Cidade volta a registrar cheia após forte chuva
Joinville voltou a registrar alagamentos ontem à tarde, após 40 minutos de temporal. Pouco mais de uma semana após as forte chuvas, a cidade teve pontos de inundação em pelo menos nove bairros, todos na zona Zul, onde rios transbordaram. Um dos mais atingidos foi o Anita Garibaldi. O rio Jaguarão chegou a formar correntezas entre as ruas Bahia e a Eugênio Moreira.
Outras ruas do bairro, como a Porto União e a Major Navarro Lins, ficaram intransitáveis. No Centro, ruas como a Otto Boehm, também encheram. O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade se dividiu em duas equipes e passou nas áreas mais atingidas orientando os moradores a levantar os móveis. Até as 22 horas, não houve pedido para retirada de famílias.Segundo o Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), o fenômeno registrado ontem é normal nesta época do ano. “Foi uma frente que fria que está no Sul do Brasil e se intensificou na região Norte do Estado, causando chuva e ventos fortes”, explicou o meteorologista Clóvis Corrêa.
Ontem fez uma semana que os últimos moradores que estavam fora de casa por causa das chuvas do início do mês voltaram para sues lares. A chuva forte também voltou a provocar transtornos na BR-101, entre Araquari e Barra Velha. A vegetação caiu na pista e a rodovia ficou encharcada, principalmente, nos viadutos de acesso à Barra Velha.
Devagar
No primeiro final de semana de funcionamento, o novo binário de Joinville, no América, ficou intransitável. As ruas Conselheiro Arp, Jaraguá do Sul e Timbó ficaram inundadas. O rio Morro Alto chegou a ficar 30 centímetros acima do nível da via.
De novo
Morador do Jativoca, Odair Martins viu a casa desabar há nove dias por casa da chuva. Ontem, ele e os amigos Amarildo Pettri e Gilmar dos Santos enfrentaram a água na rua Santa Marta para ir ao culto.
sobre rodas
Logo após o temporal, houve até quem resolveu pegar a bicicleta para conferir a situação da cidade. Na rua Timbó, no América, a passagem estava difícil.
Até o prefeito
Quem foi à Arena assistir ao jogo do JEC ontem teve de ter paciência na hora da volta para casa. Nem o prefeito Marco Tebaldi escapou dos alagamentos.
Rio transborda
O bairro Anita Garibaldi foi um dos mais atingidos pela águas. O rio Jaguarão transbordou e correntezas chegaram a se formar sobre as ruas Eugênio Moreira e Bahia. A rua Gothard Kaesemodel, em frente à Sociesc, também ficou inundada.
Saída do jogo
Quem foi à Arena torcer para o JEC teve dificuldades para deixar o estádio. Parte da rua Inácio Bastos estava tomada pela água da chuva, que começou a cair no início do segundo tempo.
Faxina
Os estudantes Guilherme Fissmer, Greg Schneider e Bruno Jerke deixaram o carro longe da Arena, na rua Bahia, e foram caminhando ao estádio. Na volta, o veículo flutuava. Usaram baldes para tirar a água.
Transtorno
O acesso ao supermercado Angeloni e a outros estabelecimentos da rua Ministro Calógeras ficou difícil após a chuvarada. Poucos motoristas se arriscaram na travessia.
FONTE: A NOTÍCIA