Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de junho de 2008

NEBULOSIDADE VARIÁVEL COM CHUVA ISOLADA EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:35min) vemos nuvens baixas e altas cobrindo parcialmente SC. Neste momento chuvisca em alguns pontos, principalmente no litoral. Tivemos mais uma madrugada com temperaturas amenas pelo Estado. Segundo o INMET fez mínima de 2.7ºC no Morro da Igreja (automática) e 3.8ºC em São Joaquim (convencional). Tanto a madrugada como o dia foram marcados pelo tempo instável e até com chuviscos isolados. Abaixo podemos notar isso numa foto tirada no bairro Capoeiras em Florianópolis.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado desde as 00h até as 16h foi de 7.8mm no Morro da Igreja, 1.8mm em Indaial e 1.6mm em Urussanga. As temperaturas mais uma vez ficaram baixas durante a tarde, registrando máxima de 17.9ºC em Santa Marta.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar polar. O centro de alta pressão desse sistema encontra-se bem intenso sobre o oceano Atlântico, transportando umidade marítima para SC e provocando as nuvens baixas e chuviscos no centro-leste. No oeste e meio-oeste as nuvens são provocadas pelo Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e um cavado em superfície.

A tendência é que a quinta-feira seja novamente instável no centro-leste catarinense. No oeste e meio-oeste a nebulosidade fica variável e o sol aparece, mas há condições de chuva no decorrer da tarde. Na sexta-feira um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis (10Km de altitude) e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis (5Km de altitude) da troposfera formarão uma baixa pressão relativa em superfície sobre SC, a qual deixará esse dia chuvoso em todo o território catarinense. Há risco de temporais com queda de granizo. No sábado o tempo também estará instável pelo Estado. No entanto no domingo o tempo melhora com a saída da baixa pressão relativa para o alto mar.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 14.1ºC
MÁX: 18.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Nebulosidade variável com chuva isolada.

MÍN: 14ºC
MÁX: 18ºC
VENTO: Leste/Nordeste.

Previsão válida para o dia 26/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: