Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de julho de 2008

SEXTA-FEIRA FRIA EM SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (18h45min) vemos poucas nuvens em SC. As temperaturas estão em declínio. De acordo com o INMET, as 18h fazia 6.0ºC em São Joaquim, 11.9ºC em São Miguel d'Oeste e 12.2ºC em Urussanga.

ANÁLISE DE HOJE E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM SANTA CATARINA:

A madrugada e manhã desta sexta-feira foram frias em SC. Segundo o INMET, a mínima foi de -0.6ºC no Morro da Igreja, 0.7ºC em São Joaquim, 4.2ºC em Curitibanos, 5.7ºC em Joaçaba, 5.9ºC em São Miguel d'Oeste, 6.0ºC em Urussanga, 6.1ºC em Caçador, 12.2ºC em Florianópolis e 12.3ºC em Indaial. Nas estações convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia, fez mínima de 4.4ºC em Lages, 4.6ºC em Campos Novos e 5.0ºC em Chapecó. Não houve formação de geada em virtude do vento forte durante o período. Em Santa Marta, litoral sul, esses ventos registraram rajadas de 73Km/h por volta das 07h. Durante o dia o sol apareceu pelo Estado, mas as temperaturas pouco se elevaram, chegando aos 19.4ºC em Urussanga.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar frio e seco. Os ventos no Estado são gerados a partir da diferença de pressão entre a massa de ar frio (alta pressão) e um ciclone extratropical (baixa pressão) no oceano a leste da região sul do Brasil.

A tendência é que a próxima madrugada seja ainda mais fria pelo Estado, com mínimas nagativas na serra e abaixo dos 8ºC nas demais regiões. Pode haver formação de geada. Durante o dia de sábado o sol aparece entre poucas nuvens. No domingo o sol também aparece, porém no fim do dia há condições de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas do oeste ao sul devido a um cavado (baixa pressão alongada) em médios níveis da troposfera associado ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia a 2Km de altitude). Na segunda-feira chove na madrugada do oeste ao sul mas durante a manhã e tarde o sol aparece em todas as regiões. As temperaturas máximas estarão mais elevadas pelo território catarinense.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 12ºC
MÁX: 19ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.1ºC
MÁX: 20.6ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O SÁBADO EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.


MÍN: 8ºC
MÁX: 21ºC
VENTO: Sudeste/nordeste

Previsão válida para o dia 26/07/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: