Os municípios de Jacinto Machado, Paulo Lopes e Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, informaram à Defesa Civil a intenção de decretar situação de emergência devido à forte chuva que atinge a região desde sábado. Arroio do Silva já comunicou a decretação, e o município de Ermo decretou calamidade pública. Os decretos devem ser confirmados pela Defesa Civil estadual.
Um total de 31 municípios registraram problemas provocados pela passagem do ciclone extratropical. Na manhã deste domingo, uma equipe da Defesa Civil foi enviada de helicóptero para a região Sul para verificar os estragos.
Em Ermo, há cerca de 40 famílias desabrigadas que foram levadas para a sede da prefeitura. A chuva também destruiu casas, um posto de saúde e alagou ruas.
O município de Arroio Silva ainda não repassou o levantamento de prejuízos. Segundo informações preliminares, o problema maior seria os danos causados pela chuva em ruas e calçadas. O município de Paulo Lopes também não informou os prejuízos sofridos.
Em Jacinto Machado, quatro famílias deixaram suas residências devido a alagamentos e foram levadas para as casas de parentes. Pelo menos 300 famílias ficaram ilhadas com a elevação do Rio da Pedra.
Em Morro Grande, o nível do Rio Manoel Alves subiu e isolou as comunidades de Nova Roma, Três Barras e São Bento. O rio está dois metros acima do nível normal.
Em Praia Grande, o Rio Mampituba transbordou e algumas famílias foram removidas no início da tarde de sábado.
Araranguá
Arroio Silva
Balneário Gaivota
Biguaçu
Braço do Norte
Criciúma
Ermo
Florianópolis
Forquilhinha
Içara
Imbituba
Jacinto Machado
Jaguaruna
Laguna
Lauro Müller
Meleiro
Morro Grande
Nova Venza
Orleans
Palhoça
Passo de Torres
Paulo Lopes
Praia Grande
São João do Sul
São Martinho
Santa Rosa do Sul
Santo Amaro da Imperatriz
Siderópolis
Sombrio
Timbé do Sul
Tubarão
FONTE: DIÁRIO CATARINENSE