Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 14 de junho de 2008

POSTAGEM ESPECIAL: UM BREVE DESABAFO

Bem, na postagem especial de hoje vou desabafar um pouco. Há anos convivo com vários fatos que já persistem até mesmo antes de minha existência neste mundo. Estou falando dos absurdos erros cometidos dentro da meteorologia neste Brasil.

Muitos desconhecem os conceitos ensinados na escola sobre meteorologia. Conceitos esses que não há necessidade de ser um profissional da área para entendê-los. Chegando mais claramente ao que eu quero expor nesse meu comentário, vou lhes apresentar um conceito muito simples, porém muito mal entendido. O exemplo é Tempo e Clima. Muitos confundem essas palavras, seja por parte de jornalistas, leigos ou até mesmo os próprios meteorologistas (não todos). Tempo é o estado momentâneo da atmosfera, ou seja, está chovendo hoje, então o tempo está chuvoso. Já o clima é uma sucessão de tempos, ou seja, pode estar tempo seco, mas não significa que o clima daquele lugar é seco. Entretanto vejo em vários jornais, televisão, rádios e internet, manchetes e pessoas confundindo clima com tempo. Um exemplo é: “ O clima hoje está frio em Florianópolis”. Quando vejo frases como esta acima, fico enraivecido e até mesmo envergonhado de meu país. Primeiro, o clima de Florianópolis não é frio e segundo que o certo seria: “ O tempo hoje está frio em Florianópolis”. Como pode uma pessoa estudada, formada em jornalismo e apresentar uma frase tão errada numa manchete de jornal?. É simplesmente inadmissível isto.

Vou a mais um exemplo. O frio. Muitos jornais anunciam: “Frente fria causa queda brusca de temperatura”. Oras, as frentes frias mudam o tempo trazendo chuva e até uma certa queda de temperatura. Mas agora dizer que elas provocam queda brusca, isso é errado. A responsável pelas quedas bruscas de temperatura pós chuva são as massas de ar frio. A frente fria é apenas o limite entre as massas de ar frio e quente. Isso com o tempo deve ser corrigido. Afinal, aqui é o Brasil.

Veja a manchete a seguir: “Chuva de granizo causa estragos em SC”. Está ai mais um erro. Ora, chuva e granizo são dois tipos diferentes de precipitação. A chuva é a precipitação em forma de gotículas de água. Já o granizo é sob a forma de pedras de gelo. Como podemos dizer chuva de granizo? Ou é chuva ou é granizo. Então o certo seria: “Queda de granizo causa estragos em SC”.

Agora lhes apresento outro exemplo. Os ciclones extratropicais e furacões. É difícil quem não confunda esses fenômenos da natureza. É até engraçado, toda vez que se há um aviso de ciclone extratropical é sempre a mesma ladainha. Há sempre a necessidade de explicar que não tem nada a ver com furacão.Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão frios e que acontecem normalmente no outono e inverno no sul do Brasil. Furacões são baixas pressões quentes, com ventos bem mais fortes que os ciclones extratropicais e ocorrem com freqüência no verão do hemisfério norte. A única exceção foi o furacão Catarina, o primeiro furacão registrado no oceano Atlântico Sul. Outro ponto a citar são as manchetes do tipo: “Ciclone extratropical atinge SC”. Ciclones extratropicais não atingem SC, mas sim se formam sobre o litoral do Estado e seguem para o mar onde ganham força.

As vezes até duvido que isso mude um dia, pois se a mídia gosta de ganhar dinheiro com esse tipo de matéria, a população vai continuar cada vez mais ignorante e desinformada. Meu blog foi criado também para este fim. Explicar o tempo e não somente apresentar o básico para os leitores.

Esses foram alguns dos vários exemplos de erros cometidos. Esta postagem foi criada para talvez acabar com esses erros e fazer você leitor entender melhor. Espero ter contribuído.

Nenhum comentário: