Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 27 de junho de 2008

SEXTA-FEIRA DE TEMPO INSTÁVEL EM SANTA CATARINA

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos muita nebulosidade cobrindo SC. Neste momento chove em pontos do oeste e planalto sul do Estado.

ANÁLISE DE HOJE:

A madrugada e manhã desta sexta-feira foi de céu encoberto e chuva isolada. No fim da manhã a nebulosidade enfraqueceu e houve aberturas de sol em algumas cidades da serra ao litoral. A tarde a nebulosidade foi se fortalecendo desde o oeste e se estendendo por todo o território catarinense. A chuva retornou em alguns pontos. Segundo o INMET, o acumulado de precipitação desde as 00h até as 18h foi de 17.6mm em São Miguel d'Oeste, 16.0mm em Indaial, 14.8mm em Curitibanos, 12.0mm em Florianópolis, 11.2mm em Joaçaba, 8.4mm em Caçador e Urussanga, 4.0mm em Santa Marta e 2.8mm em São Joaquim. As temperaturas tiveram pouca amplitude no interior em virtude da nebulosidade. Em São Miguel d'Oeste, por exemplo, a mínima foi de 12.3ºC e a máxima de 16.1ºC. No leste, com as aberturas de sol as temperaturas tiveram até uma leve elevação, chegando aos 22.7ºC em Urussanga.

Essa situação do tempo se dá devido a um cavado (baixa pressão alongada) em altos níveis e um Vórtice Ciclônico (baixa pressão fechada) em médios níveis da troposfera. Esses sistemas formam uma onda frontal acompanhada de uma baixa pressão relativa em superfície sobre SC, favorecendo o tempo instável no Estado.

A tendência é que esses sistemas continuem atuando em SC. Por isso o sábado deve ser chuvoso em todo o território catarinense. Há risco de temporais isolados, ventos fortes associados e queda de granizo. Veja no mapa abaixo o volume de chuva previsto até as 21h deste sábado.


No domingo com o avanço da onda frontal e a baixa pressão relativa para o alto mar, o tempo melhora. No litoral ainda pode chuviscar pela madrugada. A partir desse dia um centro de alta pressão volta a atuar no Estado, provocando tempo ensolarado, com madrugadas amenas e temperaturas em rápida elevação durante o dia.

Para os amantes do frio há uma boa notícia. As últimas rodadas dos modelos globais de previsão indicam uma forte massa de ar polar com queda brusca de temperatura a partir de sexta-feira, dia 04 de julho. Ao longo dos próximos dias o blog Paulo Tempo estará atualizando as previsões para levar até você leitor.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 16.5ºC
MÁX: 20.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Encoberto com chuva
e descargas elétricas. Risco de temporal isolado.

MÍN: 15ºC
MÁX: 19ºC
VENTO:Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 28/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET
-> MASTER

Nenhum comentário: