Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de junho de 2008

NEBULOSIDADE CARREGADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (20h:10min) vemos muita nebulosidade carregada sobre SC. Na imagem realçada abaixo, podemos notar que há áreas em que o topo das nuvens carregadas chega a apresentar temperatura de -50ºC.


Chove neste momento em vários pontos do Estado. A madrugada desta quinta-feira foi de chuva fraca no litoral catarinense. Durante o dia a nebulosidade ficou variável em todo o Estado. No oeste, meio-oeste e sul houve chuva com trovoadas a partir da tarde. Segundo o INMET o acumulado desde as 00h até as 18h foi de 53.0mm em Joaçaba, 25.2mm em Curitibanos, 9.6mm em São Joaquim, 6.4mm em Florianópolis, 5.8mm em São Miguel d'Oeste e 2.8mm em Urussanga. Com relação as temperaturas, ficamos com mínima de 10.2ºC em Caçador e máxima de 17.6ºC em Indaial.

Essa situação do tempo se dá devido ao Jato Subtropical (ventos fortes em altitude), o Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e a aproximação de um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis da troposfera pela Argentina. No litoral a chuva da madrugada ainda foi provocada pela umidade marítima.

A tendência é que o cavado em altos níveis e o Vórtice Ciclônico em médios níveis mantenham uma área de baixa pressão relativa em superfície sobre SC na sexta-feira e sábado, deixando esses dias com tempo fechado e chuvoso. Há risco de temporais com queda de granizo. No domingo a área de baixa pressão relativa se desloca para o alto mar e o tempo melhora em todo o território catarinense.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.3ºC
MÁX: 20.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva
e descargas elétricas. Risco de temporal isolado.

MÍN: 15ºC
MÁX: 19ºC
VENTO:Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 27/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: