Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 29 de junho de 2011

QUARTA-FEIRA COM MAIS CHUVA E TAMBÉM MAIS NEVE EM SANTA CATARINA

O cavado (área de baixa pressão alongada) previsto para hoje, chegou e instabilizou o ar sobre Santa Catarina. Na figura abaixo, podemos notar esse sistema mediante os traços pretos, que visa uma ilustração sinótica. 
A queda de pressão atmosférica que o cavado de altitude provoca em superfície ao longo de sua borda leste/nordeste, acaba aumentando a convergência de umidade entre a floresta amazônica e SC. Na próxima figura com análise de ventos a 1500 metros de altitude, vê-se que eles seguem de noroeste para nosso estado.
A nebulosidade já cobria praticamente todo o estado por volta das 7 horas da manhã, como mostra a imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho colorido. 
A chuva começou no fim da madrugada a partir do oeste e meio-oeste catarinense, se estendendo rapidamente para as demais regiões, de modo que no litoral já era observado alguns pingos de chuva no final da manhã. As precipitações, contudo, não foram lá tão significativas. Os maiores valores foram acusados no nordeste catarinense, com 13mm em Apiúna, 12,4mm em José Boiteux e Major Vieira, 11mm em Rio do Oeste, 10,6mm em Monte Castelo, 8,2mm em Canoinhas, 8mm em Ituporanga, 7,4mm em Joinville e 7mm em São José.

Observando a análise de velocidade vertical do ar na camada média da troposfera, verifica-se que eles estão mais negativos (cor vermelha) sobre o nordeste catarinense, indicando que o ar estava com maior levantamento nessa área, onde realmente houve mais chuva.
No Planalto Sul, além da chuva, houve novamente precipitação de neve pela manhã no distrito do Cruzeiro em São Joaquim e na localidade Vacas Gordas no município de Urubici. Essas informações foram divulgadas agora a noite pela Climaterra. Moradores de Lages também afirmaram ter presenciado chuva congelada em Lages.

Em Urupema, mesmo com a nebulosidade e um pequeno aumento de temperatura em relação a ontem, cachoeiras permaneceram congeladas hoje pela manhã na subida do Morro das Antenas.
Urupema-SC
O que chamou a atenção hoje além da nova ocorrência de neve, foram os valores muito baixos de temperatura máxima. Apesar de não ter negativado novamente pela manhã, o tempo encoberto e chuvoso durante todo o dia associado a presença da massa de ar frio, fizeram com que as temperaturas hoje não ultrapassassem os 12ºC na maioria das cidades catarinenses. Em Urupema, por exemplo, a temperatura máxima foi de apenas 7ºC. Já em São Joaquim, não fez mais que 8,3ºC. Em Major Vieira no Planalto Norte, a temperatura não passou dos 7,2ºC. No restante do planalto, o valor mais alto foi de tão somente 10,4ºC em Xanxerê. Até no litoral sul, o município de Meleiro teve máxima de apenas 10,9ºC.

Para a quinta-feira, a previsão é ainda de tempo instável com chuva ocasional em Santa Catarina. Há risco de trovoada e granizo isolado. As temperaturas permanecem baixas durante o dia, porém com uma leve redução do frio pela manhã. A chuva deve continuar pelo menos até parte do sábado, quando entra uma nova e intensa massa de ar frio polar.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERA
FOTO: PREFEITURA DE URUPEMA
Mapas de criação própria

terça-feira, 28 de junho de 2011

TERÇA-FEIRA CONGELANTE E COM GEADA EM BOA PARTE DE SANTA CATARINA

A madrugada e manhã desta terça-feira foram excepcionalmente geladas em todo o estado de Santa Catarina. O domínio de uma forte massa de ar polar causou muito frio em todas as regiões. Como o centro do sistema se encontra sobre  o oeste (letra A na figura acima), com pressão máxima de 1026 hPa (hectopascais), o ar esteve seco e não permitiu a formação de muitas nuvens, o que é verificado na imagem do satélite no canal visível.
As temperaturas mínimas na maioria das cidades foram as menores do ano. Praticamente todo o planalto e vale do Itajaí tiveram temperaturas abaixo de zero grau, sendo que ao todo, 27 municípios obtiveram dígitos negativos hoje. Em Urupema no planalto sul, a temperatura mínima incríveis -9ºC (nove graus negativos), sendo a menor de 2011 em SC e no Brasil. A última vez que o território catarinense registrou o mesmo valor foi em Fraiburgo no dia 16 junho de 2008. Em São Joaquim, a madrugada de hoje teve temperatura mínima de gelados -6,8ºC na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

O frio intenso não se limitou ao planalto sul. No planalto norte, o menor valor foi de -6,0ºC em Monte Castelo, seguido de -5,9ºC em Papanduva. No meio-oeste, a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) acusou -5,8ºC pela manhã. No vale, Rio do Campo amanheceu com -2,5ºC. No oeste o menor registro foi de -7,6ºC em Ponte Serrada e -1,3ºC em Concórdia.

No litoral, foram registrados valores muito baixos para a região, mesmo perto do mar. A maior parte das mínimas ficaram muito próximas de zero grau, como Itapoá, onde fez 0,1ºC, ou seja, faltou apenas um décimo!. O município foi o mais frio da faixa litorânea nesta terça-feira. Em seguida, temos São Francisco do Sul onde fez baixos 1,1ºC.  No litoral sul, foi registrado 1,9ºC em Criciúma e 2,2ºC em Urussanga. Ali perto, o colaborador José Luiz Mattei registrou 1,3ºC em Orleans por volta das sete horas da manhã em seu termômetro de mínima, localizado numa baixada. Na capital catarinense, a estação do bairro Itacorubi teve mínima de 2,7ºC, sendo a mais baixa desde o ano de 2002. No bairro Capoeiras, a estação Paulo Tempo registrou 5,8ºC, sendo o menor valor desde que foi instalada.

As menores temperaturas mínimas de hoje em Santa Catarina, você confere na grande tabela abaixo. Todas registradas pelo CIRAM e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) terça-feira
Urupema (CIRAM)-9,0
Ponte Serrada (CIRAM)-7,6
São Joaquim (CIRAM)-6,8
Monte Castelo (CIRAM)-6,0
Papanduva (CIRAM)-5,9
Rio Negrinho (INMET)-5,9
Itaiópolis (CIRAM)-5,9
Caçador (CIRAM)-5,8
Três Barras (CIRAM)-5,5
São Bento do Sul (CIRAM)-4,8
Porto União (CIRAM)-4,7
Campo Alegre (INMET)-4,6
Joaçaba (INMET)-4,6
Major Vieira (CIRAM)-4,2
Celso Ramos (CIRAM)-4,2
Irineópolis (CIRAM)-4,1
Rio das Antas (CIRAM)-3,8
Canoinhas (CIRAM)-3,7
Curitibanos (INMET)-3,5
Lages (INMET)-3,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)-3,3
Lebon Régis (CIRAM)-3,2
Campo Novos (INMET)-2,9
Rio do Campo (CIRAM)-2,5
Abdon Batista (CIRAM)-2,4
Concórdia (INMET)-1,3
Ituporanga (INMET)-1,2
Morro da Igreja (INMET)-0,6
Itapoá (CIRAM)0,1
Xanxerê (INMET)0,2
Lontras (CIRAM)1,0
São Francisco do Sul (INMET)1,1
São Miguel do Oeste (CIRAM)1,2
Criciúma (CIRAM)1,9
Urussanga (INMET)2,2
Timbé do Sul (CIRAM)2,5
Florianópolis (CIRAM)2,7
Turvo (CIRAM)3,4
Massaranduba (CIRAM)3,9

Com esse frio espetacular, a geada se formou em boa parte do estado. No planalto serrano o fenômeno foi de forte intensidade, até trazendo alguns prejuízos para agricultura. Na educação, alunos ficaram sem aula por falta de condições em virtude do frio intenso. Nas comunidades, transtorno devido ao congelamento de encanamentos. Lagos chegaram a congelar. Veja abaixo, as fotos da geada em Urupema, São Joaquim e Três Barras. 

Três Barras
Urupema-SC
Urupema-SC
No meio-oeste, a geada também veio com força, como em Lebon Régis, Joaçaba, Água Doce, Treze Tílias e Jaborá. No oeste foi registrado geada em Dionísio Cerqueira e Chapecó. Veja nas fotos a seguir.

Água Doce
Jaborá-SC
Joaçaba-SC
Treze Tílias-SC
Lebon Régis-SC
Chapecó-SC
A geada foi tão ampla, que nem o litoral catarinense escapou. Na capital catarinense, por exemplo, houve geada no bairro Itacorubi onde havia feito 2,7ºC. Segundo o colaborador do blog Paulo Tempo, Heriberto, também ocorreu geada em Jacinto Machado no litoral sul, que amanheceu com 4ºC. O frio de lá foi bem característico de baixada, pois outra estação localizada num topo registrou 7,8ºC. Quanta diferença numa mesma cidade!. Ainda no litoral sul, foi observado geada em Braço do Norte. Em Araquari, próximo de Joinville no litoral norte, também houve geada, que foi flagrada pela câmera digital do nosso colaborador Matheus Boger. Todas as fotos do fenômeno seguem abaixo.
Araquari-SC
Florianópolis-SC
Braço do Norte-SC
Apesar de o sistema de alta pressão estar sobre o estado a manter o ar mais calmo, a presença de um ciclone extratropical (visto na primeira figura da postagem pela letra B) em alto mar, associado a proximidade com a lua nova que inicia sexta-feira, fez com que a maré invadisse as algumas áreas da costa, como em Florianópolis, onde houve alagamentos no bairro Rio Tavares e também no Centro Sul, bairro Prainha. Tudo resultado de um empilhamento da maré astronômica.
No decorrer do dia, a presença do Jato Subtropical (ventos fortes na alta troposfera), visto na figura acima (cores mais avermelhadas), trouxe a formação de nuvens altas do tipo cirrus em parte de Santa Catarina. Essas nuvens são formadas por cristais de gelo a uma altitude superior a 8km. Tal nebulosidade podia ser vista na imagem do satélite GOES no canal de vapor d'água (abaixo).
A previsão para a quarta-feira não é nada animadora. Um cavado avançará de oeste e trará aumento de nuvens para SC, com possibilidade de chuva já no início de amanhã. Como o ar está ainda bastante frio, não está descartado a ocorrência de granizo isolado. Final de semana promete outra onda de frio.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL, PORTAL EDER LUIZ.
FOTOS: EPAGRI-CIRAM, PORTAL EDER LUIZ, BEM SUL, METSUL, PREFEITURA DE URUPEMA, ND ONLINE, COLABORADOR MATHEUS BOGER.
 Mapas de criação própria

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ANTICICLONE POLAR TRAZ NEVE E TEMPERATURAS NEGATIVAS EM SANTA CATARINA

Ao longo do domingo, a entrada de um intenso anticiclone de origem polar com pressão central de 1030 hPa (hectopascais), declinou as temperaturas ao longo do dia em Santa Catarina. Para se ter uma idéia, praticamente todas as temperaturas máximas de ontem se deram na madrugada. Por volta das 15h, quando normalmente é a hora mais quente do dia, fazia apenas 4,7ºC em Urupema e 3,7ºC em São Joaquim!.
Como havia um distúrbio de pressão atmosférica na borda do anticlone polar, o que denomina-se de cavado invertido (traços pretos na figura acima), além da presença de circulação de umidade a partir de um ciclone extratropical na costa do Uruguai (letra B), nuvens se formaram desde o meio-oeste até o planalto sul de Santa Catarina. Com a incursão de ar frio, o nível onde a temperatura do ar era de 0ºC abaixou para 1400 metros (figura abaixo), fazendo congelar o vapor d'água até formar a neve.
Os primeiros flocos começaram a cair por volta das quatro horas da tarde em São Joaquim, segundo informações da Climaterra. A cidade fica numa altitude de aproximadamente 1300m. A partir das 18 horas, a neve aumentou de intensidade e também foi registrada em outras cidades do planalto sul, como Urupema, Bom Jardim da serra e Urubici. O fenômeno variou entre neve granular (Graupel) e neve em flocos. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, chegou a acumular neve no topo da Serra do Rio do Rastro e no Morro da Igreja em Urubici. As fotos da primeira precipitação nival de 2011 seguem abaixo.
São Joaquim-SC
São Joaquim-SC
São Joaquim-SC
Urupema-SC
Urubici-SC
Bom Jardim da Serra-SC
No meio-oeste, apesar de o nível de congelamento da água estar a 1100 metros de altitude (como mostra a figura do início da postagem), a região em si está localizada num relevo de até 800 metros de altitude. Sendo assim, a neve percorreu um caminho maior e encontrou camadas mais quentes antes de cair na superfície, causando seu derretimento e formando a chuva congelada, cuja qual ocorreu em Caçador. Entretanto, durante a madrugada desta segunda-feira, o nível de congelamento da água baixou ainda mais e chegou aos 800 metros de altitude (figura abaixo), o que junto a manutenção da nebulosidade, acabou aumentando as chances de nevar no meio-oeste. 
Foi o que aconteceu. Por volta das 6 horas da manhã de hoje, moradores registraram precipitação de neve em Herval do Oeste, a 5km de Joaçaba no meio-oeste. Veja mais no vídeo e nas fotos abaixo.


Herval do Oeste-SC
Herval do Oeste-SC
As temperaturas durante toda a ocorrência da neve no planalto sul, se mantiveram negativas. No Morro da Igreja, a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mediu -5,1ºC as 22h. Entretanto como o vento estava na casa dos 70km/h, a sensação térmica do cume do estado chegou a incríveis -28ºC.

A medida em que o anticiclone polar ia dominando Santa Catarina, as temperaturas cada vez mais iam despencando, principalmente onde não havia tantas nuvens, porém até onde elas se mantiveram. A madrugada desta segunda-feira foi gelada em todo o estado catarinense. Os valores de temperatura ficaram negativos no oeste, meio-oeste e planalto serrano. A menor se deu no Morro da Igreja com -5,7ºC, seguido de São Joaquim com -3,2ºC, -2,5ºC em Monte Castelo e -1,2ºC em Campos Novos. Confira mais na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) segunda-feira
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-5,7
São Joaquim (INMET)-3,2
Monte Castelo (CIRAM)-2,5
Urupema (CIRAM)-2,4
Papanduva (INMET)-2,3
Rio Negrinho (CIRAM)-1,6
Campos Novos (CIRAM)-1,2
Novo Horizonte (CIRAM)-1,2
Irineópolis (CIRAM)-1,1
São Miguel do Oeste (INMET)-1,0
Caçador (CIRAM)-0,7
Curitibanos (CIRAM)-0,5
Campo Belo do Sul  (CIRAM)-0,4
Xanxerê (CIRAM)-0,3
Joaçaba (CIRAM)1,1
Rio do Campo (CIRAM)2,0
Itapoá (CIRAM)3,0
São Francisco do Sul (CIRAM)3,1
Timbé do Sul (CIRAM)3,6
Urussanga (CIRAM)4,7
São José (CIRAM)6,5

Em São Joaquim, árvores molhadas pela chuva amanheceram congeladas. Já em Urupema, aconteceu o fenômeno sincelo, que é o nevoeiro congelado. As fotos abaixo, tiradas pela prefeitura no Morro das Antenas, mostram bem o fenômeno, que pode ser confundido com neve.  
Urupema-SC
Urupema-SC
Urupema-SC
As 9 horas da manhã, o frio ainda era intenso no estado, como mostra a figura com análise de temperatura a superfície. Veja que o planalto serrano ainda acusava marcas próximas de zero e inclusive zero grau.
A imagem do satélite no canal visível (abaixo) das 14h tarde, nos mostrava toda SC praticamente sem nuvens.
No entanto, mesmo com a presença do sol, as temperaturas máximas ficaram bastante baixas. Para se ter uma idéia, não fez mais que 2ºC no Morro da Igreja. Em São Joaquim, não passou dos 4,2ºC, sendo a menor temperatura máxima com sol desde 1987. Nem o litoral escapou do frio da tarde, sendo que Itajai teve máxima de apenas 16,4ºC. No restante do planalto, tivemos as maiores máximas em Porto União com 13,7ºC, em Dionísio Cerqueira com 10,1ºC e em Joaçaba com 9,7ºC. Apesar do domingo com umidade relativa nas alturas, esta segunda-feira chegou a marcar valor baixo de 37% em São Joaquim. Por conta do ciclone extratropical na costa gaúcha, os ventos ficaram mais intensos no litoral sul. Em Laguna, após os 73km/h de ontem a noite, a tarde de hoje apresentou rajadas de até 59km/h.

A tendência é que a próxima madrugada seja ainda mais fria em SC. Segundo a Climaterra, espera-se mínimas de até -10ºC no planalto sul, de -4 a -6ºC no oeste, meio-oeste e planalto norte, -2 a 1ºC no Vale e entre 2 e 3ºC no litoral. Risco alto de geada, sobretudo nas baixadas e vales.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, METSUL
FOTOS: PORTAL EDER LUIZ, PREFEITURA DE URUPEMA, DIÁRIO CATARINENSE, METSUL, SÃO JOAQUIM ONLINE
Mapas de criação própria

sábado, 25 de junho de 2011

CAVADO VEM DE OESTE E AR POLAR DE FORTE INTENSIDADE AVANÇA DE SUL

Hoje durante a madrugada, ainda tivemos chuvas em algumas regiões catarinenses. A precipitação durou até pelo menos as 8 horas da manhã. Houve algumas pancadas um pouco mais intensas inclusive, como em Timbé do Sul, onde choveu 17,6mm nos primeiros minutos do sábado. Na imagem de satélite abaixo, pode-se observar a célula convectiva sobre o sul do estado, responsável por essas pancadas de chuva.
Isso decorreu devido a aproximação daquele cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) na média troposfera que estava influenciando ontem o RS. Inclusive, esse mesmo cavado associada a alta umidade provocou queda de granizo em Cascavel no PR. Na figura de análise de ventos a 6km de altitude (a seguir), é possível ver esse sistema, na área onde os ventos seguem uma circulação ciclônica aberta.
Durante a manhã de sábado a nebulosidade foi diminuindo em boa parte de Santa Catarina, a medida que o cavado se afastava. A nebulosidade mais significativa ainda ficou no oeste e um pouco menos intensa no litoral. Nas duas imagens do satélite GOES-12 no canal visível (abaixo), podemos ver bem essa diminuição da nebulosidade entre as 9h e 11h.
9 horas da manhã
11 horas da manhã
Em Florianópolis, por exemplo, fotos tiradas por mim hoje próximo do meio-dia, mostram o céu bem menos nublado que ontem. .Na primeira foto, temos a visão parcial da Ilha de Florianópolis, sendo que a ponto onde foi tirada a foto é o bairro Estreito, na parte continental da cidade. Na segunda foto, temos o Morro do Cambirela, localizado a 1053m de altitude e pertencente ao município de Palhoça
Florianópolis-SC
Florianópolis com Palhoça ao fundo
Apesar dos aparecimentos maiores do sol durante a tarde, as temperaturas pouco se elevaram. A temperatura máxima do estado se deu em Rio Negrinho no planalto norte, com 22,6ºC. Já a menor máxima foi de 13,4ºC em Timbé do Sul.

Depois da trégua, nuvens de desenvolvimento vertical voltaram a se desenvolver a partir do oeste do estado, ganhando intensidade e tamanho pelo estado, sobretudo ao longo desta noite. Essa nebulosidade foi formada por um novo cavado. Perto das 23h, o radar meteorológico do Morro da Igreja detectava refletividade de até 35 dBZ sobre o Planalto Sul e Vale do Itajaí (figura abaixo). A estimativa é que esteja chovendo em média entre 8 e 10mm por hora nessas áreas. Havia descargas elétricas, inclusive na serra, onde fazia em torno dos 10ºC a 1,5m do chão.
Até a meia noite, os maiores valores de chuva nas últimas 24 horas era de 38,4mm em Dionísio Cerqueira, 38,2mm em São Miguel do Oeste e 32,4mm em São Joaquim. É válido lembrar que esses valores acima são a soma da chuva da madrugada com a desta noite!

Ao mesmo tempo que esse cavado na média troposfera avança de leste provocando chuvas e descargas elétricas, uma nova frente fria chega da Argentina e se aproxima de SC. Na sua retaguarda, uma forte massa de ar polar de origem continental avança pela Argentina declinando as temperaturas. Para se ter uma idéia do tamanho frio, faz 0ºC em Córdoba na Argentina neste momento. Na análise sinótica desta noite, a pressão atmosférica no centro do ar polar era de 1036 hPa (letra A), o que é um valor bastante alto e que denota a forte intensidade. Veja mais detalhes abaixo, onde os traços pretos representam o cavado que foi gerado em superfície através do cavado na média troposfera.
No domingo, há condições de precipitação de neve no planalto sul catarinense, principalmente nas áreas acima dos 1000m de altitude. Isso por que haverá nebulosidade com desenvolvimento vertical provocada pelo cavado, ao mesmo tempo que o ponto de congelamento da água estará em altitudes mais baixas devido a entrada do forte ar polar. A chance maior será a noite, pois a temperatura na baixa troposfera já estará próxima de zero grau. No litoral ainda chove pela manhã, melhorando no decorrer do dia, com forte vento frio de sudoeste. Madrugada de segunda e terça-feira serão geladas e com geada forte. Mais informações em breve aqui no blog

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, METSUL
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

SEXTA-FEIRA COM INFLUÊNCIA DE CAVADO E ADVECÇÃO DE AR FRIO EM SC

Ontem a baixa pressão formada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (área com circulação ciclônica na alta troposfera) que avançara do Chile, ganhou intensidade e formou ao longo da tarde um ciclone extratropical sobre o estuário do rio da Prata na Argentina. Nas três figuras de análise de ventos e pressão ao nível médio do mar, podemos ver as posições do ciclone as 9h e 21h de ontem e as 9h de hoje. Note o rápido deslocamento do sistema 24 horas.
Ao intensificar, o ciclone extratropical por ser um centro com baixa pressão do ar (994 hPa na análise de hoje), acaba causando adveção de ar frio polar, formando uma frente fria, que finalmente avança nesta sexta-feira provocando chuvas pelo estado. A região com maiores acumulados de precipitação foi o sul e planalto sul. Em Timbé do Sul, por exemplo, choveu 38,0mm durante todo o dia. Já em Turvo, a precipitação foi de 14,8mm. Em São Joaquim, o valor chegou a 17mm. Confira mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) sexta-feira
Timbé do Sul (CIRAM)38,0
São Joaquim (CIRAM)17,0
Turvo (CIRAM)14,8
Jacinto Machado (CIRAM)14,6
Araranguá (INMET)14,4
Meleiro (CIRAM)13,4
Urussanga (INMET)10,8

Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a nebulosidade associada a frente fria. Os pontos em azul são a detecção de descargas elétricas na região, ou seja, houve temporal associado a chuva.
Analisando a figura com o índice de instabilidade K, vemos que ele está mais significativo e mais abrangente no sul e planalto sul, justamente onde mais choveu. Esse valor mais alto do K, indica que havia mais umidade na troposfera, bem como bastante variação vertical de temperatura, o que explica a presença das descargas elétricas. 
A umidade associada a frente fria, era transportada pelo jato de baixos níveis, que são correntes de ventos quentes e úmidos a 1500 metros de altitude, o que ainda faz parte da baixa troposfera. Esse jato é bem visto na figura abaixo, formando um corredor em cor azul, com orientação noroeste-sudeste.
Nesta noite, apesar de a frente fria no mar em direção ao ciclone extratropical, um cavado (área alongada de baixa pressão) começa a instabilizar novamente o sul do Brasil, sobretudo o RS e divisa com SC. Na imagem infravermelha colorida do satélite GOES-12, é possível ver essa situação. O cavado é representado pelos traços em amarelo, sendo que como ele está em acima dos baixos níveis troposféricos, o ar inferior ascende na borda nordeste/leste do sistema, formando assim a nebulosidade.
Junto ao cavado que instabiliza o tempo, temos a entrada do ar frio polar, um dos mais significativos do ano, senão o maior. O estado já sente a entrada desse ar, sendo que as temperaturas, mesmo com céu encoberto, já estão abaixo dos 15ºC no planalto sul e litoral sul catarinense. Em Urupema, as 23h fazia 12,1ºC. Já em Criciúma, 12,7ºC. 

Ao longo do sábado, espera-se que o ar frio adentre com mais força pelo território catarinense ao longo do dia. A chuva continua por conta do cavado. No domingo, a presença desse cavado e a advecção de forte ar polar, deve dar condições para ocorrência de neve na serra catarinense, principalmente em Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici. Além da neve, não se descarta chuva congelante, que acontece quando a neve ao cair encontra uma camada intermediária mais quente. Logo depois dessa camada, o ar volta a ficar mais frio, fazendo a chuva congelar e chegar ao solo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, METSUL, CLIMATERRA

Mapas de criação própria