Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 16 de julho de 2011

AQUECIMENTO PRÉ FRONTAL FAZ CIDADES CATARINENSES ULTRAPASSAREM OS 30ºC

A frente quente que atuava ontem foi até o Uruguai, onde se converteu em frente fria. Isso foi possível em virtude da chegada de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) no alto da troposfera, o qual está contornado pelo jato subtropical (figura abaixo).
No entanto, o anticiclone na média e alta troposfera sobre o interior do Brasil, continua dificultando a incursão normal de sistemas transientes, como a frente fria formada. Esse anticiclone está tão intenso que o ingresso de calor e umidade da floresta amazônica para o Sul do Brasil ficou mais intenso. Essa massa quente e úmida vem através do Jato de Baixos Níveis, cujo qual está com ventos bastante fortes a 1500m, sobretudo no RS (áreas vermelhas com vento noroeste na figura abaixo).
Com a frente fria no sul gaúcho e a intensa corrente de jato em baixos níveis trazendo ar quente, as temperaturas subiram ainda mais em Santa Catarina, principalmente no sul do estado. As máximas ficaram ao redor dos 32/33ºC, chegando a alcançar 33,5ºC em Criciúma e 33,1ºC em Jacinto Machado. Na tabela abaixo, você confere mais detalhes.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC) sábado Região
Criciúma (CIRAM)33,5Litoral Sul
Jacinto Machado (CIRAM)33,1Litoral Sul
Turvo (CIRAM)33,0Litoral Sul
Morro Grande (CIRAM)32,2Litoral Sul
Araranguá (CIRAM)29,3Litoral Sul
Cincórdia (CIRAM)28,9Oeste
Joaçaba (CIRAM)28,4Meio-oeste
Canoinhas (CIRAM)27,2Planalto Norte

Na figura de análise de temperaturas abaixo, podemos ver a divisão do ar quente ao norte (cores entre amarelo e vermelho) e o ar frio ao sul, (cor azul) delimitado pelo sistema frontal. 
A frente fria já formava nuvens com desenvolvimento vertical muito próximas de SC nesta tarde de sábado, como é visto na imagem de satélite abaixo.
Já no estado, o dia foi de sol, mas algumas áreas tinham formação de nevoeiros no final de tarde, como mostra a foto a seguir, tirada por mim em Florianópolis. Perceba ao fundo, que o topo da torre de telefonia móvel está todo coberto.
Ao longo do domingo, apesar de dificultada pelo anticiclone em altitudes superiores, a frente fria deve chegar lentamente a SC. A chuva deve começar pela manhã na divisa com o RS, se estendendo para o restante do estado ao longo da tarde. No litoral e norte catarinense, a chance maior é de chuva somente a noite.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: