Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 27 de julho de 2008

FRENTE QUENTE NO RS INFLUENCIA SUL CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (18h:40min) vemos nebulosidade no oeste, planalto serrano e principalmente no litoral sul do Estado.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada e manhã foram de muita nebulosidade do oeste ao sul e grande Florianópolis. A temperatura mínima no período chegou aos 5.4ºC em Caçador, no meio-oeste. Durante a tarde o sol apareceu em SC e a nebulosidade ficou restrita ao extremo sul do Estado. As temperaturas se elevaram e até fez calor no oeste e meio-oeste. A máxima chegou aos 27.3ºC em São Miguel d'Oeste e Joaçaba. Nas demais áreas as temperaturas ficaram agradáveis, ficando com máxima de 23.2ºC em Indaial e 22.5ºC em Urussanga. Outro destaque hoje foram os ventos do quadrante norte que apresentaram rajadas de 62.2Km/h em Laguna e Santa Marta, 52.2Km/h em Xanxerê e 49.6Km/h em Joaçaba.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar seco. A nebulosidade verificada hoje do oeste ao sul é provocada por uma frente quente no RS, associada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera. Os ventos fortes registrados hoje se dão justamente em função da frente quente, ou seja, esses ventos são uma advecção de ar quente.

A tendência é que a segunda e terça-feira sejam de sol em SC, mas com nebulosidade variável e chuva isolada no sul catarinense. Na madrugada de quarta-feira um cavado em médios e altos níveis da troposfera, associado a ao Jato de Baixos Níveis e uma frente fria no mar devem provocar chuva em SC a partir da divisa com o RS e se estendendo para as demais regiões até o fim do dia.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 14ºC
MÁX: 23ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 15.5ºC
MÁX: 22.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 13ºC
MÁX: 24ºC
VENTO: Nordeste/noroeste

Previsão válida para o dia 28/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: