Sobre o oceano nota-se na imagem de satélite nuvens do tipo célula aberta, indicando que o ar mais frio está passando por uma superfície líquida mais aquecida. Com a entrada desse ar frio, muitas cidades, inclusive do norte da Argentina tem sentido frio. Em Buenos Aires, por exemplo, a temperatura agora é de 18ºC. Em Mar del Plata, litoral norte argentino, faz apenas 11ºC neste momento. E o ar mais frio não se limita a essas regiões não! Ele chegou já no sul do Brasil. No momento faz 14ºC em Pelotas e 15ºC em Porto Alegre, ambas no RS.
Em Santa Catarina, os moradores das regiões litorâneas já puderam ter uma sensação de mais frio em virtude do vento de sul a sudeste soprando. Na capital catarinense as rajadas já chegam a 27km/h nesta noite. Na região serrana já faz frio de outono! As 03h UTC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, fazia 11,7ºC em São Joaquim! No norte do Estado ainda predomina um ar mais aquecido, mesmo no período noturno.
Com o ingresso desse sistema de alta pressão frio, a pressão atmosférica já obteve um considerável aumento nas últimas 12 horas. Em São José a estação do INMET já tem pressão de 1017,3 hPa, sendo que no início do dia ela esgtava abaixo dos 1010 hPa ! Veja no gráfico abaixo, a variação da pressão na estação.
Para a terça-feira a previsão é que o centro de alta pressão da massa de ar frio que se encontra no litoral norte argentino, se desloque para leste e estimule o transporte de umidade do oceano para o litoral de Santa Catarina mediante os ventos de sudeste. Por isso o dia deve intercalar com muitas nuvens baixas (stratus e Stratocumulus) e sol com calor. O frio se faz presente na serra pela manhã, com mínimas de 10 a 12ºC. Nas demais áreas, noite amena. Há chance de chuvas isoladas no início e fim do dia no litoral norte catarinense, segundo a Epagri-Ciram.
DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, ALLMETSAT.