Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

VOLTOU A NEVAR EM SANTA CATARINA

Neve no Cruzeiro em São Joaquim-SC
Nem bem passamos por uma nevada intensa no fim de julho desse ano, onde mais de cem municípios catarinenses registraram ocorrência de neve com acumulação de até 30cm, essa segunda semana de agosto teve o retorno da precipitação nival nas partes mais altas do estado. O frio negativo também foi sentido nesses últimos dias, com registro de sincelo e geada. Tudo isso você confere aqui no blog juntamente com a análise técnica meteorológica.

Desta vez a neve se limitou ao Planalto Sul e parte do Meio-Oeste. O fenômeno iniciou por volta das 4h da madrugada de quarta-feira (14/08/2013), perdurando por quase toda a manhã. Segundo o CIRAM, nevou em Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Água Doce. A última cidade citada está localizada no Meio-Oeste e o vídeo abaixo mostra a ocorrência de neve por lá, registrada pela internauta Kárin Ane Côrso. A estação meteorológica do CIRAM lá em Água Doce registrou 1,2ºC no momento em que nevava.


De acordo com informações da Climaterra, nevou em alguns momentos da tarde e noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira no distrito do Cruzeiro (1480m de altitude) em São Joaquim. Fazia 0ºC no momento da neve. A foto do início dessa postagem mostra a ocorrência de neve em tal localidade. No Morro da Igreja em Urubici, também continuou nevando em alguns momentos entre a tarde de quarta e manhã de quinta-feira, acumulando em algumas partes da subida e cume da montanha. A foto abaixo mostra mais detalhes dessa paisagem maravilhosa. 

Neve no Morro da Igreja em Urubici-SC
Olhando a radiossondagem atmosférica (balão de gás hidrogênio com sonda meteorológica remota) realizada diariamente no aeroporto de Florianópolis, temos um perfil vertical da troposfera, mostrando a temperatura, vento, umidade e pressão atmosférica em várias altitudes. Veja (figura) que pela radiossondagem, a temperatura era de zero grau ou negativa desde a altitude desde 2109m de altitude. Perceba também que ela praticamente não tem muitas oscilações a medida que se aumenta a altitude. 

Olhando a coluna de direção dos ventos (em graus) na tabela, note que na baixa troposfera os ventos sopravam de sudoeste a oeste, o que indica o ingresso de ar frio polar nessa camada. Entretanto, a partir da altitude de 2357m o vento é de noroeste, indicando que nessa camada existe ingresso de ar úmido e menos frio (em relação a própria camada) da floresta amazônica, que contribuiu para a formação das nuvens de chuva. Tal nebulosidade, formada por um cavamento de pressão atmosférica na retaguarda do sistema frontal, é vista na imagem do satélite GOES-13.

Imagem do canal visível do satélite GOES-13 as 09h (hora de Brasília)
Choveu em várias partes de Santa Catarina durante a noite de terça e madrugada de quarta. Como as localidades catarinenses que tiveram neve ficam numa altitude superior a 1300m e a radiossondagem mostram temperatura de zero ou inferior a zero desde 2109m de altitude, o vapor d'água dentro das nuvens congelou e formou a neve, que conseguiu cair até a superfície sem se derreter por completo. Obviamente, localidades mais altas tiveram mais neve e maior acumulação, como foi o caso do Morro da Igreja em Urubici (1822m), Morro das Torres em Urupema (1733m) e Cruzeiro em São Joaquim (1480m). 

Em Urupema, o fim da neve já na noite de quarta-feira, permitiu uma queda maior nas temperaturas na manhã de ontem em relação as demais áreas serranas. A temperatura mínima por lá ficou em -2,9ºC.  Não nevou, mas o sincelo (nevoeiro congelado) enfeitou a natureza na cidade mais fria do Brasil. Na foto abaixo, vemos uma antena de transmissão coberta de gelo, dando a enganosa impressão de que foi neve, mas na verdade foi sincelo.

Sincelo (nevoeiro congelado) no Morro das Torres em Urupema-SC
Fechando a janela para a neve, o sol retornou em muitas áreas e a última "pitadinha" da neve foi isoladamente ontem a tarde no cume do Morro da Igreja. Durante a quinta-feira o ar polar predominou, mas nesta sexta-feira o céu mais limpo fez o frio ser ainda mais intenso em relação a ontem. A mínima desta sexta-feira se deu em Bom Jardim da Serra com -3,6ºC, seguida de São Joaquim com -2,6ºC. Na capital, a temperatura mínina hoje foi registrada no bairro Itacorubi, com 6,2ºC. Na tabela abaixo você confere as menores temperaturas entre ontem a hoje em SC.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) entre dias 15 e 16/08/2013
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-3,6 (hoje)
Urupema (CIRAM)-2,9 (ontem)
Três Barras - (CIRAM)-2,8 (ontem)
São Joaquim (CIRAM)-2,6 (hoje)
Irineópolis (CIRAM)-1,3 (ontem)
Canoinhas (INMET)-0,9 (ontem)
Monte Carlo (CIRAM)-0,1 (hoje)
Frei Rogério (CIRAM)0,1 (ontem)
Curitibanos (CIRAM)0,3 (ontem)
Alfredo Wagner (CIRAM)1,2 (hoje)

FONTE DOS DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, REDEMET, CLIMATERRA
FOTOS E VÍDEOS: SÃO JOAQUIM ONLINE, PREFEITURA DE URUPEMA, DIÁRIO CATARINENSE, YOUTUBE

terça-feira, 6 de agosto de 2013

DO FRIO PARA AS TEMPESTADES


-->
A segunda-feira iniciou com o predomínio de uma massa de ar frio polar em Santa Catarina, que havia entrado no domingo a tarde em todo o território catarinense. As temperaturas mínimas foram bastante baixas em algumas áreas, sendo que nas partes mais altas do Planalto Sul e Meio-Oeste os valores foram negativos. A menor foi em Urupema, onde a estação meteorológica do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) registrou -4,1ºC. Em seguida, ainda no Planalto Sul, tivemos -3,3ºC em Bom Jardim da Serra. Na estação monitorada pela CLIMATERRA na localidade de Pericó em São Joaquim, a mínima chegou a -2,3ºC. No Meio-Oeste o valor negativo foi em Água Doce onde fez -1,8ºC.

Pelo Leste catarinense também fez frio, com mínimas em sua maioria na casa dos 10ºC. Na capital, o valor variou bastante entre os locais. No bairro Capoeiras, parte continental, a estação do Blog Paulo Tempo registrou 11,1ºC. Já na estação particular do Sapiens Park em Canasvieiras, norte da ilha, o valor foi de 8,7ºC. Oficialmente, a temperatura mínima de Florianópolis se deu no bairro Itacorubi, com 10,4ºC na estação do CIRAM. Em Criciúma, litoral sul do estado, a temperatura mínima chegou a 9,6ºC.

Ainda na segunda-feira, durante a tarde nuvens com desenvolvimento vertical começaram a se formar na fronteira de Santa Catarina com o RS e Argentina. Enquanto isso, o Litoral Norte e Grande Florianópolis tinham um manto de nuvens baixas e horizontais, do tipo Stratus e Stratocumulus. A imagem do satélite GOES-13 abaixo mostra bem essa situação.


Essa nebulosidade tinha como causa a presença de um cavamento de pressão na média e baixa troposfera (traços pretos na figura acima), associado a incursão de umidade e calor da floresta amazônica em baixos níveis da troposfera. Na imagem abaixo temos a radiossondagem de Florianópolis (balão de gás hidrogênio com uma sonda meteorológica remota a bordo), realizada duas vezes por dia no aeroporto Hercílio Luz, onde é possível ver um perfil vertical de temperatura, vento e pressão atmosférica da troposfera na noite de segunda-feira.


Note na coluna de barbelas (indicadores de direção e intensidade de vento) a direita do diagrama (área circulada para ilustração), que os ventos na baixa troposfera estavam de noroeste, o que comprova os ventos úmidos provenientes da floresta amazônica. No momento da radiossondagem o cavado ainda não estava bem encima de Florianópolis, mas a sondagem já mostra na média troposfera ventos de noroeste, indicando curvatura ciclônica nessa região, que na verdade é o próprio cavado mencionado.

A medida que ia anoitecendo, a nebulosidade vertical sobre o oeste catarinense ganhava altura e extensão, ao mesmo tempo que se deslocava para leste, em direção ao litoral. Na imagem abaixo, vemos a chuva detectada as 21h de segunda-feira pelo radar meteorológico da aeronáutica, localizado no Morro da Igreja em Urubici. Veja que chovia moderado a forte no Meio-Oeste.

Radar Meteorológico da aeronáutica as 21h de segunda-feira. Fonte: Redemet

Algumas das estações meteorológicas do CIRAM e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registraram chuva nessas no Meio-Oeste, onde o radar meteorológico da aeronáutica detectou precipitação de moderada a forte. Em Campos Novos, por exemplo, choveu 52mm durante a tempestade, com registro de descargas elétricas. Curitibanos não foi muito diferente, com acumulado de 49mm. Joaçaba teve 46mm. No oeste, onde começou toda a chuva, tivemos 29mm acumulados em Novo Horizonte. Infelizmente essa região está fora da área de abrangência do radar. Também no oeste, dados de Metar indicaram queda de granizo na região do aeroporto de Chapecó por volta das 22h. O vento por lá chegou a 42 km/h na hora do temporal.

Na próxima imagem, também do radar, vemos a detecção de chuva três horas depois em relação a imagem anterior. Veja que naquele horário já chovia de moderada a forte no Planalto Sul, Vale do Itajaí e uma pequena parte do Litoral Sul.

Radar Meteorológico da aeronáutica as 00h de terça-feira. Fonte: Redemet

Nessas regiões citadas no parágrafo anterior, onde o radar meteorológico detectou precipitação moderada a forte, as estações meteorológicas do CIRAM e INMET também registraram a respectiva chuva. Em Rio do Campo, chegou a acumular incríveis 85mm em menos de 6 horas de duração. Ainda no Vale, o município de Presidente Getúlio teve acumulado de 38mm. Já Corupá registrou 40mm. Assim como o oeste, no Planalto Norte a chuva forte não é detectada pelo radar por estar fora do raio de alcance. Nas estações meteorológicas da respectiva região, choveu 35mm em Canoinhas.

Por volta das 01h:30min da madrugada de hoje, a chuva e temporais atingiram a Grande Florianópolis e Litoral Norte, como é visto na próxima imagem do radar meteorológico da aeronáutica.

Radar Meteorológico da aeronáutica as 01h:30min de terça-feira. Fonte: Redemet

Nas estações meteorológicas, o maior acumulado na Grande Florianópolis foi 27mm em Alfredo Wagner. Em Rancho Queimado, o temporal que acumulou 22mm de chuva, veio acompanhado de fortes rajadas de vento, que chegaram a 62,8 km/h. Na capital, a estação do CIRAM registrou 13mm na parte central. Já no Litoral Norte o maior valor de precipitação durante as tempestades, se deu em Guaramirim com 20mm.

FONTE DOS DADOS: EPAGRI-CIRAM, INMET, CLIMATERRA, CPTEC/INPE, REDEMET.