Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de maio de 2011

CADA VEZ MAIS FRIO!

O título dessa postagem tem tudo a ver com o assunto que a mesma se trata. No domingo, o blog havia mostrado as temperaturas mínimas muito baixas sobre Santa Catarina (veja), cujas as mesmas obtiveram valores negativos em onze municípios catarinenses. Desde lá, o frio não dá trégua e até aumentou! Para se ter uma idéia, Urupema registrou -4,6ºC (abaixo de zero) na madrugada de ontem, sendo esta agora a menor temperatura do ano, estando mais frio que no domingo. Em São Joaquim, a segunda-feira amanheceu com valores abaixo de zero também, acusando -1,8ºC na estação da Climaterra. 

Ambos os municípios citados acima registraram ocorrência de geada, como mostram as fotos abaixo. Segundo a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) de Urupema, o frio intenso congelou as tubulações e acabou por rompe-las.
São Joaquim-SC
Urupema-SC
O que mantêm esse ar frio e bastante seco, são a persistência de alongamentos (cristas) de anticlones em altitude, ou seja, áreas com maior pressão e movimento descendente do ar. Em superfície sente-se o reflexo disso mediante também a presença de uma crista, com o centro de alta pressão polar localizado no estuário do rio da Prata, como mostra a figura de análise abaixo. Nela também é observado o ciclone extratropical (letra B) sobre alto mar, o qual contribuiu para as ressacas marítimas do fim de semana, quando as ondas alcançaram até 5 metros em mar aberto e entre 3 e 4 metros próximo das praias.
Assim como ontem, esses alongamentos (cristas) hoje estão sendo contornado pelas chamadas correntes de jato subtropical, ou seja, máximos de ventos entre 10 e 12km de altitude, que chegam a velocidades acima dos 200 km/h, como mostra a figura abaixo (áreas avermelhadas), com análise de direção e velocidade do vento as 9 horas da manhã de hoje.
Esse jato subtropical favorece a formação de nuvens altas e alguma nebulosidade média. Isso foi bem observado nesta terça-feira, como em Florianópolis e Penha (fotos a seguir), onde o amanhecer foi com nuvens do topo cirrus e também altostratus.
Florianópolis-SC
Penha-SC
Para a quarta-feira, a tendência é de sol em todo o estado. No litoral a nebulosidade aumenta no decorrer do dia mas não há indicativo de chuva. Faz frio pela manhã, com mínimas ainda próximas de zero grau.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CASAN.

FOTOS: TERRA WAVES, PREFEITURA DE URUPEMA, SÃO JOAQUIM ONLINE.

Mapas de criação própria

domingo, 29 de maio de 2011

DOMINGO NEGATIVO EM SANTA CATARINA

O estado de Santa Catarina teve um amanhecer de domingo digno de inverno, com temperaturas muito baixas e valores até negativos em áreas da serra e meio-oeste, além da ocorrência de geada. O menor registro foi de -4,2ºC em Urupema, sendo esta a menor temperatura de 2011 no Brasil. Logo vem Monte Castelo, planalto norte, onde fez -1,6ºC. Inclusive o  Planalto norte e meio-oeste tiveram suas primeiras temperaturas abaixo de zero grau neste ano, fazendo ainda -1,5ºC em Major Vieira, -1,4ºC em Caçador e -1,0ºC em Rio das Antas. Ao todo, onze cidades negativaram neste domingo.

No oeste, quem saiu na frente foi Concórdia com 3,3ºC. No litoral, o município de Itapoá teve seu menor registro do ano, com 5,8ºC, sendo também a menor hoje no litoral. Mesma situação na capital e em São Francisco do Sul, que amanheceram com 9,8ºC e 7,4ºC, respectivamente. No Vale do Itajaí, o menor valor foi de 2,5ºC em Rio do Campo.

Confira mais detalhes das temperaturas mínimas deste domingo em Santa Catarina, inclusive as outras mínimas abaixo de zero alcançadas pelo território catarinense.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-4,2
Monte Castelo (CIRAM)-1,6
Major Vieira (INMET)-1,5
Papanduva (CIRAM)-1,5
Três Barras (CIRAM)-1,4
Caçador (CIRAM)-1,4
São Joaquim (CIRAM)-1,1
Itaiópolis (INMET)-1,0
Rio das Antas (CIRAM)-1,0
Curitibanos (INMET)-0,8
Canoinhas (CIRAM)-0,7
Campos Novos (INMET)0,0
Campo Belo do Sul (CIRAM)1,4
Rio do Campo (INMET)2,5
Concórdia (CIRAM)3,3
Ituporanga (CIRAM)4,0
Itapoá (CIRAM)5,8
São Francisco do Sul (CIRAM)7,4
Itajaí (CIRAM)9,3

O ciclone extratropical que havia sofrido oclusão completa (quando todo o ar quente é elevado pelo ar frio e acaba o gradiente térmico em superfície), se encontra quase que estacionário no oceano Atlântico, favorecendo a entrada de mais ar frio. Veja o sistema (letra B) na figura abaixo.
Em altitude superiores, ainda tem-se a presença de cristas, que são áreas alongadas com circulação anticlônica. Essa crista na alta troposfera é contornada pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), como é visto na próxima figura de análise, representado pelas cores avermelhadas onde o vento é mais intenso (em altitude!).
No Balneário Rincão, litoral sul, a força dos ventos do ciclone extratropical em alto mar, causaram ondas intensas e ressaca, como mostrado ontem aqui no blog. Neste domingo, a situação ficou mais complicada, com a água do mar invadindo ruas e deixando algumas pessoas ilhadas (foto abaixo).

Balneário Rincão-SC
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS.

sábado, 28 de maio de 2011

QUASE QUATRO GRAUS ABAIXO DE ZERO!

O sábado amanheceu gelado em boa parte de Santa Catarina, sobretudo nas áreas mais altas do estado. As temperaturas mais baixas se encontraram em regiões de baixadas onde o ar frio mais denso se deposita. No entanto, mesmo assim também fez frio nos picos. Os valores se aproximaram de zero grau, sendo que em duas cidades negativou. Em Urupema, o termômetro de mínima acusou -3,7ºC (abaixo de zero), sendo a temperatura mais baixa esse ano no Brasil até o momento. A segunda cidade a ter temperatura negativa hoje foi São Joaquim, com -0,8ºC. Com isso, já é a sétima vez que temos temperaturas abaixo de zero grau em 2011.

No meio-oeste, o menor valor foi de 0,3ºC em Curitibanos. O oeste catarinense apresentou 5,1ºC em Concórdia. Já no Alto Vale do Itajaí, a mais baixa foi de 4,7ºC em Ituporanga. No litoral, quem saiu na frente nas mínimas foi Timbé do Sul, onde fez 7,4ºC.

Acompanhe mais detalhes das temperaturas mínimas na tabela abaixo, com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-3,7
São Joaquim (CIRAM)-0,8
Morro da Igreja - Urubici (INMET)0,2
Curitibanos (CIRAM)0,3
Abdon Batista (CIRAM)2,1
Campo Belo do Sul (CIRAM)2,2
Caçador (CIRAM)2,4
Campos Novos (INMET)2,8
Celso Ramos (CIRAM)3,2
Lages (INMET)3,3
Ituporanga (INMET)4,7
Concórdia (CIRAM)5,1
Xanxerê  (INMET)5,7
Timbé do Sul (CIRAM)7,4
Itapoá (CIRAM)9,9
Criciúma (CIRAM)10,1

O que mantêm esse ar seco e frio sobre o continente sul brasileiro é a presença de cristas, que são alongamentos de uma área com circulação anticlônica. Pela análise de ventos na média troposfera (figura abaixo), nota-se que estão de sudoeste sobre SC, o que identifica a presença da referida crista. 
Em superfície, a próxima figura (abaixo) nos mostra também essa situação. O ciclone extratropical em alto mar (letra B) acabou ocluindo por completo, ou seja, o ar frio de sul fez todo o ar quente ir para camadas mais altas da troposfera, acabando com o gradiente térmico em superfície e assim dissipando a frente fria que outrora fora formada.
Perceba que os ventos chegam de sudoeste no litoral catarinense, mas desviam para sudeste no litoral norte. Isso determinou o ingresso de umidade oceânica para essa região, favorecendo a formação de nuvens baixas. Na imagem de satélite abaixo, podemos notar essas nuvens e também a nebulosidade associada ao ciclone extratropical ocluso.
O ciclone mexeu com o mar ao largo da costa sul brasileira, com ventos da ordem de 70 a 80km/h. As ondas, segundo informações dos próprios surfistas, alcançaram até os 3 metros de altura. Veja mais detalhes nas duas fotos abaixo, uma na praia do Campeche em Florianópolis e a outra na praia da Vila em Imbituba.
Florianópolis-SC
Imbituba-SC
No litoral sul, o balneário Rincão teve ressaca, fazendo a água do mar avançar até algumas ruas, como mostram as fotos abaixo. Não houve estragos.
Balneário Rincão-SC
A tendência é que a próxima madrugada seja ainda de mais frio em SC, podendo novamente registrar temperaturas negativas, sobretudo nos vales e baixadas do planalto sul.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, NOTÍCIAS DO DIA, TERRA WAVES.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

FRENTE FRIA PASSA POR SC COM FRACA ATIVIDADE

Nesta quinta-feira tivemos a passagem muito rápida de uma frente fria pelo litoral catarinense. O sistema foi gerado a partir da formação de uma ciclone extratropical ontem no litoral uruguaio. Nas duas figuras abaixo, podemos ver a análise de ventos e pressão atmosférica as 21h de ontem e as 9h de hoje. Perceba que o ciclone (letra B) teve deslocamento para sudeste em direção ao alto mar.
Nesse deslocamento, o ciclone extratropical acabou impulsionando ar frio, que está entrando no Sul do Brasil. Veja que os ventos intensos associado a ele, atingem parte do litoral catarinense na manhã de hoje. Isso decorre pelo fato de o ciclone ter uma pressão baixa de 998 hPa (Hectopascal) em seu centro, ao passo que o ar frio que ingressa possui pressão alta de 1028 hPa. Isso gera gradiente de pressão atmosférica, provocando ventos mais intensos. Em Laguna, por exemplo, o período matutino foi marcado por rajadas de ventos de até 72km/h.

Por esse motivo, a frente fria passou rapidamente, com praticamente nenhuma precipitação pelo território catarinense. Para não dizer que não choveu, foi registrado o fenômeno apenas em Urubici e Joinville, com respectivamente 8,6mm e 10,0mm. Pela imagem de satélite abaixo, podemos notar a fraca nebulosidade nesta tarde sobre SC, observando também o formato das nuvens sobre o ciclone extratropical no oceano Atlântico.
Com essas poucas nuvens, o sol conseguiu aparecer, como mostra o belo nascer de nossa estrela em Imbituba, litoral sul catarinense.
Imbituba-SC
As temperaturas estão declinando gradativamente em Santa Catarina. Até a as 23h já fazia 5,3ºC no Morro da Igreja em Urubici. Nesta próxima madrugada, a nebulosidade na parte serrana pode atrapalhar a queda da temperatura. Tais nuvens, são geradas pela circulação de ventos úmidos associados a rotação do ciclone extratropical em alto mar, que mantêm uma coluna de umidade que consegue alcançar altitudes maiores. Isso é bem evidenciado quando olhamos um corte vertical da troposfera de oeste a leste do estado, numa linha sobre a latitude 28ºS, entre a superfície e 16km de altitude. A região serrana se encontra entre as longitudes 51ºW e 50ºW, onde a camada úmida (azul) avança até cerca de 2km de altitude. 
Na figura abaixo, temos a análise e previsão do deslocamento do ciclone extratropical atual, com base no modelo global de previsão numérica de tempo  GFS. Cada quadrado representa a posição do ciclone, sendo o número correspondente ao dia do mês e a cor o valor de pressão atmosférica central. Veja que no dia 25 ele estava em formação dentro do continente. Já hoje está no alto mar, sendo que o prognóstico é que ele se desloque para sudeste, depois para norte e por último segue novamente para sudeste a partir do dia 29, ou seja, domingo. 
Com essa tendência, a nebulosidade no planalto serrano deve perder força e dar lugar ao céu mais limpo. É exatamente no domingo que estão previstas as mínimas mais baixas, com até -2ºC no alto da serra.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA DETERMINOU UMA SEMANA BASTANTE ÚMIDA NO LESTE DE SC

Chuva em Balneário Camboriu
Além do frio, a semana foi marcada pela atuação da circulação marítima sobre o leste de Santa Catarina. São ventos úmidos de sudeste a nordeste, provenientes de uma sistema de alta pressão quase que estacionário no oceano Atlântico sul. Na figura abaixo, com análise de vento e pressão ao nível médio do mar as 9 horas da manhã de hoje, percebe-se que esse sistema (letra A) está localizado na altura do estuário do rio da Prata.
Hoje, esse sistema de alta pressão teve um deslocamento mais para norte/nordeste devido a aproximação de uma frente fria. Por isso os ventos mudaram para leste e até nordeste no leste catarinense. Entretanto, durate boa parte da semana eles predominaram de sudeste a leste. Olhando a próxima figura, onde temos um corte vertical da troposfera mostrando a umidade relativa até uma altitude de 16km sobre o estado de SC de oeste a leste, percebemos que a camada úmida alcança até 3km sobre o litoral, ou seja, entre as longitudes 50ºW e 48ºW. 
Isso acontece porque os ventos úmidos ao subirem a serra geral, sofrem expansão e sua umidade condensa em forma de nuvens. Quando esse vento sai da serra, já está seco e assim determina tempo bom para o oeste e meio-oeste catarinense. Se olharmos a imagem de satélite de ontem, veremos claramente que as nuvens se concentraram no leste e um pouco da serra.
De acordo com as estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores valores de chuva nos últimos 3 dias foram de 45,2mm em Florianópolis, 34,1mm em Massaranduba (só hoje), 33,1mm em Aurora, 30,2mm em Apiúna e 25,6mm em Indaial (só hoje).

As temperaturas ficaram amenas entre a serra e litoral devido a nebulosidade. Durante essa semana a temperatura máxima em Urupema não passou dos 14,5ºC. Já na capital catarinense, não foi registrado mais que 23,4ºC nesse mesmo período. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: TERRA WAVES
Mapas de criação própria

terça-feira, 17 de maio de 2011

FRIO! URUPEMA AMANHECEU COM -2,7ºC

O frio, como previsto pelos órgãos meteorológicos responsáveis, se concretizou no estado. Não que estivesse calor, mas o ar frio obteve um reforço. Na Serra catarinense, o município de Urupema registrou a menor temperatura do ano no Brasil, com -2,7ºC, sendo também a quarta temperatura negativa em 2011 até o momento. Nos arredores, tivemos temperaturas mínimas de 1,1ºC no Morro da Igreja em Urubici, 2,5ºC em São Joaquim e 2,9ºC em Lages. Segundo informações da empresa Climaterra, houve geada forte no Pericó em São Joaquim. A geada forte também não poderia faltar na referida Urupema, vide fotos abaixo.

No Planalto Norte o frio também seguiu intenso, sendo que o menor valor foi de 3,9ºC em Itaiópolis, seguido de 4,1ºC em Papanduva. O meio-oeste não ficou de fora, tendo 6,1ºC em Campos Novos e 6,2ºC em Celso Ramos. No litoral, muitas cidades tiveram suas menores marcas do ano. Foi o caso de Florianópolis, onde a terça-feira amanheceu com 10,2ºC. Situação semelhante em Urussanga no litoral sul, onde fez 10ºC. Mas a menor temperatura registrada pelas estações meteorológicas no leste do estado, foi de 9,0ºC em Timbé do Sul.

Acompanhe mais detalhes das temperaturas mínimas hoje em Santa Catarina na tabela a seguir.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-2,7ºC
Morro da Igreja - Urubici (CIRAM)1,1
São Joaquim  (CIRAM)2,5
Lages (CIRAM)2,9
Campo Belo do Sul (CIRAM)3,2
Itaiópolis (CIRAM)3,9
Papanduva (CIRAM)4,1
Três Barras (CIRAM)4,6
Monte Castelo (CIRAM)5,0
Rio Negrinho (CIRAM)5,8
Campos Novos (CIRAM)6,1
Celso Ramos (CIRAM)6,2
Ituporanga (CIRAM)6,6
Concórdia (CIRAM)7,7
Timbé do Sul (CIRAM)9,0
Itapoá (CIRAM)9,7
Florianópolis (CIRAM)10,2

O litoral sul só não teve temperaturas ainda mais baixas devido também a nebulosidade, que acaba impedindo com que toda a radiação infravermelha se disperse. Se olharmos a imagem de satélite abaixo no canal visível as 9 horas da manhã, veremos bem essa nebulosidade comentada.
Fazendo uma comparação do céu de Itapema no litoral norte e Imbituba no litoral sul (fotos abaixo), veremos bem o contraste de condição de tempo, assim como vimos na imagem do satélite.
Itapema, litoral norte
Imbituba, litoral sul
Em algumas áreas do centro do planalto serrano, compreendida mais ou menos entre Abdon Batista e parte do Alto Vale do Itajaí, as nuvens aparentemente vistas na imagem de satélite anterior, são na verdade dissipações de nevoeiros radiativos, formados quando boa parte da radiação infravermelha escapa para o espaço, levando a temperatura do ar até o ponto de orvalho em condições de disponibilidade de umidade.

O que ditou as regras para que o tempo se comportasse dessa maneira, foram a presença de cristas, que são alongamentos de um sistema de alta pressão. Essa crista atuou desde a superfície até a alta troposfera. Nos baixos níveis, ela foi alongada de um sistema de alta pressão frio localizado no oceano Atlântico, atuando como um reforço de ar frio. Tal sistema de alta pressão, acabou causando ventos de sudeste no litoral sul, trazendo umidade marítima e provocando aquela nebulosidade. Na figura com análise de ventos e pressão ao nível médio do mar (abaixo), vemos que no decorrer da costa catarinense, esse vento vira imediatamente para sul e impedindo um maior ingresso de umidade oceânica. Esse desvio rápido do vento se deve a presença de uma frente fria próximo da costa do sudeste do Brasil, que aumenta o gradiente de pressão e altera a direção dos ventos.
Para a quarta-feira, o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) prevê um dia com sol na maior parte do estado. No litoral, haverá mais nuvens, podendo chover fraco na madrugada/manhã. Faz muito frio ainda, com previsão novamente de temperaturas negativas e geadas no Planalto Serrano.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL,
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, TERRA WAVES
Mapas de criação própria

domingo, 15 de maio de 2011

SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO DEIXA TEMPO INSTÁVEL COM TEMPERATURAS BAIXAS EM SC

Florianópolis - SC
Nas últimas 36 horas, o estado de Santa Catarina apresentou um tempo instável e chuvoso (foto acima), não estando nenhuma região fora dessa condição. Tudo começou ontem, quando um cavado (área de baixa pressão alongada) chegou da Argentina, o qual pode ser visto na figura abaixo através dos traços pretos.
Esse cavado em altitudes superiores, acabou gerando bastante ascendência do ar em sua borda sobre os baixos níveis troposféricos, o que culminou na formação de um sistema de baixa pressão entre a superfície e uma altitude de 1500 metros. Nas duas figuras a seguir, podemos observar que o sistema (letra B) aparecia em superfície (primeira figura) sobre o oeste catarinense e sudoeste do PR. Jána segunda figura, vemos que numa altitude de 1500 metros esse mesmo sistema aparecia entre o oeste catarinense e noroeste gaúcho. Isso é explicado pelo fato de os sistemas atmosféricos serem inclinados.
Esse sistema de baixa pressão (letra B), ao mesmo tempo trazia ventos úmidos atlânticos provenientes de um anticlone marítimo (letra A), e também ventos úmidos da floresta amazônica. Se olharmos um corte vertical da troposfera, mostrando os valores de umidade desde os baixos níveis até uma altitude de 16km, entre as longitudes 69ºW e 42ºW e sobre a latitude 27.5ºS, veremos que há uma grande coluna de ar mais úmido (cor azul) entre 53ºW e 45ºW, o que representa todo o estado de Santa Catarina e um pouco do oceano adjacente.
A configuração desse corte vertical era de ontem a noite. Já hoje, essa coluna abrange o leste catarinense e principalmente o alto mar (figura abaixo).
As imagens do satélite GOES-12 (abaixo) no canal infravermelho com coloração, nos mostra que a grande quantidade de nuvens com desenvolvimento vertical que cobriam o estado ontem a noite, se limitavam hoje pela manhã a nuvens estratificadas sobre o leste.
Segundo dados das estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), choveu em todas as regiões. No entanto, as que tiveram os maiores acumulados foram o Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Em Rio do Oeste, por exemplo, precipitou 88,6mm (milímetros) entre ontem a noite e hoje pela manhã. Em Timbé do Sul, encosta do litoral sul, o acumulado de chuva foi de 81,8mm até a noite de hoje, sendo que continua chovendo. Confira mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva - 36 horas (mm)
Rio do Oeste (CIRAM)88,6
Timbé do Sul (CIRAM)81,8
Florianópolis  (CIRAM)59,9
Apiúna (CIRAM)56,2
Aurora (CIRAM)55,6
Chapecó (CIRAM)45,9
São Joaquim (CIRAM)45,0
Abdon Batista (CIRAM)42,0
Campo Belo do Sul (CIRAM)38,8
Itajaí (CIRAM)37,5
Concórdia (CIRAM)36,8
Major Vieira (CIRAM)28,3

Pela figura abaixo, com análise de ventos e pressão atmosférica em superfície hoje pela manhã, é notável o deslocamento do sistema de baixa pressão para o mar, estando na altura do litoral norte catarinense.
Por esse motivo, o domingo ainda foi chuvoso. O ar frio que já estava presente, associado aos ventos mais intensos e a cobertura de nuvens, fizeram com que as temperaturas máximas ficassem muito baixas, principalmente sobre a Serra catarinense. No Morro da Igreja, o valor mais alto de temperatura hoje foi 5,9ºC pela tarde! Por causa do vento de até 94km/h, a sensação térmica chegou a -12ºC! Em São Joaquim, a temperatura máxima foi de 9,5ºC. Urupema ficou com 11,4ºC.

A segunda-feira ainda deve ser de muitas nuvens entre aberturas de sol no leste catarinense, podendo chover pela madrugada e manhã. Nas demais regiões o tempo firma e faz frio nas primeiras horas da manhã. No Planalto Sul há chance de geada isolada.

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, MARINHA DO BRASIL

terça-feira, 10 de maio de 2011

ÁREA DE BAIXA PRESSÃO SE FORMA E PROVOCA CHUVA EM SC

Nesta terça-feira, o céu ficou praticamente nublado na maior parte do dia sobre Santa Catarina. Isso em função da instabilização da troposfera, que se deu em virtude da presença do Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), visto na figura abaixo pelas cores mais avermelhadas.
A partir do Jato Subtropical, a advecção de vorticidade ciclônica formou um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) sobre a Argentina, que também é visto na próxima figura, representado pelos traço pretos.
Com isso, o ar dos baixos níveis até a média troposfera ganhou maior ascendência, o que decaiu a pressão a favoreceu o ingresso de umidade da floresta amazônica através dos ventos de noroeste (figura abaixo). 
Nessas situações, é interessante analisar um corte vertical da troposfera, que na figura abaixo representa a latitude 27.5ºS, entre as longitudes 69ºW e 42ºW, desde os baixos níveis até uma altitude de 16km (100 hPa). Note que entre as latitudes 66ºW e 50ºW, o ar úmido (cor azul) se eleva até uma altitude de 10km, onde a partir daí acaba divergindo para os lados devido a temperatura do ar que sobe ser menor ou igual a do ar local, criando um circulação na forma de uma célula. Essa região representa uma área compreendida desde o norte da Argentina até o Planalto Sul catarinense.
Agora veja a imagem de satélite abaixo. 
Note que do oeste/noroeste gaúcho em direção a oeste, as nuvens se organizam em pequenas células isoladas, porém intensas. Isso decorre de haver uma grande camada de ar seco acima delas, que é bem vista naquela figura de corte vertical da troposfera, na qual essa região é da longitude 57ºW para a esquerda (oeste). Já da latitude 58ºW em direção ao leste, a coluna de ar úmido é mais extensa, ou seja, vai desde os baixos níveis até a altitude de 10km. O resultado na imagem de satélite são nuvens mais organizadas e com maior "poder" de precipitações por várias horas.

Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), as regiões que tiveram os valores mais altos de chuva foram o meio-oeste, planalto sul e parte do vale do Itajaí. Porém como dito, as precipitações no centro do estado foram de caráter moderado e duradouro. Um exemplo é Abdon Batista, onde choveu 91,4mm entre as 10h e 19h. Outro exemplo é Campo Belo do Sul, que teve precipitação acumulada de 70,8mm desde o meio-dia até as 22h. Na tabela abaixo você confere outros valores de chuva pelo estado nesta terça-feira. 

Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) 10/05
Abdon Batista (CIRAM)91,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)70,8
Campos Novos (CIRAM)66,8
Celso Ramos (CIRAM)61,2
Aurora (CIRAM)51,4
Rio do Oeste (CIRAM)47,2
Painel (CIRAM)32,0
São Joaquim  (CIRAM)22,0
Concórdia (CIRAM)20,6
Itajaí (CIRAM)20,3
Florianópolis  (CIRAM)13,7

Para a quarta-feira, o CIRAM prevê um dia com bastante variação de nuvens e chance de chuva a qualquer hora do dia. Temperaturas amenas. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL

domingo, 8 de maio de 2011

TROPOSFERA SE INSTABILIZOU NESTE DOMINGO DAS MÃES

Neste domingo das mães, tivemos a rápida passagem de uma frente fria pela costa catarinense. Para se ter uma idéia da velocidade dessa frente fria, as 9 horas da manhã ela estava ainda no litoral do Uruguai! Ou seja, em menos de de 12 horas ela atravessou toda a costa do Uruguai, do RS e parte da costa catarinense!Nas duas cartas meteorológicas feitas pela Marinha do Brasil, é possível observar essa situação descrita, sendo que a frente fria é representada pela linha com vários triângulos em azul.

A frente fria em si só aumentou a nebulosidade nas áreas próximas ao mar e organizou a umidade que vem da floresta amazônica (figura abaixo). Entretanto, não foi só esse sistema frontal que atuou hoje. Tivemos também a rápida formação de um cavado em meio aos ventos de oeste na média troposfera sobre a Argentina. Em sua borda, a ascendência do ar aumentou e contribuiu também para o ingresso de umidade amazônica.
Isso acabou elevando os índices de instabilidade troposférica. Se olharmos as duas figura abaixo, veremos que sobre SC, os índice de instabilidade Totals estava com valor de até 48 e o Cape já apresentava valores acima dos 500 J/Kg sobre o oeste e em torno disso em algumas partes do estado. Essa condição, indicava que a atmosfera tinha já energia considerável para convecção, bem como bastante umidade nos baixos níveis e ar bastante frio na média troposfera (entre 5 e 6km de altitude).
Na imagem de satélite abaixo, vemos as nuvens de desenvolvimento vertical que se formaram sobre o oste e meio-oeste e parte do planalto sul catarinense ao longo da tarde, sendo alinhadas pela presença da frente fria no litoral e também a atuação do Jato Subtropical (ventos fortes em níveis mais altos da troposfera).
Segundo as estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), houve chuva em alguns municípios do oeste, meio-oeste, planalto sul, litoral sul e vale do Itajaí. A maior parte dessas chuvas foram de fraca intensidade. A única excessão foi em Campo Belo do Sul, onde precipitou 15,2mm. Inclusive, na imagem de satélite mostrada anteriormente, podemos ver as células convectivas formadas sobre esse município, que está localizado no planalto sul. Choveu também 6,2mm em Lontras (Vale), 5mm em Nova Veneza (litoral sul) e 3,2mm em Criciúma (litoral sul).  

Para a segunda-feira, a previsão é de um dia de sol com muitas nuvens, podendo chover pela manhã e a noite. No oeste e meio-oeste a chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas. Temperaturas ficam agradáveis e o frio diminui um pouco nas madrugadas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL