Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CHUVA BEIRA OS 400 MILÍMETROS NOS ÚLTIMOS DIAS EM SANTA CATARINA

DESLIZAMENTOS
ALAGAMENTOS

Santa Catarina vive momentos dramáticos, que relembram novamente a grande enchente de novembro de 2008. Segundo os dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), o acumulado de chuva desde o dia 20 até a tarde de hoje já chega a 396,0mm em José Boiteux, 363,4mm em Rio do Oeste, 341,2mm em Apiúna, 336,9mm em Caçador, 331,8mm em Ouro, 324,6mm em Itá e 286,4mm em Joinville. Ou seja, em apenas cinco dias choveu mais que o dobro da média esperada para todo o mês de abril!

Hoje o número de municípios que apresentaram estragos causados pela chuva torrencial subiu para 30. São eles: Caçador, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Rio do Campo, Rio das Antas, Timbó Grande, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville, São Bento do Sul, Anchieta, Barra Velha, Concórdia, Calmon, Doutor Pedrinho, Dionísio Cerqueira, Ipumirim, Itaiópolis, José Boiteux, Matos Costa, Penha, Presidente Castelo Branco, Presidente Getúlio, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santa Terezinha, Videira, Guarujá do Sul e Salete. O total de pessoas atingidas já chega a 67595. Cinco rodovias estão com estragos, ficando interditadas ou em meia pista.

O Rio Itajai-Açu atingiu os 8,44 metros durante a tarde, causando alagamentos em Blumenau. A cidade também registrou deslizamentos de terra. Uma notícia curiosa é que, de acordo com a NASA, a região do mundo que mais choveu nos últimos dias foi justamente o Sul do Brasil, especialmente entre SC e PR. De acordo com as estações meteorológicas controladas pelo CIRAM, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram:

Rio Negrinho

151,2mm
Itá
147,0mm
Xanxerê

137,6mm

Piratuba
131,2mm

Rio Negrinho

105,0mm
Piratuba
103,2mm
Lages128,0mm
Joinville
110,0mm
Novo Horizonte
108,0mm
São José do Cerrito
102,8mm
Corupá
101,2mm
Rio do Oeste
90,4mm
Apiúna
88,6mm
Timbé do Sul
72,0mm

A área de baixa pressão que permanecia durante os últimos dias sobre Santa Catarina, associada a uma frente semi-estacionária, uma corrente de ventos úmidos da Amazonia e o Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), acabou por se deslocar para o mar no dia de hoje. Sua intensificação e conversão para ciclone extratropical, gerou uma frente fria sobre o RS, a qual avançou para Santa Catarina durante o dia de hoje.

A banda de nuvens associada a frente fria provocou chuvas fortes na tarde de hoje, acompanhada de trovoadas. Em Indaial, por exemplo, por volta das 16h teve chuva forte, acusando 17,6 milímetros em 1 hora na estação do INMET.

Sobre Florianópolis, o céu estava muito encoberto e chovia forte. Após a chuva um belo arco-íris formou-se. Acompanhe nas fotos abaixo.



Mediante a imagem do radar meteorológico localizado no Morro da Igreja em Urubici, pode-se ver a forte chuva que atingia o centro-leste catarinense por volta das 4 horas da tarde desta segunda-feira.


Neste momento o ciclone extratropical (letra B na imagem) encontra-se sobre o oceano Atlântico na altura do litoral da Argentina e Uruguai. A frente fria passou rapidamente pelo Estado e já está no Paraná. Isso pode ser notado pela virada do vento para sudoeste em território catarinense, trazendo o ar mais seco e frio. Na carta sinótica abaixo, veja os sistemas descritos acima.


Segundo o CIRAM, para a terça-feira a previsão é de tempo bom com poucas nuvens em Santa Catarina. Pode ainda chover fraco na madrugada no litoral norte. As temperaturas máximas entram em elevação, porém as madrugadas devem ficar mais agradáveis. Mínima prevista de 8 graus em São Joaquim na quarta-feira.

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, DEFESA CIVIL, MARINHA, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: