Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AQUECIMENTO PRÉ FRONTAL FAZ TEMPERATURAS PASSAREM DOS 30ºC EM SC

Como comentado na última postagem aqui do blog (veja), a presença de uma área de baixa pressão associada a uma frente fria na Argentina, provocava aumento nas correntes de ar quente e assim trazia mais calor de norte para sul. Hoje, o sistema frontal encontra-se semi-estacionário entre o nordeste argentino, Uruguai, sul gaúcho e oceano Atlântico adjacente. Em alto mar que se define o ramo frio (frente fria). Devido a maior proximidade desse sistema entre ontem e hoje, o ingresso de calor ficou ainda mais intenso, ao mesmo tempo que esse ar era comprimido pela zona frontal.

Na figura de análise abaixo, vemos esse vento quente e também úmido a 1500m de altitude, o qual é proveniente da floresta amazônica.
Para se ter uma idéia do calor, veja a imagem de satélite no canal infravermelho com realce abaixo. Note na vanguarda das nuvens com desenvolvimento vertical formadas pelo sistema frontal semi-estacionário, há uma mancha na cor preta. Isso demonstra a presença de temperaturas bastante altas nesta área, pois esse canal do satélite detecta a quantidade de radiação infravermelha emitida pelo solo.
Em Santa Catarina, as temperaturas ultrapassaram os trinta graus em vinte estacões meteorológicas, sendo que ontem a maior foi de 33,6ºC em Urussanga e hoje 34,1ºC em Joaçaba. As regiões que mais tiveram calor foram o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale e interior do Litoral. Na serra, apesar de mais brando, o calor chamou a atenção, com temperatura máxima de 28ºC na fria São Joaquim. Na tabela abaixo, você vê as temperaturas máximas em algumas cidades catarinenses, com dados de ontem na segunda coluna, bem como os de hoje na terceira coluna.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Máxima (ºC) de ontem Temperatura Máxima (ºC) de hoje
Urussanga (INMET)33,628,7
Criciúma (CIRAM)32,928,8
Abdon Batista (INMET)32,633,9
São Miguel do Oeste (INMET)32,333,2
Joaçaba (CIRAM)32,234,1
São Bento do Sul  (INMET)31,032,4
Caçador (CIRAM)30,431,2
Jacinto Machado (CIRAM)30,427,7
Dionísio Cerqueira (CIRAM)30,332,0
Ituporanga (CIRAM)27,333,0
Major Vieira (CIRAM)28,533,1
Indaial (CIRAM)29,133,2
Canoinhas (CIRAM)29,732,6

Na imagem de satélite mostrada anteriormente, vê-se alguma nebulosidade mais rala sobre o litoral e sudeste catarinense. São na verdade nuvens altas formadas por cristais de gelo. Houve algumas nuvens médias também. Na foto abaixo, o nascer do sol foi acompanhado dessas nuvens em Imbituba (litoral sul), que na imagem eram do tipo Cirrustratus, as quais formam um lençol no céu.
Imbituba-SC
Essa nebulosidade alta é estimulada pela presença de ventos mais fortes na alta troposfera, que acabam arrastando o topo das nuvens de desenvolvimento vertical associadas ao sistema frontal, levando-os na direção do vento, que neste caso abrangia aquela parte de SC.

Para o sábado, a previsão do CIRAM é de muitas nuvens e chance de chuva no decorrer do dia, com risco de temporais isolados, associados a vendavais e eventualmente queda de granizo. Começa pela divisa com o RS e vai se estendendo para as demais regiões. As temperaturas máximas declinam em relação a hoje, mas o ar deve permanecer abafado devido a alta umidade.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.
FOTO: TERRA WAVES. Mande sua foto meteorológica para paulotemposc@gmail.com
Mapas de criação própria

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AR QUENTE COMEÇA A INGRESSAR EM SANTA CATARINA

Após a passagem de uma frente fria de fraca intensidade sobre alto mar no dia de ontem, mais uma massa de ar seco entrou em Santa Catarina, favorecendo temperaturas baixas de 0ºC em Urupema. No entanto, pelo menos já no interior do estado catarinense, esse ar seco já não é mais frio. Por isso, o frio é provocado apenas pela perda de radiação infravermelha pelo solo durante a ausência de nuvens e de brilho solar. Isso faz a amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima) subir, como aconteceu hoje. Em São Miguel do Oeste, pela manhã a temperatura mínima foi de 13,6ºC, ao passo que a tarde fez um calor de 29,4ºC, sendo a maior máxima do estado hoje. No Planalto Serrano, ainda fez bastante frio no período matutino, com mínima de 1,7ºC em Urupema e Bom Jardim da Serra.

Como dito, pelo interior o ar deixa de ser seco e frio, para ser apenas seco. O calor vem acentuando ainda mais em virtude do ingresso de ar quente de norte (cores avermelhadas), que como é visto na figura abaixo, está literalmente invadindo o Sul do Brasil, Uruguai e centro-norte da Argentina.
Confira na tabela abaixo as temperaturas máximas hoje em Santa Catarina, verificando a divergência entre o planalto e litoral.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Máxima (ºC) Região
São Miguel do Oeste (INMET)29,4Oeste
Abdon Batista (INMET)28,3Meio-Oeste
Xanxerê (INMET)28,0Oeste
Dionísio Cerqueira (CIRAM)27,2Oeste
Rio das Antas  (INMET)26,7Meio-Oeste
Urussanga (CIRAM)25,5Litoral Sul
Indaial (CIRAM)25,2Médio Vale
Massaranduba (CIRAM)24,7Litoral Norte

O que provoca esse forte ingresso de ar mais quente de norte para sul, é a presença de uma área de baixa pressão na Argentina, associada a uma frente fria no litoral daquele país. Em altitudes de aproximadamente 1500 metros, esse ventos vem quente e úmido da floresta amazônica, que segue direto para a zona frontal citada. Tais ventos, são chamados Jato de Baixos Níveis, que pode ser observado na próxima figura da análise das 9h de hoje (hora local), onde os ventos mais fortes são de cor avermelhada (ver a legenda).
Com o ar seco e a perda radiativa infravermelha no período noturno, também tem-se a formação de nevoeiros, que acontecem com inversões térmicas, visto que o ar fica mais frio embaixo do que algumas camadas sobrejacentes. Na figura abaixo, vemos um exemplo na análise vertical de temperatura em Major Vieira, que nos mostra a temperatura subindo com a altura, normalizando logo depois quando volta a descrescer a partir de. Ocorreram nevoeiros hoje no Planalto Serrano e interior do Litoral Sul e do Litoral Norte.
Já na faixa litorânea, principalmente próximo do mar, houve formação de nuvens baixas do tipo Stratocumulus e Cumulus Humilis, em virtude da circulação de umidade entre o oceano e continente, pelos ventos de leste/nordeste, predominantes hoje, os quais provêm do anticiclone pós frontal em alto mar. Essa nebulosidade, que cortou o litoral de norte a sul, é vista na imagem do satélite Terra, com o sensor Modis em alta resolução.

Sobre o mar e até algumas áreas do Litoral Sul, também houve a formação de nuvens altas do tipo cirrus, constituídas por cristais de gelo em suspensão no ar. Tal nebulosidade, é gerada pela presença do Jato Subtropical (ventos fortes na troposfera superior), que tinha seu ramo até o norte gaúcho, influenciando parte do território catarinense pela manhã.

Segundo previsões feitas pelo CIRAM, a quinta-feira deve se de tempo bom em Santa Catarina. Faz frio pela manhã, porém esquenta bastante a tarde, podendo alcançar entre 28ºC e 30ºC nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Litoral (longe do mar). Na serra, mínima de 3ºC pela manhã.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA.
Mapas de criação própria

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRIMAVERA ASTRONÔMICA COMEÇOU COM CHUVA E TEMPORAIS EM SC

O deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) entre a média e alta troposfera sobre a Argentina, contribuiu para diminuir a pressão atmosférica em superfície e aumentar a convergência de umidade. Na figura de análise dos ventos a 1500m de altitude, podemos notar o sistema de baixa pressão formado nos baixos níveis (área onde os ventos giram no sentido horário do relógio), bem como os ventos úmidos da floresta amazônica entrando de noroeste em SC.
Isso era refletido nos índices de inatabilidade K e Totals, que na figura abaixo estavam mais altos pela manhã no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral. Veja que no extremo oeste, o índice Totals estava em 48 e o K entre 30 e 35, indicando bastante quantidade de vapor d'água disponível na troposfera. Foi realmente nessa área onde mais choveu hoje.
Durante a madrugada desta sexta-feira, nuvens com alto desenvolvimento vertical já se formavam sobre o oeste catarinense, sendo que os topos dessa nebulosidade chegavam a temperaturas de até -70ºC, indicando a alcançavam altitudes de até 15km. Na imagem do satélite GOES-12 as 3 horas da madrugada, podemos ver essa situação.
O extremo oeste do estado já registrava chuva desde as 2 horas, sendo que a intensidade aumentou por volta das 6 horas da manhã. Nesse último horário, tivemos pancada forte de chuva com até 15mm em poucos minutos em Dionísio Cerqueira, sendo que as rajadas de vento chegaram a 59,4km/h. Ao todo, o acumulado durante as nove horas de precipitação foi de 48,6mm por lá. Em São Miguel do Oeste, situação parecida, com acumulado total de 44,6mm, com ventos de 71,6km/h associados. Temporal também foi registrado em Novo Horizonte, com até 46mm de chuva no mesmo período de tempo das cidades citadas anteriormente. 

Em parte do Meio-Oeste, a precipitação já era observada no começo da manhã, como em Água Doce, sendo que até o meio-dia choveu 31,2mm, cessando logo depois. Mesma situação em Campos Novos, porém com valor um pouco menor, de 26,8mm.
Aos poucos a forte nebulosidade foi abrangendo todo o estado de oeste para leste, como é visto na imagem de satélite das 9h (acima). No final da manhã, o radar do meteorológico localizado no Morro da Igreja (figura abaixo) detectava refletividade entre 20 e 45 dBZ sobre o Planalto Serrano, Meio-Oeste e interior do Litoral Sul, o que estima uma chuva entre fraca e moderada (cor entre o verde e amarelo), ficando até um pouco forte no Planalto Norte (cor laranja).
Na foto abaixo, enviada pelo nosso colaborador José Luiz Mattei, vemos o início da chuva em Orleans, no Litoral Sul do estado. 
Orleans-SC
Como indicou o radar, a chuva mais forte estava no Planalto Norte. Isso foi evidenciado pelas estações meteorológicas do CIRAM e INMET. Em Canoinhas, por exemplo, choveu 20,8mm em menos de 5 horas de duração, sendo o maior valor do centro-leste do estado. Em seguida, tem-se Itaiópolis, onde precipitou 17,2mm. No Planalto Sul, Urupema teve 16,2mm acumulados.

Falando do leste, a chuva nesta área começou em torno do meio-dia, com maior abrangência no Litoral Norte e Vale do Itajaí. O maior acumulado foi de 7,4mm em Indaial e 5,4mm em Massaranduba. Na capital, choveu míseros 0,8mm no bairro Itacorubi. O radar meteorológico detectava essa chuva ao meio-dia, observando que a chuva mais intensa estava justamente na região de Indaial.
A chuva perdurou de forma fraca pela tarde, acompanhada de ventos de norte, que alcançaram velocidades de até 40km/h pela faixa litorânea. Por volta do final da tarde, a nebulosidade com maior desenvolvimento vertical cobria ainda todo o leste catarinense, com excessão do extremo sul. 

Devido a cobertura de nuvens, as temperaturas máximas ficaram mais baixas hoje, sendo que as maiores foram de 22,1ºC em São Miguel do Oeste e 21,5ºC em Florianópolis.

Segundo o CIRAM, a previsão é de um sábado com bastante nuvens e chance de chuva pela madrugada e manhã no leste, melhorando gradativamente ao longo do dia. No Litoral Norte, a chuva pode persistir até a tarde. Já no Oeste e Meio-oeste, o dia será de sol e calor. As máximas podem alcançar os 27ºC por lá.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: José Luiz Mattei
Mapas de criação própria

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AMPLITUDE TÉRMICA, NEVOEIROS E CIRCULAÇÃO MARÍTIMA MARCARAM O DIA EM SC

Como consequência do relevo diferente entre as regiões de Santa Catarina, o tempo também se comportou diferente, mesmo com a presença de uma massa de ar frio e seco. A explicação também está na posição do anticiclone que mantêm esse ar estável. Na análise sinótica das 9h de hoje, o centro de alta pressão (letra A) estava sobre o oceano Atlântico na altura do litoral norte catarinense, como pode-se ver na figura de análise abaixo.
Veja nessa figura, que os ventos de nordeste provindos desse anticiclone, chegam até o Litoral Norte de SC. Esse encontro dos ventos úmidos com o relevo acidentado, fazem o ar úmido ser forçado a subir e assim se resfria adiabaticamente, condensando a umidade e gerando nuvens baixas. Já sobre o Planalto Norte e parte do Meio-Oeste, houve a formação de nevoeiros, que se dão quando o céu está limpo e assim acontecem inversão térmica, o que leva a temperatura do ar até a do ponto de orvalho, causando a saturação do pouco de vapor d'água próximo do solo. Na figura com perfil vertical de temperatura as 9h de hoje em Major Vieira, vemos bem essa inversão, sendo que a temperatura a 2km estava mais alta do que a próxima do solo.
Na imagem do satélite de órbita polar Terra, com sensor Modis em alta resolução, podemos ver esses dois tipos de nebulosidade, ou seja, as nuvens stratiformes e os nevoeiros.

Note que sobre o restante do estado, o predomínio era de poucas nuvens, em virtude de o vento úmido chegar seco ao alcançar as demais partes do planalto. No restante do leste do estado, a ausência de nuvens se dá por conta da direção dos ventos, que não vinha do mar e assim não advectava umidade.

O que chamou a atenção também hoje, foi a alta amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima. Em Bom Jardim da Serra, que teve a menor mínima com 1,7ºC, as temperaturas por lá durante a tarde chegaram a 23,6ºC, totalizando uma amplitude de 21,9ºC, o que é significativo. Em Joaçaba, a mínima foi de 10,2ºC, mas a máxima alcançou 26,7ºC, dando uma amplitude de 16,5ºC. No Oeste, São Miguel do Oeste mediu 13ºC pela manhã contra 27,5ºC a tarde, resultando numa amplitude de 14,5ºC. Mesmo no Litoral, Urussanga acusou mínima de 11,9ºC e máxima de 27,9ºC, com uma amplitude de 16ºC. Veja mais dados de outras cidades na tabela a seguir.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Mínima (ºC) Temperatura Máxima (ºC)
Bom Jardim da Serra (CIRAM)1,723,6
Abdon Batista (INMET)8,426,9
Caçador (INMET)7,925,1
Joaçaba (CIRAM)10,226,7
Urussanga (INMET)11,927,9
Criciúma (CIRAM)11,626,6
São Miguel do Oeste (CIRAM)13,027,5

Ainda pelo efeito do céu limpo, o efeito baixada se fez presente, pois o ar frio mais denso tende a escoar para baixadas e vales nas noites. Em São Joaquim, por exemplo, fez 3,1ºC na estação do CIRAM a 1184m, ao passo que na estação do INMET a 1376m foi medido 8,3ºC. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA
Mapas de criação própria

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CAVADO E JATO SUBTROPICAL FORMAM NUVENS VERTICAIS SOBRE PARTE DE SC

Entre ontem e hoje, mais uma frente fria alcançou o litoral de Santa Catarina, mas foi desviada para o alto mar, ainda como reflexo do bloqueio atmosférico que havia se formado no sul do oceano Atlântico Sul. Dentro do continente, a aproximação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) nos médios níveis da troposfera, associado ao Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), geraram uma área de baixa pressão também alongada na baixa troposfera, bem próximo a superfície.

Na imagem de satélite abaixo, das 15h, pode-se ver a nebulosidade com desenvolvimento vertical formada entre o sul do Paraguai, norte do Uruguai, RS e sudeste de SC, que apresentava topos frios de até -60ºC. A área de baixa pressão alongada dos baixos níveis é representada pelos traços pretos.
Na próxima figura, vemos a posição do Jato Subtropical as 9h, que cobria justamente a área de abrangência da nebulosidade.
Esse decréscimo de pressão atmosférica foi bem evidenciado nos barômetros hoje. Na figura a seguir, podemos acompanhar claramente a queda da pressão na estação meteorológica do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Florianópolis, lembrando que não é de forma linear, pois existe a maré barométrica (variação normal diária da pressão a cada 6 horas). Note que as 23h de hoje, o valor de pressão já era de 1017,8 hPa (Hectopascal), ao passo que ontem no mesmo horário era medido 1022,4 hPa.
Gráfico de Pressão Atmosférica em Florianópolis-SC
Pela tarde, a advecção de ar quente devido a baixa pressão atmosférica, contribuiu para elevar as temperaturas, que chegaram a 29,2ºC em Urussanga e 28,7ºC em Criciúma. A nebulosidade foi ganhando extensão e intensidade, a medida que o cavado se intensificava. Assim, no fim do período vespertino, ocorreram pancadas de chuva com descargas elétricas no oeste e sul do estado. Na imagem abaixo, pode-se ver onde aconteciam raios através da detecção feita pela rede Rindat.
Em Criciúma, as nuvens do tipo Comulonimbus escureceram o céu (foto abaixo) as 16h e trouxeram temporal. De acordo com a estação do CIRAM, choveu 7,6mm por lá. Em Jacinto Machado, primeira cidade a receber os temporais, choveu 15mm em menos de uma hora, sendo que na totalidade a chuva acumulou 23,2mm até o fim das precipitações. Urussanga teve chuva por volta das cinco horas da tarde, acumulando 19,4mm na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). No mesmo horário, Araranguá tinha chuva, sendo que precipitou 14,8mm em poucos minutos.  
Criciúma-SC
A próxima figura, mostra a análise de velocidade vertical do ar na baixa troposfera as 9h da manhã de hoje. Veja que os valores mais negativos (cores vermelhas) estão justamente no sul catarinense, indicando que o ar se elevava bastante nesta região. As áreas em azul, são onde o ar descendia e impedia a maior formação vertical das nuvens.
No Oeste, a chuva mesmo foi cair no início desta noite, porém com acumulado baixo de 2mm. O Meio-Oeste, apresentou precipitação também fraca, com máximo de 4,2mm em Curitibanos. No Planalto Sul, a chuva se iniciou no fim da tarde, com valor mais alto de 2,6mm em São Joaquim, sendo que ocorrem pancadas ao longo desta noite, intercaladas com céu apenas encoberto. 

Acontecem chuvas associadas a temporais nesta noite desde o Oeste ao Sul do estado, sobretudo entre o Meio-Oeste e Planalto Sul. Segundo as estações do CIRAM e INMET, choveu entre 2 e 10mm na última hora sobre estas áreas, principalmente na região entre Chapecó e Concórdia. De acordo com a rede Rindat, também ocorrem descargas elétricas associadas.

A previsão, segundo o CIRAM, é que o tempo fique instável amanhã, com risco de temporais na madrugada e no fim da tarde. Entre o Oeste e Sul, podem acontece rajadas de vento associadas, com velocidade máxima de até 70km/h.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: PORTAL ENGEPLUS
Mapas de criação própria

domingo, 18 de setembro de 2011

OS RAIOS CÓSMICOS E A TEMPERATURA DO PLANETA TERRA

Posto aqui no blog Paulo Tempo, uma matéria muito interessante do site Inovação Tecnológica, que trata sobre a influência dos raios cósmicos na cobertura de nuvens e temperatura global. Confira na integra.

Físicos da Dinamarca e do Reino Unido demonstraram que os raios cósmicos podem estimular a formação de gotas de água na atmosfera da Terra, conduzindo à formação de nuvens.

Segundo os pesquisadores, este é o mais forte indício experimental já obtido de que o Sol influencia o clima da Terra e como ele o faz - alterando o fluxo de raios cósmicos que atinge a superfície da Terra.

As implicações da descoberta são significativas e de grande alcance não apenas científico, mas também político.

Raios cósmicos semeiam nuvens

Ainda se sabe pouco sobre como exatamente o Sol influencia, e em que magnitude, o clima e a temperatura na Terra. A hipótese de Henrik Svensmark, da Universidade Técnica da Dinamarca, em Copenhague, é a de que os raios cósmicos representam um papel importante nesse mecanismo.

Segundo Svensmark e seus colegas, os raios cósmicos "semeiam" as nuvens de baixa altitude, que refletem uma parte da radiação solar de volta para o espaço.
A quantidade de raios cósmicos que atingem a Terra, por sua vez, depende da intensidade do campo magnético solar. Quando esse campo magnético é mais forte - o que se evidencia pela presença de mais manchas solares -, mais raios são desviados, menos nuvens se formam e, assim, a Terra se aquece.
Se o contrário acontecer no Sol, a temperatura na Terra cai.
O que os cientistas fizeram agora foi demonstrar experimentalmente que um fluxo de raios cósmicos atua positivamente na formação de nuvens.

Simulação dos raios cósmicos

Para se transformar em gotículas e formar as nuvens, o vapor de água na atmosfera precisa de uma alguma superfície em torno da qual se condensar. Esse papel é desempenhado principalmente pelos chamados aerossóis, partículas líquidas ou sólidas presentes no ar.

Os pesquisadores agora demonstraram que os raios cósmicos também desempenham esse papel, ionizando moléculas na atmosfera, moléculas estas que atraem o vapor de água, agregando-o até formar uma estrutura grande o suficiente para funcionar como superfície de condensação.

O experimento consiste em um recipiente com uma mistura de gases representando uma atmosfera típica da Terra - oxigênio, nitrogênio, vapor de água, ozônio, dióxido de enxofre etc. Uma fonte de luz ultravioleta gerou as moléculas de ácido sulfúrico, que servem como "semente" às quais as moléculas de água podem se aglomerar.

Os raios cósmicos foram simulados por um feixe de elétrons de 580 MeV.
O grupo verificou que o feixe de elétrons levou a um aumento substancial na quantidade de aglomerados de moléculas.

Segundo os pesquisadores, os elétrons, assim como os raios cósmicos na atmosfera real, ionizam as moléculas no ar, resultando na aglomeração das moléculas de água.

Divergências climáticas

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) afirma que a maior parte do aquecimento registrado no clima da Terra nos últimos 50 anos deve-se a emissões de gases de efeito estufa gerados pela atividade humana.
Mas outros cientistas argumentam que o Sol tem uma influência significativa nas mudanças do clima da Terra porque, ao longo dos últimos séculos, tem havido uma estreita correlação entre as temperaturas globais e a atividade solar - embora essa correlação pareça ter sido interrompida ao longo dos últimos 40 anos.

Sem dados suficientes para uma conclusão mais precisa, o debate científico logo deu lugar a algo mais parecido com um debate religioso - os grupos se dividiram e estabeleceram uma fronteira intransponível entre o chamado "grupo do consenso" e o "grupo dos céticos".

O "grupo do consenso" saiu vencedor por larga margem numérica entre os cientistas, e estabeleceu uma ortodoxia que tem resistido firmemente.
A nova descoberta vem dar força ao grupo daqueles que exigem um comportamento mais científico do IPCC, largamente acusado de ser mais político do que científico em suas conclusões.

Nos modelos do IPCC, as variações do brilho solar tiveram um impacto sobre o aquecimento global de apenas alguns centésimos de grau ao longo dos últimos 150 anos.

FONTE: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA PROVOCA CHUVA FRACA NO LITORAL CATARINENSE

Após cinco dias de sol e poucas nuvens, o anticiclone pós frontal migrou para o oceano Atlântico, fazendo com que os ventos virassem para leste/nordeste sobre o litoral catarinense, como pode ser visto na figura abaixo. O sistema é representado pela letra A, sendo que a pressão atmosférica central estava em 1034 hPa na análise da manhã.
Esse vento de leste a nordeste acaba deslocando ar úmido para Santa Catarina, que ao encontrar um relevo acidentado, acaba ascendendo e resfriando adiabaticamente, culminando na condensação do vapor d'água e na formação de nuvens orográficas. Na imagem do satélite Terra com o sensor Modis em alta resolução, podemos notar a cobertura de nuvens as 10h:30 de hoje.
Perceba que as nuvens se formaram também no Planalto Serrano e Meio-Oeste, apesar de menos consistentes em relação as do litoral. Isso foi permitido em virtude de a camada de ar úmido oceânica estar numa altitude de 2km (figura abaixo), sendo que o Planalto Sul, por exemplo, se encontra numa altitude de mais ou menos 1300m (depende da região).
Como dito, as nuvens mais espessas estavam no litoral, justamente onde houve registro de chuva, mesmo que fraca. Segundo as estações do CIRAM e INMET, nas últimas 24 horas precipitou 8,5mm em Itapoá, 2,5mm em São Francisco do Sul, 2,2mm em Urubici e 1,2mm em São José. Na capital catarinense, o dia foi de céu encoberto e garoa ocasional. Na foto abaixo, temos um exemplo disso na Lagoa da Conceição, parte leste de Florianópolis. O registro foi feito por uma webcam (veja a Lagoa ao vivo agora clicando aqui).
Florianópolis-SC
Devido ao tempo nublado a encoberto, as temperaturas máximas pouco tiveram acréscimo hoje, ficando com 21,3ºC em Criciúma, 19,5ºC em Itapoá, 18,4ºC em Florianópolis e 14,7ºC em Canoinhas. 

Já no Oeste e boa parte do Meio-Oeste, o resultado foi outro. Os ventos de nordeste chegavam secos e proporcionavam tempo bom, como pode ser visto na imagem de satélite mostrada no início desta postagem. A presença do sol e do ar seco fez as temperaturas subirem mais. As maiores máximas foram de 25ºC em São Miguel do Oeste e 24,4ºC em Dionísio Cerqueira.

O que mantêm esse padrão de sistema de alta pressão sobre o oceano e o impedimento da chegada de sistemas transientes de sul, é um bloqueio atmosférico que persiste sobre o sul do oceano Atlântico desde domingo. Esse padrão faz também com que o sistema de alta pressão ganhe bastante subsidência e assim sua pressão começa a aumentar bastante no centro, refletindo nas bordas. Na terça-feira, por exemplo, ele estava com 1032 hPa, ao passo que hoje as 9h o valor já havia aumentado para 1034 hPa.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL,NOAA
Mapas de criação própria

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AR SECO E FRIO TROUXE TEMPERATURAS NEGATIVAS E NEVOEIROS EM SC

Após uma semana bastante chuvosa e com transtornos devido aos deslizamentos de terra e enchentes por conta do aumento do nível de rios, o tempo voltou a estabilizar sobre Santa Catarina. Ao longo da última sexta-feira, a intensificação de uma baixa pressão na costa leste da região Sul do Brasil, fez com que a frente estacionária se convertesse em frente fria e assim avançasse para o Sudeste do país. O anticiclone frio pós frontal adentrou no estado, secando o ar e declinando as temperaturas. Esse sistema pode ser visto na figura de análise abaixo, com centro sobre o oceano Atlântico na altura do Uruguai. 
Perceba nes mesma figura, que mais em alto mar está localizado um ciclone extratropical associado a frente fria que outrora havia influenciado o território catarinense. A diferença de pressão entre o anticiclone e o ciclone extratropical, gerou agitação marítima, como é visto na foto abaixo, tirada por mim entre as praias do Campeche e Morro das Pedras em Florianópolis no sábado.
Florianópolis-SC
Florianópolis-SC
No sábado, a presença do ar polar seco, determinou uma madrugada e manhã frias em Santa Catarina, com temperaturas negativas e registro de geada. Em Urupema, foi dada a menor mínima, com -1,1ºC na estação do CIRAM. Pelo domingo, uma nova frente fria passou pelo litoral sul e foi desviada para alto mar sem provocar chuvas. O novo anticiclone pós frontal frio voltou a reforçar o ar frio. Na próxima figura, podemos ver esse novo sistema com centro de 1028 hPa no nordeste da Argentina. 
O novo ar polar que chegou no domingo, trouxe ainda mais frio, com novamente registro de temperaturas mínimas negativas no Planalto Serrano. A menor foi de -2,7ºC em Urupema e em Bom Jardim da Serra. Na tabela a seguir você confere mais detalhes em outras cidades catarinenses, com dados do CIRAM e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) Região
Urupema (CIRAM)-2,7Planalto Sul
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-2,7Planalto Sul
São Joaquim (CIRAM)-1,5Planalto Sul
Campos Novos (INMET)2,3Meio-Oeste
Caçador CIRAM)3,2Meio-Oeste
Campo Belo do Sul (CIRAM)3,4Planalto Sul
Lages (INMET)3,7Planalto Sul
Curitibanos (INMET)4,2Meio-Oeste
Joaçaba (INMET)4,6Meio-Oeste
Timbé do Sul (CIRAM)4,9Litoral Sul
Água Doce (CIRAM)5,3Meio-Oeste

Houve registro oficial de geada em São Joaquim e em Urupema, como mostra a foto abaixo.
Urupema-SC
Com o céu limpo, a perda de radiação infravermelha fica mais significativa e assim favorece inversão térmica, o que associado a umidade relativa razoavelmente alta durante o período noturno, permite com que a temperatura do ponto de orvalho alcance a temperatura do ar, gerando os nevoeiros radiativos. Na imagem de satélite com detecção de nevoeiros pelo CPTEC/INPE, pode-se notar a presença deles hoje pela manhã entre o Meio-Oeste e Norte do estado, além de alguns pontos do interior do Litoral Sul.
Durante a tarde, o mesmo ar seco fez com que as temperaturas máximas subissem e se distanciasse bastante das mínimas. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, vimos que fez -2,7ºC pela manhã, mas durante a tarde chegou a 21,5ºC. As temperaturas mais altas se deram no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul, com registro de 26,3ºC em Urussanga, 25,1ºC em Criciúma, 25ºC em São Miguel do Oeste e Abdon Batista, 24,6ºC em Dionísio Cerqueira e 24,2ºC em Joaçaba.

Por falar em ar seco, a umidade relativa ficou em níveis de atenção hoje, sendo que em Bom Jardim da Serra o higrômetro automático chegou a medir 20% as 13h. Em Urupema, o valor foi de 22% ao meio-dia. Mesmo valor também em São Joaquim, porém as 14h.

CHUVAS:

Apesar de o tempo ter melhorado desde sábado, o nível do rio Itajaí-Açú ainda continua alto. Segundo o Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Itajaí, as 9h de hoje o nível era de 10,01m em Rio do Sul, 7,53m em Apiúna e 6,84m em Blumenau. De acordo com a defesa civil do estado, 51 municípios decretaram situação de emergência e 10 estão em calamidade pública. As piores situações estão em Rio do Sul, Blumenau, Brusque e Itajaí. Mais informações no site da defesa civil, clicando aqui

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO, PREFEITURA DE URUPEMA
Mapas de criação própria

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CHUVA ULTRAPASSA OS 200 MILÍMETROS EM SC E RIO ITAJAÍ SOBE MAIS DE 11 METROS!

Uma frente estacionária, que se estabeleceu sobre Santa Catarina na noite de segunda-feira, vem provocando chuva abundante e persistente sobre o estado. Na figura abaixo, podemos ver a posição do sistema frontal estacionário (linha com triângulos azuis e semicírculos vermelhos) na manhã de hoje, por volta das 6h, associado a uma baixa pressão no sudoeste do Paraguai (letra B). 
Na figura abaixo, da análise de ontem, podemos ver a divisão das massas de ar, com o ar frio ao sul da frente estacionária e o ar quente ao norte.
A baixa pressão formada no Paraguai vai ser a responsável por causar uma frontogênese amanhã, que desviará as instabilidades para fora de SC. Enquanto isso não acontece, essa mesma baixa pressão contribuiu para intensificar ainda mais as chuvas nas últimas 24 horas, devido ao aumento da confluência de umidade entre a floresta amazônica em Santa Catarina, por meio de ventos de noroeste, que é visto na figura abaixo.
Só nas últimas 24 horas, os acumulados de precipitação já ultrapassaram os 100 milímetros em várias cidades do Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Os maiores foram de 130,8mm em São José, 126,7mm em Água Doce, 106,6mm em Campos Novos e 122,6mm em Caçador. Acompanhe mais detalhes do acumulado de precipitação das últimas 24 horas na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 24 horas (mm) Região
Rio do Sul (CEOPS)154,6Vale do Itajaí
São José (INMET)130,8Grande Fpólis
Água Doce (INMET)126,7Meio-Oeste
Caçador (INMET)122,7Meio-Oeste
Lébon Regis CIRAM)116,8Meio-Oeste
Rio das Antas (CIRAM)114,4Meio-Oeste
Ituporanga (INMET)112,8Vale do Itajaí
Indaial (INMET)112,2Vale do Itajaí
Lontras (CIRAM)106,8Vale do Itajaí
Campos Novos (INMET)106,6Meio-Oeste
Itajaí (INMET)104,2Litoral Norte

Se olharmos a imagem do radar meteorológico da aeronáutica instalado no Morro da Igreja, veremos que as chuvas entre moderada e forte (amarelo até laranja e vermelho) as 3h da madrugada eram justamente onde houve os maiores acumulados, cuja a área apresentava refletividade de até 45 dBZ nas gotículas de água.
Imagem de radar das 3h de hoje
Já considerando todos os últimos três dias, choveu mais de 200 milímetros pelo território catarinense, como em Campos Novos que teve 214mm. Para se ter uma idéia, a média climatológica para todo o mês de setembro é de 170mm nessa região, ou seja, choveu em 72 horas quase o dobro de todo o mês. A Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí tiveram precipitações próximas e em torno dos duzentos milímetros, sendo que o comum durante todos os trinta dias de setembro nessa região é de 150mm. Em São José, por exemplo, o acumulado foi de 201,8mm. 
 
Veja mais detalhes da chuva nas últimas 72 horas na próxima tabela, com dados do CIRAM e INMET.
Cidade (ESTAÇÃO Precipitação 72 horas (mm) Região
Campos Novos (INMET)214,0Meio-Oeste
São José (INMET)201,8Grande Fpólis
Indaial (INMET)196,6Vale do Itajaí
Itajaí (INMET)188,0Litoral Norte
Ituporanga CIRAM)184,9Vale do Itajaí
Lontras (CIRAM)178,4Vale do Itajaí
Major Vieira (INMET)166,2Planalto Norte
Água Doce (CIRAM)158,9Meio-Oeste
Caçador (CIRAM)151,7Meio-Oeste
Curitibanos (INMET)148,1Meio-Oeste

No Vale do Itajaí, municípios estão em estado de emergência desde ontem em virtude da subida do rio, sendo eles: Indaial, Timbó, Taió, Blumenau, Rio do Sul, Ibirama e Brusque. Essa subida se dá pelo fato de o rio Itajaí nascer em Rio do Sul onde já choveu 181mm nas últimas 48 horas. Segundo o CEOPS, o nível do rio sobre Blumenau marcava incríveis 11,26 metros na medição das 22h de hoje. O resultado já foram alagamentos, como mostra a foto do nosso colaborador Jaime Batista da Silva.
Enchente em Blumenau-SC
Além do aumento no nível dos rios, outro problema é que essa chuva intensa e persistente está encontrando um solo já saturado pelas chuvas de agosto, resultando em deslizamentos de terra. Segundo a defesa civil catarinense, os municípios que tiveram esses acontecimentos foram Águas Mornas, Caçador, Corupá, Pomerode, Presidente Getúlio, Timbó e Tijucas. Ao todo, 59 cidades do estado foram atingidas por enchente, deslizamentos, granizo e/ou enxurradas nesta semana, com 14 em estado de emergência (Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum) e 2 em calamidade pública. 

Por conta da cobertura de nuvens, os últimos dias foram de temperaturas bastante amenas, não passando dos 18ºC na maioria das regiões. Hoje, por exemplo, as maiores foram de 17ºC em Dionísio Cerqueira, 16,2ºC em Urussanga, 16,8ºC em Florianópolis e Massaranduba e 15,4ºC em Lontras. Pela última imagem do radar meteorológico do Morro da Igreja as 23h, chovia entre moderado e forte desde o Vale do Itajaí até a Grande Florianópolis.

Acompanhe informações adicionais todos os dias no twitter Paulo Tempo. Siga e fique informado sobre o tempo em SC: @PauloTempo

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL, CEOPS, DIÁRIO CATARINENSE
Mapas de criação própria

domingo, 4 de setembro de 2011

ANÁLISE DO MÊS DE AGOSTO-2011

O mês de agosto deste ano foi bastante chuvoso em Santa Catarina, com acumulados de precipitação acima do normal em todo o estado. Além disso, o mês foi influenciado por fortes massas de ar frio, que associadas a umidade trouxeram queda de neve. O terceiro ponto de destaque foram os temporais com ocorrência de granizo.

Como na introdução, agosto de 2011 foi de chuva muito acima da média climatológica em todo o território catarinense, sobretudo da Serra ao Litoral. Isso é bem visível na figura abaixo, que mostra a anomalia de precipitação em relação a média. Note que numa porção do Planalto Norte, além da região compreendida desde o Planalto Sul até e Grande Florianópolis, choveu mais de 200mm acima do normal.
Em Florianópolis choveu 432,1mm durante todo o mês de agosto, sendo o maior acumulado do estado e também o maior valor na estação do CIRAM desde que ela foi instalada. Em São José, a estação do INMET teve precipitação mensal de 370mm. Em Lages, choveu 373mm, superando agosto de 1965. Joinville teve 366,1mm, ultrapassando o mesmo mês em 1998. Acompanhe na tabela abaixo mais dados da chuva de agosto-2011 em SC.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação Agosto-2011 (mm) Região
Florianópolis (CIRAM)432,1Grande Fpólis
Campos Novos (INMET)392,8Meio-Oeste
Lages (INMET)373,0Planalto Sul
São Joaquim (INMET)372,9Planalto Sul
Major Vieira (CIRAM)372,6Planalto Norte
Blumenau (CIRAM)372,1Vale do Itajaí
São José (INMET)370,0Grande Fpólis
Joinville (CIRAM)366,1Litoral Norte
Indaial (INMET)365,2Vale do Itajaí
Ituporanga (INMET)355,0Vale do Itajaí
Itajaí (CIRAM)336,6Litoral Norte

Esses acumulados foram bem distribuídos durante o mês, pois em média tivemos em torno de 20 dias com chuva, principalmente no leste do estado. Pouco se via sol nas áreas litorâneas durante agosto deste ano, sendo que apenas o início do mês teve mais que 5 dias consecutivos de sol. No gráfico abaixo, temos os valores diários de umidade relativa no horário das 15h em São José. Perceba que a maior parte do mês teve mais que 60% de umidade relativa naquele horário, indicando que a quantidade de vapor d'água por porção de ar estava alta até nas tardes.
Muitas dessas chuvas vieram sob a forma de temporais também, com quebra de recordes em 24 horas. Associados a esses temporais, houve granizo. A precipitação de granizo foi registrada em dois eventos. No primeiro, dia 9, o fenômeno se formou sobre alguns pontos do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Já no segundo evento, a precipitação de granizo foi mais ampla, sendo registrado em Joaçaba, Jaborá, Capinzal, Ouro, Erval Velho, Criciúma, Balneário Rincão e Forquilhinha. Os vendavais também se fizeram presente, sendo que no dia 9 o vento chegou a 117km/h em Campos Novos e no dia 30 as rajadas foram de 122km/h em Novo Horizonte.

As temperaturas foram outro destaque do mês. Começando pelas manhãs, tivemos a incursão de apenas duas massas de ar frio significativas. A primeira provocou temperaturas negativas em 26 estações meteorológicas, sendo que em Urupema fez -8ºC. O forte e espesso ar frio associado a circulação de umidade por um ciclone extratropical, favoreceram a neve mais a ampla e acumulativa de 2011. Nevou em São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Lages, Herval do Oeste, Joaçaba e Água Doce. A segunda massa de ar polar, provocou temperaturas negativas em 24 estações meteorológicas, com a menor em Urupema onde fez -5,1ºC. Nesta última onda de frio do mês, por conta da distância do ciclone em relação a costa não houve neve, mas a geada e o sincelo (nevoeiro congelado) foram registrados. O mês acabou fechando com temperatura mínima média abaixo do normal entre o Planalto Sul e região serrana da Grande Florianópolis, como percebe-se na figura abaixo.
Anomalia de temperatura mínima em agosto-2011
Agosto teve apenas um evento de calor intenso, no dia 13, associado a um aquecimento pré frontal. Onze estações tiveram valores de temperatura máxima acima dos 30ºC naquele dia, quando Criciúma registrou 34,9ºC. Como estamos comentando sobre máximas, não pode-se deixar de falar das máximas mais baixas, principalmente no período chuvoso após a incursão de ar polar.  No dia 22, por exemplo, as máximas não passaram dos 14ºC no leste e dos 10ºC no restante do estado. O mês fechou com temperatura mínima média entre normal e abaixo do normal em todo o estado (figura abaixo).
Anomalia de temperatura máxima em agosto-2011
Os sistemas mais atuantes para ocorrência das chuvas e temporais em Santa Catarina no mês de agosto foram as frentes frias, frentes estacionárias, cavados e circulação marítima. Os maiores valores de chuva em 24 horas, foram provocados por cavados e uma frente estacionária. Como esses cavados se estendiam até a média troposfera e havia incursão de ar frio nessa camada, houve os eventos de granizo. 

Analisando as anomalias de  TSM (Temperatura Superficial do Mar), na figura abaixo, percebe-se condição de neutralidade no oceano Pacífíco Equatorial, apesar da expansão da área com anomalia negativa. Essa condição neutra, associada as águas mais quentes que o normal entre o oceano Atlântico e estuário do Rio da Prata, podem ter favorecido maior evaporação e convergência de umidade para os sistemas transientes que alcançaram o Sul do Brasil.
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AR FRIO E SECO FAVORECE TEMPERATURAS NEGATIVAS, NEVOEIROS E GEADA EM SC

Depois de vários dias com registro de chuva, a intensificação do ciclone extratropical associado a frente fria acabou impulsionando a entrada de uma intensa massa de ar polar, que declinou as temperaturas em Santa Catarina. Na quarta-feira, o frio foi mais acentuado nos pontos mais altos, como o Morro da Igreja onde fez -0,8ºC. Com a parte mais intensa do ar frio de origem polar sobre o território catarinense, as temperaturas baixaram ainda mais. Na manhã de ontem, 18 estações meteorológicas espalhadas pelo Meio-Oeste e Planalto Serrano, tiveram valores negativos, sendo que as menores foram de -5,2ºC em Urupema e -4,7ºC em Bom Jardim da Serra. Na tabela abaixo, você confere os demais valores de temperatura mínima de ontem.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima de ontem (ºC)  Cidade (ESTAÇÃOTemperatura mínima de ontem (ºC)
Urupema (CIRAM)-5,2Abdon Batista (CIRAM)-0,6
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-4,7Canoinhas (CIRAM)-0,4
São Joaquim (CIRAM)-3,5Joaçaba (CIRAM)-0,3
Caçador (INMET)-1,9Porto União (CIRAM)-0,1
Curitibanos (INMET)-1,5Campo Belo do Sul (CIRAM)0,2
Papanduva (CIRAM)-1,4Rio do Campo (INMET)0,2
Lebon Régis (CIRAM)-1,3Irineópolis (CIRAM)1,0
Três Barras (CIRAM)-1,3São Bento do Sul (INMET)1,4
Major Vieira (INMET)-1,2Ituporanga (CIRAM)1,7
Monte Castelo (CIRAM)-1,2Xanxerê (INMET)2,8
Itaiópolis (CIRAM)-1,1Novo Horizonte (CIRAM)3,7
Rio Negrinho (INMET)-0,8Dionísio Cerqueira (CIRAM)4,3
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-0,7Urussanga (INMET)4,5
Rio das Antas (INMET)-0,6Meleiro (CIRAM)5,1

Na análise de hoje, a crista do anticiclone polar encontrava-se sobre o estado, mantendo a massa de ar frio. O centro de alta pressão, contudo, encontrava-se no oceano a leste da Argentina com 1031 hPa de pressão atmosférica.
A medida que o ar frio e seco se estabelecia sobre SC, os ventos foram ficando mais calmos e a pouca quantidade de vapor d'água na troposfera fez com que a perda da radiação infravermelha pelo solo ficasse mais acentuada, favorecendo a formação de nevoeiros, como os que ocorreram hoje entre o Meio-Oeste, Planalto Serrano e interior do Litoral Sul. Na foto abaixo, enviada pelo colaborador José Luiz Mattei, podemos observar o nevoeiro em dissipação sobre Orleans, notando que ao fundo da imagem se encontra a Serra Geral.
Nevoeiro em Orleans-SC
Somado a forte perda de radiação infravermelha, o ar frio quase parado sobre o estado acaba escoando para as baixadas e vales devido a sua maior densidade. Isso acabou culminando em efeito baixada, que é o fato de fazer mais frio nos vales e baixadas do que nos topos. No perfil vertical da troposfera em Urupema na análise das 9h da manhã de hoje, perceba que a temperatura está mais alta a 2000m, do que na superfície da cidade, evidenciando o efeito baixada.
Hoje, enquanto o Morro da Igreja teve mínima de -2,2ºC a 1810m de altitude, Urupema que fica a 1277m registrou -5,6ºC!. Em São Joaquim aconteceu a menor temperatura desta sexta-feira no estado, com -5,9ºC no Cetrejo a 1184m. Porém outra estação no bairro Colônia Cotia a 1375m acusou -0,1ºC. Indo até o Meio-Oeste, verifica-se a mesma situação em Caçador, onde houve mínima de -1,4ºC a 960m e -0,4ºC a 980m. Em parte do litoral a mesma situação em alguns pontos. Em Florianópolis, por exemplo, no bairro Capoeiras a estação Paulo Tempo teve 7,6ºC a 25m, ao passo que outra a 40m registrou 8,3ºC. Confira na tabela abaixo, as menores temperaturas de hoje em SC, neste terceiro dia seguido com marcas negativas.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima hoje (ºC) Região
São Joaquim (CIRAM)-5,9Planalto Sul
Urupema (CIRAM)-5,6Planalto Sul
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-5,3Planalto Sul
Urubici (PARTICULAR)-3,0Planalto Sul
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-2,2Planalto Sul
Caçador (INMET)-1,4Meio-Oeste
Campos Novos (INMET)0,5Meio-Oeste
Rio das Antas (INMET)0,6Meio-Oeste
Abdon Batista (INMET)0,8Meio-Oeste
Timbé do Sul (CIRAM)2,3Litoral Sul
Rio do Campo (INMET)3,2Vale do Itajaí
Jacinto Machado (INMET)3,8Litoral Sul
Criciúma (CIRAM)4,5Litoral Sul
Florianópolis (INMET)5,4Grande Fpólis

Com o ar frio mais intenso nas baixadas e vales, foram nesses lugares onde ocorreu a geada, que é o congelamento do orvalho. Segundo o INMET, houve geada em São Joaquim, Lages, Campos Novos e Chapecó.

Durante o dia desta sexta-feira, as temperaturas se elevaram mais devido ao ar seco. As máximas mais altas foram de 23,7ºC em São Miguel do Oeste, 23,4ºC em Dionísio Cerqueita, 21,8ºC em Novo Horizonte, 21,7ºC em Xanxerê e 20,7ºC em Criciúma. Houve também, formação de nuvens altas do tipo cirrus, que são constituídas por cristais de gelo na alta troposfera. Tais formações de nuvens são geradas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitudes superiores), que passava pelo leste catarinense, como mostra a figura abaixo, onde percebe-se que a velocidade desses ventos do Jato alcançavam até 200km/h, sobretudo entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul.
Segundo o CIRAM, o tempo deve continuar com sol e poucas nuvens nesse sábado. As temperaturas continuam baixas pela manhã e amenas de tarde. Espera-se valores negativos no Planalto Serrano. Pode ter formação de geada.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria