Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

INGRESSO DE AR QUENTE ANTECEDE NOVA ONDA DE FRIO

O tempo hoje no leste de SC se comportou da mesma forma que ontem, ou seja, encoberto com alguns chuviscos em pontos isolados. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), os maiores acumulados de precipitação foram em São Francisco do Sul com 8,6 milímetros e em Apiúna com 3,4mm.  Na imagem de satélite abaixo, no canal visível as 11h:45 (local), podemos observar a cobertura de nuvens no leste, menos intensa em parte do sul e do planalto sul catarinense onde fez até sol. 


Na análise de ventos (figura abaixo) em superfície as 9 horas da manhã de hoje, podemos notar que eles sopram de nordeste em nosso litoral, o que acaba proporcionando um acréscimo de umidade e com isso a formação de nuvens orográficas, que são aquelas geradas a partir do levantamento do vento úmido ao encontrar montanhas e serras.

É possível detectar na figura acima também uma "língua" de ar mais quente alcançando o sul do Paraguai e oeste do Sul do Brasil. Isso foi refletido nas temperaturas máximas durante a tarde desta quarta-feira sobre Santa Catarina, sobretudo no oeste do Estado, chegando aos 27,2ºC em Caibi, 25,8ºC em São Miguel do Oeste e 24,9ºC em Chapecó.

Quem acompanha o tempo, já deve ter notado o aumento na velocidade dos ventos do quadrante norte em solo catarinense. Pois bem, é resultado do velho e conhecido Jato de Baixos Níveis, que traz ar mais quente e muito úmido lá da floresta amazônia para cá, explicando a tal "língua" de ar quente comentada anteriormente. Na radiossondagem feita as 21h de hoje no aeroporto de Florianópolis, o vento já apresentava uma velocidade de 52,7km/h a 559 metros de altitude, o que já indica um início da presença desse jato. Nas estações do Ciram as maiores velocidades registradas hoje no planalto foram de 56,1km/h em Campo Belo do Sul, 54km/h em Novo Horizonte e 50,1km/h em Água Doce.

A tendência é que esse jato se intensifique ainda mais nas próximas 24 horas, chegando a velocidades superiores a 90km/h a 1500 metros de altitude. Com isso o ar de ficar mais instável. Para a amanhã o Ciram indica um dia com sol em boa parte do Estado, exceto no litoral norte onde deve chuviscar. As temperaturas máxima chegam aos 26/27ºC no oeste, 24ºC no sul e grande Florianópolis e 23ºC nas demais regiões.

Entretanto entre amanhã a noite e sexta-feira de manhã, um ciclone extratropical intenso deve se formar na costa do RS e Uruguai. No mapa de previsão de de ventos e pressão atmosférica podemos ver como estará esse ciclone (linha com pressão de 1002 hPa) as 21h de amanhã.
 Ele deve impulsionar ar frio de sul, que em contraste ao ar quente vindo da Amazônia, deve gerar uma frente fria. Na entrada dessa frente, pode haver chuva e vento forte, associado a temporais. Risco de granizo mais acentuado no oeste catarinense. Na sexta-feira pela tarde, os efeitos do ciclone, que estará em alto mar com pressão de 999 hPa, poderão ser já sentidos no litoral sul, com ventos superiores a 50km/h, como pode-se ver no mapa a seguir:
Note no mapa acima, que sobre a Argentina, o ar frio estará ingressando, sendo que a isóbara (linhas com mesma pressão atmosférica) indica valor 1032 hPa, o que é sgnificativo. O que chamo a atenção, é para chance de nevar novamente em Santa Catarina, em virtude da circulação de umidade do ciclone em meio a um impulso de ar frio adentrando o território catarinense.

Na figura abaixo, podemos notar que no sábado de madrugada a temperatura em 850 hPa (1500 metros de altitude) deve ficar entre -5ºC e 0ºC desde o centro-sul do RS até o centro-sul de SC. Note que essa temperatura faz uma intersecção com a cobertura de nuvens próximo de 100% nessa área citada. 
Com essa temperatura negativa em 1500 metros de altitude e disponibilidade de vapor d'água, bem como formação de nuvens, podemos ter queda novamente de neve. O modelo de previsão numérica de tempo GFS aponta também previsão de neve na manhã de sábado entre o planalto sul catarinense e boa parte da serra gaúcha. Veja:


Na sexta-feira o dia deve ser chuvoso em Santa Catarina, melhorando a noite, com excessão do litoral norte, litoral sul e planalto sul onde ainda chove no sábado, daí a chance de neve, que inclusive é prevista pelo ciram na sexta e no sábado. No domingo, a chance de neve acaba, mas o dia amanhece gelado em SC, com mínimas de até -5ºC no planalto sul, entre 0 e -2ºC no oeste, meio-oeste e planalto norte, -1ºC no litoral sul, entre 3 e 6ºC na grande Florianópolis e 8ºC no litoral norte.

Vamos aguardar essas próximas previsões em relação a neve. Até a próxima postagem!

DADOS: CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, INMET, GRUMA, WYOMING
Com excessão do mapa de neve, todos os mapas são de geração própria, a partir de dados do modelo Eta 40 e 20km.

Nenhum comentário: