Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de maio de 2008

CICLONE PROVOCA ENCHENTES NO SUL DE SC.

A chuva forte que cai no Sul de Santa Catarina desde o início da tarde deste sábado já deixa centenas de famílias isoladas e acessos interditados, além de ter elevado o nível dos rios da região.

Em Jacinto Machado, pelo menos 300 famílias de localidades rurais como Pinheiros, Linha São Pedro, Linha Rovaris e Picadão estão ilhadas. Conforme a Polícia Militar (PM), os próprios agricultores, com auxílio da prefeitura, trabalham para resolver a situação. O alagamento se deu em razão da elevação do nível do Rio da Pedra.

Já em Timbé do Sul, parte do acesso à Serra da Rocinha está interrompido desde as 17h. Pelo menos três barreiras caíram na rodovia CST-285, o que impediu o tráfego nas duas pistas. Caso as condições climáticas melhorem, amanhã o Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) deverá iniciar os trabalhos de remoção das pedras.

A intensa precipitação também elevou o nível do Rio Manoel Alves, no município de Morro Grande, e isolou três comunidades, Nova Roma, Três Barras e São Bento.

Em Praia Grande, o Rio Mampituba transbordou e algumas famílias foram removidas ainda no início da tarde. Como boa parte das casas são construídas às margens do rio, a água as invadia aos primeiros sinais de enchente. O acesso à Serra Geral pelo município também está interditado.

Em São João do Sul, a comunidade de Passo Magnus está isolada pela água do transbordo do Rio Mampituba. A prefeitura age desde a tarde para retirar as famílias. A Polícia Militar (PM) alerta que uma das cabeceiras da ponte do Rio Canoas, que serve de ligação entre os municípios de São João do Sul e Praia Grande, caiu, e mesmo assim o acesso, em um dos lados da ponte, é possível.

Parte do centro da cidade de Santa Rosa do Sul está sem energia elétrica há cerca de uma hora. E em Passo de Torres, as guarnições aguardam a reação da água que descerá durante a madrugada da vazão do Rio Mampituba em Praia Grande para agir, caso necessário.

No final da tarde, em Balneário Rincão, em Içara, foram registrados alguns destelhamentos e queda de placas, mas os casos foram isolados e sem gravidade. Em Criciúma, locais onde são comuns alagamentos, como nas proximidades da rodoviária, na área central da cidade, se confirmou o que dificulta o acesso de veículos.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE.

4 comentários:

Anônimo disse...

G1 mostra tudo sobre as enchentes tanto no Sul quanto em Santa Catarina.

De Santos,Litoral Sul do Estado de São Paulo.

Anônimo disse...

Mais notícias de enchentes em Santa Catarina.

De Santos,Litoral Sul do Estado de São Paulo.

Anônimo disse...

Mais notícias de enchentes no Yahoo Brasil.

Anônimo disse...

Ajude Santa Catarina urgente !!

De Santos,SP.