Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

SISTEMA DE ALTA PRESSÃO NO OCEANO TRANSPORTA AR FRIO E ÚMIDO PARA O CENTRO-LESTE CATARINENSE

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora vemos bastante nebulosidade, principalmente no centro-leste. De acordo com o REDEMET, chove no momento em Joinville e Criciúma.

ANÁLISE DOS ÚLTIMOS 4 DIAS E PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS EM SANTA CATARINA:

Os últimos dias foram marcados por tempo instável no centro-leste catarinense, com bastante chuva. Em Siderópolis, sul do Estado, desde a meia-noite de terça-feira até as 21h de hoje já choveu 78.8mm. No mesmo período, já foi acumulado 74.5mm em São José e 54.8mm em Itajai. Todas as estações monitoradas pela Epagri-Ciram. Já no INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), tambem no mesmo período, a estação do Morro da Igreja em Urubici registrou 75.6mm. Na estação do bairro Capoeiras acumulou-se 66.8mm entre as 21h de terça-feira e as 21h de hoje. O maior volume de chuva de Santa Catarina foi registrado na estação da Epagri-Ciram em Joinville com 105.6mm entre as 17h de terça-feira e 17h de hoje. Como a chuva é constante e persistente ocorreram e estão ocorrendo estragos como em Jacinto Machado onde uma ponte cedeu. A temperatura na região mais instável do Estado não subiu muito nesses dias, ficando em torno dos 20ºC. Apenas no oeste houve uma maior elevação, passando dos 25ºC.

Esse tempo instável no centro-leste de SC é provocado por um Vórtice Ciclônico (baixa pressão) na camada média da troposfera aliado a presença de um sistema de alta pressão no oceano, o qual transporta ar frio e úmido para a costa catarinense.

A tendência é que o sistema de alta pressão no oceano ganhe bastante intensidade nas próximas horas, o que junto com o Vórtice Ciclônico deve manter o tempo instável com chuvas pelos próximos 4 dias. No centro-oeste de SC o tempo permanece bom, com temperaturas altas.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:


MÍN:
16ºC

MÁX:
20ºC


-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:


MÍN:
16.4ºC

MÁX:
19.7ºC


PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:


Encoberto com chuva.


MÍN:
17ºC

MÁX:
21ºC

VENTO:
leste/sudeste
.

Previsão válida para o dia 21/11/2008.


FONTES DOS DADOS:


->
CPTEC/INPE

->
EPAGRI-CIRAM

-> REDEMET
->
INMET

->
CLIMATERRA

Nenhum comentário: