A chuva que atingiu Joinville na tarde desta terça-feira isolou a zona Sul do resto da cidade. O temporal alagou as principais ruas de acesso à região, o trânsito ficou tumultuado, aulas foram suspensas e empresas liberaram funcionários. A Defesa Civil recebeu vários registros de ruas alagadas, mas ainda não há números oficiais de pessoas desabrigadas.
Os bairros mais atingidos foram Itaum, Guanabara, Fátima, Floresta e Petrópolis. Também houve registro de alagamentos nos bairros Ulysses Guimarães, Bucarein, Anita Garibaldi e Paranaguamirim. Houve alagamento nas ruas Santa Catarina (bairro Floresta), São Paulo, Monsenhor Gercino (bairro Itaum), rua Fátima (bairro Itaum), rua Florianópolis (bairro Guanabara) e Paulo Schoroeder (bairro Petrópolis). As laterais destas principais vias foram as mais atingidas pelas águas com pontos atingindo até um metro de água.
A dificuldade no trânsito também provocou transtornos no transporte coletivo urbano. As empresas tiveram de fazer mudanças nas linhas que fazem o sentido zona Sul-Centro para evitar que os ônibus trafegassem pela ruas alagadas.
A Defesa Civil registrou 20 pontos de deslizamentos na zona Sul da cidade. O coordenador da Defesa Civil, Jonathas André Schmalz, diz que ainda há alerta para as áreas de risco devido as previsões de mais chuva durante esta semana. Ele descartou, por enquanto, a decretação de situação de emergência no município.
FONTE: DIÁRIO CATARINENSE