Seja bem-vindo. Hoje é

ENTENDA O TEMPO

Nevoeiro: É uma nuvem do tipo stratus, a qual fica junto ou próximo do solo, podendo restringir a visibilidade horizontal a valores inferiores a 1km. Existem alguns tipos de nevoeiros:
  • Nevoeiro de Advecção: ocorre quando há transporte de ar quente sobre uma superfície fria ou então de ar frio sobre uma superfície quente. Ex: Nevoeiro marítimo, nevoeiro de ar tropical.
  • Nevoeiro Radiativo: acontece durante a noite e antes do sol nascer. A formação se dá pela perda de grande parte da radiação solar diurna, que é mais acentuada próximo da superfície, causando a inversão térmica e gerando os nevoeiros. O céu  precisa estar sem nuvens e o ar deve se apresentar calmo. Há ainda os nevoeiros de Alta-Inversão, ocorridos no inverno em latitudes altas. 
  • Nevoeiro de Encostas: forma-se quando o ar se resfria ao ter que subir uma montanha. 
  • Nevoeiro Frontal: o resfriamento do ar causado pela evaporação da água da chuva, pode junto com a umidade formar nevoeiros. 
Geada: ocorre quando as superfícies frias apresentam temperaturas iguais ou inferiores a 0ºC durante a noite devido a perda radiativa, fazendo congelar o orvalho. Podem ocorrer em situações de massa de ar polar ou apenas ar muito seco.

Neve: é a precipitação em forma de cristais de gelo, que ocorrem em temperaturas baixas, com nuvens de desenvolvimento vertical. Quando a neve é acompanhada de vento forte e muita turbulência, é chamada de nevasca. Já a nevada é a queda de neve sem muito vento, geralmente são as que acontecem sobre o Brasil. A neve pode cair em forma de flocos, grãos ou pelotas. 

Pode ainda acontecer de a neve ao cair, encontrar temperaturas mais altas no caminho e derreter, voltando a se formar quando encontra a superfície com temperaturas abaixo de zero grau. Chamamos isso de Chuva Congelada

Granizo: ocorre quando particulas de gelo caem dentro da nuvem, recolhendo algumas gotículas líquidas, que também se congelam sobre as "partículas mãe". Correntes fortes de ar que sobem dentro da nuvem fazem esse aglomerado subir novamente e esse ciclo se repete várias vezes. Quando o ar não suporta mais a densidade das pedras de gelo, elas caem sobre a superfície.

Tornado: é uma coluna de ar com rotação violenta e em contato com o solo, pendente de uma nuvem cumuliforme ou sob uma nuvem cumuliforme, geralmente (mas nem sempre) visível como funil de condensação. Os mais destrutivos decorrem de tempestades supercélulas, ou seja, tempestade onde uma única célula convectiva gera uma enorme nuvem de tempestade com rotação intensa (mesociclone).

Escala para força dos tornados: FUJITA

EscalaVelocidade do vento (km/h)
F065 - 116
F1117 - 179
F2180 - 248
F3249 - 331
F4332 - 418
F5419 - 511

Tromba d'água: são tornados que se formam sobre superfícies líquidas (mares, rios, lagos), com temperatura morna.

DADOS: MASTER IAG/USP, TEMPO SEVERO NO BRASIL, SOCIEDADE NORTE-AMERICANA DE METEOROLOGIA.