. Durante a tarde presença do sol e temperaturas agradáveis, com calor apenas no extremo oeste.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL

domingo, 10 de outubro de 2010

FERIADÃO SEGUE COM MAIS NUVENS E ALGUMAS CHUVAS ISOLADAS NO LESTE DE SANTA CATARINA

O feriadão prolongado do dia das crianças e de Nossa Senhora Parecida, está sendo marcado pela constante presença de nebulosidade entre pequenas aberturas de sol sobre o centro e leste catarinense. São nuvens do tipo Stratocumulus e stratus, as quais são vistas na imagem abaixo, feita pelo satélite Terra com o sensor MODIS.


Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas novamente aconteceram em maior quantidade nos pontos altos do planalto sul e Grande Florianópolis, além das encostas da Serra Geral e litoral norte catarinense. Os maiores valores se deram no Morro da Igreja em Urubici com 9,6mm, no interior de Joinville (Quiriri) com 3,8mm e em Anitápolis com 3,0mm.

Essa nebulosidade é provocada pela presença de um sistema de alta pressão pós frontal (letra A) com valor de 1030 hPa (Hectopascais) sobre o mar a leste da Argentina, que pode ser visto na figura abaixo.
Os ventos de sul/sudeste oriundos da circulação desse sistema, acabam transportando umidade para o leste de Santa Catarina. Como esse vento é frio e úmido, o ar próprio ar frio já condensa o vapor d'água e forma nuvens. Note na imagem de satélite mostrada no início, que havia menor nebulosidade quantidade de nuvens no oeste, meio-oeste e sul do Planalto Sul. Essa condição permitiu uma queda de temperatura, porém mais expressiva no alto da serra. A mínima chegou a 3,5ºC em São Joaquim e Urupema, 6,6ºC em Campo Belo do Sul e 8,1ºC em Celso Ramos. No Morro da Igreja houve uma excessão, pois mesmo com nebulosidade e mínima caiu a 2,8ºC. Vale lembrar que lá é o ponto habitado mais alto do sul do Brasil.

Durante o período da tarde, o território catarinense novamente se dividiu, mas desta vez na variável temperatura. Pois é, enquanto no oeste fez até um calorzinho, o centro-leste teve um dia ameno e até friozinho. Para se ter uma idéia, enquanto Caibi e Chapecó registram 26,8ºC e 24,3ºC respectivamente, o município de Jacinto Machado não teve mais que 18ºC! No próprio Morro da Igreja a temperatura não passou dos 6,9ºC.

A tendência é que o feriadão continue com a presença da circulação de ventos úmidos entre oceano e continente, formando ainda nebulosidade em meio a períodos bons de sol. As mínimas na serra ainda se aproximam dos 0ºC amanhã. A partir de quinta-feira volta a ter chance de tempestades em Santa Catarina, devido a um novo cavado associado ao ingresso de umidade da Amazônia para o Sul do Brasil.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

sábado, 9 de outubro de 2010

SÁBADO COM MAR AGITADO E CHUVA ISOLADA NO LESTE CATARINENSE

Na foto acima vemos no mar da praia Mole em Florianópolis, efeitos dos fortes ventos do ciclone extratropical do dia ontem, quando rajadas superiores a 70km/h atingiram o litoral. Segundo informações de surfistas do site Terra Waves, as ondas nesta manhã apresentaram entre 2 e 3 metros de altura. O ciclone extratropical (B) ainda provoca algumas rajadas de vento de até 40km/h no início da manhã de hoje, como mostra a figura abaixo.
Como esses ventos provenientes da circulação ciclônica traziam ainda umidade para o leste catarinense, o dia ficou entre nublado e encoberto com poucas aberturas de sol no planalto sul e litoral. A imagem abaixo mostra o canal vísivel do satélite GOES-12, onde pode-se observar a nebulosidade comentada.


Com a presença dessas nuvens do tipo stratocumulus (nuvens baixas) e altostratus (nuvens médias), houve ocorrência de chuvas isoladas nas regiões citadas. As chuvas se concentraram com maior acumulado em áreas mais altas. Na serra catarinense por exemplo, o Morro da Igreja registrou 10,2mm, enquanto a cidade de Urubici não obteve nada de chuva. Outro exemplo é na Grande Florianópolis, onde a parte mais alta da região como em Anitápolis choveu 12,2mm, ao passo que na própria capital as estações meteorológicas não acumularam precipitação.

Devido ao tempo instável, a massa de ar frio que ingressou em solo catarinense não obteve seu efeito máximo na região serrana. Porém o que marcou foram as temperaturas máximas, pois a cobertura de nuvens impede um maior aquecimento. Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura hoje não passou dos 6,1ºC no Morro da Igreja e dos 14,3ºC em Anitápolis.

Neste domingo o ciclone deve estar bem mais afastado e sua circulação não influenciará mais o estado. A nebulosidade só predominará mais no litoral devido a umidade trazida por ventos de sudeste a partir do centro de alta pressão gerador da massa de ar frio. Por falar em frio, com a volta do céu mais limpo a região serrana deve ter temperaturas mínimas mais baixas em relação ao sábado. Segundo a Climaterra, pode fazer até 0ºC no planalto sul, 4ºC na parte serrana da Grande Florianópolis, entre 6 e 7ºC no restante do planalto e de 5 a 9ºC no litoral.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, TERRA WAVES

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CICLONE EXTRATROPICAL PROVOCOU VENTOS INTENSOS NO LITORAL CATARINENSE

O ciclone extratropical formado ontem entre o litoral norte do RS e litoral sul catarinense, teve deslocamento para o oceano muito próximo ainda da costa sul brasileira na noite de ontem. Durante a madrugada e início da manhã de hoje, o posicionamento do ciclone no mar, determinou a presença de ventos de oeste em SC, os quais provocam nuvens no planalto e tempo seco com calor no litoral. Para explicar esse motivo veja a imagem de satélite das 7 horas da manhã de hoje.

Perceba que o ciclone (letra B) em alto mar, provoca ventos que chegam de sudeste no RS, entram de sudeste no planalto catarinense onde tomam ligeiramente a direção oeste, seguindo rumo ao litoral. Esse vento ao descer a serra acaba encontrando pressões maiores ao nível do mar, fazendo com o ar contido no vento se aqueça e seque por compressão. Por isso quem acordou cedo hoje no litoral, viu o céu com poucas nuvens e uma sensação de calor. A foto abaixo, tirada por Adriano Matias do site Terra Waves, mostra bem essa situação na Barra da Lagoa em Florianópolis.


As temperaturas máximas desta sexta-feira se deram pela manhã no litoral entre Florianópolis e litoral sul, com registro de 26,4ºC em São José e Santo Amaro da Imperatriz, 24,8ºC em Florianópolis e 23,9ºC em Urussanga.

Devido ao ar seco sobre o litoral, a umidade relativa do ar também foi registrada num turno diferente. No gráfico a seguir, pode-se notar que a umidade relativa estava em 52% as 8 horas da manhã em Araranguá no litoral sul. Repare que logo após ela sobe rapidamente e fica entre 80 e 90% durante a tarde.

Sobre o planalto, com a maior cobertura de nuvens, a umidade relativa do ar ficou mais alta e houve registro de chuva fraca no Planalto Sul.

Com um leve deslocamento do centro do ciclone extratropical para leste, os ventos começaram a entrar de sudoeste em boa parte de SC, exceto no norte onde ainda havia vento de oeste/sudoeste. Com isso, a nebulosidade aumentou também no litoral desde Florianópolis ao sul do estado, pois o vento de sudoeste neste caso provem da circulação ciclônica e assim carrega umidade do oceano para a faixa costeira. Veja isso na imagem de satélite a seguir.

Na foto abaixo, feita por uma webcam instalada na Lagoa da Conceição em Florianópolis, observamos o céu mais nublado, bem diferente do início da manhã.

Esses vento de sudoeste e por vezes sul, entraram com velocidade alta e rajadas intensas. Confira na tabela abaixo alguns valores de vento máximo hoje em algumas cidades catarinenses.


Cidade (ESTAÇÃO)Vento máximo (km/h)
Laguna (INMET)89,2
Siderópolis (CIRAM)72,3
Araranguá (INMET)68,4
São Francisco do Sul (CIRAM)64,2
Itajaí (CIRAM)61,9
São José (INMET)52,5
Florianópolis (CIRAM)51,5

Durante a tarde, foi a vez de o litoral norte registrar as temperaturas máximas do dia, em virtude de as nuvens geradas pelo ciclone ainda não influenciarem essa região. Segundo as estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), fez 29,4ºC em Itapoá, 26,8ºC em Massaranduba, 26,5ºC em São Francisco do Sul e 26,3ºC em Itajaí.

Nesta noite, o ciclone extratropical se deslocou um pouco mais para leste, causando agora ventos de sudeste e assim formação de nebulosidade no leste catarinense, além do planalto sul. Há registro de chuva no planalto sul, litoral sul, encosta da Serra Geral e no alto da Grande Florianópolis. Em Anitápolis por exemplo, já houve acumulado de 16,2mm esta noite, enquanto que na capital não chove.

Segundo o CIRAM, o sábado deve ser de sol em todo o estado. Pode chover fraco e isolado no litoral durante a madrugada, melhorando rapidamente pela manhã. Devido a entrada de uma massa de ar mais frio impulsionada pelo ciclone, o dia deve amanhecer com temperaturas baixas, com até 3ºC na serra. No domingo mesma situação.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES