Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

DEFESA CIVIL DIVULGA RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POR TEMPESTADE.


O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) divulgou na tarde desta segunda-feira (22/10), um novo relatório dos municípios afetados pela tempestade do final de semana. Conforme os dados, até o momento, mais de 2.829 residências foram danificadas, nos 13 municípios que registraram ocorrência na Central de Operações do Dedc.

O levantamento da Defesa Civil também aponta que, pelo menos, 2.979 pessoas foram desalojadas e 50 desabrigadas. Quatro pessoas sofreram ferimentos leves, nos municípios de São Martinho e São João do Oeste. Ao todo 42 estabelecimentos públicos, 22 comunitários e 355 particulares também foram danificados.

Os municípios que registraram ocorrência de danos, provocados pela tempestade, acompanhada de ventos fortes e granizos, são: Jacinto Machado, São Martinho, Itapiranga, São João do Oeste, Angelina, Bocaina do Sul, Abdon Batista, Florianópolis, Braço do Norte, Cerro Negro, Itajaí, Anita Garibaldi e Urubici. Nove desses municípios informaram que vão decretar situação de emergência.

Para atender os municípios mais afetados, desde sábado, quando foi registrada a primeira ocorrência, foram deslocadas quatro equipes técnicas, pela Defesa Civil.

Também, foram repassados R$ 70 mil para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Itapiranga, para atender Itapiranga e São João do Oeste; e 1,5 mil telhas para Angelina.
O secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, está visitando, na tarde de hoje, os municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Abdon Batista e Bocaina do Sul, para avaliar de que forma serão auxiliadas as comunidades afetadas. No sul do Estado, outra equipe da Defesa Civil visita Araranguá e Braço do Norte.

Conforme o diretor estadual de Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, novos recursos materiais e/ou financeiros deverão ser disponibilizados conforme a necessidade dos municípios. “Estamos vistoriando os municípios afetados e analisando cada situação, para atender da melhor maneira possível”, explica.

Ainda, segundo o diretor, a tempestade também atingiu outros municípios, porém em menor intensidade. “Os números divulgados poderão aumentar, pois muitos municípios ainda estão contabilizando danos e prejuízos”, ressalta Alves. Os municípios que informaram a decretação de emergência são: São Martinho; Abdon Batista; Braço do Norte; Cerro Negro; São João do Oeste; Angelina; Bocaina do Sul; Anita Garibaldi e Urubici.

FONTE: DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA.

Nenhum comentário: