Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 14 de agosto de 2010

A NEVE NÃO VEIO MAS O FRIO MARCOU PRESENÇA!

A neve prevista pelo Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a MetSul Meteorologia e alguns modelos numéricos de previsão, não ocorreu neste sábado na serra catarinense. Porém sabia-se que a chance era pequena e que tudo dependeria do ciclone extratropical, que causa a circulação de umidade e da massa de ar polar que traz o frio. Havia até nebulosidade pela manhã sobre a serra, como vê-se na imagem de satélite abaixo, no canal visível.


Notamos pela imagem o ciclone extratropical, representado pela letra B, sobre o oceano Atlântico, já mais afastado da costa em relação ao dia de ontem. A circulação de umidade que esse sistema provoca, acabou ainda gerando nuvens sobre o mar, boa parte do RS e planalto catarinense. Na figura abaixo, percebe-se que os ventos desse ciclone estavam em sua maior parte entre sul e sudoeste sobre SC, estando as maiores velocidades no litoral sul do Estado e principalmente sobre o alto mar, onde alcançou entre 50 e 70km/h. 

Por falar em mar, os ventos intensos desde ontem deixaram o oceano mais agitado hoje nas praias catarinenses, como podemos observar nas foto do site Terra-Waves, em Imbituba:


Naquele mapa de ventos e pressão atmosférica mostrado acima, também é possível perceber o sistema de alta pressão da massa de ar polar com valor máximo de 1035 hPa (Hectopascais) sobre a Argentina. O sistema provocou uma manhã já com mínimas baixas em Santa Catarina, ficando negativa no alto do Morro da Igreja com -2,2ºC. Nas outras cidades serranas fez 0,7ºC em São Joaquim, 1,1ºC em Água Doce e 1,6ºC em Urupema. 

Como estava previsto, além da madrugada, o dia de sábado foi também muito frio, com temperaturas máximas que não passaram muito dos 8ºC no Planalto e 15ºC no litoral. As menores temperaturas máximas se deram em São Joaquim com 5,7ºC, no Morro da Igreja com 6,3ºC, em Água Doce com 8,0ºC e em Dionísio Cerqueira com 8,7ºC.

Sobre o litoral o dia foi de sol e poucas nuvens devido ao vento de sudoeste (SO), mostrado naquela figura de ventos. Porém em torno do meio-dia, o vento virou para sul (S) e logo para sudeste (SE), o que acarreta em mais ingresso de umidade do mar para o continente. Com isso o céu que estava quase limpo, passou a ficar nublado e até encoberto por nuvens baixas. No gráfico de direção e velocidade dos ventos abaixo, podemos notar essa mudança de direção. (Clique para ampliar).


O resultado podemos ver na imagem de satélite a seguir, onde boa parte de nosso litoral estava com mais nuvens. Observe que a região serrana teve diminuição de nuvens com essa mudança de ventos. A imagem é do canal visível do satélite GOES-12, que funciona apenas na luz do dia, portanto essa imagem como foi feita as 17h:15, seu brilho não é tão forte quanto uma feita ao meio-dia. Se usasse a imagem no canal infravermelho, as nuvens baixas não iam aparecer tão claramente.


Para o domingo, é bom prepararem mais agasalhos porque o frio vai ser mais intenso. O Ciram prevê mínimas de 0 a 2ºC no oeste e meio-oeste, entre -3 e -1ºC na região serrana, 2ºC no interior do litoral sul e de 10 a 11ºC no litoral norte e Grande Florianópolis. No litoral a nebulosidade deve atrapalhar uma queda maior de temperatura. No litoral sul pode chover fraco na madrugada e noite.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, TERRA-WAVES

Nenhum comentário: